Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

medicina

Saúde

Hospital Moinhos de Vento realiza cirurgia de alongamento ósseo inédita no RS

Por Jonathan da Silva 07/01/2026
Por Jonathan da Silva

O Hospital Moinhos de Vento, localizado em Porto Alegre, realizou, no mês passado, a primeira cirurgia de alongamento ósseo no Rio Grande do Sul com o uso de uma haste motorizada totalmente interna, tecnologia recentemente liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O procedimento marca a introdução no estado de uma alternativa ao método tradicional com fixadores externos, com o objetivo de tratar deformidades e discrepâncias no comprimento dos membros.

A cirurgia foi realizada em uma paciente de 14 anos diagnosticada com Osteocondromatose Múltipla Hereditária, condição genética caracterizada pela formação de tumores ósseos benignos que podem causar deformidades e alterações no crescimento. No caso atendido pelo hospital, a paciente apresentava encurtamento da tíbia direita associado a uma leve deformidade óssea.

Tecnologia utilizada

O procedimento envolveu a correção da deformidade e a implantação de uma haste de alongamento ósseo motorizada na tíbia. O dispositivo funciona por meio de um motor interno, permitindo o alongamento gradual do osso a partir de um controle externo que encosta na pele. O processo ocorre de forma progressiva e controlada ao longo do tempo, conforme o planejamento médico.

De acordo com o médico ortopedista Dr. Bruno Antunes, integrante do Serviço de Ortopedia do Hospital Moinhos de Vento e responsável pelo caso, a tecnologia representa uma mudança na forma como o alongamento ósseo é realizado. “Estamos falando de uma verdadeira revolução. Essa é a única haste desse tipo disponível no Brasil atualmente, e ela permite que todo o processo de alongamento seja feito internamente, sem estruturas externas, o que traz ganhos expressivos em conforto, segurança e qualidade de vida para o paciente”, afirmou Antunes.

Aplicação clínica

Segundo o médico, a haste possibilita o alongamento ósseo sem o uso de fixadores externos, tradicionalmente empregados nesses procedimentos. “A grande vantagem dessa haste é permitir o alongamento ósseo de forma totalmente interna, sem o uso de fixadores externos. O processo é controlado por um sistema de indução, semelhante a um carregador de celular, em que um transdutor posicionado sob a pele recebe energia de um controle externo e promove o alongamento de maneira gradual e precisa, conforme a prescrição médica. No caso desta paciente, conseguimos corrigir a deformidade e iniciar o alongamento com menor impacto na rotina, favorecendo a reabilitação e a adesão ao tratamento”, explicou Antunes.

Comparação com métodos tradicionais

Tradicionalmente, as cirurgias de alongamento ósseo utilizam fixadores externos que permanecem visíveis durante todo o tratamento. De acordo com o hospital, esses dispositivos podem causar limitações funcionais, desconforto, dor na inserção dos pinos e maior risco de infecções. Com a haste interna motorizada, esses fatores são reduzidos, uma vez que todo o sistema permanece implantado no interior do osso.

Referência em alta complexidade

Para o chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Carlos Roberto Galia, a realização da cirurgia inédita reforça a atuação da instituição em procedimentos de alta complexidade. “A incorporação dessa tecnologia demonstra nosso compromisso com a inovação e com a oferta de tratamentos de ponta, sempre com foco em melhores desfechos clínicos e na experiência do paciente”, ressaltou Galia.

Foto: Hospital Moinhos de Vento/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/01/2026 0 Comentários 327 Visualizações
Variedades

Instituto Vida Solidária e Amrigs homenageiam banda médica por ações beneficentes

Por Jonathan da Silva 01/12/2025
Por Jonathan da Silva

O Instituto Vida Solidária (IVS) e a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) homenagearam a First Aid Medical Band (FAMB) na noite desta quinta-feira (27), durante o show Natal com Propósito, no Sixteen Station Pub, em Porto Alegre. O reconhecimento veio em função das ações beneficentes realizadas pela banda ao longo de 2025 em apoio à instituição. A homenagem ocorreu por meio da entrega de uma placa comemorativa, destacando o trabalho voluntário dos músicos, que são médicos de diferentes especialidades e atuam em apresentações cuja renda é revertida ao IVS. A presidente do Instituto Vida Solidária e diretora de Integração Social da Amrigs, Dra. Dilma Tessari, conduziu a entrega da placa à banda.

Em 2025, a First Aid Medical Band esteve presente em diferentes eventos ligados ao IVS e à Amrigs. A banda participou da celebração dos 20 anos do Instituto Vida Solidária, em abril, do Amrigs DOC Festival, em outubro, e realizou o show Noite Solidária, em julho, também no Sixteen Station Pub. Em todas as apresentações, a renda arrecadada foi revertida ao IVS.

O que é o Instituto Vida Solidária

O Instituto Vida Solidária é uma organização privada sem fins lucrativos sediada ao lado da Comunidade São Pedro, em Porto Alegre. A entidade desenvolve projetos sociais voltados a crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade. A Associação Médica do Rio Grande do Sul atua como mantenedora da instituição. Com 20 anos de atuação, o IVS atende cerca de 400 famílias da comunidade. Mais detalhes sobre formas de apoio podem ser obtidos pelo telefone (51) 98065-9242 ou pelo e-mail [email protected].

Foto: Andrea Graiz/Divulgação | Fonte: Assessoria
01/12/2025 1 Comentário 352 Visualizações
Saúde

IPE Saúde debate cadastramento e honorários médicos em reunião com a Amrigs

Por Jonathan da Silva 01/12/2025
Por Jonathan da Silva

O novo presidente do IPE Saúde, Paulo Rogério Silva dos Santos, esteve na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) na manhã desta sexta-feira (28), em Porto Alegre, para apresentar as diretrizes de sua gestão e discutir cadastramento de profissionais, atualização de honorários e perspectivas da assistência. O encontro ocorreu como parte da iniciativa de retomar negociações consideradas urgentes pela categoria médica, após dois anos sem avanços concretos nas discussões sobre remuneração.

Além de Paulo Rogério, que assumiu o comando da autarquia no início de novembro, participaram o presidente da Amrigs, Dr. Gerson Junqueira Jr.; o vice-presidente, Dr. Paulo Morassutti; o diretor de Normas, Dr. Mauro Sparta; o presidente do Conselho de Representantes da Amrigs, Dr. José Renato Grisolia; o representante do Conselho Federal de Medicina no Rio Grande do Sul, Dr. Carlos Sparta; e o deputado estadual Dr. Thiago Duarte, responsável por articular a reunião.

As instituições discutiram o cenário atual do cadastramento de médicos e o edital do Programa Mais Assistência, publicado recentemente pelo IPE Saúde. Também foram revisados aspectos técnicos envolvendo novos credenciamentos e o funcionamento da tabela de honorários.

Reivindicações da classe médica

Durante a reunião, o presidente da Amrigs, Dr. Gerson Junqueira Jr., apresentou um panorama das tratativas conduzidas pelas entidades médicas em 2023. O médico lembrou que, ao longo de 2024 e 2025, não houve avanços significativos na atualização da remuneração. Segundo ele, essa estagnação reforçou a pressão por melhorias. “Há uma expectativa da classe médica. Estamos abertos para continuar as negociações. Sempre procuramos ter um bom diálogo com o IPE”, afirmou Junqueira.

Posicionamento do IPE Saúde

Paulo Rogério Silva dos Santos, contador e advogado, reconheceu os desafios enfrentados pelo instituto, incluindo o déficit apontado pela autarquia. “O déficit existe, nós reconhecemos isso”, comentou o dirigente durante a discussão.

Próximos passos

As propostas apresentadas serão retomadas no próximo encontro previsto entre IPE Saúde e Amrigs. A entidade médica reiterou que mantém compromisso com a categoria e disposição para seguir no debate, reforçando a necessidade de avanços em benefício dos profissionais e da população atendida.

Foto: Ana Carolina Lopes/Ascom Amrigs/Divulgação | Fonte: Assessoria
01/12/2025 1 Comentário 349 Visualizações
Saúde

Médicos brasileiros participam de imersão científica sobre crioablação em Israel

Por Jonathan da Silva 21/11/2025
Por Jonathan da Silva

Cinco médicos brasileiros iniciaram uma imersão científica em Israel em missão organizada pela KTR Medical, empresa que introduziu no Brasil a tecnologia de crioablação da IceCure Medical, para conhecer avanços no tratamento minimamente invasivo de tumores. A viagem ocorre em centros médicos de referência em cidades israelenses, onde os profissionais participam de visitas técnicas, acompanham procedimentos e discutem a incorporação da tecnologia no país.

A missão reúne especialistas do Hospital Israelita Albert Einstein, HCFMUSP/ICESP, Hospital Sírio-Libanês, Hospital Samaritano Higienópolis, Hcor, Unifesp, Rede D’Or e Hospital Federal de Ipanema. O país foi escolhido pela concentração de universidades, centros de pesquisa e hospitais que desenvolvem tecnologias médicas em colaboração.

Segundo o diretor de Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular, o Dr. Guilherme Lopes Pinheiro Martins, conhecer esse ecossistema amplia a percepção sobre inovação aplicada. “Estar em um país reconhecido mundialmente pela produção de tecnologias de ponta, a verdadeira ‘Startup Nation’, reforça o quanto a integração entre ciência, tecnologia e acesso é determinante. Israel entrega inovação com seriedade, qualidade e compromisso, e observar de perto como a crioablação é aplicada e expandida aqui nos mostra caminhos reais para melhorar o acesso no Brasil. Essa experiência também fortalece o networking internacional e permite compreender cenários clínicos que podem ser adaptados à nossa realidade”, afirmou Pinheiro Martins.

Visita à IceCure Medical

Um dos principais compromissos do grupo é a visita à sede da IceCure Medical, em Cesarea, para aprofundamento no sistema ProSense, utilizado para destruição tumoral por congelamento. Durante a passagem pela empresa, os médicos participam de apresentações sobre fundamentos da crioablação mamária, resultados de estudos internacionais como o SIX e discussões sobre novas indicações oncológicas da técnica.

Troca internacional

A programação inclui rodas de conversa com especialistas de Israel, França e Brasil, permitindo compartilhar experiências sobre a prática da medicina minimamente invasiva. Pinheiro Martins destacou que a missão tem impacto direto na assistência. “A crioablação está transformando o cuidado minimamente invasivo no mundo. E conhecer de perto a experiência israelense é fundamental para ampliarmos o uso seguro e baseado em evidências no Brasil. A interação com equipes internacionais reforça que estamos no caminho certo para oferecer aos pacientes alternativas de tratamento cada vez mais precisas e menos traumáticas”, destacou o diretor.

Procedimentos acompanhados

O grupo participa ainda de observações clínicas em hospitais como o Centro Médico Rabin/Hospital Beilinson e o Bnai Zion Medical Center, em Haifa. Nessas unidades, acompanham aplicações da técnica em tumores de mama, rim e outras lesões, além de discutir fluxos, protocolos e resultados com equipes de urologia, radiologia intervencionista e mastologia.

Estratégia da empresa

Para o diretor de Operações da KTR Medical, Leandro Najfeld, a iniciativa reforça o vínculo com centros avançados de medicina intervencionista. “Nosso compromisso é aproximar o país do que há de mais inovador em medicina intervencionista. Trazer profissionais da área da saúde para dentro da IceCure e dos hospitais israelenses é uma forma de acelerar a adoção de tecnologias que reduzem dor, tempo de recuperação e impacto no sistema de saúde. Esta missão reforça a importância da colaboração internacional para melhorar o acesso e a qualidade do cuidado”, afirmou Najfeld.

Expansão da crioablação no Brasil

A missão integra uma estratégia de consolidação da tecnologia no país, aliando atualização científica, desenvolvimento de liderança médica e ampliação de protocolos clínicos para uso da crioablação em diferentes tipos de tumores.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
21/11/2025 0 Comentários 279 Visualizações
Ensino

XIX Semana Acadêmica de Medicina da Unisc registra recorde de 218 trabalhos científicos

Por Jonathan da Silva 19/11/2025
Por Jonathan da Silva

A XIX Semana Acadêmica de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) registrou recorde de produção científica ao reunir mais de 400 participantes entre 5 e 7 de novembro, em Santa Cruz do Sul, em uma programação de palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos organizada pelo Diretório Acadêmico Professor Pedro Lúcio de Souza em parceria com a Coordenação do Curso de Medicina. O evento ocorreu ao longo de três dias e teve como propósito ampliar o aprendizado e promover trocas de experiências entre estudantes e docentes, destacando a temática “Conexões que revolucionam a Medicina”.

A programação contou com atividades que discutiram diferentes áreas da formação médica. O principal convidado foi o médico Marcelo Matias, ginecologista e obstetra, presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), que abordou o tema “O valor do diploma médico e o papel do médico frente à sociedade”. A palestra enfatizou aspectos ligados à formação profissional e às responsabilidades sociais da categoria.

Recorde de trabalhos científicos

Um dos pontos centrais da Semana Acadêmica foi a submissão de 218 trabalhos científicos desenvolvidos por acadêmicos ao longo do ano, número mais alto já registrado na história do evento. As produções englobaram áreas clínica, cirúrgica e de saúde pública e foram avaliadas de forma cega por dois especialistas antes de serem apresentadas.

O presidente do Diretório Acadêmico, o acadêmico do 9º semestre Wesley Warken Kolling, destacou que o número expressivo reflete o engajamento dos estudantes. “Para toda a comissão organizadora, é um orgulho ver o crescimento da nossa Semana Acadêmica. Este evento mostra o comprometimento dos nossos colegas com a ciência, com o aprendizado e com a sociedade”, afirmou Kolling.

Impacto acadêmico

O acadêmico também ressaltou a importância das atividades para a formação profissional. “A Semana Acadêmica da Medicina é mais do que um evento — é a expressão do quanto o curso de Medicina da Unisc se dedica a transformar conhecimento em ação e impacto social”, avaliou Kolling.

O coordenador do Curso de Medicina da instituição, Dr. Paulo Laste, reforçou que a programação amplia a visão dos alunos sobre a prática médica. “A medicina é feita de conexões, ciência, simpatia, conhecimento, cuidado com o paciente, entre teoria e prática e, acima de tudo, entre pessoas. Todas essas atividades foram pensadas para aproximar os alunos da realidade da medicina e das transformações que ela vem passando, e que são muitas”, observou o docente.

Trabalhos premiados

  • 1º lugar – Cirurgia cardíaca na cardiomiopatia hipertrófica: evolução da miectomia septal e resultados a longo prazo. Autores: Camila Funck, Ana Paula Schüncke, Gabriela Oliveira Araújo, Lucas Alexandre da Silva, Francisco Gediaelisom de Sousa Oliveira, Beatriz Cassel Corrêa, Giuliana Viecilli Castilhos, Arthur Vitório Scarton Schwerz e Lucas Bortolini Nardi. Professor orientador: Dr. Basem Juma Abdalla Abdel Hamid.
  • 2º lugar – Carcinoma papilífero da tireoide em adolescente: um relato de caso. Autores: Antonia Haas Hoppe, Marília Beling Gularte, Isabela Alles, Carolina Faccin da Ros, Maria Carolina Hirsch, Vítor Petry Thiele, Lúcio Marques Leonardi, Camila Ferreira Overbeck e Luiza Haas Jacobus. Professor orientador: Dr. Alexandre Xavier Hoppe.
  • 3º lugar – Ensino anatômico aplicado à prática cirúrgica: relato de experiência. Autores: Maria Carolina Hirsch, Carolina Faccin da Ros, Vítor Petry Thiele, Marília Beling Gularte, Lúcio Marques Leonardi, Luiza Haas Jacobus, Isabela Alles, Antonia Haas Hoppe e Camila Ferreira Overbeck. Professor orientador: Dr. Paulo Roberto Laste.
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/11/2025 0 Comentários 221 Visualizações
Saúde

Entidades médicas alertam para risco de falsos especialistas no país

Por Jonathan da Silva 19/11/2025
Por Jonathan da Silva

A atuação de grupos que simulam instituições oficiais da medicina, denunciada pela Associação Médica Brasileira (AMB), gerou alerta nacional e levou a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) a reforçar a preocupação nesta quarta-feira, após identificar a criação de sociedades paralelas, diretrizes sem embasamento técnico e a intenção de emissão irregular de títulos de especialista no Brasil. Segundo a AMB, mais de 55 entidades foram criadas à margem das normas oficiais, o que coloca pacientes em risco e causa confusão no sistema de certificação reconhecido no país.

O alerta ganhou força após a divulgação de diretrizes não recomendadas, como orientações sobre implantes hormonais com testosterona em mulheres, atribuídas à chamada Ordem Médica Brasileira (OMB). A AMB relata que essas ações incluem ainda a criação de entidades com nomes semelhantes aos de sociedades reconhecidas, o que pode induzir médicos e pacientes ao erro.

Sistema oficial de certificação

A Amrigs ressalta que o sistema oficial de certificação, estruturado pela AMB em parceria com as Sociedades de Especialidades e regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), é o único mecanismo legal e seguro para concessão de títulos. A entidade informa que segue acompanhando o caso e atuando de forma alinhada à AMB para preservar a integridade da prática médica e a segurança da população, com defesa de critérios rigorosos de formação e especialização.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/11/2025 1 Comentário 340 Visualizações
Projetos especiais

Medicina da Ulbra leva música e cuidado a idosos em Canoas

Por Jonathan da Silva 11/11/2025
Por Jonathan da Silva

Alunas do curso de Medicina da Ulbra realizaram uma ação de integração com os moradores do Lar Santa Bárbara, em Canoas, levando música, afeto e aprendizado na prática. A atividade ocorreu como parte da disciplina Políticas Públicas e Gestão em Saúde, ministrada pela professora Estela Wazenkeski, e contou também com a participação do capelão da universidade, pastor André Cardoso. De acordo com a instituição, o projeto deverá seguir em 2026.

Participaram da ação as alunas Sofia Eichelberger Zago, Giovana Salvaro Policarpi, Tainá Cazer e Laura Beatriz de Lima Domingues, que encontraram no lar um espaço de aprendizado humano e profissional. Durante a visita, o pastor André Cardoso conduziu momentos de louvor e reflexão com os residentes. “Foi uma experiência emocionante e nos fez perceber a importância do afeto, da empatia e da escuta ativa que teremos que exercer na prática médica”, relatou Sofia.

A estudante destacou ainda a reação dos idosos durante a atividade musical. “Muitos têm Alzheimer ou tiveram AVC e não conseguem se comunicar muito bem, mas quando o pastor começou a cantar, eles se emocionaram. Mesmo com limitações, acompanhavam as músicas, pediam canções e sorriam”, pontuou Sofia.

Aprendizado com propósito

O projeto prevê visitas regulares ao longo de dois semestres, com foco no bem-estar e no cuidado integral de pessoas idosas. A partir da proposta das estudantes, o Lar Santa Bárbara passará a integrar o campo de estágio obrigatório do curso de Fisioterapia Semipresencial da Ulbra, ampliando a atuação interdisciplinar nas áreas da saúde.

De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia Semipresencial da Ulbra, Cristina Fedrizzi Caberlon, essa integração entre cursos é uma prática que vem sendo fortalecida. “A gente fala muito ao longo da formação sobre a importância da interdisciplinaridade, e poder colocar isso em prática através de ações concretas é um grande privilégio. Quando um grupo de alunos atua fora da sua zona de conforto e busca fazer a diferença, é preciso incentivar. Isso é educação transformadora e com propósito”, destacou Cristina.

A coordenadora do Lar Santa Bárbara, Liane Abreu de Souza, ressaltou o impacto positivo das visitas na rotina dos residentes. “A presença dos alunos e do pastor é muito importante. Eles trazem alegria, motivam os idosos a participar das atividades e ajudam a quebrar a solidão. É um trabalho muito bonito e humanizado”, comentou Liane.

Extensão que transforma

De acordo com a professora Estela Wazenkeski, o projeto é desenvolvido em etapas e integra uma metodologia que une teoria, prática e envolvimento comunitário. “Essa é uma disciplina de extensão que segue por dois semestres. Na primeira fase, os alunos escolhem uma política pública e vão a campo para conhecer de perto sua aplicação, identificar demandas e propor intervenções. Na etapa seguinte, eles executam o projeto na disciplina de Práticas Interprofissionais em Educação e Saúde”, explicou a docente.

Mesmo antes da segunda fase, o grupo decidiu antecipar as ações devido ao vínculo criado com os moradores do lar. “As alunas se envolveram de forma muito genuína com o Lar Santa Bárbara, criaram laços com os idosos e começaram a desenvolver atividades complementares, como a visita do pastor e a parceria com o curso de Fisioterapia. Essa é exatamente a essência da disciplina: formar profissionais que entendam a medicina como um ato humano, social e colaborativo”, completou Estela Wazenkeski.

Além das visitas, as alunas estão promovendo uma campanha de arrecadação de fraldas geriátricas (tamanhos GG e XG) e leite para apoiar o Lar Santa Bárbara. Interessados em contribuir podem entrar em contato com as estudantes pelos telefones: Giovana (48) 99846-2602, Tainá (54) 99653-3101, Sofia (51) 98682-0222 e Laura (51) 98211-7504.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/11/2025 0 Comentários 302 Visualizações
Saúde

Instituto Ceos promove segundo Simpósio de Pesquisa Clínica em Porto Alegre

Por Jonathan da Silva 28/10/2025
Por Jonathan da Silva

O Instituto Ceos realizará a segunda edição do Simpósio de Pesquisa Clínica no dia 6 de novembro, no Auditório Global do Tecnopuc, em Porto Alegre. O evento reunirá profissionais da saúde, pesquisadores e estudantes para debater temas estratégicos e atuais que influenciam diretamente o avanço da pesquisa clínica no Brasil.

De acordo com o diretor de Pesquisa do Instituto Ceos, Paulo Pitrez, a nova edição busca expandir os resultados alcançados em 2024, fortalecendo o ecossistema de pesquisa clínica no país. “Depois de uma primeira edição muito produtiva em 2024, esse ano queremos ampliar e fortalecer ainda mais o ecossistema de pesquisa clínica. O segundo encontro quer ampliar o debate, aproximar profissionais e incentivar o aprimoramento das práticas em um setor essencial para a saúde”, afirmou Pitrez.

Temas e público-alvo

A programação contempla temas ligados à inovação, ética, gestão e tecnologia. O simpósio é voltado a médicos, enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos, biólogos, estudantes da área da saúde e gestores de centros de pesquisa. Entre os tópicos abordados estarão a integração entre CROs e centros de pesquisa, aspectos éticos da pesquisa no Brasil, ampliação da participação de voluntários em estudos e avanços tecnológicos aplicados à área.

Importância da pesquisa clínica

Pitrez destacou o papel da pesquisa clínica como base do progresso científico. “A pesquisa clínica é fundamental para a evolução da medicina. É por meio dela que desenvolvemos vacinas, medicamentos e tecnologias com eficácia e segurança comprovadas. Em um ecossistema moderno, a pesquisa clínica tem o poder de transformar realidades ao ampliar o acesso a tratamentos de ponta”, explicou o diretor do instituto.

Programação

  • 8h30min – Recepção e registro
  • 9h – Abertura do evento
  • 9h15min – Brasil como protagonista em pesquisa clínica global: estamos prontos?
    Conferencista: Paulo Pitrez (Instituto Ceos)
  • 10h – Desafios para o desenvolvimento de um ecossistema de pesquisa clínica em Porto Alegre
    Moderador: Geraldo Aguiar (HED)
    Debatedores: Paulo Pitrez (Instituto Ceos), Carmela Farias (Santa Casa de POA), Diego Ramires (HMD) e Adriano Chimal (HSL)
  • 10h45min – Coffee break
  • 11h15min – Conversas cruzadas: encurtando distâncias entre centros de pesquisa e potenciais participantes em estudos
    Moderador: Paulo Pitrez (Instituto Ceos)
    Debatedores: Juliana Fernandes (HED), Cristina Flores (HED) e Giovana dos Santos (Instituto Ceos)
  • 12h15min – Intervalo para almoço
  • 13h30min – Atualização sobre aspectos éticos em pesquisa clínica no Brasil
    Moderador: Willian Adami (Instituto Ceos)
    Palestrante: Sérgio Luís Amantéa (PUCRS/UFCSPA)
  • 14h15min – Excelência na operação e gestão da pesquisa clínica: sinergia entre CROs e CPCs para resultados de alto impacto
    Moderadora: Bruna Donida (Instituto Ceos)
    Palestrantes: Bianca Comerlato (Instituto Ceos) e Rafael Barglini (IQVIA)
  • 15h – Importância e futuro de estudos de vida real e iniciativa do investigador
    Moderador: Paulo Pitrez (Instituto Ceos)
    Palestrantes: Vinícius Pinho (TriNetX) e Frederico Friedrisch (PUCRS)
  • 15h30min – Coffee break
  • 16h – Avanços tecnológicos em pesquisa clínica
    Moderador: Ricardo Bastos (Instituto Ceos)
    Palestrantes: Willian Soares dos Santos (TriNetX), Guilherme Barros (Sisqualis) e Geraldo Aguiar (HED)
  • 17h – Encerramento e confraternização

Serviço

  • O quê: 2º Simpósio de Pesquisa Clínica do Instituto Ceos
    Quando: 6 de novembro
  • Onde: Auditório Global do Tecnopuc, Porto Alegre
  • Quanto: Inscrições pelo site Sympla
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
28/10/2025 0 Comentários 264 Visualizações
Saúde

Amrigs completa 74 anos de história

Por Jonathan da Silva 28/10/2025
Por Jonathan da Silva

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) completou 74 anos nesta segunda-feira (27), em Porto Alegre, onde atua como representante da classe médica no estado, promovendo ações de valorização da medicina, formação profissional e responsabilidade social. A instituição mantém parceria com suas Seccionais e Sociedades de Especialidades, reunindo diferentes áreas da profissão com o objetivo de fortalecer a categoria e qualificar o atendimento à população.

Ao longo de outubro, a Amrigs tem realizado uma série de atividades alusivas ao Dia do Médico. Entre elas, o Amrigs DOC Festival levou ao Teatro Amrigs apresentações beneficentes com renda destinada ao Instituto Vida Solidária (IVS). Também foi promovida a Unimed Tennis Cup, torneio que reuniu 48 médicos-tenistas em parceria com a Federação Gaúcha de Tênis, além da 1ª Estetoscopa Amrigs de Futebol, que integrou equipes médicas em uma atividade esportiva voltada ao convívio e ao bem-estar.

O presidente da Amrigs, Dr. Gerson Junqueira Jr., destacou o papel da instituição na formação e atualização da categoria. “A Associação Médica do Rio Grande do Sul é o espaço onde a Medicina gaúcha se encontra, se atualiza e se projeta para o futuro. Nossa missão é estar ao lado do médico, promovendo e oferecendo oportunidades para conhecimento, inovação e também qualidade de vida”, afirmou Junqueira.

Prêmios reconhecem práticas e jornalismo em saúde

Durante as comemorações, foram anunciados os vencedores do Prêmio Amrigs de Melhores Práticas na Medicina 2025, que reconhece iniciativas de impacto social, tecnológico e assistencial. Já o Prêmio Amrigs de Jornalismo 2025 valorizou reportagens com foco no tema “Desafios da Medicina: Formação, Inovação e Fake News”, incentivando o debate sobre saúde e informação de qualidade na sociedade.

Formação médica com simulação realística

No campo de qualificação profissional, o Centro de Simulação e Treinamento Amrigs segue como referência no aprimoramento de habilidades técnicas e de tomada de decisão. A estrutura oferece metodologia baseada em práticas realistas, com cenários que reproduzem situações reais de atendimento, permitindo o desenvolvimento de competências clínicas e cirúrgicas com uso de tecnologia de alta complexidade.

Responsabilidade social e atendimento comunitário

A instituição mantém o Instituto Vida Solidária (IVS), que completará 20 anos em 2025 e atende cerca de 400 famílias na Comunidade São Pedro, em Porto Alegre. O trabalho é voltado à promoção de saúde, educação e cidadania, com ações que fortalecem laços comunitários e contribuem para melhorias sociais no território atendido.

Prova de Residência Médica se aproxima

Com a chegada do final de ano, a Amrigs concentra esforços na organização da Prova AMB/Amrigs 2025, realizada em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB). Em sua 54ª edição, o processo seletivo amplia o alcance e inclui o Rio de Janeiro entre as cidades de aplicação. A prova também passa a ser critério de ingresso para Cursos de Especialização da PUC. As inscrições seguem abertas até 30 de outubro de 2025, e a prova teórico-objetiva será aplicada no dia 23 de novembro, simultaneamente em diversas cidades do país.

Foto: Marcelo Matusiak/Amrigs/Divulgação | Fonte: Assessoria
28/10/2025 1 Comentário 286 Visualizações
Saúde

Health Meeting reúne mais de 20 mil pessoas e anuncia nova edição para 2026 na Fiergs

Por Jonathan da Silva 24/10/2025
Por Jonathan da Silva

A terceira edição da Health Meeting Brasil/SindiHospa movimentou o Centro de Eventos da PUCRS entre os dias 21 e 23 de outubro, em Porto Alegre, reunindo mais de 20 mil visitantes. O evento, promovido pela HM Brasil Feiras e Congressos e pelo SindiHospa, contou com uma programação e geração de negócios e já confirmou sua quarta edição para ser realizada entre os dias 22 a 24 de setembro de 2026, na Fiergs, com foco em internacionalização.

Segundo o CEO da Health Meeting, Gilmar Dalla Roza, o evento chegou à sua maturidade como ponto de encontro dos diferentes elos do setor. “A primeira edição foi da ousadia de propor algo novo no setor. A segunda, da superação após a enchente. E 2025 foi a consolidação da feira como o lugar onde todos os elos da saúde se encontram para geração de negócios e troca de conhecimentos. Vamos crescer ainda mais em 2026”, afirmou Dalla Roza. O dirigente participará em novembro da Medica, em Düsseldorf, na Alemanha, um dos principais eventos mundiais da área, para ampliar parcerias para a próxima edição.

Negócios e parcerias

Durante os três dias de programação, a feira gerou acordos e parcerias, com destaque para a assinatura de um contrato entre a Rede de Saúde da Divina Providência e a Unicred Porto Alegre. O negócio, o maior do evento, prevê o financiamento de R$ 5 milhões para a compra de um angiógrafo da Philips, destinado a exames de hemodinâmica e intervenções nas áreas neurológica e vascular. “É um equipamento que traz automatização, inteligência artificial e outras inovações para a hemodinâmica, mas também outras intervenções nas áreas neurológica e vascular. Ele vem como uma integração a um posicionamento do hospital em relação à Cardiologia complexa”, explicou o diretor assistencial de saúde da Rede de Saúde da Divina Providência, Willian Dalpra.

O presidente do Conselho de Administração da Unicred Porto Alegre, José Cesar Boeira, destacou a importância da feira para o setor. “Somos uma instituição cooperativa da saúde. Colocamos aqui todo nosso ecossistema para propiciar parcerias e negócios – e quem sai ganhando é a população gaúcha, com uma melhor assistência”, afirmou Boeira.

Inovação e tecnologia

O Hospital do Amanhã, espaço promovido pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e mais de 20 parceiros, foi um dos destaques da feira. O local apresentou tecnologias de ponta, incluindo a simulação de um bloco cirúrgico e uma técnica inovadora para tratamento de câncer de fígado sem internação ou anestesia. No mesmo ambiente, foi lançado o Parque Tecnológico do hospital. “Foi um momento muito especial de mostrar o que o melhor hospital público da América Latina pode fazer e projetar para o futuro”, celebrou o presidente do Clínicas, Brasil Silva Neto.

A Arena Inovação & Conexões, organizada pela Uni4Life e pelo Sebrae, também atraiu grande público, com debates, rodadas de negócios e a batalha de startups. A vencedora foi a PIPAC Brasil, que apresentou uma solução que integra cirurgia e quimioterapia em um único procedimento minimamente invasivo. A startup contará com apoio da Ventiur Smart Capital em seu processo de aceleração.

Programação intensa

Mais de 3,6 mil pessoas se inscreveram nos congressos e palestras que ocorreram paralelamente à feira, totalizando mais de 20 eventos simultâneos. Os debates abordaram temas como inovação, direito, gestão, desospitalização e infraestrutura hospitalar.

Entre os destaques estiveram o 14º Workshop da Agenda Executiva em Saúde, que reuniu lideranças de hospitais do Rio Grande do Sul e do Sudeste, o Fórum de Medicina e Espiritualidade e o Simpósio de Inovação e Desafios em Saúde Mental no Brasil.

Foto: Jefferson Bernardes/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/10/2025 0 Comentários 332 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO