Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Autor

Caren Souza

Caren Souza

Saúde

Campo Bom vacinou 1,2 mil pessoas neste sábado

Por Caren Souza 22/03/2021
Por Caren Souza

A manhã do último sábado (20) foi destinada à vacinação dos idosos acima de 70 anos em Campo Bom. Pela primeira vez, já que o quantitativo de doses era mais alto – 1,2 mil doses -, o método utilizado foi o drive-thru, que ocorreu no Complexo do CEI, com acesso pela Avenida dos Estados.

O que esperávamos fazer em 6 ou 8 horas, conseguimos fazer em pouco mais de três horas.

Já para aqueles idosos que não puderam ir de carro, uma equipe estava vacinando dentro do ginásio do CEI. Também puderam se vacinar os profissionais da saúde que não foram vacinados das últimas vezes. Em apenas pouco mais de três horas, toda a imunização havia sido concluída. O Município recebeu 1.240 doses no final da última semana, e as 40 que não foram aplicadas hoje são destinadas aos bombeiros e aos idosos acamados acima de 70 anos

Um dos idosos que se vacinou neste sábado foi o aposentado Leocildo de Araújo Ferreira, de 70 anos. Ele foi surpreendido pela notícia de que já poderia se vacinar, e se preocupa com a fase crítica da pandemia. “Eu não estava esperando receber a vacina ainda, fui surpreendido ontem com a chamada. E estou muito feliz, porque a situação que estamos vivendo é assustadora”, conta ele.

O secretário da Saúde de Campo Bom, João Paulo Berkembrock, afirma que o Município está permanentemente avaliando os pontos positivos e negativos dos métodos de vacinação e entende a ansiedade da população para ser imunizada. “Sempre que recebemos novas doses, nossa estratégia principal é imediatamente colocá-las à disposição da comunidade, para que logo as pessoas estejam imunizadas. Sendo assim, estamos ouvindo as críticas e sugestões da comunidade, e todas serão avaliadas para a melhoria do processo.

Próxima remessa de vacinas poderá ser para a mesma faixa etária

Mesmo as mais de mil doses para a faixa etária não foram o suficiente para vacinar todo o grupo, portanto, o prefeito Luciano Orsi afirma que a próxima remessa que chegar poderá ser para a mesma faixa etária. “Ainda não podemos afirmar, pois depende da quantidade de doses que recebermos, o que deve acontecer já na próxima semana. Apesar disso, este sábado foi um sucesso de vacinação”, destaca o prefeito.

“O que esperávamos fazer em 6 ou 8 horas, conseguimos fazer em pouco mais de três horas. O dia de hoje mostrou que nós poderíamos ter vacinado tranquilamente mais de 3 mil pessoas no horário previsto, basta termos vacinas para isto”, aponta, ressaltando a obstinação do Município na busca por mais vacinas “A população já mostrou que quer se vacinar e o Município, que temos a capacidade para isso”, completa o prefeito.

Fonte: Assessoria
22/03/2021 0 Comentários 627 Visualizações
Business

Campanha reconhece o valor do trigo gaúcho

Por Caren Souza 22/03/2021
Por Caren Souza

O trigo faz parte da alimentação de mais de 11 milhões de gaúchos. Do café da manhã ao jantar, desempenha importante papel econômico, agronômico e é um ingrediente essencial na alimentação de todas as famílias. O trigo produzido no Rio Grande do Sul foi por muito tempo foi criticado, mas nos últimos anos o cenário mudou e a cultura tem ganhado cada vez mais força.

A produção aqui da nossa terra entrega o que há de melhor em qualidade industrial.

A pesquisa trouxe inovações através de cultivares de trigo que possuam a qualidade industrial que atenda as características necessárias para se produzir os alimentos derivados do cereal, como pães, massas, biscoitos e bolos.

Os produtores encontram no mercado gaúcho sementes com maior potencial produtivo, com maior resistência às doenças no campo, e estão obtendo bons lucros nas vendas, viabilizando as últimas safras. Na outra ponta, a indústria encontra sua matéria-prima dentro de casa e com qualidade semelhante ou até superior à que importava principalmente da Argentina e o consumidor tem acesso nos supermercados e padarias a produtos de qualidade e genuinamente gaúchos, formando assim um círculo virtuoso onde todos ganham.

O indicador que comprova a revolução que acontece com a triticultura do Rio Grande do Sul é a queda expressiva no volume de importação de trigo e de farinha pelos moinhos gaúchos nos últimos dois anos. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), em 2019 e 2020, a queda foi de mais de 40%, de um total de 443 mil toneladas para apenas 259 mil toneladas, ou seja, o Estado reduz a importação porque é abastecido com trigo de qualidade, além de circular divisas dentro do estado, deixando de enviar milhões de reais para fora do país.

Movimento para valorizar produção gaúcha

Foi esse cenário que motivou a união de entidades para a criação de uma campanha de valorização do cereal, contando esta bela história construída em muitas mãos. A iniciativa é da Biotrigo Genética, empresa gaúcha de pesquisa e melhoramento de trigo com sede em Passo Fundo/RS e presença em diversos países da América Latina e América do Norte, e conta com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SEAPDR), Emater/RS-Ascar, Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), além de federações,sindicatos eempresas privadas.

O gerente comercial para a América Latina da Biotrigo Genética, Fernando Michel Wagner, conta que o propósito da campanha “Trigo Gaúcho! É bom, é gaúcho, é nosso!” é unir todos os elos da cadeia: pesquisa, produtor, até chegar ao consumidor urbano, para um setor gigante, coeso e alinhado. “A produção aqui da nossa terra entrega o que há de melhor em qualidade industrial. A campanha tem um objetivo muito claro de levar a confiança que vem do campo e já está nos moinhos para os lares dos mais de 11 milhões de gaúchos que consomem todos os dias uma série de derivados desse grão que é um dos mais importantes da agricultura mundial”, ressalta.

A campanha lançada no último sábado (20) em emissoras gaúchas de televisão, rádio, mídias digitais, impressas e ainda divulgada em canais dos apoiadores, é um marco na promoção e valorização do trigo no Rio Grande do Sul. Segundo Covatti Filho, secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado, a união das entidades demostra o fortalecimento do trigo. “É muito importante incentivar que nossos produtores produzam este cereal, até porque sua produção traz mais sustentabilidade, prepara e protege o solo no inverno para que possamos ter na safra de verão bons frutos e boas colheitas. Nós, junto com outras entidades do agro estamos unidos e trabalhando cada vez mais para que possamos alcançar a esse objetivo”, destaca.

Fonte: Assessoria
22/03/2021 0 Comentários 747 Visualizações
Business

Itunisc inscreve para novos empreendimentos

Por Caren Souza 22/03/2021
Por Caren Souza

A Incubadora Tecnológica da Unisc (Itunisc) está com inscrições abertas até 31 de março para a seleção de novos empreendimentos, buscando o desenvolvimento e o crescimento de novas empresas, com ênfase na estruturação do negócio através dos seguintes pilares de atuação: planejamento estratégico, formação gerencial, por meio de qualificação, assessorias e consultorias, e desenvolvimento de parcerias e clientes.

Para tanto, são oferecidas salas de treinamento e reunião, auditório e outras áreas de uso compartilhado que podem ser utilizadas de acordo com a necessidade do empreendimento. Durante o programa de incubação, também são estimuladas as parcerias com alunos e pesquisadores da Unisc e de outras instituições, visando o aprimoramento da tecnologia da empresa.

O prazo de permanência no programa de incubação é de até dois anos. Durante esse período, a Incubadora oferece condições para o empreendedor se aprimorar nas áreas de gestão, comercialização, marketing e jurídico, objetivando aumentar o potencial de sucesso do negócio. Após a empresa atingir a maturidade necessária ela se gradua, podendo se tornar parte do Parque Tecnológico da Unisc (TecnoUnisc) como uma empresa residente, permanecendo nos ambientes da Universidade ou em uma empresa associada externa com sede fora da Instituição.

O formulário de inscrição está disponível em: https://forms.gle/YBqTsAZgBjA8Hb9WA. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail [email protected] ou pelo fone (51) 3717-7470.

Fonte: Assessoria
22/03/2021 0 Comentários 512 Visualizações
Business

Sindha faz duras críticas às novas medidas do Governo do RS sobre o setor da gastronomia

Por Caren Souza 22/03/2021
Por Caren Souza

O setor da gastronomia recebeu com tom crítico e preocupação as novas medidas do governo do Estado com restrições “especiais” aos restaurantes e similares, que só podem operar até as 18 horas durante a semana, além da restrição total aos fins de semana. O Sindha (Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região) reforça sobre a situação econômica insustentável na qual as empresas se encontram.

“É muito difícil entender a falta de sensibilidade com a nossa categoria. Nas últimas reuniões, reconhecemos a postura sensível apresentada quanto ao caos econômico que todas as empresas da gastronomia se encontram, mas agora isso não se reflete na decisão anunciada. É um dos setores mais afetados, isso é indiscutível”, alerta o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky.

E, agora, quando o setor tinha alguma esperança de retomar, passa a ser desesperador. “Atualmente, 65% dos nossos restaurantes têm suas atividades à noite, e, além de tudo, nos tiraram o final de semana. Não há mais condições de suportar essa quebradeira. Ninguém irá antecipar o jantar no salão dos estabelecimentos, não estamos nos Estados Unidos. Se preparem para o início de demissões imediatas e fechamentos permanentes. É muito preocupante o caminho que estamos tomando”, critica o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky.

O presidente da entidade também destaca a desigualdade nos critérios, uma vez que os mercados, por exemplo, poderão atender presencialmente até as 22 horas. “Somos um setor que cumpre rigorosamente as regras, mas que não recebe essa mesma condição de trabalhar até as 22 horas. Se queremos tirar as pessoas da rua das 20h às 5h, que ao menos exista isonomia para os restaurantes que observam 100% dos seus protocolos. Estamos neste momento pedindo a sensibilidade e revisão do governador sobre esse ponto”, destaca.

Fonte: Sindha
22/03/2021 0 Comentários 631 Visualizações
Saúde

Pandemia expõe oportunidades para Técnico em Enfermagem no mercado de trabalho

Por Caren Souza 22/03/2021
Por Caren Souza

Uma das profissões até então discretas no mercado de trabalho, o Técnico em Enfermagem ganhou um novo status em 2020 com a pandemia da Covid-19. Eles, que passaram a enfrentar os desafios de estar na linha de frente no combate ao vírus, tornaram evidente a importância do setor e, consequentemente, da qualificação profissional. Até porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2030 haja um déficit de 9 milhões de profissionais nessa área.

Segundo o diretor da Escola Profissional Fundatec (EPF), Felipe Homem, o curso Técnico em Enfermagem já estava entre os mais procurados pelos estudantes nos últimos anos. “A pandemia ajudou a expor as oportunidades da área”, destaca o diretor, lembrando que o curso possibilita a atuação em diferentes setores como hospitais, clínicas, unidades de saúde, atendimento à domicílio, ambulatórios médicos, escolas infantis, clínicas de reabilitação, institutos de longa permanência e cuidados de idosos, o que torna amplo o mercado de trabalho e o índice de empregabilidade.

Na EPF, a formação é realizada em parceria com um dos maiores grupos hospitalares da América Latina – o Sistema Mãe de Deus – o que permite uma maior aproximação dos alunos com as práticas do dia a dia de uma instituição de saúde. Unindo a teoria à prática profissional, a partir do 2º módulo já iniciam os estágios obrigatórios supervisionados e as simulações na Estação de Prática Realística – estrutura totalmente equipada, reproduzindo o ambiente de um hospital, o que possibilita a vivência do dia a dia hospitalar durante o curso.

Para os interessados em uma nova oportunidade no mercado, a Escola Profissional Fundatec ainda tem vagas disponíveis no Curso Técnico em Enfermagem para o primeiro semestre de 2021. Informações sobre as matrículas e detalhes do curso podem ser obtidas pelo site  epf.fundatec.org.br ou pelo WhatsApp (51) 99953.3255. A EPF está localizada na Rua Prof. Cristiano Fischer, 2012, bairro Partenon, em Porto Alegre.

Fonte: Assessoria
22/03/2021 0 Comentários 779 Visualizações
Saúde

Hospital Santa Cruz vai receber R$ 100 mil para o combate à covid-19

Por Caren Souza 22/03/2021
Por Caren Souza

O Hospital Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul, irá receber R$ 100 mil para o combate à covid-19 do governo do Estado. A solicitação pelos recursos havia sido encaminhada ao governador Eduardo Leite pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado Edson Brum quando ainda deputado, após ter recebido o pedido do vereador Daiton Mergen.

“Sabemos da importância que o Hospital Santa Cruz tem para o Vale do Rio Pardo e estamos trabalhando em conjunto em demandas que contribuam para o melhor atendimento à população, especialmente neste momento crítico em que vivemos”, destacou o secretário.

Para o vereador Mergen, o investimento é fundamental para que a instituição possa aumentar e qualificar ainda mais os serviços prestados. “Buscamos o auxílio do deputado e agora secretário Brum para que pudesse ajudar na destinação dos recursos porque sabemos o quanto o Hospital Santa Cruz necessita de aporte financeiro para manter o excelente trabalho que vem desempenhando no enfrentamento à covid”, enfatizou Mergen.

Fonte: Assessoria

22/03/2021 0 Comentários 611 Visualizações
Variedades

Hospital Municipal de Novo Hamburgo tem 17 leitos de UTI incluídos no SUS

Por Caren Souza 22/03/2021
Por Caren Souza

Graças a uma ação do governo do Estado contra o governo federal e Ministério da Saúde, o Hospital Municipal de Novo Hamburgo teve mais 17 leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) credenciados pelo SUS. A medida foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira, dia 19.

Desde ano passado, nós aumentamos em 330% o número de leitos de UTI em nosso hospital.

“É importante esclarecer que não se trata de novos leitos, mas estruturas de combate à covid-19 pelo SUS que estavam sendo custeadas pelos cofres municipais e que, agora, passam a ser financiadas pelo Ministério da Saúde, como deve ser”, explica a prefeita Fátima Daudt.

O credenciamento destes leitos só foi possível porque o governo do Rio Grande do Sul, assim como os de outros Estados, apelou ao Supremo Tribunal Federal para que o Ministério da Saúde voltasse a custear leitos de UTI para covid.  Ao longo do ano passado, o governo federal descredenciou centenas ou milhares de leitos de UTI no País que estavam sendo utilizados no combate à pandemia.

Com este credenciamento, Novo Hamburgo receberá, a partir de agora, mensalmente, R$ 816 mil para custeio das despesas destes leitos, custo que estava sendo absorvido pelos cofres municipais. “Desde ano passado, nós aumentamos em 330% o número de leitos de UTI em nosso hospital”, completa a prefeita.

Antes da pandemia, o hospital contava com dez leitos de UTI. Fátima frisa que, na semana passada, o Hospital Municipal havia ampliado mais uma vez o número de leitos de UTI dedicados à covid.

Desde domingo, dia 14, mais oito leitos de terapia intensiva estão em operação.

Agora, dos 43 leitos de UTI disponibilizados pelo Hospital Municipal, Novo Hamburgo tem 27 leitos credenciados pelo Ministério da Saúde, além de outros oito que ainda estão em análise. O que significa que a Prefeitura continua custeando leitos de UTI, independetemente de análise no governo federal.

Fonte: Assessoria
22/03/2021 0 Comentários 690 Visualizações
Business

CDL Santa Cruz: maioria dos trabalhadores do comércio foi infectada em casa ou em viagem

Por Caren Souza 22/03/2021
Por Caren Souza

A CDL Santa Cruz realizou um levantamento virtual no período de 11 a 18 de março e contou com a participação de 3,3 mil pessoas, para conhecer a realidade da infecção por Covid-19 em Santa Cruz do Sul. Para isso, buscou apurar o índice de pessoas infectadas com o vírus na cidade, onde trabalham e em que local elas pensam que foram infectadas.

É preciso se colocar no lugar das outras pessoas. Estamos vivendo um momento muito difícil.

Dos 3,3 mil participantes, 61,4% atuam na Prestação de serviços; 18,6% no Comércio; 5% na Indústria e 15% em outros locais, como nas áreas da educação, setor público, aposentados e agricultura.

Em relação ao Comércio houve a participação de 819 pessoas, dos quais 65,7% não foi infectado; 14,3%, não sabe se foi e 20% já contraiu o Covid-19. Dos infectados, 48,2% não sabe onde contraiu; 15,9% em viagem; 14%, em casa; 13,4% no local de trabalho e 8,5% em outros locais.

Já na área de Prestação de Serviços, onde teve maior número de participantes (2.043), 84,5% não sabe se contraiu; 12% não pegou e 3,5% já contraiu. Dos que contraíram, 56,3% não sabem onde pegaram; 21,1% contraíram em casa; 11,3% no trabalho; e 14,8% em outros locais. Nas demais áreas, o que mais se destaca é que a grande parte dos participantes não sabe se já contraiu o vírus do Covid-19.

Fatores

Um dos pontos que mais chamou atenção nos dados pesquisa são os fatores apontados para o aumento dos casos de Covid-19. Em primeiro lugar estão os encontros e reuniões informais e clandestinas; depois a falta de cuidados das pessoas aos protocolos de saúde; em seguida o transporte público lotado; em quarto, a aglomeração de pessoas em praças e locais públicos; as filas em supermercados e hipermercado; a falta de fiscalização do poder público; o funcionamento do comércio ilegal (como ambulantes); e o funcionamento do comércio essencial.

O presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz, se disse muito preocupado com os números da pesquisa. “Se por um lado mostra que temos muito a evoluir, em especial na questão da testagem das pessoas, pois muitas não sabem se já tiveram ou não o vírus. Por outro, demonstra que da área do comércio, a grande maioria não foi infectada dentro das lojas ou no local de trabalho. É preciso redobrar os cuidados e reabrir o comércio o quanto antes para que possamos retomar as atividades dos nossos lojistas”, salienta.

Bartz faz um apelo para que a população siga os protocolos de saúde, use máscara, mantenha o distanciamento, evite circular de forma desnecessária e não aglomere. “É preciso se colocar no lugar das outras pessoas. Estamos vivendo um momento muito difícil. Muitas pessoas estão doentes e morrendo, enquanto isso, muitas empresas irão fechar suas portas de forma definitiva e muitos empregos vão se perder. Por isso, é mais do que necessário que cada um faça sua parte”, disse.

Fonte: Assessoria
22/03/2021 0 Comentários 548 Visualizações
Cultura

Museu de Sapiranga passa por reformulação e contará com nova proposta de atendimento

Por Caren Souza 19/03/2021
Por Caren Souza

O Museu Municipal Adolfo Evaldo Lindenmeyer contará, pela primeira vez, com um corpo técnico atuando no local. Além de Daniel Gevehr, pós-doutor em história, a casa ainda utilizará um museólogo, uma pessoa especializada em pensar estratégias para o museu, além de uma historiadora e uma pedagoga.

Vamos reorganizar toda a parte de exposições.

“Queremos criar, verdadeiramente, um Museu, com ambiências que tenham relação entre si, temas onde os objetos conversem um com o outro e dialogar com as pessoas, falando sobre o passado. Vamos reorganizar toda a parte de exposições. Tem que ser dinâmico, interagir entre passado e presente”, explica o diretor de patrimônio cultural de Sapiranga, Daniel Gevehr, sobre a nova proposta para o Museu Municipal.

O processo de limpeza e inovação do museu iniciou há cerca de um mês e continua pelos próximos dois meses. O processo é demorado e envolve desde a limpeza e recondicionamento de livros e jornais históricos, até reorganização de exposições, criação de novos espaços a limpeza externa do prédio.

Recuperação de livros e jornais históricos

Os livros, antes guardados em caixas de papel, foram limpos, e dispostos em estantes de aço dentro de um ambiente com temperatura controlada e constante. Os livros do museu são, em sua maioria, do acervo de Leopolo Sefrin, e somam mais de 3 mil obras. Da mesma forma o acervo de jornais históricos, de praticamente um século, foram recuperados, limpos e serão acondicionados em caixas de plástico.

Inovações tecnológicas e espaço de pesquisa para comunidade

Conforme Geveher, assim que for finalizada a organização do acervo bibliográfico e impresso, iniciará a organização dos ambientes temáticos do museu. Todos os objetos para exposição também passaram por limpeza, assim como o prédio e sua estrutura interna e externa.

O museu passará também por um processo de transição da era analógica para o digital. “Uma das primeiras coisas que vamos adquirir é um telão LED de 70 polegadas, que vamos colocar na parede do museu. Ali vamos mostrar para a comunidade fotografias e pequenos vídeos sobre a história de Sapiranga, com temas diversos”,conta o diretor, empolgado com a nova proposta estruturada para o espaço.

O museu irá também receber novos móveis e a parte elétrica será refeita. O local ainda vai contar com três mesas de trabalho equipadas com computadores e uma impressora. Uma estrutura de segurança com câmeras internas e externas e monitoramento 24 horas já foi instalada e está em funcionamento.

Outra novidade será a criação de um espaço de pesquisa dentro do museu. “Iremos dispor de mesas e cadeiras, onde antes funcionava as exposições temporárias, e criar um espaço de pesquisa, para que as pessoas possam ir ao museu e solicitar documentos antigos, fotografias e ter contato com o material”, explica Gevehr.

Área externa também receberá melhorias

Para a área externa do Museu Municipal, a ideia é trazer grafiteiros, para que utilizem o espaço e criem a partir de temas sobre a história de Sapiranga. Está também em processo de licitação a substituição das placas dos Caminhos de Jacobina. “Teremos novas placas, com correções históricas, informações erroneamente colocadas em 2001 e que hoje vamos corrigir”, explica o historiador. Este trabalho está sendo realizado em parceria com a turismóloga do município, Letícia Schumacher.

Os trilhos do trem também serão consertados. Os dormentes serão trocados por novos. “Faremos também um novo jardim, queremos deixar o museu bonito por fora. É uma revolução física e conceitual, as duas coisas precisam caminhar juntas”, destaca Gevehr.

Fonte: Assessoria
19/03/2021 0 Comentários 777 Visualizações
Business

Produtores investem na fertirrigação por gotejamento

Por Caren Souza 19/03/2021
Por Caren Souza

Celebrada mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março, o Dia Mundial da Água serve como um alerta anual sobre a importância da conservação e proteção deste importante recurso natural. Enquanto nas zonas urbanas a conscientização quanto ao desperdício é uma das principais formas de preservar a água, no campo a água potável para beber e para higiene pessoal não é a única preocupação: as lavouras também dependem da água e ela nem sempre cai do céu.

A água da irrigação é usada também para transportar os fertilizantes e seus nutrientes diretamente aos locais necessários.

São várias as opções de irrigação para atender às mais diversas práticas agrícolas e sistemas de cultivo. No caso das lavouras de tabaco, as indústrias estão incentivando os produtores a adotarem formas de irrigação que sejam mais adequadas às realidades de cada propriedade com o propósito de minimizar eventuais prejuízos.

Por exemplo, na safra 2020/2021 em que a falta de chuvas foi problema em muitas regiões, houve uma percepção ainda maior de que investimentos em irrigação são essenciais. Enquanto alguns produtores tiveram quebra de produção por causa da seca, aqueles que utilizaram a irrigação tiveram safras normais e até superiores às expectativas.

No tabaco, a tecnologia que vem despontando para mitigar o problema da falta de água é a fertirrigação. A técnica vem se tornando uma alternativa importante na agricultura por garantir os níveis de produção em épocas de estiagens. É um tipo de irrigação capaz de suprir as demandas hídricas das plantas em quantidade de água ideal e no momento certo para cada cultura, levando-se em consideração as condições de solo e de clima.

Segundo o assessor Técnico do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Darci José da Silva, trata-se de um sistema que realiza a irrigação e a adubação ao mesmo tempo, por meio de um sistema de gotejamento. “A fertirrigação consiste em um conjunto de mangueiras instaladas nas lavouras para gotejar a água e os fertilizantes necessários diretamente nas linhas de plantio e direcionadas às plantas, minimizando desperdícios. Na prática, a água da irrigação é usada também para transportar os fertilizantes e seus nutrientes diretamente aos locais necessários”, explica.

As vantagens são várias. Além de permitir maior eficiência no uso da água e dos fertilizantes, há também redução na demanda de mão de obra. “É importante ressaltar que a aplicação dos fertilizantes via água de irrigação difere da aplicação via solo por acelerar o ciclo dos nutrientes. A fertirrigação segue princípios conservacionistas porque exige pré-requisitos que garantem a sustentabilidade, como análise e correção do solo, plantio em nível e com camalhão, além dos cultivos de cobertura do solo, destinados à proteção e melhoria das suas características físicas e biológicas”, complementa Darci.

Fonte: Assessoria
19/03/2021 0 Comentários 828 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO