Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

sindilojas

Variedades

Nathalia Conoratto é a nova coordenadora do Sindijovem do Sindilojas Vale Germânico

Por Jonathan da Silva 16/04/2026
Por Jonathan da Silva

A empresária Nathalia Conoratto foi convidada nesta semana para coordenar o Sindijovem do Sindilojas Vale Germânico, entidade que atua nos municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Araricá e Nova Hartz. O convite foi feito pelo presidente da entidade, Gerson Müller. A nova coordenadora será responsável por estruturar e conduzir as ações do departamento até o final de 2029. A iniciativa busca fortalecer a participação de jovens empresários e incentivar o desenvolvimento do comércio varejista na região.

Nathalia Conoratto assume a função com o objetivo de reunir jovens empreendedores em torno de pautas comuns do setor. “Foi com alegria que recebo o convite e aceitei pelo desafio de reunir jovens empresários que focam o mesmo objetivo, que é o desenvolvimento do comércio varejista da nossa região”, comentou a nova coordenadora.

Lideranças jovens são estratégicas

De acordo com o presidente do Sindilojas Vale Germânico, Gerson Müller, a formação de novas lideranças é estratégica para o segmento. “Formar lideranças empresariais é uma missão que envolve tempo e só vamos colher o resultado quando estes jovens estiverem engajados nas causas varejistas”, destacou Müller.

Próximos passos

Nas próximas semanas, a nova coordenadora deve iniciar o processo de convite a jovens empresárias e empresários para compor o grupo. A partir da formação do núcleo, serão definidas as ações que o Sindijovem irá desenvolver ao longo do período de gestão.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/04/2026 0 Comentários 101 Visualizações
Projetos especiais

Emprega Novo Hamburgo leva oportunidades de trabalho ao bairro Canudos

Por Jonathan da Silva 08/04/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Novo Hamburgo realizará a 5ª edição do Emprega Novo Hamburgo na próxima quinta-feira, 16 de abril, no bairro Canudos, com oferta de centenas de vagas de trabalho. O evento ocorrerá das 9h às 14h, na Igreja Ministério Anunciando a Cristo, e é promovido por meio da Diretoria do Trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com o FGTAS/Sine.

Segundo o diretor do Trabalho da Prefeitura de Novo Hamburgo, Jerri Moraes, a escolha do local está relacionada à proposta de ampliar o alcance da ação. “A proposta aproximar o Emprega das pessoas, especialmente em regiões com grande concentração populacional, como Canudos. Isso amplia o alcance do projeto e fortalece a inclusão produtiva no município”, afirma Moraes.

Descentralização das ações

A realização no bairro Canudos, considerado o mais populoso da cidade, faz parte do planejamento da Prefeitura de descentralizar as ações de empregabilidade ao longo de 2026. A proposta é facilitar o acesso da comunidade às vagas e promover a conexão direta entre empresas e trabalhadores.

A edição contará com a presença de empresas de diferentes setores, oferecendo oportunidades em diversas áreas. A expectativa da organização é ampliar o número de atendimentos e encaminhamentos para o mercado de trabalho.

O que é o Emprega Novo Hamburgo

O Emprega Novo Hamburgo foi consolidado ao longo de 2025 como uma ferramenta de geração de emprego e renda no município. Na primeira edição, realizada em junho, foram ofertadas mais de 500 vagas.

A segunda edição integrou a programação do Novo Hamburgo Feevale Summit. Já a terceira, realizada no Espaço Albano Hartz em parceria com o programa estadual Emprega RS, reuniu cerca de 24 empresas e também disponibilizou mais de 500 oportunidades.

A quarta edição foi direcionada ao público jovem, com realização de palestras e oficinas em escolas estaduais, mobilizando aproximadamente 2 mil estudantes.

Parcerias

O evento conta com apoio de entidades como ACI, Sindilojas, CDL, CIEE, Asbem, Sesc, Senac, Sesi, Senai, Sest e Senat.

Foto: Arte/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/04/2026 0 Comentários 187 Visualizações
Variedades

Sindilojas Porto Alegre empossa nova diretoria para gestão 2026-2030

Por Jonathan da Silva 07/04/2026
Por Jonathan da Silva

O Sindilojas Porto Alegre realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para a gestão 2026-2030 na noite desta segunda-feira (6). A solenidade ocorreu na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, e reuniu autoridades, lideranças empresariais, representantes do setor e convidados. Reconduzido à presidência, Arcione Piva inicia seu segundo mandato à frente do sindicato, ao lado do vice-presidente Tarcísio Pires, também reeleito. A nova gestão dá continuidade ao trabalho dos últimos quatro anos, marcado pelo fortalecimento institucional e pela ampliação da atuação da entidade junto ao varejo local.

Durante seu pronunciamento, o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, destacou o momento como uma reafirmação das responsabilidades da entidade. “Hoje não celebramos apenas a continuidade de uma gestão, mas a consolidação de um ciclo de trabalho intenso, com avanços consistentes do nosso Sindilojas. Fortalecemos nossa atuação, ampliamos parcerias estratégicas e renovamos nosso compromisso com o desenvolvimento do varejo e da sociedade. Iniciamos esta nova etapa conscientes dos desafios, mas também das oportunidades de evoluir, inovar e seguir contribuindo para um setor cada vez mais forte, conectado e preparado para o futuro”, afirmou o presidente da entidade.

Nove décadas de história

Piva também ressaltou a trajetória da entidade, que se aproxima de 90 anos de atuação, reconhecida como uma das principais referências na representação do varejo no país. Segundo o dirigente, esse posicionamento é resultado da atuação articulada, da proximidade com os associados e da capacidade de adaptação a diferentes cenários econômicos. Além disso, a entidade ampliou conexões e potencializou sua estrutura de serviços, oferecendo soluções que vão desde qualificação e inteligência de mercado até iniciativas voltadas à gestão e ao desenvolvimento dos negócios.

Perfil da diretoria

A nova diretoria reúne representantes de diferentes perfis e também reflete a renovação do setor, com a entrada de novos lojistas e maior participação feminina. A proposta é dar continuidade às iniciativas já consolidadas, ao mesmo tempo em que se busca acompanhar as transformações do varejo.

Feira Brasileira do Varejo

Entre os destaques da agenda da entidade está a realização da 12ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), que ocorre nos dias 20, 21 e 22 de maio, no Centro de Eventos Fiergs. O evento, que espera receber 12 mil visitantes, vai reunir especialistas, empresários e lideranças para debater tendências, desafios e oportunidades do setor.

Compromisso com o desenvolvimento

Ao encerrar, Piva reforçou o papel do comércio no desenvolvimento econômico e social. “Quando o comércio vai bem, a cidade responde com mais empregos, renda e qualidade de vida. Esse é o compromisso que renovamos nesta nova gestão”, destacou o presidente da entidade.

Autoridades presentes

A cerimônia contou com a presença de autoridades e lideranças, entre elas o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza; a vice-prefeita de Porto Alegre, Betina Worm; o prefeito de Alvorada, Douglas Martello (PL); e o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e do Conselho Deliberativo do Sebrae-RS, Luiz Carlos Bohn, além de representantes de diferentes setores, dirigentes de entidades, imprensa e convidados.

Quem são os diretores da gestão 2026-2030

  • Arcione Piva – Presidente
  • Tarcísio Pires Morais – Vice-presidente
  • Rosi Frigo Luz – Vice-presidente Administrativo e Tecnologia da Informação
  • Marco Antônio Belotto Pereira – Vice-presidente Financeiro
  • Ronaldo Netto Sielichow – Vice-presidente Relações do Trabalho
  • Eduardo Augusto Curra Sasso – Vice-presidente Comercial
  • Claus Hubert Lagemann – Vice-presidente Político e Institucional e Socioambiental
  • Rose Ingrid Müller – Vice-Presidente Comunicação e Marketing
  • Luciane Bestetti Gottschall – Diretora Administrativo e Tecnologia da Informação
  • Felippe Tarta Sielichow – Diretor Financeiro
  • Paulo Fernando Gomes Pancinha – Diretor Relações do Trabalho
  • Douglas Tiago Tonietto – Diretor Comercial
  • Luiz Carlos Vivian – Diretor Político e Institucional e Socioambiental
  • Pedro Henrique Sasso – Diretor Comunicação e Marketing
  • Fabio Adegas Facio – Diretor suplente
  • Evandro Bizotto – Diretor suplente
  • Carlos Klein – Diretor suplente
  • Irio Piva – Diretor suplente
  • Janaina Crespo Costa – Diretora suplente
  • Carmem Luciana Durlo Pozza – Diretora suplente
  • Edevando Schenato – Diretor suplente
  • Adriana Alves Vicente – Diretora suplente
  • Camila Petrucci De Freitas – Diretora suplente
  • Pedro Lorencena – Diretor suplente
  • Angela Rosito Becker – Diretora suplente
  • Rafaela Cardoso Del Rio – Diretora suplente
  • Ana Paula Albuquerque De Azevedo – Diretora suplente
  • Orisvaldino Magnus Scheffer – Conselheiro fiscal
  • José Eduardo Da Silva Sperb – Conselheiro fiscal
  • Rodolfo Rogério Testoni – Conselheiro fiscal
  • Genesvile Antonio Zanotelli – Conselheiro fiscal suplente
  • Roni Zenevich – Conselheiro fiscal suplente
Foto: Dudu Leal/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/04/2026 0 Comentários 173 Visualizações
Política

Gramado e Sindilojas firmam parceria para ações de desenvolvimento econômico em 2026

Por Jonathan da Silva 25/03/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Gramado e o Sindilojas Região das Hortênsias formalizaram, nesta semana, um cronograma conjunto de ações para 2026 voltado ao fortalecimento da economia local. O planejamento foi definido por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico e da Sala do Empreendedor, em parceria com a entidade representativa do comércio. A iniciativa prevê a realização de eventos, capacitações e participação do Sindilojas na Feira Feito em Gramado, com foco na qualificação empresarial e na integração entre setor público e privado.

O alinhamento estratégico foi estabelecido em reunião que contou com a presença do secretário de Inovação, André Castilhos dos Reis, do diretor de Inovação, Heitor Noel, e do coordenador de Projetos, Jeferson Teixeira. Representando o Sindilojas Região das Hortênsias participaram o presidente Sandro Luís Schmidt e o gerente geral executivo, Nilvio Castanheiro.

Entre as ações previstas está a participação do Sindilojas em um espaço dentro da “Arena”, área da Feira Feito em Gramado destinada a debates sobre desenvolvimento econômico. A entidade deverá integrar um painel da Secretaria de Inovação voltado à discussão de temas relacionados ao setor.

Capacitações e apoio ao empreendedor

A parceria também inclui a realização de workshops e palestras com foco em gestão empresarial e inovação tecnológica. Estão previstas ainda rodadas de conexão entre empreendedores, com o objetivo de simplificar processos e contribuir para a desburocratização de atividades econômicas no município.

De acordo com o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Gramado, André Castilhos dos Reis, a proposta busca aproximar empresários das políticas públicas. “Queremos conectar os empresários às políticas públicas de inovação e às capacitações que serão promovidas ao longo do ano. A integração entre o poder público e a entidade de classe é fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico municipal”, afirmou o titular da pasta.

Divulgação das atividades

A agenda completa das ações será divulgada de forma gradual. A Secretaria de Inovação e o Sindilojas orientam os empreendedores a acompanharem informações sobre eventos e inscrições por meio dos canais oficiais nas redes sociais das instituições.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
25/03/2026 0 Comentários 114 Visualizações
Variedades

Simpósio do Varejo apresenta nova identidade visual para a edição de 2026

Por Jonathan da Silva 25/03/2026
Por Jonathan da Silva

O Sindilojas Caxias anunciou a nova identidade visual do Simpósio do Varejo para a edição de 2026, prevista para ocorrer em maio, em Caxias do Sul. A reformulação foi desenvolvida para acompanhar a evolução do evento e reforçar seu posicionamento como espaço de conexão, conteúdo e desenvolvimento para o setor empresarial. A atualização da marca foi elaborada pela Intervene Publicidade e considera mudanças no perfil do público e nas demandas do comércio.

De acordo com o Sindilojas Caxias, o novo conceito busca alinhar o evento a uma visão mais ampla de futuro, mantendo características construídas ao longo das edições anteriores. A proposta também dialoga com transformações do varejo, como a necessidade de adaptação, inovação e novas formas de atuação no mercado.

A reformulação da identidade visual foi baseada em um processo estratégico que levou em conta a percepção dos participantes, o histórico do simpósio e tendências do setor.

Desenvolvimento da nova marca

A gerente executiva e coordenadora de comunicação do Sindilojas Caxias, Lisandra De Bona, explicou o objetivo da mudança. “A proposta é traduzir, de forma mais clara e contemporânea, o papel que o Simpósio passou a ocupar, de um ambiente de troca, aprendizado e geração de oportunidades, alinhado às transformações do varejo e às novas demandas dos empresários”, afirmou Lisandra.

Preview do evento

Como parte da preparação para a próxima edição, o Sindilojas Caxias realizará, no dia 30 de março, um preview para apresentação da nova marca e das atrações do 8º Simpósio do Varejo. O encontro será destinado à divulgação dos detalhes do evento junto ao público e participantes.

Foto: Fábio Grison/Divulgação | Fonte: Assessoria
25/03/2026 0 Comentários 160 Visualizações
Política

Entidades e Prefeitura debatem falta de mão de obra em Santa Cruz

Por Jonathan da Silva 12/03/2026
Por Jonathan da Silva

Lideranças empresariais e representantes do poder público de Santa Cruz do Sul se reuniram nesta quarta-feira (11), no Palacinho da Prefeitura, para discutir estratégias de enfrentamento à escassez de trabalhadores nos setores produtivos do município. O encontro foi provocado pela Associação Comercial e Industrial (ACI) e reuniu o prefeito Sérgio Moraes (PL), dirigentes de entidades empresariais, representantes do Sebrae e do Senai e a vice-reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Andreia Valim, com o objetivo de definir ações para lidar com a dificuldade de preenchimento de vagas no mercado de trabalho local.

Durante a reunião, foi definida como principal medida a realização de um estudo técnico conduzido pela Unisc para identificar em quais áreas a carência de trabalhadores é mais crítica e quais fatores contribuem para que as vagas permaneçam abertas.

Diagnóstico da falta de trabalhadores

O estudo deverá mapear os setores que enfrentam maior dificuldade na contratação de profissionais e analisar as causas do problema. A iniciativa busca fornecer dados que orientem futuras ações voltadas à qualificação profissional e à aproximação entre trabalhadores e empresas.

Segundo os participantes do encontro, a escassez de mão de obra já impacta diferentes segmentos produtivos da cidade e pode afetar o ritmo de crescimento econômico da região.

Estrutura de governança

Para conduzir as ações definidas no encontro, o grupo estabeleceu uma estrutura de governança dividida em duas frentes. A frente estratégica será formada pelos presidentes das entidades empresariais participantes da reunião.

Já a frente operacional será liderada pelo Departamento de Recursos Humanos da ACI em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul, com a função de transformar as discussões em projetos práticos.

Debates sobre alternativas

Durante os debates, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Santa Cruz do Sul e Região (Sindigêneros), Celso Müller, destacou o potencial de inserção do público sênior no mercado de trabalho e mencionou a necessidade de superar barreiras culturais que dificultam a busca por novas oportunidades por parte de pessoas idosas.

Além da realização do estudo técnico, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul também se comprometeu a buscar referências em iniciativas já adotadas em outros municípios da região, como o sistema de capacitação de mão de obra implementado em Venâncio Aires em parceria com o poder público local.

Mobilização institucional

O objetivo das entidades e do poder público é desenvolver estratégias que aproximem pessoas em busca de trabalho das empresas que enfrentam dificuldades para preencher vagas, independentemente do nível de qualificação exigido. Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul, Marco Antônio Borba, a mobilização institucional foi um dos principais resultados do encontro. “A principal conquista é a mobilização que conseguimos em torno do tema, não somente das entidades como do Poder Público”, avaliou o dirigente.

Riscos da automação

Após a reunião, Marco Antônio Borba também mencionou preocupação com o avanço da inteligência artificial e da robotização no mercado de trabalho. Segundo ele, a demora no retorno de trabalhadores ao mercado pode levar empresas a investir em automação para manter a produção. “Meu receio é que lá na frente, quando o pessoal se aperceber que precisa trabalhar, o emprego já esteja ocupado por um robô”, afirmou Borba.

Participaram do encontro representantes do SindiTabaco, Sinduscon, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas, Seasc, Sindigêneros, Assemp, Ajesc, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Senai e Sebrae.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/03/2026 0 Comentários 219 Visualizações
Variedades

Diretoria do Sindilojas Vale Germânico toma posse dia 12

Por Jonathan da Silva 03/03/2026
Por Jonathan da Silva

A diretoria eleita do Sindilojas Vale Germânico para o quadriênio 2026-2029 tomará posse no próximo dia 12 de março, às 19h, em jantar solene no Centro de Eventos da entidade, em Novo Hamburgo. O empresário varejista Gerson Jacques Müller foi reconduzido à presidência.

A entidade atua nos municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Araricá e Nova Hartz. Além do presidente Gerson Jacques Müller, foram eleitos Ricardo Model como primeiro vice-presidente, Daniel Adrian Schrauf como segundo vice-presidente, Aline Cristina Scheffler como terceira vice-presidente, Bóris Osvaldo Mattes como vice-presidente de Finanças e Patrimônio e Doriane Scheeffer como vice-presidente administrativa.

Será um período de muitos desafios. É preciso garantir a sustentabilidade da entidade mas, acima de tudo, reforçar a nossa presença regional, fazendo o que está no nosso DNA, que é representar o segmento varejista”, afirmou o presidente do Sindilojas Vale Germânico, Gerson Jacques Müller.

Composição da diretoria

Os vice-presidentes suplentes são Cléria Beatris Adams, Dilamar Pauletti, Eloisa Lopes Carvalho, Guilherme Luiz Caissutti, Leonardo Daniel Kunrath e Neimar José Guadagnin.

Integram o Conselho Fiscal Nelci Elisete da Silva Horst, Miguel Bronislau Kuhn e Nathalia Coronatto, com Gabriel Schott Kuhn, Rafael Lauer Moutinho e Remi Carlos Scheffler na suplência.

Os delegados representantes efetivos na Fecomércio-RS são Gerson Jacques Müller e Ricardo Model, como titulares, e Nelci Elisete da Silva Horst e Aline Cristina Scheffler, como suplentes.

Serviço

O Centro de Eventos do Sindilojas Vale Germânico está localizado na Rua Canela, 297, no bairro Ouro Branco, em Novo Hamburgo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
03/03/2026 0 Comentários 171 Visualizações
Variedades

Sindilojas Caxias divulga vencedores do concurso Tirando o Pó

Por Jonathan da Silva 25/02/2026
Por Jonathan da Silva

O Sindilojas Caxias anunciou os vencedores do concurso “Tirando o Pó – A Memória da História” nesta terça-feira (24), no estande do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e Ifep, no Parque de Eventos da Festa da Uva. A disputa foi promovida em parceria com a Festa Nacional da Uva, por meio da Comissão Comunitária, contemplando estabelecimentos dos setores de comércio, indústria e serviços que participaram da iniciativa inspirada no tema “Fruto de um sonho imigrante”.

Ao todo, 66 participantes decoraram espaços de seus estabelecimentos com elementos relacionados ao tema desta edição da Festa da Uva. Foram premiados os três melhores de cada categoria.

Resultados por categoria

Na categoria Comércio, o primeiro lugar ficou com o Empório Doce D Oro, seguido do Comercial Rota do Sol em segundo e da loja Vício Fatal em terceiro. Na categoria Indústria, a vencedora foi a ByDanny Uniformes Personalizados, com a Piteira Indústria e Comércio de Metais em segundo lugar e a Hidrofert Produtos Hidropônicos e Mini Processados em terceiro. Na categoria Serviços, o primeiro lugar foi para a Sperinde Gestão Imobiliária, seguida do Senac Caxias em segundo e do Sesc Caxias do Sul em terceiro.

O troféu destaque foi concedido à Bazei Plásticos e Embalagens, pelo recanto que mais se sobressaiu entre os participantes, reunindo elementos inspirados no tema da edição.

Premiação

Os prêmios consistem em cortesias de acesso ao Parque de Eventos durante a Festa da Uva. O primeiro lugar de cada categoria recebeu 500 ingressos, o segundo colocado 250 e o terceiro 100 ingressos, além de certificado. O espaço destaque recebeu troféu e 750 ingressos.

De acordo com o presidente do Sindilojas Caxias, Rossano Boff, a proposta busca integrar o evento ao cotidiano da cidade. “O concurso aproxima a Festa da Uva do dia a dia da cidade, porque leva o tema da edição para dentro das lojas e empresas e mobiliza equipes e clientes em torno dessa memória”, destaca Boff.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
25/02/2026 0 Comentários 196 Visualizações
Política

Sindilojas-VRP antecipa acordo de Natal em assembleias de fevereiro

Por Jonathan da Silva 24/02/2026
Por Jonathan da Silva

O Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) realiza uma série de Assembleias Gerais Extraordinárias nesta sexta-feira, 27 de fevereiro, para deliberar sobre dissídios coletivos, abertura do comércio aos domingos e feriados e definição de horários diferenciados para dezembro, incluindo de forma inédita a negociação do acordo coletivo de Natal de Santa Cruz do Sul já no início do ano. A medida reorganiza o calendário sindical e reúne municípios da base regional em um único período de votação.

A partir deste ano, as assembleias passam a ser concentradas no início do ano, envolvendo Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Venâncio Aires, Mato Leitão, Sinimbu, Gramado Xavier e Vale do Sol. Segundo a entidade, entre os temas em pauta estão a revisão anual dos dissídios coletivos e a autorização para abertura do comércio com utilização de mão de obra em domingos e feriados.

A principal mudança é a antecipação da negociação do horário especial de dezembro em Santa Cruz do Sul, tradicionalmente discutida no segundo semestre.

Posicionamento da entidade

O presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, afirma que a alteração busca ampliar o planejamento do setor. “Ao concentrarmos as assembleias no início do ano, garantimos previsibilidade e segurança para que os empresários organizem suas equipes e estratégias com antecedência”, destaca o dirigente.

Sobre a antecipação do acordo natalino, o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, acrescenta que “as decisões tomadas agora terão impacto direto na organização do comércio ao longo de 2026”.

É importante que os empresários estejam presentes e contribuam com esse processo”, enfatiza Mauro Spode.

Quem pode votar

Podem participar e votar os associados representados, quites com as contribuições sindicais e em condições de voto, conforme os estatutos da entidade e os editais de convocação. As decisões serão tomadas pelos associados presentes e terão validade para toda a base representada pelo Sindilojas-VRP. A entidade informou ainda a publicação de errata para ajuste formal de data-base em um dos editais.

Foto: Bruno Pedry/Nascimento MKT/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/02/2026 0 Comentários 171 Visualizações
Variedades

Economia prateada será tema de palestra no Sindilojas Vale Germânico

Por Jonathan da Silva 19/02/2026
Por Jonathan da Silva

A palestra “Economia Prateada: um consumidor que vale ouro”, ministrada pela economista-chefe do Sistema Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, será a atração da próxima reunião-almoço “Oficina de Negócios”, do Sindilojas Vale Germânico, que será realizada no próximo dia 12 de março, às 11h, no Centro de Eventos da entidade. A especialista abordará o envelhecimento populacional e seus impactos no consumo e nas oportunidades para o setor produtivo.

Durante a palestra, a economista Patrícia Palermo apresentará dados, análises e tendências sobre o processo de envelhecimento da população mundial e como ele molda o comportamento de consumo e a criação de novas demandas. “Vamos conversar sobre o rápido processo de envelhecimento da população, fatores condicionantes e impactos. O core da palestra é a sensibilização quanto ao potencial de consumo dessa população”, antecipa a palestrante. Segundo Patrícia, também será feita uma breve avaliação do cenário econômico atual e suas perspectivas.

Economia prateada

De acordo com números do Bank of America Merrill Lynch, a chamada economia prateada movimenta US$ 7,1 trilhões no mundo, sendo considerada a terceira maior atividade econômica global. No Brasil, esse público representa 20% do consumo, com movimentação anual estimada em R$ 1,6 trilhão. Ainda conforme os dados apresentados, 22% das pessoas com mais de 60 anos permanecem ativas no mercado de trabalho. No Rio Grande do Sul, 20,16% da população tem 60 anos ou mais.

Oportunidades de negócios

A palestra também abordará setores com potencial de expansão voltados ao público com mais de 60 anos, como saúde, cuidado, habitação, turismo, lazer e serviços financeiros, além de adaptações no varejo e na prestação de serviços. “Precisamos estar atentos às necessidades desse público, que busca qualidade, bem-estar, conveniência e experiências”, observa a economista Patrícia Palermo.

Quem é Patrícia Palermo

A economista-chefe do Sistema Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, é formada em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também concluiu mestrado e doutorado em economia aplicada. Atua como professora universitária desde 2004 e, desde 2011, exerce a função de economista-chefe da Fecomércio-RS. Também leciona na PUC-RS e nas Faculdades São Francisco de Assis. Em 2016, foi escolhida Economista do Ano pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul.

Serviço

  • O quê: reunião-almoço Oficina de Negócios com a palestra “Economia Prateada: um consumidor que vale ouro”.
  • Quando: 12 de março, a partir das 11h
  • Onde: Centro de Eventos do Sindilojas Vale Germânico (Rua Canela, 297, bairro Ouro Branco, em Novo Hamburgo)
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/02/2026 0 Comentários 184 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO