Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Autor

Caren Souza

Caren Souza

Variedades

Confira três filmes para assistir no aniversário de Porto Alegre

Por Caren Souza 26/03/2021
Por Caren Souza

No dia em que a Capital dos gaúchos celebra seus 249 anos, três séries produzidas em Porto Alegre demonstram como a produção audiovisual da cidade merece cada vez mais atenção. São episódios que vão muito além do pôr-do-sol do Guaíba — e demonstram as peculiaridades, as alegrias e as dificuldades de um lugar com tanta personalidade.

Os três filmes estão disponíveis no catálogo da plataforma Box Brazil Play — plataforma de streaming focada em conteúdo brasileiro. “Mostrar esse conteúdo é uma forma de valorizar Porto Alegre, quem é daqui e faz parte da história e da cultura da cidade”, diz Cícero Aragon, CEO do Grupo.

Documentário Porto Alegre: meu Canto, meu Mundo

Ao longo de 74 minutos, o filme conta a vida e a história da cidade de Porto Alegre. Resgata o passado da Capital, investigando e documentando em imagens a história da cidade e de seus principais personagens. Na reconstituição de cenas que retratam alguns momentos de épocas longínquas e presentes, os espectadores são convidados para uma viagem ao passado.

Contando com o relato de personalidades e de cidadãos porto-alegrenses, apresenta-se uma saudosa Porto Alegre romântica, às vezes provinciana, mas que deixou memórias em muitas gerações. A produção é da Infoco Filmes.

Final da Linha

Lílian é uma jovem que passou no vestibular. Porém, sua faculdade é em outra cidade: Porto Alegre. Para chegar ao seu destino, ela se submete a rotina de pegar o ônibus e o trem, o trem e o ônibus. Aquilo que primeiro parecia a pior parte de seu dia, torna-se uma atividade interessante, quando a menina mostra um grande talento para fazer amizades.A pródução é da Colateral Filmes.

Pedale como uma guria

O documentário busca conhecer e dar voz às mulheres ciclistas de Porto Alegre, com enfoque em seus desafios cotidianos. Por meio do coletivo “Pedal das Gurias”, elas encontram um espaço seguro para expressarem juntas seus anseios e sonhos. O documentário busca ampliar o diálogo sobre a força feminina na sociedade e expõe a realidade de mulheres da capital.
A produção é da Bactéria Filmes.

Fonte: Assessoria
26/03/2021 0 Comentários 1,2K Visualizações
Business

Gastronomia e Hospedagem levam cenário preocupante à Assembleia Legislativa

Por Caren Souza 25/03/2021
Por Caren Souza

A situação das empresas gaúchas da gastronomia e da hospedagem se torna cada vez mais grave com o atual cenário de saúde e econômico. Com esse panorama preocupante, os setores levaram para a reunião da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa do RS os relatos que refletem a crise, além de propostas de soluções no sentido de linhas de crédito e incentivo financeiro.

Reduzimos consideravelmente a clientela e só assistimos decisões paliativas.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão, deputado estadual Zé Nunes, e contou com a presença do presidente da AL, Gabriel Souza. Os setores econômicos foram representados pelo presidente do Sindha – Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região, Henry Chmelnitsky, que reuniu informações dos 13 sindicatos patronais do setor no Rio Grande do Sul, com a intenção de que os deputados abram um caminho de medidas junto ao Governo do Estado.

“A AL tem sido proativa e sensível às nossas questões, e neste momento temos que usar todas as forças disponíveis. O interior como um todo está passando pela mesma situação. Com um panorama de “abre e fecha”, reduzimos consideravelmente a clientela e só assistimos decisões paliativas. Esse setor não tem gordura, ele paga, com a venda de ontem, a matéria-prima de amanhã. Todas as nossas reservas já se foram, muitos dos patrimônios estão sendo utilizados para manter negócios abertos. Foi sendo criada uma corrente de endividamento na expectativa de que as coisas iriam mudar”, relatou Chmelnitsky.

Ele também destacou o “abismo” atual. “Nossa categoria é a maior geradora de mão-de-obra do primeiro emprego, mas agora está à beira do abismo. O faturamento das empresas da gastronomia sequer ultrapassa 50% em comparação ao período pré-pandemia. E a hotelaria está tendo uma ocupação que não chega a 10% da sua capacidade. Hoje encaramos demissões e fechamentos, além da baixa oferta de novos financiamentos. Vivemos uma exceção, e assim também deveriam ser tratados os créditos. Precisamos, definitivamente, de socorro”, alerta o presidente do Sindha.

Deputados como Zé Nunes e Frederico Antunes, reconhecendo o setor como um dos mais atingidos, criticaram a falta de suporte por parte dos bancos e a Comissão como um todo prometeu levar as demandas para audiência pública, com a busca de linhas de crédito emergenciais específicas para o setor junto aos bancos estaduais, assim como o parcelamento nos débitos dos serviços públicos ICM.

Fonte: Assessoria
25/03/2021 0 Comentários 820 Visualizações
Saúde

Pesquisa busca compreender fatores relacionados à saúde mental e à pandemia em três países

Por Caren Souza 25/03/2021
Por Caren Souza

Um estudo internacional, liderado pela Universidade Feevale, investiga os efeitos relacionados à saúde mental sobre a população de três países afetados pela pandemia do Covid-19. A pesquisa, que está sendo realizada em parceria com a universidades de Messina, da Itália, e de Eastern Washington, dos Estados Unidos, busca compreender e avaliar o impacto desse período pandêmico, em relação aos níveis de depressão, estresse pós-traumático e resiliência em universitários e seus familiares.

Conforme o professor Marcus Levi, coordenador do Mestrado em Psicologia da Feevale, os pesquisadores querem entender como as características das pessoas estão funcionando como propulsoras de maior risco ou de proteção. “Estamos fazendo este estudo para verificar como a pandemia e seus efeitos se relacionam em relação a quadros depressivos e de estresse pós-traumático com tudo que estão vivenciando nesse período. Ao mesmo tempo, queremos verificar como a resiliência está contribuindo para proteger as pessoas dos impactos da pandemia”, destaca.

As universidades parceiras foram escolhidas por serem de países que, em algum momento foram ou estão sendo epicentro da pandemia, como é, agora, o caso do Brasil. Segundo Levi, os parceiros entenderam que seria importante participar de uma pesquisa transcultural, “para comparar esses níveis e diagnosticar diferenças e semelhanças referentes à saúde mental de suas populações”.

A pesquisa está na fase de coleta de dados e aceitando a participação de voluntários, maiores de 18 anos, que queiram contribuir com a pesquisa. Para isso, eles devem responder a um questionário eletrônico, disponível em https://bit.ly/3cckr9j.

Fonte: Assessoria
25/03/2021 0 Comentários 531 Visualizações
Cultura

Show de Kleiton & Kledir + Nenhum de Nós no Teatro Feevale é adiado para 2022

Por Caren Souza 25/03/2021
Por Caren Souza

O Teatro Feevale, Eduardo Holmes e a Opus Entretenimento informam que o evento Kleiton & Kledir + Nenhum de Nós será adiado. O evento acontecerá no dia 20 de março de 2022, às 20h, no mesmo local.

De acordo com a lei 14.046/20, que regula a questão do adiamento e cancelamento de serviços de cultura, como eventos e shows, todos os clientes com ingressos para este show deverão manter o seu ingresso/voucher para acessar o evento na nova data ou repassá-lo para terceiros. Os clientes que desejam atualizar o seu cadastro devem enviar e-mail para [email protected].

Em caso de dúvidas ou para mais informações, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected]. Outras informações podem ser obtidas nos sites uhuu.com e www.feevale.br/teatrofeevale.

Fonte: Assessoria
25/03/2021 0 Comentários 1,K Visualizações
Saúde

Issur quer evitar corte de água e luz para os mais pobres pelos próximos quatro meses

Por Caren Souza 25/03/2021
Por Caren Souza

O deputado estadual Issur Koch (PP) enviou ao governo do Estado uma série de sugestões para aliviar o impacto da pandemia no orçamento das famílias mais carentes. “Propus ao governador que os consumidores da tarifa social da Corsan e da CEEE não sofram corte de água e luz pelos próximos quatro meses – abril, maio, junho e julho, que é o tempo de duração do auxílio emergencial federal. Também solicitei que não sejam cobrados juros destas famílias nas contas em atraso”, explicou Issur.

O deputado disse que entende o momento delicado das finanças públicas e a luta do Estado para equilibrar suas contas. No entanto, aponta, esta seria uma forma de o Piratini dar sua contribuição para quem mais precisa, justamente na fase mais aguda da pandemia. “Estas são as pessoas mais vulneráveis, pois são elas que precisam pegar o trem e o ônibus lotado todos os dias e não têm como ficar em casa.

Com a volta do auxílio emergencial por quatro meses e este alívio nas contas básicas, as famílias poderão se reorganizar e seguir em frente, pois a partir de agosto, acredita-se, a vacinação já terá avançado para que possamos retomar com nossas atividades básicas”, lembrou.

Alívio para empresas

As micro e pequenas empresas, igualmente, são motivo de preocupação para Issur. “Também sugeri que as microempresas possam parcelar seus débitos de água e luz, sem juros. Muitas delas, de diferentes setores, estão sem atividade há vários meses. É justo que o governo tenha um olhar especial para aqueles que são os maiores geradores de emprego no País”, destacou.

Refis

Outra iniciativa proposta por Issur ao governador diz respeito ao débito de ICMS das empresas com o Fisco Estadual. “O governo precisa recriar um Refis (Programa de Refinanciamento) que garanta às empresas que aderirem ao programa descontos de até 90% nos juros e multas de suas dívidas de ICMS, com parcelamento em até 84 vezes. A Saúde é fundamental, mas precisamos encontrar uma forma de manter a saúde de nossas empresas. Do contrário, ao final da pandemia não teremos mais empregos”, definiu o parlamentar

Fonte: Assessoria
25/03/2021 0 Comentários 587 Visualizações
Variedades

Feevale oferece formação gratuita sobre o Rio dos Sinos para professores

Por Caren Souza 25/03/2021
Por Caren Souza

A Universidade Feevale, por meio do projeto social EducAção socioambiental na bacia do Rio dos Sinos realiza, em parceria com o Consórcio Pró-Sinos, entre os meses de abril e julho, um curso gratuito de formação continuada sobre a Bacia Hidrográfica do Rio do Sinos.

Voltado a professores e acadêmicos dos cursos de licenciatura, as aulas ocorrerão virtualmente e começarão na terça-feira, 6 de abril, com os demais encontros acontecendo às segundas-feiras, das 17h às 18h30min. As inscrições são limitadas e podem ser feitas, até o dia 29 de março, pelo site www.feevale.br/educacaosocioambiental.

O evento, que oferece 40 horas/aulas, será ministrado pelos professores que compõem o projeto social. São eles Natalia Soares, Suelen Nobre, Rage Maluf e Gabriel da Silva Simões. Durante os encontros, eles abordarão temáticas como saneamento básico, geomorfologia, biodiversidade, qualidade ambiental e sustentabilidade. Além disso, a partir das suas experiências, mostrarão práticas desenvolvidas em escolas.

A Bacia Hidrográfica do Sinos é uma das maiores problemáticas frente às questões ambientais no Rio Grande do Sul e no Brasil, sendo o Rio dos Sinos um dos mais poluídos do Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme Natalia, a urbanização excessiva, aliada à falta de planejamento urbano, ao uso indiscriminado de agroquímicos na produção agrícola e à falta de tratamento de esgoto, estão entre os fatores que o colocam nesse ranking.

Ainda de acordo com a professora, neste contexto, a formação é fundamental porque proporcionará, aos professores que atuam nas escolas que integram os municípios desta Bacia Hidrográfica, uma visão ampla de como compartilhar este conhecimento entre estudantes e seus familiares. “Temas como a contextualização das problemáticas da bacia e a influência de nossas ações como atores desse processo mobilizam os docentes a desenvolverem práticas socioambientais que aproximam os educandos do contexto em que vivem, fomentando boas práticas de preservação ambiental na comunidade”, complementa Natalia.

Fonte: Assessoria
25/03/2021 0 Comentários 630 Visualizações
SaúdeVariedades

Prisões e socioeducativo ganham novas medidas de prevenção à Covid-19

Por Caren Souza 25/03/2021
Por Caren Souza

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) referendou a recomendação 91/2021, que prorrogou e adicionou medidas preventivas contra a Covid-19 no âmbito dos estabelecimentos do sistema prisional, do sistema socioeducativo e hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico. Os conselheiros aprovaram a norma nessa terça-feira (23) durante a 327ª Sessão Ordinária.

“O cerne da recomendação proposta pelo CNJ é a garantia da vida e saúde das pessoas privadas de liberdade, dos magistrados, e de todos os servidores e agentes públicos que atuam no sistema de justiça penal, prisional e socioeducativo, orientando medidas direcionadas à diminuição das aglomerações em unidades prisionais e socioeducativas”, explica o ministro Luiz Fux, que preside a CNJ e foi o relator no processo.

“Com essas medidas, indiretamente, tem-se a proteção da saúde e da segurança de toda coletividade ao evitar que haja ainda maior sobrecarga ao sistema de saúde público e reduzir riscos de conflitos, motins, fugas e rebeliões”, afirmou.

O documento recomenda aos tribunais que assegurem o controle judicial das prisões por meio de audiências de custódia, em conformidade com as disposições das resoluções 213/2015 e 357/2020. “Em consonância com a atuação do CNJ no sentido de aprimorar a eficiência da prestação jurisdicional por meio do uso de ferramentas tecnológicas adequadas ao período de distanciamento social, destaca-se a realização dos atos processuais por meio de tecnologia de videoconferência como regra, sinalizando, contudo, a necessidade da priorização das audiências de custódia no planejamento de retorno de atividades presenciais nos tribunais”, destacou Fux.

“No que diz respeito ao sistema socioeducativo, recomenda-se que também confiram prioridade à audiência de apresentação e outros atos processuais em processos de apuração de atos infracionais e de execução de medidas socioeducativas na retomada de funcionamento presencial”, completa o ministro.

A recomendação também indica que, sempre que possível, seja feita a substituição da privação de liberdade de gestantes, mães, pais e responsáveis por crianças e pessoas com deficiência por prisão domiciliar, na forma da Resolução n. 369/2021. Em relação à população indígena, a orientação é para priorizar a substituição da privação de liberdade por regime domiciliar ou de semiliberdade, conforme o artigo 56 da Lei 6.001/1973 (Estatuto do Índio) e da Resolução 287/2019.

A norma foi proposta pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF) do CNJ, sob a coordenação do juiz auxiliar da Presidência Luís Geraldo Lanfredi e supervisão do conselheiro Mário Guerreiro, tendo em vista o agravamento da pandemia, sobretudo em relação à parcela mais vulnerável da população, na qual se encontram adultos, adolescentes e jovens privados de liberdade. “O ambiente carcerário também precisa de medidas profiláticas nesse momento, porque o grau de transmissibilidade e contaminação é muito grande, de sorte que incorporei todas as sugestões de todos os conselheiros”, ressaltou Fux.

O ministro reafirmou o compromisso do CNJ com a promoção de direitos fundamentais em alinhamento com a ordem jurídica internacional e reforça orientação às cortes e magistrados sobre a atenção prioritária às unidades prisionais e de internação de adolescentes objeto de medidas urgência proferidas pela Comissão e pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Vacinação

O texto ainda orienta que, no contexto de fiscalização de estabelecimentos, magistrados e magistradas zelem pela observância do plano de contingências e de vacinação pelo Poder Executivo, incluindo a realização de campanhas informativas e ações de cuidado em saúde (incluindo a saúde mental), a manutenção do monitoramento de casos e o incentivo à testagem. Aborda, ainda, a importância da garantia do direito ao contato familiar com a flexibilização do calendário de visitas ou uso de tecnologias audiovisuais.

Um ponto que mereceu especial atenção se refere aos comitês criados para o acompanhamento das medidas de enfrentamento à Covid-19, que ganharam nova formatação jurídica, com previsão de continuidade de suas atividades e fortalecimento da participação social. Também houve o aprimoramento do sistema de coleta de dados com a recomendação de que seja realizado o preenchimento do campo específico no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP) quando a soltura encontrar fundamento na recomendação 62/2020 ou na recomendação 91/2021.

Houve a continuidade da recomendação de priorização da destinação de penas pecuniárias
para aquisição de medicamentos e equipamentos de limpeza, proteção e saúde necessários às ações de enfrentamento à pandemia nos espaços de privação de liberdade de adultos, adolescentes e jovens, ressalvado apenas que essa priorização só deve ser feita quando as penas pecuniárias não puderem ser destinadas à vítima ou a seus dependentes.

Crédito: Luiz Silveira |  Fonte: Assessoria
25/03/2021 0 Comentários 591 Visualizações
Saúde

CNM solicita representação dos municípios no Comitê de Enfrentamento à Covid-19

Por Caren Souza 25/03/2021
Por Caren Souza

A criação, nesta quarta-feira (24), do Comitê Nacional de Enfrentamento à Covid-19, com a coordenação da Presidência da República, atende ao pleito dos gestores locais divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em carta aberta ao presidente Jair Bolsonaro na véspera. Em paralelo, a entidade ressalta que é fundamental participação como representante municipal no Comitê para a ampla articulação que o momento exige.

Em ofício aos presidentes da República, Jair Bolsonaro, do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, a CNM pontua que “o processo de união para o combate à Covid-19 não pode prescindir da participação de todos os Entes federados”, destacando o papel da gestão local, na condição de agente mais próximo e capaz de fazer a necessária interlocução com a população.

Anunciado em coletiva de imprensa no Palácio da Alvorada, após reunião dos chefes dos Três Poderes, governadores e ministros, o Comitê terá a coordenação da Presidência da República e do Ministério da Saúde. Segundo informações do Senado, caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF) orientar o grupo para evitar judicialização de medidas. Na ocasião, não houve participação dos Municípios.

Nesse cenário, a Confederação aponta, no documento enviado, que é fundamental a representação de prefeitas e prefeitos para que “se concretizem as políticas públicas emergenciais que o momento dramático exige”. Tais como vacinação em massa, monitoramento de insumos hospitalares, articulação de plantas industriais e medidas restritivas e de comunicação educativo sanitária.

Assim como o movimento municipalista cobrou pela coordenação nacional para esforços conjuntos no enfrentamento da pandemia, a entidade lembra que a resposta precisa da articulação de todos os níveis de governo. Por isso, a CNM – que representa todos os Municípios brasileiros e possui mais de 90% desses filiados – se colocou à disposição e solicitou sua inclusão no Comitê Nacional de Enfrentamento à Covid-19.

Fonte: Assessoria
25/03/2021 0 Comentários 652 Visualizações
Cidades

Capão da Canoa investe na gestão de resíduos sólidos

Por Caren Souza 25/03/2021
Por Caren Souza

Na tarde de quarta-feira (24), foi assinado o termo de colaboração entre o Município de Capão da Canoa e o Instituto Movimento Cidades Inteligentes, para realização de estudo em toda parte que concerne a gestão dos resíduos sólidos do município. A previsão de conclusão do estudo é de 45 dias e não terá custo ao município, por se tratar de um instituto sem fins lucrativos. A reunião online contou com a presença do vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Jr.

A união de esforços que vemos aqui mostra que estamos trabalhando forte pelo desenvolvimento sustentável de Capão.

O objetivo do estudo é encontrar soluções sustentáveis tanto ambiental quanto economicamente viáveis para os Estados e Municípios brasileiros, fazendo com que seja rediscutida a problemática que envolve a geração e destinação de resíduos no País. O referido estudo é incentivado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Extraordinária de Gestão Política e Administrativa, que busca auxiliar os Municípios na elaboração de políticas públicas sustentáveis nas mais diversas áreas.

Conforme o Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, será um estudo histórico para o município, por se tratar de um tema mais atual que nunca. “A união de esforços que vemos aqui mostra que estamos trabalhando forte pelo desenvolvimento sustentável de Capão e, certamente, logo ali na frente vamos colher os frutos desse esforço”, destaca.
Na mesma ocasião, o presidente do instituto apresentou as premissas deste estudo, que, quando concluso, deverá nortear as ações a serem desenvolvidas no Município para resolução de questões históricas do Município, como a coleta dos resíduos seco e orgânico, bem como o aterro sanitário e o ecoponto.

Participaram, além do vice-governador e do Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, o Presidente da Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços de Capão da Canoa (ACICC), Augusto Smaniotto, da Associação dos Construtores e Incorporadores da Construção Civil de Capão da Canoa, (ASSOCIC), José Nazareno Martinelli (Naza), da Associação dos Corretores de Imóveis e Imobiliárias de Capão da Canoa (ACICA), Fabricio Schacker, e Vice-Presidente do (SINDUSCON), Alfredo Pessi Neto, e o presidente do Instituto do Movimento Cidades Inteligentes, Luigi Longo.

Fonte: Assessoria
25/03/2021 0 Comentários 920 Visualizações
Variedades

Futuro da Comusa será debatido em audiência pública

Por Caren Souza 25/03/2021
Por Caren Souza

O futuro da Comusa, após a publicação do novo marco regulatório do saneamento básico, será pauta de audiência pública proposta pela comissão especial em Defesa do Crescimento Econômico, da Geração de Emprego e da Desburocratização dos Serviços Públicos do Município. Devido à pandemia, o encontro deverá ocorrer de forma híbrida, na segunda quinzena de maio, com a participação de representantes da autarquia e do Executivo, além de especialistas na área de água e esgoto.

Durante encontro, realizado de forma remota nesta quarta-feira ( 24), os vereadores Gustavo Finck (PP) Enio Brizola (PT), e Lourdes Valim (Republicanos) deliberaram sobre a urgência desse debate, uma vez que o novo marco legal do saneamento, instituído pela Lei n° 14.026/2020, permite a privatização ou criação de parcerias público-privadas para execução do serviço de distribuição e tratamento de água e esgoto.

O presidente do colegiado, Gustavo Finck, adiantou aos colegas o envio de requerimento no qual solicita uma série de informações à autarquia, que servirão para embasar a discussão. A realização da audiência pública terá apoio da Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin).

Brizola demonstrou preocupação com os altos valores da taxa de esgoto, cobrados após alteração na legislação, em residenciais populares, como o Mundo Novo. Lourdes Valim também avaliou que o serviço se tornou bastante caro para muitos cidadãos. Enio Brizola destacou ainda decisão do governo do Estado em privatizar a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e a aprovação na comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de parecer favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 280/2019, que propõe a retirada da Constituição Estadual da exigência de plebiscito popular para a venda do Banrisul, Corsan e Procergs.

Desburocratização

Outro assunto debatido na reunião foi a criação do grupo de trabalho com a participação de servidores do Legislativo, para idealizar melhorias nos processos internos da Câmara e discutir a implementação de sistemas de assinatura digital, protocolo eletrônico, envio digital de documentos ao Executivo e outras ações com objetivo de economizar recursos públicos e dar celeridade aos processos.

Finck sugeriu a participação de ao menos dez funcionários de diferentes setores da Casa. A comissão também encaminhou memorando ao presidente Raizer Ferreira (PSDB) solicitando a disponibilização de certificação eletrônica para os parlamentares e instalação de software para gestão de pessoal.

Fonte: Assessoria
25/03/2021 0 Comentários 598 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO