Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
União Corinthians disputará LDB 2026 com sete atletas formados na...
Indústria de semicondutores do RS se destaca no SemiCon-LAC 2026
Rissul inaugura nova unidade em Esteio no dia 2 de...
CIEE-RS inaugura nova unidade em Caxias do Sul
Gramado registra crescimento de 260% nas reservas de turistas internacionais
Com investimento de R$ 50 milhões, Marzoli Inc. aposta no...
Professor da Feevale lança jogo que orienta comunicação com pessoas...
Carne de búfalo identificada chega a açougues da Grande Porto...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

meio ambiente

Variedades

Estado deve adiantar os estudos de combate à estiagem no Rio do Sinos

Por Ester Ellwanger 06/06/2022
Por Ester Ellwanger

O Departamento de Recursos Hídricos (DRH) do governo do Estado vai adiantar para 2022 os estudos de vazão da bacia do Rio dos Sinos para garantir a implantação de soluções efetivas contra a estiagem o mais breve possível.

A informação foi repassada em reunião do grupo de trabalho pelo Rio dos Sinos, composto por municípios da região, Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo e Comitesinos pelo diretor do DRH, Ivo Lessa, em maio. A decisão foi tomada após moção apresentada pelo grupo pedindo agilidade nos estudos antes da possível mudança de governo em 2023, o que poderia forçar um reinício das discussões e atraso na implementação de soluções para as graves secas que o Estado enfrentou nos últimos anos. O grupo comemorou o resultado rápido dos encontros que tiveram início em fevereiro deste ano.

“É uma conquista que valoriza a mobilização dos municípios que integram a bacia do Sinos. Enfrentamos duas grandes estiagens em 2020 e 2022 que afetaram a qualidade da nossa água e, felizmente, não prejudicaram o abastecimento. Mas não podemos começar a tomar atitudes apenas quando temos as estiagens, precisamos agilizar soluções enquanto ainda temos tempo. E esses estudos que seriam realizados apenas em 2024 sendo adiantados para esse ano, nos dá esperança de uma solução em breve”, comenta a diretora-geral da Comusa, Andrea Braun.

Outro assunto levantado pelo grupo de trabalho diz respeito à aplicação de lei federal 9.433 de 1997 que prevê cobrança pelo uso da água do rio. “A maioria dos Estados já aplica essa lei desde sua criação, apenas o Rio Grande do Sul não colocou ela em prática ainda. Essa cobrança, que reflete em centavos para o consumidor comum, seria uma maneira de direcionar recursos e investimentos para melhoria das bacias”, explica a coordenadora de produção da Comusa, Luciane Maria.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

06/06/2022 0 Comentários 619 Visualizações
Cidades

Abertura do Mês do Meio Ambiente de Montenegro é transferida para quarta

Por Ester Ellwanger 06/06/2022
Por Ester Ellwanger

Por causa da chuva, a abertura do Mês do Meio Ambiente, marcada inicialmente para esta segunda-feira, 6 de junho, foi transferida. As ações iniciais do evento, organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Montenegro, acontecerão na próxima quarta-feira, 8 de junho.

A programação será realizada durante todo o mês de junho e contará com diversas atividades de conscientização e preservação da natureza. A abertura seguirá no mesmo horário, a partir das 9h, com doação de mudas de espécies nativas, distribuição de composto orgânico, demonstração do Sistema de Tratamento de Água, estande com alimentos orgânicos e demais atividades na Praça Rui Barbosa. Entre as ações, também estará o cadastramento de animais para castração. A SMMA ressalta que é necessário levar documento do proprietário ou tutor responsável e duas fotos impressas do animal.

Nos dias 15 e 22 de junho, ocorrerá uma caminhada ecológica orientada e limpeza do Morro São João. Já no sábado, 26, é a vez do Porto das Laranjeiras receber a limpeza. Quem quiser participar das atividades deve comparecer nos locais a partir das 9h no dia dos eventos. Ainda para celebrar o Mês do Meio Ambiente, no dia 29, a SMMA realizará a instalação de uma Ecobarreira na ponte de acesso ao Passo do Manduca.

Para encerrar a programação, nos dias 30 de junho e 1º de julho, tem apresentação do Grupo de Teatro A Turma do Dionísio, com a peça “As Aventuras de Fortúnio”, que trata sobre reciclagem de resíduos sólidos. Na quinta-feira, a apresentação ocorre no Ginásio Domingão e, na sexta-feira, na Estação da Cultura. O público-alvo são os estudantes. O Mês do Meio Ambiente conta com apoio da Corsan, Tv Mon HD, Ecocitrus, Jornal Ibiá, Planeta Ecológico, Rádio Montenegro FM, Limitless Stand Up Paddle e Remadores Montenegro.

 

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

06/06/2022 0 Comentários 626 Visualizações
Cidades

São Gabriel inaugura Estação de Tratamento de Esgoto

Por Ester Ellwanger 06/06/2022
Por Ester Ellwanger

O município de São Gabriel passa a atingir 60% do esgoto tratado e canalizado, uma conquista importante para a estrutura de saneamento básico e saúde coletiva. Essa marca é fruto da inauguração, nesta quinta-feira (02/06), da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vacacaí, no Bairro Menino Jesus. O funcionamento da ETE coloca a cidade acima da média de outros municípios e está dentro das exigências do Marco Regulatório Saneamento.

O prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes, participou da cerimônia ao lado do Ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel de Oliveira Duarte Ferreira, e do Secretário Nacional de Saneamento, Pedro Ronald Maranhão Braga Borges. Pelo Governo do Estado, estiveram presentes o Diretor do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, o engenheiro agrônomo Ivo Lessa e a diretora substituta, Patrícia Moreira Cardoso, além de outras autoridades.

O Diretor da São Gabriel Saneamento, Luiz Antônio Bertazzo, ressalta que a nova Estação de Tratamento é resultado de um investimento de R$ 23 milhões e que as obras da empresa para instalação de 80 quilômetros de novas redes coletoras e de esgotamento sanitário ao longo de dez anos de contrato somam um investimento total de R$ 60 milhões. “Esta nova estação possui capacidade de tratamento de 108 litros por segundo com alto padrão de eficiência, sem geração de odores e com baixo custo operacional, com soluções tecnológicas modernas e ambientalmente corretas”, comenta.

O prefeito Lucas Menezes destacou a importância desses investimentos para que São Gabriel alcance um novo patamar de saneamento básico, sustentabilidade e saúde global. “Ao atingir 60% de esgoto coletado e tratado, São Gabriel conquista um índice que é três vezes superior à média de todo o Rio Grande do Sul, onde menos de 25% da população tem acesso a esgoto tratado, e superior também à média nacional, que é de 55% dos brasileiros sem acesso a coleta e tratamento de esgoto”, assinala.

“São Gabriel é um exemplo bem-sucedido de que é possível tirar do papel o Marco Regulatório do Saneamento, que o Governo Federal está conseguindo transformar em realidade em todo o Brasil”, destacou o Ministro Daniel Ferreira.

Devido à instalação de redes coletoras, uma grande quantidade de obras são necessárias no município, mas a empresa São Gabriel Saneamento garante que, no fim deste mês, deverão começar os consertos e a repavimentação de vias que sofreram interferência em razão das melhorias.

Foto: Amanda Chagas Hickmann/Divulgação | Fonte: Assessoria

 

06/06/2022 0 Comentários 555 Visualizações
Variedades

Estação Farrapos da Trensurb recebe ponto de coleta de lixo eletrônico

Por Ester Ellwanger 02/06/2022
Por Ester Ellwanger

Em 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Marcando a data, a Trensurb dá início a mais uma ação ambiental às 14h de segunda-feira, 6 de junho. A partir desse horário, estará disponível na Estação Farrapos um ponto de coleta de resíduos eletrônicos, junto à Central de Achados do metrô. No local, os usuários dos trens poderão descartar objetos como eletrodomésticos, material de telefonia, computadores, impressoras e periféricos, celulares, tablets, aparelhos de som e vídeo.

Não é permitido o descarte de pilhas e lâmpadas. O ponto de coleta permanecerá disponível nos dias úteis, durante o horário de funcionamento da Central de Achados, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Trata-se de uma ação experimental, que poderá, futuramente, ser estendida a outras estações.

A iniciativa é resultado de uma parceria da Trensurb com a Cooperativa de Trabalho Socioambiental Paulo Freire, que atua na reciclagem de eletrônicos buscando evitar seu descarte inadequado ao mesmo tempo em que gera remuneração a pessoas de baixa renda. Essa parceria já disponibiliza, durante uma semana por mês, um ponto de coleta para os empregados da Trensurb, na sede da empresa.

Chefe do Setor de Responsabilidade Ambiental da Trensurb, o engenheiro ambiental Guilherme Campos explica que “os resíduos eletrônicos são 100% recicláveis, porém, quando descartados de forma incorreta colocam em risco a saúde pública”.

Segundo ele, “a Trensurb já possui um papel social muito importante e, através de uma gestão engajada, surgiu esta oportunidade de oferecermos mais essa facilidade e, assim, sermos este elo entre a sociedade e cooperativas de recicladores. Evitamos um problema ambiental e ainda ajudamos a Cooperativa Paulo Freire e, consequentemente, várias famílias”.

Foto: Patrick Bragé/ Divulgação | Fonte: Assessoria

 

02/06/2022 0 Comentários 820 Visualizações
Cidades

Santa Cruz do Sul terá caixas coletoras de bitucas nos espaços públicos

Por Ester Ellwanger 02/06/2022
Por Ester Ellwanger

Por ocasião das celebrações da Semana Municipal do Meio Ambiente, a prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Poiato Recicla Ltda., em parceria com a  Japan Tobacco International (JTI), deram início, nesta quarta-feira, dia 1º, a uma ação de coleta e reciclagem de resíduos de cigarro no município. Em ato realizado no salão nobre do Palacinho, foi formalizada a permissão para a instalação de caixas coletoras de resíduos de cigarros em espaços públicos, o primeiro passo para proporcionar à população uma forma sustentável e ambientalmente segura e correta de descarte.

A parceria entre o poder público e a iniciativa privada consiste na instalação de sete equipamentos em diferentes pontos da cidade, sendo que o primeiro foi instalado na Praça da Bandeira, minutos antes da oficialização do ato. Outros dois também ficarão na praça onde fica a sede do Executivo, mais dois serão instalados na Praça Getúlio Vargas, um no Lago Dourado e outro na Avenida do Imigrante.

A Poiato Recicla Ltda. será responsável pelos serviços de coleta, limpeza e higienização das caixas, bem como pelo encaminhamento adequado dos resíduos de cigarros para a usina de tratamento de sua propriedade, onde acontece a transformação em papel e papelão. “Vejo esta parceria como algo fantástico, inovador e de grande sensibilidade. A capital do fumo será exemplo para o restante do país”, projetou o fundador e diretor comercial da Poiato Recicla Ltda., Marcos Robles Poiato. Ele enfatizou ainda a importância de se encontrar gestores vocacionados a trazer soluções inovadoras desenvolvidas nas universidades brasileiras.

Já o gerente sênior de Assuntos Corporativos da JTI, Gabriel Quiliconi, ressaltou a importância do ato na Semana do Meio Ambiente e disse que o avanço da consciência ambiental depende de uma construção coletiva envolvendo poder público, Ongs, iniciativa privada e a própria população.

“Estamos no momento zero, mas com o tempo teremos histórias bonitas para contar e isso passa pela conscientização da população em reconhecer os coletores não apenas como uma forma de descarte correto, mas também como geração de possibilidades para as comunidades vulneráveis. Estamos dando um passo muito importante para além da nossa operação”, avaliou.

Ao comemorar a parceria, o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Jaques Eisenberger, afirmou que o setor do tabaco é altamente engajado em questões socioambientais e parabenizou a JTI pela iniciativa. “Este é um exemplo clássico de logística reversa, em que o resíduo gerado a partir da indústria fumageira acaba entrando novamente na economia. Um exemplo de como isso pode funcionar da forma correta e com menos impacto”, disse.

Para a prefeita Helena Hermany, a JTI é exemplo de empresa que atua com grande responsabilidade social, envolvendo-se em todo o ciclo de produção do tabaco e investindo na modernização de seus processos industriais, o que incentiva o jovem a permanecer no campo e enxergar na agricultura uma atividade econômica promissora.

“Ninguém faz nada sozinho, quanto mais envolvimento da comunidade melhor para Santa Cruz do Sul. Estamos muito contentes com esta parceria tão sólida e tão profícua, em um projeto inédito que trará para o município muitos resultados positivos”, disse.

Logo na sequência da cerimônia, Marcos Poiato palestrou no salão nobre para as autoridades, convidados e imprensa sobre a experiência da empresa com reciclagem e transformação de bitucas de cigarro em massa celulósica para a geração de novos produtos.

 

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

02/06/2022 0 Comentários 803 Visualizações
Cidades

Semana do Meio Ambiente de Novo Hamburgo terá seminário sobre adoção de espaços públicos

Por Ester Ellwanger 02/06/2022
Por Ester Ellwanger

A Semana do Meio Ambiente de Novo Hamburgo, que começou na noite desta terça-feira, 31 de maio, continua com várias atrações. Uma das atividades será na próxima terça-feira, 7 de junho, com Seminário sobre Praças, quando os interessados em adotar espaços públicos poderão acompanhar informações de como realizar a adoção, além de plantio de flores e folhagens, arborização e manejo de árvores.

Durante o encontro, também serão realizados renovações de parcerias. O evento, que será aberto ao público, acontecerá no auditório do 10º andar no Centro Administrativo Leopoldo Petry, das 13h30 às 15h. Ao todo já foram adotados 246 espaços públicos, com 187 empresas adotantes.

“Será uma ótima oportunidade para que os interessados em adotar um espaço público possam esclarecer suas dúvidas e ter conhecimento de todo o processo, que é bastante simples. Através dessa parceria, estamos reurbanizando e embelezando vários locais da nossa cidade, com destaque aos pilares do trem”, enfatizou a titular da Secretaria municipal de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários (Semopsu), Greyce da Luz.

 

Quem pode adotar

A Semopsu lançará no evento mais um chamamento pPúblico para a seleção de pessoas jurídicas (empresas, clubes de serviços sociais, associações de bairro, entidades de classe e outras) que desejam adotar pilares do trem, canteiros, praças, rótulas ou pontes do Município. Em contrapartida, os adotantes poderão usar o local para divulgar a sua marca com a instalação de placa de publicidade.

“Adotar um espaço público é uma forma de ter empatia com a nossa cidade. Querer vê-la tornar-se mais bela e humanizada”, enfatiza o diretor de Serviços Urbanos, Antônio Carlos da Silva.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3594-9999, ramal 9157, ou pelo celular (51) 996993768 ou ainda pelo e-mail: [email protected].

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

02/06/2022 0 Comentários 820 Visualizações
Variedades

Seminário discute impactos da presença das palometas nos rios gaúchos

Por Ester Ellwanger 01/06/2022
Por Ester Ellwanger

Gestores ambientais, representantes de pescadores, membros da academia e de entidades ligadas ao meio ambiente estarão reunidos no dia 8 de junho, na Câmara de Vereadores de Esteio, para o Seminário Palometas (Serrasalmus maculatus) nos Rios Gaúchos – Impactos Socioeconômicos e Ecológicos. O evento é uma realização do grupo de trabalho liderado pelo Consórcio Pró-Sinos, com participação do Ibama, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), secretarias de Meio Ambiente dos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, representantes de pescadores e de universidades.

O grupo foi criado em 2021, assim que foi percebido que as piranhas-vermelhas vinham avançando em direção à foz do Rio Jacuí, no Lago Guaíba. Naturais (ou autóctones) na Região Hidrográfica do Rio Uruguai,  nos últimos anos começaram a ser observadas nos rios da Região Hidrográfica do Lago Guaíba, onde não existiam. O objetivo é criar uma rede para compartilhamento de dados e informações, monitorando as ocorrências, além de discutir e antecipar o planejamento de ações que facilitem o manejo e o controle das palometas a partir da chegada à Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.

“O seminário é uma oportunidade de reunir atores envolvidos com o tema e discutir impactos ecológicos e socioeconômicos do surgimento das palometas para construção de encaminhamentos”, destaca o diretor-técnico do Pró-Sinos, Hener de Souza Nunes Júnior.

 

O seminário

O Seminário de Palometas (Serrasalmus maculatus) nos Rios Gaúchos – Impactos Socioeconômicos e Ecológicos será apresentado pelo grupo de trabalho e representantes da Emater, Fepam, Ministério Público, Defesa Civil, Comitês de Bacia, Secretaria de Agricultura do Estado, docentes da UFRGS e Unisinos.

A primeira parte do evento será reservada aos impactos ecológicos, com a apresentação da ictiofauna do RS (conjunto das espécies de peixes que existem numa determinada região), do histórico de invasões e impactos – as palometas não são as primeiras espécies invasoras no sistema Patos – e a caracterização da espécie: taxonomia, reconhecimento, hábitos e comportamento. A possibilidade de que canais de irrigação sejam o caminho para a transposição de bacias é um dos objetos de estudo

Na sequência, haverá um painel sobre o viés socioeconômico, no qual será apresentada a repercussão das palometas na pesca profissional, com participação de pescadores profissionais artesanais e usuários de recursos hídricos. Foram convidados trabalhadores que atuam nas regiões da Praia do Paquetá, Rio Pardo, Colônia Z-4 (Itapuã) e Colônia Z-5 (Ilha da Pintada). Também está previsto um relato sobre o monitoramento realizado pela Defesa Civil em Cachoeira do Sul e apresentação de políticas públicas para o pescador profissional, além de ações dos municípios para enfrentamento de crises.

O seminário prevê a apresentação de ações de monitoramento e acompanhamento da disseminação das palometas. Entre elas estão os projetos de Detecção de DNA Ambiental, desenvolvido por pesquisadores da UFRGS, de Monitoramento da Palometa, do Ibama, o Programa Invasoras RS da Sema, e a formação da rede de informação. Também será possível entender como é feita a captação de águas nas regiões limítrofes das bacias (interface Ibicuí – Vacacaí e Gravataí – Litoral).

O evento encerrará com perspectivas de convivência e ações para mitigação e controle dos danos. Serão apresentadas algumas alternativas de fontes de recursos para os estudos e as ações, como o fundo de recursos para recuperação de bens lesados, o Fundo Estadual de Meio Ambiente e conversão de multas ambientais. Representante do Ibama apresentará o Plano Estadual de Combate à Invasão Biológica e o uso da eletricidade para diminuir/impedir a entrada de peixes em bombas de água. Também serão demonstradas estratégias de comunicação e educação ambiental relacionadas ao tema.

 

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

01/06/2022 0 Comentários 748 Visualizações
Braskem
Business

Braskem investe em estudos para reinserir embalagens multicamadas na cadeia produtiva

Por Ester Ellwanger 31/05/2022
Por Ester Ellwanger

A Braskem, alinhada à sua estratégia de inovação e desenvolvimento sustentável, tem buscado cada vez mais investir em pesquisas e tecnologias que facilitem o processo de reciclagem mecânica e avançada de embalagens multicamadas, ou seja, em que há muitas camadas de diferentes tipos de materiais, inclusive plásticos, em sua composição.

Diante disso, a companhia se uniu à Case Western Reverse University (CWRU), MH&R, SANDIA National Lab, Lawrence Livermore National Lab e P&G, nos EUA, para desenvolver uma nova forma de separar os componentes desse tipo de embalagem. Conhecida como Mechanical Chemical Hybrid Process (em tradução livre, Processo Híbrido de Reciclagem Química e Mecânica), a iniciativa propõe um processo de abordagem inovativa e disruptiva para solucionar um desafio atual da indústria: criar alternativas para reciclar as embalagens multicamadas, uma vez que seus elementos são mais difíceis de serem separados e reciclados pelos meios tradicionais.

O projeto está em fase de desenvolvimento e a contribuição da Braskem consiste em levar seu know-how em poliolefinas e processamento de polímeros junto aos parceiros, possibilitando, assim, o avanço das pesquisas. “A Braskem está constantemente investindo em novas tecnologias para aperfeiçoar a reciclagem mecânica e avançada e, por isso, acreditamos que podemos contribuir muito com o crescimento do projeto, que é diferente de tudo o que existe no mercado”, declara Antonio Queiroz, vice-presidente de Inovação & Tecnologia da Braskem.

A iniciativa está diretamente ligada às metas da Braskem de ampliar seu portfólio de soluções sustentáveis para incluir, até 2025, 300 mil toneladas de resinas termoplásticas e produtos químicos com conteúdo reciclado e, até 2030, 1 milhão de toneladas destes produtos.

“É um compromisso estabelecido pela companhia e que incentiva a busca por novas tecnologias que facilitem o retorno dos resíduos plásticos para a cadeia e a transformação em novos produtos visando a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Essa iniciativa está totalmente alinhada com a nossa estratégia global de inovação e desenvolvimento sustentável, focando na eliminação de resíduos plásticos e na promoção da economia circular”, completa.

Apesar de ser uma solução de engenharia avançada e muito importante para garantir a vida útil de alimentos e outros produtos, as embalagens multicamadas geram desafios de sustentabilidade, pois diminuem as propriedades mecânicas e óticas do processo de reciclagem mecânica tradicional. Já na reciclagem química avançada, esses resíduos contêm a presença de oxigênio em sua composição, o que dificulta a quebra de suas moléculas, processo necessário para transformá-los em insumos para a produção de novos plásticos e produtos químicos.

A ideia do projeto surgiu em 2018, mas foi em 2020 que a equipe de Inovação & Tecnologia da Braskem junto com a equipe do professor Dr. João Maia, responsável por Ciências e Engenharia Macromolecular da Case Western Reserve University, em Cleveland, Ohio, submeteram a iniciativa a um edital do Departamento de Energia dos EUA. O projeto foi aprovado e a universidade recebeu um investimento de mais de 2 milhões de dólares para estudos mais profundos que permitirão entender a viabilidade prática e o possível escalonamento da tecnologia.

 “Hoje em dia não há uma solução tecnológica melhor do que as embalagens multicamadas, onde conseguimos garantir propriedades únicas de conservação e transporte de alimentos. Esses materiais, no entanto, nos geram o desafio de devolvê-los para a cadeia produtiva após sua utilização. Com o apoio da Braskem, junto de seu pioneirismo na indústria química e incentivo à economia circular, conseguimos viabilizar o estudo, no que diz respeito à reciclagem das embalagens multicamadas. Além disso, o processo desenhado permite a geração de uma poliolefina de alta pureza, assim como a possibilidade de adequação em reciclagens mecânicas usuais. Ou seja, traçamos um caminho para a popularização do processo”, pontua o professor Dr. Maia.

Por dentro da tecnologia

De modo geral, as embalagens multicamadas são compostas por 80% de resinas poliolefínicas – como polietileno (PE) e polipropileno (PP) – e 20% de resinas não poliolefínicas – como o politereftalato de etileno (PET), poliamida (PA) e copolímero de etileno e álcool vinílico (EVOH) – para agregar funcionalidades como aspecto (brilho, melhor impressão, entre outros) e barreira à gases, principalmente o oxigênio, por meio do uso de camadas, o que garante a conservação do produto inserido dentro delas.

Por meio da tecnologia, a Braskem e seus parceiros conseguirão separar ambas as camadas (poliolefínicas e não poliolefínicas) permitindo inseri-las adequadamente na reciclagem mecânica ou avançada. Este processo funciona da seguinte maneira: dentro de uma máquina, denominada extrusora reativa (nº 1 na imagem), as embalagens são fundidas a altas temperaturas e submetidas a diferentes processos químicos que possibilitem a remoção das camadas não poliolefínicas.

 

 

O produto resultante dessa primeira etapa (camadas poliolefínicas) é enviado para a reciclagem mecânica (nº 2) e pode ser submetido a um segundo processo de extrusão reativa (nº 4), no qual, a temperaturas de até 350°C, se transformará em ceras ou óleos cujas moléculas podem ser quebradas e reagrupadas a fim de se tornarem novas resinas para uso industrial.

Já o insumo não poliolefínico, também recuperado na primeira fase, vai para a repolimerização (nº 3), processo do qual se torna um polímero novamente, atingindo assim a circularidade, ou seja, também se tornando matéria-prima para desenvolvimento de um novo produto.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

31/05/2022 0 Comentários 780 Visualizações
Cidades

Comusa prepara atividades para Semana do Meio Ambiente

Por Ester Ellwanger 24/05/2022
Por Ester Ellwanger

Oficinas, documentários e atividades vão movimentar a Semana do Meio Ambiente da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, no começo de junho. A programação, que voltará a ser presencial após dois anos de pandemia, vai aproveitar o espaço do novo Centro Ambiental do Parque Floresta Imperial para atividades com professores da rede pública e servidores da autarquia, a partir do dia 2. Além disso, as atividades de visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) devem ser retomadas aos poucos. A programação também faz parte das atividades da Secretaria do Meio Ambiente de Novo Hamburgo.

As palestras para os professores, em parceria com a Secretaria de Educação, que devem acontecer nos dias 2 e 8 do próximo mês contarão com a exibição e distribuição de material digital informativo, com vídeos produzidos pelo setor de Comunicação da autarquia falando sobre saneamento, além de exibição do documentário Crônicas dos Sinos, produzido pelo Grupo Sinos, em 2019. Os encontros serão comandados pela coordenadora de produção da Comusa, Luciane Maria. Para as crianças, o inflável da Comusa vai estar montado no Parque Floresta Imperial no dia 3 de junho. Além da diversão, ele explica de forma prática as etapas do tratamento de água.

Para a diretora-geral, Andrea Braun, a Comusa volta a reassumir seu papel socioeducativo com essa programação. “Nós vínhamos de um crescimento e uma aproximação muito boa com a comunidade que foi interrompido durante os anos da pandemia. Agora, queremos aproveitar para reaproximar a Comusa dos professores, que são os difusores de conhecimento da nossa cidade, trazendo esses materiais e programação com foco na educação, mas também voltar a trazer a comunidade para a autarquia. Vai ser um bom momento para trabalhar junto com todos”, explica.

 

Crônicas do Sinos e O Ciclo da Água

Um dos destaques da programação é a exibição do documentário produzido pelo Grupo Sinos. O “Crônicas dos Sinos” acompanha a jornada do rio desde sua nascente, mostrando suas transformações ao longo do caminho e a relação da comunidade com o aquífero. A exibição será para professores e acompanhada de palestra no dia 8, às 9h e 15h.

Já “O Ciclo da Água” é uma produção da Comusa que narra o caminho que a água faz desde o momento em que chega ao rio, passando por todo o tratamento até a torneira, explicando cada uma das etapas. Esse material fará parte das produções que serão apresentadas em palestra aos professores no dia 2, às 9h e às 15h, e disponibilizadas em arquivo digital para utilização nas escolas.

 

Programação

2/06 – Palestras para professores no Parque Floresta Imperial- +Saneamento +Saúde (ETA, ETEs, Cisternas, Rio dos Sinos etc). Horário das 9 às 10h e das 15 às 16h (máximo 50 pessoas por turno)
3/06 – Brinquedos infláveis no Parque Floresta Imperial- Das 9 às 16h (para escolas)
14h – plantio de uma araucária no Parque Floresta Imperial – Grupo Mulheres do Brasil – Novo Hamburgo. Com a participação das crianças da Vila Kippling
6/06 – Visita guiada na ETA – Das 9h às 11h e das 14 às 16h – Grupos de professores e alunos, no máximo 10 pessoas
7/06- Visita guiada a ETE Vila Palmeira- Grupos de professores e alunos, no máximo 10 pessoas
8/06 – Documentário Crônicas dos Sinos para professores – A partir das 9h no Parque Floresta Imperial
9/06 – Documentário Crônicas dos Sinos para professores – 15h (máximo 50 pessoas por turno) no Parque Floresta Imperial.

Inscrição para todas as atividades até dia 31/05 no e mail [email protected].

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
24/05/2022 0 Comentários 688 Visualizações
Business

Stemac e Scania garantem autonomia energética à sede da Fecomércio-RS

Por Ester Ellwanger 20/05/2022
Por Ester Ellwanger

A Stemac, maior especialista nacional na fabricação e comercialização de grupos geradores, e a Scania, fabricante de motores a gás para atender os segmentos de energia, industrial e marítimo, estão garantindo um sistema de geração de energia seguro e autônomo na sede do Sistema Fecomércio-RS, a Casa do Comércio Gaúcho, com quatro grupos geradores que somam 2.100kVA de potência total instalada. Tendência na busca por soluções mais sustentáveis, os equipamentos são movidos a gás natural.

Com um investimento de mais de R$ 223 milhões, o espaço, localizado no bairro Anchieta, em Porto Alegre, conta com 37 mil metros quadrados e abriga a parte administrativa da federação, Sesc-RS e Senac-RS. O projeto foi pensado para agregar mais eficiência e inovação na condução de iniciativas e ações em favor do setor terciário no Estado.

“Além de imponente e sustentável, a nova sede ficou mais funcional, permitindo que os trabalhos de Sesc, Senac e Fecomércio sejam executados de forma ainda mais eficiente”, afirma o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

O local possui a certificação internacional de Alta Qualidade Ambiental (Certificação AQUA), operando com energia solar a partir de 1.250 placas fotovoltaicas, o equivalente a 50% do consumo total de energia; estação de tratamento própria para 100% do esgoto produzido; lago artificial e uma bacia de contenção de grande dimensão, para drenar a água do terreno e reduzir possíveis alagamentos no entorno; e sistema de pavimentação permeável e de tetos verdes, que possibilita a reutilização de 100% da água da chuva para o reabastecimento do prédio.

A Stemac, acompanhando a tendência mundial de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, disponibilizou para o espaço a sua linha de grupos geradores que utiliza gás natural como combustível, com motores Scania de alto rendimento, que também podem operar com biogás ou biometano.

 “Garantiremos, com baixas emissões atmosféricas, autonomia energética a um complexo que atende a 23 milhões de empresas e que promoverá turismo social, lazer, educação e saúde. Os grupos geradores a gás da Stemac são equipamentos absolutamente confiáveis, que permitem geração de energia de qualidade com baixíssimo impacto ambiental”, destaca Valdo Marques, Vice-Presidente Executivo da Stemac.

Motores

“Esta solução, muito profundamente estudada para atender todo o complexo da Fecomércio-RS com segurança, é uma tendência na busca por uma matriz energética alternativa ao diesel. Trata-se de um exemplo de negócio bem-sucedido. O gás natural ou o biogás trazem às empresas a possibilidade de cumprir alguns dos compromissos ambientais”, afirma Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade e Potência da Scania no Brasil. “Temos tecnologia, produtos e serviços para atender as mais diversas demandas do mercado estudando caso a caso as necessidades dos clientes.”

Os quatro motores Scania são baseados no Ciclo Otto, do modelo OC16 071A, funcionam com ignição por faísca em mistura pobre, sistema de pressão zero, supressor de chamas e detector de vazamento de gás. Em termos de capacidade e configuração, são 16,4 litros em cada motor V8 com potência de emergência/principal de 525/477kVA em 60Hz, 1.800 rpm. Eles não são motores convertidos de diesel para o gás, foram projetados para combustão de gás, têm garantia de fábrica, alta tecnologia, durabilidade e desempenho consistente, além de serem muito silenciosos.

Em 2021, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a Scania foi a líder na participação em motores para geração de energia no mercado. A empresa oferece modelos de motores estacionários para a linha industrial de 186 a 750 kW de potência, de 186 a 750 kW (marítimos de trabalho e lazer) e na geração de energia de 251 a 759 kW.

Um complexo sustentável

O complexo Fecomércio-RS conta ainda com auditórios, salas de reuniões completas para a realização de eventos externos, dois restaurantes, cafeteria, área verde, espaço de jogos, escola de educação infantil, academia e áreas de lazer para os mais de 500 colaboradores, distribuídos em uma torre administrativa com 9 pavimentos e um centro de convivência com 2 pavimentos, além de um estacionamento com 494 vagas para carros e motos e dez vagas para ônibus.

O prédio ainda recebeu um novo espaço, o da Lab Fecomércio — uma incubadora empresarial dedicada ao desenvolvimento de tecnologia para o comércio e serviços. Sua estrutura física, de mil metros quadrados, comporta cerca de 250 pessoas e dispõe de estúdio para fotos, gravação e transmissão de áudio e vídeo, salas de webconferência e locais para realização de apresentações.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

20/05/2022 0 Comentários 636 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    União Corinthians disputará LDB 2026 com sete atletas formados na base

  • 4

    Indústria de semicondutores do RS se destaca no SemiCon-LAC 2026

  • 5

    Rissul inaugura nova unidade em Esteio no dia 2 de julho

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO