Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

meio ambiente

Ensino

Semana do Meio Ambiente promove ações de conscientização em Picada Café

Por Jonathan da Silva 22/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Semana do Meio Ambiente 2026 mobilizou estudantes, professores e a comunidade de Picada Café ao longo do mês de junho por meio de atividades voltadas à educação ambiental e à promoção de práticas sustentáveis. Promovida pela administração municipal, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a programação contou com palestras em escolas, visita técnica, ações de recolhimento de resíduos, descarte correto de materiais e uma oficina de compostagem. As iniciativas tiveram como objetivo ampliar a conscientização sobre a preservação dos recursos naturais e incentivar hábitos sustentáveis no cotidiano da população.

Entre as atividades realizadas, estiveram palestras voltadas aos estudantes da rede municipal de ensino, abordando temas relacionados à reciclagem, à gestão de resíduos e à preservação da fauna silvestre.

Reciclagem e destinação correta dos resíduos

No dia 1º de junho, a bióloga Marícia Isabel Luft realizou palestras nas escolas municipais 25 de Julho, Santa Joana Francisca e Amiguinho. Durante os encontros, os alunos receberam orientações sobre coleta seletiva, reciclagem e destinação adequada dos resíduos.

A atividade apresentou informações sobre a importância da separação correta do lixo, os impactos ambientais provocados pelo descarte inadequado de materiais e a contribuição de ações cotidianas para a preservação ambiental.

Preservação da fauna silvestre

Nos dias 8 e 9 de junho, a médica veterinária Stefani Nöller Neumann esteve nas escolas Santa Joana Francisca e 25 de Julho para abordar o tema manejo e preservação da fauna silvestre.

Durante as palestras, a profissional orientou os estudantes sobre a importância do respeito aos animais, explicou os procedimentos recomendados em situações de encontro com espécies silvestres e destacou a participação da população na conservação da biodiversidade.

Programação diversificada

Além das palestras realizadas nas escolas, a Semana do Meio Ambiente contou com visita técnica à empresa Junges, ações de recolhimento de resíduos, atividades voltadas ao descarte correto de materiais e uma palestra com oficina de compostagem durante a Feira de Artesanato.

Fotos: Marco Dieter/Comunicação/Prefeitura de Picada Café/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/06/2026 0 Comentários 13 Visualizações
Cidades

Prefeitura de Estância Velha promove trilha ecológica em defesa do Arroio Luiz Rau

Por Jonathan da Silva 17/06/2026
Por Jonathan da Silva

Uma Trilha Ecológica em defesa do Arroio Luiz Rau será realizada pela Prefeitura de Estância Velha na sexta-feira, 19 de junho. A atividade ocorrerá das 8h às 10h e reunirá estudantes, moradores e demais integrantes da comunidade em ações de conscientização ambiental e recolhimento de resíduos. Promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (Semapa), a iniciativa busca incentivar hábitos sustentáveis, estimular a participação coletiva na preservação dos recursos naturais e fortalecer o cuidado com o arroio que corta áreas do município.

Aberta à participação de pessoas de todas as idades, a programação convida famílias, grupos de amigos e moradores da região para uma manhã voltada à preservação ambiental, à saúde e ao bem-estar.

A atividade contará com o recolhimento de resíduos das margens do Arroio Luiz Rau, investigação da qualidade ambiental do local e um bate-papo sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. Os materiais coletados serão encaminhados para a Cooperativa Univale, responsável pela destinação adequada dos resíduos.

A organização também disponibilizará luvas e sacos de lixo para os participantes.

Participação das escolas

A trilha terá a participação direta de estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Presidente Kennedy e Marechal Cândido Rondon, além do envolvimento da comunidade do entorno.

O educador ambiental e articulador de projetos ambientais da Semapa, Hoeslen Mauzer, destacou a importância da participação coletiva nas ações de sustentabilidade. “O processo de transformação da nossa cidade em um modelo sustentável tem avançado positivamente; no entanto, é fundamental que reconheçamos que esse esforço é responsabilidade compartilhada de todos os cidadãos”, afirmou Mauzer.

Ampliação do aprendizado

Para a coordenadora pedagógica da EMEF Marechal Cândido Rondon, Deise Simonelli Schindler, a atividade representa uma oportunidade de ampliar o aprendizado dos estudantes sobre os impactos das ações humanas no meio ambiente. “Fomos convidados pelo Hoeslen para participar da trilha no Arroio Luiz Rau, que passa em nosso bairro. É um momento importante, uma oportunidade de aprendizagem e conscientização, de perceber os impactos das ações humanas no meio ambiente. Além disso, a experiência fortalece o vínculo dos estudantes com a comunidade e incentiva atitudes de cuidado e responsabilidade com o lugar onde vivem”, ressaltou Deise.

Segundo a organização, a expectativa é que a atividade tenha duração aproximada de uma hora e quinze minutos.

Foto: Júlia Monteiro/Decom-EV/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/06/2026 0 Comentários 55 Visualizações
Projetos especiais

Plogging reúne cerca de 100 participantes e recolhe 610 kg de resíduos em Estância Velha

Por Jonathan da Silva 15/06/2026
Por Jonathan da Silva

Cerca de 100 pessoas participaram da ação Plogging Pegada Neutra em Estância Velha realizada neste sábado (13). A iniciativa reuniu moradores da cidade e de municípios vizinhos em uma atividade que combinou prática de exercícios físicos com coleta de resíduos descartados irregularmente. Realizado no bairro Lago Azul, o evento faz parte do Movimento Pegada Neutra, desenvolvido pelo Sinpasul, Fiergs e Pegada Neutra, em parceria com a Prefeitura, com o objetivo de promover conscientização ambiental e incentivar hábitos sustentáveis.

A atividade teve início em frente à EMEI Criança Feliz e se estendeu por aproximadamente uma hora e meia. Durante o percurso pelas ruas do bairro, os participantes recolheram resíduos encontrados em espaços públicos, contando com o apoio de um caminhão da Secretaria Municipal de Obras para o transporte do material coletado.

Coleta de resíduos

Ao final da mobilização, foram recolhidos cerca de 610 quilos de resíduos descartados de forma irregular. A ação chamou a atenção de moradores ao longo do trajeto e envolveu participantes de diferentes faixas etárias, incluindo famílias e grupos de amigos.

O plogging é um movimento que une caminhada ou corrida à coleta de lixo durante o percurso. A prática busca estimular a preservação ambiental por meio de ações realizadas em espaços públicos, além de incentivar a reflexão sobre o descarte correto de resíduos.

Participação da comunidade

Moradora de Portão, Adoli Basso participou da atividade e destacou a proposta da iniciativa. “Adorei a ação, pois somos responsáveis pelos resíduos que geramos. É uma excelente oportunidade para refletirmos sobre esse tema tão importante”, afirmou Adoli.

Segundo ela, a divulgação do evento pelas redes sociais foi decisiva para sua participação. “Fiquei sabendo da ação pelas redes sociais e fiz questão de participar”, completou a moradora da cidade vizinha de Estância Velha.

Mobilização ambiental

O Plogging Pegada Neutra integra o Movimento Pegada Neutra, iniciativa desenvolvida pelo Sinpasul, Fiergs e Pegada Neutra em parceria com a Prefeitura de Estância Velha. A proposta do projeto é promover ações voltadas à conscientização ambiental e estimular a participação da comunidade em atividades relacionadas à preservação dos espaços urbanos.

Foto: Richard Silva/Decom-EV/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/06/2026 0 Comentários 87 Visualizações
Variedades

Comusa promove palestra sobre gestão de resíduos sólidos para servidores

Por Jonathan da Silva 11/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Comusa realizou, nos dias 10 e 11 de junho, uma palestra sobre gestão de resíduos sólidos urbanos para servidores da autarquia, em Novo Hamburgo. A atividade fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente e foi realizada no Auditório do Parque Floresta Imperial. O objetivo foi ampliar o conhecimento dos participantes sobre o gerenciamento de resíduos, promover a reflexão sobre os desafios ambientais relacionados ao tema e incentivar a adoção de práticas mais conscientes no ambiente de trabalho e no cotidiano.

Intitulada “Resíduo Sólido Urbano (RSU) = Nosso Lixo”, a palestra reuniu servidores em dois encontros voltados à troca de experiências, ao debate sobre a destinação adequada dos resíduos e à discussão de alternativas para aprimorar os processos internos da autarquia.

Desafios da gestão de resíduos

A atividade foi conduzida pela bióloga Francine Schulz, uma das responsáveis técnicas pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) da Comusa. Durante a apresentação, ela abordou conceitos relacionados aos resíduos sólidos urbanos e explicou os desafios enfrentados pela autarquia na gestão desses materiais.

Segundo a bióloga, a discussão sobre o tema é necessária diante do cenário ambiental atual. “Um dos maiores problemas do planeta hoje é a geração e o acúmulo de resíduos sólidos”, destacou Francine.

Além da exposição técnica, os encontros abriram espaço para que os servidores compartilhassem percepções e sugestões voltadas ao aprimoramento das práticas adotadas pela Comusa.

Separação correta dos resíduos

Durante a palestra, Francine enfatizou a importância da separação adequada dos resíduos como uma ferramenta para reduzir impactos ambientais e aumentar a eficiência dos processos de reciclagem e destinação final.

De acordo com ela, atitudes cotidianas podem contribuir para diminuir o volume de materiais encaminhados aos aterros sanitários.

A responsável técnica pelo PGRS também destacou o papel dos servidores na busca por soluções para os desafios enfrentados pela autarquia. “Como Comusa, temos desafios a enfrentar. Momentos como esse permitem refletir sobre os pontos que precisam ser aprimorados e pensar em soluções sustentáveis para o futuro”, afirmou a especialista.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/06/2026 0 Comentários 74 Visualizações
Projetos especiais

Sala Verde promove formação sobre Educação Lixo Zero em Cruz Alta

Por Jonathan da Silva 10/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Sala Verde Padre Amstad, iniciativa da Cooperativa Educredi, realizará uma formação gratuita sobre Educação Lixo Zero em Cruz Alta no sábado, dia 13 de junho. A atividade ocorrerá das 9h às 11h na Escola Estadual de Ensino Básico Venâncio Aires e será direcionada a professores, gestores escolares, educadores ambientais e pessoas interessadas em sustentabilidade. O objetivo é capacitar participantes para a implementação de práticas de gestão de resíduos nas escolas e fortalecer a relação entre educação ambiental e comunidade.

A formação integra as ações itinerantes desenvolvidas pela Sala Verde Padre Amstad e abordará conceitos de sustentabilidade, estratégias de redução de resíduos e formas de aplicação dos princípios do movimento Lixo Zero no ambiente escolar.

Conteúdo voltado à prática

A atividade será conduzida pela sócia-fundadora da Apoena Socioambiental, Daiana Schwengber, que atua na área de educação ambiental. Durante o encontro, os participantes terão acesso a conteúdos teóricos e orientações práticas para desenvolver projetos relacionados à sustentabilidade nas instituições de ensino.

Segundo Daiana, a proposta é apresentar ferramentas que possam ser aplicadas diretamente no cotidiano escolar. “Vou levar uma metodologia prática, mostrando passo a passo de como tirar a sustentabilidade do papel e aplicar o conceito Lixo Zero nas escolas”, destaca a fundadora.

Além dos conteúdos sobre gestão de resíduos, a programação abordará formas de mobilizar a comunidade escolar para a adoção de hábitos sustentáveis e para a destinação adequada dos materiais descartados.

Integração com cooperativas de catadores

Um dos pontos abordados durante a formação será a aproximação entre as escolas e as cooperativas de catadores de Cruz Alta. A iniciativa busca demonstrar como as ações desenvolvidas no ambiente escolar podem contribuir para a gestão de resíduos e gerar impactos na comunidade.

Segundo Daiana Schwengber, a proposta é relacionar o conteúdo trabalhado em sala de aula com a realidade local. “O evento vai trazer o protagonismo das cooperativas de catadores da cidade, que já fazem um trabalho fundamental de educação ambiental e também na parte de coleta de resíduos sólidos”, ressalta a especialista.

Os participantes também receberão certificado e material digital de apoio para auxiliar na implementação das iniciativas em suas instituições.

O que é a Sala Verde Padre Amstad

Criada em 2018, a Sala Verde Padre Amstad promove ações de educação ambiental e de incentivo à cultura cooperativista em diferentes municípios do Rio Grande do Sul. De acordo com a organização, mais de 100 professores já participaram das capacitações realizadas pelo projeto.

O diretor-presidente da Cooperativa Educredi, Elson Sena, destaca a importância da educação ambiental diante dos desafios relacionados às mudanças climáticas e à preservação dos recursos naturais. “Passamos, então, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Estamos enfrentando algumas informações sobre os níveis de águas que nós teremos no final do ano, as mudanças climáticas, outros fatores que acontecem na questão ambiental”, comenta Sena, lembrando que este é o papel da Sala Verde.

Para a palestrante Daiana Schwengber, a realização de atividades em municípios do interior contribui para ampliar o alcance das ações de conscientização ambiental. “A Sala Verde está saindo da região metropolitana e indo para o interior do Estado levar conhecimento e práticas na área de educação ambiental”, conclui a especialista.

Foto: Apoena Socioambiental/Divulgação | Fonte: Assessoria
10/06/2026 0 Comentários 85 Visualizações
Projetos especiais

Campanha busca ampliar adesão à coleta seletiva em Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva 10/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul lançou oficialmente nesta terça-feira (8) a campanha “Separou. Reciclou.”, iniciativa que pretende ampliar a adesão da população à coleta seletiva e incentivar a destinação correta dos resíduos recicláveis. A ação foi apresentada no Salão Nobre do Palacinho pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), com patrocínio do Ministério Público do Rio Grande do Sul. A campanha será desenvolvida nos próximos meses por meio de ações de comunicação, educação ambiental e orientação à comunidade, com o objetivo de aumentar a quantidade de materiais encaminhados para reciclagem no município.

Embora a coleta seletiva já atenda toda a área urbana de Santa Cruz do Sul, o volume de materiais recicláveis recolhidos ainda está abaixo do potencial estimado. Por isso, a campanha também pretende reforçar informações sobre os dias e horários de recolhimento em cada bairro, facilitando a participação dos moradores.

Lançamento da campanha

Durante o evento de lançamento, a secretária municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Prissila Bordignon, apresentou os objetivos e as estratégias da iniciativa. “A campanha estará na divulgação, na orientação, na conscientização e, principalmente, na prática. Queremos transformar informação em atitude e atitude em resultados concretos para a nossa cidade”, afirmou a titular da pasta.

O prefeito Sérgio Moraes (PL) destacou a importância do trabalho de educação ambiental e o papel das crianças na mudança de hábitos relacionados ao descarte de resíduos. “A nossa esperança está nas crianças, elas vão ensinar os pais. Ainda vemos adultos jogando lixo pela janela dos carros e isso é muito triste. Precisamos de um trabalho forte nas escolas, porque as crianças vão cobrar atitudes corretas dentro de casa”, ressaltou o chefe do executivo santa-cruzense.

Representando o Ministério Público do Rio Grande do Sul, o promotor Érico Barin ressaltou a necessidade de ampliar a separação e a destinação correta dos resíduos no município. “É inconcebível que uma cidade que é referência em tantas áreas apresente números tão tímidos na separação e destinação correta dos resíduos”, observou Barin.

O promotor agradeceu ao município pela parceria e destacou três impactos associados à separação adequada dos resíduos: a prevenção de catástrofes ambientais, a geração de riqueza por meio da reciclagem e a redução de gastos públicos com o transporte e a destinação de resíduos para aterros sanitários.

Ações de comunicação e educação ambiental

A campanha prevê uma série de ações voltadas à conscientização da população. Um dos focos será o trabalho junto às escolas das redes pública e privada, por meio de atividades de educação ambiental destinadas aos estudantes.

A proposta é incentivar desde cedo a reflexão sobre a destinação correta dos resíduos e a responsabilidade individual na preservação ambiental.

Também já começou a instalação de faixas nos arcos da Rua Marechal Floriano com informações sobre os dias e horários da coleta seletiva em cada bairro. Além disso, placas informativas serão colocadas nas entradas dos bairros para orientar os moradores sobre o cronograma do serviço.

Durante a apresentação da campanha, a secretária municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Prissila Bordignon, mostrou os materiais que serão utilizados na divulgação da iniciativa.

Entre eles está um vídeo institucional de 30 segundos que será veiculado em emissoras de televisão pelos próximos três meses. Um segundo vídeo, com caráter educativo, será destinado às escolas do município.

A campanha também contará com spots de rádio, outdoors, busdoors, distribuição de flyers e ímãs informativos para ampliar o alcance das orientações sobre a coleta seletiva.

Mascote oficial

Outra ação anunciada foi a criação de uma mascote oficial para integrar as atividades educativas e de conscientização realizadas junto à comunidade escolar. O nome da personagem será definido por meio de uma enquete aberta à população.

Participação da comunidade

Como forma de incentivar a participação dos moradores, serão distribuídas sacolas biodegradáveis na cor laranja para o acondicionamento de materiais recicláveis, além de sacolas retornáveis para utilização no dia a dia.

A mobilização também prevê jogos educativos, ações de conscientização e outras atividades voltadas à promoção de hábitos sustentáveis e à ampliação da participação da população na coleta seletiva.

Foto: Claudine Friedrich/Divulgação | Fonte: Assessoria
10/06/2026 0 Comentários 77 Visualizações
Cidades

Matinho da Prefeitura em Estância Velha recebe atividades pelo Dia do Meio Ambiente

Por Jonathan da Silva 03/06/2026
Por Jonathan da Silva

O Matinho da Prefeitura, em Estância Velha, receberá uma programação voltada à educação ambiental em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente nesta sexta-feira, 5 de junho. A atividade ocorrerá a partir das 15h, reunindo famílias, crianças e comunidade em um espaço ao ar livre com ações promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (Semapa), em parceria com o Grupo Intersetorial Criança na Cidade.

A iniciativa integra a programação da Semana do Meio Ambiente e busca incentivar a aproximação da população com a natureza por meio de atividades educativas, recreativas e de convivência em um dos espaços verdes do município.

Programação ao ar livre

A proposta é transformar o local em um ambiente de educação ambiental, com atividades voltadas especialmente ao público infantil. Entre as atrações previstas estão trilha ecológica infantil, contação de histórias, brincadeiras e a construção de um mural coletivo em homenagem ao graxaim, animal escolhido como símbolo da reserva.

Além das atividades programadas, os participantes são orientados a levar lanche, água, chimarrão, panos para sentar e cadeiras, estimulando a permanência das famílias no local durante a programação.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura de Estância Velha, Viviane Diogo, destacou os objetivos da ação. “Este será um momento de fechamento da nossa Semana do Meio Ambiente, trazendo uma grande oportunidades para que todos possam explorar a mata, participar das atividades educativas e interagir com o ambiente natural”, afirmou a titular da pasta.

Semana do Meio Ambiente

A atividade marca o encerramento das ações desenvolvidas durante a Semana do Meio Ambiente em Estância Velha. A proposta é promover a conscientização ambiental e estimular a ocupação dos espaços públicos de forma integrada à preservação da natureza.

Serviço

  • O quê: Dia do Meio Ambiente das Crianças
  • Quando: Sexta-feira, 5 de junho, a partir das 15h
  • Onde: Matinho da Prefeitura (Rua Machado de Assis, 10, bairro União, Estância Velha)
  • Quanto: Gratuito
  • Orientação aos participantes: levar lanche, água, chimarrão, panos para sentar e cadeiras
Foto: Arquivo/PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/06/2026 0 Comentários 66 Visualizações
Variedades

Comusa promove ações de educação ambiental durante a Semana do Meio Ambiente

Por Jonathan da Silva 03/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo está realizando uma série de atividades voltadas à conscientização ambiental ao longo desta semana, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quinta-feira, 5 de junho. As ações tiveram início nesta segunda-feira (1º) e incluem visitas técnicas, atividades de orientação à população e iniciativas de diálogo com a comunidade, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre temas relacionados ao saneamento e à preservação ambiental.

A programação começou com uma visita técnica de atletas das categorias de base do Esporte Clube Novo Hamburgo à Estação de Tratamento de Água (ETA). A atividade foi conduzida pela servidora do setor Socioambiental da Comusa, Monique Campagnoni, que apresentou o processo de tratamento da água e acompanhou os participantes em um percurso pelas instalações da unidade.

Informações sobre a ETE Luiz Rau

Na terça-feira (2), a autarquia promoveu um plantão social na Praça do Imigrante, no Centro de Novo Hamburgo, em parceria com a empresa Socialis Consultoria, Pesquisa e Assessoria. A ação teve como foco informar a população sobre as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Luiz Rau.

Durante a atividade, cerca de 50 pessoas foram abordadas e receberam informações sobre o trabalho técnico social desenvolvido desde 2022 em torno do empreendimento. Também foram distribuídos folders explicativos sobre a obra.

Além do material informativo, a população recebeu kits contendo sementes de manjericão, terra e embalagens biodegradáveis, como forma de incentivar práticas sustentáveis no dia a dia.

Diálogo com a comunidade

Para a servidora Monique Campagnoni, o contato direto com os moradores permite ampliar a participação da comunidade nas iniciativas desenvolvidas pela autarquia. “Além de levar informações sobre as obras, esse contato permite ouvir a população. Todas as dúvidas, críticas e sugestões são registradas e encaminhadas para análise da Comusa”, destaca Monique.

Programação continua

As atividades integram a programação da Semana do Meio Ambiente e seguem nos próximos dias. De acordo com a Comusa, a proposta é promover ações de educação ambiental e estimular a reflexão sobre a importância da preservação dos recursos naturais e dos serviços de saneamento para a população.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
03/06/2026 0 Comentários 78 Visualizações
Projetos especiais

Conexão Verde é destaque no 1º Seminário de Educação Ambiental de Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 03/06/2026
Por Jonathan da Silva

O Projeto Conexão Verde foi um dos principais temas do 1º Seminário de Educação Ambiental, realizado na noite desta segunda-feira (1º), no auditório do 10º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, em Novo Hamburgo. Integrando a programação da Semana do Meio Ambiente, o evento reuniu representantes das cooperativas Colabore e Univale, integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU) e membros da comunidade para apresentar resultados da gestão de resíduos sólidos e debater iniciativas voltadas à sustentabilidade. A ação busca ampliar o engajamento da população em práticas de preservação ambiental e fortalecer a reciclagem solidária no município.

Durante o seminário, foram apresentados dados sobre as atividades desenvolvidas em 2025 pelas cooperativas Colabore e Univale. O balanço apontou que cerca de 5 mil toneladas de materiais recicláveis, como vidro, plástico, metal e papel, foram recicladas e deixaram de ser destinadas a aterros sanitários. O resultado contempla o trabalho realizado pelas unidades da Colabore em Novo Hamburgo e São Leopoldo, além da atuação da Univale.

Atuação das cooperativas

A diretora de Limpeza Urbana da Prefeitura de Novo Hamburgo, Cristiane Hermann, destacou a relevância das cooperativas para a cidade e reconheceu o trabalho dos profissionais envolvidos na coleta seletiva. “Quero dizer que o município de Novo Hamburgo tem muito orgulho do trabalho das cooperativas. E quero que vocês lembrem sempre que são protagonistas, que são profissionais e que o trabalho de vocês faz a diferença”, afirmou Cristiane.

O que é o projeto Conexão Verde

Um dos momentos centrais do encontro foi a apresentação do Projeto Conexão Verde, conduzida pela vice-presidente da Cooperativa Colabore, Tássia Rodrigues. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a reciclagem solidária e a gestão sustentável dos resíduos, incentivando a participação da comunidade em ações voltadas à preservação ambiental.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Novo Hamburgo, Anderson Bertotti, ressaltou a importância da atuação conjunta entre poder público, cooperativas e população para ampliar os resultados das ações ambientais no município. “O Conexão Verde representa um passo importante para fortalecer a consciência ambiental e ampliar o envolvimento da comunidade com práticas sustentáveis. Quando famílias, cooperativas e poder público trabalham juntos, conseguimos ampliar o impacto positivo das ações de sustentabilidade em toda a cidade”, destacou o titular da pasta.

Programação continua

A Semana do Meio Ambiente de Novo Hamburgo segue até quinta-feira, dia 4, com atividades promovidas em diferentes locais do município. A programação conta com ações educativas e atividades voltadas à conscientização ambiental.

Foto: Weslei Fillmann/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/06/2026 0 Comentários 82 Visualizações
Variedades

Descarte correto de eletrônicos pode ser feito em milhares de pontos de coleta no país

Por Jonathan da Silva 02/06/2026
Por Jonathan da Silva

Durante o Mês do Meio Ambiente, consumidores de todo o Brasil podem realizar o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos por meio de mais de 17 mil Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) disponibilizados pela Circulare em mais de 5,5 mil municípios, inclusive no Rio Grande do Sul. A iniciativa busca ampliar a destinação adequada de equipamentos e acessórios eletrônicos, que não devem ser descartados no lixo comum nem encaminhados à coleta seletiva devido ao potencial de contaminação ambiental. Além dos pontos de coleta para itens pequenos e médios, a empresa oferece coleta domiciliar gratuita para eletrodomésticos com mais de 30 quilos.

Segundo a Circulare, podem ser entregues nos PEVs produtos como celulares, computadores, panelas elétricas, secadores de cabelo, fones de ouvido e outros equipamentos eletrônicos de pequeno e médio porte. Os pontos de coleta incluem agências dos Correios, o que amplia a cobertura do serviço em diferentes regiões do país.

Estrutura de reciclagem

De acordo com a empresa, todos os resíduos recolhidos são encaminhados para cerca de 50 recicladores homologados em território nacional. Após a coleta, os materiais passam por triagem e processamento com rastreabilidade integral, permitindo o acompanhamento do destino dos resíduos e sua reciclagem.

A Circulare informa que já possibilitou o reaproveitamento de mais de 210 mil toneladas de resíduos eletroeletrônicos desde 2021. Somente em 2024, a atividade da cadeia gerou R$ 45 milhões. A proposta é reinserir os materiais reciclados no ciclo produtivo, reduzindo a necessidade de extração de novas matérias-primas.

Orientação ao consumidor

O CEO da Circular Brain, Marcus Oliveira, afirma que ainda existe desconhecimento sobre as formas adequadas de descarte desses materiais. “Muita gente ainda guarda uma montanha de celulares, mouses ou fones quebrados em gavetas dentro de casa, e não sabe que pode entregar, sem custos, em pontos de coleta próprios para esses resíduos. Entre os PEVs da Circulare, estão as agências dos Correios, o que facilita a logística do consumidor”, explica Oliveira.

Além dos pontos de entrega, a empresa disponibiliza um serviço de coleta domiciliar gratuita para equipamentos de maior porte. Geladeiras, fogões, máquinas de lavar e outros eletroeletrônicos com mais de 30 quilos podem ser recolhidos diretamente na residência do consumidor mediante cadastro prévio e agendamento.

Coleta de equipamentos pesados

Segundo a empresa, o serviço busca oferecer uma alternativa para consumidores que substituem eletrodomésticos e não sabem como realizar o descarte do equipamento antigo. “É muito comum que o consumidor faça uma grande pesquisa antes de trocar uma geladeira, por exemplo. Mas ele esquece de pensar o que vai fazer com o modelo antigo. A coleta domiciliar vem para ajudá-lo a lidar com esse desafio”, ressalta o CEO. “Do nosso lado, asseguramos que o equipamento passará pela jornada correta pós-consumo, sendo reciclado e retornando para a economia”, completa Oliveira.

Rede nacional

A Circulare atua como um ecossistema de economia circular voltado ao setor de eletroeletrônicos, conectando fabricantes, importadores, varejistas, operadores de reciclagem e consumidores. A estrutura conta com mais de 17 mil pontos de coleta e 54 operadores de reciclagem homologados, com presença em todos os municípios brasileiros. O ponto mais próximo pode ser conferido em circulare.com.br/como-descartar-eletronicos.

De acordo com a organização, 211 mil toneladas de resíduos eletroeletrônicos já foram processadas desde o início das operações. A rede é mantida pela Circular Brain, responsável pela infraestrutura tecnológica, governança e logística reversa, e pelo Instituto Circulare, que atua na articulação com o setor público.

Foto: Markus Spiske/Divulgação | Fonte: Assessoria
02/06/2026 0 Comentários 83 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO