Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

pediatria

Variedades

Alterações no Código de Trânsito Brasileiro não contemplaram medidas de proteção para crianças

Por Gabrielle Pacheco 03/07/2020
Por Gabrielle Pacheco

A aprovação das novas medidas que alteram o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), no que tange a proteção das crianças, foi recebida pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) com um alívio, pela retirada do projeto que previa não aplicar multas para quem não usa a cadeirinha, porém os critérios do tipo de equipamento a ser usado continuam alvo de críticas. 

“Como pediatra e pesquisador de segurança infantil, lamento que o Projeto de Lei aprovado pela Câmara de Deputados continue ignorando as recomendações atuais sobre transporte de crianças em veículos, conforme sumarizadas no último documento científico da SBP sobre esse tema”, afirma o médico associado da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Danilo Blank.

O conteúdo disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria detalha que segundo as recomendações atuais das melhores práticas para o transporte de crianças em automóveis, apoiadas em evidências científicas, o consenso é que as limitações se baseiem no tamanho da criança – primordialmente a estatura, mas também o peso – e à capacidade do dispositivo em acomodá-la. Quando se referem a idades, tais recomendações o fazem apenas para situar mais ou menos na linha de desenvolvimento os limites determinados pelo tamanho da criança.

“A proposta de alteração do artigo 64 do Código de Trânsito Brasileiro continua omissa quanto às melhores recomendações para os tipos de assento apropriados para diferentes tamanhos de crianças. Enfim, pelo menos o projeto aprovado bloqueou a inexplicável intenção do Governo Federal de retirar simplesmente da legislação brasileira as punições pelo transporte inapropriado de crianças em automóveis”, completou.

O médico destaca que a importância de manter todas as crianças menores de 1,45m — não somente até os 10 anos — em assentos de segurança está na superioridade comprovada da proteção desses dispositivos. Assim, cabe ao pediatra orientar os pais para que se certifiquem que seus filhos utilizem os equipamentos mais seguros e adequados, independentemente da lei.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
03/07/2020 0 Comentários 1,1K Visualizações
Saúde

Congresso Brasileiro de Pediatria debate uso de telas na infância

Por Gabrielle Pacheco 10/10/2019
Por Gabrielle Pacheco

Um problema de saúde pública e que afeta as crianças não somente hoje, mas no futuro. O uso excessivo de telas foi um dos destaques na programação do primeiro dia de atividades do 39° Congresso Brasileiro de Pediatria que acontece no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre (RS). O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS).

A presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Cristina Targa Ferreira, considera o uso excessivo de telas um problema sério levando a doenças crônicas não-transmissíveis do adulto como obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares.

“As crianças de hoje dormem menos e muito mal. O sono é prejudicado pelas mídias eletrônicas e isso interfere em vários aspectos da saúde como a obesidade e déficit de atenção, além de provocarem impactos no rendimento escolar, por exemplo”, afirmou.

Solenidade de abertura do congresso. (Foto: Marcelo Matusiak/Divulgação)

A pediatra Susana Estefonon ressalta que a medida vai ao encontro da preocupação de pais, professores e toda a comunidade médica que vê a dificuldade de impor regras e estabelecer o bom uso. É preciso saber como agir diante dessa nova forma de se viver, segundo a médica.

“A tecnologia é o meio ambiente que estamos crescendo e se desenvolvendo. Então, é algo que nós, como pediatras, temos que nos posicionarmos para ajudar a todos a lidarem da maneira mais saudável e construtiva possível. A tecnologia tem impactos enormes tanto no positivo como no negativo. Há riscos na saúde física, mental e no âmbito social. O que nos preocupa mais é o uso abaixo dos dois anos por causa do impacto já demonstrado pela neurociência no desenvolvimento do cérebro. As horas em frente às telas não permitem que a criança faça uma atividade esportiva ou física elevando o risco de obesidade. Além disso, na saúde mental, nos preocupa a depressão, solidão e isolamento. Falta o relacionamento cara a cara e até mesmo o relacionamento intra-familiar”, alertou a médica.

Projeto de Lei

O tema ganhou relevância ainda maior com a apresentação formal de um Projeto de Lei que foi protocolado na terça-feira (08/10), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A proposta foi idealizada pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, através do deputado Pedro Ozorio Pereira.

O objetivo é que assim como a indústria do cigarro passou a ser obrigada a alertar sobre os riscos do tabagismo com dizeres nas embalagens, fabricantes de celular possam, em breve, ter a obrigação de dispor de um alerta nos seus equipamentos. A intenção é informar os males que o uso excessivo de telefones celulares, televisão e tablets causam no desenvolvimento da criança.

O projeto foi protocolado com o número 440/2019. Agora, deve ir para apreciação na Comissão de Constituição e Justiça e Saúde para depois ser levado à votação em plenário.

“A tecnologia é fantástica, mas precisa ser usada com moderação. As crianças estão tendo problemas sérios de saúde, visuais e posturais por conta do uso muito intenso e de forma precoce. A gente não quer proibir, mas que as crianças e pais usem com moderação. Por isso que o projeto estabelece a obrigatoriedade de uma etiqueta orientando sobre os riscos. O objetivo é educar e orientar”, afirmou o parlamentar.

(Foto: Marcelo Matusiak)

Serviço

O quê: 39º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP)
Quando: De 9 a 12 de outubro (de quinta-feira a sábado)
Onde: Centro de Eventos da FIERGS

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/10/2019 0 Comentários 681 Visualizações
Saúde

Comitê está sendo criado para discutir mortalidade fetal e infantil

Por Gabrielle Pacheco 25/09/2019
Por Gabrielle Pacheco

O Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Fetal Tardia e Infantil (CMI) tem como objetivo monitorar os óbitos infantis e fetais ocorridos em todo o estado identificando as circunstâncias e os fatores determinantes da mortalidade. A partir dessa análise, o grupo pretende propor medidas para a melhoria da qualidade da assistência à saúde na tentativa de prevenir e reduzir os índices.

A retomada do funcionamento do grupo, é de fundamental importância pois qualifica e organiza os dados já existentes para sugerir ações práticas. “É importante que possamos discutir as causas de óbitos e o que fazer para reverter esse quadro. Em Porto Alegre este grupo já está estruturado e é muito bem organizado trazendo resultados expressivos”, explica a integrante da diretoria da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) e representante da Secretaria Estadual da Saúde, Célia Maria Boff De Magalhães.

A composição do grupo está em andamento. O objetivo é contar com o maior número possível de representantes de hospitais, Coordenadorias Regionais de Saúde, entidades médicas, sindicatos e da população. O tema integra a política de Saúde da Criança, da Secretaria Estadual da Saúde. Ainda não há data prevista para o primeiro encontro.

25/09/2019 0 Comentários 588 Visualizações
Saúde

I Encontro de Enfermagem Pediátrica reúne especialistas 

Por Gabrielle Pacheco 09/09/2019
Por Gabrielle Pacheco

Na última sexta-feira (6), o Hospital Moinhos de Vento realizou o I Encontro de Enfermagem Pediátrica. Com a participação de 130 profissionais, o evento debateu a atuação do enfermeiro na liderança do cuidado à criança e à família em diferentes cenários do ambiente hospitalar.

O papel do enfermeiro na telemedicina, a oncologia pediátrica e o profissional da assistência como líder no cuidado à criança foram alguns dos temas abordados. Para a coordenadora assistencial do Serviço de Pediatria do Hospital, enfermeira Rosa Etchichury Rolim, o encontro reafirmou a excelência da instituição no assunto.

“É emocionante ver técnicos de enfermagem, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas envolvidos no propósito de cuidar de vidas”, ressaltou Rosa.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/09/2019 0 Comentários 872 Visualizações
Saúde

Agosto Dourado ressalta a importância da amamentação

Por Gabrielle Pacheco 02/08/2019
Por Gabrielle Pacheco

Ele garante o melhor crescimento e desenvolvimento dos bebês não existindo nenhum outro alimento capaz de substituí-lo. Desde 1992, o planeta celebra a Semana Mundial de Aleitamento Materno, entre os dias 1 e 7 de agosto. Este ano o lema da Semana Mundial é “Empoderar mães e pais favorecer a amamentação, hoje e para o futuro”.

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) está alinhada com esse tema e acredita que a importância da amamentação está mais presente hoje nos conhecimentos e práticas das mães e dos pais, como os principais cuidadores e responsáveis pela criança e consequentemente por toda a sociedade. Com isso, é possível garantir condições ideais para que as crianças, hoje e no futuro, possam desfrutar de todos os benefícios da amamentação.

“Acreditamos que alguns avanços devem ser considerados. Existe atualmente mais acesso à informação e as mães buscam as redes sociais também para apoio e informações para manter a amamentação e/ou superar algumas dificuldades que possam ocorrer. Ainda temos muito, sim, a avançar, especialmente no atendimento de pré-natal, sala de parto e maternidade. As equipes de saúde devem ter uma mesma linguagem e fornecer apoio, cuidados e atenção para as mães iniciar e manter a amamentação”, afirma o médico da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) e membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, Roberto Mário Issler.

O especialista continua: “as campanhas nacionais (como o Dia da Doação de Leite Materno, a Semana Mundial da Amamentação e o mês de Agosto Dourado) dão também visibilidade para o público em geral da importância da amamentação e do leite materno para as crianças e suas famílias”.

Fatores ambientais são, ainda, complicadores no processo. O médico lembra que há falta de preparo dos profissionais de saúde. É preciso promover a qualificação dos profissionais da atenção básica para atender as mulheres após a saída da maternidade.

“A grande maioria dos problemas acontece após a alta hospitalar. É preciso apoio e informação para que as mulheres mantenham a amamentação após o final da licença maternidade. Além disso, incentivar a sensibilização das empresas e das escolas infantis para garantir que as mães possam retirar o seu leite e assim manter a lactação ao mesmo tempo em que oferecem seu leite para os seus filhos”, completa.

A orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Organização Mundial de Saúde é de promover amamentação exclusiva até o sexto mês de vida da criança e a partir daí iniciar a introdução da alimentação complementar saudável e manter a amamentação até dois anos ou mais.

As mães devem receber cuidados adequados e informação sobre como iniciar e manter a amamentação desde seu pré-natal.

O ambiente e as condições das maternidades (onde ocorre a quase totalidade de nascimentos no Brasil) devem ser adequados, acolhedores e bem preparados para receber a família e as crianças no momento do seu nascimento. A mãe deve ser respeitada e ouvida em seus desejos, suas dúvidas e suas necessidades nesse momento tão especial. O médico reforça que as práticas hospitalares devem favorecer (e não dificultar) o início adequado e a manutenção do aleitamento materno.

Foto: Reprodução | Fonte: Assessoria
02/08/2019 0 Comentários 646 Visualizações
Variedades

Selecionadas as instituições para o projeto do Hospital Moinhos de Vento

Por Gabrielle Pacheco 31/08/2018
Por Gabrielle Pacheco

Das cinco UTIs pediátricas candidatas a receberem o Telemedicina em UTIP, duas foram escolhidas para integrar a iniciativa coordenada pelo Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre/RS). Os hospitais Regional Norte (Sobral/CE) e Geral de Palmas (Palmas/TO) farão parte do projeto desenvolvido com a Coordenação Nacional do Programa Telessaúde Brasil Redes, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).

O projeto Qualificação da Assistência em Terapia Intensiva Pediátrica por Telemedicina (TELEUTIP) busca aproximar a equipe multidisciplinar do Moinhos de Vento a outras unidades do Brasil. Desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), será realizado até dezembro de 2020.

“Esse projeto permite cumprir nossa missão em cuidar de vidas no território nacional. Além disso, poderemos seguir nossas diretrizes de educação, assistência, pesquisa, protagonismo e inovação, sempre com o cuidado centrado no paciente”, ressalta o gerente de Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, Luis Eduardo Ramos Mariath.

Cuidado ao paciente crítico

A seleção das instituições ocorreu a partir de um sistema de pontuação com critérios definidos e que contemplavam diferentes domínios de algumas áreas (médica, assistencial, pesquisa, infraestrutura de Tecnologia da Informação, gestão e motivação). Durante todo o mês de junho, a equipe do Hospital Moinhos de Vento também realizou visitas técnicas nas unidades de Maceió/AL, Fortaleza/CE e Salvador/BA.

“A intenção é aproximar médicos intensivistas pediátricos e as equipes multidisciplinares para qualificar e sistematizar o cuidado ao paciente crítico. Também vamos promover a qualificação e a troca de experiências entre os hospitais”, ressalta o responsável técnico pelos projetos de Telemedicina do Hospital Moinhos de Vento, Felipe Cezar Cabral.

No Hospital de Sobral foi constatado um excelente nível de gestão de indicadores e utilização de protocolos clínicos. Já em Palmas, a equipe demonstrou-se ávida por conhecimento, além de contar com uma estrutura física adequada. “Mesmo em meio a algumas dificuldades, todas as equipes se demonstraram excelentes, preocupadas com o desenvolvimento profissional e muito motivadas a participar”, conclui Cabral.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
31/08/2018 0 Comentários 585 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO