Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

economia

Variedades

Encontro de Negócios reunirá empresas da cadeia metalmecânica em São Leopoldo

Por Jonathan da Silva 22/06/2026
Por Jonathan da Silva

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São Leopoldo (Sindimetal RS) promoverá, no dia 27 de agosto, a 22ª edição do Encontro de Negócios, no Centro das Indústrias, em São Leopoldo. Realizado em parceria com o Sebrae RS e com apoio da Sicredi Pioneira, o evento ocorrerá das 13h às 18h e reunirá empresas compradoras e fornecedoras dos setores metalmecânico e eletroeletrônico. A iniciativa busca estimular parcerias comerciais, ampliar o networking entre empresas e gerar novas oportunidades de negócios por meio de reuniões previamente agendadas entre os participantes.

Segundo o presidente do Sindimetal RS, Sergio Galera, o encontro integra o calendário de ações voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva regional. “Esse tradicional evento da entidade, está consolidado como uma importante iniciativa de conexão e geração de oportunidades para a cadeia produtiva”, afirma Galera.

Objetivo da iniciativa

O Encontro de Negócios é voltado à aproximação entre pequenas, médias e grandes empresas dos segmentos metalmecânico e eletroeletrônico. A proposta é criar um ambiente para apresentação de demandas, produtos e serviços, favorecendo a identificação de oportunidades comerciais e o fortalecimento das relações entre compradores e fornecedores.

De acordo com o presidente do Sindimetal RS, ações como o Projeto Comprador contribuem para ampliar a integração entre empresas da base territorial da entidade. “É sempre gratificante promover ações, como o Projeto Comprador, que criam um ambiente favorável para a aproximação entre empresas, identificação de oportunidades comerciais e fortalecimento das relações entre compradores e fornecedores”, enfatiza Galera.

Projeto Comprador

O evento será realizado no formato Projeto Comprador, modalidade em que empresas de médio e grande porte agendam reuniões individuais com fornecedores de acordo com suas demandas específicas. Cada encontro terá duração de 15 minutos e permitirá a apresentação das empresas participantes, bem como de seus produtos e serviços.

Segundo a organização, o modelo foi estruturado para garantir que todas as empresas inscritas possam participar das rodadas de negócios, sem necessidade de listas de espera ou encaixes, permitindo a interação entre todos os presentes.

Participação e inscrições

A modalidade é destinada exclusivamente às empresas associadas e filiadas ao Sindimetal RS com atuação nos setores industriais metalmecânico e eletroeletrônico. O perfil dos participantes inclui grandes empresas compradoras de produtos e serviços variados, além de micro e pequenas empresas fornecedoras aptas a atender às demandas apresentadas.

Até o momento, estão confirmadas como empresas compradoras a Aeromot, a Sebras e o Senai RS. As inscrições permanecem abertas até o dia 12 de agosto.

Para participar, os inscritos deverão doar um quilo de alimento não perecível, que deverá ser entregue no dia do evento. Os alimentos arrecadados serão destinados ao Banco de Alimentos Vale do Sinos.

Serviço

  • O quê: 22º Encontro de Negócios do Sindimetal RS
  • Quando: 27 de agosto, das 13h às 18h
  • Onde: Centro das Indústrias, em São Leopoldo
  • Quanto: 1 kg de alimento não perecível
  • Mais detalhes: (51) 3590-7707 ou (51) 3590-7708
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
22/06/2026 0 Comentários 19 Visualizações
Projetos especiais

Novo Hamburgo abre inscrições para programa de apoio a empresas da moda

Por Jonathan da Silva 22/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Novo Hamburgo abriu inscrições para a 2ª Edição do Programa de Desenvolvimento e Acompanhamento de Negócios 2026, iniciativa voltada ao fortalecimento de micro e pequenas empresas da cadeia da moda e setores correlatos do município. O prazo para participação segue até o dia 23 de junho. Coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), o programa oferecerá acompanhamento técnico especializado, consultorias, capacitações e conexões comerciais para impulsionar o desenvolvimento dos empreendimentos locais.

Podem participar empresas sediadas em Novo Hamburgo que atuem na cadeia produtiva da moda ou em atividades relacionadas e que tenham registrado faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões no exercício de 2025. Nesta edição, serão disponibilizadas quatro vagas. Caso o número de inscrições habilitadas ultrapasse esse quantitativo, a seleção será definida por meio de sorteio público, marcado para o dia 26 de junho.

Fortalecimento do setor

O objetivo da iniciativa é ampliar a competitividade das empresas participantes por meio de suporte técnico e acesso a oportunidades estratégicas de mercado. Entre as ações previstas estão consultorias especializadas, atividades de capacitação, conexões comerciais e participação em eventos voltados à geração de negócios e ao fortalecimento do relacionamento entre empresas.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Novo Hamburgo, Daiana Monzon, destacou a importância da ação para o desenvolvimento econômico do município e para o incentivo ao empreendedorismo local. “Queremos criar oportunidades concretas para que as empresas de Novo Hamburgo ampliem sua competitividade e encontrem novos caminhos de crescimento. Este programa conecta conhecimento, mercado e desenvolvimento para fortalecer um setor que faz parte da história e da economia do município”, afirmou a titular da pasta.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do Portal Novo Hamburgo AtendeNet, selecionando o assunto “SMDEI – Edital de Projetos” e o subassunto “Programa de Desenvolvimento e Acompanhamento 2026”. Os interessados devem consultar o edital completo e efetuar a inscrição dentro do prazo estabelecido.

O regulamento do programa está disponível no Diário Oficial do Município (DOM). A formalização da inscrição e o atendimento aos requisitos previstos no edital são condições necessárias para participação no processo de seleção das empresas contempladas.

Foto: Ramon Belmonte/Arquivo/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/06/2026 0 Comentários 37 Visualizações
Política

Câmara de Gramado reduz conta de água em 31% com reaproveitamento da chuva

Por Jonathan da Silva 22/06/2026
Por Jonathan da Silva

A implantação de um sistema de reaproveitamento de água da chuva permitiu à Câmara de Vereadores de Gramado reduzir em aproximadamente 31% os gastos com abastecimento de água em seis meses. A conta mensal da sede do legislativo passou de R$ 2.036,45 para R$ 1.408,00, representando uma economia superior a R$ 600 por mês. A iniciativa foi adotada como parte de ações voltadas à sustentabilidade e à gestão eficiente dos recursos públicos, com a utilização da água captada em atividades que não exigem potabilidade.

Segundo a Câmara, o projeto conta com cinco cisternas com capacidade de mil litros cada, além de uma caixa complementar de mil litros instalada na parte superior do prédio. Ao todo, o sistema tem capacidade para armazenar 6 mil litros de água da chuva, que passam por processos de filtragem e tratamento antes da utilização.

Uso em banheiros e manutenção

A água reaproveitada é destinada às descargas dos banheiros da Câmara, à irrigação dos jardins e à limpeza de áreas externas, como calçadas e pátios. Para possibilitar o uso nas instalações sanitárias, foi necessária uma adequação técnica na rede hidráulica do prédio, separando o abastecimento dos vasos sanitários daquele destinado aos demais pontos que utilizam água potável.

O sistema também dispõe de bombeamento automatizado, responsável por transferir a água armazenada nas cisternas para a caixa superior sempre que necessário, garantindo o abastecimento contínuo nos locais previstos pelo projeto.

União entre economia e sustentabilidade

De acordo com o presidente da Câmara de Gramado, Neri da Farmácia (PP), a iniciativa alia redução de custos e preservação ambiental. “Quando investimos em soluções sustentáveis, ganhamos em duas frentes: preservamos o meio ambiente e utilizamos os recursos públicos de forma mais eficiente. A economia gerada por esse projeto poderá ser direcionada para outras demandas importantes da nossa comunidade”, destaca o presidente.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
22/06/2026 0 Comentários 38 Visualizações
Variedades

Feito em Gramado inicia planejamento da edição de 2027 após faturamento recorde

Por Jonathan da Silva 19/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Gramado deu início aos preparativos para a 15ª edição da Feito em Gramado após apresentar, nesta quarta-feira (17), o balanço oficial da feira realizada entre 30 de abril e 17 de maio de 2026, no Expogramado. O encontro, promovido pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, reuniu expositores, lideranças políticas e representantes de diferentes setores para avaliar os resultados da última edição e discutir melhorias para o evento do próximo ano. Segundo os organizadores, a feira recebeu mais de 120 mil acessos e ultrapassou R$ 2 milhões em faturamento, consolidando o melhor desempenho da história do evento.

Durante a reunião, o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, André Castilhos, apresentou os dados financeiros e de público da 14ª Feito em Gramado. De acordo com o secretário, a feira reuniu 197 expositores locais e ocupou uma área de 7.500 metros quadrados no complexo do Expogramado.

Os números apresentados apontam que o evento recebeu mais de 120 mil acessos de moradores e turistas ao longo de sua realização, movimentando a economia local com um faturamento superior a R$ 2 milhões.

Planejamento para a próxima edição

Além da avaliação dos resultados, o encontro marcou o início da organização da edição de 2027. Entre os objetivos traçados pela administração municipal está a ampliação da área destinada aos expositores e a qualificação da experiência oferecida aos visitantes.

Segundo os organizadores, estão previstas melhorias como intervenções de paisagismo, ampliação dos serviços de apoio à gastronomia e a implantação de um chimarródromo no espaço do evento.

Valorização dos empreendedores locais

O vice-prefeito Luia Barbacovi destacou a trajetória da feira e a proposta de incentivo aos empreendedores do município. “Esse evento foi criado pela nossa gestão, Nestor e Luia, com o objetivo de dar visibilidade e valorizar o talento dos artesãos e empresários da nossa terra e, após todos esses anos, a feira segue se reinventando e crescendo”, afirmou Barbacovi.

A reunião contou ainda com a presença do deputado estadual Joel Wilhelm (PP) e de representantes dos setores envolvidos na realização da feira.

Emenda parlamentar para 2027

O encontro também foi marcado pelo anúncio de novos recursos para a próxima edição da Feito em Gramado. Representando o deputado federal Luiz Carlos Busato (UNIÃO), o vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, oficializou a entrega de uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil.

De acordo com a organização, o recurso será destinado à infraestrutura, à organização e ao fortalecimento da edição de 2027 da feira.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/06/2026 0 Comentários 29 Visualizações
Variedades

Feira da Produção de Vera Cruz recebe 172 mil visitantes e movimenta R$ 18,6 milhões

Por Jonathan da Silva 19/06/2026
Por Jonathan da Silva

A 16ª Feira da Produção encerrou sua programação com público recorde e movimentação econômica de R$ 18,6 milhões em Vera Cruz. Os números oficiais foram divulgados na noite desta quinta-feira (18), pelo município de Vera Cruz e pela Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária (Acisa), durante encontro realizado na Associação dos Servidores de Vera Cruz. Ao longo dos cinco dias de evento, 172.868 pessoas passaram pelo parque da feira, consolidando a edição como a maior da história do evento e reforçando sua relevância para os setores do comércio, da agricultura familiar, dos serviços, da gastronomia, da cultura e do turismo regional.

Segundo os organizadores, o resultado superou o desempenho da edição anterior mesmo diante de um cenário considerado desfavorável para o agronegócio brasileiro. A retração nas negociações envolvendo máquinas, tratores e implementos agrícolas foi compensada pelo crescimento de segmentos ligados ao consumo imediato, às agroindústrias familiares, à gastronomia e aos serviços.

A força dos empreendedores locais

O prefeito Gilson Becker (PSD) destacou a participação expressiva de expositores do município e o impacto da feira na economia local. “A Feira da Produção é construída por muitas mãos, e por isso quero agradecer a todos que contribuíram para mais uma edição de sucesso: expositores, equipes de trabalho, voluntários, patrocinadores, apoiadores e toda a comunidade. Os resultados mostram a força de Vera Cruz. Tivemos quase de metade dos expositores formados por empresas vera-cruzenses e, na Agricultura Familiar, esse percentual chegou a 70%, demonstrando o protagonismo dos nossos empreendedores e produtores. Isso significa mais renda, mais oportunidades e mais desenvolvimento para o município. A todos que acreditam e investem na nossa feira, o nosso muito obrigado”, expressou o chefe do executivo local.

A agricultura familiar voltou a ocupar posição de destaque na feira. Criado originalmente para valorizar o potencial produtivo do município, o evento registrou R$ 919 mil em vendas no segmento, crescimento de aproximadamente 49% em comparação à edição anterior, quando foram comercializados R$ 617 mil. O desempenho reforça a relevância das agroindústrias familiares e dos produtos coloniais em Vera Cruz, município que figura entre os sete do Rio Grande do Sul com maior número de agroindústrias certificadas.

Diversificação dos negócios

Mesmo com a redução de cerca de 70% nas negociações de máquinas e implementos agrícolas, reflexo das dificuldades de crédito, da queda da renda dos produtores e da instabilidade enfrentada pelo setor no país, a feira ampliou sua capacidade de gerar resultados em diferentes áreas da economia.

Nos segmentos de consumo imediato, foram comercializados 32,1 mil litros de chopp durante o evento. Alimentação, gastronomia, vestuário, comércio e serviços também registraram forte movimentação, contribuindo para o resultado geral superior ao da edição passada.

A coordenadora da feira, Larissa Franke, avaliou que os dados evidenciam a capacidade de adaptação do evento. “Os números mostram a força da Feira da Produção e a sua capacidade de evoluir. Tivemos crescimento mesmo diante de um cenário desafiador para importantes segmentos da economia, o que demonstra a consolidação da feira como um grande ambiente de negócios, experiências e valorização das potencialidades locais”, destacou Larissa.

Planejamento para as próximas edições

O vice-prefeito Angelo Hoff afirmou que o município já projeta melhorias estruturais para as futuras edições da feira. “A Feira da Produção é motivo de orgulho para os vera-cruzenses e reflete a capacidade da nossa comunidade de se unir em torno de um grande projeto. Conforme o prefeito Gilson já adiantou, estamos planejando importantes melhorias na estrutura do parque, com foco em mais conforto, organização e segurança para visitantes e expositores, incluindo a pavimentação das ruas centrais, o cercamento da área e a implantação de detectores de metal nos acessos”, ressaltou Hoff.

16ª Feira da Produção em números

  • 172.868 visitantes;
  • R$ 18,6 milhões em negócios realizados;
  • R$ 919 mil em vendas da Agricultura Familiar;
  • 32,1 mil litros de chopp comercializados;
  • 8 milhões de visualizações nas redes sociais;
  • Mais de 45 mil seguidores nas plataformas oficiais.
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/06/2026 0 Comentários 53 Visualizações
Business

Pesquisa da Fiergs aponta queda da confiança da indústria gaúcha em junho

Por Jonathan da Silva 18/06/2026
Por Jonathan da Silva

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Rio Grande do Sul (Icei-RS) caiu para 45,2 pontos em junho, registrando recuo de 0,7 ponto em relação a maio e ampliando a falta de confiança entre os industriais gaúchos. Divulgado nesta quinta-feira (18) pelo Sistema Fiergs, o levantamento indica que a piora das expectativas para os próximos seis meses foi o principal fator para a queda do indicador. A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 12 de junho com 139 empresas do estado, incluindo 29 pequenas, 45 médias e 65 grandes.

Segundo o presidente do Sistema Fiergs, Claudio Bier, fatores internos e externos têm dificultado a recuperação da confiança do setor industrial. “A inflação e a manutenção de juros em patamares elevados limitam os investimentos. Além disso, o conflito no Oriente Médio e as taxações americanas continuam afetando os negócios e, consequentemente, a confiança dos industriais“, afirma Bier.

O Icei-RS utiliza como referência a linha dos 50 pontos. Resultados abaixo desse patamar indicam falta de confiança, sendo que quanto maior o distanciamento, mais intensa e disseminada é a percepção negativa entre os empresários.

Condições atuais apresentam melhora

Apesar da queda do índice geral, os industriais demonstraram avaliação menos negativa sobre as condições atuais. O Índice de Condições Atuais passou de 40,6 pontos em maio para 41,9 pontos em junho, registrando alta de 1,3 ponto e o segundo avanço consecutivo.

No caso da economia brasileira, o indicador subiu de 33,3 para 35 pontos. Ainda assim, prevalece a percepção de deterioração do cenário nacional: 56,1% dos entrevistados afirmaram que as condições da economia brasileira pioraram ou pioraram muito.

O Índice de Condições da Empresa também avançou, atingindo 45,4 pontos após alta de 1,1 ponto em relação ao mês anterior, alcançando o maior nível dos últimos 12 meses.

Os dados mostram redução na intensidade das avaliações negativas. A parcela de industriais que relatou piora nas condições de suas empresas caiu de 32,6% para 27,3%, enquanto o percentual daqueles que apontaram estabilidade aumentou de 55,8% para 59,7%.

Expectativas voltam a piorar

A melhora observada em maio não se repetiu em junho. O Índice de Expectativas recuou 1,7 ponto, passando de 48,5 para 46,8 pontos, o que indica aumento do pessimismo em relação aos próximos seis meses.

Mesmo com a retração, o Índice de Expectativas para a Própria Empresa permaneceu acima da linha dos 50 pontos pelo segundo mês consecutivo, atingindo 51,3 pontos. O resultado aponta para um otimismo menos disseminado do que no levantamento anterior.

Nesse cenário, 60,4% dos empresários projetam estabilidade para suas empresas nos próximos seis meses, enquanto 23% esperam melhora nas condições dos negócios.

Já o Índice de Expectativas da Economia Brasileira registrou queda de 1,9 ponto em relação a maio, atingindo 37,9 pontos. O resultado reforça o pessimismo em relação ao desempenho da economia nacional. Entre os entrevistados, 45,3% projetam deterioração da economia brasileira no próximo semestre.

Metodologia do levantamento

A pesquisa do Sistema Fiergs foi realizada entre os dias 1º e 12 de junho de 2026, com a participação de 139 empresas industriais do Rio Grande do Sul, sendo 29 de pequeno porte, 45 de médio porte e 65 de grande porte.

A íntegra do levantamento está disponível no Observatório da Indústria do Rio Grande do Sul.

Foto: Felipe Silva/Pexels/Reprodução | Fonte: Assessoria
18/06/2026 0 Comentários 38 Visualizações
Business

Dia dos Namorados impulsiona expectativa de vendas no comércio de Sapiranga

Por Jonathan da Silva 09/06/2026
Por Jonathan da Silva

O Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, movimenta o comércio e o setor de serviços de Sapiranga neste período que antecede a data. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapiranga destaca o potencial da ocasião para impulsionar as vendas em diversos segmentos do varejo, fortalecer o relacionamento com os consumidores e estimular a economia local. Lojas de presentes, vestuário, calçados, perfumaria, gastronomia, flores, joias e prestadores de serviços estão entre os setores que devem registrar aumento na procura por produtos e experiências relacionadas à comemoração.

Segundo a entidade, o Dia dos Namorados figura entre as datas mais relevantes do calendário comercial brasileiro e representa uma oportunidade para os estabelecimentos ampliarem a divulgação de produtos e serviços voltados ao público que pretende presentear.

Expectativa para o varejo

O vice-presidente da CDL Sapiranga, comerciante e diretor da Redvis, André Fernando Blume, afirma que a data tem capacidade de gerar reflexos positivos em diferentes áreas da economia local. “Durante o ano, temos várias datas festivas, e o Dia dos Namorados está entre as cinco que mais movimentam o varejo. Sabendo desse potencial, o comércio coloca em destaque os produtos que se conectam com a data, seja pelas redes sociais, pela mídia impressa ou pelas vitrines. Pela experiência de anos anteriores, os itens mais procurados costumam ser perfumes, vestuário, calçados, flores e joias, com ticket médio entre R$ 150,00 e R$ 300,00. O varejo se beneficia da data para alavancar suas vendas, fazendo a economia se movimentar, gerando empregos e impostos que ficam no município”, destaca Blume.

Entre os produtos mais procurados pelos consumidores nesta época do ano estão perfumes, roupas, calçados, flores e joias. A expectativa da CDL é que a data contribua para o aumento da circulação de recursos no município e para o fortalecimento dos negócios locais.

Valorização do comércio local

A CDL Sapiranga também reforça a importância de os consumidores realizarem suas compras em empresas da cidade. De acordo com a entidade, a escolha pelo comércio local contribui para a manutenção de empregos, o fortalecimento dos empreendedores e a ampliação da circulação de renda dentro do município.

A entidade destaca ainda que a movimentação econômica gerada pelas compras beneficia diferentes segmentos e contribui para a atividade comercial da cidade.

Cenário nacional

Em nível nacional, o Dia dos Namorados deve movimentar aproximadamente R$ 26,4 bilhões nos setores de comércio e serviços. A estimativa é da pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC Brasil.

Segundo o levantamento, cerca de 100,1 milhões de consumidores devem realizar compras para a data, com gasto médio estimado em R$ 264. A pesquisa aponta ainda que 58% dos consumidores pretendem presentear o esposo ou a esposa, enquanto 33% devem comprar presentes para namorado ou namorada.

Entre os itens mais procurados pelos consumidores brasileiros estão roupas, cosméticos, perfumes e calçados.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/06/2026 0 Comentários 72 Visualizações
Variedades

Sinborsul realiza assembleia para aprovação do balanço de 2025 no dia 9

Por Jonathan da Silva 05/06/2026
Por Jonathan da Silva

O Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha no Estado do Rio Grande do Sul (Sinborsul) realizará, no dia 9 de junho, uma Assembleia Geral Ordinária para apreciação e aprovação do balanço de 2025. O encontro acontecerá de forma presencial no Centro das Indústrias, em São Leopoldo. A atividade integra a agenda institucional da entidade e será seguida por uma reunião de diretoria para discutir temas relacionados ao setor da borracha e às ações desenvolvidas pelo sindicato.

A assembleia está marcada para as 10h, em primeira chamada, e às 10h30min, em segunda chamada. Durante o encontro, os participantes analisarão as contas e os resultados financeiros referentes ao exercício de 2025, sob a presidência de Sérgio Ferandin.

Reunião de diretoria

Na sequência, às 11h, ocorrerá a Reunião de Diretoria do Sinborsul, também no Centro das Indústrias. Entre os assuntos previstos na pauta estão questões trabalhistas e tributárias que impactam o segmento industrial da borracha.

Os dirigentes também deverão discutir a parceria e o subsídio para o curso Liderar + Mentorias, desenvolvido pelo Sindimetal RS em parceria com a Talent. A formação tem início previsto para o dia 7 de julho.

Outro tema que será abordado é a Expobor, feira do setor que acontecerá entre os dias 23 e 25 de junho, das 13h às 20h, em São Paulo. A reunião incluirá ainda o retorno sobre ações realizadas pela entidade em diferentes frentes de atuação, incluindo iniciativas desenvolvidas em conjunto com entidades parceiras e a Fiergs.

Programação

Após o encerramento da assembleia e da reunião de diretoria, será oferecido um almoço aos participantes.

Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone (51) 3590-7733.

Foto: Tiago da Rosa/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/06/2026 0 Comentários 92 Visualizações
Cidades

McDonald’s terá unidade em Canela com previsão de abertura para o segundo semestre

Por Jonathan da Silva 05/06/2026
Por Jonathan da Silva

A rede internacional de fast food McDonald’s terá uma unidade em Canela, com inauguração prevista para o segundo semestre de 2026. As obras do empreendimento começaram na semana passada, após aprovação da Prefeitura, e serão realizadas em um terreno localizado na RS-235, na entrada do município. O projeto prevê a construção de um prédio de 257,68 metros quadrados e a geração de cerca de 50 empregos diretos.

O anúncio foi feito pelo prefeito Gilberto Cezar (PSD), que acompanha a implantação do empreendimento. A nova unidade contará com salão para atendimento ao público, sistema drive-thru e estacionamento, ampliando a oferta de serviços para moradores e turistas que circulam pela região.

Obras já começaram

Os trabalhos tiveram início com a demolição da estrutura anteriormente existente no terreno e com a realização de serviços de terraplanagem para preparação da área que receberá a nova construção.

O empreendimento será erguido em alvenaria e ficará localizado em um dos principais acessos à cidade, ponto que concentra fluxo de moradores e visitantes.

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo informou que validou e autorizou o início das obras. Conforme o órgão, também serão realizadas intervenções viárias nas proximidades do local como condição para a liberação da construção.

Melhorias viárias

De acordo com a Prefeitura de Canela, as obras viárias serão executadas em conformidade com exigências da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e do município. As intervenções ocorrerão nos acessos à cidade próximos ao futuro empreendimento.

A administração municipal considera que as adequações contribuirão para a organização do tráfego na região onde a unidade será instalada.

Impacto econômico

O prefeito Gilberto Cezar destacou a chegada do novo investimento ao município. “Canela já é reconhecida pela qualidade da sua gastronomia e pela diversidade de experiências que oferece aos moradores e visitantes. Atualmente, temos recebido novas marcas e investimentos de diferentes segmentos, o que demonstra a confiança dos empreendedores no potencial da nossa cidade. A chegada do McDonald’s reforça esse momento positivo e confirma Canela como um destino cada vez mais consolidado, atrativo e preparado para receber novos negócios”, comentou o chefe do executivo canelense.

Segundo os proprietários da futura operação em Canela, a expectativa é de criação de aproximadamente 50 postos de trabalho diretos quando a unidade entrar em funcionamento.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/06/2026 0 Comentários 115 Visualizações
Cidades

Guaíba lidera exportações gaúchas em 12 segmentos

Por Jonathan da Silva 01/06/2026
Por Jonathan da Silva

Guaíba movimentou R$ 353,3 milhões em exportações entre janeiro e abril de 2026 e liderou o Rio Grande do Sul em 12 categorias de produtos, conforme levantamento baseado em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Segundo os dados compilados pela Prefeitura de Guaíba, o principal produto exportado pelo município é a pasta química de madeira, conhecida como celulose, que somou R$ 301,58 milhões no período analisado. O produto representa cerca de 85% da receita total de exportações da cidade e tem sua operação vinculada à atuação da empresa CMPC, por meio da extração de fibras de celulose a partir da madeira de eucalipto.

Destaque nacional

No ranking nacional da categoria de pastas químicas de madeira, Guaíba ocupa a quarta posição entre os municípios brasileiros exportadores. A cidade fica atrás apenas de Três Lagoas-MS, Ribas do Rio Pardo-MS e Lençóis Paulista-SP.

Além da celulose, o município lidera o ranking gaúcho em outros segmentos exportadores. Entre eles estão partes e acessórios de veículos automotores, papel destinado à fabricação de papel higiênico, papel e cartão utilizados para escrita, além de poliacetais, poliéteres e resinas epóxidas.

Desempenho em diferentes categorias

A melhor colocação nacional de Guaíba foi registrada na categoria de tintas e vernizes à base de polímeros sintéticos ou naturais modificados, dispersos ou dissolvidos em meio não aquoso. Nesse segmento, o município aparece na terceira posição nacional, atrás apenas de São Bernardo do Campo-SP e Sumaré-SP.

As exportações dessa categoria movimentaram R$ 5,4 milhões nos primeiros quatro meses de 2026. Além desse resultado, Guaíba figura entre os 20 maiores exportadores do país em outras 19 categorias de produtos.

Foto: Arquivo/PMG/Divulgação | Fonte: Assessoria
01/06/2026 0 Comentários 88 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO