Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento
Fórum de Vitivinicultura encerra com debate sobre precisão e avaliação...
Construarte 2026 supera expectativas e movimenta mais de R$ 52...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Nova fase da NR-1 amplia exigências sobre riscos psicossociais nas...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Estudantes

Cultura

Biblioteca Municipal de Nova Petrópolis promove Olimpíada de Literatura Infantil

Por Jonathan da Silva 18/09/2025
Por Jonathan da Silva

A Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva, de Nova Petrópolis, realizará a 15ª Olimpíada de Literatura Infantil de 1º a 30 de outubro. A atividade, que reunirá cerca de 500 crianças de 4 a 6 anos da Educação Infantil das escolas do município, integra as comemorações do Dia das Crianças, do Dia Nacional da Leitura (12 de outubro) e da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (23 a 29 de outubro).

A programação contará com visitas aos espaços da Biblioteca, incluindo a Biblioteca Infantil e a Gibiteca, exibição de vídeo educativo sobre os cuidados com os livros, contação da história “O Comedor de Nuvens”, de Heloisa Pires Lima, e interpretação musical da canção “Nuvem”. Também haverá o jogo “Olimpíadas de Literatura Infantil da Biblioteca”, especialmente criado para o evento. Ao final, todos os participantes receberão medalhas.

Incentivo à leitura

De acordo com a bibliotecária de Nova Petrópolis, Susana Carrasco, o objetivo é despertar o encantamento das crianças pela leitura desde cedo. “Mais do que incentivar o gosto de ler, buscamos proporcionar uma experiência significativa, que combina literatura, música e brincadeira. Assim, as crianças percebem que o livro pode ser um companheiro divertido e cheio de possibilidades”, afirmou Susana.

Exposição ‘O Pequeno Príncipe’

Paralelamente, de 1º a 30 de outubro, a comunidade nova-petropolitana poderá visitar a exposição “O Pequeno Príncipe”, no mural de entrada da biblioteca. A mostra reúne textos de alunos da Turma 105 do Ensino Médio do Colégio Estadual Padre Werner, produzidos no projeto Escrita Criativa, orientado pela professora Paula Alessandra Schoeler. A atividade integra a 4ª edição do projeto “Geografia do Pequeno Príncipe”, desenvolvido pela Biblioteca para estimular a imaginação e a sensibilidade dos estudantes a partir da obra de Antoine de Saint-Exupéry.

Foto: Júlia Junkes/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/09/2025 0 Comentários 262 Visualizações
Ensino

Encontro com Escritores mobiliza mais de 3,5 mil estudantes em Nova Petrópolis

Por Jonathan da Silva 15/09/2025
Por Jonathan da Silva

Mais de 3,5 mil estudantes de Nova Petrópolis estiveram reunidos no Encontro com Escritores, realizado entre os dias 8 e 12 de setembro, para conversas com sete autores gaúchos que estarão na 28ª Feira do Livro do município. O evento, realizado na Sociedade Tiro ao Alvo, antecipou a programação literária que será realizada em outubro junto à Abertura da Colheita do Mel das Melíponas.

A primeira atividade contou com a presença da patrona da 28ª Feira do Livro, a escritora Indiara Tainan, que conversou com alunos das escolas Luiz Loeser e Otto Hoffmann. Nos dias seguintes, participaram o escritor Pedro Guerra, a escritora Rosane Castro, o escritor Élvio Gonçalves, a escritora Bárbara Catarina, a dupla Gio e Doug, conhecida por trabalhos de contação de histórias, e o escritor Athos Beuren, que conduziu uma partida de RPG com os estudantes.

Programação da feira

A 28ª Feira do Livro de Nova Petrópolis acontece de 15 a 19 de outubro, na Rua Coberta e Praça das Flores, em paralelo à Abertura da Colheita do Mel das Melíponas. O evento prevê lançamentos de livros, oficinas, apresentações culturais e atividades voltadas à comunidade.

Entre os destaques estão os lançamentos das obras “Escritores do Amanhã”, que reúne textos e poemas de estudantes em celebração aos 70 anos de Nova Petrópolis, e “Memórias em Cena”, resultado de pesquisa histórica organizada pelas escritoras Jussara Prates e Helena Klein. Também estão previstas uma oficina de sabonete de mel, o Piquenique Literário, o espetáculo teatral “Negrinho do Pastoreio” da Companhia Luz e Cena e sessões do Cine Sesc ao ar livre na Praça das Flores.

Organização e parcerias

A feira é promovida pela Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/RS e a Associação NovaMel, e conta com apoio da Sicredi e Dakota.

Foto: Felipe Ackermann/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/09/2025 0 Comentários 228 Visualizações
Ensino

Femic premia jovens talentos em Montenegro

Por Jonathan da Silva 15/09/2025
Por Jonathan da Silva

A 9ª edição da Feira Montenegrina de Iniciação Científica (Femic) premiou os melhores trabalhos apresentados por estudantes na noite desta sexta-feira (11), no Teatro Roberto Atayde Cardona, em Montenegro. O evento, realizado entre os dias 9 e 11 de setembro no Parque Centenário, reuniu mais de 90 projetos desenvolvidos por 270 alunos de 34 escolas públicas e privadas do município e da região.

Considerada o maior evento educacional da cidade, a Femic busca estimular a produção científica entre crianças e jovens. De acordo com o coordenador da feira, Lucimar Alberti, a iniciativa incentiva o espírito investigativo e o pensamento crítico desde a infância, se consolidando como espaço de valorização do protagonismo estudantil e incentivo à ciência.

Projetos premiados

Entre os destaques, o Colégio Sinodal Progresso recebeu o Prêmio Professor José Breno da Cruz, na categoria Ciência da Natureza, Matemática, Robótica e Tecnologia, com o projeto “BioVenture”. Já a Escola Etelvino de Araújo Cruz conquistou o Prêmio Professora Elisabete Gonçalves, na categoria Ciências Humanas e Linguagens, com o trabalho “É só usar o chat”.

Diversidade de temas

No total, 19 trabalhos foram premiados, abrangendo temáticas como meio ambiente, tecnologia, saúde e cultura, desde a educação infantil até o ensino médio. Além das exposições, o evento contou com apresentações teatrais e registrou cerca de 1.550 visitantes, ampliando a repercussão nas redes sociais.

Credencial para outros palcos

A Femic também assegura aos estudantes credenciais para eventos científicos regionais e, com o apoio da nova Política de Apoio à Iniciação Científica, garante recursos permanentes para sua continuidade.

A lista completa dos premiados está disponível no site da Prefeitura de Montenegro, em montenegro.rs.gov.br.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
15/09/2025 0 Comentários 312 Visualizações
Variedades

Estudantes de Novo Hamburgo apresentam projetos no Fórum de Empreendedores Locais

Por Jonathan da Silva 10/09/2025
Por Jonathan da Silva

Estudantes de sete escolas de Novo Hamburgo participaram do Fórum de Empreendedores Locais (FEL) 2025, realizado nesta terça-feira (9) no Panorâmico Fat Bull. O evento, promovido pelas empresas Voa Negócios e Estação Sapatão, reuniu centenas de alunos das redes pública e privada do município, além de uma escola de São Leopoldo, para apresentar ideias e protótipos de produtos a uma banca de especialistas, empresários e gestores municipais.

Entre os projetos apresentados, destacou-se o da Escola Municipal de Ensino Básico Arnaldo Grin, do bairro Santo Afonso, única representante da rede pública. O grupo formado por nove estudantes criou o lifewatch, um relógio tecnológico que permite o monitoramento de sinais vitais e localização de idosos em tempo real. A proposta surgiu da preocupação de um dos integrantes com a saúde dos avós.

A aluna Eduarda Stein, de 15 anos, explicou que o equipamento pode auxiliar famílias em diferentes situações. “Identificamos muitos benefícios nesse tipo de tecnologia para as famílias. Por exemplo, em situações envolvendo idosos com Alzheimer, que podem sair de casa e se perder, o relógio permite que os parentes acompanhem sua localização em tempo real. É uma excelente alternativa para garantir cuidado e segurança, permitindo que os filhos acompanhem seus pais mesmo estando longe, enquanto trabalham”, afirmou a estudante. Os protótipos foram produzidos em impressora 3D e entregues à banca avaliadora.

Parcerias para inovação

O projeto da EMEB Arnaldo Grin foi desenvolvido por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e o Feevale Techpark, dentro do programa Startup Teens. Para o titular da SMED, André da Silva, a iniciativa reforça o papel da rede pública no estímulo ao empreendedorismo. “A presença de uma escola da rede municipal em um evento como este demonstra a força da nossa educação. Mais do que isso, aponta para o patamar que almejamos alcançar nos próximos anos: uma educação pública de excelência, atualizada e preparada para os desafios contemporâneos e futuros”, destacou o secretário.

Avaliação e reconhecimento

A banca de avaliadores contou com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Daiana Monzon, o diretor executivo da Estação Sapatão, Samuel Führ, e a especialista em sustentabilidade e inovação socioambiental, Daiana Schwengber. Para a secretária, o evento tem papel importante no desenvolvimento dos jovens. “Quando incentivamos os alunos a refletir sobre empreendedorismo, a inovação surge naturalmente. Trabalhar esse perfil, transformar ideias em soluções, fazer com que eles saiam da zona de conforto e percebam o quanto podem evoluir — e, futuramente, até gerar renda com isso — é essencial”, afirmou Daiana.

Ao final do evento, todos os participantes receberam menções honrosas por categoria. A Escola Arnaldo Grin foi premiada na categoria “Maior potencial de mercado”.

Foto: Weslei Fillmann/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
10/09/2025 0 Comentários 302 Visualizações
Projetos especiais

Gramadense firma parceria com projeto de leitura ligado ao jogador Alan Patrick

Por Jonathan da Silva 09/09/2025
Por Jonathan da Silva

O Centro Esportivo Gramadense firmou uma parceria com o Projeto Leitura F.C., iniciativa patrocinada pelo jogador Alan Patrick, meio-campista do Internacional, para incentivar a leitura entre os jovens atletas do clube. A ação realizada em Gramado resultou na doação de 50 livros para as categorias de base e para o projeto social desenvolvido pelo CEG, que atende cerca de mil crianças e adolescentes em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

A entrega dos exemplares foi feita pela produtora cultural e organizadora do clube de leitura, Cristiane Ostermann, que destacou o objetivo da iniciativa. “Neste clube, todos ganham imaginação, criatividade, diversão e, acima de tudo, conhecimento. Por isso, escolhemos obras que consideram o interesse dos jovens, como o futebol, mas que também possam abrir outros horizontes”, afirmou Cristiane.

Repercussão da parceria

O secretário de Esporte e Lazer de Gramado e diretor do Gramadense, Lucas Roldo, avaliou a colaboração como um passo importante na formação integral dos atletas. “Essa parceria é fundamental para o desenvolvimento dos nossos jovens. O esporte e a leitura são ferramentas poderosas para moldar cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro. Agradecemos ao Leitura F.C. por essa contribuição que, sem dúvida, fará a diferença na vida dos nossos atletas”, comentou Roldo.

Formação integral dos jovens

Com a parceria, o Gramadense e o Leitura F.C. buscam reforçar a ideia de que a leitura complementa a prática esportiva, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens talentos que participam das atividades do clube.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/09/2025 0 Comentários 285 Visualizações
Ensino

Femictec reuniu cerca de 800 estudantes em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 08/09/2025
Por Jonathan da Silva

A 12ª Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (Femictec) foi encerrada neste sábado (6), no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo, após três dias de apresentações de pesquisas e atividades envolvendo quase 800 estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), o evento registrou a exposição de 190 trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo e incluiu a realização da VII Olimpíada Municipal de Robótica.

A feira contou com alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de atividades culturais abertas ao público visitante. O secretário de Educação de Novo Hamburgo, André Luís da Silva, destacou a importância do engajamento de toda a rede de ensino. “Sem a participação de cada um, um evento como este não seria possível”, afirmou o titular da pasta. O secretário também ressaltou o envolvimento das famílias no processo de preparação. “Que este evento continue a contribuir para o crescimento e o desenvolvimento da educação em Novo Hamburgo”, completou da Silva.

Seleção para a Mostratec Jr.

Um dos momentos mais aguardados do encerramento foi a divulgação dos trabalhos credenciados para a Mostratec Jr. 2025, feira de alcance nacional e internacional. Entre os selecionados estão projetos como “Descobrindo os Cogumelos”, da EMEB Presidente Affonso Penna, e “Vozes Silenciadas: construindo espaços de apoio e igualdade”, da EMEB Presidente Getúlio Vargas. Além disso, pesquisas da APAE e do Colégio Marista Pio XII receberam menção honrosa.

Olimpíada de Robótica

Na Olimpíada Municipal de Robótica, 23 equipes de 18 escolas participaram com 169 alunos. Entre os vencedores, estiveram:

  • Categoria Anos Iniciais: EMEB Presidente Deodoro da Fonseca (1º lugar), EMEB São Jacó (2º lugar) e EMEB Marcos Moog (3º lugar).

  • Categoria Anos Finais: EMEB São João (1º lugar), EMEB Presidente Getúlio Vargas (2º lugar) e EMEB Arnaldo Grin (3º lugar).

O Troféu Destaque em Robótica foi concedido à equipe Nilodroid, da EMEB Irmão Nilo, que conquistou o prêmio pelo terceiro ano consecutivo e ficará com o troféu de forma definitiva.

Foto: Ramon Belmonte/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/09/2025 0 Comentários 342 Visualizações
Cidades

Semana da Pátria mobiliza escolas em Picada Café

Por Jonathan da Silva 05/09/2025
Por Jonathan da Silva

A Semana da Pátria em Picada Café mobilizou alunos, professores e comunidade ao longo desta semana e terá seu encerramento neste sábado, 6 de setembro, às 9h, no ginásio de esportes da Escola Municipal 25 de Julho. O evento contará com o juramento à bandeira e apresentações culturais e cívicas das escolas do município, marcando as comemorações da Independência do Brasil.

Desde o início das celebrações, o fogo simbólico percorreu diariamente diferentes escolas, que ficaram responsáveis por zelar por ele. Cada instituição realizou solenidades de recepção nas primeiras horas da manhã, com apresentações que destacaram valores de cidadania e a importância da Independência.

As atividades contaram com a presença de autoridades municipais e foram realizadas nas escolas Amiguinho, 25 de Julho, Santa Joana Francisca, Décio Martins Costa e Quatro Estações.

Encerramento no sábado

O ponto alto da programação será aberto ao público no sábado, com a concentração cívica que reunirá todas as escolas do município. Além das apresentações, o encontro tem como objetivo integrar alunos, professores e comunidade em torno do sentimento de pertencimento e valorização do patriotismo.

Tema especial

Neste ano, além da celebração da Independência, a Semana da Pátria homenageia os 24 anos de fundação do Grupo de Escoteiros Araquã, reconhecido por sua atuação na formação de jovens cidadãos comprometidos com a comunidade e com o país.

Foto: Marco Dieter/Comunicação/Prefeitura/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/09/2025 0 Comentários 242 Visualizações
Cidades

Campo Bom realiza desfile cívico com 80 instituições neste domingo

Por Jonathan da Silva 04/09/2025
Por Jonathan da Silva

Cerca de 80 instituições participarão no domingo, 7 de setembro, do tradicional Desfile Cívico de Campo Bom. A programação terá início às 8h da manhã na Avenida Brasil. Entre os participantes estarão escolas municipais, estaduais e privadas, forças militares e de segurança, clubes de serviços, associações esportivas e Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). A atividade integra a Semana da Pátria e tem como tema municipal “A Pátria Brilha à Luz da Cidadania”, que destaca a importância do engajamento coletivo para o fortalecimento da nação.

Neste ano, o município homenageia o empresário Ernani Reuter, de 91 anos, reconhecido por sua contribuição ao desenvolvimento de Campo Bom. Além disso, o desfile contará com convidados especiais: o Clube de Desbravadores Aldebarã, de Novo Hamburgo; a Banda do 3º Batalhão de Polícia Militar (BMP), também de Novo Hamburgo; e militares da Base Aérea de Canoas (Baco).

Estrutura para o público

Para receber o grande público esperado, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), com apoio das demais secretarias, preparou pontos de água na Avenida João XXIII, na Rua Rui Barbosa e na Rua Daltro Filho. Também serão disponibilizados banheiros químicos em locais estratégicos da Avenida Brasil, além de uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde, que ficará posicionada junto ao palanque oficial, na Avenida Adriano Dias.

Ordem do desfile

A programação inicia às 8h com a entrada das bandeiras e seguirá com escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio, além de clubes de serviço e entidades culturais e esportivas. O encerramento, previsto para 12h50min, será marcado pelo desfile dos cavalarianos.

  • 8h: Entrada das Bandeiras | Faixas de abertura com os temas
  • 8h05min: Banda Municipal Guilherme Armando Dick
  • 8h10min: Guarda Municipal | Brigada Militar
  • 8h15min: Bombeiros
  • 8h20min: Saúde Mental – Caps | Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação – Cras
  • 8h25min: Escola Especial Recanto de Luz – Apae
  • 8h30min: EMEI Dedinho de Ouro/EMEF Octacílio Fauth
  • 8h35min: EMEI Aquarela | EMEI Sempre Unidos
  • 8h40min: EMEI Cebolinha |  EMEI Claudy Schaefer
  • 8h45min: EMEI Pastor Waldemar Ramão | EMEI Arco-Íris
  • 8h50min: EMEI Casinha da Alegria | EMEI D. Pedro I
  • 8h55min: EMEI Amiguinho | EMEI Amarelinha
  • 9h: EMEI Bem-Viver | EMEI Casa da Criança
  • 9h05min: EMEI Estrelinha Azul | EMEI Guilhermina Blos
  • 9h10min: EMEI Chapeuzinho Vermelho | EMEI Paulistinha
  • 9h15min: EMEI Pedacinho do Céu | EMEI Primeiros Passos
  • 9h20min: EMEI Santo Antônio | EMEI Sempre Viva
  • 9h25min: EMEI Tico-Tico | EMEI Princesinha/EMEF Princesa Isabel
  • 9h30min: Clube de Desbravadores Aldebarã – Novo Hamburgo
  • 9h35min: Cemade | Cemea
  • 9h40min: Espaço Cultural Dr. Liberato
  • 9h45min: Complexo Cultural CEI: Biblioteca, Cinema e Teatro | Escola de Arte-Educação
  • 9h50min: Praça CEU das Artes Werner Ricardo Bohrer | Programa Acolher Esportes
  • 9h55min: Banda de Música do 3º BMP – Novo Hamburgo | Militares Baco – Canoas
  • 10h: EMEF D. Pedro II
  • 10h05min: EMEF Edmundo Strassburger
  • 10h10min: EMEF Genuíno Sampaio
  • 10h15min: EMEF Santos Dumont
  • 10h20min: EMEF Dona Augusta
  • 10h25: EMEF Presidente Vargas
  • 10h30: EMEF Lúcia Mossmann
  • 10h35min: EMEF Rui Barbosa
  • 10h40min: EMEF Esperança
  • 10h45min: EMEF Marcos Silvano Vieira
  • 10h50min: EMEF Marquês do Herval
  • 10h55min: EMEF Borges de Medeiros
  • 11h: EMEF Adriano Dias
  • 11h05min: EMEF Duque de Caxias
  • 11h10min: EMEF CEI
  • 11h15min: EMEF Morada do Sol
  • 11h20min: EMEF Emílio Vetter
  • 11h25min: EMEF 25 de Julho
  • 11h30min: EEF e EEI Lâmpada Mágica
  • 11h35min: Colégio Santa Teresinha
  • 11h40min: Colégio Sinodal Tiradentes
  • 11h45min: EEEM Fernando Ferrari
  • 11h50min: Rotary Club
  • 12h: Lions Club de Campo Bom | Centro Cultural Eintracht
  • 12h05min: Glockenthal | Grupo de Escoteiros Werner Saenger
  • 12h10min: Fundação Cultural
  • 12h15min: Associações em Dança
  • 12h20min: Liga Campo-Bonense de BMX | Moleque Bom de Bola – MBB
  • 12h25min: Associação Esportiva Campo Bom – AECB
  • 12h30min: CTG Guapos do Itapuí
  • 12h35min: CTG M’Bororé
  • 12h40min: CTG Palanques da Tradição
  • 12h45min: CTG Campo Verde
  • 12h50min: Cavalarianos
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
04/09/2025 0 Comentários 322 Visualizações
Ensino

Mostra científica reúne estudantes em Igrejinha

Por Jonathan da Silva 04/09/2025
Por Jonathan da Silva

A oitava edição da Mostra de Iniciação Científica de Igrejinha (Mici) começou na tarde desta quarta-feira (3), no Ginásio do Parque de Eventos Almiro Grings. O evento, promovido pela Secretaria de Educação do município, segue até esta quinta-feira, 4 de setembro, e reúne estudantes da rede municipal e estadual em apresentações de pesquisas em diferentes áreas, com o objetivo de incentivar a investigação científica, a criatividade e o protagonismo estudantil.

No primeiro dia, foram apresentados os trabalhos da Categoria 01 (pré-escola), Categoria 02 (1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental) e Categoria 05 (Educação de Jovens e Adultos, ensino médio e Apae). Já nesta quinta-feira, será a vez das pesquisas da Categoria 03 (4º, 5º e 6º ano) e da Categoria 04 (7º, 8º e 9º ano).

As atividades ocorrem das 14h às 16h30min. Ao final de cada dia, às 18h, acontece a premiação, que reconhece os estudantes com melhores notas atribuídas por avaliadores convidados. Os projetos classificados em primeiro lugar de cada categoria garantem vaga na Mostratec (Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia), organizada anualmente pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo.

Serviço

  • O quê: VIII Mostra de Iniciação Científica de Igrejinha (Mici)
  • Quando: 3 e 4 de setembro de 2025
  • Onde: Ginásio do Parque de Eventos Almiro Grings, Igrejinha
  • Horário: Apresentações das 14h às 16h30min; premiação às 18h
  • Quanto: Entrada gratuita
Foto: Rafaela Robinson/PMI/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/09/2025 0 Comentários 261 Visualizações
Cidades

Estudantes de Novo Hamburgo recebem prêmios em feira científica no Paraná

Por Jonathan da Silva 02/09/2025
Por Jonathan da Silva

Três ex-alunas da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Anita Garibaldi, de Novo Hamburgo, conquistaram dois prêmios na Feira de Ciências, Engenharia e Tecnologia (FECET), realizada de 28 a 30 de agosto, no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, no Paraná. As estudantes Elisa Moder, Manuella Giacomelli e Maria Fernanda Corrêa apresentaram o projeto “Se tem violência contra a mulher, a gente mete a colher”, desenvolvido sob orientação da professora Juliana Zinn.

O projeto, que aborda formas de identificação, prevenção e valorização do respeito no enfrentamento à violência doméstica, recebeu o prêmio Meninas na Ciência e o 3º lugar na modalidade Ciências Sociais Aplicadas. A iniciativa já havia conquistado destaque em etapas anteriores, passando pela Femictec e pela Mostratec, onde recebeu o Prêmio Cientista Júnior da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo.

Impacto educacional

Para a diretora da EMEB Anita Garibaldi, Bruna Lussani, a participação na feira representou um avanço significativo na formação das alunas. “Participar de uma feira de ciências não é apenas mostrar resultados, mas sim vivenciar um processo dinâmico de descobertas que as prepara para enfrentar desafios futuros com mais segurança, autonomia e motivação”, afirmou Bruna.

Experiência dos estudantes

Maria Fernanda Corrêa da Silva, de 12 anos, hoje aluna da Escola Estadual João Ribeiro, destacou a importância da viagem. “Achei a viagem muito maravilhosa, poder andar de avião, algo que eu nunca tinha feito antes. Foi uma honra apresentar o projeto para tantas pessoas e também ganhar dois prêmios, representando nossa escola”, relatou a jovem. Ela também ressaltou o lado humano da participação. “Foi uma experiência inovadora, conhecer pessoas novas, fazer amigos e receber visitas de escolas no nosso estande. Foi muito especial poder falar sobre um tema tão importante e recente”, destacou a estudante.

Atualmente, Maria Fernanda segue na Escola Estadual João Ribeiro, enquanto Elisa e Manuella estudam na EMEB Machado Assis. Para a diretora Bruna Lussani, os resultados reforçam a relevância do trabalho coletivo na comunidade escolar e ampliam horizontes acadêmicos e profissionais das estudantes.

Foto: PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
02/09/2025 0 Comentários 311 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 3

    Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural gratuita

  • 4

    Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus exclusivos e experiências românticas

  • 5

    Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO