Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Autor

Caren Souza

Caren Souza

Saúde

Novo Hamburgo se previne para garantir segunda dose da Astrazeneca

Por Caren Souza 12/05/2021
Por Caren Souza

Diante da falta de organização e constantes falhas no planejamento do Ministério da Saúde quanto à campanha nacional de vacinação contra a Covid, a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, está determinando à Secretaria Municipal de Saúde para que não falte vacinas de segunda dose do imunizante Astrazeneca na cidade.

A falta de vacina da Coronavac nos deixa muito angustiados, especialmente quem já superou os 28 dias definidos para a segunda dose.

“Não podemos permitir que se repita em Novo Hamburgo o que está acontecendo com a Coronavac no País”, enfatizou a prefeita durante reunião com o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, e o diretor de Administração da secretaria e coordenador da campanha de vacinação contra a covid na cidade, Marcelo Reidel, e o diretor de Saúde, Pierre Prunes, coordenador da campanha de vacinação contra a gripe.

“A falta de vacina da Coronavac nos deixa muito angustiados, especialmente quem já superou os 28 dias definidos para a segunda dose. No que depender de Novo Hamburgo, isso não acontecerá mais daqui por diante”, destacou Fátima. Por isso, a determinação é que a Prefeitura reserve doses da Astrazeneca suficientes para garantir a segunda aplicação para os próximos meses.

Naasom lembra que esta medida é fundamental neste momento de incertezas, mas isso também implica na redução do ritmo de vacinação na cidade. “Novo Hamburgo vinha sendo um dos municípios mais ágeis na vacinação contra a covid. Este ritmo será afetado porque vamos guardar doses para a segunda aplicação”, explicou.

Coronavac

Em março deste ano, o Ministério da Saúde determinou que Estados e municípios não guardassem doses da Coronavac, pois garantia o envio posterior de doses para a segunda aplicação. O que não aconteceu, deixando centenas de milhares de pessoas sem completar o esquema vacinal nos 28 dias recomendados pelo fabricante.

Novo Hamburgo tem 11,4 mil pessoas aguardando a segunda dose da Coronavac, já além dos 28 dias. Nesta segunda-feira, a cidade recebeu 1.520 doses da Coronavac. Estas doses estão aplicadas em quem está em atraso para receber a segunda dose (mais de 28 dias) e em pessoas que receberam a primeira dose em unidades de saúde.

Esta aplicação ocorre nas próprias unidades de saúde, que fazem o contato e o agendamento com as pessoas a serem vacinadas.

Ou seja, a pessoa precisa aguardar o contato para se deslocar até a unidade de saúde. A preferência é por pessoas que tenham passado mais tempo dos 28 dias da primeira dose. A orientação é que as pessoas que receberam a primeira dose não desistam da segunda aplicação, mesmo que o tempo entres elas seja bem maior que os 28 dias.

Fonte: Assessoria
12/05/2021 0 Comentários 619 Visualizações
Saúde

Canoas suspende uso da vacina AstraZeneca em gestantes

Por Caren Souza 12/05/2021
Por Caren Souza

A Secretaria Municipal da Saúde anunciou na manhã desta terça-feira (11) a suspensão imediata do uso da vacina da AstraZeneca, produzida pela Fiocruz, em mulheres gestantes. A medida segue orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na noite de segunda (10), o órgão emitiu nota técnica em que recomenda a suspensão do imunizante em grávidas. Segundo o documento, a indicação da bula da vacina da AstraZeneca, que não recomenda o uso por gestantes sem orientação médica, deve ser seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). A Anvisa reforça que, nas situações não previstas, o uso da vacina deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios para a paciente.

A Secretaria Municipal da Saúde informa que a medida, estendida também a puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), foi adotada por precaução. De acordo com informe técnico do governo do Estado, a suspensão seguirá até que seja completado o monitoramento dos eventos adversos. As gestantes e puérperas que já realizaram a primeira dose com este imunobiológico devem aguardar orientações para a segunda aplicação. O documento informa que o Ministério da Saúde emitirá nota orientando a continuidade da vacinação deste grupo. O Programa Estadual de Imunizações também deverá emitir novos esclarecimentos sobre o assunto.

Para obter informações e esclarecer dúvidas sobre a Covid-19 e a vacinação, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde pelo 0800 647 0156 e o WhatsApp (51) 3425-7623 – ZAP Saúde Canoas.

Fonte: Assessoria
12/05/2021 0 Comentários 543 Visualizações
Cidades

Mutirão de limpeza recolhe cinco cargas de entulho em Linha Santa Cruz

Por Caren Souza 12/05/2021
Por Caren Souza

Terminou na tarde desta terça-feira (11), o mutirão de limpeza em Linha Santa Cruz. Desde ontem servidores da subprefeitura, em parceria com a Central de Serviços da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) percorreram as ruas do bairro para recolher entulhos. A operação resultou no recolhimento de cinco cargas de caminhão.

Além de promover a educação ambiental na comunidade, atendemos a uma importante demanda dos moradores.

Os moradores aproveitaram a oportunidade e deixaram em frente às residências todo tipo de material inservível, como mobiliário velho, restos de madeira e de materiais de construção e entulhos. Também foram recolhidas nesta edição, três cargas repletas de restos de poda, que serão destinados corretamente pela Central de Serviços.

De acordo com o subprefeito, João Cassepp, o objetivo do mutirão foi alcançado. “Além de promover a educação ambiental na comunidade, atendemos a uma importante demanda dos moradores”, avaliou. Ele lembrou que o mutirão é realizado pela subprefeitura, uma vez a cada seis meses.

Com esse tipo de ação, a Prefeitura busca evitar o descarte de lixo no passeio público, em terrenos baldios ou até mesmo em sangas, o que aumenta o risco de obstrução do fluxo de água e, consequentemente, a possibilidade de alagamentos em dias de chuva. Dentre os muitos benefícios está também o combate à proliferação da dengue.

Crédito: Luiz Fernando Bertuol | Fonte: Assessoria
12/05/2021 0 Comentários 982 Visualizações
Ensino

Feevale promove mais uma edição do Pint of Science

Por Caren Souza 11/05/2021
Por Caren Souza

A Universidade Feevale realizará, de 17 a 19 de maio, o Pint of Science, evento que visa aproximar a pesquisa científica da comunidade. Nesta edição, será abordada a importância da prática do exercício físico, o impacto da utilização dos antimicrobianos na pandemia e a gastronomia em tempos de home office.

Realizado, simultaneamente, em bares de diversas cidades do mundo, o Pint of Science acontecerá novamente por meio de lives, abertas e gratuitas. Elas serão transmitidas, nos três dias, às 18 horas, pelo Facebook dos Mestrados e Doutorados da Feevale (fb.com/PPGFeevale) e dos projetos sociais da Instituição (fb.com/projetossociaisfeevale), além do Youtube da Produtora TV Feevale (youtube.com/tvfeevale).

 

Professora Simone Ulrich Picoli (foto)

Confira a programação

Dia 17

Exercícios físicos: como se movimentar em casa em meio à pandemia e ao isolamento social, com Magale Konrath e Aline da Silva Pinto, professoras do curso de Educação Física da Feevale

Dia 18

Resistência bacteriana: o impacto do amplo uso de antimicrobianos na pandemia, com Simone Ulrich Picoli, docente dos cursos de Biomedicina e Medicina e do mestrado em Virologia da Feevale

Dia 19

Gastronomia em tempos de home office, com Daniel Bonho, coordenador dos cursos de Gastronomia, Turismo, Eventos e Hotelaria da Feevale

Fonte: Assessoria
11/05/2021 0 Comentários 434 Visualizações
Variedades

Últimos dias para garantir espaço na versão digital da Mesa de Arte na Praça

Por Caren Souza 11/05/2021
Por Caren Souza

Se encerra neste sábado, 15, o prazo para artistas de Novo Hamburgo e região se inscreverem no projeto Mesa de Arte na Praça, em sua versão digital. O novo espaço de arte será on-line, com um site próprio e redes sociais divulgando as artes plásticas e visuais em suas diferentes formas de expressão (pintura, desenho, fotografia, escultura, gravura, grafite, charge, entre outros estilos).

Para participar, a única exigência é que os participantes sejam nascidos, residentes ou que tenham sua trajetória artística em Novo Hamburgo, e tenham a arte como um de seus ofícios. “A inscrição é simples e gratuita, basta preencher um formulário com algumas informações sobre o artista, seu trabalho e imagens de suas obras”, destaca Ana Hauschild, integrante do grupo de idealizadoras da iniciativa. O formulário está disponível em tinyurl.com/ convocatoriamap .

Os recursos para realização da Mesa de Arte na Praça digital foram obtidos através da seleção no edital da Secretaria da Cultura (Secult) e Prefeitura de Novo Hamburgo, financiado com verba da Lei Aldir Blanc (14.017/2020), numa iniciativa da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal. “Nosso foco é criar um espaço permanente de divulgação dos artistas e democratizar o acesso à cultura”, diz a fotógrafa e artista plástica Bala Blauth, também idealizadora do projeto.

Inspiração

A ideia do projeto Mesa de Arte na Praça surgiu no coletivo A4 Falando em Arte (Ana Hauschild, Bala Blauth, Magna Sperb e Mona Locks/Débora Piva) com a proposta de difusão e democratização das artes, levando a produção de artistas a espaços pouco utilizados para exposição de obras artísticas.

Desde 2016, foram realizadas oito edições em praças e locais de grande circulação de pessoas, surpreendendo o público com reproduções das obras expostas em varais. Ao final, as peças foram distribuídas gratuitamente, possibilitando às pessoas levarem um pouco de arte para as suas casas. “Assim como na versão presencial, buscamos oferecer um espaço para divulgação da trajetória e da produção dos artistas locais. E ampliamos a proposta com o objetivo de promover o mapeamento e difusão das artes visuais na cidade, evidenciando também o panorama da arte na região”, destaca a artista plástica Magna Sperb.

Mais informações podem ser obtidas em facebook.com/ mesadeartenapraca .

Fonte: Assessoria
11/05/2021 0 Comentários 856 Visualizações
Business

Presidente da Federasul palestra na ACIST-SL

Por Caren Souza 11/05/2021
Por Caren Souza

“Com a pandemia, ficou mais latente a necessidade da cadeia produtiva se reinventar, fazer uma reflexão profunda sobre o futuro dos negócios e das relações de trabalho”. Esta frase é do presidente da Federasul, Anderson Trautman Cardoso e sintetiza as ações que a Federação vem realizando para apoiar empresários e empreendedores do Estado e que serão apresentadas para o setor produtivo de São Leopoldo no próximo dia 20 de maio.

Ele será o palestrante do Momento do Empreendedor que acontecerá das 11h30 às 13h, pelas plataformas digitais da entidade, quando falará sobre Inovar para Transformar. “Pretendemos trabalhar para contribuir com a melhoria da realidade de nossas empresas. Em seus mais de 93 anos de existência, a Federasul sempre se destacou na defesa dos interesses da classe empreendedora, com protagonismo nos grandes temas do Rio Grande do Sul. Queremos gerar uma base de dados completa, capaz de formar novos ecossistemas empresariais e permitir que o nosso associado amplie parcerias, produza mais, venda mais e gere mais riqueza dentro do nosso Estado”, ressalta.

O evento conta com o patrocínio das associadas Sicredi Pioneira, Stihl, SKA, Sinodal e Vila Rica. Mais informações: [email protected] ou fone (51) 3037-6065.

Sobre Anderson Trautman Cardoso

Presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (FEDERASUL), também é integrante do Comitê Jurídico da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e Especialista em Direito Tributário, Financeiro e Econômico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Management Program for Lawyers (MPL) pela Yale University, New Haven (USA). Programa de Gestão Avançada (PGA) pela Fundação Dom Cabral em parceria com o INSEAD, Fontainebleau (FR). É membro da Fundação Escola Superior de Direito Tributário (FESDT), do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT) e da International Fiscal Association (IFA).

Também é autor de diversos artigos e livros especialmente voltados ao Direito Tributário, entre os quais a obra “Não-cumulatividade do ICMS: dimensão normativa e eficácia”. Professor convidado em cursos de pós-graduação. Destacado pelas publicações internacionais “Legal 500”, “Leaders League” e “LACCA Approved”, esta última da “Latin America Corporate Counsel Association”, como um dos mais admirados advogados do Brasil na área do Direito Tributário.

Fonte: Assessoria
11/05/2021 0 Comentários 627 Visualizações
Saúde

Vacinação contra a gripe: começa a imunização de professores e de quem tem mais de 60 anos

Por Caren Souza 11/05/2021
Por Caren Souza

Começa nesta terça-feira, 11, a segunda etapa da campanha nacional de imunização contra a influenza. A vacinação contra a gripe será aberta, neste momento, para pessoas com 60 anos ou mais e professores, além dos grupos já chamados na primeira fase, iniciada em 12 de abril. São eles os trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mães que tiveram bebês nos últimos 45 dias) e crianças de seis meses a 5 anos 11 meses e 29 dias. Em tempos de pandemia e também de vacinação contra a covid-19, é importante observar o intervalo de pelo menos 14 dias entre as duas vacinas.

Todas as unidades do município podem fazer a imunização contra a gripe, além da Casa da Vacina, abaixo confira os endereços e os horários de funcionamento de cada ponto. Não é necessário fazer agendamento. Também haverá oportunidade de vacinação contra a gripe em mais um drive-thru no estacionamento da Prefeitura, das 9 às 16 horas, no próximo sábado, 15, com exceção para as crianças, que devem ser imunizadas nos postos de saúde.

A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é imunizar 40.891 pessoas com mais de 60 anos e 2.939 professores. Na primeira etapa da vacinação, que começou em abril, foram aplicadas 10505 doses. Em trabalhadores da saúde foram aplicadas 4885 doses (56%), em gestantes, 586 doses (25,3%), puérperas somam 134 doses (35,2%) e crianças já receberam 4667 doses da vacina contra a influenza (27,7%).

Veja onde se vacinar contra a gripe

Unidade Básica de Saúde Canudos

Endereço: Rua Silvio Gilberto Christmann, 1451 – Bairro Canudos
Telefone: (51) 3524-2279
Horário: segunda a sábado, das 7h às 20h

Unidade Básica de Saúde Kunz

Endereço: Avenida General Daltro Filho,1595 – Bairro Hamburgo Velho
Telefone: 51 3595-3645
Horário: Segunda a sexta-feira: 7h às 17h

Unidade Básica de Saúde Liberdade

Endereço: Rua Kurt Wacker, 14 – Bairro Liberdade
Telefone: (51) 3587-7836
Horário: Segunda a sexta-feira das 7h às 17h

Unidade Básica de Saúde Primavera

Endereço: Rua Boa Saúde, 618 – Bairro Primavera
Telefone: (51) 3556-3136
Horário: Segunda a sexta-feira das 7h às 17h

Unidade Básica de Saúde Rincão

Endereço: Rua Teobaldo Nicolau Bauer, 15 – Bairro Rincão
Telefone: (51) 3595-7380
Horário: Segunda a sexta-feira 7h às 17h

Unidade Básica de Saúde Santo Afonso

Endereço: Rua Assunción, 85 – Bairro Santo Afonso
Telefone: (51) 3587-3566
Horário: Segunda a sábado das 7h às 22h. Sábado e domingo das 8h às 20h.

Unidade de Saúde da Família Boa Saúde

Endereço: Avenida Floresta nº 666 esquina com Rua 22 de Outubro – Bairro Boa Saúde
Telefone: (51) 3556-1649
Horário: Segunda, quarta, quinta e sexta-feira das 8h às 17h. Terça-feira somente das 8h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Getúlio Vargas

Endereço: Rua Bruno Werner Storck, 147 – Bairro Canudos
Telefone: (51) 3525-0680
Horário: Segunda, terça, quarta e sexta-feira das 8h às 17h. Quinta-feira somente das 8h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Guarani

Endereço: Rua Demétrio Ribeiro, 1089 – Bairro Guarani
Telefone: (51) 3527-3174
Horário: Segunda, terça, quinta e sexta-feira das 8h às 17h. Quarta-feira somente das 8h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Iguaçu

Endereço: Rua Dos Professores, 110 – Esquina com Bruno Werner Storck. – Bairro Vila Iguaçu – Canudos
Telefone: (51) 3524-7856
Horário: Segunda, quarta, quinta e sexta-feira 8h às 17h. Terça-feira somente das 8h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Kephas

Endereço: Rua Bernardo Ludwig, 196 – Bairro São José / Kephas
Telefone: (51) 3583-1401
Horário: Segunda, quarta, quinta e sexta-feira das 8h às 17h. Terça-feira somente das 8h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Kraemer

Endereço: Rua Américo Vespúcio, 640 – Bairro São Jorge / Vila Kraemer
Telefone: (51) 3524-3874
Horário: Segunda, terça, quarta e sexta-feira da 8h às 17h. Quinta-feira somente das 8h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Kroeff

Endereço: Rua Arlindo Silveira Martins, 55 – Bairro Santo Afonso
Telefone: (51) 3582-8131
Horário: Segunda, terça, quinta e sexta-feira das 8h às 17h. Quarta-feira somente das 8h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Liberdade

Endereço: Rua Miranda, 201 – Bairro Liberdade
Telefone: (51) 3582-8724
Horário: Segunda, terça, quarta e sexta-feira das 8h às 17h. Quinta-feira somente das 8h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Lomba Grande

Endereço: Rua Victor Thiesen, 125 – Esquina com Odete Correia Schuck – Bairro Lomba Grande
Telefone: (51) 3596-1543
Horário: Segunda, terça, quinta e sexta-feira das 8h às 17h. Quarta-feira somente das 8h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Morada dos Eucaliptos

Endereço: Rua Octavio Oscar Bender, 1000 – Bairro Canudos
Localidade de referência: Lot. Morada dos Eucaliptos
Telefone: (51) 3524-7341
Horário: Segunda a sexta-feira das 7h às 17h.

Unidade de Saúde da Família Mundo Novo

Endereço: Rua João Nunes da Silva, 33 – Bairro Canudos
Telefone: (51) 2500-2672
Horário: Segunda, quarta, quinta e sexta-feira das 7h às 17h. Terça-feira somente das das 7h às 12h.

Unidade de Saúde da Família Palmeira

Endereço: Rua Nazaré, 215 – Bairro Santo Afonso
Telefone: (51) 3524-3211 ou (51) 9720-9591
Horário: Segunda a sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 17h. Quartas-feiras somente das 7h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Petrópolis

Endereço: Rua Luxemburgo, 1570 – Bairro Petrópolis
Telefone: (51) 3580-1777 ou (51) 98014- 2614
Horário: Segunda, terça, quarta, e sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira somente das 7h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Redentora

Endereço: Rua Tamoio, 585 – Bairro São José – Redentora
Telefone: (51) 3583-1588
Horário: Segunda, terça, quinta e sexta-feira das 8h às 17h. Quarta-feira somente das 8h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Rondônia

Endereço: Rua Bahia, 450 – Bairro Rondônia
Telefone: (51) 3582-9916
Horário: Segunda, quarta, quinta e sexta-Feira: 8h às 17h. Terça-feira somente das 07h às 12h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Roselândia

Endereço: Rua Benjamin Altmayer, 455 – Bairro Roselândia
Telefone: (51) 3527-8011
Horário: Segunda, terça, quarta e sexta-feira das 8h às 17h. Quinta-feira somente das 8h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família São Jorge

Endereço: Rua Jaboti, 308 – Bairro São Jorge
Telefone: (51) 3524-1913
Horário: Segunda, quarta, quinta e sexta-feira das 8h às 17h. Terça-feira somente das 8h às 15h – Motivo: Reunião no turno da tarde.

Casa de Vacinas

Endereço: Av. Coronel Frederico Linck, 900 – Bairro Rio Branco
Telefone: (51) 3595-1919
Horário: Segunda a sexta-feira das 08h às 17h.

Fonte: Assessoria
11/05/2021 0 Comentários 566 Visualizações
Variedades

Sindilojas Porto Alegre lança o Varejo Report 2020

Por Caren Souza 11/05/2021
Por Caren Souza

Em um período de tantos desafios e mudanças repentinas, analisar dados e informações de comportamento e consumo se torna ainda mais necessário para a tomada de decisão dos negócios. E no último ano, os lojistas gaúchos puderam contar com o apoio do Sindilojas Porto Alegre para além da representatividade, tão importante diante do cenário enfrentado.

A partir dos oito e-books produzidos pelo Núcleo de Pesquisa, os varejistas tiveram acesso a inúmeros dados, sobre temas variados: tendências de moda, previsões do comércio internacional, maternidade, mudanças no comportamento social e de consumo, paternidade, estratégias de branding, ambiente digital e varejo pós-pandemia.

Agora, todos esses estudos estão reunidos em um único material, o Varejo Report 2020, que funciona como mais que um compilado de pesquisas, mas como o reflexo de tantas transformações vivenciadas pelo setor. Acesse o material completo no site do Sindilojas Porto Alegre: sindilojaspoa.com.br.

Portal InspiraAção

Desde o início das restrições às atividades do comércio, o Sindilojas Porto Alegre mantém um espaço exclusivo para ajudar os lojistas a superarem a crise causada pela pandemia. O Portal InspiraAção reúne conteúdos especiais, soluções comerciais, decretos e informações importantes sobre o mercado que podem contribuir para o desenvolvimento dos negócios.

A página, que já foi acessada por mais de 57 mil pessoas, é mais um canal de contato direto com a Entidade e suas ações para o varejo da Capital. Para saber mais, acesse www.sindilojaspoa.com.br/inspiraacao.

Fonte: Assessoria
11/05/2021 0 Comentários 595 Visualizações
Cidades

Nova Petrópolis promove novo momento do setor de turismo com lançamento de site

Por Caren Souza 11/05/2021
Por Caren Souza

Nova Petrópolis conta agora com um grande portal de informações turísticas. O Departamento de Turismo da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), lançou no 8 o site https://novapetropolisturismo.com.br, com a nova identidade turística da cidade que é “A terra mais germânica da Serra Gaúcha”. Os visitantes poderão encontrar indicações sobre o turismo de lazer e negócios, para desfrutar no município durante o ano todo.

É com grande alegria que apresentamos esse novo espaço de informação turística sobre a nossa cidade.

O novo site conta com dicas de passeios, hospedagem, gastronomia, locomoção e compras, além de sugestões de espaços para a realização de reuniões, encontros, cursos, palestras e eventos. Informações sobre a história da cidade, cultura e novidades, instigarão a curiosidade dos turistas para conhecer de perto o município tipicamente europeu.

“É com grande alegria que apresentamos esse novo espaço de informação turística sobre a nossa cidade, na certeza de instigar visitantes a conhecerem nosso município tão único e acolhedor. Também estamos felizes em poder realizar mais essa entrega para contribuintes do Departamento e representantes do Trade. Temos muito a comemorar”, exalta o diretor do Departamento de Turismo da ACINP, Marcelo Becker.

Novo momento no turismo de Nova Petrópolis

O site faz parte do novo momento do setor de turismo do município, que tem por objetivo promover uma conexão de longo prazo entre o visitante e o destino, gerando envolvimento com a cidade. Ao longo do último ano, o Departamento de Turismo da ACINP realizou um grande movimento em prol do turismo, mapeando cenários e traçando objetivos claros para colocar Nova Petrópolis em destaque no turismo nacional.

Liderou a criação de uma nova marca “A terra mais germânica da Serra Gaúcha” e identidade visual da cidade, lançadas nos dois primeiros meses de 2021. Ambas seguiram as diretrizes do Nova 2050 – do Plano de Mobilidade Urbana e da Agenda Estratégica de Desenvolvimento da cidade para os próximos 30 anos – e tiveram a contribuição da comunidade.

Mais de 400 pessoas, entre munícipes, operadores do trade e turistas participaram do processo de elaboração, respondendo a uma pesquisa de opinião. Dela, foram extraídos os elementos que mais identificam Nova Petrópolis: arquitetura, cultura, cooperativismo e representatividade da cidade.

“Estamos muito orgulhosos com o resultado do trabalho que desenvolvemos em colaboração com a comunidade. Nossos esforços diários são de tornar Nova Petrópolis um destino de excelência em negócio e lazer”, revela o presidente da ACINP, Marcos Alexandre Streck. A nova identidade já pode ser vista nos acessos a cidade, por meio de duas placas: na BR 116, direção Caxias do Sul- Nova Petrópolis, e Picada Café- Nova Petrópolis.

Crédito: Mauro Stoffel | Fonte: Assessoria
11/05/2021 0 Comentários 572 Visualizações
Cidades

Escolas municipais de Novo Hamburgo retomam atividades presenciais

Por Caren Souza 11/05/2021
Por Caren Souza

A segunda-feira (10) foi de reencontros nas escolas municipais de Novo Hamburgo. Depois de pouco mais de um ano de atendimento remoto e sem a presença de professores e estudantes, as instituições voltaram a atender presencialmente. Previsto no calendário escolar da Rede Municipal de Ensino, o ensino híbrido adotado neste momento combina ações realizadas nas escolas e em casa.

O retorno será importante, sobretudo, para o processo de aprendizagem dos nossos estudantes.

Para reforçar os cuidados sanitários, novos protocolos foram incluídos na rotina escolar. Ações como aferição da temperatura, uso de máscaras, distanciamento e utilização de álcool em gel foram adotadas pelas escolas como cuidados no combate à transmissão do coronavírus.

Durante o primeiro dia de aulas presenciais, a secretária de Educação, Maristela Guasselli, visitou algumas escolas acompanhada pela diretora de Educação, Raquel Becker. “A gente percebe no olhar das crianças e dos professores a alegria por poderem voltar à escola. O retorno será importante, sobretudo, para o processo de aprendizagem dos nossos estudantes. Os profissionais das escolas estão se empenhando ao máximo e criando soluções para que a volta aconteça da melhor forma possível”, explica Maristela.

A rede municipal hamburguense conta com um total de 24 mil alunos, 89 escolas e cerca de 2 mil professores.

A decisão sobre a participação presencial das crianças na escola é tomada pelas famílias e registrada a partir da assinatura do Termo de Responsabilidade.

Conforme levantamento da Secretaria de Educação (SMED), cerca de 60% dos responsáveis indicaram o retorno dos filhos já na primeira semana de aulas. Mesmo após a assinatura do documento, os pais podem mudar a decisão e solicitar novo termo na escola em que a criança está matriculada. Conforme registros da SMED, 42 professores não compareceram às escolas.

Escolas organizam rotina e novos espaços

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Elvira Brandi Grin, no bairro Rondônia, a comunidade escolar é recebida com uma faixa instalada logo na entrada e que lembra sobre a importância dos protocolos sanitários. A equipe diretiva organizou uma série de estratégias levando em consideração o espaço físico da escola.

Nas salas de aula, adesivos sobre as classes indicam quais são os lugares que devem permanecer desocupados para garantir o distanciamento entre os estudantes.

Para os momentos de lanche, foi montado um espaço com bancos na área coberta. Já o almoço será no refeitório, que teve as mesas realocadas, com pratos que saem da cozinha já servidos pelas merendeiras.

Quando a turma sai da sala, a equipe de higienização trata de limpar o local. “Estamos felizes por este primeiro dia de atendimento presencial e cuidando para que tudo seja realizado da melhor forma. As famílias estão conscientes da importância do retorno e também dos cuidados com a saúde”, disse a diretora Ana Paula Dick Schleich.

Famílias comemoram retorno

A retomada das atividades presenciais na Rede Municipal de Ensino também marcou o primeiro dia da pequena Maria Clara da Rosa Lopes, de 1 ano e meio, na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Alecrim. Inaugurada no final de 2020, a escola recebeu, presencialmente, as crianças pela primeira vez nesta segunda-feira.

A mãe de Maria Clara, Bruna Franciele da Rosa, 22 anos, comemorou o retorno das atividades nas escolas e a oportunidade da filha conviver com outras crianças e professores. “Minha família ficou muito feliz com a volta das aulas presenciais. Sei como vai ser importante para o desenvolvimento da minha filha. Aqui ela pode brincar com outras crianças e aprender”, conta a operadora de caixa.

Fonte: Assessoria
11/05/2021 0 Comentários 560 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO