Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

santa cruz

Variedades

Abertura do 1º Fórum da Diversidade ressalta a necessidade de diálogo

Por Ester Ellwanger 22/10/2021
Por Ester Ellwanger

Diálogo. Essa foi a palavra mais ouvida durante a cerimônia de abertura do 1º Fórum Municipal da Diversidade, de Santa Cruz do Sul, que reuniu no anfiteatro do curso de Direito da Unisc, na manhã desta sexta-feira, 22 de outubro, autoridades, estudantes, professores e outros profissionais da educação, além de representantes de órgãos públicos, Ongs e comunidade em geral. Um show artístico com a Miss Simpatia Diversidade do Rio Grande do Sul, a drag queen Mirella Louise, marcou a abertura do evento.

Pela segunda vez no município, em menos de uma semana para participar de eventos relacionados à causa LGBTQIA+, o coordenador da Diversidade Sexual no Estado do Rio Grande do Sul, Daniel Morethson, lembrou o quanto é importante o diálogo e o envolvimento do poder público para dar amplitude ao debate. “Estamos conseguindo avançar, hoje trouxemos a prefeita para participar do 1º Fórum e a Unisc abriu as portas para debater com a sociedade civil. Tudo isso engrandece o município e nos leva a querer construir mais”.


Daniel disse que quando se é gestor, se deve olhar para todos os cidadãos, sem distinção. “Hoje as pessoas vivem no extremo e acham que falar de LGBT é falar de ideologia partidária e não é”, frisou. Também afirmou que é preciso que se construam políticas públicas efetivas para atender à população LGBTQIA+. “Hoje não temos políticas públicas porque não sabemos quem somos, quantos somos e onde estamos. Ainda não temos um mapeamento no Brasil para conhecer de fato a nossa realidade”.

Ao discursar a prefeita Helena Hermany disse que a Administração Municipal estará sempre ao lado de iniciativas como a do fórum, que buscam erradicar qualquer forma de preconceito e permitir que todos usufruam plenamente da sua cidadania. “Cuidar das pessoas é respeitá-las em seu íntimo, entendendo as diferenças não como um obstáculo, mas como um tesouro que torna nossas existências mais ricas em experiências e visão de mundo”, declarou.


Já o presidente do Conselho Municipal da Diversidade, Rubem Quintana, ao dar as boas vindas aos participantes do fórum, afirmou que não é o objetivo dos que lutam em favor da causa LGBT QIA+ querer impor e nem constranger as pessoas. “Queremos dialogar para conseguir entender o que acontece nesse nosso meio tão sofrido, tão massacrado e tão marginalizado no Brasil de hoje”, disse. Segundo ele, nem as famílias nem as escolas estão preparadas para lidar com a realidade dessa parcela da população. “A comunidade LGBT é uma das que mais sofre com o descaso de todo o aparato governamental do Brasil”.

Para o diretor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, Ângelo Hoff, o diálogo é o caminho para que a sociedade conviva com naturalidade com as questões de gênero. “Não é raro a divulgação de notícias relacionadas a eventos LGBT gerarem comentários agressivos nas redes sociais e isso só reforça o preconceito. Precisamos de mais tolerância”, observou.
Segundo ele, há duas formas de modificar a realidade, através de uma militância aguerrida, entusiasmada e com posições firmes ou pela construção de uma conversa, o que no seu entendimento é a melhor opção. “Subimos um patamar a partir do momento em que nos abrimos para entender realidades que não são heteronormativas. Esse diálogo que estamos tendo aqui hoje seria inimaginável há 50 anos e daqui a mais 50 as pessoas ficarão surpresas em saber que havia a necessidade de que se realizasse um evento para abordar a diversidade”.

Na mesma linha o secretário municipal de Educação, João Miguel Wenzel, destacou a importância da educação para o processo de evolução do ser humano. “O diálogo precisa acontecer de modo permanente dentro do ambiente escolar, para que essas questões possam fluir de forma natural, para que as diferenças não sejam motivos para separar e sim para unir. É preciso se colocar no lugar do outro”, ressaltou.


Coordenadora do Ambulatório Multiprofissional de Atenção à Saúde a População LGBTTQ+, (Ambitrans), projeto de extensão da Unisc, a professora Analidia Petry chamou atenção para o que considera essencial a essa parcela da população. “Essas pessoas estão lutando por espaço social, estão buscando se entender enquanto sujeitos”.

Analidia chamou a atenção para as pequenas violências cometidas no cotidiano. “São situações que machucam no dia a dia, é o bullying na escola, um professor ou funcionário que não respeita ou até mesmo uma brincadeira inocente, mas que também traz sofrimento e leva ao isolamento”.

Foto: Luiz Fernando Bertuol /Divulgação | Fonte: Assessoria
22/10/2021 0 Comentários 894 Visualizações
Cidades

Projeto Guarda-Costas de santa Cruz retoma atividades com novidades

Por Ester Ellwanger 20/10/2021
Por Ester Ellwanger

O projeto Guarda-Costas, uma iniciativa da Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul, retomou suas atividades na manhã desta quarta-feira, 20, com uma série de oficinas na Escola Municipal José Ferrugem, do Bairro Renascença.

Com o objetivo de promover uma cultura de paz no ambiente escolar, a iniciativa também trabalha outras temáticas relacionadas ao bullying, sexualidade, cuidado com o corpo, saúde física e mental, violência escolar, redes sociais e comunicação.

Em seu pronunciamento, o coordenador da Guarda Municipal, Éberson Gonçalves, explicou o propósito do projeto. “De forma gradual, queremos voltar a oferecer essas atividades nas instituições de ensino. É um trabalho preventivo, de orientação e de vivência que contribui para o processo de formação das crianças e adolescentes”, justificou.

O secretário da pasta, Everton Oltramari, ressaltou a importância da iniciativa. “Esta ação está inserida no Pacto Santa Cruz Pela Paz, que vai reunir um conjunto de ações de prevenção à violência focado em crianças e jovens e suas respectivas famílias. Queremos disputar cada criança e afastá-las da criminalidade para formar futuros cidadãos de bem”, assegurou.

A supervisora escolar da Secretaria Municipal de Educação, Magda Mozzaquatro Rigue, avaliou a importância da iniciativa. “A educação não acontece só em sala de aula. Esta é uma forma muito especial que proporciona novas vivências e vem se somar ao trabalho já realizado pelos nossos professores”, afirmou.

A diretora do educandário, Dulce Weigel Henn, comemorou a inclusão da instituição de ensino no projeto. “Estamos muito felizes por sermos prestigiados com essa ação aqui na escola. Será de grande importância para nossos alunos, para que estejam preparados para o futuro enquanto cidadãos”, disse.

Durante a manhã, foram oferecidas diversas atividades, como técnicas em fotografia e vídeo, cuidados com o corpo e com a saúde bucal, orientações sobre trânsito, Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), violência escolar, além da demonstração do trabalho da Defesa Civil.

As estudantes do 7º ano, Sabrina Soares de Brito, de 14 anos, e Vitória Kipper, de 12, estavam empolgadas com as novidades oferecidas. “O que mais gostei foi a oficina de fotografia. Eu já tinha pensado em ser fotógrafa, e agora me deu ainda mais vontade”, confessou Vitória.

O projeto Guarda-Costas é uma iniciativa da Guarda Municipal, através da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, com o apoio da Defesa Civil e Departamento de Trânsito, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, cursos de Comunicação Social, Odontologia, Enfermagem e Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Nesta etapa, o projeto conta também com o trabalho voluntário da profissional em psicologia, Andréia Port. A próxima instituição a receber o projeto será a Escola Municipal Duque de Caxias, nos dias 11 e 17 de novembro.

Foto: Guilherme Neuhaus/Divulgação | Fonte: Assessoria

 

20/10/2021 0 Comentários 642 Visualizações
Cidades

Agentes de Saúde de Santa Cruz recebem capacitação

Por Ester Ellwanger 20/10/2021
Por Ester Ellwanger

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) promove, entre esta terça-feira, 19, e quarta, 20 de outubro, curso de capacitação para Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares de Saúde Bucal. A ação ocorre na Câmara de Vereadores, com a participação de cerca de 150 profissionais, divididos em dois grupos.

De acordo com o coordenador adjunto da Atenção Básica, Alexandre Butzke, a capacitação visa preparar os agentes para situações que necessitam da primeira intervenção. “Pela proximidade dos agentes com as pessoas, pois estão na rua, e conhecem seus territórios, eles precisam estar preparados para todas as situações de primeiros socorros”, explicou.

Ainda segundo ele, casos como os de queimaduras, reanimação cardiopulmonar, engasgo ou afogamento, por exemplo, os primeiros socorros são fundamentais. “Muitas vezes com uma intervenção rápida pode-se salvar uma vida”, afirmou.

A Secretária de Saúde, Daniela Dumke, prestigiou a atividade. “Desde o início assumi o compromisso de qualificar ainda mais nossos servidores da saúde, através da educação continuada. Queremos que os profissionais da atenção básica estejam preparados para o primeiro atendimento”, garantiu.

A coordenadora da Atenção Básica, Fernanda Portugal Carlin, explica que os profissionais das unidades de saúde também serão contemplados com a qualificação. “Vamos oportunizar que médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos em enfermagem também recebam uma qualificação mais aprofundada da teoria e da prática”, destacou. De acordo com ela, serão cerca de 170 profissionais da Atenção Básica que participarão de um curso teórico nos dias 29 de outubro, 3 e 5 de novembro. Já o curso prático ocorrerá no Parque da Oktober, em 6 de novembro.

 

Foto: Guilherme Neuhaus/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/10/2021 0 Comentários 598 Visualizações
Ensino

Concurso sobre tributação premia estudantes de Santa Cruz

Por Ester Ellwanger 19/10/2021
Por Ester Ellwanger

Estudantes das redes municipal, estadual, e de ensino privado, que participaram da 7ª Edição do Concurso de Redação Tributação e Cidadania, receberam a premiação no auditório da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no dia 14 de outubro.

Nesta etapa, a ação teve como tema “Educação Fiscal: exigência da Nota Fisca”. No ato de premiação, o assunto também foi abordado por meio de uma palestra com o Delegado Regional da Secretaria Estadual da Fazenda, Luiz Augusto Wickert.

Promovido pelo Comitê Tributário permanente de Santa Cruz do Sul, em conjunto com entidades e agentes públicos, o concurso teve como objetivo refletir acerca dos temas pertinentes à tributação, como noções de ética, cidadania e controle social sobre a aplicação de recursos públicos. No total, mais de 40 instituições de ensino participaram, totalizando 1.200 redações.

Além do Comitê Tributário, a iniciativa teve a colaboração dos municípios de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Venâncio Aires, Vera Cruz, Montenegro, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), e da Ong João da Silva.

Foto: Magda Mozzaquatro Rigue/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/10/2021 0 Comentários 672 Visualizações
Cidades

1º Fórum da Diversidade de Santa Cruz acontece na sexta

Por Ester Ellwanger 18/10/2021
Por Ester Ellwanger

Na próxima sexta-feira, 22 de outubro, o Conselho Municipal da Diversidade (Comudi) realizará o 1º Fórum da Diversidade de Santa Cruz. O evento ocorrerá no auditório do Curso de Direito, bloco 18, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no período das 8h até as 17h30.

A programação inclui painelistas que abordarão temas como inclusão social no ambiente escolar, saúde, religião, e uma reflexão sobre diversidade sexual. O presidente do Comudi, Ruben Quintana, avalia a importância da iniciativa. “A demanda surgiu dos próprios educadores, que muitas vezes não sabem como atuarem em algumas situações”, constatou.

Ainda segundo ele, é necessário abordar o tema da transitividade, pois os jovens manifestam suas particularidades cada vez mais cedo. “Sabe-se de muitas situações de abandono escolar, devido à dificuldade que muitos adolescentes têm de se sentirem incluídos. Precisamos falar sobre o assunto inclusive como prevenção ao suicídio”, exemplificou.

Interessados em participar do fórum devem realizar sua inscrição através do telefone (51) 3715-6230 ou pelo endereço [email protected].

Programação:

8h – Abertura
8h às 9h30 – Painel virtual – A reflexão sobre diversidade sexual e de gênero
para a garantia da proteção integral de crianças e adolescentes: Pedro Henrique Hilário, Mestre em Direito, pesquisador e professor;
9h40 às 10h50 – Painel presencial –Inclusão na escola para uma sociedade mais plural e acolhedora: Daniel Morethson, Coordenador estadual de diversidade sexual do governo do estado;
11h00 às 11h55 – Painel virtual – Menores trans: buscando um desenvolvimento saudável: Ana Iodi, Especialista em gênero, sexualidade e direitos humanos e direitos homoafetivos;
12h – Almoço
13h30 às 14h30 – Painel presencial – Bullyng Lgbtqia+ e suas Consequências: Psicanalista André Kummer;
14h40 às 17h – Painel presencial – Religiões e diversidade: crenças e convivências na pluralidade: Padre Roque Hammes, Coordenador de pastoral da diocese de Santa Cruz; Teólogo Rogério Oliveira De Aguiar; Mãe Lorena de Iemanjá, Terreiro Santa Cruz Do Sul;
17h10 – Apresentação artística
17h30 – Encerramento

Foto: Agência Francisco Frantz /Divulgação | Fonte: Assessoria
18/10/2021 0 Comentários 723 Visualizações
Saúde

Acadêmicas de nutrição da Unisc orientam sobre como reaproveitar alimentos

Por Ester Ellwanger 15/10/2021
Por Ester Ellwanger

Dentro da programação da Semana da Alimentação, ocorreu, na manhã desta quinta-feira, 14 de outubro, uma atividade diferente na Cozinha Comunitária do Bairro Margarida. Acadêmicos de Nutrição da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), acompanhadas pela professora do curso, Sílvia Isabel Rech Franke, distribuíram material informativo aos moradores e passaram orientações sobre como reaproveitar os alimentos. A ação também está acontecendo nas demais Cozinhas Comunitárias, vinculadas à Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase).

Morador do Bairro Margarida, André Roberto de Campos, 50 anos, depois de fazer um elogio ao cardápio do dia, gostou das sugestões recebidas no panfleto sobre como reaproveitar os alimentos. “A comida preparada aqui é excelente, é bem variada”, disse. “E essas dicas de como aproveitar as cascas é interessante. Eu não sabia que dá para fazer pão de banana com as cascas da fruta”, relatou.


A presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), Aline Bianca Gonçalves, falou da importância da iniciativa. “Esta orientação e distribuição de material informativo é importante para as pessoas que recebem cestas básicas, com alimentos perecíveis e não perecíveis, para que elas aprendam a utilizar os alimentos de forma integral”, avaliou.

A Semana da Alimentação, que iniciou no dia 11, e vai até dia 17, ocorre em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro. Em Santa Cruz, é realizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).


A prefeitura de Santa Cruz publicou em suas redes sociais seis receitas que têm como base o aproveitamento integral dos alimentos. Veja como preparar um rocambole com feijão cozido que está na geladeira, um hambúrguer de arroz dormido, bolo com casca de maçã ou um pão de banana com casca.

Foto: Guilherme Neuhaus/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/10/2021 0 Comentários 717 Visualizações
Esporte

Equipe de basquete União Corinthians entre os melhores do Brasil

Por Ester Ellwanger 14/10/2021
Por Ester Ellwanger

No primeiro torneio nacional após a reformulação do departamento de Basquete Feminino, o União Corinthians obteve mais um resultado de destaque. O Campeonato Brasileiro Interclubes Feminino 3×3 (CBI), promovido pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), disputado em Recife, Pernambuco, entre os dias 10 e 12 de outubro, teve como resultado o terceiro lugar na categoria Sub-18 e quinto na Sub-15.

Na categoria Sub-15, a equipe conquistou uma vitória em três jogos e venceu o Sport Recife (PE) na disputa do quinto lugar por 18 a 13. Destaque para Alexandra Lawisch Eggers, que marcou 19 pontos e foi uma das maiores pontuadoras do torneio.

Os resultados foram ainda melhores no Sub-18. Encerrando a primeira fase invictas, com duas vitórias contra Nosso Clube (PE) e Basquete Blumenau (SC), as meninas acabaram derrotadas na semifinal para o Sport Recife (PE), mas deram a volta por cima vencendo o terceiro lugar por 13 a 10 contra o Clube Rubro Negro (RJ). A equipe ainda contou com a segunda maior pontuadora do torneio, Isadora Sehnem Raphaelli, com 24 pontos anotados.

O diretor de Basquete, Diego Puntel, destacou a importância da participação no torneio. “São ótimos resultados, pois é uma competição com equipes especializadas na modalidade 3×3, que trabalham apenas isso, sendo que o 3×3 é algo que inserimos recentemente no projeto. Em apenas um mês, conquistamos o Estadual 3×3 e esses bons resultados a nível nacional. É motivante poder proporcionar essas experiências para as atletas”, destacou.

A participação do União Corinthians nos torneios do basquete feminino é realizada em parceria com Medlive, Cristallux, Miller Supermercados, ALM Engenharia, Unisc, Radson e com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
14/10/2021 0 Comentários 589 Visualizações
Cultura

36ª Oktober de Santa Cruz já recebeu mais de 27 mil visitantes

Por Ester Ellwanger 14/10/2021
Por Ester Ellwanger

Os seis primeiros dias da 36ª Oktober, entre 7 e 12 de outubro, reuniram um público visitante de mais de 27 mil pessoas, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Já o público circulante, incluindo visitantes e trabalhadores (como expositores, prestadores de serviços de limpeza e segurança, músicos, bailarinos e imprensa), chegou a 37.845 pessoas até a noite da última terça-feira. “São números dentro da nossa expectativa, em função de ser um evento diferente, dentro do que é possível fazer pelos protocolos e restrições da pandemia. Com o turno único em todos os dias da segunda etapa temos a expectativa de um incremento de público”, destaca a presidente da 36ª Oktober, Roberta Pereira.

O acesso de 10,7 mil trabalhadores nos seis dias do evento reforça a importância da realização da 36ª Oktober para a geração de renda. Conforme Roberta, a estimativa da Coordenação Executiva é de que o evento tenha gerado em torno de mil vagas temporárias, incluindo limpeza, segurança, pontos de gastronomia, manutenção, montagem e Feirasul. “Temos exemplos de pessoas que estavam há meses sem trabalhar, com contas atrasadas, que poderão amenizar a situação com este trabalho temporário”, frisa Roberta.


Outro ponto destacado na avaliação desta primeira etapa do evento são os atendimentos em ambulatório. Em todo o período, foram apenas 33 atendimentos, todos sem gravidade. “Além disso, nenhum caso suspeito de Covid-19 identificado, nem mesmo alteração de temperatura”, comemora a presidente. Segundo ela, para os últimos três dias, todos os trabalhadores serão testados novamente e todos os protocolos de saúde e segurança, como aferição de temperatura, uso de máscara e álcool em gel, serão mantidos pela organização.


Ingressos

Nesta quinta e sexta-feira, os ingressos antecipados para a 36ª Oktober podem ser adquiridos na Casa da CDL, na praça Getúlio Vargas, e na sede da Assemp (Rua Coronel Oscar Jost, 1571, em horário comercial. Na sexta-feira, a bilheteria do Pórtico do Parque da Oktoberfest abre às 10 horas, e no sábado e domingo, às 9 horas. No sábado pela manhã também será possível adquirir os acessos na Casa da CDL. Já as vendas pelo site podem ser efetuadas em qualquer dia e horário.

Protocolos de prevenção à covid-19:

– Acesso ao evento somente pessoas já vacinadas (uma ou duas doses, conforme o plano vacinal);
– Termo de Compromisso por parte dos visitantes (cumprimento de protocolos e não comparecimento em caso de sintomas gripais e/ou contato com caso positivo de covid-19);
– Aferição de temperatura no Pórtico Principal;
– Uso obrigatório de máscaras por todos os visitantes, trabalhadores, prestadores de serviços e artistas;
– Dispensers com álcool em gel em diversos pontos do parque;
– Sala de Isolamento e Ambulatório;
– Disponibilização de testes rápidos para Covid-19 para trabalhadores, artistas e bailarinos que apresentem sintomas;
– Orientadores que atuarão em abordagem lúdico-educativa, fiscalizando o cumprimento dos protocolos;
– Rádio Parque: comunicação contínua das regras e protocolos com linguagem acessível.

Foto: Agência Francisco Frantz /Divulgação | Fonte: Assessoria
14/10/2021 0 Comentários 564 Visualizações
Cidades

Vai começar a construção do novo Centro de Eventos de Santa Cruz

Por Ester Ellwanger 08/10/2021
Por Ester Ellwanger

Após longos anos de espera, Santa Cruz do Sul finalmente está prestes a contar com uma importante estrutura para impulsionar o desenvolvimento da cidade e da região. Começa nos próximos dias a construção do novo Centro de Eventos, localizado em um dos mais nobres espaços públicos da cidade, o Parque da Oktoberfest. O protocolo de início das obras foi assinado pela prefeita Helena Hermany e pelo vice Elstor Desbessell durante a cerimônia de abertura da 36ª Oktoberfest.
Assim que a festa acabar, a empresa vencedora da licitação, a AZ Construções Ltda, começa a instalar o canteiro de obras para dar início aos trabalhos. De acordo com o contrato, cujo valor inicial é de R$ 9.821.514,08, a obra deverá estar concluída em um prazo de oito meses. Durante as intervenções, não será necessária restrição de acesso ao público, o parque permanecerá aberto para uso da comunidade.

De acordo com o projeto arquitetônico, o novo Centro de Eventos terá 7.024,95 metros quadrados entre reforma e ampliação, potencializando o uso de vários prédios e equipamentos existentes no interior do parque. Serão dois grandes espaços intercomunicáveis para a realização de feiras de grande porte, exposições, shows, palestras, convenções, eventos esportivos, gastronômicos, entre outros.

A edificação será montada entre os pavilhões 2 e 3 do parque, dentro das mais modernas tecnologias como pré-fabricação em concreto, estruturas metálicas e painéis de fechamento industrializados, com características extremamente funcionais e de arquitetura arrojada, visando a otimização de recursos e a rapidez na execução.

O projeto contempla ainda uma série de premissas de cunho socioambiental, como acessibilidade com uso de rampas e sinalização tátil; iluminação e ventilação naturais; fechamentos laterais e de cobertura com o uso de painéis e telhas termoacústicas; geração de energia através de painéis fotovoltaicos instalados na cobertura; aproveitamento das águas pluviais para as bacias sanitárias e irrigação do jardim.

Está prevista também a implantação de um potente sistema de ar-condicionado com utilização de energia gerada no próprio local. Quando não for necessária a climatização, um sistema de grelhas junto às paredes vai proporcionar ventilação cruzada com as aberturas dispostas junto aos sheds na cobertura, garantindo temperatura agradável e permanente renovação de ar nos ambientes internos.

O Centro de Eventos contará com as seguintes dependências: esplanada e cobertura de acesso, hall de entrada, credenciamento/bilheteria, sala de segurança, ambulatório, sanitários masculino e feminino, secretaria, salas administrativas, sala de reuniões, pavilhões de eventos e depósitos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/10/2021 0 Comentários 821 Visualizações
Esporte

Evento atrai mais de 100 ciclistas do Estado em Santa Cruz do Sul

Por Ester Ellwanger 04/10/2021
Por Ester Ellwanger

O Parque da Oktober também recebeu centenas de visitantes na tarde deste sábado, 02 de outubro. Amantes do ciclismo de várias categorias, desde criança a partir de 6 anos de idade até veteranos acima dos 60, prestigiaram a iniciativa.

Promovido pela Santa Cruz BMX, Santa Ciclismo, em parceria com município de Santa Cruz, através da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, o evento atraiu competidores de várias cidades do Estado, totalizando mais de 100 ciclistas.

O santa-cruzense Arthur Lauschner, de apenas 10 anos, acompanhado pelo pai, Maiquel, estava feliz com sua estreia em uma competição. “Comecei a treinar aqui nesta pista em fevereiro, e agora já estou na final da minha categoria”, comemorou. Arthur é um dos frequentadores assíduos do local. Sempre nas quartas e sábados, participa da escolinha de ciclismo.


O evento atraiu competidores das cidades de Novo Hamburgo, Santa Maria, São Leopoldo, Sapiranga, Venâncio Aires, Ivoti, entre outras. O evento é mais uma ação comemorativa ao aniversário de Santa Cruz.

Foto: Guilherme Neuhaus/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/10/2021 0 Comentários 661 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO