A Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) definiu que a 19ª Semana do Empreendedor será realizada entre os dias 8 e 11 de março de 2027, no Hall do Centro de Eventos do Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. A antecipação do evento em relação às edições anteriores foi definida pela organização para evitar a concentração de eventos nos meses de abril e maio e abrir o calendário anual de atividades da entidade. A decisão ocorre após a edição de 2026 superar a expectativa de público, reunindo mais de 1,2 mil participantes em palestras, painéis, workshop, feira de negócios e debates voltados ao empreendedorismo.
Segundo o presidente da Associação dos Jovens Empreendedores (Ajesc) e vice-presidente de Eventos da Assemp, Jonas Batista, a alteração da data busca ampliar a mobilização dos empreendedores no início do ano. “Nossa ideia de antecipação em um mês deve-se à quantidade de eventos locais e regionais em abril e maio e ao fim do período de férias. Assim, iniciaremos o Calendário de Eventos da Assemp com a mobilização dos empreendedores”, destaca Batista.
Crescimento de público
Realizada entre os dias 15 e 17 de abril de 2026, a 18ª Semana do Empreendedor registrou mais de 1,2 mil inscritos, número que representa crescimento superior a 100% em comparação à edição anterior, que reuniu 550 participantes.
Durante os três dias de programação, empresários, profissionais, especialistas e empreendedores participaram de palestras, painéis, workshop e atividades voltadas à gestão empresarial. Entre os temas abordados estiveram marketing, comunicação, vendas, inteligência artificial, inovação, reforma tributária, cadeia automotiva, varejo e estratégias de crescimento.
A programação também contou com a realização da 2ª Feira do Empreendedor Ajesc, que disponibilizou 10 espaços destinados ao networking e à troca de experiências entre os participantes. “Unimos ao evento, a 2ª Feira do Empreendedor Ajesc, com 10 espaços dedicados ao networking e à troca de experiências entre os participantes, e o resultado foi muito positivo”, completa Batista.
Como foi o evento
Além das palestras e debates, o evento abordou temas relacionados à inovação, segurança de dados, tendências de consumo e ferramentas tecnológicas aplicadas ao ambiente empresarial. O formato buscou aproximar teoria e prática, tratando de assuntos ligados aos desafios enfrentados por empresas e profissionais.
Segundo Jonas Batista, a participação do público ao longo da programação reforçou o interesse por iniciativas voltadas ao desenvolvimento profissional e empresarial. “Tivemos palestras lotadas, circulação intensa nos espaços do evento e interação entre participantes. Tudo isso evidencia o interesse crescente por iniciativas voltadas ao desenvolvimento profissional e empresarial. Por isso, também já projetamos um grande evento para o próximo ano”, frisa Batista.
A edição de 2026 contou com palestras ministradas por profissionais de diferentes áreas. A abertura foi conduzida por Marcos Tonin. Também participaram da programação Rogério Pereira, Kathleen Krüger, Douglas Scheibler, Vilmar Thomé, Hojana Lüdtke, Daiana Rosa da Silva, Matheus Rosa, Raquel Portela, Keilon Ritter, Eduardo Bittencourt, Guilherme Pedrozo da Silva, Pablo Constantino, Guto Ortac, Francine Rabuske, André Figueira e Tiago Moraes.
O encerramento teve apresentações de Fabi Nunes e do empresário santa-cruzense Anderson Dick, da FuelTech.
A 18ª Semana do Empreendedor foi realizada pela Assemp, com apoio do município de Santa Cruz do Sul, da Associação dos Jovens Empreendedores (Ajesc), da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação dos Vales do Rio Pardo e Taquari (Ativales), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Sicredi Vale do Rio Pardo, além de patrocínio da Prime Leaf e da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo.


