Mais vistas
Especialista avalia a chegada do El Niño no sul brasileiro...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Jornalista e escritor Romar Beling recebe título de Cidadão Santa-Cruzense
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Canto Alegretense completa 45 anos e motiva início de turnê...
CIEE-RS abre a semana com mais de 2,8 mil vagas...
Emanuela, Gabriele e Fernanda são coroadas Soberanas da 41ª Oktoberfest...
Visac-RS inicia testes no transporte público com ônibus movido a...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Espaço Sicredi Cristo Rei amplia opções gratuitas para eventos, reuniões...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

gramado

Gastronomia

Chef pâtissier Jean Michelon passa a atuar em Gramado

Por Jonathan da Silva 20/05/2026
Por Jonathan da Silva

O chef pâtissier Jean Michelon passou a atuar em Gramado com foco em eventos privados, desenvolvimento de sobremesas para o setor de hospitalidade e consultoria em confeitaria. O profissional, que possui trajetória em hotéis e restaurantes internacionais, também ampliará o atendimento no Vale dos Vinhedos e em Porto Alegre. A movimentação acompanha o crescimento da demanda por serviços gastronômicos personalizados em segmentos ligados ao turismo e à hotelaria de alto padrão na Serra Gaúcha.

O trabalho do renomado confeiteiro conta com criação de sobremesas autorais, curadoria para eventos, desenvolvimento de cardápios e consultoria técnica para empreendimentos gastronômicos.

Quem é Jean Michelon

Natural de São Marcos, Jean Michelon iniciou a carreira fora da gastronomia e posteriormente migrou para a confeitaria após realizar formação técnica na Suíça.

No exterior, atuou na confeitaria Demel, em Viena, e integrou equipes de operações como o Opryland Gaylord, nos Estados Unidos. Em Londres, trabalhou no The Savoy e no restaurante Isabel, com atividades ligadas à padronização de processos e controle de qualidade.

Atuação na Serra Gaúcha

Radicado na Serra Gaúcha, o chef passa a direcionar os serviços ao mercado de eventos e hospitalidade. Entre as áreas de atuação estão a execução de sobremesas autorais para eventos exclusivos, serviços de chef pâtissier sob demanda, curadoria de mesas de doces contemporâneas e consultoria em confeitaria.

O portfólio também inclui desenvolvimento de sobremesas para hotéis e restaurantes, degustações técnicas guiadas, criação de doces finos em edições limitadas, treinamentos, workshops e participação em eventos gastronômicos.

A proposta gastronômica prioriza combinações entre textura, temperatura e acidez, com destaque para o uso de frutas nas composições.

Turismo impulsiona demanda gastronômica

A chegada do profissional ocorre em um período de expansão do turismo em Gramado e na Serra Gaúcha, regiões que mantêm fluxo contínuo de visitantes ao longo do ano.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
20/05/2026 0 Comentários 83 Visualizações
Cidades

Observatório aponta mais de 300 mil visitantes em Gramado durante Páscoa e Tiradentes

Por Jonathan da Silva 20/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Observatório do Turismo de Gramado registrou mais de 300 mil visitantes em Gramado durante os feriados de Páscoa e Tiradentes de 2026. Os dados, elaborados com base em informações da Claro Geodata, apontam intensa movimentação turística no município ao longo de abril, com destaque para turistas brasileiros e visitantes internacionais vindos principalmente da Argentina, Uruguai e Paraguai.

Segundo o levantamento, os dois períodos movimentaram a cadeia turística local, ampliando o número de visitantes, pernoites e a permanência média dos turistas na cidade.

Páscoa reuniu 147 mil visitantes

Durante o feriado de Páscoa, Gramado recebeu cerca de 147 mil visitantes únicos. O levantamento identificou 6.940 turistas internacionais no período analisado, principalmente da Argentina, Uruguai e Paraguai.

Entre os estados brasileiros, o Rio Grande do Sul liderou o fluxo de visitantes, seguido por Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O sábado, 4 de abril, foi o dia de maior movimentação, com registro de 104.031 visitantes. Os dados apontam ainda que o fluxo começou a crescer já na quinta-feira, indicando antecipação na chegada dos turistas ao município.

O estudo também identificou 88.832 turistas com pernoite entre quinta-feira e domingo, totalizando mais de 231 mil pernoites e média de permanência de 2,61 noites.

Tiradentes teve mais de 158 mil visitantes

No feriado de Tiradentes, realizado entre 16 e 21 de abril, Gramado contabilizou 158.147 visitantes únicos.

Entre os turistas interestaduais, São Paulo liderou o fluxo, seguido por Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. No mercado internacional, a Argentina apareceu novamente como principal origem dos visitantes estrangeiros, seguida por Uruguai e Paraguai.

O domingo, 19 de abril, registrou o maior fluxo do período, com 100.650 visitantes. O levantamento também apontou 97.501 turistas com pernoite, totalizando 281.038 pernoites e média de permanência de 2,88 noites.

Movimentação mais equilibrada

O secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci, afirmou que a distribuição dos feriados ao longo do mês contribuiu para uma movimentação mais equilibrada no calendário turístico. “Diferentemente de 2025, quando a coincidência entre a Páscoa e Tiradentes concentrou um volume muito elevado de visitantes em um único grande feriadão, neste ano observamos uma distribuição mais equilibrada do fluxo ao longo de abril. Tanto a Páscoa quanto o feriado de Tiradentes apresentaram movimentação relevante, contribuindo para uma circulação turística mais distribuída ao longo do mês, com reflexos positivos na permanência dos visitantes e na ocupação do destino”, observou o titular da pasta.

Impacto econômico

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot (PP), destacou o impacto econômico dos períodos festivos para o município. “Nós preparamos a nossa cidade com muito carinho para receber os visitantes nesses feriados e o resultado foi ótimo. Datas como estas aquecem a nossa economia e movimentam o comércio”, afirmou o chefe do executivo gramadense.

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/05/2026 0 Comentários 71 Visualizações
Esporte

Gramado conquista terceiro lugar em etapa do Circuito Gaúcho de Taekwondo

Por Jonathan da Silva 19/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Associação Gramadense de Taekwondo conquistou o terceiro lugar geral por equipes na segunda etapa do Circuito Gaúcho de Taekwondo, realizada no domingo (17), em Rolante. A competição reuniu 28 equipes de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, que disputaram pontos no ranking estadual nas modalidades Poomsae, de formas, e Kyorugi, de luta esportiva.

A delegação de Gramado garantiu medalhas de ouro e prata durante a competição, resultado que assegurou o troféu de terceiro lugar geral por equipes. Este foi o terceiro compromisso oficial da equipe gramadense em 2026.

Preparação para competição internacional

A participação em Rolante faz parte do calendário de preparação da equipe para o Festival Internacional de Jaquirana, previsto para julho. O evento deve reunir mais de 700 atletas de sete países.

De acordo com a associação, a sequência de treinos e competições faz parte da estratégia de preparação dos atletas para torneios estaduais e internacionais ao longo da temporada.

Reflexo do trabalho local

O secretário de Esporte e Lazer de Gramado, Lucas Roldo, afirmou que o desempenho da equipe reflete o trabalho desenvolvido no município. “O desempenho da equipe gramadense em Rolante mostrou o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido com o Taekwondo em nossa cidade. Ver nossos atletas levando o nome de Gramado ao pódio estadual, competindo em alto nível contra tantas delegações, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Seguimos apoiando as nossas associações para que o esporte continue transformando vidas e trazendo orgulho para a nossa comunidade”, destacou o titular da pasta.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/05/2026 0 Comentários 63 Visualizações
Variedades

Técnico da Snowland Academy participará de programa internacional nos Estados Unidos

Por Jonathan da Silva 14/05/2026
Por Jonathan da Silva

O técnico da Arts and Sports Snowland Academy, Eduardo Garcia, foi selecionado para participar do Impact Summit 2026, evento promovido pela U.S. Figure Skating que ocorrerá entre os dias 19 e 23 de maio, no Colorado, nos Estados Unidos. Considerado um dos principais encontros internacionais voltados à educação, liderança e desenvolvimento da patinação artística no gelo, o programa reunirá treinadores, atletas, árbitros, dirigentes, gestores de rinques, líderes de clubes, pais e voluntários. A participação do profissional brasileiro ocorre em razão do trabalho desenvolvido na formação de atletas e no fortalecimento da modalidade no Brasil e na América Latina.

O encontro será realizado na chamada “Olympic City USA” e contará com trilhas específicas para diferentes perfis de participantes. A programação inclui conteúdos sobre técnicas de saltos e piruetas, componentes de programa, desenvolvimento de atletas em longo prazo, atualização de regras, governança, gestão de clubes e práticas voltadas à segurança e ao bem-estar dos atletas.

Quem é Eduardo Garcia

Garcia iniciou sua trajetória na patinação artística como atleta e conquistou o título de campeão brasileiro em 1984. Posteriormente, atuou durante quase 30 anos como patinador profissional em produções internacionais, entre elas Holiday On Ice e Disney On Ice, onde também ocupou a função de diretor de Performance.

Desde 2017, Garcia atua integralmente como treinador da Arts and Sports Snowland Academy, projeto apoiado pela Gramado Parks. Além do treinamento de atletas, ele também é responsável pela supervisão dos espetáculos Snowland On Ice.

Sob sua orientação, atletas da academia conquistaram 43 títulos em competições nacionais e internacionais, incluindo campeonatos brasileiros, sul-americanos e latino-americanos. Os patinadores também participaram de competições como o ISU Junior Grand Prix e os Winter World University Games.

Reconhecimento internacional

Membro da Professional Skaters Association (PSA), Eduardo Garcia recebeu em 2023 o reconhecimento de “Melhor Técnico da América Latina”, concedido pela União Internacional de Patinação (ISU) durante um seminário internacional realizado no Brasil.

A diretora artística da Gramado Parks, Cris Garcia, afirmou que a participação do treinador no evento internacional representa um avanço para a modalidade no país. “Sua seleção reflete o reconhecimento internacional da qualidade do trabalho realizado na ASA, e está alinhada à necessidade de investir continuamente na formação de treinadores como base para uma estrutura mais sólida e sustentável da modalidade no país”, avalia Cris.

Segundo a executiva, a participação do técnico também fortalece o posicionamento da academia no cenário internacional da patinação artística. “A participação de Eduardo Garcia reforça o papel da Academia como referência na América Latina, ao unir espetáculos profissionais e a formação de atletas de alta performance, posicionando o Brasil de forma cada vez mais consistente no cenário internacional dos esportes no gelo”, finaliza Cris Garcia.

Foto: Arts and Sports Snowland Academy/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/05/2026 0 Comentários 72 Visualizações
Cidades

Gramado busca reconhecer pão com linguiça como patrimônio cultural imaterial

Por Jonathan da Silva 13/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Gramado iniciou o processo para reconhecer o pão com linguiça como Patrimônio Cultural Imaterial do município. A primeira reunião técnica sobre o tema ocorreu nesta terça-feira (12), durante a programação da Festa da Colônia, e reuniu representantes das secretarias de Turismo, Cultura e Agricultura, além da Emater e de representantes dos fornos coloniais do Centro e da Várzea Grande. O objetivo é formalizar o registro do alimento como símbolo da identidade gastronômica e cultural da cidade.

Durante o encontro, foi estabelecida uma parceria intersetorial que ficará responsável pela condução das etapas do processo de patrimonialização. As equipes atuarão na realização de pesquisas históricas, coleta de depoimentos de produtores locais e elaboração de um dossiê técnico que será encaminhado aos órgãos responsáveis pelo reconhecimento oficial.

Levantamento histórico

Segundo os organizadores da iniciativa, o trabalho inclui o levantamento de informações sobre a presença do pão com linguiça na cultura local ao longo das décadas. O material reunirá registros sobre a produção artesanal, os modos de preparo e a relação do alimento com as famílias coloniais da região.

Também serão coletados relatos de produtores e representantes dos fornos coloniais que mantêm a tradição gastronômica em Gramado. O dossiê técnico servirá como base para análise do pedido de reconhecimento como patrimônio cultural imaterial.

Símbolo da cultura local

De acordo com os envolvidos no processo, o pão com linguiça é considerado um dos elementos mais presentes na identidade gastronômica do município. Comercializado em festas, feiras e espaços públicos da cidade, o alimento é associado ao saber-fazer das famílias coloniais e à tradição culinária local.

A proposta de patrimonialização busca preservar a prática cultural relacionada à produção e comercialização do pão com linguiça, além de reconhecer sua importância histórica e social para Gramado.

Integração entre órgãos e produtores

A reunião marcou o início formal da articulação entre poder público, entidades técnicas e produtores locais para a condução do processo. Participam da iniciativa representantes da Secretaria de Turismo, Secretaria de Cultura, Secretaria de Agricultura, Emater e responsáveis pelos fornos coloniais da cidade. O reconhecimento como patrimônio imaterial pretende contribuir para a valorização da cultura alimentar do município e para a preservação das tradições ligadas à imigração e à produção colonial em Gramado.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/05/2026 0 Comentários 80 Visualizações
Variedades

Festa da Colônia de Gramado terá como atração o 1º Pedal Iluminado neste sábado

Por Jonathan da Silva 12/05/2026
Por Jonathan da Silva

A 35ª Festa da Colônia de Gramado promoverá, no próximo sábado, 16 de maio, o 1º Pedal Iluminado, passeio ciclístico realizado em parceria com o parque Lumni Experience. A atividade terá percurso de 25 quilômetros, com saída do Expogramado às 17h, passando pela Linha Tapera, no interior do município, até o parque temático, onde os participantes farão uma visitação antes de retornarem ao evento com bicicletas iluminadas.

As inscrições são gratuitas e limitadas, podendo ser realizadas até 15 de maio por meio do link disponível no Instagram oficial da Festa da Colônia. A iniciativa integra a programação da 35ª edição do evento e busca ampliar as atrações voltadas ao público participante.

Como será o percurso

Segundo a organização, os ciclistas sairão do Expogramado em direção ao Lumni Experience, localizado na Linha Tapera Alemã. Após a parada para visitação ao parque, o grupo retornará ao local da festa.

Cada participante receberá um kit com fio fada para iluminação da bicicleta, água e barra de cereal. A entrega ocorrerá a partir das 16h do dia do evento. O uso de capacete será obrigatório durante todo o percurso.

Para garantir a segurança dos participantes, a programação contará com apoio de trânsito, ambulância e estacionamento disponível no Expogramado.

Parque Lumni Experience

O Lumni Experience é um parque temático localizado no interior de Gramado e conta com estrutura composta por campo de luzes, trilhas iluminadas, espaço gastronômico e área kids.

De acordo com a organização, o espaço reúne cerca de 50 mil luzes e propõe uma experiência imersiva que combina elementos de arte, natureza e tecnologia. O parque também utiliza música ambiente e iluminação cenográfica ao longo do percurso de visitação.

Serviço

  • O quê: 1º Pedal Iluminado da 35ª Festa da Colônia de Gramado
  • Quando: Sábado, 16 de maio, com saída às 17h
  • Onde: Saída do Expogramado, em Gramado, com percurso até o Lumni Experience, na Linha Tapera
  • Quanto: Gratuito
Foto: Lumni/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/05/2026 0 Comentários 79 Visualizações
Projetos especiais

Snowland e Acquamotion arrecadam mais de 1 tonelada de alimentos em ação solidária

Por Jonathan da Silva 11/05/2026
Por Jonathan da Silva

Os parques Snowland e Acquamotion realizaram, na última semana, a entrega de mais de uma tonelada de alimentos arrecadados durante uma campanha solidária promovida em março, em Gramado. A iniciativa beneficiou o Hospital Arcanjo São Miguel e o Instituto Santíssima Trindade, entidades que atuam no atendimento à comunidade local. A ação buscou incentivar doações por meio da concessão de ingressos e descontos aos participantes.

Durante a campanha, moradores de Gramado e de municípios da região receberam um ingresso infantil e desconto no ingresso adulto mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Participaram moradores de Canela, Nova Petrópolis, Picada Café, São Francisco de Paula, Igrejinha, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Parobé, Presidente Lucena, Riozinho, Rolante, Santa Maria do Herval, Taquara e Três Coroas.

As doações foram destinadas ao Hospital Arcanjo São Miguel e ao Instituto Santíssima Trindade, entidade que acolhe crianças e adolescentes e também desenvolve o projeto Florescer, voltado ao atendimento de famílias da região.

Campanha envolveu parques turísticos

A ação foi promovida pelos dois parques administrados pela Gramado Parks. O CEO da empresa, Ronaldo Costa Beber, afirmou que o objetivo é apoiar instituições beneficentes da região. “A maioria destas instituições depende de ajuda externa para se manter e continuar realizando importantes trabalhos junto às pessoas da região”, avalia o executivo.

Ainda segundo Ronaldo Costa Beber, a relação da empresa com Gramado motivou a realização da campanha. “Temos Gramado no nome e ajudar a cidade onde nossa história no entretenimento começou tem um imenso valor para nós”, finaliza o CEO da empresa.

Grupo atua em turismo e entretenimento

Fundada em Gramado, a Gramado Parks atua nos setores de hospitalidade e entretenimento e administra empreendimentos como o Snowland, parque de neve indoor, e o Acquamotion, parque aquático termal indoor, ambos em Gramado.

O grupo também opera o parque aquático Acquaventura, em Carneiros, Pernambuco, e as rodas-gigantes Yup Star, no Rio de Janeiro e em Foz do Iguaçu. Além disso, mantém hotéis, restaurantes, espaços comerciais e administra o Museu do Festival de Cinema de Gramado, conhecido como Palácio do Kikito.

Foto: Gramado Parks/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/05/2026 0 Comentários 92 Visualizações
Variedades

Festuris é homenageado em solenidade da Assembleia Legislativa

Por Jonathan da Silva 08/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) realizou uma solenidade em homenagem ao turismo gaúcho nesta terça-feira (5), reunindo entidades, lideranças e representantes do setor em reconhecimento às ações desenvolvidas para o fortalecimento da atividade no estado. Entre os homenageados esteve o Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado. Durante o evento, realizado no parlamento gaúcho, também foi entregue a Medalha da 56ª Legislatura à Secretaria Estadual de Turismo, em reconhecimento ao trabalho dos servidores da pasta.

A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Ronaldo Santini e contou com a presença de autoridades e representantes de instituições ligadas ao turismo, especialmente da região de Gramado.

Representando o Festuris, os CEOs Marta Rossi e Eduardo Zorzanello discursaram em nome dos homenageados e destacaram a atuação conjunta entre setor público e iniciativa privada. “Com muita gratidão, estamos aqui falando em nome dos agraciados. É uma caminhada de mais de 38 anos pelo Rio Grande do Sul e pelo Brasil inicialmente, e depois pelo mundo, para levar o nosso estado a cada canto do planeta. Este trabalho que fizemos sempre em parceria com o governo do estado e com as entidades que também estão sendo homenageadas mostra a força da iniciativa privada e o aplauso que se estende ao governo”, afirmou Marta Rossi.

Desafios do setor

Durante a solenidade, o CEO Eduardo Zorzanello mencionou os desafios enfrentados pelo turismo nos últimos anos, incluindo a pandemia, as enchentes registradas em maio de 2024 e os impactos de instabilidades globais. “Quem lida com o turismo, lida com uma montanha-russa de emoções todos os dias”, ressaltou o executivo.

O evento também reuniu nomes ligados à história do turismo em Gramado, como o ex-presidente do Natal Luz, Luciano Peccin, o ex-prefeito Pedro Bertolucci, o prefeito Nestor Tissot (PP) e o empresário Guilherme Paulus, fundador da CVC.

Entidades homenageadas

Além do Festuris, receberam homenagens entidades representativas do setor turístico gaúcho, entre elas a Abav-RS, Ugart, Abrasel, ASSMURS, SINDHA, Sindetur-RS, ABBTUR, MTG, ABIH, SKAL Internacional Porto Alegre, Convention & Visitors Bureau, Sebrae, Sesc/RS, Senac e o Sindicato dos Guias de Turismo do Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/05/2026 0 Comentários 90 Visualizações
Política

PEC do Turismo avança na Assembleia com apoio de lideranças de Gramado

Por Jonathan da Silva 07/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 302/2025, conhecida como “PEC do Turismo”, foi aprovada em primeiro turno pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) nesta terça-feira (5), com 43 votos favoráveis. O debate da proposta, que busca incluir o turismo na Constituição Estadual e criar diretrizes para o desenvolvimento do setor, contou com a presença de uma comitiva de lideranças políticas e empresariais de Gramado durante a votação no legislativo gaúcho.

A comitiva foi liderada pelo prefeito de Gramado, Nestor Tissot (PP), e reuniu representantes do setor turístico e empresarial do município. Participaram da mobilização a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk; o secretário municipal de Turismo, Ricardo Reginato; e os empresários Guilherme Paulus, Pedro Bertolucci, Eduardo Zorzanello, Marta Rossi, Any Brocker, Luciano Peccin e Felipe Peccin.

A proposta é de autoria do deputado estadual Guilherme Pasin (PP) e ainda precisará passar por uma segunda votação antes de ser promulgada.

Mudanças previstas

A PEC propõe inserir o turismo na Constituição Estadual e estabelecer diretrizes voltadas ao desenvolvimento do setor no Rio Grande do Sul. Entre os pontos previstos está a destinação de recursos fixos do orçamento estadual para a área, com o objetivo de ampliar a previsibilidade e a segurança jurídica para investimentos.

Segundo o texto divulgado pelos apoiadores da proposta, a medida busca fortalecer políticas públicas voltadas ao turismo e consolidar o setor como vetor econômico no estado.

Reconhecimento ao setor

O prefeito Nestor Tissot afirmou que a aprovação da PEC representa reconhecimento da importância econômica do turismo. “A aprovação desta PEC faz com que o turismo seja reconhecido como o motor estratégico que ele realmente é para a nossa economia, trazendo segurança para quem investe e incentivando a criação de novos postos de trabalho”, destacou o chefe do executivo gramadense.

A expectativa do setor turístico é de manutenção do apoio parlamentar registrado na primeira votação durante a análise em segundo turno na Assembleia Legislativa.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
07/05/2026 0 Comentários 90 Visualizações
Projetos especiais

Feijoada arrecada quase R$ 250 mil para segurança e projetos sociais da serra

Por Jonathan da Silva 07/05/2026
Por Jonathan da Silva

A 6ª edição da Feijoada da Solidariedade arrecadou R$ 249.011,69 líquidos para ações de segurança pública e projetos sociais em Gramado e Canela. O resultado da iniciativa beneficente, realizada em 18 de abril, foi apresentado na manhã desta quarta-feira (6), na Casa Nuvole. O valor arrecadado será destinado à comunidade terapêutica Vale a Pena Viver e aos Conselhos Comunitários Pró-Segurança Pública (Mocovi) dos dois municípios, com repasses voltados à Brigada Militar e à Polícia Civil.

Segundo os organizadores, a edição deste ano contabilizou 825 ingressos entre vendas, patrocinadores e convidados, totalizando arrecadação bruta de R$ 315.933,15. Após o abatimento de despesas, que somaram R$ 66.921,46, o valor líquido destinado às doações chegou a R$ 249.011,69.

Desse total, R$ 30 mil serão repassados à comunidade terapêutica Vale a Pena Viver, entidade que atua no acolhimento voluntário e na reabilitação de dependentes químicos. O restante, correspondente a R$ 219.011,69, será dividido igualmente entre os Mocovis de Gramado e Canela, responsáveis pelo direcionamento de recursos à Brigada Militar e à Polícia Civil dos dois municípios.

Participação diversa

A jornalista Rozangela Allves, idealizadora e coordenadora da 6ª edição da Feijoada da Solidariedade, destacou a participação de patrocinadores, voluntários e apoiadores no resultado alcançado. “Estou profundamente feliz com o que construímos juntos. Quero agradecer, de forma muito especial, a todos que participaram, seja adquirindo ingressos, apoiando como patrocinadores ou atuando como voluntários. Cada pessoa que abraçou essa causa fez a diferença”, afirmou Rozangela.

Entre os patrocinadores da edição deste ano, a Sicredi Pioneira participou como cota Diamante. Casa Nuvole, MLBK Restaurante, Di Pietro Gramado Restaurante, Catherine Gramado Restaurante e Soleil Casa Perini Restaurante integraram a categoria de padrinhos. Também apoiaram o evento, na cota Ouro, o Condomínio Laje de Pedra. Na cota Prata participaram Reserva da Serra, Laçador de Ofertas, Gramado Parks e NBA Park.

Impacto regional

Segundo Rozangela Allves, a iniciativa busca fortalecer tanto projetos sociais quanto ações de segurança pública na região. “Ao contribuir com a segurança e com projetos sociais, fortalecemos não apenas as instituições, mas também o nosso destino turístico. Um destino mais seguro é o que o turista busca para viver experiências com tranquilidade. E isso retorna para toda a cadeia produtiva: empresários, moradores e visitantes”, acrescentou a jornalista.

Além da arrecadação financeira, os organizadores também forneceram infraestrutura para a realização do evento, permitindo que os recursos líquidos fossem integralmente destinados às entidades beneficiadas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
07/05/2026 0 Comentários 96 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Especialista avalia a chegada do El Niño no sul brasileiro e quais podem ser os riscos para négocios da região

  • 2

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 3

    Jornalista e escritor Romar Beling recebe título de Cidadão Santa-Cruzense

  • 4

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 5

    Canto Alegretense completa 45 anos e motiva início de turnê nacional em Porto Alegre na sexta

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO