Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Autor

Caren Souza

Caren Souza

Business

Airton Cousseau é nomeado como presidente da Nissan Mercosul e diretor geral do Brasil

Por Caren Souza 18/03/2021
Por Caren Souza

Com mais de 30 anos na indústria automotiva e 8 anos na Nissan, Airton Cousseau comandará diretamente a operação da Nissan do Brasil, substituindo Marco Silva, que ocupava esta função desde 2017, e desenvolverá as sinergias na área de manufatura da empresa no Brasil e na Argentina.

Sua sólida trajetória em áreas como importação e exportação, vendas, pós-venda, marketing, finanças e desenvolvimento de rede de concessionários o precede para este novo desafio na região. Ele já ocupou cargos de liderança na empresa não somente na América Latina, como também na América do Norte e China.

Na Nissan América do Norte (NNA), ele atuou como Vice-presidente sênior de Marketing e Vendas até assumir sua atual posição. Lá ele fez parte da equipe que teve como foco a recuperação da atuação da empresa no mercado americano.

Anteriormente, em 2016, Airton Cousseau foi Vice-presidente da Dongfeng Motor Co., Ltd. e Diretor Administrativo da Dongfeng Nissan Passenger Vehicle Co. na China. Além disso, antes dessa posição, ele foi presidente da Nissan México.

“Airton tem em sua trajetória não apenas o vasto e necessário conhecimento operacional para conduzir o negócio no Brasil, mas também o entendimento de trabalhar com diferentes culturas, inclusive da América Latina. Tenho certeza que isso agregará um valor estratégico em seu novo cargo”, disse Guy Rodriguez, Presidente e Diretor Geral da Nissan América do Sul.

Airton Cousseau, que é baseado no Brasil, ajudará a Nissan a atingir o objetivo de se posicionar como uma das três principais marcas da região, além de continuar a consolidar o modelo de negócios da empresa.

O executivo brasileiro é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (Brasil), bem como pós-graduado em Marketing pela Universidade da República (Uruguai) e Finanças pela Universidade de Montevidéu (Uruguai).

Fonte: Assessoria
18/03/2021 0 Comentários 958 Visualizações
Variedades

Mulheres ensinam o melhor do mundo dos vinhos

Por Caren Souza 18/03/2021
Por Caren Souza

Andreia Debon, Bruna Cristofoli, Deisi da Costa, Ivane Fávero, Luciana Froes, Patrícia Possamai e Regina Vanderlinde. Sete mulheres de personalidade com diferentes formações e profissões, mas que têm em comum o gosto pelo vinho. Elas estarão reunidas no evento ‘Entre Mulheres e Vinhos’, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) no dia 31 de março, às 20 horas, pelo canal da entidade no YouTube.

Além de grandes consumidoras de vinho, as mulheres muitas vezes são responsáveis pela escolha da bebida.

Dirigido às mulheres, o acesso é gratuito, mas os homens podem assistir. Aliás, elas fazem questão. A única exigência é que todos abram uma garrafa de vinho brasileiro de sua preferência e acompanhem a transmissão, participando através do chat. Essência di Fiori, Sicredi Serrana, Todeschini e Verallia são patrocinadores.

Além de homenageá-las no Mês da Mulher, a ABE aposta em sua audiência para amplificar este movimento, promovendo a cultura do vinho entre este público que não para de crescer. O mundo do vinho, que já foi quase exclusivamente masculino, a cada dia está mais feminino. Mulheres de diferentes profissões, estilos e regiões encontram neste universo uma forma de expressar suas impressões, seja profissionalmente, seja por prazer. Por isso, a ideia de fortalecer este espaço num evento digital descontraído, com histórias curiosas, muita atitude e conhecimento.

“Além de grandes consumidoras de vinho, as mulheres muitas vezes são responsáveis pela escolha da bebida que será servida durante as refeições. O público feminino possui grande capacidade analítica em relação ao que consome, além dos sentidos femininos serem mais sensíveis. Hoje, a mulher sabe escolher, comprar e harmonizar vinhos com os pratos. Independentes, têm gosto próprio, poder, autonomia e forte participação na vida social”, destaca o presidente da ABE, enólogo André de Gasperin.

Fonte: Assessoria
18/03/2021 0 Comentários 797 Visualizações
Business

Oferta de voos domésticos em março recua para metade do cenário pré-crise

Por Caren Souza 18/03/2021
Por Caren Souza

Com o agravamento da pandemia do novo coronavírus no país, as companhias aéreas nacionais registram, em março, uma média de 1.258 partidas diárias domésticas, ou praticamente a metade (52,4%) da quantidade de decolagens do início de março de 2020, antes das medidas de isolamento social e fechamento de fronteiras. Isso é o que mostra um levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Essa queda acontece após as empresas aéreas terem registrado desde maio uma retomada gradual da demanda por voos domésticos, alcançando o pico de 1.798 decolagens diárias em janeiro, ou 75% da oferta diária de partidas em relação ao início de março de 2020. O recrudescimento da pandemia já havia impactado a quantidade de voos em fevereiro, quando a média diária recuou para 1.469, o que equivale a 61,2% da malha aérea pré-crise.

Fonte: Assessoria
18/03/2021 0 Comentários 537 Visualizações
Cultura

Seis décadas de história da educação em um clique

Por Caren Souza 18/03/2021
Por Caren Souza

Lançado pela Secretaria de Educação (SMED), o livro “Conselho Municipal de Educação de Novo Hamburgo: 6 décadas de história 1958-2018” está disponível em formato digital. A obra, publicada em dezembro do ano passado com tiragem física de 200 exemplares, poderá ser acessada gratuitamente a partir do site da SMED. O endereço para download do material é https://novohamburgo.rs.gov.br/smed/livro-conselho-municipal-educacao.

“Contar a história do conselho é, de certa forma, contar e valorizar a história da educação de Novo Hamburgo. Com a versão digital, esta importante obra estará disponível para professores, pesquisadores e demais interessados na área”, afirma a secretária de Educação, Maristela Guasselli, uma das idealizadoras do livro.

A publicação apresenta fatos da história do mais antigo conselho municipal de educação do Brasil, que neste ano completa 63 anos de atuação. Em mais de 160 páginas, a obra destaca cada uma das seis primeiras décadas de história do Conselho Municipal de Educação (CME) e os principais desafios enfrentados em cada período.

O livro foi produzido pela própria equipe da SMED e envolveu diferentes profissionais entre pesquisa, apresentação, revisão e projeto gráfico. O texto é assinado pelo professor e assessor Dionísio Felipe Hatzenberger que entrevistou ex-integrantes do Conselho e consultou documentos como livros, atas, resoluções e correspondências da entidade.

Fonte:  Assessoria
18/03/2021 0 Comentários 926 Visualizações
Cidades

Campo Bom teve saldo positivo de empregos em 2020

Por Caren Souza 18/03/2021
Por Caren Souza

Mesmo com as consequências negativas que a pandemia do coronavírus trouxe para o setor econômico a nível nacional, Campo Bom, mais uma vez demonstra a atenção especial que oferece ao empreendedor local. Através das iniciativas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) para facilitar o trabalho dos empresários e fomentar seus negócios, Campo Bom é exemplo em atendimento efetivo e de qualidade, tanto que o Município foi destaque na geração de empregos em 2020.

Mesmo apresentando uma pequena queda nas admissões em dezembro, retomamos o crescimento em janeiro de 2021.

No ano passado, foi a cidade do Vale do Sinos com menos de 100 mil habitantes que teve o maior saldo positivo de empregos, com 237 mais admissões do que demissões. Além disso, garantiu cinco meses consecutivos de saldo positivo de empregos, de julho a novembro. Os dados são disponibilizados mensalmente pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que calcula o saldo considerando a diferença entre as admissões e os desligamentos.

O prefeito Luciano Orsi indica que, com o resultado acumulado de 2020, o Município conseguiu superar o déficit de empregos dos primeiros meses da pandemia. “Mesmo apresentando uma pequena queda nas admissões em dezembro, retomamos o crescimento em janeiro de 2021, com saldo positivo de 460 empregos. Com isso, ultrapassamos por 474 postos de trabalho o estoque que possuíamos em janeiro de 2020”, aponta o prefeito.

Contratações de janeiro

O setor que se destacou pelo número de contratações em janeiro foi o da Indústria, com saldo positivo de 238 admissões, o que representa cerca de 51% do saldo positivo de empregos gerados no mês. Além disso, o maior número de empregados do período está na faixa etária entre 18 e 24 anos e possui Ensino Médio completo. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz, apesar da pandemia ter castigado o setor econômico em 2020, Campo Bom conseguiu superar as próprias dificuldades. “As políticas de desenvolvimento econômico de Campo Bom têm sido assertivas e eficientes para garantir a reposição de todas as perdas do estoque de empregos, que foram causadas pelas restrições decorrentes das regras de distanciamento social”, afirma.

Sala do Empreendedor é padrão ouro de atendimento

Localizado no térreo do Centro Administrativo, a Sala do Empreendedor conquistou, em dezembro, o Selo Ouro na certificação concedida pelo Sebrae em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). A nova certificação foi recebida apenas um ano após a obtenção do Selo Bronze, e indica que o espaço está em um nível avançado de atendimento, cumprindo, além dos pré-requisitos para os níveis básico e intermediário, uma série de outros critérios superiores.

A Sala do Empreendedor faz parte do programa Cidade Empreendedora do Sebrae, que a Prefeitura aderiu no início do ano passado. O espaço tem a finalidade de desburocratizar as atividades dos empreendedores locais – que lá podem obter todas as informações necessárias sobre o registro de novos negócios -, além oferecer um espaço coworking, a possibilidade de abertura de protocolos on-line e emissão de alvará on-line.

 

Crédito: Maurício Chaves | Fonte: Assessoria
18/03/2021 0 Comentários 753 Visualizações
Business

Amvars: ‘Nenhum prefeito quer fechar empresas’

Por Caren Souza 18/03/2021
Por Caren Souza

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) Luciano Orsi reuniu-se na tarde de hoje com representantes das Câmaras de Dirigentes Lojistas das cidades que integram a Região 7 do Modelo de Distanciamento Controlado do Estado.

Temos que encontrar um equilíbrio para solucionar essa situação.

O presidente da CDL-NH, Jorge Stoffel, ressaltou no encontro a preocupação dos empresários que estão com suas atividades praticamente paralisadas, desde o ano passado. “Muitas empresas tiveram suas funções restritas ou até interrompidas, o que vem comprometendo o pagamento de impostos, a folha de pagamento, os aluguéis, além da geração de emprego e renda. Se não temos receita, não temos como pagar as contas”, desabafou Jorge.

Além disso, os dirigentes externaram preocupação com a situação das empresas que comercializam produtos considerados não essenciais, proibidas de trabalhar nas fases mais agudas da pandemia. Temendo pela sobrevivência dos estabelecimentos, os comerciantes solicitaram a intervenção e atuação da Amvars para que possam voltar a operar, ratificando o compromisso de zelo pelos protocolos sanitários em vigência.

“O comércio é um elo necessário. É tão culpado pela pandemia quanto todos os demais setores. Temos que encontrar um equilíbrio para solucionar essa situação. Vamos trabalhar neste alinhamento”, sustentou o presidente. Regionalmente Orsi também levará como pauta aos prefeitos alternativas de socorrer essas empresas e garantiu: “nenhum prefeito fica feliz com o fechamento de empresas em sua cidade”.

Fonte: Assessoria
18/03/2021 0 Comentários 727 Visualizações
Saúde

Sindilojas Porto Alegre realiza doações para a área da saúde da Capital

Por Caren Souza 17/03/2021
Por Caren Souza

Ciente do agravamento da pandemia e do elevado aumento da procura por leitos de UTI, o Sindilojas Porto Alegre participa da doação de respiradores por meio do Instituto Cultural Floresta (ICM). O Sindilojas Porto Alegre fará ainda a doação de outros equipamentos necessários em hospitais e postos de saúde da cidade, como macas e cadeiras de rodas.

Como forma de chamar a atenção dos porto-alegrenses para os cuidados necessários para o combate à Covid-19, o Sindicato realiza, desde o ano passado, campanhas de conscientização. A última ação, feita em parceria com a CDL POA e o Sindha, foi chamada de Manifesto Atitude Responsável, e ganhou visibilidade na imprensa, nas mídias digitais e em canais de apoio da Prefeitura de Porto Alegre.

A entidade segue orientando os lojistas e a população a fazerem a sua parte, com o uso correto da máscara, higiene adequada das mãos e dos ambientes de circulação de pessoas, com o intuito de preservar vidas e restabelecer o funcionamento das atividades econômicas.

Portal InspiraAção

Desde o início das restrições às atividades do comércio, o Sindilojas Porto Alegre mantém um espaço exclusivo para ajudar os lojistas a superarem a crise causada pela pandemia. O Portal InspiraAção reúne conteúdos especiais, soluções comerciais, decretos e informações importantes sobre o mercado que podem contribuir para o desenvolvimento dos negócios. A página, que já foi acessada por mais de 57 mil pessoas, é mais um canal de contato direto com a entidade e suas ações para o varejo da Capital. Para saber mais, acesse www.sindilojaspoa.com.br/inspiraacao.

Fonte: Assessoria
17/03/2021 0 Comentários 584 Visualizações
Business

Prefeitura inicia implantação de incubadora tecnológica em Capão da Canoa

Por Caren Souza 17/03/2021
Por Caren Souza

A Prefeitura de Capão da Canoa iniciou o processo de implantação de uma incubadora tecnológica no município. Em uma reunião online, na tarde de segunda-feira (16), o executivo municipal apresentou ao governo estadual o projeto “InovaCapão”. Incubadoras tecnológicas são responsáveis por oferecer suporte a empreendedores para o desenvolvimento de ideias inovadoras com o objetivo de transformá-las em negócios de sucesso.

Participaram da reunião o prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, o secretário de Administração, Raphael Ayub, o deputado federal Maurício Dziedricki, o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luís Lamb, e integrantes da pasta estadual.

A idéia é acoplar a incubadora ao programa InovaRS, que fará a modelagem da seleção de aceleradoras e seleção de fundos de investimentos, que poderão ser apresentados às empresas incubadas. Em breve, a prefeitura vai abrir edital para estudantes da cidade e também empresas interessadas, que estiverem em estado inicial de desenvolvimento tecnológico, para se habilitarem a participar.

Conforme o prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, fomentar o empreendedorismo unido à tecnologia é o futuro e a garantia de desenvolvimento no município. “Somos uma cidade referência na região, muitos buscam Capão como cidade para morar e estamos trabalhando para gerar emprego e renda para as pessoas e, consequentemente, progresso para o município”, destaca.

O ambiente da incubadora deve ser especialmente planejado para a difusão do conhecimento e da inovação. Na incubadora, as empresas nascentes têm acesso a serviços especializados e consultorias que facilitam seu desenvolvimento e a realização de projetos inovadores. Além de dar suporte a novos empreendedores, um projeto como esse possibilita fomentar, cada vez mais o crescimento do município e a geração de novas frentes de trabalho.

Fonte: Assessoria
17/03/2021 0 Comentários 654 Visualizações
Business

Para FCDL-RS, retorno da cogestão e das atividades econômicas são medidas positivas

Por Caren Souza 17/03/2021
Por Caren Souza

Uma boa notícia para o varejo e demais segmentos produtivos gaúchos. Desta forma a FCDL-RS avalia o anúncio realizado pelo governador Eduardo Leite, durante reunião virtual com o presidente Vitor Augusto Koch e outras lideranças empresariais, deputados estaduais e secretários de Estado, no início da noite de terça-feira (16), de que o sistema de cogestão regional será retomado a partir do próximo dia 22 de março, o que possibilita aos municípios adotarem medidas mais flexíveis do que a bandeira em vigor, no caso atual, a preta.

É possível que a economia ganhe um novo fôlego e que milhares de empresas e empregos sejam mantidos.

Em sua apresentação, o governador ressaltou que o comércio considerado não essencial pelo governo do Estado poderá retomar suas atividades a partir da próxima segunda-feira (22), trabalhando de segunda a sexta-feira, até às 20 horas. Restaurantes, bares e lanchonetes poderão atuar sem restrição de dias, mas somente até às 17 horas. Além disso, foram comunicadas ações de mitigação da crise econômica que as empresas gaúchas enfrentam, com a disponibilização de recursos do BRDE, Badesul e Banrisul.

“Diante do cenário que o setor produtivo gaúcho vive atualmente, consideramos positivas as medidas anunciadas pelo governador. Especialmente o retorno do sistema da cogestão regional. Acreditamos que elas contemplem, ainda que de forma parcial, o clamor dos lojistas e dos demais segmentos econômicos do Rio Grande do Sul. Com a retomada das atividades, é possível que a economia ganhe um novo fôlego e que milhares de empresas e empregos sejam mantidos”, enfatiza o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Um ponto importante comentado pelo governador diz respeito ao rígido cumprimento dos protocolos sanitários para evitar o contágio pela Covid-19, apelo que é reforçado pelo presidente da FCDL-RS.

“Nós temos ponderado ao governo estadual e aos prefeitos municipais que o comércio não é um polo disseminador da Covid-19, pois os lojistas estão empenhados em cumprir todos os protocolos determinados, como o uso de máscara, uso do álcool em gel e observação do distanciamento físico dentro dos estabelecimentos. Por isso, reforçamos o pedido para que eles continuem sendo seguidos à risca, tanto por empreendedores quanto por consumidores, pois isso é fundamental para que possamos continuar exercendo nossas atividades”, destaca Vitor Augusto Koch.

Um dos pleitos que a FCDL-RS realiza há quase um ano, o de liberação de recursos para as empresas, em especial as de micro e pequeno porte, através do BRDE, Banrisul e Badesul, também foi contemplado pelo governo, o que, segundo Vitor Augusto Koch, deve ser reconhecido. Para o presidente da FCDL-RS, diante do quadro econômico que vivem milhares de empreendimentos no Rio Grande do Sul, enfrentando prejuízos imensos desde março de 2020, o auxílio governamental é fundamental para viabilizar fluxo de caixa e um novo fôlego para a retomada dos negócios.

Fonte: Assessoria
17/03/2021 0 Comentários 597 Visualizações
Cultura

Encontro busca novas soluções para o patrimônio cultural de Hamburgo Velho

Por Caren Souza 17/03/2021
Por Caren Souza

Apesar da pandemia, outras demandas importantes de Novo Hamburgo seguem recebendo atenção. Na manhã de terça-feira (16), a prefeita Fátima Daudt deu mais um passo na busca pela preservação do patrimônio cultural do município. Acompanhada do secretário municipal de Cultura, Ralfe Cardoso, Fátima esteve em reunião na Fundação Ernesto Frederico Scheffel, com a direção da instituição e também representantes da RGE, para discutir a preservação do conjunto histórico, o restauro da casa ao lado da Fundação e a limpeza visual, com a retirada de fios nos postes da Avenida General Daltro Filho, no entorno do centro histórico do bairro.

Não mediremos esforços para viabilizar o que for possível na preservação de nossas raízes.

“A história de Novo Hamburgo teve início em Hamburgo Velho. De imediato, estamos propondo uma solução para o problema da fiação nos postos dos arredores do centro histórico”, enfatiza a prefeita. Prontamente, a RGE se comprometeu a fazer a limpeza da fiação, nos moldes do que foi viabilizado em trecho da Rua Lima e Silva, no Centro de Novo Hamburgo. Também irá analisar a viabilidade de fiação subterrânea, com estimativa de custos e tecnologias envolvidas.

Outra discussão foi quanto ao restauro da casa de mais de mil metros quadrados ao lado da Fundação Scheffel. Construída em 1874 e que serviu de residência a Nicolau Schmitt, filho mais velho de Johann Peter Schmitt, considerado fundador de Hamburgo Velho, a casa já tem projeto aprovado no governo federal para restauro com recursos da Lei Rouanet. A proposta é que sua recuperação esteja concluída em 2024, a tempo para as comemorações do bicentenário da imigração alemã.

Fátima destaca sua preocupação e envolvimento com a preservação histórica. Além da recente inauguração do antigo prédio da Semec II, no Centro, a prefeitura inaugurou em dezembro do ano passado a conclusão das obras de restauração do prédio da antiga Casa Lar da Menina, também dentro do núcleo histórico de Hamburgo Velho.

“Não mediremos esforços para viabilizar o que for possível na preservação de nossas raízes”, enfatiza, lembrando ainda que já deu início ao processo de tombamento do chamado Casarão Friedrich, outro bem histórico no bairro Guarani.  Além de Fátima e Ralfe, participaram da reunião Udo Sarlet, que está atuando na área de patrimônio cultural na prefeitura; o curador da Fundação Scheffel, Angelo Reinheimer; e, pela RGE, o gerente de relacionamento, Fábio Calvo, e a consultora de negócios, Elisandra Castro.

Fonte: Assessoria
17/03/2021 0 Comentários 736 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO