Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Autor

Caren Souza

Caren Souza

Business

Roberta Ramos palestra sobre Tecnologia, inovação e empreendedorismo feminino

Por Caren Souza 11/05/2021
Por Caren Souza

Considerado o maior brainstorming de inovação e empreendedorismo da América Latina, o Gramado Summit trouxe o empreendedorismo feminino para o debate no mundo dos negócios. Divididos em três palcos, o evento apresentou falas inspiradoras que abordaram temas como feminismo, diversidade, inclusão e racismo, além das tradicionais falas sobre tecnologia, inovação e futuro.

O evento, que ocorreu de forma presencial com uma autorização especial do Governo do Rio Grande do Sul, que estabeleceu uma série de protocolos sanitários, aconteceu entre os dias 5 e 7 de maio, no Serra Park, em Gramado/RS.

Um dos palcos, comandado pelo coletivo Minas de Propósito, foi dedicado às mulheres. Foi lá que aconteceu a palestra de Roberta Ramos, jornalista e multi empreendedora.

Com o título “Visceral: amor, propósito, verdade e liderança”, ela abordou o momento oportuno e necessário para o empreendedorismo de impacto conectando a história à sua jornada de desenvolvimento pessoal. Tendo trabalhado por 12 anos na Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Roberta conquistou espaço em um meio tradicionalmente machista, onde a mulher é vista como consumidora, mas são os homens que tocam os negócios.

Foi de analista de Marketing à gestora de Projetos da entidade, um cargo de diretoria. Rodeada por homens, acabou os inspirando e tornando o setor um dos mais abertos a lideranças femininas no Brasil – conforme levantamento da própria entidade, 33% dos cargos de direção das empresas de calçados são de mulheres, número baixo, mas que está acima da média nacional, de 25%.

Projetos especiais

No final de 2019, Roberta deixou a Abicalçados para fundar a Îande Projetos Especiais. “Era o momento de usar meu conhecimento, minha experiência e mesmo a visibilidade que eu havia alcançado para gerar impacto. A Îandé, que em tupi-guarani significa “nós”, nasce do desejo de unir pessoas, com seus talentos e habilidades, para o desenvolvimento de projetos do bem, que tragam resultados positivos para a sociedade”, destacou Roberta.

A Îande Projetos Especiais (www.iandeprojetos.com.br) já conta com clientes de peso, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Zextec Consultoria Empresarial, o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais, a White Rabbit, entre outros.

O evento

Ocorrendo desde 2017, com uma interrupção em 2020 em função das restrições sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavírus, o Gramado Summit se tornou o principal evento de empreendedorismo e inovação da América Latina, trazendo todos os anos nomes importantes do mundo dos negócios.

Com a adoção de rígidos protocolos de segurança sanitária, como distanciamento entre cadeiras, obrigatoriedade de uso de máscaras – inclusive por parte dos palestrantes – e esterilização com álcool 70% de forma constante, o evento híbrido de 2021- algumas palestras foram digitais – provocou o mundo dos negócios rumo à revolução do ecossistema do empreendedorismo.

Fonte: Assessoria
11/05/2021 0 Comentários 580 Visualizações
Cidades

JTI repassa R$ 30 mil para Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em Santa Cruz do Sul

Por Caren Souza 11/05/2021
Por Caren Souza

A empresa Japan Tobacco International (JTI) formalizou nesta segunda-feira (10), o repasse de R$ 30 mil para a Comissão Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Competi). Os recursos serão utilizados na aquisição de instrumentos musicais para constituição da Orquestra Melodia dos Anjos, um projeto que tem como alvo, alunos em situação de vulnerabilidade social de escolas públicas do distrito de Monte Alverne.

O ato ocorreu no Salão Nobre do Palacinho, com a presença da prefeita Helena Hermany, dos secretários municipais de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Valdir Bruxel, e de Saúde, Daniela Dumke, da presidente da Competi, Sandra Regina Haas da Fontoura, da supervisora dos projetos sociais da JTI, Marinês Kittel, e demais membros das instituições envolvidas na parceria.

Para Marinês, a iniciativa da orquestra, voltada ao meio rural e focada nos eixos educação, saúde e assistência social, está alinhada com os demais projetos da empresa e por isso recebeu o aval da direção para a parceria. “Acreditamos que a educação é o caminho, porque a partir dela aprendemos a fazer escolhas. Queremos acompanhar de perto o desenvolvimento da orquestra, ver as apresentações e o progresso dos alunos. Estamos muito felizes em fazer parte desse projeto”, frisou.

Na ocasião, a prefeita elogiou a iniciativa, destacou a escolha pelo interior, que segundo ela também precisa de atenção, e disse que é defensora de projetos para ocupação de crianças e adolescentes no extraturno escolar. “É muito importante que as crianças sigam aprendendo no turno oposto ao da escola, assim elas deixam de estar nas ruas ou sozinhas em casa e ficam longe das drogas e de outros males”, observou.

Já o secretário Bruxel afirmou que através do projeto as crianças terão uma rica experiência e poderão descobrir novas vocações. Inicialmente o projeto Melodia dos Anjos vai beneficiar 21 alunos, com idades entre 8 e 14 anos, que estejam suscetíveis a desempenhar trabalho infantil. As aulas, previstas pra começar em junho, serão realizadas no Colégio Estadual Monte Alverne, nos turnos manhã e tarde.

Os futuros integrantes da orquestra jovem serão selecionados pela Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), juntamente com as equipes pedagógicas de cada escola participante, entre famílias inscritas no CadÚnico, portanto aquelas com maior vulnerabilidade social.

A aprendizagem musical ficará a cargo do maestro Írimo Panke, que tem quase 60 anos de experiência na música. As atividades terão início com aulas teóricas, nas quais os alunos aprenderão sobre introdução à música, pautas, claves, notas, compassos, postura corporal, escalas, afinação do instrumento, entre outras noções básicas e gerais da música.

Na prática eles aprenderão a tocar sax, trombone, trompete, clarinete, bateria, cajon, teclado e violão.
São parceiros na realização do projeto Orquestra Melodia dos Anjos, as secretarias municipais de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), de Educação (SEE), de Saúde (Sesa), 6ª CRE, Colégio Monte Alverne, JTI e demais instituições da Competi. Interessados em conhecer mais a iniciativa e oferecer apoio, podem entrar em contato com a Sehase pelo telefone (51) 3715-1895, com Luciana.

Crédito: Luiz Fernando Bertuol | Fonte: Assessoria
11/05/2021 0 Comentários 792 Visualizações
Business

Gramado ganhará imóveis de locação com conceito de hotel

Por Caren Souza 11/05/2021
Por Caren Souza

Colonizada por alemães, italianos e portugueses, a cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, é conhecida pela hospitalidade, qualidade de vida e infraestrutura urbana, mas cercada pela natureza, sem esquecer, da tradição dos chocolates e produtos artesanais que conquistaram turistas brasileiros e estrangeiros.

O nosso modelo de negócios tem atraído turistas de todo o Brasil e Mercosul que buscam um meio de hospedagem com que remetam a um ambiente caseiro.

A organização e segurança da cidade, aliada a uma das melhores infraestruturas turísticas do país e que atrai negócios de todos os segmentos, chamou a atenção da Mattos Investimentos, empresa sediada em Bombinhas (SC), e referência no setor de imóveis de locação por temporada com conceito de hotel.

O diretor da empresa Mario Mattos anuncia que Gramado irá receber dois empreendimentos com esse conceito de hospedagem: o Volo Garden, localizado na Avenida das Hortênsias esquina com a Rua Antonio Accorsi, bairro Planalto, e o Volo Palace, Avenida Borges de Medeiros, no centro da cidade. Os edifícios serão projetados pela Construtora Paludo.

“O nosso modelo de negócios tem atraído turistas de todo o Brasil e Mercosul que buscam um meio de hospedagem com que remetam a um ambiente caseiro, com todas as vantagens e comodidades que a estrutura de um lar oferece. Fazer o hóspede se sentir em casa é nosso propósito”, resume o empresário. Mattos salienta que além da arquitetura e estética, os empreendimentos apostam em tecnologia que garante acessibilidade e conectividade, TV a cabo, canais streaming, serviços e amenities diferenciados, espaços externos para lazer, áreas fitness e gourmet, além de unidades pet friendly.

No município de Bombinhas, a Mattos Investimentos administra unidades de luxo nos empreendimentos Boulevard, Varandas do Atlântico, PuntaBlu, Puntarenas e Porto Madero, todas com fácil acesso a várias praias e infraestrutura de serviços da cidade, além de passarem por rígido processo de higienização e sanitização. Os apartamentos contam com sala, cozinha e até três quartos, totalmente equipados, confortáveis e finamente decorados, serviços de portaria, estacionamento e sistemas de segurança.

Os empreendimentos em Gramado

O Edifício Volo Garden será constituído de dois blocos: um deles será híbrido com espaço comercial e residencial; e o segundo apenas residencial, totalizando 4.445,67 metros quadrados de área construída com 75 unidades autônomas, sendo 39 boxes de garagem, 6 lojas e 30 apartamentos, além de áreas de uso comum.

O Edifício Volo Palace será constituído de cinco pavimentos, totalizando 36 unidades autônomas, sendo cinco salas comerciais, 13 apartamentos e 18 boxes de garagem.

Todas as unidades serão edificadas com padrões de qualidade premium, segurança e sustentabilidade, marca registrada dos empreendimentos da Construtora Paludo, ressalta Daurian Paludo diretor da construtora. “Os projetos seguem especificações ditadas pelas leis e normas construtivas, respeitando as orientações para instalação elétrica, hidráulica, sanitária, revestimentos, e critérios rígidos de prevenção de incêndios”, completa.

Fonte: Assessoria
11/05/2021 0 Comentários 660 Visualizações
Saúde

Pandemia pode agravar casos de glaucoma em pacientes que abandonaram tratamento

Por Caren Souza 10/05/2021
Por Caren Souza

O glaucoma é o problema de visão que mais causa cegueira irreversível em todo o mundo. Só no Brasil, estima-se que 1,5 milhão de pessoas tenham a doença, que provoca a atrofia do nervo óptico –responsável por conectar o olho ao cérebro –, interrompendo, assim, a transmissão dos sinais entre esses dois órgãos e levando à cegueira.

Na pandemia, muitos pacientes têm deixado de fazer as revisões periódicas e até abandonado o tratamento.

A maioria não apresenta sintomas, mas com o passar dos anos e se não tratado devidamente, a pessoa com glaucoma tende a ter a visão periférica prejudicada, ou seja, não enxerga as laterais, vendo somente o que está a sua frente. Em casos mais avançados a visão central também é afetada e pode evoluir para a cegueira.

Apesar de não existir cura, a maioria dos casos pode ser controlada adequadamente com tratamento – uso de colírios, laser ou cirurgia. A investigação diagnóstica para identificar que tipo de glaucoma o paciente apresenta é importante, uma vez que o tratamento varia entre as diferentes formas do problema.

“Na pandemia, muitos pacientes têm deixado de fazer as revisões periódicas e até abandonado o tratamento, o que pode levar ao estágio mais grave da doença”, alerta a presidente da Sorigs, Terla Castro, ressaltando que a melhor prevenção é realizar consultas regulares com o oftalmologista para a detecção precoce, evitando a progressão e o agravamento da doença.

Além do fator hereditário, a longevidade e o envelhecimento da população são fatores de risco para o glaucoma. A doença acomete, principalmente, pessoas acima de 40 anos de idade. Por isso, fique alerta aos sintomas que podem indicar a patologia, como perda da visão lateral intermitente, visão embaçada, olhos vermelhos, dor súbita, inchaço e até náuseas.

Projeções internacionais indicam que o total de pacientes com glaucoma em todo o mundo chegará a 111,8 milhões, em 2.040.

24 horas pelo Glaucoma

Para ajudar na prevenção à doença, a Sorigs integra a campanha nacional 24 horas pelo Glaucoma, promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG). Trata-se de uma maratona nas redes sociais que ocorrerá dia 22 de maio (sábado). Por meio de uma plataforma digital, será exibida ao longo de um dia, uma série de produtos e serviços que trarão conteúdos relevantes para pacientes e familiares, profissionais da saúde, médicos e gestores públicos e privados. Os interessados podem acessar o site do projeto (https://www.24hpeloglaucoma.com.br/).

Fonte: Assessoria
10/05/2021 0 Comentários 603 Visualizações
Business

Agronegócio: descubra como fazer mais trigo por dia

Por Caren Souza 10/05/2021
Por Caren Souza

Na lista dos objetivos mais importantes na produção de trigo, o rendimento ocupa um dos primeiros lugares. Colher bem e com qualidade define a maior parte do sucesso de uma safra. O Webinar Técnico promovido pela Biotrigo Genética no dia 12 de maio vai discutir estratégias para aumentar a produtividade com segurança. O evento inicia a partir das 8h30, com transmissão ao vivo e acesso gratuito. Entre os assuntos a serem discutidos está a fisiologia do trigo e como o funcionamento da planta e a interação com o ambiente influenciam no rendimento. As inscrições estão abertas no site http://www.biotrigo.com .

O doutor em Fitotecnia e Fisiologia Vegetal e professor da Universidade de Passo Fundo, Geraldo Chavarria, vai apresentar a palestra “Fisiologia do trigo: do manejo à produtividade”. Segundo Geraldo, a composição do rendimento é complexa e tem três aspectos básicos relacionados à questão quantitativa: espigas por área, massa e número de grãos.

“Em relação à qualidade, quando se trata de nutrição, o elemento mineral com maior relevância é o Nitrogênio. Não estou desmerecendo os outros elementos, mas dentro de um cenário de alta produtividade nós temos que focar com eficiência no Nitrogênio e a partir daí pensar nos demais”, explica.

Outro ponto que o professor vai destacar em sua palestra é a influência da arquitetura da planta no rendimento. “Um dos aspectos de grande relevância da fisiologia básica é que a planta transforma sol em carboidratos. Os funcionários da ‘empresa planta’ são as folhas, que devem ser protegidas”, aponta. Chavarria destaca que quanto maiores os rendimentos buscados, mais desafiamos as plantas e, neste sentido, é importante entender os gargalos que surgem.

Busca incansável por rendimento

Para o diretor e melhorista da Biotrigo Genética, André Cunha Rosa, o produtor busca segurança e qualidade para poder vender, mas o que sustenta a propriedade é o rendimento. “Sempre que a gente conversa com o produtor ele quer rendimento. A gente espera contribuir para que o agricultor possa aprender e realmente ter informações práticas que vão ajudar no seu dia a dia, principalmente para quem está envolvido na triticultura. Nosso recado para o produtor é que aproveite a interação no webinar para tirar dúvidas, ampliar o conhecimento e, com mais informação, ir construindo a sua fertilidade a qual construirá altos rendimentos e qualidade adequada”.

Durante o evento, André vai apresentar o TBIO Calibre, nova cultivar da Biotrigo Genética. “O Calibre é fruto de um programa de melhoramento robusto e de um longo trabalho tentando combinar trigos com mais potencial e mantendo as demais exigências do mercado, como segurança à campo e qualidade industrial. O grande diferencial sem dúvidas é o rendimento, porque ele rende mais do que todos os outros trigos desenvolvidos em nosso programa de melhoramento. Outra particularidade da tecnologia é o ciclo: nenhum outro trigo chega perto de produzir tanto em tão pouco tempo”, salienta.

A cultivar entra em multiplicação em 2022 e deverá ser recomendada para todas as regiões tritícolas do Brasil, do Rio Grande do Sul ao Cerrado.

Produtor motivado para a safra 2021

Os preços acima da média histórica para o grão de trigo e a expectativa de altos lucros deixam o produtor motivado com a safra 2021. Para o gerente comercial para a América Latina da Biotrigo Genética, Fernando Wagner, que apresentará o webinar, o casamento entre as boas expectativas de preço, a melhora no manejo e a entrega de materiais genéticos que ofereçam segurança agronômica, junto com a demanda do moinho brasileiro em moer trigo nacional, trazem um ambiente perfeito para que o triticultor saia de 2021 com um excelente resultado para a cultura. Ele dá um panorama do plantio de trigo pelo país.

No Cerrado, que sinaliza cada vez mais interesse pelo trigo, ainda existem alguns desafios, como a Brusone, por exemplo. “Entender este ambiente, combinando melhoramento genético local, com certeza trará avanços. Pensando em Cerrado, a notícia é de que as chuvas estão mais escassas. O que se sinaliza até aqui que não teremos um ano epidêmico dessa doença. O Cerrado sequeiro já foi semeado e o agricultor acreditou muito na cultura. Alguns estados, como o exemplo de Goiás, chamam a atenção, superando, segundo a CONAB, 200% de aumento da sua área, devendo semear em 2021, contemplando com as áreas de irrigado, mais de 70 mil hectares”, explica Fernando.

O Paraná também passa por um período com falta de chuvas e inicia timidamente a semeadura de trigo. São Paulo teve um pequeno avanço e amplia área. Rio Grande do Sul e Santa Catarina aguardam o final de maio para iniciar a semeadura e neste momento a aquisição de insumos e sementes e o encaminhamento de custeios de lavouras estão em ritmo acelerado, principalmente os projetos técnicos para garantir recursos para a safra.

O Rio Grande do Sul deve superar 1,1 milhão de hectares, sendo que os mais otimistas falam em 1,2 milhão de hectares, a maior área de trigo do país, superando o Paraná que deve ficar pouco acima de 1,1 milhão. Já Santa Catarina surpreendentemente vem com um aumento potencial de 30 a 35%.

“O resumo é positivo e todos os estados que semeiam trigo sinalizam aumento de área. Agora é focar no manejo para os que já semearam e caprichar na semeadura para aqueles que iniciarão as atividades, pois uma safra de sucesso começa por uma boa semeadura e estabelecimento de população recomendada para cada cultivar de trigo”, finaliza Wagner.

Uma solução para cada demanda

Os participantes também terão a oportunidade de conferir a palestra “Vamos falar de trigo? Conhecendo as soluções TBIO”, com o gerente comercial regional sul da Biotrigo Genética, Tiago De Pauli. Neste momento, o gerente apresentará o posicionamento técnico das cultivares comerciais, ressaltando os manejos recomendados, classificações agronômicas e industriais entre outras informações. Para ver a programação completa, basta acessar o LINK da inscrição. O evento conta com o patrocínio de Adama, Basf, Bayer, Ihara, Syngenta, Yara, FMC e UPL.

Fonte: Assessoria
10/05/2021 0 Comentários 977 Visualizações
Business

Vendas de cimento acumulam alta em abril

Por Caren Souza 10/05/2021
Por Caren Souza

indústria

O mês de abril seguiu a tendência do primeiro trimestre do ano e contou com um volume de vendas de 5,3 milhões de toneladas de cimento, 26,5% a mais do que abril do ano passado. No acumulado de janeiro a abril, o crescimento foi de 20,8% em relação ao mesmo período de 2020, segundo o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC).

As vendas estão sendo apoiadas, em sua grande maioria, pelo mercado imobiliário residencial .

Já o volume de vendas de cimento por dia útil, melhor indicador do setor, registrou 237,2 mil toneladas, um aumento de 8,2% em comparação ao mês de março e de 25,8% em relação ao mesmo mês de 2020. No acumulado do ano (jan-abril) o desempenho registra alta de 21,7%.

Esse resultado se deve, principalmente, em função de uma base de vendas muito fraca no primeiro quadrimestre do ano passado, especialmente abril que teve o pior desempenho (-6%) da indústria do cimento em 2020. Isso faz com que o efeito estatístico alavanque variações positivas, provavelmente até maio.

No tocante a abril de 2021, os principais indutores de crescimento continuam sendo as obras imobiliárias – não há registro de paralisação (1) – e as reformas residenciais e comerciais. Em São Paulo, por exemplo, os lançamentos imobiliários cresceram 98% em março contra o mesmo mês do ano passado (2).

Na contramão do bom desempenho das vendas de cimento no ano, o índice de confiança do consumidor (3), apesar de uma pequena recuperação, ainda caminha de maneira sofrível. O indicador da construção (4) em queda desde novembro, voltou a nível inferior ao observado antes da pandemia, revertendo toda a crescente expectativa positiva registrada entre maio e outubro de 2020.

Os cortes no orçamento do governo federal, principalmente em atividades como infraestrutura e programas habitacionais como o Casa Verde Amarela, a instabilidade macroeconômica, a desvalorização cambial, a inflação, o desemprego em alta, o ritmo lento da vacinação e a perda da massa salarial vem abatendo o otimismo e aumentando ainda mais a incerteza e a cautela do setor produtivo brasileiro.

Diante deste cenário, haverá um desafio maior que é manter a boa performance obtida a partir de junho do ano passado, início da recuperação da atividade. Neste momento, o efeito estatístico deverá ter resultante negativo para os ganhos obtidos até então.

“Os resultados são positivamente surpreendentes até o momento, mas ainda sem sustentação, conforme indica a projeção do PIB da Construção Civil com a significativa queda de 4% para 2,5%. As vendas estão sendo apoiadas, em sua grande maioria, pelo mercado imobiliário residencial e isto impõe cautela à indústria do cimento para o futuro. A diversificação da fonte de demanda é primordial e os resultados dos leilões de abril apontam para o retorno do segmento da infraestrutura como importante vetor de consumo a médio prazo”, destaca Paulo Camillo Penna, presidente do SNIC.

Perspectivas

Os leilões do último mês geraram R$ 48 bilhões de investimentos em terminais portuários, metrô, rodovias, ferrovias, aeroportos e projetos de saneamento. Ainda há um bom estoque de novas concessões e de ativos a serem disputados com destaque para rodovia Presidente Dutra, Aeroportos de Congonhas e Santos do Dumont e a ferrovia Ferrogrão, entre muitos outros.

A expectativa é de que em razão do sucesso dos eventos em Alagoas e Rio de Janeiro viabilizados em razão da aprovação do novo marco legal do saneamento, outros municípios passem a se incorporar ao novo modelo de desenvolvimento do setor. Atualmente, o BNDES tem 5 novas concessões na fila para serem realizados, totalizando R$17 bilhões de investimento (Amapá, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Alagoas e Ceará).

Apesar desses fatores positivos, o consumo de cimento através da infraestrutura é de médio e longo prazo. O impacto dessas concessões no consumo de cimento será sentido a partir de 2022.

Mesmo com um ritmo favorável de janeiro a abril, a indústria do cimento ainda tem enormes desafios para 2021. O cenário, até então, permitia uma projeção de crescimento entre 1% e 2% no consumo. Os significativos reajustes de preços de coque (energia térmica da indústria), de energia elétrica, de refratários, de embalagens e de peças de reposição, todos eles também impactados pela alta do câmbio, vem afetando os resultados da indústria. Por tudo isso, a estimativa de performance do setor será revista a partir do segundo semestre.

O atual cenário é de difícil leitura. O país ainda está preso às incertezas políticas, sanitárias e econômicas.

Fonte: Assessoria
10/05/2021 0 Comentários 619 Visualizações
Business

Exportações de calçados em alta

Por Caren Souza 10/05/2021
Por Caren Souza

Dados elaborados pela Abicalçados apontam que as exportações de calçados somaram 8,5 milhões de pares em abril. O número é 76% superior ao registro de abril de 2020. Já em receita, a soma do mês quatro chegou a US$ 65 milhões, 115% mais do que no mesmo mês do ano passado. Frente ao nível pré-pandemia, 2019, apesar da queda de 15,9%, em dólares, houve um crescimento de 5,5%, em pares, no mês. No acumulado do quadrimestre, foram embarcados 40,5 milhões de pares por US$ 258,8 milhões, incremento de 10,1% em volume e queda de 4,6% em receita no comparativo com o mesmo período do ano passado.

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que, mesmo com uma base de comparação deprimida pelo auge do novo coronavírus no ano passado, o resultado aponta para uma recuperação das exportações. “Com a retomada da demanda internacional por calçados, devemos fechar o ano com um incremento de cerca de 13% nos embarques”, projeta. Segundo o dirigente, além do ambiente mais positivo, com o avanço da vacinação em massa e a normalização do comércio, o câmbio vem favorecendo a formação de preços mais competitivos para o produto brasileiro.

No quadrimestre, o principal destino do calçado brasileiro no exterior foi os Estados Unidos, para onde foram embarcados 4,26 milhões de pares, que geraram US$ 53,56 milhões, altas de 36,5% em volume e de 4,6% em dólares na relação com o período correspondente de 2020.

O segundo destino do primeiro quadrimestre foi a Argentina, para onde foram enviados 3,17 milhões de pares por US$ 28,61 milhões, altas de 18,3% e 2,2%, respectivamente, ante o mesmo ínterim do ano passado.  Completando o ranking de destinos do quadrimestre, a França importou 2,76 milhões de pares verde-amarelos, pelos quais pagou US$ 19,51 milhões, altas de 11,3% e 21,1%, respectivamente, em relação a 2020.

RS aumenta embarques

O principal exportador de calçados do Brasil no quadrimestre foi o Rio Grande do Sul. No período, as fábricas gaúchas embarcaram 9,8 milhões de pares, pelos quais foram pagos US$ 111,9 milhões, incremento de 15,6% em volume e queda de 2,4% em receita no comparativo com o mesmo período de 2020.

O segundo exportador do período foi o Ceará, de onde partiram 13,68 milhões de pares por US$ 69 milhões, alta de 1,7% em volume e queda de 7,7% em dólares na relação com o mesmo intervalo do ano passado.

Registrando alta em volume e receita, São Paulo foi o terceiro exportador do primeiro quadrimestre do ano. No período, as fábricas paulistas embarcaram 2,78 milhões de pares, pelos quais receberam US$ 27,68 milhões, altas de 19,5% e de 3,4%, respectivamente, ante 2020.

Impulsionadas pela Ásia, importações crescem 68,2% em abril

Assim como as exportações, as importações de calçados registraram incremento em abril, mês em que entraram no Brasil 2,17 milhões de pares por US$ 32,6 milhões, altas de 49,7% em volume e de 68,2% em receita no comparativo com o mesmo mês de 2020. As principais origens do mês quatro foram os países asiáticos. O Vietnã enviou 878,74 mil pares por US$ 18,23 milhões, altas de 41,8% e 83,2% ante abril de 2020; a Indonésia enviou 387 mil pares por US$ 7,3 milhões, altas de 56,4% e 63,9%; e a China enviou 726,3 mil pares por US$ 3,28 milhões, altas de 63,9% e 31,1%. “Esses dados revelam que os países asiáticos continuam utilizando o Brasil como destino para a desova de excedentes de calçados do mercado internacional”, avalia Ferreira.

Já no acumulado do quadrimestre, as importações somaram 8,93 milhões de pares e US$ 107,98 milhões, quedas de 14,6% e de 12,4%, respectivamente, ante o mesmo período do ano passado. As principais origens das importações foram os países asiáticos (Vietnã, 3,1 milhões de pares e US$ 60,9 milhões, quedas de 25,6% e 13,2% ante 2020; Indonésia, 1 milhão de pares e US$ 17,88 milhões, quedas de 16,9% e 12,5%; e China, 4,1 milhões de pares e US$ 14,12 milhões, quedas de 1,3% e 12,8%).

Em partes de calçados – cabedais, solas, saltos, palmilhas etc – as importações do quadrimestre foram equivalentes a US$ 8 milhões, 6,1% menos do que no mesmo período do ano passado. As principais origens foram Paraguai, Vietnã e China.

Fonte: Assessoria
10/05/2021 0 Comentários 627 Visualizações
Variedades

Cavalos policiais: conheça sua trajetória, do nascimento à aposentadoria

Por Caren Souza 10/05/2021
Por Caren Souza

Os cavalos auxiliam no policiamento ostensivo da Brigada Militar desde 1913. Com grande inteligência e força, estes animais estão junto aos seus tutores em diversas atividades. Através de treinamentos e cuidados específicos, estes equinos adquirem habilidades para auxiliar os policiais militares na manutenção da segurança pública. Este é o caso dos 348 cavalos dos Regimentos de Polícia Montada da corporação, os quais são preparados pelo Centro de Estudos, Treinamento, Reprodução Animal e Preservação Ambiental (CETRAPA) da Brigada Militar.

Apesar da história entre a Brigada Militar e o uso de equinos para trabalho ser longa, foi em 1989 que a corporação deu início a uma estrutura para a criação de equinos, com a construção de cocheiras para garanhões, baias para maternidade, laboratório para reprodução e piquetes para manuseio dos animais. Em 2002 surgiu o CETRAPA, centro que tem como responsabilidade a produção, criação, distribuição, reposição e substituição dos equinos que serão destinados para outras unidades da Brigada Militar. O local está situado na Fazenda Philipson, no município de Itaara e é centro de referência na produção do cavalo da raça Brasileiro de Hipismo, ideal para o emprego do policiamento montado.

De acordo com a médica veterinária do CETRAPA, Capitã Paula Cardoso, o treinamento dos animais inicia logo no seu nascimento. “Após anos de observação, identificamos que é de extrema importância que, desde o nascimento, crie-se um vínculo entre o homem e o animal. Este tipo de treinamento chama-se imprinting, no qual o animal é acariciado, ergue-se os membros, administra-se vitaminas orais, ensinamento de subida e descida de caminhões. Posteriormente, quando o animal atinge os 3 anos, inicia-se a doma.” relata a capitã Paula Cardoso. Após a doma, é iniciado então o treinamento específico para o policiamento montado, no qual o animal irá se acostumar com as movimentações, barulhos de tiros, fogos, entre outros.

A Brigada Militar, pela cultura e relevância do cavalo no seu contexto histórico, sempre utilizou o policiamento montado em sua rotina operacional. A Arma Cavalaria tem como patrono o Marechal Manoel Luiz Osório e, a partir da valorização da cavalaria, a corporação possui hoje quatro Polos Regionais de Policiamento Montado, definidos em: 1º Polo em Santa Maria no 1º RPMon, o 2º Polo em Sant’Ana do Livramento no 2º RPMon, o 3º Polo em Passo Fundo no 3º RPMon, e o 4º Polo em Porto Alegre no 4º RPMon, que passou a ter vinculação técnica com o pelotão de polícia montada do 12º Batalhão de Polícia Militar da cidade de Caxias do Sul.

Segundo o Comandante do 4º RPMon, Tenente-Coronel Cláudio de Azevedo Goggia, o emprego de uma tropa montada possui inúmeras vantagens, tais como: ostensividade, campo de visão ampliado, o efeito psicológico causado, poder repressivo, emprego em locais e terrenos variados, economia de efetivo e grande mobilidade.

Benefícios do policiamento montado

Não existe um processo de policiamento com mais ostensividade do que o policial montado, pois, devido à sua projeção mais elevada, ele se torna visível para a população, multiplicando a sensação de segurança pela presença policial e servindo como inibidor de conduta ou ação criminosa. Da mesma forma, o cavalo permite um CAMPO DE VISÃO ampliado por encontrar-se em posição superior à dos demais populares, isso lhe possibilita ver e ser visto mesmo em distâncias maiores.

O efeito psicológico caracteriza uma das maiores vantagens do emprego do policiamento montado e tem dupla finalidade. Em ações repressivas, a imponência do animal leva todos a respeitarem sua atuação. Por outro lado, o cavalo propicia uma aproximação com as pessoas de bem que buscam interagir com o animal, em especial as crianças que gostam de tocá-lo, o que traz uma maior confiança da população na tropa montada.

O poder repressivo em ações de choque é outra característica representada pela força da relação entre homem-cavalo e, por vezes, somente sua aproximação já é suficiente para evitar o confronto direto da tropa com o distúrbio civil. Conforme os manuais mais tradicionais, em tais situações, um policial militar a cavalo equivale a 10 policiais militares a pé.

Não se deve esquecer que a dispersão é o objetivo principal nas operações de controle de distúrbios civis, e a tropa montada deve estar engajada nessa missão, explorando ao máximo o poder intimidador e desencorajador da presença do animal. A tropa de choque convencional necessita do apoio da cavalaria como um recurso diferenciado dentre os meios existentes para restabelecer a ordem em manifestações não pacíficas e tumultos de natureza variada.

A facilidade do animal em transpor obstáculos e transitar em locais de difícil acesso, bem como sua velocidade e flexibilidade, apresenta mais uma grande vantagem da tropa de cavalaria ante as demais formas de policiamento e propiciam seu emprego em locais e terrenos variados.

A combinação da ostensividade, do efeito psicológico, do poder repressivo, da mobilidade e da flexibilidade, conferem ao patrulhamento montado uma característica toda especial que torna capaz de ampliar a sua área de responsabilidade e de segurança, com um número bem mais reduzido de patrulheiros em comparação com o efetivo a pé, possibilitando uma economia de efetivo.

Além de todos esses fatores, a utilização do cavalo permite com que mesmo ao passo, o policial possa percorrer uma grande área de policiamento, sem desgaste algum, pois possui a característica de ter uma grande mobilidade.

De acordo com o Tenente-Coronel Goggia, na realização do policiamento montado, o cavalo e o policial devem formar um conjunto harmônico que ofereça conforto, eficiência e segurança no desenvolvimento das atividades. “Ambos devem se sentir seguros com a ‘parceria’, sendo importante neste aspecto a instrução, preparação do patrulheiro montado e a utilização de um cavalo especificamente preparado para este fim.” relata o Tenente-Coronel Goggia.

O equino utilizado na segurança pública é da raça Brasileira de Hipismo, o qual possui as características desejáveis para um animal de policiamento, como: porte, estatura, docilidade, lealdade, franqueza, rusticidade, coragem entre outras.

Aposentadoria de animais

Assim como os policiais militares, os cavalos também se aposentam de suas atividades. Através de uma nota de instrução da Brigada Militar, ficou determinado que a idade limite ideal para o animal trabalhar é 18 anos. Os animais aposentados retornam dos regimentos para o CETRAPA, e lá ficam soltos em liberdade, continuam recebendo os mesmos cuidados médicos e alimentares, mas com a vida à campo, em liberdade.

Após aposentados, os animais podem ser doados. A prioridade é que o donatário seja o policial que por tantos anos fez “dupla com este animal, mas caso não haja interesse, o cavalo pode ser doado para uma pessoa civil ou uma organização sem fins lucrativos, sendo que após a doação, o animal deve permanecer o resto da vida sob cuidados do donatário. O animal não pode ser vendido, doado para outra pessoa ou utilizado para trabalhos ou atividades que visem lucro.

Fonte: Comunicação Social da Brigada Militar
10/05/2021 2 Comentários 3,9K Visualizações
Saúde

Segunda dose de Coronavac será aplicada por agendamento em Novo Hamburgo

Por Caren Souza 10/05/2021
Por Caren Souza

O Município irá receber 1.520 doses da CoronaVac na tarde desta segunda-feira para a segunda dose deste imunizante. Estas doses serão aplicadas em quem está em atraso para receber a segunda dose (mais de 28 dias) e em pessoas que receberam a primeira dose em unidades de saúde.

Esta aplicação ocorrerá nas próprias unidades de saúde, que farão o contato e o agendamento com as pessoas a serem vacinadas. Ou seja, a pessoa precisa aguardar o contato para se deslocar até a unidade de saúde. A preferência é por pessoas que tenham passado mais tempo dos 28 dias da primeira dose.

Novo Hamburgo precisa de cerca de 11,4 mil doses para atender a todos que estão atrasados. Então, este quantitativo que está chegando hoje atente 1.520 destas pessoas. Importante saber que as pessoas serão contatadas, ou seja, não adianta ir até a unidade sem contato prévio.

Fonte: Assessoria
10/05/2021 1 Comentário 684 Visualizações
Saúde

Novo Hamburgo abre agendamento de primeira dose para pessoas com 40 anos ou mais com comorbidades

Por Caren Souza 10/05/2021
Por Caren Souza

O grupo de pessoas de 40 anos ou mais com comorbidades, que não puderam comparecer nos drive-thrus de sexta-feira e sábado, poderá agendar a vacinação de primeira dose contra a covid-19, nas 19 unidades de referência da rede básica de saúde. Até então, os agendamentos eram permitidos para quem tinha acima de 54 anos. Os agendamentos de primeira dose também seguem abertos para todos os demais grupos já contemplados.

Comorbidades atendidas nesta fase de vacinação

Diabete melitus

Este grupo deve apresentar documento com foto, laudo médico ou receita, emitida há menos de um ano (original e cópia), cartão SUS Novo Hamburgo ou comprovante de residência (ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser imunizada reside no local). As cópias ficarão retidas.

Pneumopatias graves

Este grupo deve apresentar documento com foto, laudo médico ou receita, emitida há menos de um ano (original e cópia), cartão SUS Novo Hamburgo ou comprovante de residência (ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser imunizada reside no local). As cópias ficarão retidas.

Doenças cardíacas

Este grupo deve apresentar documento com foto, laudo médico (original e cópia), cartão SUS Novo Hamburgo ou comprovante de residência (ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser imunizada reside no local). As cópias ficarão retidas.

Doentes renais crônicos Grau 3 ou mais

Este grupo deve apresentar documento com foto, laudo médico (original e cópia), cartão SUS Novo Hamburgo ou comprovante de residência (ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser imunizada reside no local). As cópias ficarão retidas.

Anemia falciforme

Este grupo deve apresentar documento com foto, laudo médico (original e cópia), cartão SUS Novo Hamburgo ou comprovante de residência (ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser imunizada reside no local). As cópias ficarão retidas.

Obesos com Índice de Massa Corpórea (IMC) 40 ou mais

Este grupo deve apresentar documento com foto, laudo médico emitido há menos de seis meses (original e cópia), cartão SUS Novo Hamburgo ou comprovante de residência (ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser imunizada reside no local). As cópias ficarão retidas.

Imunossuprimidos

Transplantados, portadores do vírus HIV, pacientes reumáticos com doença em atividade e em uso de corticoide, pacientes oncológicos em tratamento (quimioterapia ou radioterapia dentro de seis meses):  Este grupo deve apresentar documento com foto, laudo médico ou receita, emitida há menos de um ano (original e cópia), cartão SUS Novo Hamburgo ou comprovante de residência (ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser imunizada reside no local). As cópias ficarão retidas.

Hipertensos dos grupos HAS resistentes, HAS grau 3 e graus 1 e 2 mas com lesão em órgão-alvo

Este grupo deve apresentar documento com foto, laudo médico ou receita, emitida há menos de um ano (original e cópia), cartão SUS Novo Hamburgo ou comprovante de residência (ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser imunizada reside no local). As cópias ficarão retidas.

Doentes renais crônicos em diálise, maiores de 18 anos

Este grupo deve apresentar documento com foto, laudo médico atestando estar em diálise (original e cópia), cartão SUS ou comprovante de residência de Novo Hamburgo (ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser imunizada reside no local). A cópia ficará retida.

Pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC de 40 anos ou mais

Este grupo deve apresentar documento com foto, comprovante do cadastro (original e cópia), cartão SUS e comprovante de residência (ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser imunizada reside no local). A cópia ficará retida.

Doença cerebrovascular

Este grupo deve apresentar documento com foto, laudo médico emitido há menos de 1 ano (original+cópia), cartão SUS ou comprovante de residência de Novo Hamburgo em nome da pessoa.

Pessoas com Síndrome de Down, maiores de 18 anos

Este grupo deve apresentar a documentação: documento com foto, Cartão SUS e comprovante de residência de Novo Hamburgo (ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser imunizada reside no local).

Gestantes e puérperas, maiores de 18 anos

Também está aberta a vacinação para gestantes e puérperas maiores de 18 anos, independentemente de condições pré-existentes. Este grupo deve apresentar a documentação: documento com foto, carteira de gestante (original e cópia), cartão SUS ou comprovante de residência de Novo Hamburgo (ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser imunizada reside no local). As cópias ficarão retidas.

Onde agendar a vacina

UBS Canudos

Endereço: Rua Sílvio Gilberto Christmann, 1451 – Bairro Canudos
Telefone: (51) 3524-2279 – Horário: segunda a sábado, das 7h às 20h

UBS Santo Afonso

Endereço: Rua Assunción, 85 – Bairro Santo Afonso

Telefone: (51) 3587-3566  – Horário: segunda a sexta-feira das 7h às 22h

UBS Primavera

Endereço: Rua Boa Saúde, 618 – Bairro Primavera

Telefone: (51) 3556-3136 –  Horário: segunda a sexta-feira das 7h às 17h

Unidade de Saúde da Família Lomba Grande

Endereço: Rua Victor Thiesen, 125 – Esquina com Odete Correia Schuck – Bairro Lomba Grande

Telefone: (51) 3596-1543 – Horário: segunda, terça, quinta e sexta-feira das 8h às 17h

Unidade de Saúde da Família Getúlio Vargas

Endereço: Rua Bruno Werner Storck, 147 – Bairro Canudos

Telefone: (51) 3525-0680- Horário: Segunda, terça, quarta e sexta-feira das 8h às 17h. Quinta-feira somente das 8h às 15h.

Unidade de Saúde da Família Kephas

Endereço: Rua Bernardo Ludwig, 196 – Bairro São José / Kephas

Telefone: (51) 3583-1401 – Horário: Segunda, quarta, quinta e sexta-feira das 8h às 17h. Terça-feira somente das 8h às 15h.

Unidade de Saúde da Família Morada dos Eucaliptos

Endereço: Rua Octavio Oscar Bender, 1000 – Bairro Canudos
Localidade de referência: Lot. Morada dos Eucaliptos – Telefone: (51) 3524-7341 – Horário: Segunda a sexta-feira das 7h às 17h.

Unidade de Saúde da Família Boa Saúde

Endereço: Avenida Floresta nº 666, esquina com Rua 22 de Outubro – Bairro Boa Saúde
Telefone: (51) 3556-1649 – Horário: Segunda, quarta, quinta e sexta-feira das 8h às 17h. Terça-feira somente das 8h às 15h.

Unidade de Saúde da Família Roselândia

Endereço: Rua Benjamin Altmayer, 455 – Bairro Roselândia

Telefone: (51) 3527-8011 –  Horário: Segunda, terça, quarta e sexta-feira das 8h às 17h. Quinta-feira somente das 8h às 15h.

Unidade de Saúde da Família Mundo Novo

Endereço: Rua João Nunes da Silva, 33 – Bairro Canudos

Telefone: (51) 2500-2672 – Horário: Segunda, quarta, quinta e sexta-feira das 7h às 17h. Terça-feira somente das 7h às 12h.

Unidade de Saúde da Família Palmeira

Endereço: Rua Nazaré, 215 – Bairro Santo Afonso

Telefone: (51) 3524-3211 ou (51) 9720-9591 – Horário: Segunda a sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 17h. Quartas-feiras somente das 7h às 15h.

Unidade de Saúde da Família Guarani

Endereço: Rua Demétrio Ribeiro, 1089 – Bairro Guarani

Telefone: (51) 3527-3174- orário: Segunda, terça, quinta e sexta-feira das 8h às 17h. Quarta-feira somente das 8h às 15h.

Unidade de Saúde da Família Kraemer

Endereço: Rua Américo Vespúcio, 640 – Bairro São Jorge / Vila Kraemer

Telefone: (51) 3524-3874 – Horário: Segunda, terça, quarta e sexta-feira da 8h às 17h
Quinta-feira somente das 8h às 15h.

Unidade de Saúde da Família Kroeff

Endereço: Rua Arlindo Silveira Martins, 55 – Bairro Santo Afonso

Telefone: (51) 3582-8131 – Horário: Segunda, terça, quinta e sexta-feira das 8h às 17h. Quarta-feira somente das 8h às 15h.

Unidade de Saúde da Família Rondônia

Endereço: Rua Bahia, 450 – Bairro Rondônia

Telefone: (51) 3582-9916 – Horário: Segunda, quarta, quinta e sexta-feira: 8h às 17h.
Terça-feira somente das 07h às 12h.

Unidade de Saúde da Família Petrópolis

Endereço: Rua Luxemburgo, 1570 – Bairro Petrópolis

Telefone: (51) 3066-4772 – Horário: Segunda, terça, quarta, e sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira somente das 7h às 15h.

Unidade de Saúde da Família Rondônia II

Endereço: Rua Travessão, 2084, Rondônia

Telefone: (51) 3600-8361 – Horário: segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h. Quarta-feira das 08h às 15h.

Unidade de Saúde da Família Operário

Endereço: Rua São Marino, 88, Operário

Telefone: (51) 3279-8349 – Horário: segunda, terça, quarta e sexta-feira das 8h às 17h.
Quinta-feira das 8h às 15h.

Casa de Vacina

Endereço: Av. Coronel Frederico Linck, 900 – Bairro Rio Branco

Telefone: (51) 3595-1919 – Horário: segunda a sexta-feira das 08h às 17h

Fonte: Assessoria
10/05/2021 0 Comentários 988 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO