Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Autor

Caren Souza

Caren Souza

Cultura

Acadêmicos de Jogos Digitais da Feevale são finalistas no Brazil’s Independent Games Festival

Por Caren Souza 08/04/2021
Por Caren Souza

Um grupo de estudantes do curso de Jogos Digitais da Universidade Feevale é finalista no Brazil’s Independent Games (BIG) Festival, que acontecerá entre os dias 3 e 9 de maio, de forma virtual. Os acadêmicos da Feevale estão concorrendo com o Ensō – um jogo 2D de ação top-down com foco em combate entre samurais no período Edo do Japão, com um sistema de ataque e defesa – nas categorias Melhor jogo de estudante e Melhor jogo brasileiro. Ao todo, 96 jogos participarão da competição.

Nossos alunos estarão competindo com empresas experientes.

A equipe é composta por Leonardo Tomazi de Souza, responsável pela direção de arte, assim como produção dos personagens e trilha sonora; Cauê Cortes, que foi encarregado da criação dos cenários e props do jogo; e Lucas Postai, responsável pela programação do jogo, assim como a apresentação do projeto durante o processo. Além disso, os estudantes contaram com a colaboração de Vinícius Crestani, graduado em Jogos Digitais pela Feevale, na composição da trilha musical do projeto.

“Nossos alunos estarão competindo com empresas experientes, que inscreveram seus jogos com tempo de produção de quatro a cinco anos. Isso demonstra não apenas a qualidade de aprendizado que temos dentro da Universidade, mas, também, o espírito de inserção dos projetos dos acadêmicos dentro do mercado. Isso incentiva o empreendedorismo e inspira os demais estudantes do curso a aprimorarem os seus projetos, criando um ambiente propício para a inovação”, destaca Eduardo Fernando Muller, coordenador do curso de Jogos Digitais.

Sobre o festival

O Brazil’s Independent Games Festival, realizado pela Bits Produções LTDA, acontece desde 2012 e é o mais importante festival de jogos independentes da América Latina. ​Além de expor ao público os mais inovadores jogos do mundo inteiro, o evento também é o principal ponto de encontro de quem quer entender a fundo o universo dos games, com palestras, workshops, keynotes e fóruns. A lista completa de categorias e seus respectivos indicados já está disponível no site www.bigfestival.com.br.

Fonte: Assessoria
08/04/2021 0 Comentários 681 Visualizações
Saúde

Pague Menos fecha parceria com prefeitura de Porto Alegre e inicia vacinação contra a Covid-19

Por Caren Souza 08/04/2021
Por Caren Souza

A Pague Menos, primeira rede de farmácias presente nos 26 estados e no Distrito Federal, fechou uma parceria com a prefeitura de Porto Alegre para auxiliar na vacinação gratuita contra a Covid-19 em sua unidade na Rua José de Alencar, 640, em Menino Deus. O serviço começa a funcionar nessa quarta-feira, 07/04, e nesse primeiro momento, o foco serão os trabalhadores de apoio aos serviços de saúde, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, auxiliares de cozinha, motoristas de ambulâncias, entre outras funções que atuam em estabelecimentos de saúde, como hospitais e clínicas, por exemplo. A farmácia funcionará como uma extensão das unidades de saúde do município, para acelerar o programa de vacinação da população.

Imunizar a população é essencial para que possamos vencer essa crise.

O imunizante será disponibilizado pela prefeitura da capital gaúcha, e aplicado por profissionais farmacêuticos da Pague Menos, de segunda a sexta entre 9 e 17 horas, e para se vacinar não é necessário o agendamento prévio. Para receber a primeira dose, as pessoas pertencentes ao grupo contemplado devem se apresentar portando: cópia do comprovante de vínculo empregatício (carteira ou contrato de trabalho vigente com o serviço de saúde), cópia da ficha técnica CNES do serviço onde realizam o trabalho de apoio, declaração de vínculo do trabalhador de apoio ao serviço de saúde, e cópia do comprovante de residência, ou do endereço da instituição de atuação, com sede em Porto Alegre, se a pessoa não for residente da cidade. Já para a segunda dose, são necessários documento de identificação com foto e CPF, e a carteira de vacinação onde consta o registro da primeira dose.

A vacinação também está disponível para os profissionais de saúde liberais ou que atuam em serviços de atenção presencial e direta à saúde humana, e que não puderam se vacinar no período indicado, tendo agora uma nova oportunidade para se imunizar. Incluem-se nesse grupo médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, entre outros. Para esses profissionais, é necessário a apresentação do comprovante de endereço, cópia do registro do conselho profissional e documento de Autodeclaração do Profissional de Saúde, para os profissionais autônomos.

A Pague Menos, por meio do Clinic Farma, já conta com uma forte estrutura para oferecer esse suporte, participando há anos de campanhas de vacinação contra gripe, por exemplo, e tendo sido pioneira na realização dos testes rápidos de Covid-19. Além disso, os colaboradores da rede também auxiliarão com cadastros das pessoas que serão vacinadas, sinalização do local e organização das filas.

“Imunizar a população é essencial para que possamos vencer essa crise, e aumentar o acesso e agilidade desse processo é muito importante”, explica Albery Dias, Diretor de Serviços Farmacêuticos da empresa. “A Pague Menos conta com unidades em mais de 300 municípios em todos os estados do Brasil. Com toda essa capilaridade, estamos prontos para oferecer o auxílio que pudermos nesse momento crucial. Seguimos à disposição de governos municipais, estaduais e federal para apoiá-los em suas campanhas de vacinação”.

Além de Porto Alegre, a Pague Menos já está auxiliando em campanhas de vacinação em São Paulo, além de Mamanguape e Cabedelo, na Paraíba. A rede segue em negociação para fechar parcerias e estender seu apoio em outras cidades do País, acelerando assim o programa de imunização da população.

Sobre as Farmácias Pague Menos

A Pague Menos é a única rede do varejo farmacêutico presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Com mais de 20 mil colaboradores, está presente em 327 municípios e conta com 1.106 lojas espalhadas por todo o Brasil, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita o cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líder nas regiões Norte e Nordeste, a Pague Menos é hoje um Hub de Saúde, com 810 unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país.

Fonte: Assessoria
08/04/2021 0 Comentários 519 Visualizações
Business

Empresários gaúchos apresentam marca de produtos capilares 100% naturais

Por Caren Souza 08/04/2021
Por Caren Souza

A conjectura econômica do último ano promoveu mudanças e acelerou transformações. O segmento da beleza não ficou fora desse movimento. E um bom exemplo disso é o dos empresários Rafaeli Aguilheiro, nome à frente do Raphaelli Hair Therapy, em Porto Alegre, e Ana Carolina Carloto, que apresentaram ao mercado o Chronotherapy, marca de produtos para tratamento capilar 100% natural com opções veganas. Desenvolvido desde 2016, o lançamento contou com investimento de R$ 250 mil para sair do papel e chegar ao público: primeiro no salão localizado no bairro Boa Vista, onde, nesse período, mais de 30 mil clientes já experimentaram a linha, e agora também no e-commerce: www.raphaellihairtherapy.com.br.

Todos os ativos são naturais, veganos e feitos de acordo com a agricultura biodinâmica sustentável.

Segundo Aguilheiro, que tem 18 anos de experiência no setor, o objetivo com o lançamento é cuidar não apenas do resultado visual conquistado, mas também de respeitar todo o processo de produção, da escolha dos insumos à aplicação do produto final. “Durante dois anos pesquisamos fórmulas que atendessem não só o cuidado com a beleza, mas também fosse capaz de causar reações emocionais positivas através de sua fragrância e aromas naturais. Queríamos criar uma experiência sensorial incomparável. E isso também passa pela consciência de que todos os ativos são naturais, veganos e feitos de acordo com a agricultura biodinâmica sustentável”, explica.

A partir do lançamento da loja on-line, a expectativa é dobrar o resultado de vendas ainda no primeiro ano, já que a atenção ao tema é algo que cresce a cada dia nos mais diversos segmentos do mercado. “Sempre chamou a atenção a qualidade dos produtos e uma relação mais ética com os insumos. Por exemplo, não fazemos testes em animais. Além, é claro, de aproveitar a qualidade dos insumos brasileiros que são exportados e depois nós compramos a preço de ouro. O Chronotherapy é uma alternativa a partir de todos os olhares e necessidades”, avalia Ana Carolina.

Exemplo disso é o Sinergy Complex, o kit de reconstrução capilar que reúne ampolas com óleos essenciais e vegetais 100% naturais disponíveis em três categorias: bulb, scalp e fiber. Eles corrigem, limpam e reconstroem os cabelos do couro às pontas. “Desenvolvido para todos os tipos de cabelos, o Sinergy Complex é o principal produto do tratamento de reconstrução capilar do Chronotherapy. Tanto é que a partir da primeira aplicação já é possível notar os cabelos mais hidratados, com brilho, força e saúde”, conclui Aguilheiro.

Fonte: Assessoria
08/04/2021 0 Comentários 560 Visualizações
Business

Acinp apresenta demandas na 7ª Jornada de Integração da Federasul

Por Caren Souza 08/04/2021
Por Caren Souza

Mais uma vez, a Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp) engaja-se de forma ativa nas discussões dos temas mais pertinentes para o desenvolvimento da economia da região. O presidente da entidade, Marcos Alexandre Streck, representou a Associação e seus associados na Jornada de Integração, promovida pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul), e que reuniu mais de 30 líderes de Associações Comerciais das regiões da Serra, Hortênsias e Nordeste do RS.

Queremos atuar fortemente neste período de transição.

O encontro on-line, conduzido pelo presidente da Federasul, Anderson Trautman Cardoso, foi realizado no dia 5 de abril, e teve como objetivo interligar os anseios da classe empresarial para garantir a necessária representatividade de articulação estadual e federal.

O espaço do encontro remoto foi aberto para que os líderes das ACI’s dos municípios das regiões desta edição da Jornada explicitassem pautas e bandeiras necessárias para o desenvolvimento local, bem como em nível macro, do Estado. Streck levou à reunião pautas relativas às rodovias regionais.

“Queremos atuar fortemente neste período de transição, pois a EGR está sendo extinta, dando lugar a outra concessionária. A ideia é apresentar um projeto inovador, com foco no Turismo da região, para que a nova concessionária nos atenda de forma muito mais ampla” afirma o presidente.

Entre as pautas, concessões, duplicações e finalização de rodovias, citando problemas na infraestrutura e acesso nas proximidades dos municípios de Caxias do Sul, Vacaria, além de Gramado, Canela e Nova Petrópolis. As BR’s 285, 470 e as RS’s 126 e 235 foram definidas pelos empreendedores como de suma importância para ligação da região com locais estratégicos do País e, até mesmo, para o exterior. O aeroporto regional de Caxias também foi citado por mais de um representante de ACI’s como elementar para o desenvolvimento regional.

Fonte: Assessoria
08/04/2021 0 Comentários 542 Visualizações
Variedades

Saiba como destinar parte de seu Imposto de Renda para a AMO Criança

Por Caren Souza 06/04/2021
Por Caren Souza

Existe uma forma de ajudar no tratamento de crianças com câncer sem botar a mão no bolso? Pode parecer inacreditável, mas isso é possível. Até o último dia útil do prazo de entrega das declarações do ano-base 2020 – 30 de abril de 2021 –, pessoas físicas podem destinar 3% do Imposto de Renda (IR) devido para ações que possam melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Em Novo Hamburgo, a Associação de Assistência em Oncopediatria (AMO) Criança pode ser beneficiada com essa destinação. O contribuinte não precisará desembolsar nenhum valor, pois essa é uma quantia que seria paga para a Receita Federal, mas ao invés de ser remetida para Brasília será destinada ao Funcriança.

“Poderíamos arrecadar muito mais e pedimos que as pessoas ajudem destinando esse percentual do Imposto de Renda e também divulguem para que mais gente tome conhecimento a respeito desta possibilidade”, comenta a gerente administrativa da AMO Criança, Carla da Silva.

A instituição se dispõe a auxiliar os contribuintes nos trâmites necessários. “As pessoas podem nos procurar se quiserem informações”, destaca. A recomendação é de que os contribuintes não deixem para resolver esse assunto na última hora, para evitar transtornos e a possibilidade de perder o prazo.

Como fazer

Basta a pessoa preencher a sua declaração de renda como normalmente faz. Após registrar todos os seus dados, rendimentos e despesas, encontre a opção “Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Nela, clique no botão “novo”, que lhe levará a uma tela onde deverá informar que é no “Fundo da Criança” Escolha “municipal”, UF: “RS” Município: “Novo Hamburgo”.

Observe que na tela já estarão alimentadas estas informações de valores. Automaticamente o sistema informa ao contribuinte o valor disponível para doação. Então o contribuinte deve digitar este valor no campo: “Valor” e clique em “OK”.

Agora você estará pronto para emitir a guia de recolhimento do Imposto de Renda. Basta ir na opção lateral “Imprimir”, mais especificamente no campo “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”.  Se você possuía imposto a restituir, o valor da restituição aumenta exatamente no mesmo montante da doação. Se o resultado da declaração tinha imposto de renda a pagar, este montante diminui, exatamente no valor da doação.

Agora é pagar a Guia emitida pelo sistema e comunicar a AMO Criança. Envie uma cópia da DARF paga para a instituição. Desta forma ela poderá solicitar ao Conselho Municipal este valor. Depois visite a sede da AMO Criança e verifique como o seu imposto está sendo importante para as criança atendidas. O seu Imposto será destinado para um projeto que tem verdadeiro impacto social.

Em caso de dúvida, basta ligar para a AMO Criança no telefone (51) 3582-4800. O atendimento funciona de segundas a sextas-feiras, das 8h10 às 11h40 e das 13 às 18 horas, além de sábados das 8h30 ao meio-dia.

Fonte: Assessoria
06/04/2021 0 Comentários 657 Visualizações
Business

Evento avalia comportamento do setor calçadista

Por Caren Souza 06/04/2021
Por Caren Souza

Depois de um segundo semestre de breve recuperação no ano passado, o setor calçadista brasileiro voltou a sofrer os impactos do recrudescimento da Covid-19 na atividade. A avaliação setorial, recheada de dados e comparativos com anos anteriores à pandemia, além de projeções para o curto prazo, serão realizadas na primeira edição do Análise de Cenários do ano, no dia 15 de abril. As explanações serão realizadas pela coordenadora de Inteligência de Mercado da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Priscila Linck, e pelo doutor em Economia e consultor setorial, Marcos Lélis.

Priscila adianta que, além das apresentações e avaliações, será lançado o aguardado Relatório Setorial da Indústria de Calçados, publicação que, pelo quinto ano consecutivo, é a fonte oficial de dados e projeções do setor calçadista nacional. “Em 2020, fortemente impactado pela pandemia, tivemos o pior resultado em termos de produção em 16 anos, alcançando 763,7 milhões de pares produzidos, quase 200 milhões a menos do que em 2019. Foi como se tivéssemos ficado dois meses com fábricas inativas”, comenta Priscila, acrescentando que, neste ambiente, a informação de qualidade, com as projeções setoriais, se tornam ainda mais relevantes para a adoção de estratégias assertivas a curto e médio prazos. “O Análise de Cenários, mais uma vez, irá jogar luz nesse quadro ainda muito nebuloso”, projeta a economista.

Assim como no ano passado, o Análise de Cenários será on-line e gratuito mediante inscrições prévias pelo link https://lp.abicalcados.com.br/analisedecenarios. A realização é da Abicalçados com o apoio de sindicatos industriais parceiros.

Fonte: Assessoria
06/04/2021 0 Comentários 637 Visualizações
Business

Inova RS na Região dos Vales promove 3ª Reunião da Mesa

Por Caren Souza 06/04/2021
Por Caren Souza

Ocorreu na terça-feira, 30, a 3ª Reunião da Mesa do Programa Inova RS na Região dos Vales. Durante o encontro, a coordenadora, Andreia Valim, e os gestores de inovação e tecnologia apresentaram os projetos prioritários para o ecossistema de inovação da Região dos Vales e propuseram a discussão entre os participantes. Estiveram presentes 55 membros, representando a quádrupla hélice (empresas, academia, governo e sociedade civil organizada).

A reunião foi realizada virtualmente e transmitida ao vivo pela página do Facebook da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (https://fb.watch/4I0v5unuAg/). Além da participação de lideranças locais da Região dos Vales, a reunião também contou com a presença do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luís Lamb, do secretário adjunto, Ricardo Melo Bastos, e do diretor de Ambientes de Inovação, Everaldo Daronco.

O evento é um passo importante para a continuidade do Programa Inova RS que visa tornar a Região dos Vales, até 2030, referência nacional de inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em biotecnologia e automação nos setores agroalimentar, saúde e serviços, abrindo novas oportunidades para cadeias adjacentes e buscando um constante desenvolvimento sustentável.

Na oportunidade, o secretário Luis Lamb parabenizou a região pelo engajamento dos atores representantes da quádrupla hélice: “o Inova RS visa trabalhar uma percepção da importância da inovação e do conhecimento dentro do desenvolvimento econômico das nossas regiões. A região dos vales tem dado vários exemplos de iniciativas que vão ao encontro desses nossos objetivos, temos uma participação muito forte e efetiva dos membros do Programa que é construído principalmente a partir das lideranças locais”, pontuou.

Também foram apresentadas as ações definidas ao longo da articulação com os membros do Programa desde as oficinas de Cocriação realizadas em janeiro. Representantes de empresas parceiras, como Guilherme Prestes, da empresa GPS Tech, e Luciane da Silva, da empresa Gaudore, expressaram a satisfação nas oportunidades que o Inova RS vem trazendo às empresas da Região. Membros dos municípios da Região também trouxeram suas demandas para a Reunião.

João Vogt, representante da empresa Mercur, parabenizou a realização do programa. “Viver essa oportunidade de juntar a academia das empresas, juntar os conhecimentos e saberes diferentes para construir algo, essa é a grande inovação que estamos vivendo nesse processo, assim, fortalecemos a economia regional e estadual e também a do Brasil como um todo”, completou.

Além disso, Alexandre Schneider, representante da empresa Languiru, apontou a satisfação em fazer parte do programa que visa a integração das quatro pás da hélice. “O governo trazendo a academia e pressionando as empresas a agirem e aproveitarem as oportunidades de investimento em inovação é algo novo e positivo. O Inova RS deu uma alavancada para que aproveitemos as oportunidades de parcerias entre os membros”, ressaltou.

A construção de parcerias entre empresas, academia, governo e sociedade civil organizada é essencial para o desenvolvimento do Programa Inova RS que já está articulando para a realização dos projetos prioritários nas áreas portadoras de futuro: produtos a partir de plantas bioativas e resíduos agroindustriais no setor agroalimentar e tecnologias inteligentes para inovação voltadas para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação no setor da saúde. Os próximos passos do Inova RS na Região dos Vales visam a implementação dos projetos discutidos com os membros da Mesa ao longo de 2021.

O Inova RS foi lançado em agosto de 2019 pelo Governo do Rio Grande do Sul e regulamentado pelo Decreto n. 54.767/2019. O projeto é promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict) e tem como objetivo tornar o Rio Grande do Sul referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local.

Fonte: Assessoria

 

06/04/2021 0 Comentários 625 Visualizações
Saúde

Campo Bom segue fiscalizando e conscientizando a comunidade

Por Caren Souza 06/04/2021
Por Caren Souza

O Governo do Estado reforçou na manhã desta segunda-feira (5) a necessidade de fiscalização mais efetiva para que os municípios possam dar um passo com segurança no sentido de relaxar algumas restrições na luta contra o coronavírus. A flexibilização, e consequente retomada das atividades, depende de uma ação bem estruturada no sentido de combater os excessos e alcançar o respeito aos devidos protocolos de distanciamento.

Em reunião com o governador Eduardo Leite, a Famurs e outros prefeitos presidentes de associações de municípios, o prefeito Luciano Orsi, que é também presidente da Amvars – Associação dos Municípios do Vale do Sinos, destacou as dificuldades que os municípios vêm enfrentado, não pela quantidade de fiscais, mas pela falta que acompanhamento da força policial nas ações.

“Temos, em Campo Bom, cerca de 50 pessoas nas ruas, desde o ano passado, entre fiscais da Prefeitura e voluntários, atuando na fiscalização e conscientização, mas em muitas situações eles são hostilizados e até correm risco de serem agredidos. Precisamos da força policial presente nessas ações”, observou o prefeito, ressaltando que na maioria dos municípios, a Brigada Militar não dispõe de efetivo suficiente para auxiliar de forma satisfatória nas ações de fiscalização. “Todos (os prefeitos) queremos flexibilizar, mas temos que ter fiscalização mais eficiente e com maior poder de polícia”, disse Luciano Orsi.

Fiscalização

Desde 24 de fevereiro de 2021, até o último fim de semana, a fiscalização de Campo Bom realizou 513 diligências, com 171 notificações e quatro autos de infração. No início do mês de março, em função do expressivo aumento de contaminações e internações por covid-19, a Prefeitura tomou iniciativas mais rigorosas no que diz respeito à fiscalização e conscientização da comunidade.
Foi formado um grupo de operações integradas, composto pela Secretaria de Segurança, o setor de Fiscalização da Prefeitura, a divisão de Zeladoria, o Corpo de Bombeiros, a Brigada Militar e a Fiscalização de Trânsito. Essa força de segurança pública vem fazendo rondas diárias no município para inibir aglomerações e atividades em horários restritos, além de estar atendendo a denúncias feitas por telefone (3598-8600) pelos moradores.

O secretário de Segurança do Município, Rosalino Seara, explica que essas ações são direcionadas a preservar a vida do cidadão, tendo em vista a gravidade da situação atual. “Queremos proteger a população, por isso, também estão circulando pela cidade, nos fins de semana, grupos de servidores voluntários orientando a comunidade quanto aos protocolos da bandeira vigente, principalmente quanto ao uso de máscara, e fiscalizando comércios, indústrias e prestadores de serviços”, disse o secretário.

Além das ações de fiscalização na rua, a Prefeitura também está investindo na conscientização da comunidade quanto aos perigos da transmissão e contaminação da Covid-19, por meio de banners, materiais de divulgação nas redes sociais, depoimentos de líderes de entidades, spots de rádio, anúncios de jornal e circulação de carro de som.

Fonte: Assessoria
06/04/2021 0 Comentários 654 Visualizações
Cidades

Alunos da Ftec de Novo Hamburgo auxiliam na declaração do IR

Por Caren Souza 06/04/2021
Por Caren Souza

Um projeto desenvolvido por alunos dos cursos de Administração e Processos Gerais da Ftec de Novo Hamburgo possibilitará a contribuintes de baixa renda residentes no município a oportunidade de esclarecer dúvidas a respeito do envio da Declaração do Imposto de Renda no modelo simplificado.

Os atendimentos serão realizados de forma online nos dias 10 e 17 de abril, sendo 10 em cada data. Para participar, os interessados devem se inscrever nos dias 6 e 7 de abril (terça e quarta-feira), das 13 às 17 horas, pelo telefone (51) 3014-9713 ou pelo e-mail [email protected]. A inscrição equivale à doação de um litro de leite, que será entregue à Casa de Passagem Anjo da Guarda.

“O objetivo é auxiliar os contribuintes, esclarecendo dúvidas, bem como agregar conhecimento aos alunos, proporcionando a oportunidade de voluntariado e contabilizando as horas como atividades complementares. Nesta retomada o projeto é em parceria com o escritório Concept Contabilidade, empreendimento de uma de nossas egressas”, afirma coordenadora dos cursos, professora Graciane Berghahn Konzen.

Sobre o Grupo Uniftec

O Grupo Uniftec é formado por instituições de Ensino Superior localizadas no Rio Grande do Sul. Atualmente, possui seis unidades presenciais – uma em Caxias do Sul (sede), duas em Bento Gonçalves, duas em Porto Alegre e uma em Novo Hamburgo – e 15 polos EAD espalhados pelo Rio Grande do Sul e Exterior.

O portfólio de cursos conta atualmente com mais de 90 opções nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), Engenharias, Gestão, Ciências Humanas e Saúde, nas modalidades presencial, semipresencial e EAD, além de técnicos e pós-graduação, e mais de 200 cursos livres (de curta duração) por meio da plataforma Uniftec Online. São mais de 10 mil alunos entre todas as suas instituições.

Fundado há 29 anos, tem como foco o Ensino Superior de qualidade e voltado para a tecnologia e inovação. O empreendedorismo educacional é estimulado ainda na graduação, por meio de incentivos como Espaço Collider, incubadora e aceleradora de startups.

Fonte: Assessoria
06/04/2021 0 Comentários 583 Visualizações
Saúde

Estudo aponta queda na disseminação da gripe durante o primeiro ano da pandemia

Por Caren Souza 05/04/2021
Por Caren Souza

Uma pesquisa realizada pelo Mestrado em Virologia da Universidade Feevale comprovou que, em 2020, houve uma queda acentuada na disseminação e na transmissão do vírus causador da gripe e de outros vírus respiratórios comuns nas regiões dos vales do Sinos e Paranhana, em relação a indicadores anteriores. Publicado no Journal of Medical Virology, uma das publicações científicas mais importantes do mundo, o estudo comparou as taxas de contágio dos vírus Influenza A (FLUAV) e B (FLUBV), Enterovírus 68 (EV-68), Mastadenovírus Humano C (HAdV-C), Rinovírus (RV) e SARS-CoV-2, causador da Covid-19, durante a pandemia no ano passado, juntamente com os dados dos boletins epidemiológicos de 2019 do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde.

No período de março a dezembro do ano passado, a mestranda Ana Karolina Antunes Eisen analisou o resultado de 987 exames de detecção molecular dos diferentes vírus em amostras de pacientes com Síndrome da doença respiratória aguda (SDRA). O resultado dessa análise mostrou que 418 amostras (42,3%) foram positivas para o SARS-CoV-2, 16 (1,62%) para FLUAV (causador da H1N1), 67 (6,78%) para HAdV ‐ C, 55 para o RV, sendo 22 para o RV 1/2 (26,3%) e 37 para RV 2/2 (13,6%), e nenhuma afirmativa para FLUBV ou EV-68. Durante o período, também houve três casos de coinfecção pelos vírus da gripe e o vírus da Covid-19, sendo um caso triplo pelas duas com o Mastadenovírus Humano C.

Para o pesquisador e orientador do estudo, Fernando Spilki, coordenador do Laboratório de Microbiologia Molecular da Feevale e da Rede Corona-ômica, inciativa da Rede Vírus, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), as medidas adotadas por parte da população no período, como o uso de máscaras, a lavagem frequente das mãos e o distanciamento social, contribuíram para o resultado da circulação de vírus endêmicos causadores de doença respiratória, menos disseminados do que na trajetória histórica conhecida. “Os resultados demonstram que medidas de controle da disseminação do SARS-CoV-2 também têm impacto no controle de outras doenças respiratórias”, diz o pesquisador.

Ainda segundo Spilki, outro fator que pode ter ajudado para a diminuição de casos confirmados do vírus Influenza é a vacinação contra a gripe, que no ano passado foi disponibilizada a um público maior do que em campanhas anteriores. Ele alerta e reforça para a importância da imunização, que começará em 12 de abril e se estenderá até 9 de julho, em três fases. “Neste ano é importante que, especialmente as populações mais suscetíveis, busquem a vacinação contra a gripe e o SARS-CoV-2, observando as orientações quanto ao prazo de 14 dias de intervalo entre as aplicações das duas vacinas”, complementa.

Fonte: Assessoria
05/04/2021 0 Comentários 479 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO