Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

medicina

Saúde

SBD-RS participa de Fórum sobre Ato Médico realizado em Brasília

Por Jonathan da Silva 26/03/2024
Por Jonathan da Silva

A Secção do Rio Grande do Sul da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-RS) esteve representada pela presidente Rosemarie Mazzuco no Fórum sobre Ato Médico, evento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), na sexta-feira (22) em Brasília. O evento reuniu médicos de diversas especialidades, presidentes de entidades, representantes do Ministério Público e políticos. A discussão central foi sobre a segurança do paciente e a invasão de competências legais e técnicas no campo da saúde.

De acordo com a Rosemarie Mazzuco, o evento é de suma importância para a medicina. “Foi importante para discutir estratégias que visam mitigar os danos causados à população devido à invasão do ato médico, um problema persistente há mais de uma década”, pontua. “Nos proporciona a oportunidade de concentrar esforços na resolução deste grave problema de saúde pública, resultante da usurpação do exercício da medicina por entidades e profissionais sem competência técnica”, complementa a presidente do SBD-RS.

A presidente do SBD-RS marcou presença no evento

O exercício ilegal da medicina é crime previsto no artigo 282 do Código Penal, com punição prevista de 6 meses a 2 anos de prisão, além de multa.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/03/2024 1 Comentário 547 Visualizações
Saúde

Amrigs celebra o legado e a vanguarda feminina na Medicina do Rio Grande do Sul

Por Jonathan da Silva 08/03/2024
Por Jonathan da Silva

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) publica uma matéria especial com relatos de quatro figuras inspiradoras: Dóris Hexel, Themis Reverbel, Fabíola Perin e Sandra Fuchs. Elas revelam histórias de coragem, resiliência e excelência profissional.

No Brasil, a história da Medicina é enriquecida por nomes como Rita Lobato Velho Lopes, Ermelinda Lopes Vasconcelos e Antonieta César Dias, três gaúchas que se destacaram como pioneiras ao obterem seus diplomas médicos em outros estados, desbravando novos horizontes e pavimentando o caminho para a construção de muitas vitórias.

Quatro histórias inspiradoras

Dra. Dóris Hexsel, uma pioneira na Dermatologia

A escolha pela Medicina foi precoce. Ainda na infância e confirmada na adolescência, Dra. Dóris Hexsel, gostava de cuidar de pessoas. Escolheu a Dermatologia, por ter se encantado com esta especialidade desde o primeiro dia de aula. “Quando cursei Medicina na UPF, já existiam muitas mulheres médicas e o maior desafio que enfrentei era coordenar o curso médico e, posteriormente, a profissão com a maternidade e as tarefas que, como mulher, desempenhamos em casa. Mas desafios, como dizia meu pai, ‘abatem os fracos, mas tornam os demais mais fortes’”, contou.

Dóris Hexsel

Ainda na década de 90, desenvolveu pioneiramente o tratamento cirúrgico da celulite, uma condição não muito estudada até há pouco tempo. Com reconhecimento internacional, o método atualmente é a primeira escolha de tratamento para as lesões mais frequentes de celulite. “Publiquei trabalhos originais internacionalmente, muitos realizados com recursos próprios. Isso significa que enfrentei também o desafio de fazer pesquisa na área de cosmética, investindo em pesquisa. Se valeu a pena? Valeu muito, porque a pesquisa nos leva às fronteiras do conhecimento e nos permite ser tecnicamente muito melhores”, completou Dra. Dóris.

Dra. Doris Hexsel é associada e membro ativo de algumas das Sociedades de Dermatologia de maior prestígio no mundo, incluindo a Academia Americana de Dermatologia (AAD), a Sociedade Americana de Cirurgia Dermatológica (ASDS) – tendo sido a primeira médica brasileira a receber uma premiação do presidente -, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tendo sido presidente do Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica em 2014. Ela também é membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Dermatológica (ISDS), ocupando atualmente o cargo de presidente da ISDS.

Dra. Themis Reverbel: um nome de destaque na Gastroenterologia

Themis Reverbel é uma das precursoras em gastroenterologia no Brasil. Aos 85 anos, Themis atuou como diretora do Hospital Santo Antônio de 2013 a 2020. Atualmente atende no consultório e é professora na pós-graduação de Pediatria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Doutora em Medicina Genética pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela King’s College Hospital, de Londres, é também pesquisadora no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Em 2022, em uma solenidade realizada no auditório do Complexo Hospitalar Santa Casa, recebeu o título de Membro Emérito do Corpo Clínico pela trajetória no exercício da Medicina e da missão institucional, com sublime humanidade e excelência profissional. “Como médica, minha maior lição foi acompanhar as crianças, os adolescentes e suas famílias nos transplantes de fígado do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O dia a dia neste local, convivendo com aqueles que aguardam a esperada doação de órgãos, me possibilitou valorizar na sua plenitude: solidariedade, generosidade, entrega, e a repensar o significado da responsabilidade, de poder contribuir para a felicidade dos outros. Conviver, de um lado, com a esperança de quem recebe uma nova oportunidade de vida e, de outro, com a suprema dor de quem perdeu um ente querido ensina a humildade e estimula a coragem”, conta.

Themis Reverbel recebe homenagem das mãos de Cristina Targa

A médica destaca com orgulho a conquista do respeito e do crescente espaço da mulher na Medicina, que hoje ocupa mais da metade das vagas. “Sou feminista de carteirinha desde sempre. Em 1958, quando iniciei na Faculdade de Medicina, um dos “trotes” preferidos dirigidos às raras “calouras” era a obrigação de servir cafezinho, para os veteranos, no Centro Acadêmico Sarmento Leite, sorrindo e cantando: ‘Medicina é papa fina, não é coisa prá menina’. Cá estou eu, provando o contrário”, recorda.

Dra. Fabíola Perin: pioneirismo no transplante pulmonar

Primeira mulher a operar o transplante de pulmão no Brasil, a cirurgião torácica do Hospital Dom Vicente Scherer, Fabíola Adélia Perin, se tornou também a primeira mulher a assumir a presidência da Sociedade de Cirurgia Torácica do Rio Grande do Sul (SOCITORS), criada há 27 anos.

Fabíola Perin

O interesse pela especialidade surgiu durante a graduação em Medicina, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). A médica conta que teve a sorte de perceber o quanto eram bons os exemplos dos seus mestres e a indicavam para um caminho: a Santa Casa de Porto Alegre, especificamente o Pavilhão Pereira Filho. “O desafio foi lançado por mim e passei a buscar a residência de Cirurgia Torácica naquele ‘templo’. O desejo genuíno de trabalhar com transplante pulmonar, mesmo que temporariamente, era do tamanho da minha alegria quando fui convidada a estender minha Residência, com dedicação ao transplante pulmonar. O trabalho e a seriedade foram brindados com o convite para fazer parte da equipe pioneira de transplante pulmonar no Brasil, feito pelo Dr. José Camargo. Os desafios são constantes, assim como a satisfação e a recompensa de ver um paciente agradecido por não precisar mais de oxigênio para suas atividades do dia a dia. O transplante é um procedimento de alta complexidade, que exige sintonia da equipe médica, de fisioterapeutas, enfermagem, nutrição, psiquiatria, psicologia e de assistência social, em uma instituição capaz de comportar tamanha complexidade e disposta a essa parceria”, relata.

Assim como o transplante, a presidência da Sociedade de Cirurgia Torácica ocorreu de forma natural, como consequência de dedicação e de seriedade.“Entendo os desafios como comuns aos gêneros e entre os relatos femininos de dificuldade na carreira cirúrgica, a referência à maternidade e a necessidade de rede de apoio parece ser o fator mais frequente. As oportunidades na Medicina estão para aqueles que se dedicam! Desafios diferentes surgirão para diferentes pessoas, mas acredito que o trabalho e a competência superam os obstáculos”, completou a médica.

Dra. Sandra Fuchs: atuação relevante na área de pesquisa

Professora Titular do Departamento de Medicina Social, da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dra. Sandra Fuchs iniciou a vida profissional como pediatra, migrando progressivamente para a pesquisa. Em 2023, ela recebeu o título de Sócia Benemérita da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs).

Sandra Fuchs

Ao final de 13 anos de prática clínica, passou a se dedicar exclusivamente à carreira acadêmica. “Adquiri experiência na condução de estudos de casos e controles, completando formação com defesa de tese de Doutorado em diarreia grave no sul do Brasil e ingresso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Consolidei experiência internacional em pós-doutorado na School of Public Health, Johns Hopkins University em Baltimore, Maryland, Estados Unidos. Como professora visitante do Departamento de Nutrição da Harvard School of Public Health, em Boston, Massachusetts, Estados Unidos, tive oportunidade de interagir com pesquisadores que lideraram a investigação de doença cardiovascular. Entre os vários ensaios clínicos randomizados que coordenei ou participei, destaco o Estudo Prever, constituído por dois ensaios clínicos randomizados multicêntricos, os quais investigaram prevenção do desenvolvimento de hipertensão, através do tratamento medicamentoso, e controle da hipertensão. Atualmente destaco o Estudo Optimal, que inclui o Optimal Diabetes e o Optimal Stroke, ambos em andamento”, informou.

Em 2015, a médica se tornou Fellow of the American Heart Association, posição obtida mediante eleição por pares. Entre planos, está o de ampliar vínculos inter-institucionais, abrindo oportunidade para propiciar o surgimento de novos talentos em pesquisa. “Para tal, aceitei e fui eleita para coordenar o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares, da UFRGS, atualmente no segundo mandato. Sou pesquisadora atuante de grupos internacionais de pesquisa, como o NCD Risk Factor Collaboration (NCD-RisC) e o ANDANTE PROJECT, nos quais desenvolvem-se pesquisas com abrangência mundial”, completou.

A Amrigs

Em mais de sete décadas de atividade, a Associação Médica do Rio Grande do Sul empenha-se ativamente em evidenciar o papel fundamental da mulher na Medicina e na área da Saúde. Reconhecendo o valor e a contribuição das profissionais femininas, a instituição busca sempre proporcionar um espaço justo para todos, incentivando o crescimento profissional e a congratulação de conquistas. Atualmente, a Diretoria da entidade conta com três médicas em cargos de liderança. Elas são ginecologistas e obstetras, médicas nucleares, médicas do trabalho, e fazem a diferença exercendo suas vocações de forma exímia, proporcionando atendimentos humanizados, colocando os pacientes em primeiro lugar e fortalecendo a classe médica.

A presença de uma líder feminina no Departamento Universitário da Amrigs também reflete a representatividade e a importância da mulher na área acadêmica, evidenciando o potencial e a capacidade de elas ocuparem posições de destaque e liderança dentro da área da Saúde desde muito cedo. A formação de futuras médicas não apenas amplia a representação feminina na profissão, mas também enriquece o ambiente estudantil e profissional com uma gama mais ampla de jovens talentos e conhecimentos.

Fotos: Marcelo Matusiak/Divulgação e Divulgação | Fonte: Assessoria
08/03/2024 1 Comentário 725 Visualizações
Saúde

XVI Congresso Gaúcho destaca avanços na pediatria com a inteligência artificial

Por Jonathan da Silva 07/03/2024
Por Jonathan da Silva

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) anuncia uma miniconferência sobre inteligência artificial no consultório, como parte do XVI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria. O evento acontecerá de 4 a 6 de abril no Centro de Convenções Barra Shopping em Porto Alegre. A discussão sobre inteligência artificial terá início às 17h45min do primeiro dia de programação.

Para o presidente do VI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, Marcelo Porto, a inteligência artificial está revolucionando a medicina e oferece um enorme potencial para melhorar o atendimento pediátrico. “Esta atividade oferecerá uma visão única sobre como a inteligência artificial está moldando o futuro da prática médica, proporcionando benefícios significativos para pacientes e profissionais de saúde”, destaca.

A inteligência artificial (IA) tem um impacto significativo na prática da pediatria, oferecendo várias oportunidades para melhorar o diagnóstico, o tratamento e o cuidado com as crianças. Uma área em que a IA tem sido particularmente útil é na interpretação de imagens médicas, como radiografias, ressonâncias magnéticas e ultrassonografias. Por exemplo, algoritmos de IA podem auxiliar os pediatras na detecção precoce de doenças ou condições médicas com base em padrões identificados em imagens médicas, aumentando a precisão do diagnóstico e possibilitando intervenções mais rápidas e eficazes.

Além disso, a IA também é utilizada para prever o risco de certas condições de saúde em crianças com base em dados clínicos e demográficos. Por exemplo, modelos de IA podem analisar grandes conjuntos de dados para identificar padrões e fatores de risco associados a condições como asma, diabete infantil e transtornos do desenvolvimento, ajudando os pediatras a personalizar o plano de tratamento e monitoramento para cada paciente.

Outra aplicação da IA na pediatria é a melhoria dos sistemas de triagem e encaminhamento. Por meio de algoritmos de IA, é possível identificar pacientes com maior necessidade de atenção médica urgente, permitindo uma alocação mais eficiente de recursos e reduzindo o tempo de espera para atendimento em emergências pediátricas.

Para mais informações sobre o congresso e a participação, acesse o site www.gauchopediatria.com.br.

Sobre a Sociedade de Pediatria do RS

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
07/03/2024 1 Comentário 739 Visualizações
Ensino

Feevale realiza processo seletivo para curso de Medicina

Por Marina Klein Telles 23/01/2024
Por Marina Klein Telles

A Universidade Feevale recebe inscrições para ingresso extravestibular no curso de Medicina. O processo seletivo é destinado ao preenchimento de vagas remanescentes, para ingresso, ainda no primeiro semestre deste ano, a estudantes de outras instituições de ensino e para graduados de outros cursos da área da saúde que desejam graduar-se em Medicina na Feevale.  As inscrições podem ser realizadas até as 12h do dia 5 de fevereiro, pelo site www.feevale.br/extramedicina.

A lista de classificados será divulgada no dia 9 de fevereiro e as matrículas ocorrerão até as 23h59min do dia 15 deste mesmo mês. Por meio do edital do processo seletivo, que está disponível no site de inscrição, é possível consultar o cronograma do processo, a documentação necessária e outros detalhes.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
23/01/2024 0 Comentários 609 Visualizações
Saúde

Pesquisadores discutem desafios das ciências biológicas e biomédicas

Por Marina Klein Telles 11/12/2023
Por Marina Klein Telles

Dezenas de jovens pesquisadores de vários estados brasileiros participaram no domingo (10), em Porto Alegre, do workshop de pré-abertura do Proxima Symposium, que tem apoio do Hospital Moinhos de Vento. No encontro da Iniciativa Proxima, realizado no Auditório Moinhos com o tema “Fronteiras das Ciências Biológicas e Biomédicas: Medicina Personalizada”, falaram dois pesquisadores de renome mundial. Já o simpósio, evento internacional que reúne pesquisadores das áreas de ciências biológicas e da saúde, ocorrerá desta segunda (11) a quarta-feira (13) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

No pré-evento, o brasileiro Eduardo Zimmer, professor adjunto em Farmacologia na Ufrgs, abordou a medicina personalizada, que consiste na adaptação do tratamento médico às características individuais de cada paciente. Ele contou casos de pacientes com demência causada por Alzheimer e comentou pesquisas desenvolvidas na área. Já o português Luis Saraiva, investigador principal e diretor interino da Divisão de Modelagem de Doenças Humanas e Terapêutica na Sidra Medicine, no Catar, falou sobre mutações genéticas identificadas em pacientes renais e seus respectivos tratamentos.

O objetivo da Proxima Symposium é fortalecer a comunidade científica. “A Iniciativa Proxima busca descobrir talentos jovens no Brasil que, como brincamos, tenham os olhos brilhando pela ciência. Acreditamos que é por meio da ciência que um país, uma sociedade, as comunidades conseguem ser soberanas. Queremos criar uma estrutura de descoberta de talentos, prepará-los para uma carreira profissional e dar oportunidade de desenvolvimento”, comentou Marcelo Dietrich, professor associado em Medicina Comparativa e Neurociências em Yale, que lidera a Iniciativa Proxima.

Um dos participantes do evento deste domingo foi o estudante de biologia Jorley Santos da Silva, 24 anos, de Salvador (BA), que integrou a primeira turma da Iniciativa Proxima, há três anos, e atualmente estuda micro-organismos e resistência a antibióticos. “No próximo semestre, serei o primeiro da minha família a se graduar. Quando falei que faria biologia e que queria ser pesquisador acharam estranho. A Iniciativa Proxima me fez acreditar que a ciência é para todos, que todos podem participar e se envolver. Quero continuar fazendo pesquisa para ajudar as pessoas, fazer a diferença”, contou o estudante, que participou de mentoria e capacitações durante 10 meses.

O CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, destacou a importância de receber o evento. “Nosso propósito é cuidar das pessoas, aliando assistência, pesquisa e ensino. O incentivo à pesquisa e à ciência é uma das nossas prioridades – recentemente, investimos R$ 2,5 milhões na ampliação do nosso Instituto de Pesquisa. É um orgulho para nós, como instituição, receber esse evento de tamanha relevância para o cenário internacional da pesquisa científica”.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/12/2023 0 Comentários 487 Visualizações
Ensino

Estrutura da Feevale é um atrativo para candidatos ao curso de Medicina

Por Marcel Vogt 30/10/2023
Por Marcel Vogt

Para cerca de 500 jovens de diversas cidades do Rio Grande do Sul e de outros Estados, este domingo (29), foi de vestibular. A Universidade Feevale realizou o processo seletivo para ingresso no curso de Medicina, que ofertará 81 vagas para o ano de 2024 – 41 no primeiro semestre e 40 no segundo. Dos 626 inscritos, 484 optaram por realizar Redação Feevale + Prova Objetiva Feevale; o restante optou pelo aproveitamento da Redação Enem + Prova Objetiva Enem. Com isso, a relação é de oito candidatos por vaga.

O vestibular foi realizado das 12h às 17h. Na prova de redação, os candidatos tiveram que apontar, em um comentário crítico, o seu ponto de vista acerca do seguinte questionamento: “Você concorda com a ideia de que a mistanásia social tem sido uma prática, inclusive, no Brasil?” Já a prova objetiva contou com 60 questões, abrangendo conhecimentos das áreas de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira, Ciências Exatas e da Terra e Sócio-Histórica. Durante a manhã, os candidatos e seus pais fizeram visitas guiadas aos laboratórios onde ocorrem as atividades práticas do curso de Medicina. E enquanto os filhos se dirigiram às salas, os pais também puderam visitar o Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies) da Feevale, onde os estudantes realizam atendimentos à comunidade em consultórios especializados.

As aulas no primeiro semestre se iniciam no dia 19 de fevereiro, no Câmpus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). Os estudantes selecionados participarão de atividades práticas desde o primeiro semestre de formação, com atendimento à comunidade na rede de atenção básica em diferentes municípios, hospitais e, também, no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies) da Feevale. A pró-reitora de Ensino da Instituição, Angelita Renck Gerhardt, lembra que a estrutura do curso de Medicina é moderna, mas que a expertise no ensino na área da Saúde já é tradição. “Ao mesmo tempo em que oferecemos uma estrutura inovadora em termos de laboratórios e simuladores, temos um cuidado já consolidado no ensino da Saúde, principalmente no que tange ao atendimento aos pacientes e às ferramentas – tanto virtuais quanto físicas – que disponibilizamos aos alunos”, destaca.

As expectativas dos futuros médicos

Ana Carolina da Silva, de 18 anos, escolheu a Universidade Feevale para prestar seu primeiro vestibular. Moradora de Campo Bom e aluna do terceiro ano do Ensino Médio, optou pela Instituição pela proximidade com seu município e por ser uma universidade bem-conceituada. “Eu vim no Mundo Feevale com a escola e gostei bastante da estrutura. Vi tanto a parte de anatomia quanto a parte dos laboratórios, e é tudo muito novo, muito tecnológico”, avalia. Gustavo Walter Manjabosco, de 17 anos, veio de Ijuí, na região noroeste do estado, e conta que a estrutura do câmpus ultrapassou suas expectativas. Se passar no vestibular, deseja se especializar em cirurgia plástica. “O que eu mais busco em um curso é a prática, isso é o mais importante para quem quer ser médico”, afirma.

Gabarito e matrículas

O gabarito poderá ser acessado em www.feevale.br/ingressomedicina. Já o resultado será publicado até a próxima quarta-feira, dia 1º, no mesmo link.

As matrículas acontecerão no dia 6 de novembro, e a chamada de suplentes, a partir do dia 7 de novembro. As vagas serão preenchidas respeitando a ordem de classificação obtida no processo seletivo, prioritariamente para o 1º semestre; não havendo mais vagas disponíveis, serão preenchidas as vagas ofertadas para ingresso no 2º semestre do mesmo ano, entre os próximos colocados.

Foto: Laura Schommer/Divulgação | Fonte: Assessoria
30/10/2023 0 Comentários 805 Visualizações
Saúde

Universidade Feevale recebe médico oncologista britânico

Por Marcel Vogt 28/09/2023
Por Marcel Vogt

O médico oncologista Peter Harper, da Inglaterra, visitou a Universidade Feevale nesta terça-feira (26), a fim de conhecer a estrutura de saúde da Instituição e conversar sobre futuras parcerias em estudos científicos na área de redução de danos vasculares. A diretora de Relações Internacionais e Institucionais da Feevale, Paula Casari Cundari, recepcionou o profissional, junto ao coordenador do curso de Medicina, Pedro Lombardi Beria, e ao professor Eduardo Barbosa, especialista em hipertensão. “Ficamos honrados em ter o doutor Harper aqui. É um momento muito especial e esperamos que esta seja a primeira de muitas visitas”, disse Paula.

Harper fez perguntas sobre a estrutura do curso de Medicina da Instituição e falou sobre suas próprias áreas de estudo, que têm relação com as consequências do tabagismo e com a redução de danos no uso da nicotina. “Sou apaixonado pelo estudo do câncer, dos problemas decorrentes do tabagismo e da indústria do tabaco, e passo muito tempo aprendendo o que podemos fazer para tentar diminuir os danos disso”, pontuou, apresentando as medidas que locais como o Reino Unido e Suécia adotaram para diminuir o uso do tabaco e, consequentemente, os danos de sua combustão.

Também estiveram no encontro a diretora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Feevale, Caren Mello Guimarães, e o professor Patricio López-Jaramillo, reitor da Universidade de Santander (UDES), na Colômbia, que deu uma palestra aos acadêmicos de Medicina no mesmo dia. Depois da reunião, Harper conheceu o Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies) da Feevale, junto à coordenadora do espaço, Paula Tonello.

Foto: Andrieli Siqueira/Divulgação | Fonte: Assessoria
28/09/2023 0 Comentários 710 Visualizações
Ensino

Unisinos forma primeira turma do curso de Medicina

Por Marina Klein Telles 11/08/2023
Por Marina Klein Telles

A Unisinos forma, neste sábado (12), a primeira turma do curso de Medicina. Todos os 55 médicos vão começar a trabalhar imediatamente – além de fazer provas para ingressar na residência médica.

Por se tratar da primeira turma de um dos principais cursos da Universidade, a formatura tem um significado especial para a Unisinos. “Essa formatura é a realização de um projeto gestado há mais de dez anos e que irá culminar na atividade desses profissionais na sociedade. Tenho tranquilidade em conferir grau a esses alunos pois sei do seu empenho, responsabilidade ética e habilidade em bem utilizar dos recursos tecnológicos como aliados no melhor atendimento à saúde familiar. A nossa região e o Brasil estão carentes de médicos com essa qualidade”, completa o reitor da Unisinos, padre Sergio Mariucci.

Por meio de estágios, práticas hospitalares e contato direto com pacientes desde o primeiro semestre, os formandos vivenciaram diversas situações reais da profissão – experiência crucial para desenvolver habilidades técnicas e emocionais necessárias para lidar com os desafios da profissão. Os estágios foram realizados em hospitais de São Leopoldo, Gravataí, Esteio, Canoas, Sapucaia e Porto Alegre.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/08/2023 0 Comentários 692 Visualizações
Saúde

Dermatologia é a especialidade com maior número de mulheres no Brasil

Por Marina Klein Telles 11/05/2023
Por Marina Klein Telles

Uma estatística presente no mais recente levantamento feito na área médica chama a atenção quando o assunto é a formação de profissionais na medicina. A especialidade com maior proporção do número de mulheres no país é a Dermatologia: são 8.236 médicas, o que representa 77,9% dos dermatologistas do país. Outras especialidades com grande proporção de mulheres são Pediatria (75,6%), Alergia e Imunologia e Endocrinologia e Metabologia, ambas com 72,1%.

Diversos fatores podem explicar essa concentração maior de mulheres na dermatologia. Um deles é a maior representatividade feminina no curso de medicina e na área da saúde em geral. Além disso, a dermatologia é uma especialidade que permite uma maior conciliação entre a vida pessoal e profissional, já que não costuma exigir plantões noturnos ou finais de semana. A especialidade é a que tem maior concorrência de vagas e a que exige a melhor nota para ingresso na Residência.

“A dermatologia é uma especialidade médica com uma série de fatores que podem atrair mulheres, como interesse em beleza e cuidados pessoais, representatividade feminina em cursos de medicina, versatilidade da especialidade e equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, comenta a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Rosemarie Mazzuco.

A especialidade abrange uma ampla variedade de condições de pele, cabelos e unhas, o que pode torná-la atraente para médicos que desejam se especializar em uma área versátil que oferece muitas oportunidades para aprender e praticar diferentes habilidades.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/05/2023 0 Comentários 893 Visualizações
Ensino

Acadêmico da Feevale fará observação clínica de pacientes nos Estados Unidos

Por Marina Klein Telles 24/04/2023
Por Marina Klein Telles

No dia 28 de abril, próxima sexta-feira, o acadêmico Lucas Franzoni, do curso de Medicina da Universidade Feevale, embarca para uma experiência que considera decisiva em sua vida. Ele participará do programa de intercâmbio Observership, na University of South Florida, nos Estados Unidos, onde fará observação clínica de pacientes no Tampa General Hospital.

Franzoni é aluno da primeira turma de Medicina da Feevale, e mesmo faltando pouco para a graduação – o grupo se forma na metade do ano – relata que o desejo de participar de alguma atividade acadêmica no exterior o acompanha há muito tempo. “A maior dificuldade é encontrar os canais onde as oportunidades estão, por isso, a participação da Feevale na intermediação foi crucial”, considera. 

O acadêmico tem 38 anos e faz estágio eletivo na Associação Hospitalar Vila Nova, em Porto Alegre, mas acredita que a experiência nos Estados Unidos será um diferencial na carreira, já que irá conviver com outra cultura e organização de trabalho. “Tenho interesse em saber como é a relação entre colegas, entre médico e paciente e entre as equipes de cuidado. Certamente terá contrastes com a realidade que vivemos aqui. Além disso, acredito que podem surgir oportunidades futuras para mais aperfeiçoamento profissional”, declara. O retorno do estudante ao Brasil está previsto para 31 de maio.

Mais acadêmicos tiveram a experiência

Em janeiro deste ano, outras quatro acadêmicas de Medicina participaram do programa English for Health Care + Observership, no Canadá. Ana Claúdia Dalazen, Angela Zangali Toigo, Yasmin da Silva Rodrigues e Valeska Biazus participaram de aulas teóricas de inglês especializado para medicina, visitas técnicas a instituições e atividades de observação não clínica no SickKids Hospital, em Toronto.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
24/04/2023 0 Comentários 709 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO