A Prefeitura de Nova Petrópolis destinou corretamente 7.950,08 kg de resíduos durante ações de coleta realizadas ao longo do mês de junho. As iniciativas, promovidas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente no interior do município e no estacionamento da Prefeitura, envolveram produtores rurais e a comunidade em geral, com o objetivo de incentivar o descarte adequado de materiais e integrar as atividades do projeto “Eu Cuido Nova Petrópolis” e do 3º Mês do Meio Ambiente.
A primeira ação ocorreu no dia 2 de junho, quando a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promoveu a coleta de embalagens de agrotóxicos no interior de Nova Petrópolis. A iniciativa resultou no recolhimento de 1.100,18 kg de material e contou com a participação de aproximadamente 122 produtores rurais.
A destinação final das embalagens ficou sob responsabilidade das empresas Agrimar, Vaccaro, Santa Clara e Agrosul, parceiras do município na realização da ação.
Lixo eletrônico, vidro, óleo e latas de tinta
Nos dias 12 e 13 de junho, o estacionamento da Prefeitura recebeu mais uma edição da Coleta de Lixo Eletrônico, Óleo de Cozinha, Vidro e Latas de Tinta vazias. Ao todo, foram recolhidos 6.849,9 kg de resíduos, além de 400 litros de óleo de cozinha.
Do total coletado, 1.843,9 kg correspondiam a lixo eletrônico, 4.596 kg a vidro e 410 kg a latas de tinta vazias. Os materiais receberam destinação ecologicamente adequada por meio do apoio de empresas parceiras.
O lixo eletrônico e o vidro ficaram sob responsabilidade da empresa Ambe – Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos. O óleo de cozinha foi encaminhado para a empresa Óleos Pedroni, enquanto as latas de tinta vazias tiveram o descarte realizado pela empresa JPL Comércio de Sucata.


