A Semana do Meio Ambiente 2026 mobilizou estudantes, professores e a comunidade de Picada Café ao longo do mês de junho por meio de atividades voltadas à educação ambiental e à promoção de práticas sustentáveis. Promovida pela administração municipal, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a programação contou com palestras em escolas, visita técnica, ações de recolhimento de resíduos, descarte correto de materiais e uma oficina de compostagem. As iniciativas tiveram como objetivo ampliar a conscientização sobre a preservação dos recursos naturais e incentivar hábitos sustentáveis no cotidiano da população.
Entre as atividades realizadas, estiveram palestras voltadas aos estudantes da rede municipal de ensino, abordando temas relacionados à reciclagem, à gestão de resíduos e à preservação da fauna silvestre.
Reciclagem e destinação correta dos resíduos
No dia 1º de junho, a bióloga Marícia Isabel Luft realizou palestras nas escolas municipais 25 de Julho, Santa Joana Francisca e Amiguinho. Durante os encontros, os alunos receberam orientações sobre coleta seletiva, reciclagem e destinação adequada dos resíduos.
A atividade apresentou informações sobre a importância da separação correta do lixo, os impactos ambientais provocados pelo descarte inadequado de materiais e a contribuição de ações cotidianas para a preservação ambiental.
Preservação da fauna silvestre
Nos dias 8 e 9 de junho, a médica veterinária Stefani Nöller Neumann esteve nas escolas Santa Joana Francisca e 25 de Julho para abordar o tema manejo e preservação da fauna silvestre.
Durante as palestras, a profissional orientou os estudantes sobre a importância do respeito aos animais, explicou os procedimentos recomendados em situações de encontro com espécies silvestres e destacou a participação da população na conservação da biodiversidade.
Programação diversificada
Além das palestras realizadas nas escolas, a Semana do Meio Ambiente contou com visita técnica à empresa Junges, ações de recolhimento de resíduos, atividades voltadas ao descarte correto de materiais e uma palestra com oficina de compostagem durante a Feira de Artesanato.








