Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

pavimentação

Cidades

Vila Palmeira de Novo Hamburgo receberá obras de pavimentação

Por Jonathan da Silva 05/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Novo Hamburgo iniciará nos próximos dias um pacote de obras de pavimentação na Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso. O investimento, de R$ 2.662.500,00, é proveniente do programa Pavimenta RS, do Governo do Estado, e será executado pela empresa Construsinos.

As melhorias incluem pavimentação com blocos de concreto, drenagem pluvial, terraplenagem e sinalização viária. O projeto contempla 11 ruas, totalizando aproximadamente 1.360 metros de extensão, com larguras que variam de três a oito metros. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em até seis meses.

O secretário de Obras Públicas e Infraestrutura de Novo Hamburgo, Eroni Santos, afirmou que a demanda é antiga. “Os moradores aguardam há quase duas décadas por essas obras, que diminuirão drasticamente a poeira e o barro gerados pelo movimento de carros, melhorar a drenagem da água da chuva e trazer mais segurança com a sinalização”, pontuou o titular da pasta.

Ruas contempladas

  • Rua José Cavalheiro – Trecho: Rua Paraíso / Fim
  • Rua 15 – Trecho: Rua Floresta / Rua da Divisa
  • Rua Santa Cecília – Trecho: Rua Planalto / Rua São Valério
  • Rua 8 – Trecho: Rua Floresta / Rua da Divisa
  • Rua São Valério – Trecho: Rua Planalto / Rua Costa Rica
  • Rua Floresta – Trecho: Existente / Rua 8
  • Rua Boa Fé – Trecho: Rua São Francisco / Rua Costa Rica
  • Rua da Divisa – Trecho: Rua 16 / Rua 8
  • Rua Comunitária – Trecho: Rua São Francisco / Até o fim
  • Travessa Eldorado – Trecho: Rua da Divisa / Rua Eldorado
  • Rua Realeza – Trecho: Rua Planalto / Até o fim
Foto: Weslei Fillmann/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/08/2025 0 Comentários 325 Visualizações
Política

Deputado Danrlei destina R$ 400 mil para pavimentação em Picada Café

Por Jonathan da Silva 11/06/2025
Por Jonathan da Silva

O deputado federal Danrlei de Deus Hinterholz (PSD) destinou R$ 400 mil para obras de pavimentação na cidade de Picada Café. O recurso será utilizado na continuidade do asfaltamento da Rua Vicente Prieto, no bairro Jammerthal, até a divisa com Nova Petrópolis. O anúncio da emenda foi feito na manhã desta segunda-feira (9), na sede do partido do parlamentar, em Porto Alegre.

O prefeito de Picada Café, Daniel Rückert (PP), marcou presença no ato de anúncio, acompanhado pelos vereadores Valdir Lubenow (PSD), Franciele Simon Dhein (PSD) e Carina Barth Adams (PSD).

O deputado Danrlei parabenizou o prefeito e os vereadores pelo trabalho desenvolvido na atual gestão e reforçou seu compromisso com a cidade. Segundo o prefeito Rückert, Danrlei é o parlamentar que mais destinou emendas a Picada Café desde a emancipação do município.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/06/2025 0 Comentários 304 Visualizações
Cidades

Nova Petrópolis entrega pavimentação da Estrada Rio Caí

Por Jonathan da Silva 16/05/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Nova Petrópolis entregou nesta quinta-feira (15) a pavimentação da Estrada Rio Caí, localizada na comunidade de São José do Caí, no interior do município. O trecho asfaltado, de 2.828 metros, vai desde o acesso à BR-116 até a Sociedade Lira. A cerimônia contou com a presença do governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), além de autoridades municipais e estaduais.

O investimento total na obra foi de R$ 3.814.673,82, sendo R$ 2 milhões provenientes do Programa Avançar – Pavimenta RS, do governo estadual. A contrapartida municipal foi financiada por meio de recurso obtido junto ao Badesul. A obra teve início em 2024.

Prefeito destaca espera da comunidade

O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen (Republicanos), afirmou que a comunidade aguardava há décadas pela pavimentação. “Essa comunidade esperou muito tempo por esse asfalto, com certeza mais de 50 anos. Foi um grande esforço conjunto para que essa obra fosse concluída”, destacou o chefe do executivo nova-petropolitano.

Governador em exercício comenta impacto da obra

O governador em exercício do Rio Grande do Suk, Gabriel Souza, destacou o efeito positivo da pavimentação para a população local. “Nós temos um grande investimento aqui, um asfalto de qualidade e conversando agora com a comunidade que está aqui presente a gente nota a felicidade das pessoas, não só pelo fato de ter o asfalto, mas, principalmente, o que essa obra trará de felicidade para as pessoas. Felicidade essa que não é medida por metros cúbicos ou metros quadrados”, pontuou Souza.

Acesso alternativo é pleiteado

Durante o evento, o prefeito também reforçou a necessidade de uma rota alternativa ao município por meio da Linha Pirajá, como forma de reduzir a dependência da BR-116. “Hoje Nova Petrópolis está refém da BR-116. Já estamos há dois anos em obras. E tem um ponto mais crítico que é de 2016, se der uma chuva de 50 milímetros, nós vamos ficar sem acesso de novo. A referência de saúde é Caxias do Sul, a maioria que vai para faculdade vai para Caxias do Sul. Muitos trabalhadores trabalham no Município vizinho. Por isso estamos pleiteando uma rota alternativa que vai custar em torno de R$ 16 milhões. Quando forem discutir recursos, lembrem de Nova Petrópolis com carinho, de como essa obra será importante para toda essa região”, afirmou Michaelsen.

Deputado estadual reforça importância regional

O deputado estadual Elton Weber (PSB) também comentou a relevância da estrada para a região. “Se houver outra situação, como explicou o prefeito, nós não vamos ter acesso a Caxias do Sul. Caxias não vai vir para cá, o Vale do Caí não vai subir para a serra, então esta obra que vai sair logo ali atrás é muito importante”, ponderou o parlamentar.

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito de Nova Petrópolis, Alexandre da Silva; os deputados estaduais Elton Weber (PSB) e Carlos Búrigo (MDB); secretários municipais; comunidade e imprensa; além do ex-prefeito Jorge Darlei Wolf (PSDB) e do ex-vice-prefeito Martim Wissmann.

Foto: Gian Baum/Comunicação PMNP/Divulgação | Fonte: Assessoria
16/05/2025 0 Comentários 307 Visualizações
Cidades

Audiência na Assembleia Legislativa debate pavimentação da ERS-373

Por Jonathan da Silva 01/04/2025
Por Jonathan da Silva

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) debateu, nesta segunda-feira (31), a pavimentação da ERS-373, que liga Santa Maria do Herval a Gramado. A reunião foi conduzida pelo deputado estadual Joel Wilhelm (PP), presidente da Comissão de Assuntos Municipais, e teve a participação de representantes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), prefeitos e secretários municipais.

O Daer é responsável por 17 quilômetros da rodovia, sendo 10 quilômetros de asfalto novo e 7 de recapeamento. Atualmente, alguns trechos seguem em obras. Durante a audiência, Wilhelm cobrou agilidade na conclusão do projeto. “A rodovia precisa ficar pronta o quanto antes. O desenvolvimento econômico da região depende dessa estrada. Temos ali produtores de batata e de outros produtos que precisam escoar a produção. Além disso, é uma rota para o turismo, já que encurta o trajeto entre Porto Alegre e Gramado em cerca de 20 quilômetros”, afirmou o parlamentar.

O engenheiro do Daer, Rodrigo Rodrigues, explicou o andamento dos trabalhos e os prazos previstos para a conclusão. “A obra está andando. A sinalização, os bueiros e a rótula ficarão prontos até o final de maio, assim como o trecho de recapeamento na Serra Grande, em Gramado. O trecho de Santa Maria do Herval é um pouco mais complexo, pois é uma região com rochas que necessita de perfuração, inclusive mexendo na rede fluvial. Em junho, a empresa licitada já estará trabalhando. A ideia é terminar até o final do ano”, comentou Rodrigues.

Impacto na região

O prefeito de Santa Maria do Herval, Gilnei Capeletti (MDB), ressaltou a importância da obra para a cidade. “A cidade depende da ERS-373 para se desenvolver. O município terá que investir na rede de abastecimento, que será deslocada, mas para isso temos que saber os detalhes do projeto”, pontuou Capeletti.

Já o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, destacou a necessidade da estrada para os moradores e produtores locais. “A comunidade da Serra Grande precisa escoar a produção por ali e necessita de segurança na estrada. A expectativa de terminar o trecho em maio é animadora. Vamos ficar no aguardo”, declarou Barbacovi.

Demais autoridades presentes

A audiência também contou com a participação do vice-prefeito de Santa Maria do Herval, Felix Alexandro Alles; do secretário de Esportes e Lazer de Gramado, Lucas Roldo; e do secretário de Obras de Gramado, Willian Rodrigo Camillo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
01/04/2025 0 Comentários 382 Visualizações
Cidades

Prefeitura de Garibaldi anuncia entrega de 30 obras no primeiro trimestre de 2025

Por Jonathan da Silva 27/01/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Garibaldi confirmou para os primeiros meses de 2025 a entrega de 30 obras em diversas áreas, como educação, saúde, esporte e lazer. O cronograma inclui pavimentação de ruas, reformas de escolas e revitalização de espaços públicos, como parte dos esforços da gestão municipal para beneficiar a comunidade.

No setor de infraestrutura viária, 17 ruas foram pavimentadas com asfalto ou basalto, abrangendo bairros como Centro, Champanhe, Glória, São Francisco, Santa Terezinha, Alfândega, Tamandaré, além das comunidades de Marcorama e São Roque Figueira de Mello. As ruas contempladas são Aurélio Bittencourt, 25 de Julho, 13 de Maio, General Canabarro, Luiz Furlanetto, Itaner Rossi, Frei Miguel, Café Filho, Padre Anchieta, Princesa Isabel, Antônio Bertoncello, Luíz Carraro, Jorge Amado, José Gava, Delvino Cristófoli, Joni José Bozzeto e as estradas gerais das comunidades de Marcorama e São Roque Figueira de Mello .

Reformas e ampliação na educação

Na área educacional, serão entregues as reformas das escolas municipais Semeando o Futuro e Nossa Senhora da Glória. As intervenções incluem ampliação e modernização dos espaços para melhor atender alunos e profissionais.

Revitalização de espaços públicos e inclusão digital

As praças Raimundo Carniel e da Ermida passaram por revitalizações para melhorar os locais de convivência. Um novo espaço PET foi construído próximo ao Ginásio Municipal de Esportes, muito frequentado por moradores para caminhadas e atividades físicas.

Outro destaque é o lançamento do Programa Conecta Garibaldi, que oferecerá sinal de internet Wi-Fi gratuito em praças, parques, pontos turísticos e outros espaços públicos, promovendo inclusão digital.

Investimentos em esportes e outras áreas

Entre as melhorias esportivas estão a construção de uma nova quadra de tênis e a reforma do complexo esportivo do bairro São Francisco, do ginásio do bairro Fenachamp e de duas quadras esportivas nos loteamentos Fenachamp e Vale Verde.

Além disso, o Cemitério Municipal foi reformado, proporcionando melhor estruturação do espaço.

Prefeito destaca os avanços

O prefeito Sérgio Chesini (PL) comentou a importância das obras para a população. “Estamos trabalhando para entregar melhorias significativas à nossa população. Cada obra finalizada é uma conquista para nossa comunidade, fruto do compromisso da nossa gestão em garantir infraestrutura de qualidade e promoção de bem-estar para a nossa gente”, afirmou o chefe do executivo municipal.

Foto: Prefeitura de Garibaldi/Divulgação | Fonte: Assessoria
27/01/2025 0 Comentários 539 Visualizações
Cidades

Prefeitura de Gramado entrega nove ruas pavimentadas no Vale dos Pinheiros

Por Jonathan da Silva 16/01/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Gramado entregou oficialmente, nesta terça-feira (14), a pavimentação de nove ruas nos Lotes 3 e 4 do bairro Vale dos Pinheiros. Durante o encontro com a comunidade, o prefeito Nestor Tissot (PP) também assinou o contrato para o início das obras do Lote 5, que prevê a pavimentação das Ruas 8 de Março e 21 de Abril, até o Morro da Polenta, com um investimento total de R$ 2,35 milhões.

As ruas entregues foram: 15 de Agosto, 15 de Março, 22 de Abril, 13 de Maio, 12 de Junho, 15 de Outubro, 25 de Dezembro, 12 de Outubro e 15 de Novembro. Com a finalização desses trechos, a Prefeitura avança no projeto de pavimentação de todas as vias do bairro, que inclui sete lotes e totaliza quase 8 km de asfalto, com um investimento superior a R$ 18 milhões.

O prefeito Tissot destacou os esforços da administração para concluir as obras de infraestrutura no bairro. “Com os sete lotes concluídos, teremos 19 ruas pavimentadas e a Estrada Campestre do Tigre. Este é um dos bairros mais belos de Gramado, e essas melhorias representam qualidade de vida para a comunidade”, afirmou o chefe do executivo gramadense.

Cerimônia de entrega

Investimentos e próximos passos

Além das obras já entregues, os Lotes 6 e 7 estão em planejamento. O Lote 6, que abrange 227 metros da Rua 21 de Abril, terá um investimento total de R$ 715,5 mil, enquanto o Lote 7, referente à pavimentação de 1,1 km da Estrada Campestre do Tigre, contará com recursos de R$ 3,28 milhões.

Balanço das obras no Vale dos Pinheiros

  • Lote 1 (1,8 km): Ruas 1º de Janeiro, 6 de Janeiro, 30 de Novembro e 20 de Setembro (R$ 2,4 milhões).
  • Lote 2 (1,8 km): Ruas 10 de Dezembro, 7 de Abril, 12 de Junho e 13 de Janeiro (R$ 4,36 milhões).
  • Lotes 3 e 4 (2,5 km): Ruas 15 de Agosto, 15 de Março, 22 de Abril, 13 de Maio, 12 de Junho, 15 de Outubro, 25 de Dezembro, 12 de Outubro e 15 de Novembro (R$ 5,57 milhões).
  • Lote 5 (771 metros): Ruas 8 de Março e 21 de Abril, até o Morro da Polenta (R$ 2,35 milhões).
  • Lote 6 (227 metros): Trecho da Rua 21 de Abril (R$ 715,5 mil).
  • Lote 7 (1,1 km): Estrada Campestre do Tigre (R$ 3,28 milhões).

O evento de entrega das ruas pavimentadas contou também com a participação do vice-prefeito Luia Barbacovi, vereadores, secretários municipais e moradores do bairro.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/01/2025 0 Comentários 357 Visualizações
Cidades

Pavimentação de Passo da Amora é autorizada após décadas de espera em Montenegro

Por Jonathan da Silva 14/01/2025
Por Jonathan da Silva

A comunidade de Passo da Amora, em Montenegro, celebrou nesta segunda-feira (13) o início da pavimentação dos dois primeiros quilômetros da via principal, uma demanda aguardada por décadas pelos moradores. A obra, com investimento de R$ 3 milhões provenientes de recursos próprios, será executada pela empresa Renovare e tem prazo de conclusão de seis meses.

O ato de assinatura da ordem de início foi acompanhado pelo prefeito Gustavo Zanatta (Republicanos), pelo vice-prefeito Cristiano Braatz e por integrantes da comunidade. Durante o evento, o prefeito destacou o cumprimento de uma promessa feita aos moradores. “Essa é mais uma demanda histórica que estamos atendendo. Um sonho desta comunidade, que talvez nem acreditasse mais. Hoje, é realidade”, afirmou Zanatta.

O líder comunitário Robson Rei, representando a população local, agradeceu à gestão municipal e ressaltou a importância do momento para os moradores. “Valeu a pena acreditar que a obra se tornaria realidade”, declarou Rei.

Comunidade de Passo da Amora celebra início da pavimentação

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
14/01/2025 0 Comentários 457 Visualizações
Cidades

Pavimentação da Rota Panorâmica entre Três Coroas e Canela é concluída

Por Jonathan da Silva 16/12/2024
Por Jonathan da Silva

As obras de pavimentação da Rota Panorâmica, que conecta os municípios de Três Coroas e Canela, na serra gaúcha, foram finalizadas e entregues à população nesta quinta-feira (12). O projeto contou com um investimento de R$ 15 milhões, viabilizado por meio de financiamento entre o Badesul, agência de fomento do estado, e a Prefeitura de Três Coroas.

O trecho pavimentado possui 7,5 quilômetros, iniciando no final da Rua Brasil, em Três Coroas, e terminando no limite da cidade com Canela. As obras, iniciadas em janeiro de 2024, têm o objetivo de melhorar as condições de tráfego e impulsionar o turismo na região.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, esteve presente na entrega e destacou a importância da obra. “Estamos felizes em oferecer esse acesso para a região”, afirmou o titular da pasta.

O presidente do Badesul, Claudio Gastal, ressaltou o impacto econômico e turístico da pavimentação. “Esperamos atrair mais visitantes para a serra gaúcha, promovendo o turismo e fortalecendo a economia local. Isso beneficia diretamente hotéis, restaurantes e o comércio em geral, além de oferecer maior conforto e segurança aos viajantes”, ponderou Gastal.

Também participaram da cerimônia o vice-presidente do Badesul, Flávio Lammel, e o diretor da agência, Kalil Sehbe.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/12/2024 0 Comentários 725 Visualizações
Cidades

Prefeitura de Estância Velha investe mais R$ 1,5 milhão em obras de pavimentação

Por Jonathan da Silva 28/11/2024
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Estância Velha anunciou investimentos de aproximadamente R$ 1,5 milhão para pavimentação de ruas no bairro Rincão dos Ilhéus e mais R$ 7 milhões para obras de duplicação na Rua Portão. As iniciativas incluem melhorias em vias solicitadas há décadas pelos moradores e em um dos principais eixos viários do município.

Três ruas no bairro Rincão dos Ilhéus foram pavimentadas com recursos municipais: São Cristóvão, Serafim Fernandes e Evaristo Fernandes. O projeto, que renovou uma área de 14 mil metros quadrados, contou com um investimento total de R$ 1.520.856,93. De acordo com o prefeito Diego Francisco (PSDB), as intervenções atendem demandas da comunidade que aguardavam há mais de 40 anos. “Essas ruas agora oferecem melhores condições de mobilidade para os moradores”, afirmou o prefeito.

As obras, iniciadas em 21 de novembro, também receberam parte do financiamento por meio da Câmara Municipal, com aporte destinado pelo vereador Douglas Bitencourt.

Duplicação da Rua Portão em andamento

Outro destaque é a duplicação da Rua Portão, que conecta Estância Velha ao município de Portão, passando pelos bairros Lago Azul e Industrial. A primeira etapa das obras contempla 1,2 quilômetro de duplicação, com investimentos de R$ 7 milhões, dos quais R$ 2 milhões foram obtidos junto ao Governo do Estado.

A duplicação inclui duas faixas de tráfego em ambos os sentidos, ciclofaixa e canteiro central. A obra começa na Avenida Campo Grande e se estende até o Parque Industrial e Tecnológico Engenheiro José Portella Nunes.

Intervenções da Corsan na Rua Portão

Paralelamente, a Corsan realiza melhorias em outro trecho da Rua Portão, entre a Avenida Presidente Lucena e a rótula da Avenida Campo Grande. Com um investimento de R$ 6.299.264,04, a obra é uma compensação por intervenções anteriores na via e inclui a qualificação de 35 mil metros quadrados.

Segundo o prefeito Diego, as obras na Rua Portão são fundamentais para melhorar o fluxo de motoristas e pedestres em um dos principais eixos viários da cidade. “Essas melhorias representam um avanço significativo na qualidade de vida dos moradores e na circulação urbana”, destacou o prefeito.

Foto: Robson F. Nunes/Decom/PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
28/11/2024 0 Comentários 418 Visualizações
Cidades

Obras de recuperação de asfalto em Novo Hamburgo continuam

Por Jonathan da Silva 31/07/2024
Por Jonathan da Silva

A Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários (Semopsu) de Novo Hamburgo realizou nesta terça (30) e quarta-feira (31) reparo no asfalto no cruzamento das ruas Demétrio Ribeiro, Bento Gonçalves e Bento Manoel, nos bairros Guarani e Operário. O recapeamento foi realizado com asfalto quente, obra realizada nos desníveis e buracos maiores, onde a execução do serviço é mais demorada e exige um tempo sem chuva, com maquinários e outros procedimentos.

Em breve, caso as condições climáticas permitam, o trabalho será realizado na Rua Coronel Travassos, no cruzamento com a Rua Bento Gonçalves, e na Avenida Montevidéo e na Avenida Coronel Frederico Link. De forma paralela e contínua, também está sendo realizado o trabalho de tapa-buracos com o asfalto frio, ocorrendo em diversas vias dos bairros do município. Nesta semana, foram realizados serviços nas ruas Rincão, Boa Saúde, Bartolomeu de Gusmão, Guia Lopes, Pedro Boll Filho, Alfredo Marotzki, Pedro Américo, João Edmundo Streb, Dr. Maurício Cardoso, General Osório e a Estrada da Integração Leopoldo Petry.

Diferentemente do asfalto quente, a utilização do asfalto frio é mais dinâmica e rápida, além de não necessitar bloquear o trânsito. Após a colocação, é possível circular com os veículos imediatamente sobre o material, que possui uma tecnologia de secagem rápida. A compactação do asfalto também é realizada de forma diferente, pois o trânsito de veículos acelera o endurecimento do material.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
31/07/2024 0 Comentários 567 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO