Alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Sinodal da Paz participaram de uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Comusa nesta quinta-feira (25), em Novo Hamburgo. A atividade teve como objetivo aproximar os estudantes de temas relacionados ao saneamento básico e à gestão dos recursos hídricos. Durante a visita, os jovens estudantes conheceram as etapas do tratamento da água e acompanharam explicações sobre o funcionamento da estrutura responsável pelo abastecimento da população.
A programação contou com uma apresentação conduzida pela servidora da Comusa Monique Campagnoni, integrante do setor Socioambiental da autarquia. Os estudantes receberam informações sobre os processos utilizados para tornar a água própria para consumo, além de visitarem as instalações da estação.
Educação ambiental
A iniciativa integra ações voltadas à educação ambiental e busca ampliar o conhecimento dos jovens sobre o ciclo da água, o saneamento básico e a importância do consumo consciente. Ao conhecerem de perto o funcionamento da ETA, os alunos puderam observar as etapas percorridas pela água desde a captação até a distribuição para a comunidade.
Experiência prática
Para o aluno Bernardo Marcell’s, a visita permitiu compreender melhor o processo que antecede a chegada da água às residências. “Foi muito importante ver todos os processos que acontecem na Comusa para entendermos o que é feito até a água chegar nas nossas casas”, afirmou o jovem.


