Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

santa cruz do sul

Variedades

CBnet apresenta plano de expansão e projeta instalação em Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva 26/06/2026
Por Jonathan da Silva

A diretoria da CBnet Telecomunicações apresentou, na manhã desta sexta-feira (26), ao prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes (PL), o plano de expansão da empresa para o município. O encontro ocorreu no Palacinho e reuniu representantes da operadora e da administração municipal para discutir investimentos, a instalação de um escritório na cidade e possíveis parcerias com o poder público. A iniciativa faz parte da expansão da empresa para a região Central do estado, iniciada em 2025.

Participaram da reunião os diretores da CBnet Telecomunicações, Junior Batistta e Maurício Sonda, o gerente regional, Douglas de Oliveira, o gestor de negócios, Fernando Azevedo, e o subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município, Nilmar Piva Bortolotto.

Expansão para a região Central

Com atuação há 19 anos no mercado e mais de 13 mil clientes distribuídos em diversas regiões do Rio Grande do Sul, a CBnet informou que pretende estabelecer uma unidade em Santa Cruz do Sul como parte de sua estratégia de crescimento.

Segundo o gestor de negócios da CBnet Telecomunicações, Fernando Azevedo, a escolha do município está relacionada ao cenário econômico local. “Vocês caminham na contramão do Rio Grande do Sul, têm uma economia consistente e são uma cidade que cresce”, afirmou Azevedo.

O dirigente acrescentou que Santa Cruz do Sul passou a ocupar posição estratégica nos planos da empresa. “A gente brinca que Santa Cruz virou a capital do estado, tem acesso facilitado à Porto Alegre e quem vem para cá não volta mais”, ponderou Azevedo.

Portfólio de serviços

Durante a apresentação, os representantes da empresa informaram que a CBnet oferece serviços de internet por fibra óptica, telefonia fixa e móvel, TV por assinatura, monitoramento por câmeras e soluções em energia. A operadora também possui experiência no atendimento ao setor público e pretende estabelecer parcerias com o município para contribuir com o desenvolvimento tecnológico de Santa Cruz do Sul.

Foto: Évelin Nyland/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/06/2026 0 Comentários 20 Visualizações
Variedades

Prefeitura de Santa Cruz do Sul apoiará corrida para incentivar doação de órgãos

Por Jonathan da Silva 26/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul confirmou apoio à realização de uma corrida e caminhada de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, prevista para ocorrer durante o Setembro Verde, campanha dedicada à sensibilização da população sobre o tema. A iniciativa foi apresentada ao prefeito Sérgio Moraes (PL) pela transplantada renal Rafaela Santana, que recebeu um rim doado em vida por uma prima em 2021, durante a pandemia de Covid-19. O evento busca ampliar o debate sobre a importância da doação de órgãos e esclarecer informações sobre o processo de transplantes.

Durante a reunião, Rafaela Santana relatou que a proposta surgiu da necessidade de ampliar o conhecimento da população sobre a doação de órgãos e tecidos. Segundo ela, ainda há desconhecimento sobre aspectos como a possibilidade de transplante renal com doador vivo, o potencial de um único doador salvar até oito vidas e a importância de comunicar à família o desejo de ser doador. “Espero realmente que sejamos hexa nesta Copa do Mundo, mas com certeza nós já somos campeões”, afirmou Rafaela, ao relembrar que o Brasil é campeão mundial em doação de órgãos e tecidos.

Mobilização contará com apoio do município

A administração municipal informou que dará suporte à organização do evento. Entre as ações previstas estão a disponibilização de infraestrutura, ambulância, vacinação contra a gripe e outras atividades durante a programação.

Também foi sugerida a iluminação de prédios públicos na cor verde durante a semana de conscientização, que culmina com o Dia Nacional do Doador de Órgãos, celebrado em 27 de setembro.

Participação de secretarias

Além do prefeito Sérgio Moraes e de Rafaela Santana, participaram da reunião a diretora de Atenção Básica, Clauceane Venzke Zell, e o secretário municipal de Esporte e Lazer, Daiton Mergen. O planejamento da corrida e caminhada segue em andamento e integra as ações previstas para o Setembro Verde no município.

Foto: Ana Souza/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/06/2026 0 Comentários 44 Visualizações
Variedades

Semana do Empreendedor 2027 será realizada de 8 a 11 de março em Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva 26/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) definiu que a 19ª Semana do Empreendedor será realizada entre os dias 8 e 11 de março de 2027, no Hall do Centro de Eventos do Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. A antecipação do evento em relação às edições anteriores foi definida pela organização para evitar a concentração de eventos nos meses de abril e maio e abrir o calendário anual de atividades da entidade. A decisão ocorre após a edição de 2026 superar a expectativa de público, reunindo mais de 1,2 mil participantes em palestras, painéis, workshop, feira de negócios e debates voltados ao empreendedorismo.

Segundo o presidente da Associação dos Jovens Empreendedores (Ajesc) e vice-presidente de Eventos da Assemp, Jonas Batista, a alteração da data busca ampliar a mobilização dos empreendedores no início do ano. “Nossa ideia de antecipação em um mês deve-se à quantidade de eventos locais e regionais em abril e maio e ao fim do período de férias. Assim, iniciaremos o Calendário de Eventos da Assemp com a mobilização dos empreendedores”, destaca Batista.

Crescimento de público

Realizada entre os dias 15 e 17 de abril de 2026, a 18ª Semana do Empreendedor registrou mais de 1,2 mil inscritos, número que representa crescimento superior a 100% em comparação à edição anterior, que reuniu 550 participantes.

Durante os três dias de programação, empresários, profissionais, especialistas e empreendedores participaram de palestras, painéis, workshop e atividades voltadas à gestão empresarial. Entre os temas abordados estiveram marketing, comunicação, vendas, inteligência artificial, inovação, reforma tributária, cadeia automotiva, varejo e estratégias de crescimento.

A programação também contou com a realização da 2ª Feira do Empreendedor Ajesc, que disponibilizou 10 espaços destinados ao networking e à troca de experiências entre os participantes. “Unimos ao evento, a 2ª Feira do Empreendedor Ajesc, com 10 espaços dedicados ao networking e à troca de experiências entre os participantes, e o resultado foi muito positivo”, completa Batista.

Como foi o evento

Além das palestras e debates, o evento abordou temas relacionados à inovação, segurança de dados, tendências de consumo e ferramentas tecnológicas aplicadas ao ambiente empresarial. O formato buscou aproximar teoria e prática, tratando de assuntos ligados aos desafios enfrentados por empresas e profissionais.

Segundo Jonas Batista, a participação do público ao longo da programação reforçou o interesse por iniciativas voltadas ao desenvolvimento profissional e empresarial. “Tivemos palestras lotadas, circulação intensa nos espaços do evento e interação entre participantes. Tudo isso evidencia o interesse crescente por iniciativas voltadas ao desenvolvimento profissional e empresarial. Por isso, também já projetamos um grande evento para o próximo ano”, frisa Batista.

A edição de 2026 contou com palestras ministradas por profissionais de diferentes áreas. A abertura foi conduzida por Marcos Tonin. Também participaram da programação Rogério Pereira, Kathleen Krüger, Douglas Scheibler, Vilmar Thomé, Hojana Lüdtke, Daiana Rosa da Silva, Matheus Rosa, Raquel Portela, Keilon Ritter, Eduardo Bittencourt, Guilherme Pedrozo da Silva, Pablo Constantino, Guto Ortac, Francine Rabuske, André Figueira e Tiago Moraes.

O encerramento teve apresentações de Fabi Nunes e do empresário santa-cruzense Anderson Dick, da FuelTech.

A 18ª Semana do Empreendedor foi realizada pela Assemp, com apoio do município de Santa Cruz do Sul, da Associação dos Jovens Empreendedores (Ajesc), da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação dos Vales do Rio Pardo e Taquari (Ativales), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Sicredi Vale do Rio Pardo, além de patrocínio da Prime Leaf e da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo.

Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/06/2026 0 Comentários 40 Visualizações
Variedades

Empreendedoras participam de rodada de negócios da CDL Mulher em Santa Cruz

Por Jonathan da Silva 25/06/2026
Por Jonathan da Silva

Cerca de 60 mulheres empreendedoras participaram da segunda edição da Rodada de Negócios promovida pela CDL Mulher, núcleo da CDL Santa Cruz do Sul. O encontro foi realizado na manhã desta quinta-feira (25), na sede da entidade, com o objetivo de estimular o networking, a troca de experiências e a geração de oportunidades comerciais entre empresárias de diferentes segmentos. A iniciativa ocorreu simultaneamente às ações promovidas pelas demais unidades da CDL Mulher no Rio Grande do Sul, que realizaram a quarta edição estadual do evento.

Durante a programação, cada participante teve um minuto para apresentar seu negócio em formato de pitch. Após as apresentações, as empreendedoras participaram de um momento de interação livre voltado à troca de contatos, materiais de divulgação, cartões de visita e experiências profissionais.

A proposta da Rodada de Negócios é criar um ambiente de aproximação entre lideranças femininas, permitindo a construção de novas parcerias e o compartilhamento de vivências do universo empresarial.

Objetivo do encontro

Segundo a coordenadora da CDL Mulher, Ana Machado, o evento busca fortalecer o espaço de diálogo entre mulheres que atuam no empreendedorismo. “A Rodada de Negócios nada mais é do que uma oportunidade ímpar para a troca de experiências e a geração de novas parcerias comerciais. E nisso, acredito que atingimos plenamente o objetivo”, observou Ana.

O presidente da CDL Santa Cruz do Sul, Gilberto Eidt, destacou a participação das empresárias na iniciativa. “É uma oportunidade importante na qual cada uma pode conhecer gestoras de empresas de diferentes segmentos, as dores das outras e também partilha de conhecimento”, citou Eidt.

Troca de experiências

Entre as participantes estava a corretora de imóveis Simoni Fagundes, da Imogroup, que ressaltou a importância do contato com profissionais de diferentes áreas de atuação. “Eu estou atuando no mercado imobiliário a pouco tempo, mas já sei quais as dificuldades do setor. Mas também sabe-se que muitas questões são comuns entre as empreendedoras e conhecer e esta troca de ideias é fundamental para que se possa aprimorar e crescer enquanto mulher e profissional”, comentou Simoni.

Foto: Alencar da Rosa/Divulgação | Fonte: Assessoria
25/06/2026 0 Comentários 39 Visualizações
Projetos especiais

Ambulatório de Santa Cruz promove festa junina educativa para pacientes com diabetes

Por Jonathan da Silva 25/06/2026
Por Jonathan da Silva

Cerca de 60 pacientes participaram de uma festa junina educativa promovida pelo Ambulatório de Diabetes de Santa Cruz do Sul na tarde desta quarta-feira (24), espaço vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesa). Realizada na sede do serviço, localizada na Rua Capitão Pedro Werlang, 59, no Centro da cidade, a atividade teve como objetivo orientar pessoas com diabetes sobre o consumo de alimentos típicos das festividades juninas, demonstrando que a doença não impede a participação nas celebrações quando há controle alimentar e acompanhamento adequado.

A programação reuniu integrantes dos grupos de educação em diabetes, realizados três vezes por semana pelo ambulatório. Com decoração temática, pescaria e distribuição de quitutes tradicionais, a atividade buscou associar momentos de lazer à conscientização sobre o autocuidado e a alimentação.

Orientação nutricional durante as brincadeiras

Uma das principais atrações do evento foi a pescaria educativa. Os participantes pescavam alimentos típicos das festas juninas, como pipoca, pinhão, paçoquinha, cri-cri e bolo de fubá, e recebiam orientações sobre as quantidades recomendadas para consumo.

Segundo a nutricionista Giovana Bittencourt, a iniciativa teve como proposta esclarecer dúvidas frequentes sobre a alimentação de pessoas com diabetes. “O segredo é a porção e não o tipo de alimento”, explicou Giovana.

Para complementar as orientações, a profissional elaborou um material com informações nutricionais dos alimentos típicos das festas juninas, incluindo dados sobre calorias, carboidratos, proteínas, gorduras e fibras, além de equivalências nutricionais entre os produtos.

O que é realizado no espaço

Referência regional no atendimento a pacientes insulinodependentes, o Ambulatório de Diabetes atende aproximadamente 800 pessoas por mês. Conforme a nutricionista Giovana Bittencourt, a proposta do trabalho desenvolvido pela equipe é incentivar hábitos que contribuam para o controle da doença e a prevenção de complicações. A especialista destacou ainda a importância do monitoramento da glicemia para evitar problemas de saúde associados ao diabetes, como comprometimento renal, alterações na visão e amputações. “Mais do que orientar sobre medicamentos e o controle da glicemia, nosso objetivo é ajudar a pessoa com diabetes a conviver de forma saudável com a doença”, afirmou Giovana.

Participação de diferentes serviços

A organização da atividade envolveu toda a equipe do ambulatório, sob coordenação da responsável técnica Carmen Hamid. Os profissionais participaram da preparação da programação e das ações educativas realizadas durante o encontro.

O evento contou também com a presença do Escritório do Idoso, que distribuiu materiais informativos sobre seus serviços e atividades. A ação integrou ainda a programação do Junho Violeta, campanha voltada à conscientização sobre a prevenção e o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.

Segundo a nutricionista Giovana Bittencourt, a proposta da atividade foi reunir informação e práticas de educação em saúde em um ambiente de convivência. “Mais do que orientar sobre medicamentos e o controle da glicemia, nosso objetivo é ajudar a pessoa com diabetes a conviver de forma saudável com a doença”, pontuou Giovana.

Foto: Ana Souza/Divulgação | Fonte: Assessoria
25/06/2026 0 Comentários 34 Visualizações
Variedades

Grupo Casa Nova conclui infraestrutura e entrega áreas de lazer no Mirante do Vale

Por Jonathan da Silva 24/06/2026
Por Jonathan da Silva

O Grupo Casa Nova concluiu as obras de infraestrutura e realizou a entrega das áreas de uso comum do Loteamento Mirante do Vale, localizado na Avenida Deputado Euclides Nicolau Kliemann, nº 4.660, no bairro Esmeralda, em Santa Cruz do Sul. A entrega simbólica ocorre no mês em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, e marca a disponibilização de duas praças, equipamentos de lazer e espaços esportivos destinados aos moradores e à comunidade. O empreendimento reúne 499 lotes.

Com área total de 612 mil metros quadrados, o loteamento possui 396 mil metros quadrados reservados para áreas verdes. Nos espaços de uso comum, foram implantadas duas praças com playground e brinquedos infantis, além de campo de futebol, pista de caminhada e quadra de beach tennis.

A presidente da Associação dos Moradores do Bairro Esmeralda (Ambesc), Luiza Helena Lopes Chaves, acompanhou a entrega e ressaltou os reflexos do empreendimento para a região. “O Mirante dos Vales, além de trazer crescimento para o nosso bairro, atrai investimentos e melhora o comércio local e da região”, afirmou Luiza Helena.

Para a representante da associação, os equipamentos de lazer ampliam as opções de convivência para os moradores. “As áreas de esportes e lazer trazem um diferencial para o bairro, onde todos moradores vão ter mais um local para entretenimento familiar. O condomínio passa segurança para o bairro, pois possui um ambiente mais agradável e seguro para todos”, completou Luiza Helena.

Impacto para a comunidade

A diretora do Grupo Casa Nova, Amanda Passos, destacou a importância do empreendimento para o desenvolvimento da região e para a trajetória da empresa. “Inicia um novo capítulo da história do bairro Esmeralda, com mais desenvolvimento, esporte, lazer e qualidade de vida. E pra nós, do Grupo Casa Nova participar deste momento é motivo de muito orgulho. Este é o nosso propósito: transformar os ambientes e impactar positivamente a vida da comunidade”, expressou Amanda.

Preservação ambiental

Segundo o Grupo Casa Nova, o Mirante do Vale está entre os empreendimentos da empresa com maior percentual de área verde preservada. Do total da área do loteamento, aproximadamente dois terços foram destinados à arborização, áreas de preservação permanente e mata nativa. “Praticamente dois terços da área total foi destinada à arborização, preservação permanente ou mata nativa, tornando o Mirante uma referência em cuidado com o meio ambiente”, enfatizou Amanda.

Para marcar a entrega das praças, foi realizado o plantio de uma muda de flamboyant. De acordo com a empresa, em mais de 20 loteamentos já entregues, o Grupo Casa Nova soma mais de 1,5 milhão de metros quadrados de áreas preservadas, o equivalente a cerca de 210 campos de futebol.

O que é o Grupo Casa Nova

Fundado em 1991 por Gilmar Passos, o Grupo Casa Nova completa 35 anos em 2026 e atua nas áreas de incorporação, urbanização, locação de máquinas e equipamentos e comércio de materiais de construção.

De acordo com a empresa, já foram comercializados mais de 20 mil lotes em empreendimentos distribuídos por aproximadamente 130 municípios. Atualmente, o grupo contabiliza mais de 20 loteamentos entregues e mantém cerca de 90 empregos diretos.

Foto: Grupo Casa Nova/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/06/2026 0 Comentários 34 Visualizações
Esporte

Federação Gaúcha promove seminário sobre Eisstocksport em Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva 24/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport (FGDE) realizará o 1º Seminário Gaúcho de Eisstocksport nesta quinta-feira, 25 de julho, às 19h, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. Promovido pela entidade responsável pela modalidade no estado, o evento tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o esporte, abordar aspectos técnicos da prática e contribuir para o desenvolvimento da modalidade no Rio Grande do Sul. A programação será voltada à apresentação das regras básicas do Eisstocksport e à discussão sobre a disciplina dos atletas, temas considerados fundamentais para a organização e padronização das competições.

O seminário é a primeira iniciativa do gênero promovida pela FGDE e integra as ações da entidade voltadas ao fortalecimento da modalidade esportiva no estado. A proposta é reunir praticantes, dirigentes e interessados para discutir aspectos relacionados à prática do Eisstocksport e promover a troca de informações entre os participantes.

O que será abordado

Durante o encontro, serão apresentados conteúdos relacionados às regras básicas da modalidade e às normas de conduta dos atletas. Segundo a organização, esses temas são considerados importantes para garantir a uniformidade das competições e o cumprimento dos regulamentos esportivos.

A programação busca contribuir para a qualificação dos praticantes e para a consolidação de padrões que orientem o desenvolvimento do esporte em diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

Fortalecimento da modalidade

A realização do seminário faz parte das ações desenvolvidas pela Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport para ampliar a presença da modalidade no estado e incentivar a formação de novos atletas.

A entidade é presidida por Marcia Reis e tem Jair Vargas como vice-presidente e Milton Bressler como diretor técnico. De acordo com a presidente da federação, o evento representa uma etapa no processo de estruturação e expansão do esporte.

Este primeiro seminário é um marco para o Eisstocksport gaúcho. Acreditamos que a educação e a compreensão aprofundada das regras e da disciplina são essenciais para elevar o nível dos nossos atletas e expandir a paixão por este esporte tão singular”, afirma a presidente da Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport, Marcia Reis.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
24/06/2026 0 Comentários 42 Visualizações
Cultura

Gincana do Alemão abre inscrições para participação da comunidade em Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva 24/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Escola de Língua Alemã Auf gut Deutsch abriu as inscrições para a 3ª Gincana do Idioma Alemão, que será realizada ainda em 2026 em Santa Cruz do Sul. Pela primeira vez desde a criação do projeto, a participação será estendida a toda a comunidade, permitindo que pessoas de diferentes idades integrem as equipes da competição. A iniciativa é promovida pela escola com apoio da Secretaria Municipal de Educação e recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, com o objetivo de incentivar o aprendizado da língua alemã e valorizar a cultura germânica.

As inscrições podem ser realizadas por formulário eletrônico até o dia 3 de julho. Após o encerramento do prazo, os participantes serão distribuídos por sorteio oficial entre as sete equipes da competição, em evento marcado para o dia 7 de julho.

Ampliação da participação

Nas edições anteriores, a gincana foi voltada principalmente para estudantes. Em 2026, o projeto amplia seu alcance e passa a incluir qualquer pessoa interessada na língua alemã e nas tradições culturais dos povos de língua alemã.

Segundo a diretora da Escola Auf gut Deutsch, Jaqueline Bender, a proposta é ampliar o envolvimento da comunidade com o projeto. “Queremos que mais pessoas tenham a oportunidade de vivenciar a língua alemã de forma leve, divertida e participativa. Não é necessário ser fluente no idioma. Basta ter interesse em aprender, conhecer mais sobre a cultura germânica e gostar de desafios”, destaca Jaqueline.

Equipes representam festas alemãs

Nesta edição, cada equipe representará uma das principais festas populares da Alemanha. As equipes terão como temas o Freimarkt, de Bremen; o Hafengeburtstag, de Hamburgo; o Cranger Kirmes, de Herne; a Oktoberfest, de Munique; a Rheinkirmes, de Düsseldorf; o Cannstatter Wasen, de Stuttgart; e o Schützenfest, de Hannover.

Durante os meses de realização da gincana, os participantes receberão tarefas relacionadas ao idioma alemão e à cultura germânica. As atividades envolverão pesquisas, provas de conhecimento, produções artísticas, desafios criativos, ações comunitárias e apresentações culturais.

Objetivos do projeto

De acordo com a organização, a proposta da gincana é estimular o aprendizado colaborativo, promover a integração entre os participantes e fortalecer o contato com aspectos históricos e culturais ligados à imigração alemã. “Nossa expectativa é realizar a maior edição da história do projeto, reunindo estudantes, famílias e membros da comunidade em torno da valorização da cultura germânica”, completa Jaqueline.

História da gincana

A primeira edição da Gincana do Alemão foi realizada em 2024, durante as comemorações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, reunindo 170 estudantes distribuídos em nove equipes.

Em 2025, o projeto contou com a participação de nove escolas de Santa Cruz do Sul e Sinimbu, envolvendo mais de 100 alunos e professores em atividades relacionadas à sustentabilidade.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
24/06/2026 0 Comentários 42 Visualizações
Projetos especiais

Estudantes criam cooperativa escolar voltada à sustentabilidade em Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva 23/06/2026
Por Jonathan da Silva

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Doutor Guilherme Alfredo Oscar Hildebrand, em Santa Cruz do Sul, fundaram, na quarta-feira (17), a Cooperativa Escolar Ecos da Educação. Formado por 20 sócios-fundadores, o grupo reúne alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e tem como foco a preservação ambiental, a responsabilidade social e o protagonismo estudantil. A iniciativa surgiu a partir das atividades de educação ambiental desenvolvidas pela escola e busca transformar desafios identificados pela comunidade em ações cooperativas voltadas à sustentabilidade.

A assembleia de fundação foi realizada nas dependências da Emef Guilherme Hildebrand e contou com a apresentação de um desfile de roupas customizadas produzido pelos estudantes. Durante o encontro, também foi exibido um vídeo com registros da atividade, que serviu como inspiração para os trabalhos da nova cooperativa.

Os alunos relataram que a ideia nasceu a partir da participação nas ações do Projeto Escola Sustentável, desenvolvido pela Fundação pela Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (Fupasc). Segundo os estudantes, a observação do grande volume de tecidos e roupas descartados inadequadamente na Ecobarreira do Arroio do Almoço, localizada nas proximidades da escola, motivou a criação de alternativas para reaproveitamento desses materiais.

Oficina de customização

Para confeccionar as peças apresentadas no desfile, os estudantes participaram de uma oficina de customização. A proposta buscou incentivar a criatividade e demonstrar como o cooperativismo pode contribuir para ampliar o ciclo de vida de materiais que seriam descartados.

Durante a assembleia, as estudantes presidente Helena Schmidt Machado e vice-presidente Maria Katrinny de Souza dos Santos apresentaram o plano de gestão da Cooperativa Escolar Ecos da Educação. O documento prevê ações que vão além do reaproveitamento têxtil.

Entre as iniciativas planejadas estão a realização de mutirões de limpeza no bairro, o cuidado com a horta escolar, a promoção de atividades relacionadas à saúde e à dignidade, além do fortalecimento da convivência entre os estudantes por meio da cooperação.

Programa Cooperativas Escolares

A Cooperativa Escolar Ecos da Educação integra o Programa Cooperativas Escolares, desenvolvido com incentivo da Sicredi Vale do Rio Pardo. Durante a assembleia, a cooperativa de crédito foi representada pelo presidente Heitor Álvaro Petry. “Temos um plano de gestão que nasceu de uma demanda real do município, isso consolida o nosso propósito. Na prática estamos vendo uma aula de cooperativismo e sustentabilidade. Atualmente contamos com 36 cooperativas escolares, onde os estudantes se tornam protagonistas e agentes de transformação, seguindo uma jornada de formação de liderança e empreendedorismo a partir dos valores e princípios do cooperativismo”, destaca Petry.

Formação estudantil

A Cooperativa Escolar Ecos da Educação é orientada pela professora Cleni Inês da Rosa. Os estudantes participantes também integram uma iniciativa construída a partir do EloCoop, ecossistema de parcerias criado para ampliar oportunidades aos integrantes das cooperativas escolares.

A proposta estabelece uma conexão entre o Programa Cooperativas Escolares e o Projeto Escola Sustentável, unindo educação ambiental, liderança, empreendedorismo e participação comunitária na formação dos alunos da rede municipal de ensino.

Foto: Francisco Frantz/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/06/2026 0 Comentários 39 Visualizações
Variedades

Festival Mesa Gaúcha é realizado em Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva 22/06/2026
Por Jonathan da Silva

Santa Cruz do Sul sediou, na sexta-feira (19), o Festival Mesa Gaúcha – Turismo em Movimento 2026, iniciativa da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul voltada à valorização da gastronomia como ferramenta de fortalecimento do turismo. Realizado no Tênis Clube Santa Cruz, o encontro reuniu representantes de municípios do Vale do Rio Pardo, empreendedores, integrantes do trade turístico, entidades e lideranças regionais para uma programação de palestras, debates, capacitação e articulação do setor. O evento também marcou o lançamento do Turisvales 2026, projeto de integração e promoção conjunta dos atrativos turísticos do Vale do Rio Pardo e do Vale do Taquari.

Um dos destaques da programação foi o workshop conduzido pelo comunicador e embaixador da gastronomia gaúcha Diogo Carvalho, fundador da plataforma Destemperados e responsável pelo projeto Mesa Gaúcha ao lado de Lela Zaniol. Durante a atividade, os participantes conheceram experiências desenvolvidas em diferentes regiões do Rio Grande do Sul e discutiram a contribuição da gastronomia para a construção da identidade dos destinos turísticos.

Santa Cruz como cidade polo

Representando o município anfitrião, a secretária municipal de Turismo, Jaqueline Marques, apresentou a palestra Do Potencial ao Reconhecimento: Santa Cruz do Sul como Cidade Polo na Construção do Destino Vale do Rio Pardo. A apresentação destacou fatores como a infraestrutura turística, a rede hoteleira, a gastronomia, a realização de eventos e a capacidade de articulação regional como elementos que posicionam o município no cenário turístico do Vale do Rio Pardo. “A proposta foi mostrar que Santa Cruz do Sul já exerce naturalmente a função de cidade pólo. O desafio agora é transformar essa força em estratégia, conectando os municípios da região e fortalecendo o posicionamento do Vale do Rio Pardo como um destino reconhecido no cenário turístico gaúcho”, afirmou a titular da pasta.

A palestra também abordou ativos turísticos da região, entre eles o turismo rural, a cultura germânica, a agricultura familiar, o patrimônio histórico, os grandes eventos e o Vale Cervejeiro Gaúcho.

Estratégias para o desenvolvimento regional

A programação técnica contou ainda com a participação da coordenadora e interlocutora estadual do Programa de Regionalização do Turismo no Rio Grande do Sul, Cristiane Silva, que apresentou estratégias voltadas à integração, gestão e desenvolvimento regional do turismo.

Na sequência, a representante da Abrasel RS, Christiana de Moraes Garcia, abordou tendências, desafios e oportunidades para o segmento de alimentação fora do lar, destacando a relação entre gastronomia e qualificação dos destinos turísticos.

O público também acompanhou a apresentação de Jairo e Letícia de Zorzi, que compartilharam a trajetória da Casa de Zorzi e sua atuação no turismo regional.

Lançamento do Turisvales

Encerrando as apresentações, o presidente da Aturvarp, Djalmar Marquardt, e o presidente da Amturvales, Rafael Fontoura, realizaram o lançamento do Turisvales 2026. A iniciativa tem como objetivo promover a integração e a divulgação conjunta dos atrativos turísticos dos vales do Rio Pardo e do Taquari.

Mostra de produtos locais

Além das palestras e debates, o Festival Mesa Gaúcha contou com uma mostra de produtos e experiências ligadas à identidade regional. Os participantes puderam conhecer e degustar produtos de cervejarias artesanais, agroindústrias familiares, produtores de mel, licores, charcutaria e empreendimentos vinculados ao turismo rural.

Participaram da mostra as cervejarias Hermosa Beer, Heilige e Hellen, além da Dezorze Licores, Inova Bee Brasil, Charcutaria Kist, Festa das Cucas, Associação de Turismo Rural, Dona Margarida Trajes Típicos, Senac e diversas agroindústrias e empreendimentos da agricultura familiar apoiados pela Emater e pela Secretaria Municipal de Agricultura.

O Festival Mesa Gaúcha foi realizado pela Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, da Secretaria Municipal de Turismo, da Aturvarp, da Amturvales, do Sebrae RS, da Abrasel RS e dos Produtores Gaúchos Unidos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
22/06/2026 0 Comentários 63 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO