Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Festa Concreto Rosa encerra Semana do Centro Histórico em Porto...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Agricultura

Variedades

Produtor de Novo Hamburgo leva plantas ornamentais para a Expointer

Por Jonathan da Silva 25/08/2025
Por Jonathan da Silva

O produtor rural Henrique Heldt, do bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo, participará da 48ª Expointer, que será realizada de 30 de agosto a 7 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Heldt levará ao público espécies ornamentais cultivadas em sua propriedade, com destaque para plantas aquáticas, como ninfeias e lótus, além de bromélias. O agricultor estará presente no Pavilhão da Agricultura Familiar, junto a outros dez produtores hamburguenses apoiados pelo município.

Segundo o produtor, as plantas aquáticas se tornaram o carro-chefe de seu viveiro. “Hoje o meu carro-chefe são as plantas aquáticas. Também trabalho com bromélias, que são um espetáculo de cores durante o ano todo”, afirmou Heldt. Para o agricultor, a participação na feira representa a chance de ampliar a divulgação e as vendas das espécies, especialmente as aquáticas, ainda pouco exploradas no Brasil.

Formas de comercialização

Na Expointer, Heldt disponibilizará as plantas em duas modalidades: com bulbo e rizoma — caules subaquáticos embalados em saquinhos impermeáveis para plantio — ou em pequenos potes, que facilitam o transporte. “A ideia é permitir que as pessoas levem para casa as espécies prontas para cultivo, de forma prática”, explicou o produtor. Esses formatos já são usados nas vendas pelo site do viveiro, que distribui as plantas para diferentes regiões do País.

Lomba Grande em evidência

Heldt afirma acreditar que a feira é uma oportunidade para dar visibilidade à produção agrícola de Lomba Grande. “Expor na Expointer abre um leque muito grande, porque aqui no sítio temos uma das maiores coleções botânicas do Sul do país. Mostrar essa diversidade é uma forma de despertar o interesse das pessoas, gerar conhecimento e incentivar a preservação”, pontuou o agricultor.

Apoio técnico

A atividade conta com o acompanhamento da Emater/RS-Ascar, em parceria com o Gabinete de Desenvolvimento Rural da Prefeitura. “Eles sempre me auxiliam com questões técnicas e legislações ambientais e de produção. É um suporte fundamental”, destacou o produtor rural de Lomba Grande.

Participação hamburguense

Além de Heldt, ao menos dez produtores do município atendidos pelo programa municipal estarão na Expointer 2025, que reunirá iniciativas voltadas à agricultura familiar e à diversidade produtiva da região.

Foto: Vinícius Campos/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
25/08/2025 0 Comentários 368 Visualizações
Variedades

Agricultura local estará presente no Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

Por Jonathan da Silva 21/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Secretaria de Agricultura de Gramado e a Emater terão pela primeira vez um espaço físico no 17º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, que acontece de 9 a 19 de outubro na cidade da serra gaúcha. O anúncio foi feito após reunião nesta semana entre representantes da Prefeitura, Emater e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Hortênsias, que firmaram parceria para fortalecer a conexão entre produtores locais e restaurantes.

No evento, os agricultores terão oportunidade de expor e comercializar seus produtos, além de ampliar a visibilidade junto ao público do festival. A Emater também participará da curadoria dos pratos servidos, aproximando produtores e chefs de cozinha. A proposta é valorizar ingredientes regionais e incentivar a utilização de alimentos frescos cultivados no interior.

Integração com restaurantes

A parceria prevê ainda a participação da Secretaria de Agricultura e da Emater nas reuniões mensais da Abrasel Hortênsias, com o objetivo de divulgar fornecedores locais aos restaurantes de Gramado. O presidente da entidade, Marcelo Wazlavick, destacou os benefícios do acordo. “Todos têm a ganhar com esta parceria: os restaurantes, os nossos agricultores e os clientes. É uma forma de incentivarmos a economia do nosso interior, ao mesmo tempo em que vamos valorizar produtos frescos e com alta qualidade”, afirmou Wazlavick.

Novo mercado para o interior

Segundo o secretário de Agricultura de Gramado, Eliezer de Lima, a presença no festival representa uma oportunidade de expansão para os produtores locais. “A exposição da marca dos produtos de Gramado no Festival de Gastronomia agrega valor e representa um novo mercado para os nossos colonos”, pontuou o titular da pasta.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
21/08/2025 0 Comentários 281 Visualizações
Cidades

Programa estadual Terra Forte é apresentado a agricultores de Canela

Por Jonathan da Silva 05/08/2025
Por Jonathan da Silva

Agricultores das localidades de Morro Calçado e Linha São Paulo, em Canela, participaram nos dias 30 e 31 de julho de reuniões promovidas pela Prefeitura para conhecer o funcionamento do programa estadual Operação Terra Forte, voltado à recuperação de unidades de produção familiar. Os encontros foram organizados pelo Departamento de Agricultura da Secretaria de Obras do município, com apoio da Emater.

O Terra Forte tem como objetivo melhorar as condições ambientais e produtivas nas propriedades familiares, com foco no solo, por meio de práticas conservacionistas e tecnologias sustentáveis. O programa prevê a liberação de até R$ 30 mil para famílias que atendam aos requisitos estabelecidos.

Durante as reuniões, os agricultores foram informados sobre critérios para participação, como a inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e a comprovação de que pelo menos 50% da renda familiar é proveniente da atividade agrícola, ou a apresentação da Declaração de Pecuarista Familiar (DPF).

Ações previstas

O recurso poderá ser utilizado em diferentes práticas nas propriedades, entre elas o manejo conservacionista para recuperação e renovação de pastagens degradadas ou irrigadas, ações de saneamento básico, manejo de resíduos animais e outras intervenções alinhadas às linhas tecnológicas do programa. “Nosso objetivo é sempre proporcionar mais recursos e ferramentas, para que a agricultura familiar se desenvolva cada vez mais no nosso município”, destacou o diretor do Departamento de Agricultura de Canela, Guilherme Lohmann.

A apresentação contou também com a participação do técnico da Emater, Alexandre Meneguzzo.

Foto: Vanessa Ozório/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/08/2025 0 Comentários 319 Visualizações
Variedades

Tabaco lidera alta da agropecuária no PIB brasileiro no primeiro trimestre

Por Jonathan da Silva 03/07/2025
Por Jonathan da Silva

O tabaco foi o produto agrícola com maior crescimento no Brasil no primeiro trimestre de 2025, registrando alta de 25,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram apresentados no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no final de maio.

Segundo o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,4% na comparação com o último trimestre de 2024, resultado impulsionado principalmente pela agropecuária, que avançou 12,2%. Além do tabaco, outros produtos que apresentaram crescimento foram a soja (13,3%), o arroz (12%) e o milho (11,8%).

De acordo com estimativas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio representa cerca de 6% do PIB nacional considerando apenas a produção, percentual que sobe para 23% quando se incluem indústria, comércio e serviços associados.

Produção e exportações

O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Valmor Thesing, atribui o resultado ao desempenho organizado do setor. “O Brasil é líder global na exportação de tabaco há mais de três décadas e ocupa a segunda posição entre os maiores produtores mundiais, atrás apenas da China”, afirmou Thesing.

O Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT), que reúne indústrias e produtores, contribui para a regularidade no fornecimento e qualidade do produto. “O SIPT permite o planejamento das safras e oferece assistência técnica e financeira aos agricultores, garantindo regularidade no fornecimento e a qualidade da matéria-prima”, explicou o presidente do sindicato.

Mais de 600 mil postos de emprego

Atualmente, a cadeia produtiva do tabaco emprega 626 mil pessoas no meio rural e exporta para mais de 100 países. Até o final de maio deste ano, os embarques brasileiros acumularam US$ 1,1 bilhão em negócios. A previsão da consultoria Deloitte é encerrar 2025 com mais de US$ 3 bilhões em exportações, crescimento estimado entre 10% e 15% em relação a 2024.

Foto: Banco de imagens/SindiTabaco/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/07/2025 0 Comentários 505 Visualizações
Variedades

Governo estadual repassa R$ 50 mil para a 4ª Ruralfest de Estância Velha

Por Jonathan da Silva 03/07/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Estância Velha recebeu um repasse de R$ 50 mil do Governo do Estado para a realização da 4ª edição da Ruralfest, que acontece entre os dias 25 e 27 de julho no campo do Chimarrão. O recurso foi confirmado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) na semana passada, durante encontro entre o secretário adjunto da pasta, Edmilson Pelizari, e o vice-prefeito de Estância Velha, Airton Haag, em Porto Alegre.

Além de Haag, participaram da reunião a secretária de Meio Ambiente de Estância Velha, Viviane Diogo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Gabriel Berlitz, e o deputado estadual Joel Wilhelm (PP). Durante o encontro, foram discutidas as ações para o fortalecimento da feira, considerada o maior evento do agronegócio e da agricultura familiar da região.

Nossa gratidão ao Governo do Estado, aos nossos parceiros e a todos que acreditam no potencial da nossa agricultura”, afirmou o vice-prefeito Airton Haag.

Programação da Ruralfest

A Ruralfest é organizada pela Prefeitura de Estância Velha por meio das secretarias de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (Semapa), e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit), em parceria com o escritório local da Emater e o Gabinete do Prefeito.

Entre as atrações confirmadas para a edição deste ano estão exposição de animais, trenzinho, circuito aventura, oficinas, talentos locais, atrações musicais, além de mostra de artesanato e produtos ligados ao agronegócio.

Em 2024, a feira recebeu um público de aproximadamente 20 mil pessoas. A entrada é gratuita e o evento é voltado para toda a família.

Serviço

  • O quê: 4ª Ruralfest – Feira do Agronegócio e Agricultura Familiar
  • Quando: De 25 a 27 de julho
  • Onde: Campo do Chimarrão (Av. Brasil, 2621 – bairro Lira, Estância Velha)
  • Quanto: Entrada gratuita
Foto: PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/07/2025 0 Comentários 370 Visualizações
Variedades

Eventos da Bayer abordam escuta ativa com produtores e agricultura regenerativa

Por Jonathan da Silva 02/07/2025
Por Jonathan da Silva

A Bayer realizou em junho dois encontros voltados à escuta ativa de produtores e pesquisadores do agronegócio, com foco em sustentabilidade, inovação e personalização das soluções agrícolas. Os eventos — Innovation Crop Science (ICS), nos dias 11 e 12, em Paulínia-SP, e o Sustainability and Strategic Engagement (SSE), no dia 17, em formato interno e online — buscaram aproximar a indústria das realidades e demandas práticas vividas por quem atua diretamente no campo.

Os encontros reuniram cientistas, executivos e convidados estratégicos para discutir práticas de agricultura regenerativa, tecnologias para manejo sustentável e desenvolvimento de produtos adaptados a diferentes regiões do Brasil. O CEO da empresa gaúcha Sementes Com Vigor (SCV), o agrônomo Pedro Basso, representou o Brasil nos dois eventos e relatou a importância da integração entre indústria e campo. “A indústria começa a entender que é preciso ouvir a ponta para entregar soluções reais. Quem está no campo vive os desafios todos os dias. É nessa escuta que a inovação se fortalece com propósito”, afirmou Basso, durante o SSE, que também contou com a participação de produtores da Índia e dos Estados Unidos.

No ICS, realizado de forma híbrida e transmitido para outras unidades da Bayer ao redor do mundo, participaram representantes de diferentes cadeias produtivas, como biocombustíveis (cana), citricultura e produção de fibras e cereais. A SCV representou a região sul do Brasil. “Muito relevante esse formato de abordagem, porque o interesse era para saber da realidade do manejo diário. E, assim conseguirem projetar novos produtos que, realmente, são necessários hoje nas nossas lavouras levando em conta os vários modelos produtivos existentes hoje no setor agrícola brasileiro”, comentou Basso.

Pedro Basso representou o país

Agricultura regenerativa e ciência aplicada

Durante as discussões, Pedro Basso compartilhou experiências com adoção de práticas regenerativas no campo, que, segundo ele, vão além da conservação do solo e incorporam uma abordagem sistêmica que integra produtividade, saúde ambiental e visão de longo prazo.

A participação da SCV, com sede em Muitos Capões, no norte do Rio Grande do Sul, também foi destacada como reflexo da importância estratégica da empresa na cadeia produtiva nacional. Com atuação em eventos de empresas como Bayer, Corteva e Brasmax, Basso defende a necessidade de investimentos constantes em ciência e tecnologia aplicada. “Hoje, todos podemos ter acesso às informações de uma forma ou de outra. Não há mais ‘segredos’. O que vai diferenciar nossas propriedades e empresas é o quanto investimos tempo e dinheiro apostando na aplicabilidade da ciência, das inovações do manejo e nas escolhas por parcerias duradouras com clientes e fornecedores de todos os segmentos que envolvem nosso negócio”, afirmou o dirigente.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
02/07/2025 0 Comentários 387 Visualizações
Cidades

Montenegro participa de encontro estadual sobre meio ambiente e agricultura

Por Jonathan da Silva 02/07/2025
Por Jonathan da Silva

Os secretários municipais de Desenvolvimento Rural, Vlademir Ramos Gonzaga, e de Meio Ambiente, Ronei Cavalheiro, representaram Montenegro no 24º Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Meio Ambiente e no 32º Seminário de Secretários Municipais de Agricultura, realizados em âmbito estadual. O evento reuniu autoridades da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), do Tribunal de Contas do Estado e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), com foco na formulação de políticas públicas para a sustentabilidade no meio rural.

Com ênfase na gestão ambiental e na resiliência climática, os debates abordaram a qualificação de gestores frente aos desafios das mudanças no clima, como períodos alternados de chuvas intensas e estiagens prolongadas, que exigem respostas rápidas por parte dos municípios.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Vlademir Gonzaga, Montenegro já desenvolve projetos voltados à mitigação dos impactos da estiagem sobre a produção agrícola. “Estamos investindo em ações que incentivem a reservação de água durante os períodos chuvosos, para que os produtores possam manter seus cultivos irrigados nas épocas de seca. A ideia é tornar a produção mais estável e menos vulnerável às variações climáticas”, afirmou Gonzaga.

Licenciamento de açudes

Entre os temas tratados no encontro, a municipalização do licenciamento ambiental de açudes com até 25 hectares foi apontada como um avanço. Para o secretário de Meio Ambiente, Ronei Cavalheiro, a descentralização contribui para facilitar o acesso dos agricultores a políticas de adaptação às mudanças climáticas. “Estamos desenvolvendo, em parceria com a Emater, procedimentos mais ágeis para o licenciamento dessas estruturas, garantindo eficiência e segurança jurídica para os agricultores que investem em reservação de água”, explicou Cavalheiro.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
02/07/2025 0 Comentários 305 Visualizações
Projetos especiais

Estância Velha terá trator agrícola e recursos para produtores pelo Terra Forte RS

Por Jonathan da Silva 02/07/2025
Por Jonathan da Silva

Cinco produtores rurais de Estância Velha serão beneficiados com recursos do Programa Terra Forte RS e o município vai receber um novo trator agrícola para apoiar a agricultura familiar. O anúncio foi realizado na segunda-feira passada (23), durante apresentação oficial do programa no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) 35, em Porto Alegre.

O Programa Terra Forte RS, também chamado de Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e de Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha, foi lançado no início deste mês e é considerado a maior iniciativa estadual de recuperação de solos. Com investimento previsto de R$ 903 milhões, deve atender diretamente 15 mil famílias e alcançar até 100 mil unidades produtivas em todo o Rio Grande do Sul.

Cada produtor selecionado vai receber R$ 30 mil para compra de insumos e adoção de técnicas de controle de erosão. A seleção será feita pelos Conselhos de Desenvolvimento Rural de cada município, e a assistência técnica ficará a cargo da Emater.

Participação de Estância Velha

Representando Estância Velha, estiveram presentes a secretária do Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (Semapa) e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Viviane Diogo, técnicos da Emater local e produtores rurais. “Foi importante a participação de todos os envolvidos neste momento onde o programa foi minuciosamente detalhado pelo secretário Vilson Covatti. O programa trará recursos muito importantes para nossos agricultores”, afirmou a secretária Viviane Diogo.

O município terá cinco produtores contemplados com os R$ 30 mil cada, além do trator agrícola que integrará a estrutura de apoio às atividades rurais. “Este será mais um equipamento que vem ao encontro do nosso objetivo de valorizar e desenvolver a agricultura familiar do município”, completou Viviane.

Seleção dos beneficiados

A escolha dos produtores que receberão os recursos será feita pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e pela Emater de Estância Velha. O secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, destacou durante o evento em Porto Alegre a relevância da atuação dos gestores municipais e conselhos para o sucesso da iniciativa.

Foto: Guilherme Granez/Ascom SDR/Divulgação | Fonte: Assessoria
02/07/2025 0 Comentários 401 Visualizações
Variedades

Presidente do Conselho Consultivo da ABPA é homenageado em evento da Avimig

Por Jonathan da Silva 01/07/2025
Por Jonathan da Silva

O ex-ministro da Agricultura e atual presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, foi homenageado na tarde da quarta-feira (25) durante o evento Avicultor Mais 2025, em Belo Horizonte. A cerimônia integrou a celebração dos 70 anos da Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig) e reuniu produtores, agroindústrias e fornecedores de várias regiões do país.

O reconhecimento destacou a trajetória de personalidades que contribuíram e seguem contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento da avicultura no Brasil, especialmente em Minas Gerais. “Minas Gerais tem uma força produtiva admirável e uma avicultura que orgulha o Brasil. Tenho o maior respeito por tudo que foi construído aqui. Acredito que o desenvolvimento da avicultura brasileira só é possível com união, trabalho coletivo e visão de futuro — tudo que a Avimig representa”, afirmou Turra ao receber a homenagem.

Entrega da placa comemorativa

A placa comemorativa foi entregue pelo presidente do Conselho Diretor da Avimig, Antônio Carlos Costa, em reconhecimento ao trabalho e dedicação de Turra ao longo de sua carreira no setor agropecuário.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
01/07/2025 0 Comentários 316 Visualizações
Cidades

Agricultores de Canela recebem apoio de programas do governo estadual

Por Jonathan da Silva 26/06/2025
Por Jonathan da Silva

Dois programas do Governo do Rio Grande do Sul voltados à agricultura familiar beneficiarão agricultores de Canela, por meio de adesão realizada pela Prefeitura, via Departamento de Agricultura da Secretaria de Obras. A assinatura dos contratos ocorreu no dia 18 de junho, durante seminário do Programa Operação Terra Forte, em Caxias do Sul.

Segundo o diretor do Departamento de Agricultura de Canela, Guilherme Lohmann, duas famílias das localidades do Chapadão e dos Bugres serão contempladas pelo programa Agrofamília Jovens, voltado a pessoas entre 15 e 29 anos. O objetivo, segundo Lohmann, é estimular a permanência dos jovens nas propriedades, com repasse de recursos para aquisição de máquinas, equipamentos e insumos em diversas cadeias agropecuárias.

Agroindústria local também será beneficiada

Uma agroindústria de Canela também será contemplada por meio do programa Agroindústria, recebendo apoio financeiro para melhorias na estrutura da propriedade.

A comitiva de Canela presente no seminário contou com agricultores do município, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Emater, além do diretor do Departamento de Agricultura. O evento marcou a apresentação oficial do Programa Operação Terra Forte, lançado em junho pelo Governo do Estado.

A iniciativa tem como metas a recuperação social, produtiva e ambiental de unidades da agricultura familiar e o fortalecimento da resiliência climática e da sustentabilidade ambiental nas propriedades rurais.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/06/2025 0 Comentários 241 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO