Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

pavimentação

Variedades

Produto para pavimentação criado na Feevale tem patente concedida

Por Jonathan da Silva 31/07/2024
Por Jonathan da Silva

Blocos de concreto permeáveis e com alta resistência mecânica criados na Universidade Feevale para uso em pavimentação tiveram patente concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). A invenção, nomeada “Blocos intertravados com orifícios pré-determinados”, tem como criadores Daiana Cristina Metz Arnold, Adriana Teresinha da Silva Dutra, Newton Avila dos Santos e Junior Jung. O produto consiste em blocos pré-moldados com adição de resíduos e com vazios planejados, que visam tornar o pavimento permeável e, ao mesmo tempo, resistente, possibilitando mínima trepidação e conforto aos usuários de estradas, ruas e estacionamentos.

A relevância do invento se dá pelo fato de que os pavimentos permeáveis existentes são ineficientes em atingir os patamares de resistência mecânica exigidos pela Norma Brasileira (NBR) 16416. “O maior problema técnico encontrado nas medidas já conhecidas é a dificuldade de se conseguir atingir permeabilidade e resistência mecânica em um mesmo bloco de concreto, pois quanto maior a permeabilidade, menor será sua resistência mecânica”, explica Daiana Arnold, uma das autoras da invenção e professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Feevale.

Para que se chegasse ao resultado, a partir da implantação de orifícios na forma de moldagem dos blocos, foram gerados espaços vazios de 6 a 10 milímetros no concreto, por onde ocorre, posteriormente, a passagem da água. “No invento proposto, diferente de todas as publicações encontradas, os orifícios, mesmo que de vários formatos, quantidades e distribuições diferentes, devem ocupar a área superficial mínima possível, sempre inferior a 5%, de maneira que permita a permeabilidade adequada para cada situação e cause a menor trepidação possível”, informa a docente. Quanto à resistência mecânica, essa é atingida porque o concreto utilizado é composto de agregados miúdos e graúdos naturais – como areia e brita – e agregados oriundos de resíduos de concreto moídos.

Transferência de tecnologia

Para as empresas interessadas em produzir e comercializar os blocos intertravados com orifícios pré-determinados, existe a possibilidade de transferência de tecnologia. Mais detalhes sobre a invenção e como se tornar parceiro da Universidade Feevale podem ser obtidos pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (51) 99612-4002.

Foto: Andrieli Siqueira/Universidade Feevale/Divulgação | Fonte: Assessoria
31/07/2024 0 Comentários 415 Visualizações
Cidades

Tubulação e ruas de Santa Cruz do Sul recebem trabalhos de recuperação

Por Jonathan da Silva 02/07/2024
Por Jonathan da Silva

Equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seoi) de Santa Cruz do Sul realizaram trabalhos de recuperação de tubulações e ruas da cidade nesta segunda-feira (1). Receberam os serviços o cruzamento da rua Borges de Medeiros com a Mal. Deodoro, a esquina da Avenida Independência com a rua Galvão Costa, a região alta da rua São José e a rua Daniel Caspary. Novas vias devem receber melhorias em breve.

No cruzamento da Borges de Medeiros com a Mal. Deodoro, foi realizado o conserto de uma galeria pluvial que havia cedido. Na esquina da Independência com a Galvão Costa, pela calçada do Parque da Oktoberfest, ocorreu a troca de 38 metros de tubulação, substituídos por canos de 30 cm de diâmetro. Na São José, houve a continuidade do trabalho de substituição de canos para melhorar a canalização da água da chuva. Foram utilizados 13 canos de 60 cm de diâmetro.

Obras na tubulação de Santa Cruz do Sul

As atividades com foco em melhorar as condições de tráfego nas vias públicas municipais ganharam o reforço de uma empresa terceirizada, contratada por registro de preço, que iniciou na segunda o trabalho de melhoria de pavimentação em ruas com paralelepípedos e blocos intertravados de concreto. A primeira via contemplada foi a rua Daniel Caspary, no bairro Higienópolis. O contrato prevê a execução de conserto de 10 mil m² de calçamento. Segundo a Secretaria, as vias serão definidas por prioridade levando em consideração a intensidade do trânsito de veículos no local e as condições de conservação da pista.

Fotos: Jaime Fredrich/Divulgação | Fonte: Assessoria
02/07/2024 0 Comentários 399 Visualizações
Cidades

Gramado conquista R$ 2 milhões em programa de pavimentação do governo estadual

Por Jonathan da Silva 18/03/2024
Por Jonathan da Silva

A cidade de Gramado foi beneficiada com R$ 2 milhões no Programa Pavimenta 2 – Avançar Mais, do governo estadual do Rio Grande do Sul. O anúncio dos recursos aconteceu na manhã da quarta-feira (13), no Palácio Piratini. Na cidade da serra gaúcha, o dinheiro será utilizado para o asfaltamento de 2,7 km da Estrada José Bergamo Filho.

A Administração Municipal de Gramado foi representada no evento de lançamento do programa pelo prefeito Nestor Tissot (PP) e pelo secretário de Governança, Germano Junges. A solenidade foi conduzida pelo governador Eduardo Leite (PSDB) e pelo vice-governador Gabriel de Souza, que apresentaram os 237 municípios contemplados. Gramado foi beneficiada com recursos para a área de infraestrutura, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano.

Ao todo serão R$ 2 milhões destinados pelo programa para a pavimentação asfáltica da Estrada José Bergamo Filho, contando com contrapartida do município no valor de R$ 3,2 milhões. A obra engloba um trecho de 2,7 km entre os bairros Várzea Grande, Vila do Sol e Moreira. O prefeito Tissot afirma que o investimento é importante para viabilizar uma nova alternativa de acesso à Gramado. “É uma estrada paralela a RS-115 e futuramente será mais uma opção de rota para se deslocar até Gramado. Além disso, quando ocorrerem quedas de barreiras na RS-115, o impacto na nossa região deverá ser bem menor”, projeta o chefe do executivo gramadense.

Foto: Ascom/PMG/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/03/2024 0 Comentários 541 Visualizações
Cidades

Santa Cruz garante R$ 2 milhões em programa do governo estadual para pavimentação

Por Jonathan da Silva 15/03/2024
Por Jonathan da Silva

Santa Cruz do Sul assegurou a quantia de R$ 2 milhões para o asfaltamento do município por meio do programa Pavimenta 2, do governo estadual do Rio Grande do Sul. A prefeita do município, Helena Hermany (PP), esteve em Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira (14), para assinar o contrato que garante o repasse dos recursos. O destino da verba será o asfaltamento de um trecho de três quilômetros da avenida Willy Moraes, no Distrito Industrial.

A prefeita e o secretário de Agricultura, Decio Luís Hochscheidt, foram recebidos pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Rafael Mallmann. Helena destacou a importância da chegada de novos recursos. “Temos investido em diversas ações para melhorar as vias e desafogar o trânsito da cidade. Com a chegada destes recursos, vamos poder pavimentar uma região que carece muito deste investimento”, afirmou.

Mallmann destacou que o programa Pavimenta tem característica extremamente municipalista, pois constrói com as administrações municipais políticas públicas para levar desenvolvimento às comunidades gaúchas. “Sabemos que este recurso será aplicado com muito zelo pela prefeita, para levar qualidade de vida e mais infraestrutura à população de Santa Cruz”, afirma o secretário.

O dinheiro será utilizado na pavimentação de três quilômetros da avenida Willy Moraes, no Distrito Industrial, a contar do final da via. O município deverá entrar com contrapartida de R$ 4 milhões, totalizando um investimento de R$ 6 milhões.

Santa Cruz do Sul ficou enquadrada na Faixa 2 do programa, ao lado de outros 52 municípios que têm entre 20 mil e 200 mil habitantes. O projeto para a empreitada está sendo desenvolvido pela Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seoi) e está em fase de finalização.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
15/03/2024 0 Comentários 521 Visualizações
Cidades

Morro Reuter conquista emenda de R$ 350 mil para pavimentação

Por Jonathan da Silva 07/03/2024
Por Jonathan da Silva

Morro Reuter recebeu a indicação de uma emenda impositiva de R$ 350 mil do deputado federal Luiz Carlos Busato (UNIÃO) em transferências especiais para uso em pavimentação. Na oficialização do recebimento, estiveram a prefeita Carla Chamorro, o vice-prefeito Airton Bohn, a secretária municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, Sônia Feldmann, assessores do deputado, vereadores Antenor Xavier Weber, Eliane de Oliveira Mello, Lauri Kaefer e Léo Agostinho Weiler.

Morro Reuter tem realizado ações em suas estradas. Em fevereiro, foi anunciada a revitalização da Rua Independência, da qual a troca da pavimentação é uma das etapas. Em novembro do ano passado, o DNIT confirmou novo investimento na cidade para obras na BR-116.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
07/03/2024 0 Comentários 597 Visualizações
Cidades

Prefeito Jerri e deputado Marcel van Hattem visitam obra na Jacob Boll em Dois Irmãos

Por Jonathan da Silva 04/03/2024
Por Jonathan da Silva

O prefeito Jerri Meneghetti (PP), o vice-prefeito Juarez Stein e o deputado federal Marcel van Hattem (NOVO) visitaram as obras para asfaltamento na Estada Jacob Boll, em Dois Irmãos, na manhã da sexta-feira (1). No momento está sendo concluída a construção da base e sub-base da estrada, com remoção do solo existente e colocação de rachão em vários trechos.

Segundo o engenheiro Antônio Carlos Pezzi, da Construtora Giovanella, responsável pela pavimentação, o maior entrave no momento é a mudança de local de alguns postes de energia elétrica. “Já estamos com um trecho grande de base pronta e não podemos começar a pavimentar sem mudar os postes”, informou Pezzi.

Marcel van Hattem agradeceu o convite do prefeito para visitar a obra e se colocou à disposição para fazer contato com a Rio Grande Energia (RGE) para solicitar apoio na troca dos postes. “Apesar de estar no prazo para a concessionária realizar a troca, vamos pedir apoio da concessionária para que a alteração seja feita o quanto antes para ajudar a pavimentação avançar e já trazer conforto e segurança para os usuários da estrada”, afirmou o deputado federal.

Jerri destacou que a Administração Municipal acompanha a obra e informou que uma fase importante já foi concluída, com a construção de uma travessia para drenagem de um curso d’água com galerias de concreto. “Já é visível a mudança que a obra está promovendo na estrada e com a mudança de alguns postes de energia a obra avança para outras etapas”, ressaltou o prefeito.

O trecho em obras está sendo realizado com recursos de uma das emendas parlamentares destinadas por van Hattem para Dos Irmãos, esta no valor de R$ 2,8 milhões. Esta etapa tem 1,4 km de extensão e se somará ao trecho já asfaltado da Jacob Boll e da Rua Estrada Dois Irmãos/Novo Hamburgo, feitos com recursos próprios do município, pavimentando totalmente mais um dos acessos de Dois Irmãos.

O secretários João Jordan da Silva (Planejamento e Sustentabilidade), Edson Maicá (Desenvolvimento Econômico) e o Presidente da Câmara de Vereadores, Nilton José Tavares, também acompanharam a visita à obra.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
04/03/2024 0 Comentários 603 Visualizações
Cidades

Estância Velha já investiu mais de R$ 30 milhões em obras de pavimentação

Por Marina Klein Telles 15/12/2023
Por Marina Klein Telles

A comunidade de Estância Velha segue recebendo melhorias em sua malha viária. Desde que foi anunciado, em agosto de 2022, o maior pacote de pavimentação asfáltica já visto na cidade já contemplou mais de 30 ruas em diferentes bairros. O recurso para a realização destas obras foi garantido com uma contratação de crédito de R$ 17 milhões junto ao Banco do Brasil, sendo que R$ 15 milhões foram destinados para melhorar a malha viária.

“Esse foi um pacote histórico para a cidade. Se somarmos as ruas que já asfaltamos desde o início do governo, estamos falando em 43 vias asfaltadas e mais de 30 quilômetros de asfalto novo nas ruas da cidade”, aponta o prefeito Diego Francisco. Nas últimas semanas, várias ruas foram tomadas pelos maquinários e equipes de trabalho. Muitas dessas ruas já foram finalizadas, melhorando a qualidade de vida e o deslocamento de moradores. Entre elas estão as ruas São Miguel, Porto Xavier, Sol Nascente, Monte Alegre e Ijuí. No Rincão Gaúcho, estão em andamento as pavimentações nas ruas Emilio Valdemar Scherer, Rio de Janeiro e Paraná, e no Morro Agudo, a Rua 13 de Maio.

E não para por aí

A Prefeitura já tem projetos de melhorias para a Rua Portão, no montante de R$ 10 milhões, além dos R$ 12 milhões da obra de revitalização da Avenida Presidente Vargas, que já está em andamento. As obras na entrada da cidade vão aumentar a largura da avenida, além de incluir pista de caminhada, iluminação, arborização e ciclovia.

Outras ruas que também serão contempladas com asfalto são: Casemiro de Abreu (bairro União), Tobias Barreto (Centro), Adriano de Quadros Bitencourt (Rincão Gaúcho) e José de Alencar (Centro).

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
15/12/2023 0 Comentários 685 Visualizações
Cidades

Prefeitura retoma operação da fábrica de blocos para pavimentação

Por Marcel Vogt 26/06/2023
Por Marcel Vogt

Atendendo a uma solicitação da prefeita Helena Hermany, a Secretaria Municipal de Obras colocou em plena operação, nesta semana, sua fábrica de blocos de concreto, que estava parada há mais de três anos. Com capacidade produtiva diária de seis mil bloquetes intertravados, a fábrica viabiliza mais agilidade neste tipo de pavimentação tão característica de Santa Cruz do Sul, que dá um charme especial às ruas na cidade e no interior.

Na manhã de sexta-feira (23), a prefeita foi até a fábrica conferir os trabalhos, que são realizados com o esforço concomitante de nove operadores. Ao acompanhar o processo do início ao fim, Helena celebrou o sucesso da produção: “Fizemos questão de retomar porque sabemos que a fabricação própria entrega blocos de alta qualidade, com baixo custo e mais rapidez para atender às necessidades de pavimentação do município”, destacou. Na visita, ela pode verificar desde a mistura dos materiais (areia, cimento, pedrisco e água) até as passagens pelas esteiras, formas e estocagem. Depois de moldados, ainda são necessários 20 dias para secar.

Para voltar a operar, a máquina precisou passar por diversas manutenções, além de adaptações técnicas para atender a todas as regras de segurança previstas pela NR 12 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho). A escassez de areia disponível nos últimos tempos, devido à estiagem, também dificultou o retorno da produção. Com a fábrica parada, o Município estava precisando comprar todos os blocos de fornecedores externos. Agora, será possível aumentar a produtividade aliando a aquisição com a produção própria.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Edmar Hermany, a iniciativa vai possibilitar a intensificação dos trabalhos de pavimentação na cidade e no interior. A prioridade, nos próximos dias, é concluir as obras na Linha Saraiva, pavimentar a Rua Vereador Ottmar Muench, no Bairro Faxinal Menino Deus, e depois partir para o Rauber e Bom Jesus, dando seguimento a um cronograma previamente definido pela Secretaria. “É um grande avanço do Governo Municipal, porque aproveitamos a nossa mão de obra para a execução com custo bem reduzido para os cofres públicos”, comemorou Hermany, enquanto acompanhava a prefeita na visita.

Alta resistência com baixo custo e segurança aos trabalhadores

Conforme o chefe de divisão Enor Francisco da Silva, que coordena o Setor de Blocos, as exigências técnicas para a retomada dos trabalhos, apesar de reduzirem a capacidade produtiva, principalmente pelas grades e cancelas instaladas ao redor dos equipamentos, possibilitam mais segurança aos operadores, sem perder a alta qualidade do material fabricado. “Nosso bloco é mais rústico, mas muito mais forte que os demais”, garante.

A qualidade é certificada pela Universidade Federal de Santa Maria, onde foi desenvolvida uma pesquisa que atestou que os bloquetes produzidos pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul são mais resistentes se comparados com outros disponíveis no mercado. De acordo com o engenheiro civil do Município, Everton Henrique Ferreira, o estudo ocorreu antes da parada da máquina e, agora, a Prefeitura pretende realizar novos ensaios. Ferreira relata que seguem sendo usados os mesmos moldes, com os mesmos traços e a mesma receita de antes, mas adaptações devem ser feitas para melhorar ainda mais a eficácia: “o objetivo agora é tentar diminuir os custos de produção mantendo a mesma qualidade do produto”

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/06/2023 0 Comentários 482 Visualizações
Cidades

Prefeito Jerri recebe o deputado federal Afonso Hamm

Por Stephany Foscarini 06/10/2021
Por Stephany Foscarini

Na manhã desta terça-feira (5), o prefeito Jerri Meneghetti recebeu no seu gabinete a visita do deputado federal, Afonso Hamm. O deputado aproveitou a oportunidade para ouvir os propósitos da administração e planejar como poderá atender Dois Irmãos nas próximas oportunidades. O deputado indicou, por meio de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União, o valor de R$ 250 mil ao município para pavimentação de trecho da Rua Princesa Isabel no Bairro Travessão.

Com o recurso será pavimentado o trecho com subidas mais íngremes e curvas, com camada asfáltica para ter a devida resistência e segurança para o tráfego.

O prefeito Jerri agradeceu o deputado pela destinação desse importante recurso para a comunidade de Dois Irmãos. “A pavimentação da Rua Princesa Isabel é uma demanda muito antiga e com este recurso poderemos fazer um trecho. A via faz ligação entre os bairros Travessão e Loteamento Bonamigo, além de elo regional entre as cidades de Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga”, disse Meneghetti.

O deputado ressaltou que está muito feliz em destinar recurso para essa obra estruturante que vai melhorar a vida das pessoas.

O encontro foi acompanhado pelo vice-prefeito, Juarez Stein, os secretários municipais Eloi Diel (Fazenda), Carlos Arnold (Infraestrutura e Serviços Urbanos) e Edson Luis Maicá Severo (Desenvolvimento Econômico), o vereador Nilton Tavares, e os assessores do deputado, Michele Scariot e Gilberto Frigo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/10/2021 0 Comentários 546 Visualizações
Cidades

Governo irá pavimentar a ERS-373 entre Gramado e Santa Maria do Herval

Por Milena Costa 10/06/2021
Por Milena Costa

Antes mesmo de assumir oficialmente a Prefeitura de Gramado, o prefeito Nestor Tissot iniciou em novembro passado, uma mobilização junto com as prefeitas de Santa Maria do Herval, Morro Reuter e Dois Irmãos, com o intuito de sensibilizar o Governo do Estado sobre a importância da conclusão da ligação entre Gramado e Santa Maria do Herval. Na tarde de ontem (09), no Palácio Piratini, o Governo do Estado anunciou o programa Avançar, dentro dos anúncios, o governador Eduardo Leite informou a destinação de recursos para a ligação regional entre os municípios.

“Há muitos anos, tanto Gramado quanto Santa Maria do Herval aguardavam esse anúncio”

O prefeito Nestor Tissot comemorou a decisão e revelou a satisfação em ter um pedido antigo atendido. “Há muitos anos, tanto Gramado quanto Santa Maria do Herval aguardavam esse anúncio. Tanto é que já possui empresa licitada desde 2008, ou seja, mais de uma década de uma espera interminável. Quando retomamos o diálogo em novembro com apoio do deputado federal Marcel van Hattem, muitos me questionaram sobre um sonho antigo e que não sairia do papel, mas hoje percebo que as idas e vindas em Santa Maria do Herval, Porto Alegre e mesmo à Brasília surtiram efeito”, disse.

O custo total da ligação entre Gramado e Santa Maria do Herval, conforme o Governo, é de R$ 27,6 milhões. Segundo o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Luciano Faustino, a estatal vai retomar o diálogo com a empresa vencedora da licitação realizada pelo Estado há 13 anos. “A gente vai chamar a empresa, fazer um reequilíbrio contratual e em questão de poucos meses a gente espera que os trabalhos iniciem”, disse. A previsão de conclusão é ainda dentro do atual governo.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Gramado | Fonte: Assessoria
10/06/2021 0 Comentários 1,1K Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO