Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Autor

Caren Souza

Caren Souza

Business

ACINP apoia ofício encaminhado ao Governo do Estado pela Federasul

Por Caren Souza 01/04/2021
Por Caren Souza

A Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis- ACINP vêm unindo esforços junto à Federasul na luta pela retomada das atividades econômicas. No último mês, os pleitos aumentaram em vista da vigência da Bandeira Preta no Estado e do aumento das restrições de funcionamento das empresas.

Atualmente a entidade reúne entidade 90 mil empresas associadas, de todos os setores da economia gaúcha e 160 entidades empresariais. A ACINP é uma delas, e tem se unido à Federação para representar os interesses de Nova Petrópolis, junto ao Governo Gaúcho.

Na segunda-feira (29), foi entregue um ofício ao Governador Eduardo Leite, em reunião na Casa Civil. Nele constam diversas proposições. Até o momento já foram apresentadas 14 novas pautas, que visam reduzir os impactos provocados pela pandemia.

Para o presidente da ACINP, Marcos Alexandre Streck, o momento exige ações articuladas e eficazes. “Estamos apoiando a Federasul, nossa entidade mãe, para que consigamos que nossa voz seja ouvida. Entendemos que o momento exige união de esforços para repor tantos prejuízos. É o que temos feito”, fala Streck.

Para o Diretor Executivo da entidade, Eduardo Costa, a ACINP tem se dedicado a construir com as autoridades, através do Presidente Marcos, e está à disposição de seu associado nesse momento tão difícil. “Recentemente, isentamos mais duas mensalidades dos nossos associados, por entendermos a gravidade do momento. No ano passado inteiro abonamos 3 meses. Em um ano renunciamos 5 meses de receita em prol dos nossos empresários”, explica Costa.

Fonte: Assessoria
01/04/2021 0 Comentários 579 Visualizações
Cultura

Biblioteca de Sapiranga lança Hora do Conto Online aberta para toda a comunidade

Por Caren Souza 01/04/2021
Por Caren Souza

A Biblioteca Pública Municipal Prefeito Edwin Kuwer inicia na segunda-feira, 12 de abril, com o projeto Horas do Conto Virtuais. O objetivo é interagir com o público através de salas online que serão criadas no Google Meet.

Os encontros ocorrerão de forma online e gratuita, abertos para toda a comunidade, sempre às segundas e quintas-feiras, às 15 horas. A programação será renovada a cada duas semanas. Para os primeiros quatro encontros a história preparada é a do Dragão Comilão, indicada para crianças de até 8 anos.

“Cada história será voltada para uma determinada faixa etária”, explica Caroline Bilhar da Silva, bibliotecária. Ela também destaca que caso alguma escola queira a hora do conto para os seus alunos, basta ligar para a biblioteca e agendar outro horário. “Faremos um link e enviamos direto para a escola, sem ser aberto ao público”, explica

Hora do Conto será com a Florisbela

A professora Denize Castro Aguiar personifica a Florisbela, personagem criado para incentivar o aprendizado. “A Florisbela surgiu em um trabalho de graduação. Ela usa uma capa mágica. Quem usa a capa da Florisbela, aprende a ler!”, revela a professora, empolgada com sua nova missão. A personagem canta, brinca e cria um enredo, transformando a história em diversão e aprendizagem.

Fonte: Assessoria

 

01/04/2021 0 Comentários 1,1K Visualizações
Business

Guarda Municipal de Caxias do Sul adquire fuzis da Taurus

Por Caren Souza 01/04/2021
Por Caren Souza

A Guarda Municipal de Caxias do Sul foi a primeira do Brasil a receber autorização do Exército para aquisição de fuzis T4 calibre .556 semiautomático, sendo a primeira Guarda Municipal a adquirir e ter em seu acervo o referido armamento para reforçar a segurança do município.

Nesta quarta-feira (31), ocorreu a entrega dos equipamentos na sede da Taurus, em São Leopoldo (RS). Na ocasião, estiveram presentes o CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, o secretário de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul (SMSPPS), Paulo Roberto Rosa da Silva, o diretor da Guarda Municipal de Caxias do Sul, Alex Oliveira Kulman, o gerente operacional Alexandre Rodrigues Silveira, o gerente da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal, Marcelo Enio Haetinger e o ex-diretor da Guarda Municipal, Jeferson Ricardo Vargas.

Ideal para o uso militar e policial, o fuzil Taurus T4 é baseado na consagrada plataforma M4/M16, amplamente empregada pelas forças militares em todo o mundo e principalmente pelos países membros da OTAN, por ser considerada uma arma extremamente confiável, leve, de fácil emprego e manutenção.

Fonte: Assessoria
01/04/2021 0 Comentários 874 Visualizações
Business

Campo Bom tem crescimento de 3,2% no número de empregos em 11 meses

Por Caren Souza 01/04/2021
Por Caren Souza

Ao mesmo tempo em que enfrenta sua fase mais crítica desde o início da pandemia do coronavírus, Campo Bom segue colhendo os frutos das ações de incentivo que presta aos empreendedores locais. Em 2021, já apresentou dois meses consecutivos de saldo positivo de empregos, com saldo de 460 novos postos de trabalho em janeiro e 389 em fevereiro.

Com o resultado deste último mês, o número de empregos do município cresceu significativamente no comparativo entre março de 2020 e fevereiro de 2021, como explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz. “Campo Bom, em pleno ano de pandemia, teve um aumento de 3,2% em seu número de empregos formais, gerando um saldo positivo de novos postos de trabalho no acumulado dos últimos 12 meses que supera a grande maioria dos municípios da região”, afirma.

Com isso, Campo Bom e São Leopoldo foram as cidades do Vale dos Sinos com maior saldo positivo de empregos nos últimos 12 meses. “Desde que iniciou a pandemia, tivemos 683 mais contratações do que demissões, o que nos deixa orgulhosos, mas ao mesmo tempo ainda mais focados para seguirmos no rumo certo. Esses números são decorrentes de vários fatores, o que inclui a essência empreendedora de Campo Bom e nossas iniciativas para fomentar os negócios locais. Seguimos confiantes para passarmos por mais este momento de dificuldade e aumentarmos ainda mais nossa oferta de empregos”, aponta o prefeito Luciano Orsi.

Contratações de fevereiro

O setor que se destacou pelo número de contratações em fevereiro foi novamente o da Indústria, com saldo positivo de 235 novos postos de trabalho, o que representa cerca de 60,4% do saldo positivo de empregos gerados no mês. Além disso, o maior número de empregados do período está na faixa etária entre 18 e 24 anos e possui Ensino Médio completo. Os dados são disponibilizados mensalmente pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que calcula o saldo considerando a diferença entre as admissões e os desligamentos.

Fonte: Assessoria
01/04/2021 0 Comentários 603 Visualizações
Cultura

Câmara homenageia 35 anos da ParaNóia Produções

Por Caren Souza 01/04/2021
Por Caren Souza

A ParaNóia Produções foi homenageada na sessão desta quarta-feira, 31, pela trajetória traçada nestes 35 anos de história. A iniciativa foi do vereador Felipe Kuhn Braun (PP), por meio do Requerimento nº 197/2021. Da tribuna, Felipe ressaltou que em função da pandemia, os homenageados estão assistindo o reconhecimento pela TV Câmara NH.

“Apesar do momento, não dá para deixar passar a importância de pessoas e entidades que tanto contribuíram para o crescimento do nosso Município”, disse. A entidade foi criada dia 1 de abril de 1986 com o nome Revista Cartaz Produções Artísticas.

O parlamentar ressaltou o quanto é difícil trabalhar com cultura no país, no estado e no município. “É uma área com limitações de recursos, mas que, nem por isso, as pessoas deixam de batalhar pelas diferentes formas de representações culturais. A ParaNóia surgiu como revista e depois começou a realizar espetáculos teatrais, voltados ao público da cidade. Mais tarde, expandiram o trabalho para além da Região dos Sinos”, disse Felipe.

O vereador enfatizou ainda que o empresário Luiz Fernando Rodembuch tomou a frente de muitas demandas e pautas da área cultural em Novo Hamburgo por meio da ParaNóia. “São muitas atividades que ainda hoje são muito lembradas. Você faz a diferença”, disse Felipe.

O presidente Raizer Ferreira (PSDB) desejou feliz aniversário à empresa e a todo trabalho desenvolvido pela ParaNóia na área da cultura em Novo Hamburgo. “Vocês são muito importantes para a nossa cidade. Trinta e cinco anos é uma vida inteira de trabalho. Parabéns e sucesso”, finalizou o vereador.

O quadro de homenagem será entregue hoje para o empresário Luiz Fernando Rodembuch, seguindo todos os protocolos de biossegurança.

Sobre a ParaNóia

A ParaNóia Produções, presente há 35 anos no mercado, oferece muitas opções, entre elas a Turma do Pirulito, espetáculos teatrais, oficinas de dança, teatro e TV e cinema, Gincanas Municipais/Empresariais, Programa TÁ e Rádio ParaNóia além de produções próprias como o Festival de Esquetes Teatrais, o Dançando – Mostra de Dança Cidade de NH e o Mostra de Curtas.

Fonte: Assessoria
01/04/2021 0 Comentários 739 Visualizações
Business

Páscoa pode amenizar perdas dos lojistas gaúchos

Por Caren Souza 01/04/2021
Por Caren Souza

Mesmo sendo uma das datas comemorativas mais importantes do varejo, a Páscoa 2021 traz consigo o cenário de insegurança diante da pandemia vivido por grande parte dos consumidores e lojistas. Ainda assim, a FCDL-RS acredita que pode, neste momento, representar um alento para as vendas do comércio gaúcho, ajudando a amenizar, um pouco, as perdas que o setor enfrenta há mais de um ano em função da crise econômica gerada pela pandemia.

Precisamos avançar, urgentemente, nas ações de recuperação da economia.

O apelo emocional da data ajuda a criar nas pessoas a intenção do consumo, fazendo com que os tradicionais ovos e chocolates sejam os itens mais procurados pelos consumidores. Ainda assim, o consumidor deve optar por produtos com preços mais acessíveis, tendo em vista a redução do orçamento familiar e os muitos compromissos financeiros que as famílias precisam saldar.

“Como o comércio retomou suas atividades há cerca de uma semana, após 21 dias fechado, a Páscoa se apresenta como uma oportunidade para os lojistas gaúchos ganharem um novo fôlego. A FCDL-RS está estimulando os consumidores a valorizarem as lojas de suas cidades, indo até elas e escolhendo os presentes”, defende o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

“Isso ajuda a fortalecer a economia dos municípios, mantendo e criando empregos e gerando renda. Vale lembrar que os lojistas gaúchos estão prontos para receber seus clientes, com toda segurança e a tradicional qualidade no atendimento. O comércio não é o polo disseminador da Covid-19, tendo em vista o rígido cumprimento, de parte dos lojistas, dos protocolos de saúde estabelecidos pelas autoridades”, lembra.

Como o consumidor costuma se decidir pela compra em função de fatores como o preço dos produtos, a qualidade, promoções e descontos, a FCDL-RS recomenda que os lojistas gaúchos aproveitem esse momento de retomada das atividades para viabilizarem esses benefícios aos seus clientes.

“O atual momento do varejo do Rio Grande do Sul é muito complicado. Já vínhamos de um 2020 muito difícil e a situação se agravou com o recente período de três semanas em que o comércio teve que fechar suas portas novamente. Precisamos avançar, urgentemente, nas ações de recuperação da economia e das empresas do Rio Grande do Sul com medidas efetivas de concessão de crédito, especialmente para os pequenos negócios, os mais afetados pela crise causada pela pandemia, com retração de vendas e dificuldades em honrar seus inúmeros compromissos financeiros. Apoiar, incentivar e fortalecer as micro e pequenas empresas é contribuir para a retomada econômica gaúcha”, ressalta Koch.

O presidente da FCDL-RS também volta a defender que o comércio possa trabalhar aos sábados, considerado o melhor dia de vendas pelos varejistas, especialmente nas cidades industrializadas. Segundo ele, quem trabalha de segunda a sexta-feira só tem o sábado como dia possível para ir comprar e o comércio voltar a funcionar neste dia seria fundamental para amenizar os prejuízos do setor.

Fonte: Assessoria
01/04/2021 0 Comentários 609 Visualizações
Business

CDL-NH realizou ação no centro para comemorar a Páscoa e incentivar compras na cidade

Por Caren Souza 01/04/2021
Por Caren Souza

“Sabemos que ainda estamos em um momento delicado, mas estamos fazendo algo para incentivar o comércio local e celebrar a data”, diz o presidente da CDL-NH, Jorge Stoffel ao entregar pequenos mimos aos consumidores que estão incentivando os estabelecimentos da cidade. O comércio de Novo Hamburgo está trabalhando para criar o clima de Páscoa. A data, uma das mais importantes para o calendário de compras, será no dia 4 de abril.

Vimos um crescimento no último ano de pessoas que preferem comprar de pequenos lojistas.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH) realizou na tarde de hoje (30), uma ação para estimular as vendas no comércio local. O presidente da entidade esteve circulando nas principais ruas do centro acompanhado da coelha e demais integrantes da CDL. Na ocasião, entregavam pequenos mimos para os consumidores e as crianças, como forma de incentivo pela valorização do comércio local.

Depois de um ano difícil para o setor, por conta da pandemia da Covid-19, comerciantes de Novo Hamburgo se dizem otimistas com as vendas da Páscoa deste ano. “Vimos um crescimento no último ano de pessoas que preferem comprar de pequenos lojistas, o que mostra, ao menos em parte, a preocupação do brasileiro com os comerciantes locais, tão impactados pela crise causada pela pandemia. Mesmo quem não tem um e-commerce ou uma loja online pode fazer suas divulgações e vendas por meio de redes sociais ou WhatsApp”, destaca Jorge.

Segundo pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil, em parceria com a Offer Wise Pesquisas, revela que 64% dos consumidores pretendem comprar presentes e chocolates para a data, enquanto, 19% não pretendem ir às compras este ano, e 16% ainda não se decidiram.

“Mesmo diante dos desafios sociais e econômicos que o país enfrenta, as vendas nesta Páscoa podem aquecer o varejo. Esse é o momento de o setor investir em promoções para atrair os consumidores, de olho naqueles que pretendem comprar mais e, sobretudo, nos que ainda não se decidiram”, avalia o presidente da CDL-NH.

Jorge Stoffel lembra que a Páscoa é esperada não apenas para quem vende chocolates e outras guloseimas, mas também pelos mais diversos setores do comércio, como confecções, calçados, joias e flores, entre outros.

Fonte: Assessoria
01/04/2021 0 Comentários 587 Visualizações
Business

ACINP firma convênio com Sesi e Senai para a qualificação de mão de obra

Por Caren Souza 31/03/2021
Por Caren Souza

Pensando em oferecer mão de obra qualificada e treinamentos específicos para as empresas associadas, a Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis- ACINP está firmando convênio com o Sistema S, que abrange as capacitações Sesi e Senai.

A parceria vai possibilitar que a ACINP apresente ao associado um cronograma de cursos rápidos e práticos nos próximos meses sobre as principais Normas Regulamentadoras para Indústria, além de capacitações voltadas para o comércio e setor de serviços.

A reunião de alinhamento das ações para elaboração do calendário de treinamentos e palestras aconteceu no dia 30 de março e contou com a presença do diretor Executivo da ACINP, Eduardo Costa, e das colaboradoras da entidade, Andreia Zilles Weber e Karin Felix.

Para o Executivo da entidade, o convênio com o Sistema S é um avanço importante, e atende a uma demanda dos associados em termos de qualificação. “Queremos que nossos CNPJs tenham uma equipe forte, competitiva e treinada com o que há de mais estratégico para seus setores. Estamos sempre em busca do que há de melhor para cada realidade e temos a convicção de que essa parceria fará a diferença para o nosso associado”, explica Costa.

Fonte: Assessoria
31/03/2021 0 Comentários 607 Visualizações
Variedades

Agência norte-americana de fomento irá financiar projetos da Trensurb e ANPTrilhos

Por Caren Souza 31/03/2021
Por Caren Souza

Nesta semana, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) firmou termo com a Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA) para subvenção de assistência técnica de projetos que serão desenvolvidos inicialmente na Trensurb. O valor total previsto é de US$ 1,4 milhões, o equivalente a cerca de R$ 8 milhões.

Os investimentos dos Estados Unidos incentivam soluções inovadoras e focadas no mercado.

No final de 2019, a USTDA havia selecionado para avaliação um projeto da Trensurb de um sistema integrado de gestão de riscos em tempo real. O projeto-piloto iniciaria com o sistema de frenagem dos trens. Dados gerados por meio de sensores inteligentes seriam integrados e convertidos em informações em tempo real, gerando subsídios para a melhora na operação, manutenção, prevenção de riscos, economia de energia e para a própria confiança e agilidade das decisões gerenciais.

O escopo do projeto acabou sendo ampliado, de modo a contemplar um plano de gerenciamento de ativos corporativos, baseado na ISO 55000. Como se trata de algo que pode ser replicado e beneficiar outras operadoras do setor metroferroviário, a ANPTrilhos também passou a participar do processo.

Diretor de Operações da Trensurb e vice-presidente de Tecnologia da ANPTrilhos, Luis Eduardo Fidell destaca que a parceria com a USTDA permitirá à empresa gaúcha “acesso a uma tecnologia de gestão de riscos em tempo real”. “Com isso”, exemplifica, “conseguiremos mapear possíveis riscos de interrupções no sistema e agirmos para evitar transtorno para os usuários”.

Fidell ressalta ainda a “possibilidade de troca de experiência entre as equipes para melhores práticas do sistema metroferroviário e acesso a tecnologia de ponta”. Ele fala também da importância de “compartilhar esse desenvolvimento com os demais operadores, com possibilidade de agregar valor ao modal e reduzir custos”. Para o diretor, “será uma troca de experiências muito interessante” para os envolvidos.

Ele relata ainda que, além do projeto de análise dos sistemas de frenagem dos trens e do plano de gerenciamento de ativos, uma segunda fase da assistência técnica financiada pela USTDA prevê o desenvolvimento de um projeto para melhoria da eficiência energética da operação do metrô.

Embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman afirma que “os investimentos dos Estados Unidos incentivam soluções inovadoras e focadas no mercado. Nossos investimentos apoiam uma cultura empresarial de excelência, transparência, responsabilidade, desenvolvimento de liderança e verdadeira colaboração. Os projetos que estão sendo avançados por essas subvenções não só têm potencial para impactar positivamente a vida de milhões de passageiros no Brasil, mas também apoiar a vida de muitos outros através da redução do consumo de energia”.

Conforme a diretora interina da USTDA, Enoh Ebong, “a visão da ANPTrilhos para um sistema ferroviário de passageiros mais seguro e eficiente em termos de energia é aquela que a USTDA se orgulha de apoiar”. Ela complementa que “as empresas norte-americanas oferecem soluções de vanguarda mundial nesta área e estão dispostas a fazer parcerias com o Brasil, pois continuam transformando sua infraestrutura ferroviária para atender às demandas de seus clientes”.

Presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores destaca que a “cooperação com a USTDA melhorará a eficiência e reduzirá os custos relacionados a gestão de ativos e energia, preparando os sistemas ferroviários de passageiros do Brasil para uma recuperação mais rápida após a pandemia da Covid-19”.

Fonte: Assessoria

31/03/2021 0 Comentários 665 Visualizações
Business

Setor calçadista gerou mais de 18 mil postos no bimestre

Por Caren Souza 31/03/2021
Por Caren Souza

Dados elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) apontam que, no primeiro bimestre de 2021, as fábricas calçadistas geraram 18,6 mil postos de trabalho. Com o resultado, a atividade encerrou os dois primeiros meses do ano empregando 265,9 mil pessoas, 6,4% menos do que no mesmo período de 2020.

Muito provavelmente trata-se de um reflexo da reposição dos estoques no varejo.

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que, somente em fevereiro, foram gerados 8 mil empregos com carteira assinada no setor. “É um dado importante, que sinaliza a recuperação experimentada nos últimos meses do ano passado. Muito provavelmente trata-se de um reflexo da reposição dos estoques no varejo”, explica o dirigente.

Por outro lado, o executivo é mais comedido quanto à continuidade dos bons números a partir de março. “A partir de março já devemos começar a sentir, nos registros, os problemas gerados pelo segundo surto de Covid-19 e o consequente abre e fecha do varejo físico, que responde por mais de 85% das vendas totais da indústria calçadista brasileira”, projeta.

RS é o maior empregador

O Rio Grande do Sul segue sendo o principal empregador do setor calçadista no Brasil, respondendo por 30,8% do total de postos gerados na atividade. No bimestre, a indústria calçadista gaúcha gerou 6,26 mil postos de trabalho, fechando em 81,9 mil postos diretos gerados, 11,4% menos do que no mesmo período de 2020.

O segundo empregador do setor no Brasil é o Ceará. No bimestre, as indústrias calçadistas cearenses geraram 1,1 mil postos, somando 59,9 mil empregados na atividade, 5,1% mais do que no mesmo período de 2020.

O terceiro empregador do início foi a Bahia, que ultrapassou São Paulo no ranking de geração de postos na atividade. No bimestre, as indústrias baianas geraram 3,28 mil postos, encerrando os dois meses empregando 30,38 mil pessoas na atividade, 2,2% mais do que no mesmo período do ano passado.

São Paulo, que tem sido um dos estados mais afetados pela pandemia do novo coronavírus e o abre e fecha do varejo físico, terminou o bimestre com saldo positivo de 4,1 mil postos gerados, encerrando o período com um total de 29,63 mil empregos na atividade, 16,3% menos do que no mesmo ínterim de 2020.

No próximo dia 15 de abril, a Abicalçados promoverá o tradicional evento Análise de Cenários, no qual serão divulgadas as projeções do setor calçadista para 2021.

Fonte: Assessoria
31/03/2021 0 Comentários 620 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO