Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Estudantes

Variedades

Olimpíada Nacional de Eficiência Energética abre inscrições para estudantes

Por Jonathan da Silva 15/08/2025
Por Jonathan da Silva

Estão abertas, desde 1º de agosto, as inscrições para a edição 2025 da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), que pretende mobilizar cerca de 500 mil alunos do 8º e 9º ano das redes pública e privada em todo o país. A competição, promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e apoiada pela CEEE Equatorial na região sul, premiará os vencedores com medalhas e notebooks e tem como objetivo incentivar o uso consciente da energia elétrica, a sustentabilidade e a compreensão dos impactos sociais e econômicos do consumo de recursos naturais.

A ONEE é realizada pelo Programa de Eficiência Energética da Aneel e coordenada pelo Instituto Abradee, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. Em 2025, conta com a RGE, do grupo CPFL Energia, como empresa proponente e a participação de 48 distribuidoras de energia de todas as regiões do Brasil. Na região sul, a CEEE Equatorial atua como parceira e reforça seu compromisso com a educação e a sustentabilidade.

Importância educacional

Para o analista de Operações do Programa de Eficiência Energética da CEEE Equatorial, Jonatan Silva, a olimpíada é uma oportunidade para despertar a consciência sobre o uso responsável da energia ainda no ambiente escolar. “Ao envolver milhares de estudantes e professores em atividades dinâmicas, conseguimos transformar conceitos como sustentabilidade e eficiência em atitudes práticas, que fazem diferença tanto no dia a dia quanto no futuro da sociedade”, afirma Silva.

Envolvimento das universidades

A professora do curso de Engenharia de Gestão de Energia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), no Litoral Norte, Juliana Klas, ressalta que a iniciativa coloca o tema da eficiência energética em destaque no currículo. Na região, os únicos medalhistas de prata de 2024 participaram de dinâmicas preparatórias promovidas pela universidade, parceira da ONEE desde o ano passado. “A contribuição que a eficiência energética tem dentro da descarbonização e das metas de emissão é muito importante, assim como as energias renováveis. Participar da Olimpíada e ter uma posição de destaque traz orgulho para as escolas e para os alunos”, destaca Juliana.

Dinâmica da competição

A programação inclui curso de formação para professores, desafios interativos no formato de games e provas objetivas. O encerramento ocorrerá em 6 de novembro, com cerimônia nacional de premiação em Brasília, reunindo os destaques de cada estado.

Como participar

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até 30 de setembro no site onee.org.br. Todos os inscritos terão acesso a conteúdos formativos, e os melhores colocados receberão premiações.

Programação

  • Inscrições: 1º de agosto a 30 de setembro
  • Formação de professores: agosto e setembro
  • Desafios e provas: outubro
  • Resultado: outubro
  • Premiação: 6 de novembro
Foto: Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
15/08/2025 0 Comentários 384 Visualizações
Cultura

Alunos da Escola de Aplicação Feevale são premiados no Festival de Cinema de Gramado

Por Jonathan da Silva 15/08/2025
Por Jonathan da Silva

Duas produções de alunos da Escola de Aplicação da Universidade Feevale foram premiadas e uma recebeu menção honrosa na 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil Educavídeo, realizada na noite desta quarta-feira (13) durante o 53º Festival de Cinema de Gramado, na serra gaúcha. Os curtas “Memórias Fragmentadas” e “E Se…” venceram quatro categorias, incluindo Melhor Curta, enquanto “Insaciável” foi reconhecido com menção honrosa.

A exibição e a premiação contaram com a presença do reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, da diretora da Escola de Aplicação, Janaína Regra, e de estudantes do terceiro ano do ensino médio. Esta foi a primeira edição da mostra, que integra o programa Educavídeo, criado em 2011 pela Secretaria Municipal da Educação de Gramado em parceria com a Gramadotur. O objetivo da iniciativa é formar adolescentes e jovens da rede pública por meio do audiovisual, estimulando pensamento crítico e valorizando a cultura cinematográfica.

Orientação docente e integração curricular

As produções premiadas fazem parte do projeto interdisciplinar “Outros Olhares”, da área de Linguagens da escola, orientado pelas professoras Ana Cândida Carvalho e Taís de Oliveira e pelo professor Luciano Dirceu dos Santos. Durante a cerimônia, o reitor destacou o papel da educação e da arte na formação dos jovens. “Quero cumprimentar os alunos da Escola de Aplicação Feevale. Melhorar a qualidade da educação é o principal desafio que nós temos no país e, eventos como esse, incentivando a arte, a cultura, nos mostram um caminho possível para alcançar esse objetivo. Parabéns, EducaVídeo e Festival de Cinema de Gramado”, afirmou José Paulo da Rosa.

O que são as obras premiadas

Dirigido pela estudante Lívia Cristina Beck, que também recebeu o prêmio de Melhor Atriz, “Memórias Fragmentadas” acompanha Clara, jovem que acorda em um hospital sem memória após um acidente e começa a ter flashbacks que revelam seu passado. Inspirado no conto “A Causa Secreta”, de Machado de Assis, o curta também venceu Melhor Fotografia. “Eu agradeço aos professores que criaram esse projeto que me trouxe até aqui, aos meus colegas e aos meus pais, e a Deus que me abre todas as portas”, expressou Lívia.

Já “E Se…”, dirigido por Maria Eduarda Naibert Pandolfo, que levou Melhor Roteiro, narra a história de Bruna, jovem que enfrenta dificuldades financeiras e sonha em trabalhar em uma cafeteria. A produção, inspirada no conto “Uns Braços”, também de Machado de Assis, aborda sonhos e escolhas de vida. “Pensei em desistir do curta porque achei que não ia dar certo. Mas meu pai disse que o filme não teria sentido se eu não o gravasse. Então, estou aqui com a resposta, deu muito certo”, contou Maria Eduarda.

“Insaciável”, curta de animação produzido por Alice Ludwig e inspirado em “A Causa Secreta”, retrata a busca incessante por cliques nas redes sociais e o impacto disso na condição humana, recebendo menção honrosa da mostra.

Prêmios recebidos

  • Melhor atriz – Lívia Cristina Beck (Memórias Fragmentadas)

  • Melhor curta – Memórias Fragmentadas

  • Melhor roteiro – E Se…

  • Melhor Fotografia – Memórias Fragmentadas

  • Menção Honrosa – Insaciável

Foto: Aline de Melo/Universidade Feevale/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/08/2025 0 Comentários 342 Visualizações
Projetos especiais

Projetos levam arte e ciência a escolas públicas do Nova Santa Rita

Por Jonathan da Silva 14/08/2025
Por Jonathan da Silva

Dois projetos culturais voltados à educação e ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes começaram a ser implementados em escolas públicas de Nova Santa Rita neste mês. O Baú das Artes e a Trilha das Descobertas, realizados pela Evoluir com patrocínio da Braskem e apoio do Ministério da Cultura, foram viabilizados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e vão beneficiar 1.513 alunos de dez instituições da rede municipal ao longo do segundo semestre, promovendo formações para educadores e oferecendo recursos lúdicos para enriquecer o ensino.

O lançamento ocorreu no dia 4 de agosto, no Parque de Eventos Olmiro Brandão, com o primeiro encontro de formação do Baú das Artes, reunindo educadores das escolas participantes para vivências práticas e reflexões sobre o uso dos materiais do projeto. Cada instituição receberá um baú com recursos que estimulam o desenvolvimento social, cognitivo, artístico e afetivo das crianças, permanecendo na escola para continuidade das atividades.

Para a secretária de Educação de Nova Santa Rita, Margarete Simon Ferretti, se trata de um momento importante para o município. “Nós estamos agora, mais do que nunca, fazendo formação com as nossas equipes diretivas e pedagógicas com foco na alfabetização e no letramento. Nós temos o propósito de todos os nossos alunos e alunas serem alfabetizados na idade certa. Então essa formação que acontecerá em Nova Santa Rita, vai ser fundamental para incentivar, para animar, para dar conhecimento e aprofundamento à nossa equipe de professores e professoras”, destacou a titular da pasta.

Trilha das Descobertas na educação infantil

A partir de 5 de agosto, o projeto Trilha das Descobertas passou a ser desenvolvido em cinco escolas de Educação Infantil, com atividades lúdicas e capacitação docente. O acervo inclui livros, brinquedos, jogos e fantasias, promovendo o desenvolvimento sensorial, relacional, corporal e cognitivo de crianças de 4 a 6 anos. “Projetos como esses reforçam nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a valorização da educação nas comunidades onde atuamos. Iniciativas culturais e educativas têm um papel fundamental na formação de crianças e jovens e é um caminho direto para a transformação social”, reforçou o gerente de Relações Institucionais da Braskem no RS, Daniel Fleischer.

Instituições participantes

  • Baú das Artes – EMEF Álvaro Almeida, EMEF Rui Barbosa, EMEF Treze de Maio, EMEF Santa Rita de Cássia e EMEF Alfredo Antônio Amorim.
  • Trilha das Descobertas – EMEI Vó Luiza, EMEI Vó Edith da Rosa Silveira, EMEI Vó Enedina, EMEI Paulo Freire e EMEI Rainer Dorneles.
Foto: Eduarda Ferreira/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/08/2025 0 Comentários 354 Visualizações
Ensino

Fecitec premia melhores projetos do ensino fundamental e médio em Campo Bom

Por Jonathan da Silva 14/08/2025
Por Jonathan da Silva

Campo Bom premiou, na noite desta terça-feira (12), os melhores trabalhos das categorias ensino fundamental e ensino médio da 1ª Fecitec – Feira da Ciência e Tecnologia, realizada no Ginásio do CEI. O evento, iniciado na segunda-feira (11), teve programação até esta quarta-feira (13), quando houve também a premiação da educação infantil.

Na Categoria B (1º ao 3º anos), o primeiro lugar foi para o projeto Abelhas: pequenas, mas essenciais para a vida, da EMEF Duque de Caxias. Em segundo lugar, ficou o projeto Cada um com sua digital! Descobrindo o mistério que mora na ponta dos dedos, da EMEF Emílio Vetter, e, em terceiro, Deixados para trás, histórias que precisam ser vividas, da EMEF Princesa Isabel.

Na Categoria C (4º ao 6º anos), o primeiro lugar foi para Libras em ação, mãos que falam e conectam, da EMEF Adriano Dias. Em segundo, Inovar também é proteger: como a tecnologia pode ajudar mulheres em situação de risco?, da EMEF Edmundo Strassburger. O terceiro lugar ficou com Desacelerando a gente aprende, da EMEF Emílio Vetter.

Na Categoria D (7º ao 9º anos), venceu o projeto A realidade do plástico: entendendo o que pode ser ou não seu plástico amigo, da EMEF Borges de Medeiros. Em segundo, A inteligência artificial (IA) em meio à sociedade atual, da EMEF Lúcia Mossmann. O terceiro lugar foi para Singularidades que ensinam: hiperfoco como ferramenta pedagógica, da EMEF 25 de Julho.

Na Categoria E (Ensino Médio), o primeiro lugar foi conquistado pelo Colégio Sinodal Tiradentes, com o projeto A relevância do currículo jurídico na educação básica: a inserção do conhecimento em direito civil como ferramenta para a formação de cidadãos conscientes e ativos na sociedade. Em segundo, o Colégio Santa Teresinha apresentou IPTU Verde em Campo Bom – uma iniciativa sustentável.

Destaques pelo voto popular

Na votação popular, a Categoria B foi vencida pelo projeto Horta fluída, descobrindo a hidroponia, do Colégio Sinodal Tiradentes, com 217 votos. Na Categoria C, o mais votado foi O mistério do sal no oceano, da EMEF Borges de Medeiros, com 137 votos. Na Categoria D, venceu A realidade do plástico: entendendo o que pode ser ou não o seu plástico amigo, da EMEF Borges de Medeiros, com 326 votos. Já na Categoria E, o projeto IPTU Verde em Campo Bom – uma iniciativa sustentável, do Colégio Santa Teresinha, recebeu 84 votos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
14/08/2025 0 Comentários 335 Visualizações
Projetos especiais

Estudantes de Novo Hamburgo criam projeto para evitar entupimento de bueiros

Por Jonathan da Silva 12/08/2025
Por Jonathan da Silva

Estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Básico Presidente Getúlio Dorneles Vargas, em Novo Hamburgo, desenvolveram um projeto para prevenir o entupimento de bueiros e reduzir impactos ambientais no bairro Rincão. A iniciativa, chamada “Menos Lixo, Mais Consciência: Telas nos Bueiros, Atitudes que Mudam uma Comunidade”, foi criada por Enzo dos Santos, Miguel Barbosa e Ray Antunes durante as atividades da disciplina de “Articulação dos Saberes e Orientação à Pesquisa”, que estimula estudos interdisciplinares e práticos.

A proposta prevê a instalação de telas protetoras nas bocas de lobo, com o objetivo de reter resíduos sólidos antes que cheguem à rede pluvial. Os idealizadores observaram alagamentos frequentes e lixo acumulado nas ruas e, a partir disso, sugeriram uma medida que facilita a limpeza urbana e impede que poluentes atinjam rios e córregos. “Esse projeto é de extrema relevância, pois propõe soluções práticas, eficazes e viáveis para o cuidado com o nosso bairro e com a cidade como um todo”, destacou o professor Robson Almeida, que ainda acrescentou que a ação gera diálogo com a comunidade e promove maior consciência ambiental.

Parceria com a Prefeitura

O projeto conta com a parceria da Diretoria de Esgotos Pluviais da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, que fornece orientação técnica e apoio institucional, e será integrado às ações da Comusa no programa “O Rio Começa Aqui”.

Próximos passos

A proposta será desenvolvida ao longo do segundo semestre com novas etapas de pesquisa e aplicação. “Menos lixo, mais consciência” é o lema que guia a iniciativa, que os estudantes esperam ver adotada por outras comunidades.

Foto: Smed/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/08/2025 0 Comentários 461 Visualizações
Projetos especiais

Igrejinha amplia projeto de saúde bucal nas escolas e reduz casos de cárie

Por Jonathan da Silva 12/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Igrejinha registrou redução de até 85% nos casos de cárie entre crianças do maternal da rede municipal com o Projeto de Saúde Bucal, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as escolas no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE). Lançada inicialmente para turmas de 1º ano do ensino fundamental, após a constatação de alta taxa de cáries não tratadas, a iniciativa foi ampliada para outras faixas etárias, incluindo pré-escola.

As atividades incluem momentos lúdicos, avaliação clínica individual, escovação supervisionada, aplicação de flúor e encaminhamento para tratamento nas Equipes de Saúde da Família (ESFs), quando necessário. Personagens e fantoches são utilizados para facilitar o aprendizado e o engajamento dos alunos.

Parceria entre saúde e educação

O projeto fortalece o vínculo entre escolas e equipes de saúde, garantindo acompanhamento contínuo e maior adesão das famílias aos cuidados odontológicos. Também há estímulo ao protagonismo de professores e cuidadores como multiplicadores de boas práticas. Com avaliações periódicas, a meta é manter o acompanhamento desde o maternal até os anos iniciais do fundamental, ampliando o alcance das ações preventivas.

Foto: Milena Berlitz/PMI/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/08/2025 0 Comentários 312 Visualizações
Cultura

Espetáculo infantil terá sessões gratuitas para escolas de Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 23/07/2025
Por Jonathan da Silva

O espetáculo “Um Leão na Sala de Aula”, da Companhia de Teatro Gatelupa, será apresentado gratuitamente nos dias 2 e 3 de setembro no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, em Novo Hamburgo. As sessões são exclusivas para estudantes da rede pública municipal e integram o projeto “Teatro a Mil”, promovido pelo Sesc Novo Hamburgo, com apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e de Cultura.

As escolas interessadas devem realizar agendamento prévio com o agente de programas sociais do Sesc, pelo e-mail [email protected]. As sessões acontecerão na terça-feira, dia 2, às 15h, e na quarta-feira, 3, às 10h e às 15h.

Espetáculo traz memórias e reflexões

A peça marca a estreia da Companhia Gatelupa, formada pelos atores Gustavo Muller e Evandro Soldatelli. A dramaturgia da obra foi construída a partir de memórias de infância dos artistas, reunidas por meio de improvisações e conversas. No palco, os personagens exploram lembranças que emergem de caixas, trazendo à cena temas como aventuras imaginárias, amizades, medos, bullying e afetos.

Segundo os organizadores, o espetáculo propõe reflexões tanto para o público infantil quanto adulto.

O que é o projeto Teatro a Mil

Além das apresentações teatrais, o projeto Teatro a Mil prevê atividades complementares, como uma oficina de experimentação teatral e bate-papos virtuais com educadores. O objetivo é ampliar o diálogo entre arte e educação nas redes públicas.

O Teatro a Mil é voltado a escolas públicas municipais e estaduais e promove apresentações gratuitas de espetáculos teatrais e circenses em teatros, espaços culturais e unidades do Sesc em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Serviço

  • O quê: Espetáculo Um Leão na Sala de Aula, da Cia. Gatelupa
  • Quando: 2 de setembro (terça-feira), às 15h; 3 de setembro (quarta-feira), às 10h e às 15h
  • Onde: Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno (Rua Eng. Ignácio Christiano Plangg, 66, Novo Hamburgo)
  • Quanto: Gratuito (para escolas públicas com agendamento pelo e-mail [email protected])
  • Mais detalhes: Sesc Novo Hamburgo — Rua Bento Gonçalves, 1537 / Telefone/WhatsApp: (51) 3593-6700
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
23/07/2025 0 Comentários 314 Visualizações
Projetos especiais

Festival de Mini Hóquei reúne mais de 100 crianças em Campo Bom

Por Jonathan da Silva 18/07/2025
Por Jonathan da Silva

Mais de 100 estudantes da rede municipal de Campo Bom participaram do 3º Festival de Mini Hóquei Indoor, realizado na manhã desta quinta-feira (17), na EMEF Adriano Dias. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), por meio do Programa Acolher, o evento contou com apoio da Confederação Brasileira de Hóquei sobre Grama e Indoor (CBHG) e da Federação de Hóquei do Rio Grande do Sul (FHERS).

O festival tem como objetivo incentivar a participação dos alunos na prática esportiva e utilizar o esporte como ferramenta de desenvolvimento humano, social e educacional. O hóquei indoor é uma das modalidades oferecidas gratuitamente pelo Programa Acolher, voltado a estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, com idades entre 6 e 16 anos.

Projeto em crescimento

Criado em 2022, o projeto de hóquei indoor tem apresentado crescimento anual, com aumento no número de participantes em treinamentos e eventos. Segundo a secretária de Educação e Cultura de Campo Bom, Mara Daubermann, a adesão tem sido significativa. “Pela adesão crescente das nossas crianças à modalidade, já estamos planejando a realização do 4º Festival de Mini Hóquei Indoor para o segundo semestre. Temos, também, a expectativa de sediar um campeonato nacional de hóquei indoor adulto, reforçando o compromisso da cidade com o esporte educacional de base e o fortalecimento da cultura esportiva local”, afirmou a titular da pasta.

O que é o Programa Acolher

Além do hóquei indoor, o Programa Acolher também oferece atividades como atletismo, basquete, dança gaúcha, dança urbana, futebol, futsal, handebol, judô e voleibol, todas gratuitas e realizadas no contraturno escolar. O programa tem como foco promover a inclusão, o convívio social e o desenvolvimento integral dos alunos por meio do movimento.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
18/07/2025 0 Comentários 328 Visualizações
Projetos especiais

Afya disponibiliza plataforma gratuita com conteúdo médico para estudantes

Por Jonathan da Silva 18/07/2025
Por Jonathan da Silva

Desde 7 de julho, todos os estudantes de medicina do Brasil, independentemente da instituição de ensino, podem ter acesso gratuito à Afya Play, plataforma educacional online com mais de 5 mil conteúdos sobre temas médicos. A iniciativa da Afya, hub de educação e tecnologia voltado à prática médica, tem como objetivo complementar a formação acadêmica de futuros profissionais da área da saúde por meio de materiais elaborados por professores especialistas.

Destinada a alunos do primeiro ao quarto ano de medicina, a Afya Play oferece uma experiência de aprendizado adaptada ao ritmo e às necessidades de cada estudante. A plataforma reúne mais de 800 temas em 51 especialidades médicas, apresentados em formatos variados, como vídeos, animações, documentários, podcasts, mapas mentais, flashcards, imagens anatômicas em 3D e mais de 5 mil questões para revisão.

De acordo com o vice-presidente de Educação Continuada da Afya, Denis Del Bianco, a plataforma funciona como um apoio para reforçar a assimilação de temas complexos. “A Afya Play atua como um complemento à formação médica, ajudando o estudante a revisar ou sistematizar temas específicos. Ela foi pensada para ser uma aliada no dia a dia dos nossos alunos, oferecendo conteúdos rápidos, modernos e em diversos formatos”, afirmou Del Bianco.

Plataforma segue as diretrizes nacionais

Os conteúdos da Afya Play seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e podem ser utilizados por estudantes de faculdades públicas e privadas. Entre os destaques estão os mapas mentais e as representações tridimensionais do corpo humano, além de um cronograma inteligente que auxilia na organização dos estudos conforme prazos e avaliações.

Segundo o vice-presidente Médico da Afya, Gustavo Meirelles, a abertura gratuita da plataforma reforça o compromisso da empresa com a formação médica no país. “Ao oferecer gratuitamente a Afya Play para todos os estudantes de medicina do país, reforçamos nosso compromisso com uma formação consistente e de qualidade, que prepara profissionais mais completos para a sociedade”, comentou Meirelles.

Atuação na região Sul

Na região sul do país, a Afya mantém, há quase três anos, a unidade Afya Educação Médica Porto Alegre. O espaço conta com sete salas de aula dedicadas a cursos de pós-graduação lato sensu, em uma estrutura de 1,5 mil m². A unidade também abriga 18 consultórios, onde são realizados atendimentos gratuitos para cerca de 220 pacientes previamente agendados, encaminhados por meio do SUS e de prefeituras conveniadas. A direção local é da gestora Josiane Rial Barenho.

O que é a Afya

A Afya reúne 38 instituições de ensino superior no país, sendo 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades dedicadas à pós-graduação. A empresa possui 3.653 vagas autorizadas pelo Ministério da Educação e já formou mais de 23 mil alunos em medicina nos últimos 25 anos. Um em cada três médicos e estudantes de medicina no Brasil utiliza ao menos uma das soluções digitais do portfólio da Afya, como Whitebook, iClinic e Papers. Desde 2019, a Afya tem capital aberto na Nasdaq e já recebeu prêmios como o “Valor Inovação” e o “Valor 1000”. Em 2024, passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil.

Foto: Banco de dados do Grupo Afya/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/07/2025 0 Comentários 474 Visualizações
Projetos especiais

Brigada Militar forma 256 alunos no Proerd em Ivoti

Por Jonathan da Silva 16/07/2025
Por Jonathan da Silva

A Brigada Militar, por meio do 32º Batalhão de Polícia Militar, realizou a formatura de 256 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), no ginásio da Escola Ildo Meneghetti, em Ivoti, na noite desta segunda-feira (14). De acordo com a corporação, a ação visa reforçar a prevenção ao uso de drogas e à violência entre crianças e adolescentes do município.

A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares, direções escolares, professores, familiares e membros da comunidade. Durante o evento, os estudantes que se destacaram no curso foram homenageados com medalhas e brindes.

Escolas participantes

As turmas formadas foram orientadas pela soldado Elis e pertencem às seguintes escolas: EMEF Nicolau Fredolino Kunrath, EMEF 19 de Outubro, EMEF Aroni Mossmann, EMEF Jardim Panorâmico, EMEF 25 de Julho, EMEF Concórdia e EMEF Ildo Meneghetti.

Interação entre mascote e alunos

O mascote do programa, o Leão Dare, também participou da formatura, interagindo com os alunos por meio de músicas e danças. A Brigada Militar ressaltou a importância do Proerd como uma ferramenta de orientação e formação cidadã para as crianças e adolescentes.

Foto: 32º BPM/Divulgação | Fonte: Assessoria
16/07/2025 0 Comentários 335 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO