Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

montenegro

Variedades

Projetos sociais da Braskem beneficiam 8,9 mil pessoas no Rio Grande do Sul em 2024

Por Jonathan da Silva 29/01/2025
Por Jonathan da Silva

A Braskem encerrou 2024 com cerca de 8,9 mil pessoas beneficiadas por seus projetos sociais no Rio Grande do Sul. As iniciativas, voltadas para educação, economia circular e inclusão social, incluíram capacitação profissional, apoio a cooperativas de reciclagem, incentivo ao empreendedorismo feminino e assistência emergencial às vítimas das enchentes que atingiram o estado.

O gerente de Relações Institucionais da Braskem no RS, Daniel Fleischer, afirmou que a empresa busca auxiliar as comunidades próximas às suas operações industriais. “Buscamos cumprir o compromisso da empresa de auxiliar o desenvolvimento das comunidades do entorno de suas operações industriais com ações de fomento à sustentabilidade, ao empreendedorismo e à economia circular. Também nos concentramos em ajudar as pessoas atingidas pelas cheias com doações de itens essenciais e produtos plásticos em parceria com os nossos clientes que são as indústrias de transformação”, destacou Fleischer.

Programas de capacitação e inclusão social

O programa Inovar Para Construir, desenvolvido em parceria com o Senai-RS, formou quatro turmas no curso de Instalações Elétricas, beneficiando 70 pessoas em Montenegro, Rio Grande e Nova Santa Rita. O Programa de Qualificação Profissional, também em parceria com o Senai-RS, capacitou 25 alunos no curso de Caldeireiro em Montenegro.

Na terceira edição do Empreendedoras Braskem, 42 mulheres dos municípios de Triunfo, Montenegro e Nova Santa Rita participaram de capacitações para aprimorar ou iniciar seus negócios.

O programa SER +, que apoia a inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico da cadeia da reciclagem, atendeu 250 trabalhadores de oito cooperativas em Porto Alegre, Triunfo e Dois Irmãos. Além de doação de equipamentos e assessoria técnica, a iniciativa destinou R$ 140 mil para três cooperativas de Porto Alegre impactadas pelas enchentes.

Incentivo à economia circular

O edital Braskem Projetos que Transformam contemplou dois projetos do Rio Grande do Sul. A cooperativa Estação Reciclar, de Montenegro, recebeu recursos para a aquisição de uma prensa hidráulica, enquanto o projeto Planeta Energia, de Triunfo, promoverá atividades sobre preservação ambiental com alunos da rede pública.

O projeto Plastitroque, que estimula a reciclagem, arrecadou 2.463 quilos de resíduos plásticos e distribuiu 695 kits de alimentação e material escolar para comunidades em Triunfo e Porto Alegre.

Assistência às vítimas das enchentes

Diante das enchentes que atingiram o estado, a Braskem distribuiu 4 mil cestas básicas e kits de higiene e limpeza às comunidades próximas às suas operações na Região Metropolitana e em Rio Grande. A empresa também arrecadou R$ 60 mil para a compra de cobertores, roupas íntimas e meias, em parceria com a Cufa Montenegro.

Educação e conscientização ambiental

O projeto Estação Ambiental Braskem impactou mais de seis mil estudantes de 19 escolas do Rio Grande do Sul, promovendo atividades sobre sustentabilidade, economia circular e preservação ambiental. As ações foram realizadas em diferentes localidades, utilizando a área de preservação da empresa como referência para as atividades educacionais.

Foto: Jefferson Bernardes/Divulgação | Fonte: Assessoria
29/01/2025 0 Comentários 1,K Visualizações
Cidades

Montenegro receberá novos desassoreamentos

Por Jonathan da Silva 29/01/2025
Por Jonathan da Silva

Montenegro será um dos 154 municípios beneficiados pelo Programa Desassorear RS, iniciativa do Governo do Estado que visa a limpeza de recursos hídricos afetados por catástrofes climáticas em 2023 e 2024. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (29), em Bento Gonçalves, pelo governador Eduardo Leite (PSDB) e pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann.

O projeto prevê o desassoreamento de cerca de 8 mil metros de cursos d’água em Montenegro, incluindo arroios, valas e sistemas de drenagem. A intervenção contará com um investimento estadual de aproximadamente R$ 1,5 milhão, que se soma aos R$ 3 milhões aplicados pela Prefeitura em 2023 com recursos próprios. O objetivo é evitar novas cheias e alagamentos na cidade.

Representação do município

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Cristiano Braatz, representou Montenegro no evento, acompanhado dos secretários de Gestão e Planejamento, Rafael Cruz, e de Viação e Serviços Urbanos, Tiago Machado.

Expectativa para início das obras

Os trabalhos incluem a remoção de bancos de areia e entulhos de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais, visando melhorar o escoamento da água. “Já havia algum tempo que vínhamos pedindo essa intervenção do estado”, afirmou Braatz. “A obstrução dos cursos d’água intensifica alagamentos e faz com que os arroios e sangas transbordem de forma mais rápida”, complementou o secretário.

Como a execução da obra será de responsabilidade do governo estadual, ainda não há uma data definida para o início dos serviços.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
29/01/2025 0 Comentários 401 Visualizações
Política

Prefeito de Montenegro cobra agilidade do governo federal na reconstrução após enchentes

Por Jonathan da Silva 29/01/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta (Republicanos), participou de um evento em Porto Alegre nesta terça-feira (28), onde cobrou mais agilidade do Governo Federal na liberação de recursos e na implementação de projetos de moradia para as famílias afetadas pelas enchentes de 2023 e 2024. O encontro reuniu lideranças municipais, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, o secretário de Reconstrução do RS, Maneco Hassen, e o governador Eduardo Leite (PSDB).

Durante o evento, Zanatta destacou a necessidade de acelerar os processos administrativos e garantir que as ações de reconstrução atendam às necessidades das comunidades atingidas. Também foi feita uma atualização sobre as iniciativas de recuperação do Rio Grande do Sul, incluindo ações do Novo PAC, que prevê R$ 81,4 bilhões em recursos do Governo Federal, além de financiamentos e isenção de juros para facilitar a recuperação das regiões afetadas.

Medidas para evitar novas tragédias

O prefeito de Montenegro ressaltou a importância de medidas preventivas, como o desassoreamento do Rio Caí, para evitar novos episódios de enchentes. “Seguimos na luta por melhorias e soluções rápidas para Montenegro e os demais municípios atingidos, sempre com foco no bem-estar das pessoas e na reconstrução de suas vidas”, afirmou Zanatta.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
29/01/2025 0 Comentários 359 Visualizações
Ensino

Educação infantil retoma aulas nesta quarta-feira em Montenegro

Por Jonathan da Silva 28/01/2025
Por Jonathan da Silva

As aulas da educação infantil nas escolas municipais de Montenegro serão retomadas nesta quarta-feira, 29 de janeiro. Ao todo, cerca de 1.900 crianças, com idades entre 0 e 6 anos, retornarão às atividades.

Os funcionários das instituições de ensino já voltaram ao trabalho nesta segunda-feira (27), em preparação para a retomada das atividades. Segundo a secretária municipal de Educação, Glaé Machado, as escolas mantidas pela Prefeitura estão prontas para atender o público infantil.

Inscrições para novas vagas

As famílias que ainda precisam de vagas para as crianças devem procurar a central de inscrições a partir do dia 30 de janeiro. O serviço funciona junto à Secretaria Municipal de Educação (S,ed), localizada na Rua João Pessoa, 1748, e realiza atendimentos às terças e quintas-feiras, das 7h às 13h.

Ensino fundamental retorna em fevereiro

Para os alunos do ensino fundamental, o retorno às aulas na rede municipal está marcado para o dia 19 de fevereiro.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
28/01/2025 0 Comentários 353 Visualizações
Business

Fonte Gaúcha recebe licença para iniciar operações em Montenegro

Por Jonathan da Silva 27/01/2025
Por Jonathan da Silva

A empresa Fonte Gaúcha recebeu a Licença de Instalação para atuar em Montenegro, em uma área da Costa da Serra. O empreendedor Ledimar Chapuis planeja implantar a operação nos próximos meses e agora busca obter a Concessão de Lavra junto à Agência Nacional de Mineração (ANM). Nesta segunda-feira (27), Ledimar Chapuis esteve reunido com o prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta (Republicanos), e com o secretário de Meio Ambiente, Ronei Cavalheiro, para discutir os próximos passos da implantação. A unidade terá capacidade de produzir 60 mil litros de água por hora.

Durante o encontro, o empresário destacou a rapidez do processo de licenciamento junto à Prefeitura e o ambiente favorável aos negócios no município, que incentiva a geração de emprego e renda. Na fase inicial do projeto, a empresa deve gerar 30 empregos diretos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
27/01/2025 0 Comentários 539 Visualizações
Cidades

Ruas do Centro de Montenegro passarão por operação de limpeza noturna

Por Jonathan da Silva 21/01/2025
Por Jonathan da Silva

Uma operação especial de limpeza noturna será realizada no Centro de Montenegro a partir desta terça-feira, 21 de janeiro, às 19h, até quinta-feira, dia 23. A ação tem como objetivo remover a terra acumulada pelas fortes chuvas que atingiram a cidade na sexta-feira (17). O trabalho visa evitar o entupimento de redes de esgoto e reduzir a poeira na região central, de acordo com o Departamento de Limpeza Pública.

O diretor de Limpeza Pública de Montenegro, Manoel Eliseu Selbach, conhecido como Zeu, explicou que o objetivo principal é prevenir problemas no sistema de esgoto e melhorar as condições de limpeza para comerciantes e moradores. “A terra deixada pelos alagamentos precisa ser removida para que não acabe entupindo as redes de esgoto. Além disso, produz poeira, comprometendo a limpeza das lojas e das residências”, afirmou Selbach.

Áreas de atuação

A operação cobrirá a região central mais afetada pelo temporal, com trabalhos desde a Rua Apolinário de Moraes até o final da Rua Buarque de Macedo. Durante as atividades, pode haver bloqueios temporários em pistas e ruas devido à movimentação de equipes, máquinas e caminhões.

Impacto no tráfego

Segundo o diretor, a escolha pelo horário noturno busca minimizar os transtornos à comunidade. “À noite, o impacto será menor sobre o tráfego”, destacou Zeu, que também pediu a compreensão dos moradores durante o período de realização da limpeza.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
21/01/2025 0 Comentários 428 Visualizações
Cidades

Prefeitura de Montenegro institui Banco de Alimentos para combater insegurança alimentar

Por Jonathan da Silva 20/01/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Montenegro anunciou a criação de um Banco de Alimentos para captar, armazenar e distribuir alimentos à população em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. A medida acontece após a aprovação unânime da lei que institui o programa pela Câmara de Vereadores.

O Banco de Alimentos será operado em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e receberá itens não perecíveis. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, José Vitor Cardoso, a nova legislação permitirá a ampliação das doações, facilitando parcerias com entidades governamentais e do terceiro setor, como a Federação das Indústrias (Fiergs). “Assim, poderemos ampliar a oferta e garantir uma pequena reserva para as situações de emergência”, explicou Cardoso.

O projeto formaliza práticas já existentes, regulamentando a triagem e análise de qualidade dos alimentos recebidos antes de sua distribuição. Os itens serão destinados a entidades assistenciais, organizações sociais e iniciativas cadastradas que atendem pessoas em vulnerabilidade.

Campanhas de conscientização

Além da distribuição de alimentos, o Banco de Alimentos terá como objetivo promover campanhas de conscientização sobre solidariedade e combate ao desperdício de alimentos. O prefeito Gustavo Zanatta (Republicanos) ressaltou a importância do programa para a cidade. “Queremos produzir um impacto direto na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e reforçar o compromisso da nossa cidade com a justiça social, a solidariedade e o bem-estar coletivo”, afirmou o chefe do executivo.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Montenegro busca consolidar ações que contribuam para a redução da insegurança alimentar e o fortalecimento do apoio às famílias em situação de risco.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
20/01/2025 0 Comentários 482 Visualizações
Cidades

Prefeitura de Montenegro repassará caixas d’água a produtores afetados pela estiagem

Por Jonathan da Silva 17/01/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Montenegro distribuirá caixas d’água de 10 mil litros para agricultores de comunidades do município afetadas pela estiagem. A medida busca mitigar os impactos da falta de água e permitir o armazenamento da chuva, beneficiando tanto tarefas domésticas quanto o abastecimento de animais.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Vlademir Ramos Gonzaga, mesmo durante os períodos de seca, há chuvas esparsas que podem ser aproveitadas. “Ainda que esta água não seja suficiente para a grande demanda agropecuária, com as caixas, será possível armazenar parte dela para tarefas domésticas e para atender aos animais”, afirmou o titular da pasta. Gonzaga destacou também os benefícios em médio prazo, ressaltando que “parte da água que hoje se perde no inverno poderá ficar guardada, por exemplo, para matar a sede dos animais no verão”.

A logística no fornecimento de água também será otimizada. Atualmente, caminhões-pipa da Prefeitura abastecem propriedades durante a seca, mas a água despejada em açudes secos se perde rapidamente por absorção do solo e evaporação. Com os reservatórios, essa perda será reduzida, diminuindo a necessidade de viagens dos caminhões.

O investimento inicial na aquisição das caixas d’água é de cerca de R$ 200 mil. Além disso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) será responsável por preparar o terreno nas propriedades quando necessário. “Esta é mais uma ação que iremos desenvolver para oferecer melhor qualidade de vida aos nossos agricultores”, afirmou o prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta (Republicanos).

Os interessados em obter os reservatórios devem se dirigir à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, localizada na rua Campos Netto, 777. Mais informações podem ser consultadas na lei que regulamenta o benefício, disponível na Lei nº 7.062.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
17/01/2025 0 Comentários 431 Visualizações
Cidades

Prefeitura de Montenegro acompanha 175 famílias de imigrantes através do CRAI

Por Jonathan da Silva 16/01/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Montenegro está acompanhando 175 famílias de imigrantes por meio do Centro de Referência ao Imigrante (CRAI), que oferece apoio especializado a estrangeiros e refugiados, independentemente de sua situação migratória ou documental. A maioria dessas famílias é composta por venezuelanos (158), mas também há grupos vindos de Cuba, Guiné, Argentina, Marrocos e Costa do Marfim.

Segundo a diretora de Assistência Social, Carliane Pinheiro, o objetivo do CRAI é assegurar o acesso dos imigrantes a direitos e políticas públicas, além de melhorar o atendimento prestado por órgãos governamentais e empresas locais. “Nosso trabalho pode ser resumido em promoção da dignidade humana”, afirmou Carliane.

As famílias imigrantes em Montenegro, em sua maioria, trabalham em indústrias de alimentos e supermercados. Além de orientações legais, o CRAI oferece acolhimento, distribuição de roupas e alimentos, e encaminhamentos para programas sociais, serviços de saúde e educação.

A equipe do CRAI conta com psicólogo, assistente social e educador social, que utilizam técnicas como a escuta ativa para superar barreiras linguísticas. Essa abordagem inclui ouvir atentamente e interpretar gestos e movimentos corporais para compreender as necessidades dos imigrantes.

O serviço

Localizado no CRAS Borboletas, na Rua La Salle, 9, bairro Municipal, o CRAI oferece serviços como orientação sobre regularização migratória, acesso a direitos sociais, apoio jurídico, confecção de currículos, e atividades socioculturais e educativas. Também atua na proteção de famílias em situações de vulnerabilidade e no apoio à reintegração social e cultural.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/01/2025 0 Comentários 475 Visualizações
Cidades

Montenegro discute estratégias para expansão do Polo da Química

Por Jonathan da Silva 15/01/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Montenegro realizou uma reunião nesta terça-feira (7) para tratar do fortalecimento do Polo da Química e da atração de novas empresas para a região. Participaram do encontro o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cristiano Braatz, o procurador-geral do município, Alexandre Muniz de Moura, o diretor de Indústria e Comércio, Júnior Schneider, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e o deputado federal Pedro Westphalen (PP).

Entre os temas abordados estiveram a Incubadora Industrial do Município e a participação em feiras para promover as potencialidades de Montenegro em parceria com representações do Rio Grande do Sul.

O secretário municipal Cristiano Braatz ressaltou a colaboração com o governo estadual no esforço para atrair investimentos. “Temos uma relação estreita e trabalhamos em conjunto, porque o Estado sabe que Montenegro é o melhor lugar para investir”, afirmou Braatz.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
15/01/2025 0 Comentários 410 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO