Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Festa Concreto Rosa encerra Semana do Centro Histórico em Porto...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Agricultura

Variedades

Festival Sabores da Colônia começa nesta sexta em Nova Petrópolis

Por Jonathan da Silva 25/06/2025
Por Jonathan da Silva

Com programação cultural e gastronômica até o dia 6 de julho, a edição de 2025 do Festival Sabores da Colônia começa nesta sexta-feira, 27 de junho, na Praça das Flores e Rua Coberta, em Nova Petrópolis, na serra gaúcha. A expectativa dos organizadores é de que mais de 50 mil pessoas participem do evento, que tem entrada gratuita.

Promovido pela Prefeitura de Nova Petrópolis, o festival reúne gastronomia típica alemã, produtos coloniais de 19 municípios, shows, oficinas e apresentações culturais. Neste ano, a programação destaca atrações como Família Lima e Renato Borghetti, além de eventos inéditos como a Caminhada da Batata Doce e o Desfile dos Agricultores de Nova Petrópolis.

Tradição nova-petropolitana

Segundo o secretário de Turismo e Cultura de Canela, Rodrigo Barbieri Sangali, a cidade vive intensamente sua temporada de inverno e está preparada para receber os visitantes. “O frio atrai o turista, mas é a hospitalidade que faz ele voltar. Nova Petrópolis tem isso no DNA: recebe bem, valoriza suas raízes e entrega experiências únicas, como as que o Festival Sabores da Colônia pretende entregar aos nossos visitantes. A rede hoteleira, o comércio e os atrativos turísticos estão preparados para receber o público com qualidade, conforto e aquele calor humano típico da região. Em Nova Petrópolis, o frio tem sabor de colônia — e de acolhimento”, salienta o titular da pasta.

De acordo com o prefeito Daniel Carlos Michaelsen (Republicanos), o objetivo do evento é valorizar os produtores rurais e resgatar tradições germânicas. “O Festival Sabores da Colônia é um evento em ascensão, que vai destacar nosso rico interior e valorizar o trabalho do agricultor. Com a proposta de enaltecer esta atração, vamos transformar a Praça das Flores e Rua Coberta em um cenário ainda mais acolhedor para trazer as delícias produzidas na agricultura familiar ao coração de Nova Petrópolis”, destaca o chefe do executivo nova-petropolitano.

Para a secretária de Agricultura e Meio Ambiente do município, Denise Maltoni Bino, o festival será uma vitrine para os agricultores locais e suas agroindústrias familiares. “O Festival Sabores da Colônia será uma vitrine dos nossos agricultores, onde eles poderão compartilhar suas histórias e experiências. Cada cultivo e cada ingrediente da agroindústria familiar é único. Sendo assim, uma imersão de sabores e tradições, com 19 Municípios representados pelas agroindústrias familiares”, reforça a titular da pasta.

A feira contará com mais de 30 expositores de produtos coloniais como queijos, embutidos, doces, vinhos, mel, cucas, pães e cervejas artesanais.

Programação dos primeiros dias

Sexta-feira, 27 de junho
  • 8h às 20h – Feira Sabores da Colônia e fornada de pães e cucas
  • 14h30min – Espetáculo Trilhas da Imigração 200 anos: uma jornada musical
  • 19h – Espetáculo Trilhas da Imigração 200 anos: uma jornada musical
Sábado, 28 de junho
  • 8h às 20h – Feira Sabores da Colônia e fornada de pães e cucas
  • 8h30min – Bandinha Típica Alemã
  • 11h – Oficina Culinária Emater: Cuca de Bergamota/Morango
  • 13h – Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein
  • 14h – Meninas Cantoras e Coro Juvenil de Nova Petrópolis
  • 15h30min – Musical Super Banda Real
  • 18h – Musical Banda de Bom Baile
Domingo, 29 de junho
  • 8h às 20h – Feira Sabores da Colônia e fornada de pães e cucas
  • 8h – 1ª Caminhada da Batata Doce
    Local: Pousada Verde Paraíso, em Nove Colônias – RS 235 – Rua José Grings, Km 12
    Trajeto: 13 km, nível médio de dificuldade
    Inscrição: R$ 50, até 27 de junho via WhatsApp (51) 99888-1830
  • 8h30min – Bandinha Típica Alemã
  • 11h – Oficina de Compostagem Doméstica
  • 12h – Banda Municipal de Nova Petrópolis
  • 13h – Coro Tom de Mulher
  • 14h às 15h – Desfile dos Agricultores de Nova Petrópolis (Av. 15 de Novembro, entre Av. 3 de Maio e Rua Coberta)
  • 15h30min – Abertura Oficial
  • 17h às 18h – Show com Renato Borghetti (apresentação Círculo Energia Solar)

Serviço

  • O quê: Festival Sabores da Colônia 2025
  • Quando: De 27 de junho a 6 de julho
  • Onde: Praça das Flores e Rua Coberta, Nova Petrópolis – RS
  • Quanto: Entrada gratuita
  • Horários: Segunda a quinta, das 8h às 18h; sexta a domingo, das 8h às 20h
  • Mais detalhes: novapetropolis.rs.gov.br | Instagram: @prefeituranovapetropolis
Foto: Mauro Stoffel/Divulgação | Fonte: Assessoria
25/06/2025 0 Comentários 474 Visualizações
Cultura

Festa do Colono de Lomba Grande retoma raízes com organização da comunidade local

Por Jonathan da Silva 25/06/2025
Por Jonathan da Silva

A Festa do Colono de Lomba Grande está de volta e será realizada no próximo dia 27 de julho, no tradicional bairro rural de Novo Hamburgo, com entrada gratuita e programação aberta a toda a comunidade. O evento, que homenageia os agricultores do município, retoma neste ano seu formato original, agora sob responsabilidade da própria comunidade local, com apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo.

A programação inicia às 9h30min com o tradicional desfile na Rua João Aloysio Algayer. Ao longo do dia, a festa contará com apresentações musicais, jogos rurais, feira de produtos coloniais, hortigranjeiros, mel, artesanatos, gastronomia local, além de espaço kids e estrutura pet friendly. O encerramento está previsto para as 18h.

O evento será realizado na Comunidade Evangélica de Lomba Grande, localizada na Estrada Martin Luther, 600.

Organização comunitária retoma formato original

Neste ano, a organização da Festa do Colono foi assumida pela Associação Caminhos de Lomba Grande, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Novo Hamburgo e a Comunidade Evangélica de Lomba Grande. A presidente da associação, Morgana Spezzia, afirma que o resgate da identidade do evento é o foco desta edição. “A Associação Caminhos de Lomba Grande, a Associação dos Amigos Carreteiros de Lomba Grande, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Novo Hamburgo, as comunidades Evangélica e Católica de Lomba Grande retomam a festa com o slogan ‘De Volta às Origens’, justamente porque estamos resgatando o formato original da festa”, pontua Morgana.

Almoço com reservas antecipadas

O tradicional almoço será servido no local e requer reserva antecipada. Interessados podem entrar em contato pelos telefones (51) 99122-3852 ou (51) 99129-4530.

Foto: Jaime Freitas/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
25/06/2025 0 Comentários 358 Visualizações
Política

Carta da Amvarp ao presidente Lula exige socorro ao agronegócio gaúcho

Por Jonathan da Silva 20/06/2025
Por Jonathan da Silva

Prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) assinaram, nesta quarta-feira (18), uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pedindo socorro emergencial à agricultura gaúcha. O documento foi elaborado durante assembleia da entidade, realizada em Vera Cruz, antes da abertura da Festa da Produção, e solicita, entre outras medidas, o parcelamento das dívidas agrícolas em até 20 anos, com período de carência.

De acordo com o presidente da Amvarp, Nestor Ellwanger, o objetivo é garantir condições para que os produtores rurais consigam retomar suas atividades após os prejuízos causados pelos eventos climáticos. “Precisamos plantar e colher novamente. O mínimo que se espera é sensibilidade do governo diante da tragédia climática que se abateu sobre o nosso estado”, afirmou Ellwanger.

Apoio de lideranças estaduais e federais

O encontro contou com a participação do secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Edivilson Brum; do presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Gilson Becker; do presidente do Sindicato dos Hospitais do Vale do Rio Pardo, Celso Teixeira; dos deputados federais Marcelo Moraes (PL) e Alceu Moreira (MDB); da deputada estadual Kelly Moraes (PL) e do secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano gaúcho, Marcelo Caumo.

Em sua manifestação, o secretário Edivilson Brum destacou a gravidade da situação enfrentada no estado. “Enquanto o Brasil comemora a safra, nosso estado colhe menos uma vez. O clima contribuiu para essa derrocada, e o governo precisa atender esse apelo. A agricultura gaúcha não pode seguir arcando sozinha com os prejuízos”, pontuou Brum. O titular da pasta também reforçou que a bancada federal está engajada no apoio e que é necessária a união dos prefeitos para ampliar a mobilização.

Saúde filantrópica também em pauta

A assembleia também discutiu a crise enfrentada pelos hospitais filantrópicos do interior. O presidente do Sindicato dos Hospitais do Vale do Rio Pardo, Celso Teixeira, criticou o desequilíbrio nos reajustes dos planos de saúde privados e os repasses aos hospitais. “O déficit anual ultrapassa os R$ 2 bilhões. É insustentável. O interior precisa ser ouvido”, enfatizou Teixeira.

Próximo encontro da Amvarp

No encerramento do evento, o presidente Nestor Ellwanger convidou os participantes para a assembleia festiva da Amvarp, marcada para o próximo dia 5 de julho, durante a Festa da Colônia, em comemoração ao centenário de Candelária.

Foto: Rodrigo Nascimento/Nascimento MKT/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/06/2025 0 Comentários 361 Visualizações
Projetos especiais

Prefeitura de Montenegro e Senar oferecerão capacitação para produtores rurais

Por Jonathan da Silva 17/06/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Montenegro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para oferecer assistência técnica especializada a agricultores do município a partir do segundo semestre deste ano. A ação será realizada por meio do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), desenvolvido pelo Senar.

O programa prevê acompanhamento individualizado durante três anos, com visitas mensais de aproximadamente quatro horas. Técnicos do Senar irão até as propriedades para prestar orientação voltada ao crescimento sustentável e à gestão dos negócios rurais.

Em Montenegro, o ATeG será voltado a quatro segmentos: apicultura, gado de corte, ovinocultura e fruticultura. Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural de Montenegro, Vlademir Ramos Gonzaga, “o objetivo é impulsionar o desenvolvimento do setor primário no município e tornar as propriedades mais rentáveis”.

Foco em gestão e tecnologia

O supervisor do Senar, Lucas de Vargas, destacou que o programa busca aumentar a lucratividade das propriedades rurais por meio da adequação tecnológica e da capacitação para gestão financeira. “Sempre com um atendimento específico às necessidades de cada propriedade”, salientou Vargas.

Inscrições abertas

Os agricultores interessados em participar devem se inscrever até o dia 30 de julho. As inscrições podem ser feitas diretamente na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural ou pelo telefone (51) 3632-8533.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
17/06/2025 0 Comentários 326 Visualizações
Variedades

Famurs reúne lideranças em Porto Alegre para cobrar solução ao endividamento rural

Por Jonathan da Silva 13/06/2025
Por Jonathan da Silva

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) promoverá, na próxima segunda-feira, 16 de junho, às 13h30min, uma mobilização em sua sede, em Porto Alegre, com o objetivo de discutir soluções para o endividamento dos agricultores gaúchos. O ato reunirá prefeitos, parlamentares e entidades do setor agrícola para pressionar o governo federal por medidas de apoio financeiro ao campo.

Foram convidados os 55 deputados estaduais, os 31 deputados federais e os três senadores do Rio Grande do Sul, além de representantes do governo estadual e de entidades como a Federação da Agricultura do Estado (Farsul) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag). O encontro buscará unificar propostas do agronegócio e do setor produtivo em um documento a ser enviado ao governo federal.

Proposta de renegociação

Segundo a presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira (PP), a principal reivindicação é o alongamento das dívidas dos produtores. “Nós queremos uma solução para alongar as dívidas no campo, para que o pequeno, o médio e o grande agricultor tenha condições de continuar produzindo. Ninguém está pedindo o perdão dos débitos, mas o alongamento do passivo”, afirma Adriane.

Impacto nos municípios

A dirigente também destacou os reflexos da crise na arrecadação das cidades. “A crise do campo impacta fortemente nos municípios e essa tem que ser uma preocupação de toda a sociedade”, pontuou Adriane Perin de Oliveira. Após a mobilização, será assinada uma carta com a proposta unificada do agro, direcionada ao governo federal.

Serviço

  • O quê: Mobilização em prol agricultores para solucionar endividamento rural e queda na arrecadação dos municípios
  • Quando: Segunda-feira, 16 de junho, às 13h30min
  • Onde: Sede da Famurs (Rua Marcílio Dias, 574 – Menino Deus, Porto Alegre)
Foto: Wirestock/Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
13/06/2025 0 Comentários 326 Visualizações
Variedades

Estância Velha realiza Fórum da Agricultura e do Desenvolvimento Rural no sábado

Por Jonathan da Silva 11/06/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Estância Velha realizará o V Fórum Municipal da Agricultura e o II Fórum do Desenvolvimento Rural neste sábado, 14 de junho. O evento, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (Semapa), acontecerá a partir das 14h no CTG Estância do Campo Grande.

Durante o fórum, serão abordados temas como o manuseio correto de agrotóxicos e o descarte de embalagens, com orientações da engenheira agrônoma Katia Graziela Costa Huber, da Emater de Estância Velha. Também será discutida a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, com explicações do contador Everton Sidnei de Lima Rosa, também da Emater local.

Os agricultores presentes poderão apresentar propostas para o Programa Municipal de Apoio à Agricultura Familiar, que concede incentivos ao setor. “É muito importante ouvir as partes interessadas para que possamos cada vez mais oferecer benefícios que contribuam para o crescimento da agricultura familiar no município”, pontuou a secretária de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura, Viviane Diogo.

Serviço

  • O quê: V Fórum Municipal da Agricultura e II Fórum do Desenvolvimento Rural
  • Quando: Sábado, 14 de junho, às 14h
  • Onde: CTG Estância do Campo Grande (Rua Lirio Pedro Fischer, 60, bairro Campo Grande, Estância Velha)
Foto: Rafael Atz/Arquivo PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/06/2025 0 Comentários 348 Visualizações
Cidades

Primeiro foco de gripe aviária do Brasil é confirmado em granja comercial de Montenegro

Por Jonathan da Silva 16/05/2025
Por Jonathan da Silva

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou nesta quinta-feira (15) o primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de produção comercial no Brasil. O caso foi registrado em Montenegro, no Vale do Caí. Esta é a primeira vez que o vírus da gripe aviária é detectado em um sistema de avicultura comercial no país. Desde 2006, a circulação do vírus ocorre em países da Ásia, África e norte da Europa, mas até agora não havia sido identificado em granjas comerciais brasileiras.

De acordo com o Ministério, a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. “A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo”, informou o ministério em comuniocado. O risco de infecção em humanos é considerado baixo e se concentra em pessoas com contato direto e intenso com aves infectadas, vivas ou mortas.

Ações de contenção em andamento

As medidas de contenção e erradicação previstas no Plano Nacional de Contingência já foram iniciadas. Segundo o Mapa, elas têm como objetivo controlar o foco da doença, manter a capacidade produtiva do setor e garantir o abastecimento e a segurança alimentar da população.

Além disso, o ministério comunicou oficialmente o caso à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, aos parceiros comerciais do Brasil e aos representantes das cadeias produtivas envolvidas.

Treinamento e vigilância desde os anos 2000

Desde a primeira década dos anos 2000, o Serviço Veterinário brasileiro tem sido preparado para o enfrentamento da gripe aviária, com ações como monitoramento de aves silvestres, vigilância epidemiológica nas aviculturas comercial e de subsistência, treinamentos de técnicos, campanhas de educação sanitária e controle nos pontos de entrada de animais e produtos de origem animal.

Segundo o Mapa, essas medidas foram fundamentais para retardar a entrada da doença na avicultura comercial brasileira por quase duas décadas.

Foto: BearFotos/Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
16/05/2025 0 Comentários 538 Visualizações
Variedades

Com mudança de local, Feira do Meio Ambiente acontece neste sábado em Canela

Por Jonathan da Silva 24/04/2025
Por Jonathan da Silva

A Feira do Meio Ambiente de Canela será realizada neste sábado, 26 de abril, das 9h às 13h30min, no antigo espaço Canela Rural, localizado na área externa do Centro de Feiras, na Rua Danton Corrêa da Silva, 677. O evento, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo do município, antes ocorria no Parque do Lago e passará agora a acontecer junto com a Feira Ecológica e Cultural de Canela.

De acordo com o biólogo e organizador Alékos Elefthérios, a mudança foi motivada pelas dificuldades enfrentadas em dias de chuva. “Achamos melhor mudar o local, pois sempre que as condições climáticas não estão favoráveis, o evento precisava ser cancelado, causando prejuízo aos agricultores que expõem seus produtos”, afirmou Elefthérios. O organizador informou ainda que a feira ganhará uma nova identidade nos próximos dias.

Produtos coloniais, adoção de animais e atividades infantis

A programação inclui a comercialização de produtos coloniais da agricultura familiar, feira de adoção responsável dos cães do Centro Municipal de Proteção aos Animais (Cempra), doação de composto líquido, exposição de artesanato, recolhimento de lixo eletrônico e atividades para o público infantil, como pula-pula.

Foto: Diego Rabello/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/04/2025 0 Comentários 344 Visualizações
Variedades

Expocande 2025 começa na próxima semana em Candelária

Por Jonathan da Silva 24/04/2025
Por Jonathan da Silva

A Expocande 2025 acontecerá de quarta-feira, 30 de abril, a domingo, 4 de maio, no Parque Municipal Itamar Vezentini, em Candelária. Organizada pela Associação Cultural de Candelária Érico Veríssimo (Accev), a feira tem como objetivo valorizar a cultura, o agronegócio, o comércio e os talentos regionais, reunindo atrações para diferentes públicos. O acesso ao parque custará R$ 10, com isenção para crianças de até 8 anos. Haverá meia-entrada conforme legislação vigente.

A programação inclui shows nacionais com Dino Fonseca e a banda Traia Véia, apresentações de artistas locais, parque de diversões, praça de alimentação, feira de paleontologia e arqueologia, exposição de animais e pavilhões multissetoriais. Também serão realizadas intervenções culturais e atividades voltadas ao público infantil.

O cantor Dino Fonseca sobe ao palco na quinta-feira, 1º de maio, às 22h30min, com repertório de flashback e pop rock. A banda Traia Véia encerra a feira no domingo, 4 de maio, às 21h, com músicas do repertório sertanejo. Ingressos para os shows estão à venda no site minhaentrada.com.br e em pontos físicos em Candelária e Santa Cruz do Sul.

Estacionamento

O estacionamento geral custará R$ 10 para carros e motos. Haverá uma opção mais próxima do parque, chamada Área Vip, ao valor de R$ 25. O antigo espaço do veloterra foi adaptado para estacionamento exclusivo de autoridades, expositores, imprensa e organização.

Parque de diversões

O parque de diversões oferecerá brinquedos como twister, barco viking, xícara maluca, touro mecânico, carrossel, mini fuscas, minitrucks e camas elásticas. O ingresso unitário custará R$ 10, e o combo com seis unidades, R$ 50.

Programação completa

Quarta-feira, 30 de abril
  • 17h – Abertura do parque

  • 18h30min – Cerimônia de Abertura Oficial

  • 20h – Orquestra de Candelária

  • 21h – Banda Sétimo Sentido

  • 22h – Encerramento da visitação

  • 23h – Glê Duran

  • 2h – Fechamento do parque

Quinta-feira, 1º de maio
  • 9h30min – Abertura do parque e Rústica do Centenário

  • 10h30min – Vivandeiros da Alegria

  • 11h – Entrega da Medalha “O Candelária”

  • 11h – Douglas Moraes

  • 12h30 – Geração 3

  • 14h – Luisa Mocelin

  • 14h – Intervenções culturais

  • 15h30min – Moisés Damé

  • 17h30min – DJ Jésus

  • 19h – Abertura do acesso para o show nacional

  • 20h30min – Kauê Brixner

  • 22h30min – Dino Fonseca

  • 1h – Fechamento do parque

Sexta-feira, 2 de maio
  • 9h – Reunião Cosems/RS

  • 9h30min – Abertura do parque

  • 10h30min – Vivandeiros da Alegria

  • 13h30min – Sessão ordinária CIR Vale do Rio Pardo

  • 14h – Baile da Melhor Idade com banda Classe A

  • 17h – Felipe e Guilherme

  • 19h – Grupo Tholl – espetáculo circense

  • 21h – Banda Portal da Serra

  • 22h – Encerramento da visitação

  • 23h30min – Banda Tchê Barbaridade

  • 3h – Fechamento do parque

Sábado, 3 de maio
  • 9h30min – Abertura do parque

  • 12h – Rafael Auler

  • 13h – Gabriel Eduardo e banda

  • 15h – Musical Sintonia

  • 15h – Show Infantil Mundo dos Sonhos

  • 17h – Grupo Freundenkreis

  • 19h – Orquestra La Montanara

  • 21h30min – Banda Porto do Som

  • 22h – Encerramento da visitação

  • 0h – Banda Rosa’s

  • 3h – Fechamento do parque

Domingo, 4 de maio

  • 9h30min – Abertura do parque

  • 10h – Grupo Dançarthe

  • 11h – Grupo Tala do Mango

  • 13h – Trio Alegria

  • 15h30min – Banda Botuca Rock

  • 18h – Encerramento da visitação

  • 18h – Abertura do acesso para o show nacional

  • 19h30min – Banda RetroMix

  • 21h – Traia Véia

  • 23h30min – Fechamento do parque

A Expocande 2025 é realizada pela Accev, com apoio da Acic, Prefeitura de Candelária e Câmara Municipal. O evento conta com patrocínio de Corsan, Farmácias São João, Afubra, Sicredi, Sinditabaco, JTI, Celetro e BRDE, além do estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
24/04/2025 0 Comentários 534 Visualizações
Projetos especiais

Fornos da Várzea Grande de Gramado completam um ano de atividades

Por Jonathan da Silva 17/04/2025
Por Jonathan da Silva

Os Fornos da Várzea Grande, em Gramado, completaram um ano de funcionamento com uma cerimônia que reuniu autoridades, moradores e imprensa às margens da RS-115, ao lado do Terminal Rodoviário da Várzea Grande nesta terça-feira (15). Durante o evento, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot (PP), assinou o termo de concessão do espaço para uso por famílias de agricultores locais e um termo de cooperação com a Orquídea Alimentos, em parceria com a Associação dos Fornos da Várzea Grande.

As assinaturas dos documentos têm como objetivo fortalecer a cadeia produtiva regional e ampliar a visibilidade dos produtos artesanais. Os Fornos da Várzea Grande se tornaram ponto de geração de renda para dezenas de famílias e espaço de encontro para a comunidade e visitantes. “Isso aqui é um sonho construído por muitas mãos, e nosso desejo é que este espaço seja cada vez mais conhecido e frequentado por toda a comunidade”, ressaltou o secretário da Agricultura de Gramado, Eliézer Lima.

Também foram entregues novos uniformes à equipe responsável pela produção e atendimento no local. Segundo a Prefeitura, os trajes visam padronizar a imagem dos trabalhadores, facilitar a identificação e reforçar boas práticas de higiene e segurança alimentar.

Desenvolvimento local

O prefeito Tissot destacou o papel do projeto no desenvolvimento da cidade. “Este projeto abre novos horizontes para o bairro e para todo o município. Aqui, cada pessoa tem a oportunidade de transformar seu talento em dignidade, construir seu futuro e mostrar o que Gramado tem de melhor”, afirmou o chefe do executivo gramadense.

Encerramento da celebração

A programação de aniversário foi encerrada com a distribuição de pães, cucas e geleias aos convidados, acompanhada por apresentação do Coro Vozes de Gramado, com repertório de canções regionais.

Os Fornos da Várzea Grande funcionam de sextas a segundas-feiras, das 8h às 18h.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
17/04/2025 0 Comentários 1,8K Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO