Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

montenegro

Saúde

Prefeitura e Câmara de Montenegro buscam solução para paralisação no Hospital

Por Jonathan da Silva 12/03/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito em exercício de Montenegro, Cristiano Braatz (MDB), e o presidente da Câmara de Vereadores, Talis Ferreira (Podemos), se reuniram nesta quarta-feira (12) para discutir a paralisação parcial dos médicos do Hospital Montenegro (HM). A suspensão das atividades pode gerar impactos no atendimento à população. Também participaram do encontro a secretária da Saúde, Andrea Coitinho da Costa; o procurador-geral do município, Alexandre Muniz de Moura; o gerente de Contratos e Convênios, Sílvio Kaél; o chefe de gabinete, Renan Boos; e o secretário da Fazenda, Antônio Miguel Filla.

Durante a reunião, os representantes da Prefeitura e da Câmara manifestaram surpresa com a paralisação. Segundo Braatz, o diretor do hospital, Jeferson Alonso dos Santos, havia afirmado publicamente que não haveria interrupção nos atendimentos. “A Administração e a Câmara já vêm tratando do assunto há mais de um mês”, afirmou o prefeito em exercício. Ferreira ressaltou que o Legislativo criou a Frente Parlamentar da Saúde para debater o tema.

Município busca repasses estaduais

O Hospital Montenegro é uma instituição filantrópica que presta serviços ao Governo do Estado, o que limita a intervenção direta do município. Braatz destacou que a Prefeitura pode pressionar o Estado para aumentar os repasses e tentar adquirir serviços para garantir atendimento à população. “Inclusive, já manifestamos esse interesse e estamos aguardando retorno”, ressaltou o vice-prefeito.

Ficou decidido na reunião que a administração municipal e a Câmara vão buscar, ainda nesta quarta, a Secretaria Estadual da Saúde para discutir soluções para o impasse. “É preciso assegurar a saúde financeira do hospital para a normalização dos atendimentos”, afirmou Ferreira.

Medidas emergenciais

Enquanto aguarda uma definição sobre os repasses estaduais, a Secretaria Municipal da Saúde adotará medidas emergenciais. A estrutura de pronto-atendimento será reforçada e haverá ampliação no transporte de pacientes para outras cidades, caso a demanda aumente.

Braatz e Ferreira reafirmaram o compromisso com a saúde pública e a continuidade dos atendimentos, destacando que buscarão todas as alternativas possíveis dentro dos limites legais para solucionar a situação.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/03/2025 0 Comentários 412 Visualizações
Projetos especiais

Braskem expande projeto de educação ambiental com unidade itinerante

Por Jonathan da Silva 10/03/2025
Por Jonathan da Silva

A Braskem ampliou o alcance do projeto Estação Ambiental ao adotar um formato itinerante em 2024. A iniciativa, que promove conscientização sobre biodiversidade, preservação dos recursos naturais e consumo consciente, passa a contar com uma unidade móvel chamada Capimóvel, que levará atividades lúdicas e pedagógicas a diferentes locais. O projeto será desenvolvido em escolas, universidades e entidades como Apaes, lares de idosos e casas de acolhimento de crianças e adolescentes. A unidade itinerante atenderá instituições situadas em um raio de até 40 quilômetros do Polo Petroquímico de Triunfo, abrangendo cidades como Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Montenegro e Nova Santa Rita. Os interessados em receber as atividades podem realizar agendamentos por meio do site da Braskem, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3457-6027.

A programação inclui jogos, atividades sensoriais e o uso de Realidade Virtual (RV). O conteúdo é dividido em dois temas principais: “Natureza e seres vivos”, que permite aos participantes conhecer até seis espécies taxidermizadas; e “Consumo e pós-consumo responsável”, que aborda a temática dos resíduos sólidos, cadeia produtiva do plástico e produtos de consumo.

Todas as atividades estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utilizam exemplos baseados no complexo ambiental que abriga a Estação Ambiental Braskem. Situada no “cinturão verde” do Polo Petroquímico de Triunfo, a área de 68 hectares preserva mais de três mil espécies de fauna e flora.

Ampliação do impacto social

O gerente de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul, Daniel Fleischer, destacou que a iniciativa permitirá um maior alcance do projeto. “Com este formato mais flexível, estamos expandindo a nossa capacidade de proporcionar uma experiência lúdica e pedagógica a um número ainda maior de pessoas. Além de ampliar o impacto social e cultural, esse novo formato nos permite adaptar as ações às necessidades de cada escola ou instituição atendida, promovendo maior engajamento e transformação positiva”, afirmou Fleischer.

Histórico do projeto

O Estação Ambiental Braskem foi criado há mais de três décadas e já alcançou mais de 246 mil pessoas no Rio Grande do Sul. Somente nos últimos cinco anos, 18.824 participantes foram impactados. Desde 2023, a iniciativa passou a contar com o formato itinerante. O projeto também inclui a agenda Diálogos de Sustentabilidade e Educação Ambiental (DSEA), voltada para empresas da cadeia produtiva da indústria química e do plástico localizadas no Polo Petroquímico de Triunfo.

Foto: Fernando Bertoldi de Oliveira/Divulgação | Fonte: Assessoria
10/03/2025 0 Comentários 615 Visualizações
Política

Prefeitura de Montenegro busca alternativas para manutenção do Hospital Municipal

Por Jonathan da Silva 26/02/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Montenegro tem trabalhado para tentar garantir a manutenção do Hospital Montenegro (HM), que enfrenta dificuldades financeiras devido a atrasos nos repasses do governo estadual. O prefeito Gustavo Zanatta (Republicanos) e integrantes da administração municipal participaram de reuniões em busca de soluções para evitar a paralisação de parte dos serviços médicos.

Na terça-feira (25) à tarde, uma reunião em Porto Alegre com lideranças do Vale do Caí tratou de temas da saúde, incluindo a situação do Hospital Montenegro. Na manhã seguinte, o prefeito Zanatta conversou com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, em uma reunião online que contou com a participação do diretor do HM, Jeferson Alonso dos Santos, e da prefeita de Pareci Novo, Cristina Reinheimer.

Segundo Zanatta, o hospital tem alcance regional e atende mais de 100 mil pessoas do Vale do Caí que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).

Propostas para ampliação de repasses

A secretária estadual de Saúde apresentou alternativas para aumentar os repasses ao HM, condicionadas à prestação de novos serviços. Entre as propostas, estão a criação de um plantão presencial de Traumatologia e um ambulatório de Neurologia. Também foi discutida a possibilidade de implementar as Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs), que englobam um conjunto de procedimentos voltados ao tratamento de doenças específicas.

Ações regionais e busca por emendas parlamentares

Na tarde de quarta-feira (26), o prefeito de Montenegro participou de uma reunião da Frente Parlamentar da Saúde, iniciativa da Câmara de Vereadores, que contou com a presença do prefeito de Barão, Jefferson Born (PP). Zanatta defendeu uma ação regional para a captação de recursos federais por meio de emendas parlamentares ao orçamento da União e destacou a importância da união dos prefeitos do Vale do Caí na compra de serviços hospitalares para garantir o atendimento à população.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/02/2025 0 Comentários 417 Visualizações
Cidades

Prefeitura de Montenegro intensifica manutenção de estradas no interior

Por Jonathan da Silva 25/02/2025
Por Jonathan da Silva

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Montenegro está realizando a manutenção de estradas em diversas comunidades do interior do município. Nos últimos dias, as equipes atenderam as localidades de Lajedinho, Potreiro Grande, Pesqueiro, Porto Garibaldi, Bom Jardim do Caí, Passo da Amora e Calafate.

De acordo com o diretor da pasta, Eliseu da Rocha, conhecido como Lico, a Prefeitura utiliza três motoniveladoras simultaneamente sempre que possível. “No geral, essa estratégia melhora a qualidade da estrada, reduz custos e otimiza o tempo de execução da obra”, afirmou Rocha.

Benefícios da técnica

O uso das três máquinas em linha permite nivelar o terreno e tapar buracos de forma mais eficiente, cobrindo uma área maior da estrada em menos tempo. Segundo a Secretaria, essa abordagem resulta em um acabamento mais uniforme e reduz a formação de ondulações na via.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
25/02/2025 0 Comentários 322 Visualizações
Projetos especiais

ONG revitaliza casas atingidas pelas enchentes em Montenegro

Por Jonathan da Silva 21/02/2025
Por Jonathan da Silva

O Instituto Soplos, organização não governamental (ONG) de Montenegro, está revitalizando 50 casas atingidas pelas enchentes do ano passado na cidade, por meio do Projeto Arco-Íris. Na manhã desta quinta-feira (20), o prefeito Gustavo Zanatta (Republicanos) visitou o bairro Industrial, onde as ações estão em andamento, acompanhado do presidente do Instituto Ultra, Luis Fernando Guggenberger, do diretor do Instituto Soplos, Alex Mello, e do secretário interino de Desenvolvimento Econômico, Júnior Schneider.

O projeto foi criado para atender pessoas idosas afetadas pelas enchentes, garantindo melhores condições de moradia e promovendo inclusão social, fortalecimento comunitário e melhoria da qualidade de vida dos beneficiários. Durante a visita técnica, os participantes acompanharam o andamento das obras e a instalação de placas do Projeto Arco-Íris em algumas das casas revitalizadas. “O compromisso é garantir um legado de dignidade, segurança e bem-estar para as pessoas idosas atendidas”, afirmou o diretor do Soplos, Alex Mello.

Novas iniciativas para 2025

Na ocasião, Mello apresentou ao prefeito e aos apoiadores do projeto as novas ações previstas para 2025. Entre as iniciativas planejadas, estão oficinas terapêuticas, educativas e de inclusão digital, além de medidas voltadas à sustentabilidade e adaptação dos lares para garantir mais autonomia e segurança aos moradores idosos.

O projeto também prevê a distribuição de mobiliários sustentáveis, feitos de aço galvanizado e madeira ecológica ou de demolição, visando maior resistência a eventos climáticos extremos.

O prefeito Zanatta destacou a importância da iniciativa e a necessidade de apoio às famílias que perderam seus pertences nas enchentes. “A Prefeitura ajudou muitas pessoas durante e depois da enchente, mas inúmeras famílias perderam tudo. Este apoio é fundamental para retomarem suas vidas e suas rotinas”, comentou o chefe do executivo montenegrino.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
21/02/2025 0 Comentários 449 Visualizações
Cultura

Montenegro recebe espetáculo “Senhor Clandestino” neste domingo

Por Jonathan da Silva 21/02/2025
Por Jonathan da Silva

O projeto “Verão nas Ruas 2025” retoma suas atividades em Montenegro neste domingo, 23 de fevereiro, com a apresentação do espetáculo “Senhor Clandestino”, da Companhia Khaos Cênica. A peça, voltada para o público adulto, será encenada às 20h30min na praça do bairro Germano Henke, localizada na rua Fortaleza.

A montagem leva para o teatro de rua uma estética steampunk e acompanha um cientista que viaja entre dimensões em busca de respostas para uma anomalia. O protagonista, Sr. Clandestino, acaba chegando à realidade atual do planeta Terra, onde questiona a existência humana e expõe, com humor ácido, desigualdades e erros da sociedade contemporânea.

Cultura em diversos bairros

Idealizado pela Prefeitura de Montenegro, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo (SMDECT), o projeto “Verão nas Ruas” promove apresentações teatrais gratuitas em diferentes bairros da cidade. A Companhia Khaos Cênica é a responsável pelos espetáculos que integram a programação.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
21/02/2025 0 Comentários 333 Visualizações
Cultura

Com Restinga, Saldanha e Bambas da Orgia, Montenegro terá três dias de Carnaval em 2025

Por Jonathan da Silva 20/02/2025
Por Jonathan da Silva

A cidade de Montenegro realizará três dias de festividades carnavalescas em 2025, com apresentações musicais e desfiles de escolas de samba. O evento “Samba de Monte” ocorrerá nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março na Praça Rui Barbosa, com a participação de escolas tradicionais do Carnaval de Porto Alegre, grupos locais e atividades recreativas.

Entre os destaques da programação estão as escolas de samba Estado Maior da Restinga e Bambas da Orgia, esta última uma das maiores campeãs do Carnaval da capital gaúcha. A Banda Saldanha, que se apresentou na edição de 2023, também estará presente.

Escolas e grupos locais também participarão da festa, incluindo Mangueira, Unidos do Bairro Senai (UBS), Resenha do Dioguinho, Escola de Samba Unidos do Bairro Industrial (Esubi), Caldeirão, Chico e Banda e Pagode Puracaso.

Toboágua gigante e atividades recreativas

Nos dias 1º e 2 de março, a programação contará com um toboágua gigante na rua São João, na esquina com a rua João Pessoa. A atração estará disponível para a comunidade das 9h às 18h, com espaço infantil que incluirá futebol de sabão. No local, haverá arrecadação de alimentos não perecíveis para doação.

Organização e expectativa

O evento é promovido pela Prefeitura de Montenegro, por meio da Secretaria de Desporto, Cultura e Turismo (SMDECT), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). A diretora de Cultura, Priscila Nunes, destacou que a cidade investe em atrações reconhecidas e no incentivo às manifestações culturais locais. “Nos últimos anos, o Carnaval tem tido muita adesão por parte da comunidade montenegrina. Estamos levando, de forma gratuita, atrações de qualidade para os que preferirem ficar na cidade durante o feriado”, afirmou Priscila.

Fotos: Emanuel Tadeu/Pexels/Reprodução e Prefeitura de Montenegro/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/02/2025 0 Comentários 552 Visualizações
Cidades

Fiscais da Agergs realizam vistorias em pontos de distribuição da Corsan em Montenegro

Por Jonathan da Silva 18/02/2025
Por Jonathan da Silva

Três fiscais da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) estiveram em Montenegro na manhã desta terça-feira (18) para inspecionar pontos de distribuição de água da Corsan. A ação ocorreu após o gerente de Contratos e Convênios da Prefeitura de Montenegro, Silvio Kaél, levar à agência reclamações da população sobre o abastecimento. O engenheiro da Prefeitura, Daniel de Vargas, e o secretário-geral, Igor Silvestrin, acompanharam as vistorias.

A fiscalização tem como objetivo medir a pressão do abastecimento em residências cujos moradores registraram queixas. Devido ao mau tempo, os trabalhos serão retomados em outra data.

Próximos passos

A Agergs atua como intermediária entre a sociedade e o governo estadual, regulando serviços concedidos a empresas privadas. Após a conclusão da inspeção, um relatório será enviado à Corsan/Aegea, responsável pelo abastecimento de água. Caso sejam constatados problemas que não sejam solucionados pela empresa, poderão ser aplicadas multas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
18/02/2025 0 Comentários 426 Visualizações
Cidades

Montenegro amplia videomonitoramento com 105 câmeras nas ruas

Por Jonathan da Silva 14/02/2025
Por Jonathan da Silva

O município de Montenegro conta agora com 105 câmeras de videomonitoramento em operação. Além dos acessos à cidade, os equipamentos foram instalados em áreas de intenso tráfego e pontos comerciais considerados sensíveis. O objetivo é inibir ações criminosas e facilitar a identificação e prisão de suspeitos, desta forma aumentando a segurança na cidade.

Nesta semana, agentes da Polícia Civil, da Brigada Militar e da Guarda Municipal participaram de um treinamento para operar as 79 novas câmeras que começaram a funcionar no fim do ano passado. Os equipamentos se somam a outros 26 já instalados.

Com a ampliação do sistema, a Polícia Civil também passa a ter acesso às imagens para auxiliar investigações. Além disso, segundo o diretor da Guarda Municipal, Airton Santos, o sistema inclui alto-falantes que permitem a emissão de alertas nos locais monitorados.

Investimento e infraestrutura

O treinamento ocorreu na Delegacia Regional de Polícia e foi conduzido por técnicos da empresa DGT Tecnologia, de Estância Velha, responsável pela instalação, locação e manutenção dos equipamentos para a Prefeitura. O investimento total é de aproximadamente R$ 8,5 milhões para um período de cinco anos. Após esse prazo, as câmeras serão incorporadas ao patrimônio do município.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
14/02/2025 0 Comentários 453 Visualizações
Ensino

Prefeito de Montenegro anuncia investimento durante reunião com diretores de escolas

Por Jonathan da Silva 05/02/2025
Por Jonathan da Silva

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Montenegro realizou, nesta quarta-feira (5), uma reunião com as equipes diretivas das escolas municipais para discutir o planejamento do ano letivo e apresentar investimentos na rede de ensino. O encontro contou com a participação do prefeito Gustavo Zanatta (Republicanos), que anunciou a aplicação de R$ 6 milhões em melhorias na infraestrutura escolar.

Durante a reunião, Zanatta destacou que a educação pública municipal é uma referência e reafirmou o compromisso da gestão em qualificar as condições de trabalho para estudantes e profissionais da área. Entre as melhorias anunciadas, foi informada a decisão de a Smed contar com arquiteto e engenheiro próprios, o que, segundo a prefeitura, permitirá mais agilidade nas obras de reforma e construção das escolas.

A secretária de Educação, Glaé Machado, e o assessor da pasta, Odilson Soares, conduziram o evento e ressaltaram a importância do trabalho conjunto entre gestão e direções escolares para a evolução da educação no município.

Início das aulas

Na rede municipal, as escolas de Educação Infantil já retomaram as atividades na semana passada. As escolas de Ensino Fundamental voltam a receber os alunos no dia 19 de fevereiro.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/02/2025 0 Comentários 513 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO