Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

audiência pública

Business

OAB/RS realizará audiência pública

Por Stephany Foscarini 27/04/2022
Por Stephany Foscarini

A OAB/RS convoca a sociedade civil para, no dia 2 de maio (segunda-feira), a partir das 10h, participar da “Audiência pública sobre a Dívida do Estado com a União e a Adesão do RS ao Regime de Recuperação Fiscal”. O evento ocorrerá no auditório Cubo da OAB/RS (Rua Manoelito de Ornellas, 55, Praia de Belas), em Porto Alegre.

Para participar da audiência presencialmente, é necessário realizar inscrição em nosso Portal de Eventos neste link. Também haverá transmissão ao vivo pelo canal da OAB/RS no YouTube.

A audiência pública convocada pela OAB/RS tem como objetivo promover o debate sobre a dívida do Estado, que vigorava originalmente por trinta anos e passou a vigorar por cinquenta – transformada em uma dívida eterna a ser quitada até 2048. Esta é a tese defendida em ação patrocinada pelo própria OAB/RS no Supremo Tribunal Federal. Recentemente, na ação da Ordem foi produzida perícia judicial demonstrando que a dívida já está quitada. Portanto, frente a este cenário, e considerando que a adesão ao regime de Recuperação significará a confissão da dívida no seu montante integral, sem a observância do valor apurado na perícia da ACO 2059 da OAB/RS, é necessária audiência pública para promover a discussão sobre o tema.

Na opinião do presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, não é razoável submeter a sociedade à lógica de uma dívida eterna sem que haja um debate aprofundado com todos os atores da cidadania. Exatamente por isso que deve ser imediatamente retirada a urgência na votação, a fim de que haja um grande debate sobre um tema que muito impactará o povo gaúcho pelos próximos anos.

A Ordem compreende as problemáticas envolvidas nesta questão e por isso cumpre com sua missão institucional ao convocar a audiência”.

“A Ordem compreende as problemáticas envolvidas nesta questão e por isso cumpre com sua missão institucional ao convocar a audiência. Esta pauta não é só da advocacia, mas de toda a sociedade. Logo, é indispensável o diálogo e trabalho em conjunto. A OAB/RS, que já tem histórico de lutas coletivas, receberá a todos para debatermos rumo às soluções necessárias da interminável dívida do Estado”, completou Lamachia.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
27/04/2022 0 Comentários 703 Visualizações
Cidades

Audiência pública debate sobre Hospital Regional no Litoral Norte Gaúcho

Por Stephany Foscarini 15/03/2022
Por Stephany Foscarini

A necessidade de um Hospital Regional no Litoral Norte Gaúcho foi tema de uma audiência pública. O prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, participou da reunião, que aconteceu no auditório da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA Torres na manhã de segunda-feira (14).

O encontro contou com a presença dos prefeitos e vice-prefeitos do Litoral Norte, representantes da Assembleia Legislativa, da Famurs e diversos deputados estaduais e federais. Foi projetado um grupo de trabalho para levar a questão adiante, buscando apoio das outras esferas de governo.

Os municípios estão sobrecarregados e nós precisamos da colaboração de todas as esferas de governo para que esse sonho se torne realidade, com investimentos significativos e constantes”.

Conforme o prefeito Germano, não é a primeira vez que se trata do assunto e é preciso que o governo estadual e governo federal atuem de forma incisiva para que o projeto saia do papel. “Os municípios estão sobrecarregados e nós precisamos da colaboração de todas as esferas de governo para que esse sonho se torne realidade, com investimentos significativos e constantes”, diz.

Foto: Bernardo Zamperetti/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/03/2022 0 Comentários 510 Visualizações
Cidades

Prefeitura de Campo Bom realiza audiência pública para tratar do Plano Diretor

Por Stephany Foscarini 11/03/2022
Por Stephany Foscarini

A próxima audiência pública para tratar do Plano Diretor de desenvolvimento territorial de Campo Bom já tem data marcada e é aberta ao público geral. Será na terça-feira, 22, com início às 19h, no Auditório da Secretaria de Educação e Cultura (Rua 12 de outubro, 123, Centro). A pauta desta vez é a revisão do plano e a escolha dos representantes da sociedade que auxiliarão na comissão técnica.

A participação da comunidade foi de extrema importância. Mas, como tivemos um novo período de paralização das atividades presenciais, optamos por organizar uma nova audiência”.

Na audiência pública para apresentação da proposta de minuta de revisão do plano, apresentada em dezembro de 2021, continha a compilação de todos os dados, estudos e diretrizes elaboradas durante o processo, que agora entra em nova fase. “A participação da comunidade foi de extrema importância. Mas, como tivemos um novo período de paralização das atividades presenciais, optamos por organizar uma nova audiência”, explica o prefeito Luciano Orsi. “A próxima tem o objetivo de eleger representantes de diversos segmentos da sociedade, para retomar todo processo já feito nas Audiências Públicas das 5 Regiões que o município foi dividido para revalidação do plano, a fim de revalidar os dados e estudos levantados”, explica o secretário de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos Uilian Thiesen.

Elaboração participativa

Visando contemplar a população, a elaboração do Plano Diretor é feita de forma participativa. Para que todos os segmentos tenham espaço de fala nos debates sobre o futuro estrutural da cidade é que já foram realizadas as audiências públicas locais, que se somam a esta. A partir disso será enviada a minuta para aprovação do Legislativo. Assim, Campo Bom terá um ordenamento territorial atualizado, visando o melhor para o presente e futuro da cidade.

A construção do documento passou e passa por diversas etapas, como: sensibilizar e mobilizar a sociedade para a participação; identificar os problemas e potencialidades do município – Leitura da Realidade Municipal; definir princípios e diretrizes do desenvolvimento municipal; elaborar a proposta de projeto de lei; aprovação; acompanhamento da execução, com revisão periódica.

Foto: Jordana Fioravanti/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/03/2022 0 Comentários 851 Visualizações
Cidades

Audiência pública debate o cicloturismo e seus avanços em Novo Hamburgo

Por Stephany Foscarini 16/08/2021
Por Stephany Foscarini

Na data em que se comemora o dia nacional do ciclista, 19 de agosto, a Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo realizará, por meio da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia- COEDU, a audiência pública “O cicloturismo e seus avanços em Novo Hamburgo”.

Serão debatidos temas como: fomento ao cicloturismo, com a criação de relatório das necessidades para o desenvolvimento do ciclismo com segurança; segurança no trânsito voltadas aos ciclistas; sinalização adequada; uso de ciclofaixas; manutenção e ligação das rotas das ciclovias e criação de bicicletários em órgãos públicos e privados.

A audiência contará com a participação da comunidade e de setores envolvidos. O público na Câmara de Vereadores é limitado a vinte pessoas e a inscrição deverá ser realizada pelo WhastApp (51) 99547-2940. O debate será transmitido pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e pelo Youtube da emissora legislativa, com início às 19 horas.

O vereador Gustavo Finck (PP), idealizador da iniciativa, também é autor do Projeto de Lei nº 50/2021, que aborda a mesma temática, inserindo a “Semana Municipal do Ciclista” e o “Dia do Passeio Ciclístico” no Calendário Oficial de Eventos do Município. O objetivo é difundir o uso da bicicleta como exercício físico, como meio alternativo de transporte e lazer, além de buscar soluções para a viabilização de vias exclusivas para os ciclistas, trazendo assim, melhorias para o trânsito e desenvolvendo o respeito mútuo entre ciclistas, motoristas e pedestres.

“O cicloturismo precisa ser difundido para ajudar a alavancar o turismo regional e incentivar a prática esportiva. O município tem o dever de fomentar a atividade física e proporcionar espaços públicos de qualidade, com trechos adequados à prática, seja por lazer, por trabalho ou de fomento à atividade turística”, destaca o vereador.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/08/2021 0 Comentários 633 Visualizações
audiência
Variedades

Audiência pública debate o impacto de agrotóxicos na água potável

Por Gabrielle Pacheco 27/11/2020
Por Gabrielle Pacheco

Uma audiência pública debate o impacto do uso de agrotóxicos nos mananciais de água potável nesta sexta-feira (27), a partir das 14h. Assim, especialistas e entidades fazem exposições sobre o tema, onde terá também a participação do público em geral. A iniciativa é uma promoção conjunta do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA) e do Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FCCIAT), e é intitulada “A Potabilidade da Água para Consumo Humano e Comunicação de Riscos por Conta do Uso de Agrotóxicos”.

A audiência será online e poderá ser acessada através do link: https://www.youtube.com/watch?v=PPde3kfk8aQ&feature=youtu.be. Assim, o objetivo é fazer um balanço das questões mais importantes sobre o tema, coletar informações, receber denúncias e propor encaminhamentos. Além disso, embora não seja o modelo ideal para uma atividade dessa natureza, a videoconferência é o método adequado no momento devido à pandemia da covid-19.

O evento terá a participação de coordenadores das entidades, bem como do público externo. Além disso, representantes de entidades públicas e privadas, organizações e movimentos sociais também participam da audiência. Estão na pauta manifestações e apresentações de engenheiros, químicos e pesquisadores que investigam os efeitos do uso de agrotóxicos em cursos de água potável. Por fim, a situação das normas a respeito do tema também estará em pauta.

“Quando se trata da água que bebemos todos os dias, qualquer possibilidade de contaminação por agentes tóxicos ou maliciosos deve ser analisada com nossa máxima atenção. Assim, no FGCIA, elegemos para atuação prioritária em 2020 essa questão do impacto dos agrotóxicos na água potável”, conta o procurador do MPT-RS Noedi Rodrigues da Silva, coordenador do FGCIA.

Programação da audiência

14h – Abertura do evento.

14h10 – Atuações do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e do Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos.

14h30 – Palestra de Sílvia Thaler – Coordenadora do GT Agrotóxicos do CEVS/SES, e Camila Azambuja, Engenheira Química e Coordenadora do VIGIÁGUA, “Avaliação da qualidade da água para consumo humano no município de Vacaria no ano de 2019 – estudo de caso”.

15h10 – Palestra da Dra. Sônia Corina Hess, Engenheira Química da UFSC, “A presença de agrotóxicos em águas de abastecimento de Santa Catarina”.

15h50 – Palestra do Dr. Rafael Kopschitz Xavier Bastos, Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa, “Regulamentação de agrotóxicos em normas de qualidade da água para consumo humano”.

16h30 – Participação do público externo através de inscrições prévias.

17h20 – Entidades públicas ou privadas, bem como movimentos sociais organizados participantes da audiência, no limite de 12 (doze) inscrições de cinco minutos para cada intervenção.

18h20 – Encaminhamentos e encerramento do evento

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
27/11/2020 0 Comentários 679 Visualizações
Variedades

Audiência pública discute regulamentação do novo Marco do Saneamento

Por Gabrielle Pacheco 18/08/2020
Por Gabrielle Pacheco

Nesta quarta-feira (19), em audiência pública, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) amplia as discussões em torno da regulamentação do novo Marco Legal do Saneamento. Os debates serão voltados à elaboração do Decreto que estabelecerá a metodologia para comprovação da capacidade técnico-financeira na prestação de serviços públicos do setor, com base na nova lei. A atividade será conduzida pelo ministro Rogério Marinho, às 14h, com participação do secretário nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, além de outras autoridades.

O evento é aberto a todos os interessados e contará com transmissão pelo canal do MDR no YouTube.

A participação da sociedade no processo para regulamentação do Decreto também está sendo possível por meio de uma consulta pública disponível no portal Participa + Brasil. As sugestões devem ser enviadas até esta sexta-feira (21).

“Esse Decreto vai regular as condições para que as empresas interessadas possam atuar no setor de saneamento, além de estabelecer parâmetros para assegurar que os serviços serão prestados com excelência. É fundamental que possamos contar com a participação da sociedade na definição de padrões que atendam aos anseios da população”, destaca o secretário Pedro Maranhão.

Debates

As discussões são focadas em seis temas: 1) indicadores técnicos, econômicos e financeiros a serem analisados para a verificação da capacidade das empresas de realizarem os investimentos necessários; 2) as formas de comprovação da capacidade econômico-financeira das prestadoras para assinatura, renovação ou aditamento de contratos; 3) etapas para a comprovação da capacidade das contratadas; 4) responsabilidade pelo processo de análise e retificação das informações fornecidas pelas empresas para assinatura, renovação ou aditamento de acordos de prestação de serviços; 5) fontes de dados para a avaliação da capacidade econômico-financeira e sobre a prestação dos serviços, com foco na adequação dos planos de investimentos às metas de universalização previstas; 6) critérios de transparência e rastreabilidade das informações.

Legislação

O novo Marco do Saneamento foi sancionado em 15 de julho e tem como principal objetivo estruturar um ambiente de segurança jurídica, competitividade e sustentabilidade a fim de atrair novos investimentos para universalizar e qualificar a prestação dos serviços no setor. A meta do Governo Federal é alcançar a universalização até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
18/08/2020 0 Comentários 528 Visualizações
Business

SindiTabaco expõe cenário do setor em audiência pública

Por Gabrielle Pacheco 23/07/2020
Por Gabrielle Pacheco

O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) participou de audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para debater a política do preço do tabaco e o cenário do setor. Presidida pelo deputado Elton Weber, a audiência contou com a participação de empresas, produtores e deputados estaduais da Região Sul.

Em sua fala, o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, lembrou os participantes que o SindiTabaco não participa de temas como preço e comercialização do tabaco. “Isso é feito diretamente entre empresas e produtores, mas me foi solicitado para contextualizar o cenário do setor no Brasil e no mundo e quero reforçar a importância da participação política na proteção deste setor produtivo. Preservar os empregos, a renda e as divisas precisa ser o grande objetivo”, comentou o executivo.

Segundo Schünke, está havendo uma redução gradual do consumo de cigarros, mas mesmo assim cerca de 5,3 trilhões de cigarros são consumidos anualmente. Na área da produção, 5 milhões de toneladas de tabaco são produzidas no mundo, cerca de 600 a 650 mil produzidas somente no Brasil. “A produção precisa estar adequada à demanda. E sempre mantendo a qualidade, a integridade e a sustentabilidade do produto. Nesse sentido, algumas empresas já atuam com a certificação da Produção Integrada do Tabaco”, citou.

Schünke passou alguns números do setor no Brasil e no estado gaúcho. “Para o Rio Grande do Sul, o tabaco é ainda mais importante, considerando que 84% do volume é exportado pelo Porto do Rio Grande”, comentou, citando ainda que as exportações têm apresentado queda em comparação com o ano anterior, especialmente em dólares, o que demonstra uma queda na qualidade do produto.

Outro ponto que afeta a cadeia produtiva do tabaco, o contrabando esteve entre os temas citados pelo executivo.

“A questão do mercado ilegal impacta muito as empresas brasileiras, uma vez que a diferença da carga tributária dos cigarros brasileiros e paraguaios desequilibra a concorrência e estimula o contrabando.”

Schünke afirma ainda que o contrabando contribui para uma significativa evasão fiscal, considerando que o consumo do produto ilegal já supera o produto legal do produto.

Foto: Divulgação | Foto: Assessoria
23/07/2020 0 Comentários 671 Visualizações
Cidades

Secretaria de Administração e Fazenda realiza audiência pública no próximo dia 19

Por Gabrielle Pacheco 14/05/2020
Por Gabrielle Pacheco

A cada quadrimestre, a Secretaria de Administração e Fazenda de Picada Café realiza audiências públicas junto ao Legislativo para apresentar o comportamento das receitas e despesas municipais. A próxima apresentação será no dia 19 de maio, às 19h30min, na sala de sessões da Câmara de Vereadores. Em função da pandemia que impõe restrições de concentração de pessoas o limite de presentes será de 20 pessoas. Para facilitar o acesso à audiência, a Secretaria de Administração e Fazenda disponibilizou um canal no site, para uma visualização prévia das informações que serão repassadas dia 19. No mesmo espaço podem ser formalizadas perguntas pela comunidade. Elas serão respondidas durante a audiência pública na Câmara, que também será transmitida ao vivo pelo Facebook da Administração Municipal.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
14/05/2020 0 Comentários 573 Visualizações
Business

SindiTabaco defende liberação de dispositivos eletrônicos para fumar

Por Gabrielle Pacheco 07/08/2019
Por Gabrielle Pacheco

O presidente do SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco), Iro Schünke, participa nesta quinta-feira, 8 de agosto, da audiência pública para deliberar sobre a liberação dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) conhecidos como cigarros eletrônicos e tabaco aquecido. O evento promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em Brasília, tem como objetivo coletar subsídios técnicos e científicos atualizados sobre os produtos.

A primeira manifestação da Anvisa é de 2009, quando a Agência publicou a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 46/2009 que proibiu a comercialização, importação e propaganda de cigarros eletrônicos. A decisão sobre dispositivos eletrônicos foi baseada na ausência de dados científicos e ainda continua em vigor. Representantes do setor do tabaco serão ouvidos e as indústrias apresentarão dados e pesquisas sobre os dispositivos. Schünke defenderá a regulamentação e a liberação dos produtos.

“Apoiamos não só a discussão, mas principalmente a liberação e a regulamentação desses novos produtos de tabaco uma vez que eles já estão sendo usados em vários países do mundo e, no Brasil, serão mais uma opção à disposição do consumidor”, afirma o executivo do SindiTabaco. Segundo ele, os números do setor do tabaco também devem ser apresentados. “Devemos apresentar a importância econômica e social que a cadeia produtiva do tabaco representa para o Sul do País, especialmente no que tange a geração de renda, de empregos e de divisas com a exportação”, antecipa. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de tabaco em folha e o maior exportador desde 1993.

“Tudo aquilo que é benéfico à indústria do tabaco, naturalmente será benéfico para toda a cadeia produtiva. Na produção destes novos produtos que usam tabaco certamente o Brasil será um dos fornecedores devido à qualidade do tabaco produzido no País. E como este é um tema que não tem volta, é importante que o Brasil esteja aberto a estes novos produtos, pois isso poderá trazer outros benefícios para o país que já possui uma tradição mundial no setor”, avalia ele lembrando que a região do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, concentra um dos maiores polos industriais do setor no mundo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
07/08/2019 0 Comentários 664 Visualizações
Business

Audiência pública discute impostos nos combustíveis e ICMS-ST

Por Gabrielle Pacheco 09/07/2019
Por Gabrielle Pacheco

A Comissão de Defesa do Consumidor e Participação Popular promoveu nesta segunda-feira (8) audiência pública para discutir o impacto dos impostos na composição do preço dos combustíveis e o valor de pauta para o ICMS da gasolina adotado pelo Rio Grande do Sul. O requerimento foi apresentado pelo deputado estadual Issur Koch e reuniu o setor produtivo, entidades e a Receita Estadual para discutir, também, a substituição tributária do ICMS.

“Nossa intenção foi reunir o Estado, entidades e consumidores para discutir esse tema que está na vida de empresas e da sociedade gaúcha. Está bastante claro que a decisão do governo gaúcho de instituir a substituição tributária (ST), ainda na gestão anterior, trouxe dificuldades para quem paga a conta e tem, indiretamente, provocado aumento da carga tributária”, destacou Issur.

A preocupação, disse o parlamentar, é com a fuga de investimentos e o fechamento de postos de trabalho no Estado. “O ICMS-ST, da forma como está implantado, se soma ao Custo RS, dificultando o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, destacou.

O assessor Jurídico do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do Estado (Sulpetro), Cláudio Baethgen, disse que a consequência do Decreto 54.308/2018, que promoveu modificações no Regulamento do ICMS (RICMS), tem sido a diminuição do consumo e, consequentemente, da arrecadação estadual.

“A Receita tem se mostrado disposta a discutir alternativas, mas o fato é que estamos discutindo o melhor remédio com o paciente aberto”, ponderou.

Presente ao encontro, o secretário adjunto da Receita, Edson André Moura, admitiu que, em especial, o varejo tem tido dificuldades para atender as exigências do decreto e admitiu mudanças. “A Receita entende que é possível retirar a substituição tributária para alguns setores, mas não para o setor de combustíveis. Se fizéssemos isso, puniríamos quem não sonega e beneficiaríamos o sonegador”, afirmou.

Representando a ACI/NH, Marco Kirsch ressaltou que a entidade tem atuado para mitigar e reverter, inclusive na Justiça, os efeitos do decreto estadual. “O cenário atual é hostil para empreender no Rio Grande do Sul, inegavelmente. A ACI-NH/CB/EV entende que é inconstitucional o decreto e segue lutando na Justiça contra essa medida do governo, que não pode olhar somente para o caixa, mas sobretudo, pela continuidade das empresas e dos empregos no Estado”, definiu.

O vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Regional de Contabilidade, Celso Luft, também falou das dificuldades de os contabilistas recolherem o tributo antecipadamente. “Nem mesmo as empresas de software têm apresentado soluções que atendam as necessidades das empresas neste momento”.

A audiência contou, também, com as presenças dos deputados Elton Weber, Fábio Branco, Fábio Ostermann, Neri, o Carteiro, e Giuseppe Riesgo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/07/2019 0 Comentários 595 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO