Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

El Niño

Política

Defesa Civil apresenta ações em reunião com a Famurs durante congresso internacional

Por Jonathan da Silva 24/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Defesa Civil estadual apresentou ações voltadas ao fortalecimento da proteção e resposta a desastres nos municípios gaúchos durante reunião com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), realizada no primeiro dia do Congresso Internacional de Proteção e Defesa Civil (CIPDC), nesta terça-feira (23), em Porto Alegre. O evento reuniu prefeitos, gestores municipais e representantes do sistema estadual para discutir estratégias de integração, esclarecer dúvidas e coletar sugestões. A iniciativa integra o Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos (Prepara RS – El Niño) e teve como objetivo ampliar a cooperação entre os entes envolvidos na gestão de riscos e desastres.

Na abertura da reunião, o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, destacou que o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil está sendo elaborado de forma conjunta com os municípios e o Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade. “O Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, que está sendo construído junto ao Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, é um instrumento que sustenta a nossa Política Estadual de Proteção e Defesa Civil. Nós não queremos construir esse plano sozinhos, e nossa política traz o conceito de integração, de governança integrada. A Política Estadual, assim como a Política Nacional, não vê a Defesa Civil como um órgão, e sim como um sistema, e para que o sistema funcione bem precisamos atuar juntos, em sinergia, de forma integrada”, destacou Boeira.

O coordenador também reforçou o papel das administrações municipais no funcionamento do sistema. “Os grandes protagonistas desse sistema são os municípios, e uma vez que temos municípios fortalecidos, nós temos o sistema fortalecido”, enfatizou o coronel.

Fortalecimento da capacidade de resposta

O subchefe de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, coronel Santiago Dias de Castro, ressaltou a necessidade de aperfeiçoar os mecanismos de atuação conjunta entre diferentes setores. “Nós temos que aperfeiçoar a nossa cultura de lidar com riscos. Nós precisamos ter instrumentos que permitam a multissetorialidade, a interoperabilidade, a transversalidade. Que todos sejam escutados para que a gente possa ter mais clareza nas nossas ações. Por mais capacidade que tenha o Estado, que tenha o município, nós temos que nos tornar fortes juntos”, afirmou Dias de Castro.

Durante a reunião, coronel Boeira apresentou medidas adotadas pelo estado para ampliar a estrutura dos municípios. Entre elas está a aquisição de kits operacionais que serão destinados a 73 cidades. Cada conjunto será composto por uma caminhonete leve, um gerador de energia de 10 Kva e quatro rádios transceptores multibanda. A entrega está prevista para os próximos meses.

O coordenador também destacou o edital voltado aos municípios que possuem unidades de Bombeiros Voluntários, com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta em localidades que não contam com unidades do Corpo de Bombeiros Militar.

Demandas municipais

Outro tema abordado foi a resolução de repasse de recursos por meio da modalidade Fundo a Fundo, lançada em 17 de junho. A medida é destinada a ações municipais de mitigação e preparação para desastres e integra o Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos.

O diretor do escritório do Iclei Brasil e secretário-executivo adjunto do Iclei América do Sul, Rodrigo Corradi, destacou a participação dos municípios tanto no congresso quanto nas oficinas de elaboração do Plano Estadual. Segundo ele, novas oficinas territorializadas serão promovidas em diferentes regiões do estado para ampliar a construção coletiva do documento.

Ao longo do encontro, prefeitos e representantes municipais apresentaram dúvidas e sugestões relacionadas à Defesa Civil em suas cidades. Questões sobre os mecanismos de repasse de recursos concentraram parte significativa dos debates, além de demandas voltadas ao funcionamento do sistema de proteção e defesa civil como um todo.

Foto: Rodrigo Vasques/Ascom/Defesa Civil/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/06/2026 0 Comentários 36 Visualizações
Variedades

RS recebe encontro nacional de gestores da Defesa Civil durante congresso internacional

Por Jonathan da Silva 24/06/2026
Por Jonathan da Silva

Coordenadores e secretários de Proteção e Defesa Civil de 17 estados brasileiros participaram, nesta terça-feira (23), de uma reunião do Conselho dos Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (Congepdec), em Porto Alegre. O encontro faz parte da programação do Congresso Internacional de Proteção e Defesa Civil (CIPDC) e tem como objetivo promover a cooperação entre os entes federativos, por meio da troca de experiências e da discussão de estratégias voltadas à gestão de riscos e desastres. A iniciativa também integra o Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos (Prepara RS – El Niño), lançado pelo governo estadual na semana passada.

A reunião periódica reuniu representantes estaduais para debater desafios específicos enfrentados em diferentes regiões do país e discutir formas de fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil por meio de ações integradas.

Troca de experiências

Durante o encontro, os participantes compartilharam experiências relacionadas à prevenção, preparação e resposta a desastres, buscando aperfeiçoar mecanismos de atuação conjunta entre os estados.

A condução da pauta ficou a cargo do presidente interino do Congepdec e coordenador da Defesa Civil do Paraná, coronel Fernando Raimundo Schunig, que liderou os debates voltados à integração das políticas públicas de proteção e defesa civil.

Reorganização no Rio Grande do Sul

As boas-vindas aos participantes foram feitas pelo chefe da Casa Militar e coordenador de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, coronel Luciano Chaves Boeira, anfitrião do encontro. “De 2024 para cá, foi preciso reorganizar a Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Foram dois anos de muito esforço e trabalho para que nunca mais seja preciso enfrentar situações como as que vivemos nesses anos”, afirmou o coordenador.

Prepara RS

A realização da reunião em Porto Alegre também integra as ações do Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos (Prepara RS – El Niño), iniciativa lançada recentemente pelo governo gaúcho com foco no fortalecimento da capacidade de prevenção, preparação e resposta diante de eventos climáticos severos.

Foto: Ascom/Defesa Civil/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/06/2026 0 Comentários 41 Visualizações
Política

São José do Hortêncio garante R$ 100 mil em programa estadual de prevenção a desastres

Por Jonathan da Silva 18/06/2026
Por Jonathan da Silva

Representantes de São José do Hortêncio participaram, nesta quarta-feira (17), do lançamento do Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos (Prepara RS – El Niño), realizado no Palácio Piratini, em Porto Alegre. A iniciativa do Governo do Estado tem como objetivo preparar o Rio Grande do Sul para os possíveis impactos do fenômeno El Niño entre 2026 e 2027, por meio do fortalecimento das ações de prevenção, mitigação e resposta a desastres naturais. Durante o evento, foi confirmado que o município receberá R$ 100 mil para reforçar sua estrutura de atendimento em situações de emergência.

Representaram São José do Hortêncio o coordenador da Defesa Civil, Diogo Ricaldi, e o diretor de Turismo, Deonisio Schafer. O lançamento reuniu gestores e representantes municipais para apresentar as estratégias previstas pelo programa e alinhar as ações entre Estado e municípios diante dos desafios climáticos projetados para os próximos anos.

Investimentos para prevenção

Durante a cerimônia, o governador Eduardo Leite (PSD) anunciou investimentos de R$ 32,9 milhões destinados aos municípios gaúchos para ações de preparação e enfrentamento de eventos climáticos extremos.

No caso de São José do Hortêncio, os R$ 100 mil já assegurados serão destinados ao Corpo de Bombeiros Voluntários do município. Os recursos deverão ser utilizados para fortalecer a estrutura de atendimento e ampliar a capacidade de resposta em situações de emergência.

Ações previstas pelo programa

Além do repasse financeiro, o Prepara RS prevê uma série de medidas voltadas à qualificação da gestão de riscos nos municípios. Entre elas estão capacitações para equipes técnicas, atualização de planos de contingência, melhorias nos sistemas de monitoramento e alerta e o fortalecimento da integração entre o Governo do Estado e as administrações municipais.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
18/06/2026 0 Comentários 68 Visualizações
Cidades

Governo estadual reúne concessionárias para preparar ações diante dos impactos do El Niño

Por Jonathan da Silva 15/06/2026
Por Jonathan da Silva

O governo estadual reuniu representantes de concessionárias de serviços públicos essenciais na sexta-feira (12) para alinhar medidas de enfrentamento aos possíveis impactos do fenômeno El Niño nos próximos meses. O encontro ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, e faz parte de uma série de ações do executivo estadual voltadas à preparação para eventos climáticos. Participaram da reunião integrantes do governo estadual, da Defesa Civil e representantes de empresas dos setores de energia, saneamento e telecomunicações.

A reunião foi conduzida pelo secretário extraordinário Geral de Governo, Artur Lemos, e teve a participação de representantes da Defesa Civil Estadual, das secretarias estaduais do Meio Ambiente e Infraestrutura e de Comunicação. Entre as concessionárias presentes estavam CEEE Equatorial, RGE, CPFL, Corsan, Vivo, TIM e Claro.

Alinhamento entre governo e concessionárias

Durante o encontro, foram compartilhadas informações sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Estado e pelas concessionárias para reduzir impactos e ampliar a capacidade de resposta em situações de emergência.

Segundo o secretário extraordinário Geral de Governo, Artur Lemos, o trabalho busca fortalecer a articulação entre os diferentes setores envolvidos. “O Rio Grande do Sul está, sem dúvida, mais preparado. Avançamos muito nos últimos anos. Agora, estamos dialogando sobre o que cada ente está fazendo para continuarmos atuando com estratégia e alinhamento. Essa cooperação é fundamental para agirmos com agilidade”, afirmou Lemos.

Defesa Civil apresenta planejamento

A Defesa Civil Estadual apresentou aos participantes projeções climáticas para os próximos meses, além de informações sobre a reestruturação do órgão após os eventos meteorológicos extremos registrados em 2024. Também foram detalhadas medidas já implementadas para reduzir riscos e fortalecer a atuação dos municípios diante de possíveis ocorrências relacionadas ao El Niño.

De acordo com o subchefe de Proteção e Defesa Civil, coronel Santiago Soares Dias de Castro, o planejamento estadual vem sendo desenvolvido desde o ano passado. “Desde 2024, o Governo do Estado vem passando por uma constante preparação e pela reestruturação de todo o seu aparato, não apenas a partir de seus órgãos e secretarias, mas também buscando implementar, em conjunto com a sociedade civil, uma nova cultura de gestão integrada de desastres. A Defesa Civil está traçando um planejamento para fazer frente a possíveis desafios climáticos. E contamos com parceiros nessa jornada, a exemplo das concessionárias de serviços públicos”, destacou Dias de Castro.

Próximas etapas

Antes da reunião com as concessionárias, o governo estadual já havia realizado dois encontros internos para acompanhar a execução das medidas de preparação e definir estratégias para os próximos meses.

A próxima etapa ocorrerá na quarta-feira, 17 de junho, quando será realizado um seminário voltado aos 70 municípios que integram a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (Crepdec) da Região Metropolitana. Posteriormente, o governo promoverá encontros regionalizados com outros municípios considerados mais vulneráveis aos impactos de eventos meteorológicos extremos.

Foto: Joao Pedro Rodrigues/Secom/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/06/2026 0 Comentários 99 Visualizações
Cidades

Audiência pública em São Leopoldo discute impactos do El Niño e medidas de prevenção

Por Jonathan da Silva 09/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Câmara de São Leopoldo realizou uma audiência pública para debater estudos, previsões e possíveis impactos do fenômeno El Niño 2026 no município e na região. O encontro na manhã desta segunda-feira (8) e reuniu autoridades, especialistas, representantes da Defesa Civil, entidades da sociedade civil, setor produtivo e comunidade com o objetivo de discutir estratégias de prevenção, preparação e redução de riscos diante de eventos climáticos extremos.

A iniciativa foi proposta pelo vereador Daniel Daudt Schaefer (PL), por meio do Requerimento nº 097/2026 (EXP. 4904), aprovado pelo plenário e subscrito pela maioria dos vereadores da casa. A atividade buscou ampliar o debate sobre os desafios impostos pelas mudanças climáticas e fortalecer ações preventivas voltadas à proteção da população.

Quem esteve presente

Participaram da audiência o prefeito de São Leopoldo, Heliomar Franco (PL); o vereador Daniel Daudt Schaefer, proponente da atividade e líder do governo na Câmara; o professor Délton Carvalho, pós-doutor em Direito Ambiental e dos Desastres pela Universidade da Califórnia e pesquisador afiliado da Universidade de Nova York; a meteorologista Estael Sias, mestre em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP) e sócia-diretora da MetSul Meteorologia; o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (ACIST-SL), Filipe Dias Schuck; e o secretário municipal da Defesa Civil, coronel Uberti.

Durante o encontro, especialistas apresentaram estudos, análises e projeções relacionadas aos cenários climáticos previstos para os próximos anos, além de debaterem medidas para reduzir riscos, fortalecer a capacidade de resposta do município e ampliar a proteção das comunidades mais vulneráveis.

Ações da administração municipal

Na abertura da audiência, o prefeito Heliomar Franco apresentou um panorama das iniciativas desenvolvidas pela administração municipal para enfrentar eventos climáticos extremos.

Segundo o prefeito, entre as ações em andamento estão investimentos em obras de drenagem, limpeza e desassoreamento de arroios, manutenção e reforço do sistema de proteção contra cheias, monitoramento permanente de áreas de risco, fortalecimento da Defesa Civil e projetos voltados à ampliação da resiliência urbana.

Heliomar Franco também ressaltou a importância do planejamento preventivo, da integração entre os órgãos públicos e dos investimentos realizados para minimizar impactos de futuras enchentes e ampliar a segurança da população.

Debate sobre riscos climáticos

Durante o debate, os participantes discutiram formas de aprimorar o planejamento municipal, fortalecer os sistemas de prevenção e qualificar as respostas diante de possíveis ocorrências associadas ao El Niño.

O vereador Daniel Daudt Schaefer destacou a importância de aproximar conhecimento técnico e tomada de decisão. “Precisamos transformar informação em prevenção. Reunir especialistas, autoridades e a comunidade é fundamental para compreender os cenários que podem se apresentar e preparar São Leopoldo para enfrentar possíveis adversidades climáticas com mais segurança, eficiência e responsabilidade”, afirmou o parlamentar.

Ao longo da audiência, também foi enfatizada a necessidade de construção conjunta de estratégias voltadas à adaptação climática, à gestão de riscos e à prevenção de desastres.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/06/2026 0 Comentários 106 Visualizações
Cidades

Granpal debate preparação para impacto do El Niño

Por Jonathan da Silva 26/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre realizou o Encontro Metropolitano da Defesa Civil nesta segunda-feira (25), em Alvorada, para discutir ações integradas de prevenção, resposta e reconstrução diante dos próximos desafios climáticos no Rio Grande do Sul. Durante o evento, a climatologista Natalia Pereira alertou para a possibilidade de um fenômeno El Niño de forte intensidade entre o final da primavera, o verão e o início do outono de 2027, com previsão de chuvas acima da média no estado.

O encontro foi conduzido pelo prefeito de Alvorada e presidente da Granpal, Douglas Martello (PL), e reuniu prefeitos da região metropolitana, representantes municipais da Defesa Civil, integrantes da Defesa Civil do Estado e da Secretaria da Reconstrução Gaúcha. O objetivo foi alinhar estratégias conjuntas para prevenção e mitigação de danos provocados por eventos climáticos extremos.

Monitoramento climático

Segundo Natalia Pereira, a previsão meteorológica é acompanhada semanalmente para avaliar o comportamento do fenômeno climático e seus possíveis impactos no estado. “Temos a previsão de um El Niño mais forte e chuvas acima da média no Rio Grande do Sul. Precisamos seguir fazendo o acompanhamento para sabermos se as chuvas serão mais distribuídas ou concentradas em um período menor como em 2023 e 2024”, explicou a diretora da Catavento Meteorologia e Meio Ambiente.

Durante a reunião, Douglas Martello informou que a Granpal encaminhou duas propostas: a criação de um sistema de monitoramento metropolitano para compartilhamento de informações climáticas e a elaboração de um protocolo conjunto entre os municípios para redução de danos e ampliação das ações de proteção.

A associação também está formalizando um sistema de monitoramento climático para os municípios da região metropolitana. Segundo Martello, atualmente apenas Porto Alegre, Canoas e Guaíba possuem acesso estruturado a esse tipo de ferramenta.

Reconstrução e prevenção

Durante o encontro, Douglas Martello também defendeu a prorrogação do pagamento da dívida do estado com o Governo Federal e sugeriu que os municípios e o governo estadual estruturem decretos preventivos voltados a situações climáticas extremas.

A secretária adjunta da Reconstrução Gaúcha, Angela de Oliveira, afirmou que o estado possui atualmente uma estrutura mais preparada para enfrentar períodos de chuvas intensas em comparação ao cenário registrado em 2024, durante as enchentes históricas no Rio Grande do Sul. “O Governo do Estado tem uma série de ações dentro do Plano Rio Grande. Hoje são mais de 200 ações que estão em andamento e que vão nos dar uma melhor condição de resposta no enfrentamento das chuvas”, pontuou Angela.

O Plano Rio Grande foi criado pelo governo estadual após as enchentes recentes e reúne ações voltadas à reconstrução, adaptação e resiliência climática.

Angela de Oliveira também destacou a importância da articulação entre os municípios da região metropolitana e o governo estadual. “A coordenação da instância estadual com os municípios, especialmente na Granpal, reunindo cerca de 40% da população gaúcha, é extremamente relevante”, concluiu a representante do governo estadual.

Foto: Uffizicom/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/05/2026 0 Comentários 96 Visualizações
Política

Governo do Estado antecipa ações para enfrentar possível El Niño intenso

Por Jonathan da Silva 21/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Governo do Estado anunciou nesta quarta-feira (20) a antecipação de ações de prevenção e resposta diante da previsão de um possível El Niño intenso a partir da primavera de 2026. A medida foi definida durante reunião entre o governador Eduardo Leite (PSD) e a Defesa Civil Estadual, em Porto Alegre, após atualização dos prognósticos climáticos que apontam aumento do risco de eventos extremos nos próximos meses. A estratégia prevê o acionamento de um fluxo de governança integrada com municípios considerados mais vulneráveis, além da ampliação do monitoramento climático e da preparação das estruturas de resposta, com o objetivo de reduzir impactos e preservar vidas.

Segundo dados apresentados pela meteorologista da Defesa Civil, Cátia Valente, a temperatura do Oceano Pacífico passou de -0,4°C no fim de 2025 para 0,5°C em maio deste ano, cenário que indica o início da formação do fenômeno climático. A projeção atual aponta 83% de probabilidade de que o aquecimento alcance entre 1,5°C e 2°C acima da média, patamar semelhante ao registrado durante o El Niño de 2015/2016.

Ocorre hoje um consenso técnico sobre a possibilidade de um El Niño intenso. Não há dúvida de que enfrentaremos um período de maior instabilidade climática. Mas também não há dúvida de que o estado está hoje muito mais preparado do que esteve no passado”, afirmou o governador Eduardo Leite.

Como será o monitoramento

De acordo com o governo estadual, cerca de 60 municípios considerados de maior risco participarão de reuniões nas próximas semanas para alinhamento de protocolos e apresentação de diagnósticos específicos sobre áreas vulneráveis. A proposta é reforçar a articulação entre Estado e prefeituras antes do período de maior incidência de chuvas e eventos climáticos severos.

O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, afirmou que a antecipação das ações é considerada essencial diante das projeções meteorológicas. “Ainda não podemos dizer exatamente quais consequências teremos. Mas é certo que algum tipo de transtorno será enfrentado. Por isso, a antecipação é nossa principal ferramenta”, destacou Boeira.

A Defesa Civil também informou que os seminários regionais deverão contar com a participação do governador e integrar representantes municipais, técnicos e órgãos de segurança pública.

Investimentos já realizados

Durante a reunião, o governo destacou investimentos realizados na estrutura da Defesa Civil após os eventos climáticos registrados em 2023 e 2024. O efetivo técnico do órgão foi ampliado quatro vezes e um novo radar meteorológico já está em operação em Porto Alegre. Outros três equipamentos foram contratados e devem entrar em funcionamento nos próximos meses.

Além disso, conforme o governo estadual, aproximadamente R$ 1 bilhão foi investido por meio do Plano Rio Grande na aquisição de equipamentos e tecnologias para as forças de segurança e proteção civil.

Segundo o governador, o sistema de modelagem hidrodinâmica já permite prever o comportamento dos rios em municípios considerados mais suscetíveis a inundações. As ferramentas também incluem mapas de manchas de inundação, utilizados para orientar remoções preventivas e ações de contingência antes do início das chuvas.

Planos de contingência

Outro ponto destacado pelo governo foi a consolidação dos planos de contingência municipais. Atualmente, os 497 municípios gaúchos possuem protocolos estruturados de preparação e resposta para eventos climáticos extremos. “Mesmo que ainda não seja possível afirmar quais consequências teremos com um El Niño intenso, o Estado fará desde já o acionamento de toda a rede para manter um monitoramento e acompanhamento da evolução dos prognósticos de forma ainda mais intensa e integrada”, afirmou Eduardo Leite.

Também participaram da reunião o sub-chefe da Defesa Civil, coronel Santiago Dias de Castro; o secretário extraordinário Geral de Governo, Artur Lemos; o secretário-chefe da Casa Civil, Ranolfo Vieira Júnior; e a secretária-adjunta da Reconstrução Gaúcha, Angela Oliveira.

Foto: Maurício Tonetto/Secom-RS/Divulgação | Fonte: Assessoria
21/05/2026 0 Comentários 148 Visualizações
Cidades

Granpal discute impactos do El Niño e medidas de preparação na região metropolitana

Por Jonathan da Silva 27/03/2026
Por Jonathan da Silva

O Consórcio Granpal debateu os possíveis impactos do fenômeno El Niño na região metropolitana do Rio Grande do Sul durante Assembleia Geral Ordinária, realizada nesta quinta-feira (26). O encontro reuniu prefeitos e representantes municipais, com apresentação técnica da empresa Catavento, que levou especialistas para analisar cenários climáticos e orientar ações de preparação diante da possibilidade de eventos extremos, como aumento de chuvas e alterações nos ventos.

A reunião abordou dados históricos do fenômeno, analisados pela empresa desde 1998, e discutiu estratégias para antecipar medidas de prevenção. O cenário apresentado foi considerado preocupante, com possibilidade de repetição de situações semelhantes às registradas em 2023, quando houve aquecimento de quase dois graus na superfície do Oceano Atlântico Sul.

Planejamento necessário

O presidente do Consórcio Granpal e prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata (PSDB), afirmou que há expectativa de recorrência de eventos climáticos recentes e destacou a necessidade de planejamento por parte dos municípios. “Cabe a nós, prefeitos, juntamente ao Fórum de Defesa Civil, preparar a região metropolitana para esse evento”, afirmou o líder da entidade.

A assembleia também discutiu a articulação entre municípios e órgãos públicos para aprimorar a organização no enfrentamento de episódios climáticos, com apoio das Defesas Civis locais.

Prorrogação do Funrigs

Durante o encontro, foi debatida a prorrogação do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), criado para centralizar recursos destinados ao enfrentamento das consequências sociais, econômicas e ambientais dos eventos climáticos extremos de 2023 e 2024. A entidade deve encaminhar carta ao deputado federal Afonso Hamm (PP), coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, solicitando apoio à proposta.

Segundo Marcelo Maranata, a ampliação do prazo do fundo é considerada necessária para garantir a efetividade das ações. “As cidades no mundo que projetaram uma proteção, fizeram em pelo menos uma década. Então a prorrogação desses recursos, previstos para apenas três anos, é essencial”, explicou o presidente da entidade.

Articulação regional

A partir dos diagnósticos apresentados, o consórcio pretende intensificar o trabalho conjunto com as Defesas Civis municipais, com foco na organização e na adoção de medidas preventivas frente aos possíveis impactos do El Niño na região.

Foto: UffiziCom/Divulgação | Fonte: Assessoria
27/03/2026 0 Comentários 179 Visualizações
Cidades

Igrejinha intensifica desassoreamento para prevenir alagamentos

Por Jonathan da Silva 27/03/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Igrejinha tem intensificado, em 2026, as ações de desassoreamento em arroios do município como medida preventiva diante da previsão de aumento no volume de chuvas. Os serviços já foram realizados em áreas como Morada Verde e arroio Nicolau e terão continuidade a partir da próxima terça-feira, 31 de março, em trechos próximos à empresa Calçados Beira Rio, à Ponte Central e, posteriormente, na ligação entre os bairros Figueiras e Müller. A iniciativa busca reduzir riscos de alagamentos e ampliar a segurança da população, especialmente em um cenário de influência do fenômeno El Niño.

As operações contam com o uso de três escavadeiras hidráulicas, com o objetivo de dar maior agilidade à retirada de sedimentos dos cursos d’água. O trabalho faz parte de um planejamento da administração municipal voltado à manutenção da capacidade de escoamento dos arroios.

Levantamento aéreo

Como parte das ações preparatórias, o município realizou um levantamento aéreo com o uso de drones para identificar os pontos mais críticos. O mapeamento orienta as etapas seguintes das intervenções ao longo dos cursos d’água, priorizando áreas com maior necessidade de desassoreamento.

Cenário climático

A intensificação das ações ocorre em meio à previsão de um inverno com influência do fenômeno El Niño, com intensidade variando de moderada a forte. A condição climática pode provocar volumes de chuva acima da média na região Sul do Brasil, aumentando o risco de alagamentos.

Acompanhamento próximo

De acordo com a Prefeitura de Igrejinha, as condições climáticas seguirão sendo monitoradas e novas ações poderão ser implementadas conforme a necessidade, com foco na prevenção de impactos e na proteção da população.

Foto: PMI/Divulgação | Fonte: Assessoria
27/03/2026 0 Comentários 119 Visualizações
Cidades

Sala de Situação monitora evolução dos fenômenos El Niño e La Niña no RS

Por Jonathan da Silva 24/01/2024
Por Jonathan da Silva

A equipe de meteorologistas e hidrólogos da Sala de Situação do RS continua monitorando as condições hidrometeorológicas do Estado 24 horas por dia. As previsões para o período sob a influência do fenômeno El Niño indicam chuvas abaixo das médias climatológicas normais para a maioria das regiões, com temporais e chuvas volumosas isoladas.

Conforme a última atualização do IRI (International Research Institute), há uma tendência de diminuição da intensidade do fenômeno El Niño entre os meses de março e abril, período que corresponde à metade/final do outono.

Posteriormente, prevê-se o retorno das águas mais frias sobre o setor do Niño 3.4 (localizado na porção central do Oceano Pacífico Equatorial), fator que favorece o desenvolvimento do fenômeno La Niña. Estima-se que essa transição ocorrerá por volta do final do inverno e início da primavera.

O principal efeito do La Niña sobre o Rio Grande do Sul é a ocorrência de um período mais seco, resultando em diminuição das chuvas no estado. As temperaturas também ficam mais amenas/baixas por causa das entradas de massas de ar frio mais recorrentes.

Enquanto a transição não ocorre e a influência do El Niño permaneça, a tendência é de que o verão apresente pancadas de chuva típicas da estação e, devido ao calor e à umidade, as chuvas podem ser intensas e acompanhadas de temporais.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
24/01/2024 0 Comentários 647 Visualizações

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO