Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

internet

Variedades

Do print do WhatsApp ao dano moral

Por Ester Ellwanger 18/09/2021
Por Ester Ellwanger

Artigo: Saymon Leão

O avanço de serviços de mensagens instantâneas e a Lei Geral de Proteção de Dados, cada vez mais presentes em nosso cotidiano, têm intensificado a atuação do Judiciário em assuntos outrora usuais e cotidianos. Há muito se discute, por exemplo, se o vazamento de informações e a exposição de dados pessoais geram direito a indenização por danos morais.

Especialistas avaliam o tema em posições distintas: há quem entenda que o ressarcimento surgiria tão somente com a comprovação dos danos decorrentes da exposição, enquanto outros consideravam não haver, necessariamente, vinculação entre eventuais danos e a ocorrência do vazamento. Igualmente, decisões judiciais conflitavam, não prevalecendo um entendimento consolidado sobre o tema.

Pois um print trouxe tal jurisprudência. Decisão proferida pela 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (REsp nº 1.903/273/PR) considerou que a divulgação de conversas realizadas mediante aplicativos através de compartilhamento de captura de tela das mensagens, sem prévia autorização dos demais membros da conversa, por si só caracteriza o direito a dano moral, salvo situações excepcionais, como a de divulgação no exercício de autodefesa ou resguardar o direito do receptor da mensagem.

Ainda que as decisões judiciais recentes não apresentassem um posicionamento pacífico sobre a ocorrência de danos morais acerca do vazamento de dados e/ou exposição, a Min. Nancy Andrighi, relatora do Recurso Especial, adotou o posicionamento de que a exposição de mensagens de terceiros, sem prévio consentimento ou autorização judicial, fere o sigilo das conversas. Razão pela qual a magistrada citou que a divulgação indevida de mensagens enviadas via WhatsApp ‘caracteriza ato ilícito apto a ensejar a responsabilização por eventuais danos decorrentes da publicização’.

Na visão da relatora, há de ser resguardado, nas mensagens instantâneas realizadas através das plataformas digitais, o conceito do sigilo e da inviolabilidade das comunicações telefônicas, ressaltando inclusive o fato de que o aplicativo mantém a tecnologia de criptografia de ponta a ponta das conversas, a fim de garantir a integridade das mensagens e restringir o acesso de terceiros estranhos à relação.
Houve preocupação da ministra inclusive em esclarecer que eventual direito à liberdade de informação e expressão não deve prevalecer ao direito da privacidade, sob pena do direito à informação apresentar uma insubordinação ao direito fundamental ‘à privacidade e à intimidade do indivíduo’.

Sob essa perspectiva, a relatora avaliou que a divulgação de prints das mensagens, trocadas tanto em conversas individuais como em grupos do Whatsapp (sem anuência dos demais participantes), deve ser classificada como vazamento, ou seja, ato ilícito. Pelo fato, o transgressor deve ser responsabilizado — e o voto foi no sentido de que a indenização de danos morais fixada nas instâncias inferiores, no valor R$ 5.000,00, deveria ser mantida —. A posição da ministra foi acompanhada pelos demais membros da 3ª Turma do STJ.

Logo, conclui-se que compartilhar conversa privada, ainda que mantida em grupos de Whatsapp, viola a expectativa dos demais integrantes, transgredindo o sigilo das informações e o direito à privacidade e à intimidade dos terceiros. Deve, assim, prevalecer a manutenção da privacidade em face da publicização das mensagens, sob pena de caracterização de ato ilícito, ensejando direito a indenização por dano moral, independente da demonstração dos danos suportados.

Saymon Leão- Advogado da Área Digital e Proteção de Dados do escritório SCA — Scalzilli Althaus Advogados
18/09/2021 0 Comentários 1,5K Visualizações
Business

Vero chega ao Vale dos Sinos com internet fibra de ultravelocidade

Por Milena Costa 03/08/2021
Por Milena Costa

Criada em janeiro de 2019 pela fusão de oito provedores de internet do interior do Brasil, a Vero Internet – empresa de telecomunicações com ampla cobertura de banda larga no interior de Minas Gerais e na região Sul do país – se consolidou para oferecer os melhores serviços e soluções de banda larga em cidades com alto potencial de abrangência, por meio de negócio, operações de rede, infraestrutura e serviços sustentados por uma alta qualidade de conexão e atendimento ao cliente.

Após adquirir a Clic Rápido e a INB Telecom no ano passado, ampliou suas operações no Rio Grande do Sul e agora também está disponível nos municípios do Vale dos Sinos. A chegada às cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e Esteio representa mais uma etapa no plano de expansão da companhia, que tem como meta levar o melhor da internet ao interior do Brasil.

Identificamos um grande potencial de mercado na região e verificamos que era possível implantar essas novas praças(…)”

“A chegada ao Vale dos Sinos faz parte de uma das frentes de crescimento da empresa, a expansão orgânica. Identificamos um grande potencial de mercado na região e verificamos que era possível implantar essas novas praças em sinergia operacional e comercial com a estrutura que já temos na região. Cada início de uma nova operação é um marco para nós, pois é mais um passo na direção do nosso propósito, que é levar ultra velocidade de internet, estabilidade e Wi-Fi de alta performance a cada vez mais cidades do interior do país”, afirma Fabiano Ferreira, presidente da Vero.

A internet de fibra óptica da companhia tem ampla cobertura e os planos oferecidos têm roteador Wi-Fi, atendimento próprio local e suporte 24 horas.

“Seguimos fortemente com a nossa premissa de termos uma equipe própria, local e dedicada a atender e estar sempre próxima(…)”

Para melhor atender os clientes da região, a empresa ampliou a capacidade de atendimento. “Seguimos fortemente com a nossa premissa de termos uma equipe própria, local e dedicada a atender e estar sempre próxima, seja por telefone ou presencialmente em nossas lojas e com o nosso time técnico que visita os nossos clientes”, ressalta Ferreira.

Outra novidade é o portfólio de produtos e serviços. Com conexão estável e ultra velocidade, a Vero Internet oferece planos de banda larga que podem chegar a 600 Mega, acompanhados de serviços digitais com mais de quatro mil horas de conteúdo, como segurança, filmes, séries, desenhos e jogos, esporte e informação.

Relacionamento digital

Por meio do Whatsapp, o cliente pode acessar contas e informações automatizadas dentro do aplicativo, receber boletos mensais, além de aviso de quedas de sinal por motivos de terceiros. Pelo aplicativo, há a facilidade de utilização dos serviços e atendimento ao cliente, como visualização da fatura, reset de senhas, pagamento digital e reabilitação de serviços e consulta de visitas técnicas. Ainda há novas aplicações em desenvolvimento, que serão divulgadas oportunamente.

No site da Vero, o cliente também pode contar com facilidades de autoatendimento. Para mais informações, acesse https://www.verointernet.com.br.

A disponibilidade da oferta de serviço em cada endereço deverá ser consultada pelo número 4000 1020.

Foto: Vero Internet/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/08/2021 0 Comentários 2,1K Visualizações
Business

Voa realiza trabalho importante com a comunidade de Campo Bom

Por Milena Costa 15/07/2021
Por Milena Costa

Há mais de cinco anos no mercado e de chegada em Campo Bom/RS, a operadora Voa está realizando uma integração importante com a comunidade local, liberando acesso à rede para a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Escola Estadual Santos Dumont e doando 70 cursos profissionalizantes por meio de uma parceria com o Instituto Mix.

“Somos mais do que uma empresa comercial, queremos proporcionar melhores condições de desenvolvimento social onde estamos inseridos”

O fundador e CEO da VOA, Márcio Alves, destaca que a integração com a comunidade é um dos nortes da empresa. “Somos mais do que uma empresa comercial, queremos proporcionar melhores condições de desenvolvimento social onde estamos inseridos, desejamos ir além dos negócios e proporcionar bem-estar social para as pessoas”, conta o CEO, destacando que o mote da empresa é ser como um “herói comunitário”, resolvendo questões relevantes para a vida das pessoas.

Educação

“Irá facilitar o aprendizado de alunos que, em muitos casos, não possuem internet em casa”

Segundo Alves, em Campo Bom, somente na Escola Estadual Santos Dumont serão beneficiadas mais de 600 pessoas, entre alunos e corpo docente. “Irá facilitar o aprendizado de alunos que, em muitos casos, não possuem internet em casa e que poderão estudar com tranquilidade na escola e com todo o suporte dos professores”, explica. Já os cursos profissionalizantes têm como objetivo dar oportunidade a jovens sem condições financeiras e que acabam tendo a entrada no mercado de trabalho prejudicada. Serão 70 bolsas de cursos de Gestão de Pessoas, PhotoShop e Excel. “Por fim, cederemos gratuitamente internet de alta performance para a Brigada Militar e Bombeiros, com o objetivo de melhorar a prestação de serviços para a comunidade local”, acrescenta Alves.

Mesmo relativamente jovem, a VOA já está presente, e em franco crescimento, nas cidades gaúchas de Canela, Gramado, Taquara, Ivoti, Estância Velha, Novo Hamburgo, Campo Bom, Portão e Capela de Santana.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

15/07/2021 0 Comentários 752 Visualizações
Business

Telecom leopoldense fica entre as dez melhores do Vale do Sinos

Por Gabrielle Pacheco 14/04/2021
Por Gabrielle Pacheco

A partir do crescimento de seu market share, a operadora New Life Net, com sede em São Leopoldo, figura na lista das dez melhores empresas em internet de banda larga por fibra óptica do Vale do Sinos. Conforme levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgado em janeiro, a empresa do setor telecom vem alçando posições nas cidades de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas, Cachoeirinha e Cruz Alta, cidades onde fornece o serviço. “Somos um provedor local e estamos competindo com grandes operadoras nacionais. Essa análise prova que estamos no caminho certo em levar qualidade e a velocidade de internet contratada aos nossos usuários”, afirma o diretor comercial, Ricardo Vieira Rodrigues.

Somos um provedor local e estamos competindo com grandes operadoras nacionais.

A New Life Net iniciou suas atividades com a modalidade internet via rádio em 2012, migrando totalmente para fibra óptica em 2017. “Desde que passamos a trabalhar com internet banda larga com 100% fibra óptica, decidimos potencializar nossas ações. Dessa maneira, expandimos nosso mapa comercial e, consequentemente, estamos ampliando nossa carteira de clientes, tanto em número de residências como no segmento corporativo”, ressalta Rodrigues. Segundo ele, a empresa já instalou mais de 850 quilômetros de fibra óptica nas cidades atendidas, e os planos são de multiplicar essa medida. “Existe muito espaço para crescer em todas as cidades”, projeta o executivo.

Fibra óptica em alta

Expectativa de crescimento reforçada pelos dados da Anatel que deixam evidentes a tendência de aumento por esse serviço. Só para ilustrar, em São Leopoldo, o uso de fibra óptica representou 63,2% em janeiro deste ano, percentual que era de 48,2% em dezembro do ano passado. Em Sapucaia do Sul, ficou em 13,6% em janeiro, ante 12,9% no mês anterior de 2020. Já em Esteio, o salto foi de 21,6% em dezembro para 25,7% no primeiro mês do ano. Canoas seguiu a mesma régua de crescimento, passando de 52,2% para 54,9%. Em Cruz Alta, por outro lado, o comparativo é o inverso: o uso de fibra óptica caiu de 17,1% em dezembro para 14,2% em janeiro. A variação positiva na cidade foi com serviço de cabos metálicos (cobre), que subiu de 15,8% para 16,1% em janeiro. “Numa análise geral, há muito potencial de mercado”, comenta Ricardo.

Para Rodrigues, um dos motivos que ajudou a acelerar o uso da internet por fibra óptica foi a pandemia, que exigiu adaptação das rotinas para trabalhos remotos e estudos on-line. “São cenários que exigem confiança na conexão, qualidade do sinal e velocidade, pontos cruciais na hora de optar pela escolha do serviço contratado”, analisa. Segundo ele, a conexão de internet via fibra óptica permite trabalhar com distâncias mais longas e menos sujeitas a interferências.

A New Life Net, New Life Solar Energy e New Life Cursos formam o Grupo New Life, fundado em 1999 pelo empresário Juliano de Oliveira. A holding gaúcha e de controle familiar possui unidades em São Leopoldo, Ijuí, São Gabriel, Passo Fundo e Cruz Alta, oferecendo serviços em educação, telecomunicações e energia solar. Em 2019, o grupo recebeu o Prêmio International Star for Quality, em Genebra, na Suíça, entregue pelo Business Initiative Directions (BID).

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
14/04/2021 0 Comentários 1,7K Visualizações
Variedades

Oi investe mais de R$ 269 milhões no Rio Grande do Sul

Por Gabrielle Pacheco 04/09/2020
Por Gabrielle Pacheco

A Oi investiu no Rio Grande do Sul mais de R$ 269,4 milhões no primeiro semestre de 2020, um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado, com foco na expansão da fibra ótica. Com a sua estratégia de ampliar o número de casas conectadas com a Oi Fibra, a companhia registrou aumento de 12,1% no número de clientes no Rio Grande do Sul de janeiro a junho desse ano. Segundo último relatório da Anatel referente a junho, a Oi Fibra tem a preferência dos clientes de internet por fibra ótica no estado, sendo líder em número de novos usuários de fibra ótica no período. A operadora disponibiliza a Oi Fibra em 12 cidades do estado: Porto Alegre, Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo, São Leopoldo e Viamão. A Oi segue com o seu plano de transformação em curso, que tem estratégia centrada nos investimentos em infraestrutura de fibra ótica, que possibilitam expansão da banda larga residencial, e que dão sustentação também para as atividades no mercado B2B e no Atacado. No mercado corporativo, a companhia vem investindo em soluções digitais por meio da Oi Soluções, onde registrou aumento de 280% em receita de TI no Rio Grande do Sul no mesmo período. A infraestrutura de fibra ótica da companhia é estratégica para a Oi Soluções pois suporta as soluções de TI oferecidas ao mercado e que demandam estabilidade da rede com elevada taxa de conexão.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
04/09/2020 0 Comentários 1,K Visualizações
Variedades

Internet das Coisas é tema de especialização na Universidade Feevale

Por Gabrielle Pacheco 04/05/2020
Por Gabrielle Pacheco

A Universidade Feevale está com inscrições abertas para a especialização em Internet das Coisas com Cisco IoT & Data Analytics. O curso, com previsão de início para o mês de agosto, tem por objetivo formar profissionais com competência para conceber, planejar e executar projetos de Internet das Coisas (IoT), contribuindo para a demanda crescente de soluções na área. As inscrições podem ser feitas pelo site, endereço em que também podem ser obtidas informações como corpo docente e investimento.

A pós-graduação lato sensu é voltada para graduados nos cursos da área da Computação (bacharelados e tecnológicos) e Engenharia, bem como os que possam ter relação com internet. As aulas acontecerão em encontros quinzenais, nos sábados pela manhã e tarde, no Câmpus II da Instituição (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo).

Diferenciais

O curso inclui cinco Treinamentos Oficiais da Academia Cisco. Além das aulas, os alunos poderão usufruir da infraestrutura dos laboratórios para realizar suas atividades práticas, como o Centro de Tecnologias Digitais, e participar do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada. A coordenação acadêmica é do professor Vandersilvio da Silva.

Estrutura curricular

– Fundamentos, Componentes e Redes de IoT
– Configurações de Serviços de Redes Locais
– Proteção Cibernética
– Programação Python
– Segurança, Riscos, Modelagem e Mitigação de Ameaças em IoT
– Big Data, Machine Learning e Storytelling em IoT
– Projeto Integrador

Sobre a IoT

A IoT descreve um sistema ciberfísico que utiliza as tecnologias que já existem, as interconectam e faz com que trabalhem em conjunto. Esses sistemas ciberfísicos utilizam conexão em rede (com ou sem fio) de todos os dispositivos existentes por meio da internet, permitindo comunicação on-line entre aparelhos e registros de dados em grandes volumes para entendimento e gerenciamento desses sistemas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
04/05/2020 0 Comentários 605 Visualizações
Cultura

Jovens desenvolvem manifesto em ação do Instituto Claro

Por Gabrielle Pacheco 26/02/2020
Por Gabrielle Pacheco

Vinte e cinco jovens participaram da criação de um manifesto focado em segurança online e saúde mental infanto-juvenil em iniciativa organizada pelo Instituto Claro. O documento foi apresentado ontem (19), durante o evento Diálogos Transformadores: para o Novo que Queremos, que anualmente promove debates sobre assuntos de interesse para a sociedade, no Teatro Claro, no Rio de Janeiro (RJ).

“(…) para que no futuro eles possam ter sua própria voz e serem representantes ativos dentro da sociedade moderna.”

A apresentação do manifesto foi realizada por um dos jovens que integrou a mesa de discussões juntamente com mais dois estudantes, além de contar com as presenças da diretora de Comunicação Interna e Responsabilidade Social Corporativa da Claro e vice-presidente do Instituto Claro, Daniely Gomiero, e do chefe de desenvolvimento de adolescentes do Unicef, Mário Volpi. “É de extrema importância trazer esses jovens cada vez mais perto de discussões como essas, para que no futuro eles possam ter sua própria voz e serem representantes ativos dentro da sociedade moderna”, afirma Daniely Gomiero.

Para a criação do manifesto, os mais de 25 jovens participaram de um dia de imersão que antecedeu o evento e contou com a presença de diversos especialistas. Com o apoio de oito facilitadores, que já participaram de edições anteriores, os estudantes puderam discutir diferentes abordagens e ideias a partir de subtemas – como segurança digital, privacidade e liberdade; alfabetização midiática e fake news; tecnologia e saúde mental: o impacto nos jovens e Cyberbullying, Trolls e outros perigos digitais – que os auxiliaram a desenvolver um único documento para a apresentação.

O evento ainda contou com a formatura de jovens do programa Dupla Escola, iniciativa do Instituto Claro em parceria com a Secretaria Estadual do Rio de Janeiro, que oferece ensino médio integrado ao curso técnico-profissionalizante em telecomunicações para adolescentes de Pedra de Guaratiba (RJ).

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/02/2020 0 Comentários 825 Visualizações
Variedades

Sete em cada 10 brasileiros usam internet

Por Gabrielle Pacheco 28/08/2019
Por Gabrielle Pacheco

A pesquisa TIC Domicílios 2018, divulgada hoje, mostra que 7 em cada 10 brasileiros usam a internet no País. Ao todo, são 127 milhões de internautas no Brasil, o que representa um crescimento de 37% nos últimos cinco anos. Em 2013, metade da população estava conectada, agora já são 70%.

O principal meio de acesso à internet no Brasil é o celular. Segundo a pesquisa, 97% dos internautas usam o smartphone para navegar, 43% usam o computador, 30% a TV e 9% o vídeo game. Isso reforça a tendência já verificada nos últimos anos, de preferência do brasileiro pela mobilidade na conexão.

O setor de telecomunicações entende que o acesso poderia ser ainda maior com a atualização do marco regulatório de telecomunicações, permitindo que os investimentos hoje obrigatórios na telefonia fixa e em orelhões sejam destinados à expansão da banda larga. Também importante é a utilização dos recursos dos fundos setoriais, especialmente o Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust), parar atenda as camadas mais baixas da população e regiões remotas.

A pesquisa mostra também que o uso da internet no Brasil é intenso: 89% dos usuários acessam a internet todos os dias. Há cinco anos, esse percentual era de 71%.

Esses dados confirmam o crescimento no tráfego de dados, especialmente nas redes móveis, reforçando a necessidade de atualização das leis municipais para a instalação de antenas e fibra óptica. No Brasil, grandes cidades, como São Paulo e Belo Horizonte, estão com leis ultrapassadas que estão impedindo a expansão dos serviços e o atendimento adequado à demanda.

Quando o indicador é sobre a conexão no domicílio, a pesquisa mostra que 67% dos lares brasileiros têm acesso à internet, o que corresponde a 46,5 milhões de domicílios. Nos últimos cinco anos, a proporção de domicílios conectados cresceu 55%, de 43% para 67%. A expansão tem se dado principalmente entre as classes C, D e E, que no último levantamento apresentaram índices de conexão de 76% na classe C e de 40% na classe D/E. Nesta última, o crescimento foi de 33% de 2017 para 2018 e mais que dobrou desde 2015.

A pesquisa confirma ainda que o uso do celular está disseminado no Brasil: 88% da população usam os serviços móveis, sendo 90% dos moradores das áreas urbanas e 76% dos habitantes da área rural. Fazer e receber chamadas, enviar mensagens, tirar fotos, ouvir música e assistir a vídeos são as atividades mais realizadas no celular.

Foto: Reprodução | Fonte: Assessoria
28/08/2019 0 Comentários 761 Visualizações
Variedades

Brasil ativa 10 milhões de celulares 4G desde janeiro

Por Gabrielle Pacheco 01/07/2019
Por Gabrielle Pacheco

De janeiro a maio deste ano, o Brasil ativou 10,3 milhões de celulares 4G, segundo balanço da Telebrasil. Somente no mês de maio, 2,3 milhões de novos chips 4G foram ativados e o País já tem ao todo 140 milhões de celulares 4G em operação. A cobertura também segue em contínua expansão, com um total de 4.534 municípios com redes de 4G, onde moram 96% da população.

No período de 12 meses, de maio de 2018 a maio de 2019, 24,5 milhões de novos chips 4G foram ativados, o que representa um crescimento de 21%. Nesse mesmo período, 502 novos municípios receberam as redes 4G, uma elevação de 12% em um ano.

As redes de 3G também se ampliaram, alcançando 5.424 municípios, onde moram 99,6% da população brasileira.

De maio de 2018 a maio de 2019, 147 novos municípios foram conectados com 3G.

No total, o Brasil já conta com 207,8 milhões de acessos à internet pela rede móvel. Considerados os acessos fixos e móveis, o Brasil fechou maio com um total de 239,6 milhões de acessos no País. Destes, 31,8 milhões são em banda larga fixa, segmento que cresceu 5,8% em 12 meses, com 1,8 milhão de novos acessos.

Foto: Reprodução | Fonte: Assessoria
01/07/2019 0 Comentários 531 Visualizações
Business

Encontro Nacional de Provedores debate transformação digital

Por Gabrielle Pacheco 16/05/2019
Por Gabrielle Pacheco

A ABRINT (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações) promove a 11ª edição do seu Encontro Nacional de Provedores, o principal e maior evento do setor na América Latina.

Seguindo a tradição dos últimos anos, o encontro de três dias ocorrerá de 5 a 7 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Neste ano, a associação trará mais de 150 expositores e tem a expectativa de que o número de participantes supere o de 2018 (cerca de 6 mil).

Entre os principais assuntos a serem debatidos, estão: o compartilhamento de infraestrutura; financiamento para expansão da banda larga; expectativas para o 5G e fusões e aquisições.

Como de costume, o Encontro Nacional de Provedores traz as principais autoridades do segmento de Telecom, entre elas representantes do governo, associações, empresas e especialistas, para dialogar e debater sobre os rumos, desafios e oportunidades para o setor.

Esse ano, foram convidados nomes como Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovações (MCTIC); Leonardo Euler, presidente da Anatel; Ricardo Rivera, diretor do departamento de TICs do BNDES; e Wardner Maia, presidente do LACNIC (Registro de Endereços da Internet para a América Latina e o Caribe), entre mais de 70 palestrantes.

Basílio Perez, diretor da ABRINT, afirma: “2018 foi um ano de grande importância para o mercado brasileiro de telecomunicações. Percebemos um aumento de, aproximadamente, 1,5 milhão de novos usuários de internet no país, sendo que 83% das conexões são creditadas aos provedores regionais. A fibra óptica também teve um papel de destaque, se tornando o método favorito de conexão domiciliar à internet, com 138 novas cidades brasileiras registrando acesso por meio desta tecnologia”.

O diretor ainda que comenta que, “para 2019, nossa expectativa é de crescimento contínuo do mercado de banda larga, aumento do número de fornecedores e mais cidades brasileiras conectadas pela fibra”.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/05/2019 0 Comentários 684 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO