Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

medicina

Saúde

Inovação e espiritualidade pautam o segundo dia da Health Meeting

Por Jonathan da Silva 23/10/2025
Por Jonathan da Silva

O segundo dia da Health Meeting Brasil/SindiHospa, realizado nesta quarta-feira (22) no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, reuniu milhares de profissionais e estudantes da área da saúde para debater temas que foram da inovação tecnológica à espiritualidade na prática médica. A feira, considerada a maior do setor no sul do Brasil, segue até esta quinta-feira, dia 23, com uma programação voltada à gestão hospitalar, tecnologia e bem-estar dos profissionais de saúde.

Entre os principais destaques do dia, o 3º Fórum de Inovação reuniu especialistas nacionais para discutir o impacto das novas tecnologias no sistema de saúde brasileiro. O encontro abordou temas como governança de dados, inteligência artificial, turismo da saúde, prontuários eletrônicos e novos modelos de negócio no setor. As discussões destacaram a importância da integração entre tecnologia e gestão para aprimorar o atendimento e a segurança do paciente.

Espiritualidade em debate

Encerrando as atividades do dia, um fórum especial discutiu a relação entre medicina e espiritualidade, destacando como a dimensão espiritual pode contribuir para o cuidado integral do ser humano. Participaram o coordenador do Serviço Pastoral do Hospital Moinhos de Vento, Daniel Hoepfner; o cirurgião do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Emanuel Burk; o professor de Espiritualidade e Medicina da Universidade Feevale, Leandro Minozzo; e a psiquiatra Marianna de Abreu Costa. O debate ressaltou que o cuidado com o paciente deve considerar aspectos físicos, emocionais e espirituais, ampliando o olhar da medicina sobre o ser humano.

Jornada de Farmácia completa 10 anos

Outro ponto alto da programação foi a 10ª Jornada de Farmácia Hospitalar do SindiHospa, que reforçou o papel estratégico do farmacêutico na integração entre assistência, gestão e inovação. Os debates destacaram temas como automação de processos, bem-estar dos profissionais e segurança do paciente.

O farmacêutico do Hospital Mãe de Deus, Guilherme Becker, relatou que o uso de dispensários eletrônicos reduziu em até 80% as falhas operacionais. Na Santa Casa de Porto Alegre, conforme explicou a farmacêutica Sabrina Ártico, o sistema já conta com 21 dispensários e um robô de controle de estoque, com meta de chegar a 75 unidades até 2025.

O painel “Residência e Além: Vivências Reais na Prática Clínica Farmacêutica”, mediado por Vanessa Hegele, do Grupo Hospitalar Conceição, trouxe relatos de Camila Rojas (Santa Casa), Helen Feiten (Hospital Moinhos de Vento) e Aline Gaio (Hospital São Vicente de Paulo), que mostraram como a residência multiprofissional fortalece o protagonismo do farmacêutico nas decisões clínicas.

Saúde mental e segurança do profissional

A pauta da saúde mental também teve destaque no debate “Cuidar de Quem Cuida: Saúde Mental e o Desenvolvimento do Farmacêutico”. A coaching de carreira Gislaine Nunes Guimarães e a farmacêutica Mariana Galvão Lopes, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, discutiram os riscos psicossociais e a importância de estratégias de autocuidado. “O farmacêutico atua em um ambiente de alta pressão, onde decisões rápidas impactam vidas. É preciso reconhecer esses desafios e criar espaços para o autocuidado e o desenvolvimento emocional”, afirmou Gislaine.

Outro painel, “Segurança em Cada Dose: Cases de Sucesso na Implementação da Dose Unitária”, reuniu profissionais como Márcio Vinicius Ayres (Hospital de Clínicas), Fernanda Nonnenmacher (Santa Casa) e Rodrigo Martins (Hospital Divina), destacando avanços em segurança e rastreabilidade de medicamentos.

Discussões científicas e novas jornadas

Durante o dia, o SindiHospa promoveu ainda o 4º Encontro da Cadeia de Suprimentos da Saúde, a 2ª Jornada de Transição do Cuidado e Desospitalização e a inédita Jornada de Custos e Controladoria. Outros encontros trataram de temas voltados aos residenciais geriátricos, como prevenção de quedas e promoção da saúde mental.

Paralelamente, a Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar realizou seu primeiro Seminário de Infraestrutura, enquanto a Arena Inovação & Conexões recebeu painéis sobre empreendedorismo, tecnologia e apresentações de startups. Já o espaço Hospital do Amanhã promoveu rounds científicos sobre inovação em saúde.

A 3ª edição da Health Meeting Brasil/SindiHospa é promovida pela HM Brasil Feiras e Congressos e pelo Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre, com patrocínio da Unimed Porto Alegre, Unicred Porto Alegre, Secretaria Estadual do Turismo e Sebrae.

Foto: Jefferson Bernardes/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/10/2025 0 Comentários 273 Visualizações
Ensino

Estudantes de Medicina da Ulbra realizam ação solidária em escola infantil de Canoas

Por Jonathan da Silva 15/10/2025
Por Jonathan da Silva

Em uma atividade voltada à solidariedade e ao Dia das Crianças, alunas da Liga de Pediatria e Neonatologia do curso de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) promoveram uma ação especial na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Caramelada, em Canoas, na quinta-feira (9). Em parceria com a Pastoral da Ulbra, as futuras médicas distribuíram materiais de desenho e compartilharam momentos de alegria e afeto com os alunos da instituição.

A iniciativa reforça uma parceria que já ocorre há três anos entre a Ulbra e a escola, especialmente em datas comemorativas. A diretora da EMEI, Carin Frias, destacou a importância da presença da universidade para a comunidade local. “É uma parceria muito importante porque a gente vive em uma comunidade carente e isso faz a diferença, com momentos proporcionados para eles que talvez em outras situações jamais pudessem ter essa oportunidade”, afirmou Carin.

Com alunos de zero a seis anos, a escola atende crianças do ensino pré-fundamental, que recebem com entusiasmo as ações solidárias. A professora Marília Lima ressaltou o impacto positivo dessas atividades no cotidiano dos estudantes. “Tudo que a gente faz para eles, as mínimas coisas, eles dão muito valor”, destacou a docente.

Formação humanizada

Para as alunas de Medicina, a ação foi também um momento de aprendizado fora da sala de aula e de aproximação com a comunidade. Segundo o pastor da Ulbra, André Cardoso, iniciativas como essa contribuem para uma formação integral dos futuros profissionais da saúde. “A ideia é que além de trazer doações para as crianças, a gente fomente nos nossos alunos aquilo que a gente chama de um profissional humanizado. E nós acreditamos que ser uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora passa por ações desse tipo”, afirmou Cardoso.

Foto: Juliana Agne/Ulbra/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/10/2025 0 Comentários 267 Visualizações
Saúde

Amrigs moderniza sede em Porto Alegre e amplia serviços para associados

Por Jonathan da Silva 01/10/2025
Por Jonathan da Silva

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) tem recebido melhorias em sua sede localizada na Avenida Ipiranga, em Porto Alegre. As atualizações incluem desde a reforma do foyer até a instalação de estacionamento automatizado, com o objetivo de oferecer mais infraestrutura para médicos e estudantes de Medicina. As iniciativas fazem parte de um processo de modernização que acompanha as transformações da área da saúde e reforça o compromisso da entidade com a valorização da profissão.

Estacionamento automatizado

Desde agosto de 2025, o estacionamento da Amrigs, com capacidade para 450 veículos, conta com sistema automatizado de reconhecimento de placas. A medida visa agilizar o acesso e aumentar a segurança dos médicos associados, que continuam a ter gratuidade no serviço.

Reforma do foyer

O espaço de recepção da sede e de acesso ao Teatro Amrigs passou por uma renovação arquitetônica. A obra respeitou o projeto original de Oscar Niemeyer e incluiu a instalação de uma cafeteria, destinada ao público que participa de eventos científicos, corporativos e culturais no local.

Estrutura para eventos e capacitação

As salas multiuso da entidade, reformadas em 2021, foram adaptadas para diferentes demandas, com capacidade para grupos entre 65 e 280 pessoas. Já o Centro de Simulação e Treinamento, inaugurado em novembro de 2022, oferece 645m² de espaço para ensino prático em situações como atendimentos de emergência, acidentes automotivos e catástrofes naturais. O projeto foi viabilizado com apoio financeiro da Cooperativa dos Anestesiologistas de Porto Alegre (Coopa) e da Sociedade de Anestesiologia do Rio Grande do Sul (Sargs).

Homenagem aos profissionais da saúde

Outro marco da modernização foi o Memorial da Gratidão, inaugurado em 2021. A escultura em bronze, com mais de sete metros de extensão, homenageia médicos que atuaram no combate à COVID-19 e aqueles que perderam a vida em decorrência da doença. O monumento é dividido em três painéis que representam a morte, a ciência e a cura.

Compromisso com a valorização da Medicina

Segundo o presidente da Amrigs, Dr. Gerson Junqueira Jr., as iniciativas integram o trabalho contínuo da entidade de fortalecer seu papel histórico como espaço de encontro e aprendizado. “A Amrigs se mantém conectada às transformações da Medicina e da sociedade, buscando sempre criar as melhores condições para os médicos e estudantes”, afirmou o dirigente.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
01/10/2025 1 Comentário 459 Visualizações
Política

Amrigs e governo estadual debatem desafios da saúde

Por Jonathan da Silva 26/09/2025
Por Jonathan da Silva

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) recebeu, na noite desta quarta-feira (24), o vice-governador Gabriel Souza (MDB), em Porto Alegre, para uma reunião sobre os principais desafios da saúde no estado. O encontro tratou de temas como investimentos no programa SUS Gaúcho, a situação do IPE Saúde e medidas pós-enchentes, além de reforçar a aproximação entre a entidade e o governo estadual.

Antes da reunião, Gabriel Souza conheceu as dependências da Amrigs, com destaque para o Centro de Simulação e Treinamento, voltado à capacitação prática de profissionais da saúde. Em seguida, participou da conversa com a diretoria, que também lembrou a atuação da entidade durante as enchentes de 2024, quando médicos, demais profissionais da saúde e voluntários mobilizaram campanhas de vacinação, ações solidárias e mais de 200 toneladas de doações para a população atingida.

Participação em comitê consultivo

Entre os encaminhamentos, o vice-governador convidou oficialmente a Amrigs a integrar o Comitê Consultivo de Monitoramento do Acordo da Saúde para o SUS Gaúcho. A iniciativa tem como objetivo ouvir entidades do setor, e a presença da Associação foi considerada fundamental pela capacidade de articulação científica e pela defesa da Medicina baseada em evidências.

Situação do IPE Saúde

O presidente da Amrigs, Dr. Gerson Junqueira Jr., destacou a necessidade de retomar as negociações com o IPE Saúde diante da falta de reajustes em honorários médicos, consultas e procedimentos. Segundo Junqueira, essa situação tem levado muitos profissionais a se descredenciarem, impactando o atendimento à população. “Nós, como entidade médica, precisamos voltar a negociar com o IPE Saúde”, afirmou o líder da entidade médica, acrescentando que a manutenção do impasse pode gerar consequências coletivas: “Não conseguindo resolver isso, vira um problema de saúde pública”.

O vice-governador Gabriel Souza reconheceu a gravidade do tema e ressaltou a importância de avanços graduais. “É um processo. Iremos aprimorando e a negociação é fundamental”, observou o representante do executivo estadual.

Prova de Residência Médica

Outro assunto tratado foi a Prova AMB/Amrigs de Residência Médica, aplicada há mais de 50 anos e considerada uma das mais tradicionais do país. A edição de 2025 está prevista para 23 de novembro e foi apresentada ao vice-governador como exemplo do compromisso da Associação com a formação médica.

Foto: Ana Carolina Lopes/Ascom Amrigs/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/09/2025 1 Comentário 307 Visualizações
Saúde

Surto de mão-pé-boca gera alerta em escolas do RS

Por Jonathan da Silva 18/09/2025
Por Jonathan da Silva

O aumento de casos de mão-pé-boca em escolas e creches do Rio Grande do Sul tem gerado alerta entre famílias e educadores neste mês. A doença, causada por vírus do grupo dos enterovírus, apresenta rápida transmissão entre crianças em contato próximo. O médico infectologista e professor de Medicina da Ulbra, Cezar Riche, explica que os sintomas aparecem entre três e sete dias após o contágio.

Segundo o especialista, os primeiros sinais da infecção incluem febre, mal-estar e falta de apetite, seguidos pelo surgimento de pequenas manchas ou bolhas na boca, mãos e pés — característica que dá nome à doença. “Essas lesões podem causar dor ao engolir e, embora geralmente sejam leves, exigem atenção para evitar desidratação em casos mais graves”, afirma Riche.

A enfermidade atinge principalmente crianças pequenas, que têm o sistema imunológico em desenvolvimento e convivem em ambientes coletivos, o que facilita a propagação. Adultos também podem ser infectados, mas apresentam sintomas mais brandos. O infectologista lembra ainda que a doença pode ocorrer mais de uma vez. “Existem diferentes tipos de vírus que causam a mão-pé-boca, então a criança pode adoecer novamente em outro momento”, destaca.

Prevenção e cuidados

A transmissão acontece por contato direto com secreções da boca, gotículas de tosse ou espirro, fezes e objetos contaminados. Entre as medidas de prevenção recomendadas estão a higienização frequente das mãos, a limpeza de brinquedos e superfícies e o afastamento temporário de crianças com sintomas. O tratamento é de suporte, voltado à hidratação, ao controle da febre e ao alívio do desconforto, com recuperação entre sete e dez dias. Complicações graves, como neurológicas, são raras.

Formação médica

Além das orientações à comunidade, Riche ressalta que surtos como este também contribuem para a formação de novos profissionais. O curso de Medicina da Ulbra, segundo o especialista, mantém os alunos em constante atualização, com acompanhamento de situações reais de saúde pública que reforçam a integração entre teoria e prática.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
18/09/2025 0 Comentários 362 Visualizações
Ensino

Ulbra destina ambulância histórica para aulas práticas de Medicina

Por Jonathan da Silva 17/09/2025
Por Jonathan da Silva

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) oficializou a destinação de uma ambulância histórica para as práticas do curso de Medicina nesta segunda-feira (15), no campus Canoas. Reformado e adaptado para simular atendimentos do Samu, o veículo torna a Ulbra a primeira universidade do Brasil a contar com uma ambulância própria para uso acadêmico, ampliando o centro de simulação já existente, que reproduz todo o circuito de atendimento hospitalar.

O veículo é um modelo americano Ford F150 XL S, de 1991, considerado raro no país e conhecido por aparições em produções cinematográficas. Na cor branca, com capacidade para cinco pessoas, suspensão ajustável e baú projetado como UTI móvel, a ambulância traz características incomuns às versões brasileiras. Adquirida pela Ulbra em 1996, foi utilizada em atendimentos domiciliares, no Hospital Álvaro Alvim, em Porto Alegre, no hospital da instituição em Tramandaí e em treinamentos de Trauma e Emergência.

A restauração durou 40 dias e foi conduzida pelo profissional Renan Carvalho da Cruz. “Pegamos essa ambulância que estava há praticamente 15 anos parada e restauramos quase todas as peças, praticamente 100% de restauração. As peças estavam boas, porém velhas, mas é um veículo com material americano, diferenciado, e isso facilitou a restauração”, explicou o restaurador.

Avanço na formação médica

Para o professor Rogério Fett Schneider, docente do curso de Medicina e coordenador do Centro de Simulação da Ulbra, a integração do veículo representa um reforço importante na capacitação prática. “Hoje, com o advento do Samu, temos muitas ocorrências, tanto emergências clínicas quanto traumáticas, e o atendimento pré-hospitalar é fundamental. Muitos alunos estão atuando em serviços de regulação do Samu, e o cenário prático vai contemplar também esse contexto, a regulação, o atendimento na rua, o resgate, com todas as formas de urgência e emergência”, afirmou Schneider.

Simulação e segurança do paciente

O coordenador do curso de Medicina da Ulbra, Marcelo Guerra, destacou o impacto da iniciativa na formação dos estudantes. “Estamos cada vez mais integrando a simulação, que é toda a atividade que o aluno faz antes de chegar ao paciente verdadeiro. Então, a simulação tem muito a ver com a segurança dos nossos pacientes. O aluno primeiro treina em ambiente simulado, controlado, e se capacita para quando realmente tiver um caso, saber atuar nessa circunstância”, pontuou Guerra.

Fotos: Bruna Santos/Ulbra/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/09/2025 0 Comentários 329 Visualizações
Variedades

Especialista aponta benefícios do aleitamento materno para mães, bebês e sociedade

Por Jonathan da Silva 21/08/2025
Por Jonathan da Silva

O aleitamento materno, prática recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), foi tema de orientação em agosto de 2025 na Afya Educação Médica de Porto Alegre. A instituição reforçou que amamentar desde a primeira hora após o parto, de forma exclusiva até os seis meses e continuada até os dois anos ou mais, garante benefícios à saúde da mãe e do bebê, além de reduzir custos para os sistemas públicos de saúde.

De acordo com a professora de pediatria da Afya Educação Médica de Porto Alegre, Fernanda Silveira de Nogueira Berthier, o leite materno é um recurso natural, completo e acessível, capaz de reduzir riscos de doenças respiratórias, diarreias, otites, obesidade, asma, diabetes tipo 1 e síndrome da morte súbita infantil, além de contribuir para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. “Ele é considerado o alimento mais completo para o bebê nos primeiros meses de vida, pois contém todos os nutrientes necessários, anticorpos que fortalecem a imunidade e é de fácil digestão”, afirmou a pediatra.

Para as mães, os benefícios incluem menor risco de câncer de mama e de ovário, diabetes tipo 2, hipertensão e síndrome metabólica, além de auxílio na recuperação pós-parto. “Nosso papel como profissionais de saúde é oferecer informação de qualidade e apoio contínuo para que mais mulheres possam amamentar de forma segura, tranquila e com confiança”, destacou a especialista.

Orientações nutricionais para mães

A pediatra da Afya também apresentou recomendações para mães que amamentam ou estão em preparação. Entre as orientações estão manter uma alimentação equilibrada, hidratar-se com 2,5 a 3 litros de água por dia, evitar dietas restritivas e limitar alimentos ultraprocessados.

Fernanda ressaltou ainda que, em alguns casos, pode ser necessária suplementação de ferro, vitamina D, cálcio, ômega-3, iodo ou vitamina B12, sempre sob orientação médica. Além disso, alertou sobre o consumo de cafeína e álcool, que deve ser limitado ou evitado. “Nem todo chá é seguro na amamentação. Sempre pergunte ao seu médico ou nutróloga”, reforçou a pediatra.

Papel da sociedade

Segundo a professora, a amamentação deve ser vista não apenas como decisão individual, mas como prática que precisa ser incentivada e apoiada coletivamente. “O leite materno tem potencial de salvar vidas e transformar o futuro de milhares de crianças”, afirmou Fernanda.

Foto: Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
21/08/2025 0 Comentários 283 Visualizações
Variedades

Encontro em Porto Alegre debate fortalecimento da pesquisa clínica no Brasil

Por Jonathan da Silva 15/08/2025
Por Jonathan da Silva

O Hospital Moinhos de Vento promoveu, na sexta-feira passada (8), em Porto Alegre, o evento “Clinical Research Summit”, reunindo representantes do governo, pesquisadores, indústria farmacêutica, instituições de saúde e órgãos reguladores para discutir estratégias de fortalecimento da pesquisa clínica no país. O objetivo da iniciativa foi ampliar o acesso de pacientes a novos tratamentos, acelerar descobertas e integrar a ciência brasileira às demandas da população, por meio de mais investimentos, parcerias público-privadas e colaboração entre instituições.

Segundo o CEO do hospital, Mohamed Parrini, a ciência nasce da colaboração entre pessoas. “Ao integrar assistência, medicina e pesquisa, temos a oportunidade de gerar inovação e desenvolvimento para o país”, destacou Parrini.

O evento teve como destaque a palestra do cardiologista e professor da Harvard Medical School, Peter Libby, sobre a inflamação como mecanismo comum a diversas doenças. Libby ressaltou a importância da persistência em projetos ousados e avaliou que a Inteligência Artificial pode liberar o médico para se dedicar mais ao paciente. “Não ficaremos presos a um computador durante a consulta, mas sim livres para olhar e interagir com o paciente”, afirmou o palestrante.

Pesquisa como soberania nacional

A diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Meiruze Freitas, defendeu a criação de um Programa Nacional de Pesquisa Clínica com financiamento sustentável e integração entre etapas pré-clínicas e clínicas. O diretor do Instituto Butantan, Esper Kallas, citou a experiência durante a pandemia como modelo de articulação a ser mantido. Já o professor emérito da Universidade Federal de Pelotas, César Victora, destacou que o propósito maior da ciência é aliviar o sofrimento humano.

Parcerias e inclusão

Na mesa-redonda “Construindo pontes: o poder da colaboração público-privada na pesquisa clínica”, representantes da Fiocruz, da Sanofi no Brasil e de hospitais defenderam a criação de um programa nacional com metas claras, orçamento estável e gestão integrada. As propostas incluem aumentar a inclusão e diversidade nos estudos, garantir representatividade regional, de gênero e raça, e alinhar projetos às necessidades do SUS.

Próximos passos

O encontro será seguido pela elaboração de um artigo científico sobre o panorama da pesquisa clínica no Brasil, com participação dos palestrantes e coordenação do Hospital Moinhos de Vento. A segunda edição do Clinical Research Summit está marcada para junho de 2026. Criado em 2014, o Instituto de Pesquisa Moinhos mantém mais de 200 estudos clínicos em andamento, em mais de 40 especialidades, e lidera a única unidade de ensaios clínicos da região Sul dedicada à coordenação de pesquisas.

Foto: Leonardo Lenskij/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/08/2025 0 Comentários 337 Visualizações
Ensino

Palestra na Ulbra aborda desafios e estratégias da carreira médica

Por Jonathan da Silva 13/08/2025
Por Jonathan da Silva

O Centro Acadêmico de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas, foi palco para a palestra “Carreira Médica no Brasil – Desafios e Estratégias para uma jornada que vale a pena” na noite desta segunda-feira (11). A atividade reuniu especialistas para discutir o mercado de trabalho, a saúde mental e o propósito na profissão. O evento marcou também as comemorações do Dia do Estudante e o retorno às aulas do curso de Medicina.

Participaram como palestrantes o urologista Tiago Rosito, chefe do serviço de Urologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e presidente da Sociedade Ibero-Americana de Urologia Pediátrica; o otorrinolaringologista e diretor de relacionamento estratégico da Unicard, Bruno Netto; e o professor da Ulbra, especialista em urologia pediátrica e reconstrutiva e transplante renal, Renan Timóteo de Oliveira, que também mediou o encontro. Cada convidado apresentou sua visão individual e, ao final, participou de um bate-papo para responder perguntas e trocar percepções com o público.

Motivação e desafios

O professor Renan Timóteo de Oliveira refletiu sobre a motivação para seguir a Medicina e alertou para a crescente percepção da saúde como produto, em que pacientes se tornam consumidores e médicos, vendedores. O especialista citou o colapso do sistema público pela falta de recursos e a insatisfação crescente no setor privado. “Vivemos também a corrosão da remuneração médica, com modelos que impõem altos volumes de trabalho em troca de cada vez menos retorno”, afirmou Oliveira.

Mercado e saúde mental

O otorrinolaringologista Bruno Netto apresentou dados sobre o mercado e destacou o aumento da concorrência. “Antes, bastava abrir o consultório e esperar os pacientes chegarem. Hoje, com tanta concorrência, não é mais assim”, comentou o palestrante. Netto também chamou atenção para a saúde mental dos médicos, lembrando que, segundo o Psychiatry Online Brazil, a taxa de suicídio é 41% maior entre homens e 227% maior entre mulheres na profissão. “Meninas, preparem o coração e a mente de vocês”, aconselhou o otorrinolaringologista.

Autoridade e propósito

O urologista Tiago Rosito falou sobre construção de autoridade técnica e acadêmica para alcançar resultados profissionais e financeiros sem perder o propósito. “Quanto antes você definir onde quer chegar, melhor. O caminho para o sucesso é estudar e estudar, trabalhar e trabalhar”, afirmou Rosito. O palestrante ressaltou que a Medicina é estressante, independentemente do retorno financeiro, e que as escolhas moldam o futuro. “Se escolher o caminho mais difícil, o futuro será mais fácil. Se escolher o mais fácil, o futuro será mais difícil”, enfatizou o palestrante.

O encontro foi encerrado com um diálogo entre os três especialistas, reforçando a necessidade de preparo técnico, atenção à saúde mental e definição de propósito para enfrentar os desafios da carreira médica no país.

Foto: Bruna Santos/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/08/2025 0 Comentários 268 Visualizações
Saúde

Amrigs participará do 34º Congresso Estadual do Cosems/RS em Gramado

Por Jonathan da Silva 04/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) confirmou presença no 34º Congresso Estadual do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), que será realizado nos dias 7 e 8 de agosto, na Expogramado, em Gramado. O evento, que reunirá gestores das 497 secretarias municipais de Saúde do estado, representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e da Secretaria Estadual da Saúde, discutirá o tema “SUS que cuida, gestão que reconstrói: novos caminhos para um Rio Grande que refloresce”.

O presidente da Amrigs, Dr. Gerson Junqueira Jr., destacou a importância da participação da entidade no encontro. “A participação da Amrigs no congresso reforça nosso compromisso com o desenvolvimento de políticas públicas e com o fortalecimento do diálogo entre a Medicina e os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o médico.

Espaço de exposição no saguão principal

Durante o evento, a entidade contará com um espaço de exposição no saguão principal, onde apresentará projetos estratégicos e iniciativas voltadas ao fortalecimento da saúde pública. Entre os destaques estão a Prova AMB/Amrigs, processo seletivo para Programas de Residência Médica, o Prêmio Amrigs de Melhores Práticas na Medicina e o Centro de Simulação e Treinamento, destinado à qualificação e ao desenvolvimento profissional de médicos e profissionais da saúde.

Foto: Marcelo Matusiak/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/08/2025 1 Comentário 363 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO