Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Autor

Caren Souza

Caren Souza

Business

Jappa Boy, restaurante com origem em Novo Hamburgo, chega a São Paulo

Por Caren Souza 19/03/2021
Por Caren Souza

O ano de 2020 foi desafiador para o setor gastronômico. Quem nasceu no digital e preparado para o serviço de delivery, viu neste contexto uma oportunidade. E um bom exemplo disso é o Jappa Boy, restaurante especializado em gastronomia japonesa com foco em delivery. Desde 2015 com atuação em Novo Hamburgo, a empresa inaugurou uma nova unidade em Porto Alegre ainda em 2020 e agora chega oficialmente à cidade de São Paulo. Com investimento superior a R$ 220 mil, a unidade na capital paulista está localizada no bairro Tatuapé (Rua Itapura, 1525) e está em soft opening desde o dia 10 de março.

Liderado pelo gaúcho Matheus Rosa e o paulista Régis Sassaki, o início do projeto em São Paulo ganhou forma no final do primeiro semestre de 2020, quando a loja de Porto Alegre foi inaugurada e Sassaki retornou de uma consultoria em Gana. “Temos uma longa relação de amizade e sempre brincávamos que um dia teríamos um negócio juntos. Como a expansão do Jappa Boy para São Paulo sempre esteve no nosso radar, vimos nesse momento a oportunidade adequada para fazermos esse movimento”, avalia Matheus.

“Tatuapé é uma região de muito potencial e um lugar em que me sinto em casa. Aliado ao cenário que se apresentou nos últimos meses do ano passado, estávamos com uma excelente expectativa para 2021. Ainda estamos, apesar desse momento conturbado. Tanto é que tocamos à frente o projeto, vamos abrir cerca de 18 vagas de emprego direta e indiretamente e continuaremos com a convicção de que depende de nós”, comenta Sassaki.

O Jappa Boy em São Paulo terá uma importante novidade em relação às operações no sul do país: ele deixa de ter atendimento exclusivo por delivery. “Temos um histórico de pedidos de clientes para jantar na loja de Porto Alegre. Aproveitamos a entrada no bairro de Tatuapé para apresentar essa nova proposta, que, se bem sucedida, pretendemos replicar nas outras unidades”, explica Matheus.

Assinado por Sassaki, que comandou cozinhas premiadas na capital paulista e conta com um amplo histórico de consultoria pelo mundo, o cardápio manterá a identidade do Jappa Boy — ou seja, seguirá utilizando insumos de excelência, mas com novidades especiais. “No nosso cardápio temos iguarias como Azeite Trufado, Trufa Negra, Vieira e Foiegrass, que não são comumente encontrados em cardápios de delivery. Além, é claro, da tradicional culinária japonesa”, explica o chef e empresário.

Fonte: Assessoria

 

19/03/2021 0 Comentários 1,1K Visualizações
Saúde

Trensurb continua realizando testagem em metroviários

Por Caren Souza 19/03/2021
Por Caren Souza

A Trensurb segue realizando a testagem dos metroviários para a Covid-19 como parte dos serviços de triagem com medição de temperatura e testes rápidos para a doença. Na quarta-feira (17), foram realizados 95 testes na sede da empresa. Nesta quinta-feira, mais 48 testes foram feitos, contemplando empregados que atuam no turno da noite.

É a maneira mais racional de se estar atento à saúde dos metroviários.

Isso fará com que o total de testes rápidos realizados pela Trensurb desde julho de 2020 chegue a 704. Mais 817 testes estão previstos no contrato de triagem mais recente, firmado com o Sesi-RS em fevereiro. Eles são aplicados, prioritariamente, aos metroviários que tiveram contato com casos confirmados de Covid-19.

Conforme o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto, a empresa reafirma seu compromisso com a saúde dos empregados por meio das medidas de prevenção e triagem praticadas. Para ele, a forma de triagem adotada é “a maneira mais racional de se estar atento à saúde dos metroviários e cumpre as recomendações das autoridades , às quais a Trensurb está sempre atenta”.

Outras medidas de prevenção à propagação da Covid-19 entre os metroviários incluem o fornecimento de máscaras de proteção e álcool em gel aos empregados, o fechamento das bibliotecas das estações Mercado e Novo Hamburgo, a suspensão de treinamentos e eventos coletivos presenciais, a priorização de reuniões por meio remoto, a divulgação interna de orientações de prevenção, a autorização de trabalho remoto e escala de revezamento para áreas administrativas.

Crédito: Giovana Smialowski | Fonte: Assessoria
19/03/2021 0 Comentários 590 Visualizações
Cultura

Com verbas da Ancine, três longas-metragens serão rodados em Novo Hamburgo

Por Caren Souza 19/03/2021
Por Caren Souza

Novo Hamburgo se prepara para ser palco de obras cinematográficas nacionais. Três projetos foram contemplados, e estão aptos, para a gravação de longas-metragens na cidade: Sob o Signo do Medo (da Accorde Filmes Ltda), Colecionário (da Fantaspoa Produções Artísticas e Culturais Ltda ME), e Espiral (da Convergência Produtora – Leonardo Vieira Peixoto ME).
“Nossa cidade tem cenários maravilhosos e esta parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine) está fomentando um polo cultural que ainda tem muito a ser explorado. Estamos com grandes expectativas quanto aos filmes a serem rodados aqui”, destaca a prefeita Fátima Daudt, enfatizando que a iniciativa traz benefícios culturais e econômicos para o município.

“De forma direta ou indireta, Novo Hamburgo estará presente em cada produção, e isso é ótimo para nossa economia e também um enorme fomento para o setor cultural na cidade e região”, completa a prefeita.

Conheça os filmes

Sob o Signo do Medo é ambientado nos anos 1970 e conta a história de Gabriel e Helena, um casal de hamburguenses que, fugindo da repressão da ditadura militar brasileira, refugiam-se em Santiago, no Chile, até 11 de setembro de 1973, quando a democracia chilena sofre um golpe militar mobilizado pelas tropas de Augusto Pinochet.

Inspirado em relatos reais, o filme fala sobre a necessidade de tolerância, a luta pela liberdade em todos os seus sentidos e sobre a transformação do ser humano em tempos de medo e confinamento – após o golpe militar de Pinochet e o assassinato de Salvador Allende, centenas de pessoas que estiveram isoladas na Embaixada da Argentina na capital chilena.  Além de Novo Hamburgo, a obra também é ambientada nas cidades de Porto Alegre e Brasília.

Outra produção que acontecerá aqui no município, é uma realização da Fantaspoa Produções Artísticas e Culturais. Escrito e dirigido por Kapel Furman, Colecionário conta a história de dois socorristas – Victor Alles e Demian Kline – que descobrem um tesouro em um antigo porão, em um casarão construído no Século XIX, no bairro Boa Vista, em Novo Hamburgo.

Ao atender um chamado de emergência nesta casa, eles acidentalmente ativam um portal dimensional, trazendo à vida a criatura conhecida como O Colecionador – um ser com poderes eletromagnéticos que fará de tudo para recuperar as joias que o permitem viajar entre dimensões.

Para o representante da Accorde Filmes e roteirista de Sob o Signo do Medo, Paulo Nascimento, um edital com verbas públicas de incentivo à cadeia produtiva do audiovisual foi essencial. “Representa uma possibilidade que não tínhamos antes na nossa história porque, ao longo dos anos, estamos produzindo sempre enfrentando uma batalha diária na busca de financiamento para os filmes.

Esse edital, local, foi algo que veio para dar um alento em meio a tanta dificuldade que estamos vivendo no nosso setor”, explica. “Novo Hamburgo já tem sido um local que buscamos para nossas produções. As condições são excelentes em termos de ter várias possibilidades de locações e um apoio que sempre veio da Prefeitura para estas produções que já fizemos.
Agora, será ainda mais produtivo, pois estaremos no centro, no foco da produção. Acredito que mais de 80% do filme se passe em Novo Hamburgo e tenho certeza de que teremos ainda mais apoio para essa nova realização”, acrescenta Nascimento.

Enquanto Sob o Signo do Medo consolida o portfólio da Accorde Filmes, que está no mercado audiovisual como produtora cinematográfica desde 2002 e é responsável pela produção de 12% dos filmes gaúchos exibidos em salas de cinema desde 1995 – conforme dados do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA).

Espiral marca a estreia da Convergência Produtora enquanto produtora de longas-metragens. Fundada por Leonardo Vieira Peixoto em 2014, na cidade de Novo Hamburgo, a produção de Espiral acontecerá em uma parceria da Convergência com as coprodutoras Bactéria Filmes e Sala Filmes, ambas de Porto Alegre.

Espiral traz para a tela, um relato singelo das dores e alegrias de uma família cujas histórias de vida são sincrônicas com a ascensão e o declínio da indústria calçadista da cidade de Novo Hamburgo. Na trama, um casal de classe média decide investir na própria empresa, encontram um sócio, a família começa a crescer.

As situações familiares parecem se repetir em ciclos, mas o contexto sempre se expande conduzido pelos destinos da cidade, do mercado calçadista ou pelas escolhas de cada membro da família. Espiral conta a trajetória dessa família estabelecendo paralelos entre acontecimentos parecidos no contexto familiar, através de montagem paralela e por vezes fundindo tempo e espaço na tela.

O diretor e roteirista de Espiral, e responsável pela estreante Convergência Produtora, Leonardo Vieira Peixoto, reforça a iniciativa. “Esse edital da Ancine é um marco para a produção audiovisual em Novo Hamburgo porque pode dar experiência para os profissionais daqui, apresentando a cidade para várias produtoras e artistas diferentes, que poderão passar a produzir aqui.

É importante pensar na continuidade desta política, dando sequência neste pontapé inicial, com importância tanto para a indústria audiovisual quanto para a economia da cidade como um todo, pois o audiovisual movimenta o dinheiro em diversos setores da cidade, incentivando o turismo”, explica Peixoto.

O diretor e roteirista também destaca que este edital representa um salto para a sua empresa, deixando de ser uma prestadora de serviços de audiovisual e consolidando-se como “produtora de outro tamanho”. “Uma empresa que produz filmes e vende filmes. Será um marco para a minha carreira e a minha empresa”, finaliza.

Edital garantiu projetos

Os projetos são resultados do Edital de Chamamento Público Cultural n°12/2020, com parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH), por meio Secretaria Municipal da Cultura (Secult). Os filmes rodados serão realizados a partir da complementação de recursos pelo Fundo Setorial Audiovisual (FSA) e pelo Regulamento Geral do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro – PRODAV.

“O resultado do edital é também o ponto alto da política audiovisual desenvolvida nos últimos quatro anos em Novo Hamburgo. Teremos dezenas de iniciativas que transformarão a cidade na principal locação para produção do setor no Rio Grande do Sul. Serão três longas, cinco curtas e dez pilotos de série sendo rodadas nas ruas hamburguenses. É uma conquista significativa”, comemora o secretário da Cultura de Novo Hamburgo, Ralfe Cardoso.

Crédito: Lu Freitas | Fonte: Assessoria

 

 

 

 

 

19/03/2021 0 Comentários 651 Visualizações
Saúde

Prefeitura abre agendamento para vacinação de idosos com mais de 75 anos

Por Caren Souza 19/03/2021
Por Caren Souza

Está aberto, a partir desta sexta-feira, dia 19, o agendamento para aplicação da vacina contra a covid-19 para idosos com idade a partir de 75 anos e também para os profissionais da saúde que não puderam comparecer às edições do drive-thru na Fenac. Os agendamentos podem ser feitos em quatro unidades de saúde, além da Casa de Vacina.

Os idosos devem apresentar a documentação completa para receber a vacina: documento com foto, cartão SUS de Novo Hamburgo ou comprovante de endereço no nome do idoso. Comprovante de residência em nome de outra pessoa só será aceito com declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser vacinada reside no local.

Importante estar atento, se for para a segunda dose, observar a data da primeira aplicação e a data provável para a segunda etapa. Confira ainda, os profissionais de saúde que, neste momento, podem buscar a imunização contra a covid-19. Na hora do agendamento, é importante observar a documentação exigida para a aplicação da vacina.

As unidades de saúde que estão fazendo o agendamento são a UBS Canudos (Rua Sílvio Gilberto Christmann, 1451, telefone: (51) 3524-2279, de segunda a sábado, das 7h às 20h), UBS Santo Afonso (Rua Assunción, 85, telefone (51) 3587-3566, de segunda a sexta-feira das 7h às 22h), UBS Primavera (Rua Boa Saúde, 618,telefone: (51) 3556-3136, de segunda a sexta-feira das 7h às 17h), USF Lomba Grande (Rua Victor Thiesen, 125, telefone: (51) 3596-1543, segunda, terça, quinta e sexta-feira das 8h às 17h), Casa de Vacinas (Av. Coronel Frederico Linck, 900, telefone: (51) 3595-1919. de segunda a sexta-feira das 08h às 17h).

Com prescrição médica

Para pacientes oncológicos, transplantados e demais imunossuprimidos – embora estas populações não façam parte do grupo avaliado nas pesquisas clínicas dos imunizantes – a vacinação deverá ocorrer sob prescrição médica.

Pacientes com doenças reumáticas devem ser vacinados estando com a doença controlada ou em remissão e a decisão sobre a vacinação deve ser também individualizada.

Profissionais da saúde que podem receber a imunização contra o coronavírus são médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos e psicólogos.

Também podem receber imunização os biólogos, assistentes sociais, educadores físicos, médicos veterinários, auxiliares em saúde bucal, técnicos em saúde bucal, auxiliares em prótese dentária, técnicos em prótese dentária e técnicos em nutrição e dietética, quiropraxistas, técnicos em Farmácia e Radiologia, auxiliares e coletadores de laboratório clínico.

Fonte: Assessoria
19/03/2021 0 Comentários 605 Visualizações
Saúde

Campo Bom inicia no sábado a vacinação dos idosos a partir de 70 anos

Por Caren Souza 19/03/2021
Por Caren Souza

A Prefeitura de Campo Bom vai iniciar, neste sábado, dia 20, a partir das 8 horas, uma nova faixa etária de vacinação contra o coronavírus. Apenas uma semana após iniciar a imunização dos idosos acima de 75 anos, agora chegou a vez dos idosos a partir de 70 anos. O Município recebeu, nesta quinta-feira (18), 1.240 novas doses da CoronaVac, das quais 200 são destinadas aos profissionais da saúde, 20 aos bombeiros e o restante, aos idosos, que serão vacinados por drive-thru.

Optamos pelo drive-thru, mas não esquecemos daqueles que não podem ir de carro.

“Como ampliamos a faixa etária que será vacinada, queremos manter os idosos confortáveis enquanto aguardam, já que a vacinação será por ordem de chegada. Por isso optamos pelo drive-thru, mas não esquecemos daqueles que não podem ir de carro, então teremos uma equipe disponível para vacinar os idosos que estarão a pé, de bicicleta ou de uber, por exemplo” esclarece o prefeito Luciano Orsi, lembrando que a vacinação deste sábado será das 8 às 17 horas, inclusive ao meio-dia.

Lembrando que a vacinação é para idosos a partir de 70 anos, portanto, idosos com mais idade que não puderam se vacinar das outras vezes, poderão fazê-lo agora.

Como vai funcionar a vacinação

Para os idosos a partir de 70 anos que puderem ir de carro, a imunização será por ordem de chegada, através de drive-thru no Complexo do CEI, com acesso pela Avenida dos Estados. A partir das 7 horas, agentes de trânsito estarão no local para auxiliar na orientação dos carros. Os idosos deverão apresentar documento com foto, CPF, cartão SUS e comprovante de residência em Campo Bom. Caso o comprovante esteja no nome de outra pessoa, esta deverá declarar por escrito que o paciente mora no endereço informado.

Já para os idosos que não puderem ir de carro, a vacinação também será por ordem de chegada, no ginásio do CEI. Os idosos deverão apresentar documento com foto, CPF, cartão SUS e comprovante de residência em Campo Bom. Caso o comprovante esteja no nome de outra pessoa, esta deverá declarar por escrito que o paciente mora no endereço informado.

Para os profissionais de saúde, a vacinação no ginásio do CEI, por ordem de chegada. Devem apresentar documento com foto, CPF, comprovante de vínculo empregatício na área da saúde (pode ser crachá, contrato de trabalho, carteira de trabalho ou número de registro no Conselho) e comprovante de residência ou trabalho em Campo Bom.

Bombeiros também serão vacinados

O secretário da Saúde de Campo Bom, João Paulo Berkembrock, explica que a imunização dos bombeiros está prevista em nova resolução da Secretaria Estadual da Saúde. “A Resolução nº 048/21 prevê a vacinação dos bombeiros que atuam como socorristas nas respostas de urgência e emergência em saúde, por também estarem, de certa forma, na linha de frente. Temos 20 doses destinadas a eles e iremos vaciná-los no próprio quartel na próxima semana”, explica.

Crédito: Maurício Chaves | Fonte: Assessoria
19/03/2021 0 Comentários 524 Visualizações
Saúde

Estância Velha recebe três novos respiradores para Hospital Getúlio Vargas

Por Caren Souza 19/03/2021
Por Caren Souza

O Hospital Municipal Getúlio Vargas passa a contar com três novos respiradores. Agora, são sete aparelhos disponíveis no município. Os novos respiradores foram conquistados após tratativa direta do prefeito Diego Francisco com o governador do Estado, Eduardo Leite. O prefeito procurou o governador ainda no sábado (13), depois de Estância Velha viver uma situação dramática com a alta repentina de pacientes necessitando do aparelho, enquanto aguardavam a liberação de leitos em UTIs no Estado.

A gente sempre torce para que não seja necessário usá-los, mas caso precise, estão disponíveis para a equipe.

Os três respiradores vieram do Hospital Universitário de Santa Maria, na região central do Estado. “Estes novos aparelhos nos darão um pouco mais de tranquilidade, depois do que vivemos no último final de semana. A gente sempre torce para que não seja necessário usá-los, mas caso precise, estão disponíveis para a equipe que, diga-se de passagem, tem se dedicado de maneira incrível”, colocou o prefeito Diego Francisco.

A diretora do hospital, Juliana Feltes, observa que os três novos aparelhos, considerando o cenário atual, da alta demanda e o número expressivo de pacientes graves, serão de grande importância para manter os pacientes em Suporte de Ventilação Mecânica até transferência para leito de UTI. Pontua, ainda, que os respiradores poderão ser utilizados no módulo de ventilação não invasiva, indicado para pacientes com insuficiência respiratória grave.

Os novos aparelhos foram montados nesta quinta-feira e já estão à disposição. Atualmente, Estância Velha tem 19 pacientes internados na Ala Covid do Getúlio Vargas, sendo que três em ventilação mecânica.

Fonte: Assessoria
19/03/2021 0 Comentários 668 Visualizações
Saúde

Duas Unidades de Saúde de Campo Bom são suporte do Hospital Lauro Reus durante a pandemia

Por Caren Souza 19/03/2021
Por Caren Souza

Em decorrência do aumento no número de atendimentos referentes à Covid-19 no Centro de Referência (PA) e no Hospital Lauro Reus, a Prefeitura de Campo Bom disponibiliza mais um ponto de atendimento: a Unidade de Saúde do bairro Celeste. A casa de saúde está apta para atender crianças de zero até 12 anos, que apresentem quadros de síndrome gripal ou respiratória.

“Por estratégia, a unidade da Celeste passa a ser mais uma referência, concentrando o atendimento de síndromes gripais e respiratórias pediátricas. Em decorrência disto, a UBS Paulista atenderá casos não relacionados ao coronavírus, sendo uma retaguarda tanto do hospital, quanto da Celeste”, explica o secretário de Saúde, João Paulo Berkembrock.

Ambas as unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e a Paulista abre também aos finais de semana, das 8 às 17 horas. “Somente fora desses horários os casos pediátricos devem ser encaminhados ao hospital. Para as demais causas, que não sejam respiratórias, deve-se procurar a unidade de seu bairro ou a UBS Paulista, caso seja morador da Celeste ou esteja em final de semana”, complementa o titular da pasta.

O secretário ainda reforça que um dos principais motivos desta decisão foi o cuidado com as gestantes do município. “Além de prover um alívio no quesito hospitalar, tivemos esse cuidado pois gestantes não podem receber a imunização da vacina. Portanto, entendemos que manter o atendimento infantil junto ao Centro Materno, poderia colocá-las em risco e estamos falando de duas vidas”, conclui Berkembrock, sobre a segmentação da UBS Celeste.

O prefeito Luciano Orsi acrescenta mais pontos nos quais a medida é efetiva. “Essa é uma medida que também tomamos para evitar aglomerações e o afogamento da capacidade de atendimento dos pontos de referência principais, evitando, ainda, que pessoas não contaminadas fiquem expostas. Aumentamos as opções para o atendimento ocorrer da melhor forma. Para tudo funcionar, é importante que a comunidade siga as orientações e procure os locais corretos para o quadro em que se encaixa. Nunca esquecendo de usar os EPI’s e somente se deslocar se for necessário”, apontou.

Fonte: Assessoria
19/03/2021 0 Comentários 775 Visualizações
Cidades

Prefeito de Porto Alegre destaca importância da aprovação da nova previdência municipal

Por Caren Souza 19/03/2021
Por Caren Souza

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, participou nesta quinta-feira (18), de entrevista virtual com integrantes do Clube de Opinião, quando apresentou o projeto de Reforma da Previdência do município em tramitação na Câmara de Vereadores. O diretor-geral do Previmpa, Rodrigo Costa e o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, detalharam o projeto, que visa a adequação das regras municipais à legislação previdenciária já adotada pela União e a maioria dos estados.

Se não fizermos a reforma, vai faltar dinheiro, inclusive, para pagar a folha dos servidores.

“Não estamos inventando nada, mas promovendo uma reforma que vai garantir a sustentabilidade futura do sistema, além de permitir mais recursos para aplicarmos em saúde, educação e na prestação de serviços para os portoalegrenses. Se não fizermos a reforma, vai faltar dinheiro, inclusive, para pagar a folha dos servidores”, destacou Melo, que promoveu uma ampla rodada de conversas com as bancadas de vereadores e com as entidades representativas dos municipários.

Hoje, o sistema de previdência municipal de Porto Alegre conta com mais de 16,5 mil aposentados e pensionistas e 13,2 mil servidores ativos. Quase a totalidade dos inativos recebe o benefício pelo regime simples, pago pelo Tesouro Municipal. Isso representa R$ 3,5 milhões por dia, ou 17,8% de toda a receita do Município.

O projeto tramita em regime de urgência na Câmara, devendo ir à votação na próxima semana, sendo necessários 24 votos para a aprovação na primeira rodada. Na segunda rodada, que vai tratar das regras de transição, serão necessários 19 votos.

Durante o encontro, Melo foi questionado também sobre a possibilidade da volta da cogestão em Porto Alegre, reafirmando sua posição por mais abertura às atividades econômicas, com a necessária adoção de todos os cuidados sanitários recomendados.

Ao final, o prefeito anunciou que assinaria em seguida o acordo com as empesas de transporte coletivo da Capital, com o aporte de um subsídio da Prefeitura, prevendo a manutenção por três meses do valor atual da passagem e ampla revisão do contrato em vigor.

Fonte: Assessoria
19/03/2021 0 Comentários 671 Visualizações
Variedades

Inscrições para o Fundo Social da Sicredi Pioneira RS terminam nesta sexta-feira

Por Caren Souza 18/03/2021
Por Caren Souza

Entidades sem fins lucrativos associadas à Sicredi Pioneira RS têm até esta sexta-feira (19) para inscrever projetos no Fundo Social da Sicredi Pioneira RS, programa de maior abrangência comunitária da cooperativa, que desde 2015 destina parte de seus resultados para iniciativas com finalidade educacional, cultural, social e esportiva. A inscrição deve ser feita no site www.sicredipioneira.com.br/fundosocial, onde também é possível consultar o regulamento completo.

O pouquinho de cada um consegue fazer maravilhas.

Estão aptas a participar pessoas jurídicas sem fins lucrativos associadas à Sicredi Pioneira RS até o dia 31 de dezembro de 2020 e que estejam adimplentes com a cooperativa e com o cadastro da conta atualizado. Também é necessário que a finalidade educacional, cultural, social e esportiva esteja expressa no estatuto ou ato constitutivo e ter aprovada a prestação de contas dos recursos recebidos em anos anteriores. O regulamento proíbe a inscrição de projetos por instituições de ensino particulares.

Cada entidade pode inscrever até dois projetos, sendo que o valor mínimo de cada um é de R$ 2 mil e a soma dos mesmos não poderá ultrapassar R$ 12 mil. A instituição deverá, ainda, participar com, no mínimo, 20% do valor solicitado, investimento que poderá ser em forma de recursos financeiros ou serviços devidamente comprovados.

Os recursos do Fundo Social são compostos por uma parte do resultado da Sicredi Pioneira RS. Este valor é constituído a partir das movimentações e dos negócios realizados pelos associados com a cooperativa ao longo do ano. Em Assembleia, os associados optam por abrir mão de uma parte do valor a que teriam direito na distribuição dos resultados para destinar ao apoio dos projeto.

Prosperar em um ciclo virtuoso de crescimento é um desafio constante e também um compromisso da Sicredi Pioneira RS. O caminho para alcançar este objetivo passa pela distribuição dos resultados em diferentes segmentos, que vão muito além dos atendimentos realizados dentro das agências da cooperativa.

Entre 2015 e 2019, o Fundo Social atendeu 915 projetos, com a distribuição de mais de 4 milhões de reais. Esses números significam que o programa impactou a vida de mais de 310 mil pessoas desde a sua criação. Em 2020, após consulta aos coordenadores de núcleo (representantes dos associados) e entidades inscritas, foi definido o direcionamento dos recursos do Fundo Social (R$ 2.079.058,21) para a área da saúde dos municípios, em razão da pandemia de covid-19.

Entre as iniciativas já contempladas, estão o Projeto Mão Amiga, de Caxias do Sul, que cumpre a missão de encaminhar crianças em situação de vulnerabilidade social, que não conseguem vaga no ensino gratuito, para escolas particulares. Com idade entre zero e quatro anos, só em 2019, foram auxiliadas 380 crianças. Assim como os responsáveis pelo Mão Amiga, a cooperativa também acredita que o interesse pelo crescimento da comunidade é uma responsabilidade de todos.

Para Geni Onzi Isoppo, voluntária do Mão Amiga, propostas como o Fundo Social precisam ser copiadas por outras entidades, pois o programa espalha o espírito de solidariedade e da importância da comunhão em sociedade. Para ela, a mensagem sobre o que queremos para o futuro e o quanto colaboramos para isso, precisa ser redimensionada. Ela diz que é de coração que admira suporte que vem pelo Fundo Social, pois contribui com a ideia de uma educação mais humanizada, com o amparo necessário para o desenvolvimento pleno das crianças atendidas.

“É com muita gratidão que a gente fala sobre essas ações do Sicredi. Há vários anos nós estamos participando do Fundo Social. Todo ano, o objetivo é ajudar a pagar a vaga das crianças nas escolas. Assim, vamos contribuindo com as cidades, contribuindo com as famílias. A gente sabe que os associados votam para que aconteça essa contribuição, é uma ação linda. O pouquinho de cada um consegue fazer maravilhas”, afirma Geni.

Fonte: Assessoria
18/03/2021 0 Comentários 794 Visualizações
Business

Setor calçadista gera 10,4 mil postos de trabalho em janeiro

Por Caren Souza 18/03/2021
Por Caren Souza

Dados elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), com base nos registros do Ministério do Trabalho e Emprego, apontam que o setor calçadista brasileiro gerou 10,4 mil postos de trabalho em janeiro. O registro corresponde a 12% do saldo total gerado pela Indústria da Transformação no período (87 mil postos). Com o resultado, o setor calçadista recupera parte dos 21 mil postos de trabalho perdidos ao longo de 2020, somando um total de 257,87 mil empregos diretos na atividade.

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que o saldo positivo é reflexo da recuperação experimentada nos últimos meses do ano passado, que refletiram no incremento de 7% na produção de janeiro em relação ao mesmo mês de 2020. Por outro lado, o executivo ressalta que o aumento no número de casos de Covid-19 e o fechamento do varejo físico no País devem frustrar uma recuperação mais substancial ao longo do ano. “Mais de 85% das vendas do setor calçadista são realizadas no mercado interno, sendo 40% destas em São Paulo, estado que sofre com as restrições”, avalia Ferreira.

Estados

Os estados que mais geram empregos no setor calçadista brasileiro são Rio Grande do Sul, com 89,7 mil postos (saldo de +3,66 mil em janeiro); Ceará, com 56,35 mil postos (+914 postos em janeiro); Bahia, com 28,9 mil postos (+1,89 mil postos em janeiro); São Paulo, com 27,6 mil postos (+2 mil postos em janeiro); e Minas Gerais, com 27,45 mil postos (+1,1 mil postos em janeiro).

Fonte: Assessoria
18/03/2021 0 Comentários 520 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO