Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Festa Concreto Rosa encerra Semana do Centro Histórico em Porto...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

brasília

Política

Santa Cruz reforça projetos para acabar com enchentes

Por Marina Klein Telles 06/03/2024
Por Marina Klein Telles

Dando sequência às agendas em Brasília, na última terça-feira, dia 5, a prefeita Helena Hermany reforçou importantes projetos que prometem acabar com os alagamentos na Várzea e também na área central de Santa Cruz do Sul. Acompanhada do deputado federal Heitor Schuch e do secretário municipal da Saúde, Fabiano Dupont, Helena esteve reunida com o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério do Planejamento e Orçamento, Paulo Eduardo Nunes de Moura Rocha.

O Poder Executivo, por meio das secretarias de Planejamento e Governança e de Obras e Infraestrutura, inscreveu dois projetos no PAC Seleções, no valor total de R$ 261 milhões, com o objetivo de resolver os problemas crônicos de inundações e enchentes nas cheias do Rio Pardinho e Arroio Lajeado, que atingem a região da Várzea, e na microbacia dos bairros Centro e Santo Inácio.

As ações propostas são baseadas em estudos realizados pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e pelo Serviço Geológico do Brasil – SGB (antiga CPRM), e incluem sistema de monitoramento de cheias, sinalização e demarcação de cotas de cheias, hidrojateamento e limpeza do sistema de drenagem, desassoreamento, canalização e estabilização dos cursos d’água e construção de reservatórios de amortecimento de cheias.

A prefeita Helena Hermany destaca que os recursos seriam a fundo perdido, sem necessidade de pagamento de valores pelo Município. “Pedimos uma atenção especial a estes dois projetos, que resolverão problemas históricos da nossa cidade, trazendo alívio e segurança para milhares de famílias que moram nas áreas citadas”.

Foto: Lanna Silveira/divulgação | Fonte: Assessoria
06/03/2024 0 Comentários 624 Visualizações
Ensino

Secretária de Novo Hamburgo participa de comissão nacional de educação

Por Jonathan da Silva 27/02/2024
Por Jonathan da Silva

Representando a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a secretária de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli, realiza agenda em Brasília nesta semana. Dentre os compromissos está a reunião da Comissão Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Cneepei), da qual Maristela é membro titular. A comissão tem caráter consultivo e de assessoramento, para subsidiar o Ministério da Educação (MEC) na elaboração, no acompanhamento e na avaliação da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Nesta terça-feira (27), a titular da educação hamburguense foi recebida pelo ministro da Educação, Camilo Santana, no Café da Manhã das Comissões, ação do MEC que reuniu representantes de diferentes comissões que contribuem com a educação brasileira. Como presidente da Undime RS e da Undime Região Sul, Maristela também integra a Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade (CIF).

Secretária Maristela foi recebida pelo Ministro Camilo

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
27/02/2024 0 Comentários 494 Visualizações
Política

Cooperativa Piá busca incentivos em Brasília

Por Jonathan da Silva 08/02/2024
Por Jonathan da Silva

O presidente da Piá, Jorge Dinnebier, foi a Brasília nesta semana com o objetivo de estabelecer parcerias estratégicas e buscar incentivos que contribuam para a reorganização da cooperativa. Dinnebier esteve em reunião com o Secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Milton Fornazieri. No encontro foram discutidas oportunidades de fortalecimento do setor, bem como a busca por alternativas para impulsionar a produção leiteira.

A comitiva da Cooperativa Piá, liderada pelo presidente Jorge Dinnebier contou com o apoio e a presença dos deputados estaduais do Rio Grande do Sul, Elton Weber (PSB) e Pepe Vargas (PT), além do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT).

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/02/2024 0 Comentários 625 Visualizações
Cidades

Montenegro cobra agilidade em repasse a cidades atingidas por enchentes

Por Marina Klein Telles 08/02/2024
Por Marina Klein Telles

O prefeito Gustavo Zanatta participou nesta tarde, em Brasília, de uma reunião da Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para tratar dos danos causados pelas enchentes no RS em 2023. Ele aproveitou a oportunidade para defender uma mudança na forma como a União se propõe a ajudar as cidades atingidas pelas cheias e cobrou mais agilidade no socorro.

Uma das questões que requer modificação é a impossibilidade de as prefeituras se ressarcirem dos valores investidos em tarefas como a limpeza e a destinação de entulhos. Pelas regras em vigor, aquilo que já foi feito não pode ser cobrado. “Se esperassemos, a cidade viraria um lixão”, afirmou, destacando que mais de 200 cargas de móveis e outros itens destruídos pela água foram recolhidos.

Zanatta lembrou que até hoje os recursos não chegaram, o que obrigou o Município a arcar com estas despesas. “Defendemos um olhar mais atento sobre as cidades”, pediu, lembrando que a primeira linha de frente em defesa do cidadão são as prefeituras, que dependem da União e dos Estados para atender a população em situações de calamidade e emergência.

Durante a reunião, o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT) prometeu apoio para retomar a tramitação do projeto de enfrentamento às cheias na região. A proposta prevê a construção de diques e canais para reduzir o impacto das enchentes.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/02/2024 0 Comentários 474 Visualizações
Política

Prefeito de Dois Irmãos articula liberação de recursos em Brasília

Por Marina Klein Telles 28/11/2023
Por Marina Klein Telles

Na semana passada, o prefeito Jerri Meneghetti esteve em Brasília para tratar da liberação de recursos e solicitar novos recursos para Dois Irmãos.  O prefeito viajou sozinho na noite da segunda-feira (20), e durante três dias visitou gabinetes de deputados e senadores, e realizou agendas em vários Ministérios.

No Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, durante a agenda, ocorreu a liberação para transferência de R$ 522 mil para a conta do Município, referente a 1ª parcela da emenda do Deputado Marcel van Hattem, da obra de pavimentação da etapa 1, de trecho da Estrada Jacob Boll e Rua Estrada Dois Irmãos. Outro pagamento articulado, com previsão de transferência até o final de dezembro, foi o recurso da emenda do Senador Luis Carlos Heinze, que será utilizado para pavimentação de trechos da Rua Paris e França, no bairro da São Miguel.

No Ministério da Saúde o prefeito também levou a demanda do pagamento do piso da enfermagem, referente aos meses de maio, junho e julho, para os enfermeiros e técnico de enfermagem do Hospital São José, referente ao final do período de gestão do IBSaúde, sem repasse da Secretaria Estadual de Saúde.

Na viagem, o prefeito também recebeu o compromisso de outras duas emendas novas para Dois Irmãos, além da emenda de R$ 1 milhão do deputado federal Maurício Marcon, compartilhada pelo prefeito diretamente de Brasília. Esses recursos serão distribuídos ao longo dos próximos três anos, até 2026, com a expectativa da primeira parcela, no montante de R$ 317 mil, ser viabilizada nas próximas semanas.

Do deputado federal Afonso Motta, o prefeito recebeu o compromisso da destinação de R$ 200 mil, por meio de emenda, para custeio na área da Saúde, que será destinada para o Hospital São José. Outro valor para custeio do Hospital São José foi conquistado com o Deputado Affonso Hamm, no valor de R$ 150 mil.

Jerri destacou a importância da presença nos Ministérios e também o contato com os parlamentares. “Fomos muito bem recebidos nos gabinetes dos deputados e foi decisiva a ida no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional que autorizou no momento o pagamento da emenda”, disse Jerri.

Sobre os recursos o prefeito acrescentou que são importantes para seguirmos investindo em melhorias para toda comunidade, além de ser um reconhecimento pelo trabalho da nossa equipe. “Dois Irmãos foi selecionado pelo desempenho avaliado pelo Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) e pela capacidade de aplicar bem os recursos”, lembrou Jerri.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
28/11/2023 0 Comentários 678 Visualizações
Business

Câmara Setorial tem seu último encontro do ano e reconduz Romeu Schneider à presidência

Por Marina Klein Telles 31/10/2023
Por Marina Klein Telles

Representantes de diversas entidades participaram da 71ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco nesta terça-feira, 31 de outubro, em Brasília. Em formato híbrido, a reunião teve entre as pautas a definição do novo presidente para o próximo biênio. O grupo participante foi unânime na recondução de Romeu Schneider à presidência da Câmara Setorial. Schneider, que também é vice-presidente da Afubra, agradeceu o apoio e disse que permanecerá atento às necessidades de toda a cadeia produtiva.

Romeu Schneider destacou as movimentações feitas nos últimos meses para levar adiante a preocupação do setor com a proximidade da 10ª Conferência das Partes (COP 10), da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CQCT), que acontece de 20 a 25 de novembro, no Panamá. “Andamos bastante demonstrando a importância da cadeia produtiva. Há 20 dias da COP 10, não temos ainda uma posição oficial do governo. O que se sabe é uma pré-agenda que ainda não é a definitiva. Estamos no escuro em relação ao tema”, disse.

Iro Schünke, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), apresentou os resultados da pesquisa realizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CEPA/UFRGS), sobre o Perfil Socioeconômico do Produtor de Tabaco da Região Sul do Brasil. Segundo eles, a pesquisa desfaz as narrativas de antitabagistas em torno da produção de tabaco. “Recebemos muitas críticas por parte dos antitabagistas, que afirmam que o produtor vive em situação de vulnerabilidade. Mas a pesquisa demonstra que 80% dos produtores de tabaco enquadram-se nas classes A e B, enquanto a média geral brasileira não chega a 25%”, destacou.

Ainda segundo ele, a pesquisa também desmonta outras afirmações de quem não conhece o setor do tabaco. “Os números falam por si. No passado podíamos falar em desinformação. Mas hoje, com o acesso que temos, ainda insistir que o setor do tabaco no Brasil desmata, uso muito agrotóxico, usa mão de obra infantil, é atestar total desconhecimento ou má fé ao tratar de uma cultura que é tão importante para milhares de pessoas”, enfatizou Schünke.

O grupo definiu que o estudo completo fosse encaminhado ao Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, bem como à CONCIQ. A pesquisa pode ser acessada na íntegra em: www.sinditabaco.com.br (seção Sobre o Setor, Perfil Socioeconômico).

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
31/10/2023 0 Comentários 542 Visualizações
Variedades

Vice-prefeito Elstor defende a cultura do fumo em Brasília

Por Marcel Vogt 05/10/2023
Por Marcel Vogt

O vice-prefeito e secretário de Saúde de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessell, participou na tarde desta quarta-feira (4), de reunião em Brasília para defender os interesses da cadeia produtiva do fumo. Representando a prefeita Helena Hermany, ele foi recebido pela secretária-executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro sobre Controle do Uso do Tabaco e de seus Protocolos (Conicq), Vera Luiza da Costa e Silva.

O encontro foi intermediado pelo deputado federal Heitor Schuch. Durante a reunião, Desbessell manifestou preocupação com relação aos impactos que podem ser gerados a partir dos resultados da próxima Conferência das Partes (COP) – instância deliberativa do tratado internacional da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco – que será realizada em novembro no Panamá, cujas deliberações podem atingir negativamente a cadeia fumageira gaúcha.

Desbessell salientou que a fumicultura é extremamente importante para a economia de Santa Cruz do Sul e do Vale do Rio Pardo. “Manifestei a preocupação que nosso município possui com a cultura e a produção do tabaco. Relatamos tanto o lado dos produtores como também dos safristas, para que o Conicq entenda toda a repercussão que isso representa para o município e região.”

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/10/2023 0 Comentários 501 Visualizações
Cidades

Prefeito Amauri debate pautas importantes em prol do desenvolvimento do município em Brasília

Por Marcel Vogt 17/08/2023
Por Marcel Vogt

Nesta semana, o Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, esteve em Brasília, onde realizou diversas reuniões importantes para tratar de pautas de interesse do município, buscando novos projetos, recursos e desenvolvimento. Os encontros foram realizados com lideranças do Governo Federal e deputados gaúchos, para apresentar as principais demandas do município, além de obter mais informações sobre os projetos do governo para os municípios.

Entre as pautas tratadas pelo Prefeito Amauri na terça-feira (15), esteve o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado pelo Governo Federal na última semana, sendo recebido pelo Secretário de Comunicação Institucional da Presidência da República, Maneco Hassen. Na sequência, o Prefeito Amauri participou de uma reunião com os técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para discutir investimentos para a educação e reivindicar maior atenção para as obras em andamento no município, como da EMEI no bairro Jardim Beira-Mar.

Outra pauta em que o Prefeito Amauri esteve presente foi sobre a Reforma Tributária, junto com mais de 3 mil prefeitos na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O texto está sendo largamente discutido no Senado Federal e os municípios lutam, assim como Capão da Canoa, para manter os seus direitos já conquistados.

No gabinete do Deputado Federal, Alceu Moreira, o Prefeito Amauri juntamente com o Secretário de Obras e Saneamento, Ricardo Matos, o gestor ambiental da ASAGEE, Ivair Bedendo, e a vereadora Nuna Pereira, tratou sobre o novo pavilhão da Usina de Reciclagem, que será reconstruído após incêndio destruir o local. O Prefeito Amauri também participou de uma Frente Popular em Defesa da Saúde Mental, a fim de qualificar as atividades já realizadas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), com o objetivo de conquistar mais recursos para aprimorar os serviços, visto que é uma pauta de suma importância.

Na quarta-feira (16), o Prefeito Amauri reuniu-se com o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Territorial e Socioambiental, Olivo Dambrós, no Palácio do Desenvolvimento, para tratar do Plano Estratégico de Alimentos para os Pequenos Agricultores, Regularização Fundiária, Crédito Fundiário para Produtores Rurais e Pescadores, além da coleta seletiva e orgânica, buscando novos projetos e ideias para implantar no município. O Prefeito também participou do Lançamento da Frente Parlamentar Mista do Hip Hop.

De acordo com o Prefeito Amauri, as agendas em Brasília são fundamentais para aproximar o Governo Federal das pautas municipais, articulando junto com as lideranças e deputados recursos para o Litoral Norte, em especial para as demandas de Capão da Canoa. “Hoje, Capão da Canoa é o maior município do Litoral Norte e um dos que mais cresce no Estado do RS, por isso, sempre estamos atentos e em busca de mais recursos, investimentos, atenção e projetos para nossa cidade e população”, destacou.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
17/08/2023 0 Comentários 554 Visualizações
Business

Ministro do Desenvolvimento Agrário recebe representantes do setor do tabaco

Por Marcel Vogt 14/07/2023
Por Marcel Vogt

Comitiva formada por representantes da cadeia produtiva do tabaco se reuniram nesta quinta-feira, 13 de julho, com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, em Brasília, para abordar as preocupações do setor acerca da 10ª Conferência das Partes (COP 10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT). O grupo foi formado pelo presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke; o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner; o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), Giuseppe Lobo; e o diretor executivo do Sindicato da Indústria do Tabaco no Estado da Bahia (Sinditabaco–BA), Marcos Souza. 

 

O grupo destacou a relevância econômica e social da produção e exportação do tabaco para o Brasil e endereçou a preocupação com a posição brasileira que será levada ao Panamá, especialmente no que tange a uma possível interferência no cultivo do produto. O ministro, por sua vez, deixou muito claro ao grupo de que é favorável à regulação atual ao setor, mas contrário à substituição da cultura. Segundo Teixeira, o produtor deve ter assegurado o direito ao plantio do tabaco, especialmente diante dos bons resultados econômicos para o País. Ele ainda fez uma recomendação para que o setor invista mais na produção com bioinsumos. 

 

Iro Schünke, presidente do SindiTabaco, aproveitou a visita para informar sobre as pesquisas que demonstram que a cultura do tabaco está entre as que menos demandam agrotóxicos. “As empresas têm investido no controle biológico de pragas e buscado as melhores soluções quando o assunto é saúde e segurança do produtor”, comentou. Ele também reforçou o entendimento acerca da regulação brasileira. “Entendemos as questões de saúde que envolvem o nosso produto, mas enquanto houver demanda precisamos preservar o emprego e a renda gerada pela cadeia produtiva”, disse Schünke.  

 

Por que tabaco?

 

Além da garantia de venda do produto, a renda é fato determinante. Na última safra, a receita auferida pelos mais de 128 mil produtores de tabaco no Sul do Brasil ultrapassou R$ 9,5 bilhões. O último Censo Agropecuário, realizado em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que 3,9 milhões de propriedades rurais do Brasil foram caracterizadas como pertencentes à agricultura familiar no período e a produção nesses estabelecimentos gerou receita total de R$ 107 bilhões, uma média de R$ 27,4 mil por propriedade. Para efeitos de comparação, na safra 2016/17, somente com o cultivo do tabaco, o produtor recebeu, em média, R$ 40,5 mil, montante 32% acima da média brasileira. Há de se considerar ainda que, por ser diversificado, o produtor de tabaco aufere outras receitas, mas o tabaco se destaca nos rendimentos da pequena propriedade: apesar de ter ocupado apenas 17% da área da propriedade no período, o tabaco representou, em média, 52% da receita do produtor, segundo a Afubra.  

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
14/07/2023 0 Comentários 523 Visualizações
Variedades

Prefeita Helena participa de audiência em defesa do tabaco no Ministério da Agricultura

Por Marcel Vogt 13/07/2023
Por Marcel Vogt

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, integrou comitiva de representantes do setor fumageiro que participou de audiência com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, no início da tarde desta quarta-feira (12), em Brasília. O grupo apresentou informações sobre a importância da fumicultura para a economia nacional ao representante do Governo Federal.

A iniciativa é uma ação em defesa da cadeia produtiva do tabaco. A reunião foi intermediada pelo deputado federal Heitor Schuch. Também tomaram parte do encontro representantes da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), Associação Brasileira da Indústria de Fumo (Abifumo) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS).

Helena Hermany considerou a reunião bastante produtiva. Conforme a prefeita, o encontro serviu para reforçar a relevância do tabaco para a economia e a existência das pessoas que dele fazem o seu ofício, garantindo condições de vida e trabalho dignas no campo e na cidade. “Defender essa cultura é reconhecer o desenvolvimento econômico e social que ela promove”.

Segundo a prefeita, o setor vem trabalhando para proporcionar a diversificação da produção entre os agricultores como forma de gerar mais ganho às propriedades, sem abrir mão do fumo. “Temos, em Santa Cruz do Sul, muitas feiras rurais onde eles vendem o excedente e essa renda agrega à que é gerada pelo tabaco, produzido em áreas bastante acidentadas, com resultado muito bom, que nenhuma outra cultura consegue substituir”, avaliou.

Helena ainda destacou que a cadeia produtiva do tabaco gera riquezas e provê famílias há décadas e que impor perdas ao setor representaria gerar desemprego à região Sul do Brasil. A prefeita reiterou sua crítica à campanha do Dia Mundial sem Tabaco, veiculada meses atrás, que afirmava que a cultura geraria fome. “Este é um apelo que nós deixamos, para que as pessoas se conscientizem que estamos trabalhando com vidas humanas, pessoas que tiram do tabaco o seu sustento”.

O setor está mobilizado devido a preocupações com a 10ª Conferência das Partes (COP), instância deliberativa do tratado internacional da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. Durante o evento, serão discutidas, em âmbito mundial, as novas regras para a produção de tabaco, com possível exigência de diminuição da área de cultivo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/07/2023 0 Comentários 641 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO