Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento
Fórum de Vitivinicultura encerra com debate sobre precisão e avaliação...
Construarte 2026 supera expectativas e movimenta mais de R$ 52...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Nova fase da NR-1 amplia exigências sobre riscos psicossociais nas...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

cidades

Saúde

Issur pede recursos ao Ministério da Saúde para oncologia em Novo Hamburgo

Por Ester Ellwanger 09/06/2022
Por Ester Ellwanger

Em reunião com a área técnica do Ministério da Saúde, nesta quarta-feira, 8 de junho, o deputado estadual Issur Koch solicitou a destinação de recursos a fim de contemplar atendimento oncológico na nova ala que está sendo construída no Hospital Geral.

“Fiz este pedido verbal à assessora direta do ministro Queiroga, Bonina Almeida, e à assessora Geral de Atenção Especializada em Saúde, Rejane Soares. Nesta quinta-feira estarei formalizando esta solicitação. Para o Ministério, como Novo Hamburgo tem a gestão plena da Saúde, o que a Administração Municipal e a Secretaria Estadual da Saúde decidirem fazer, o governo Federal irá apoiar”, destacou Issur.

No encontro, o parlamentar entregou um dossiê completo sobre a situação da oncologia na cidade, com ofícios assinados pela Liga Feminina de Combate ao Câncer, Amigas de Mãos Dadas, Grupo Pensando Novo Hamburgo, Presidência da Câmara de Vereadores e Comissão Especial da Câmara Hamburguense.

 “Sei que o Ministério acompanha o caso, mas penso que é importante registrarmos que este não é um pleito de um deputado ou de uma entidade, mas que tem o apoio de toda comunidade”, enfatizou.

 

Retomada do serviço

Issur disse, também, que além da estrutura existente no Hospital Regina, o Hospital Unimed manifestou interesse em oferecer o atendimento no município. “Nossa luta é para que Novo Hamburgo siga sendo referência em oncologia, como foi durante 30 anos. Esta conquista histórica e o legado daqueles que lutaram para que isso se tornasse realidade não pode ser perdido. Não tenho o poder da caneta, mas tenho o dever de lutar por uma solução que tenha como preocupação garantir um mínimo de conforto para quem enfrenta ao lado de seus familiares contra esta terrível doença”, finalizou.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

09/06/2022 0 Comentários 678 Visualizações
Cidades

Campo Bom vai restaurar prédio que abrigou o Grupo Escolar Theodomiro Porto da Fonseca

Por Ester Ellwanger 09/06/2022
Por Ester Ellwanger

Prédio inaugurado em 10 de setembro de 1933 com o propósito de servir à educação pública será restaurado para receber estudantes, novamente, em Campo Bom. Trata-se do imóvel localizado na rua dos Andradas, 252, que abrigou o Grupo Escolar Theodomiro Porto da Fonseca, a primeira instituição de ensino estadual instalada em um distrito no RS — à época, o município ainda pertencia à São Leopoldo.

O espaço terá oito metros da volumetria original restaurada e, a partir disso, ocorrerá a construção de um centro tecnológico educacional. A prefeitura adquiriu o imóvel em janeiro de 2020 e firmou contrato com a Associação Pró-Ensino Superior (Aspeur) para a elaboração do projeto de restauro do antigo prédio e da realização da nova obra.

Para o prefeito Luciano Orsi, a decisão significa mais um avanço para a educação pública campo-bonense, bem como mostra a preocupação da administração municipal com a história local.

“O prédio é um patrimônio histórico e cultural do município, que agora será restaurado e voltará a servir à população com fins educacionais”, observa.

“É o lugar onde passado e futuro vão se encontrar, pois temos um espaço que representa parte da história de Campo Bom e vai receber alunos para falar sobre tecnologia”, destaca a secretária de Educação e Cultura Simone Schneider.

No momento, ocorre a limpeza do prédio para que a equipe da empresa responsável pelo projeto realize os laudos e diagnósticos necessários para o início da restauração.

 

Foto: Lucas Unser/ Divulgação | Fonte: Assessoria

 

09/06/2022 0 Comentários 632 Visualizações
Cidades

Novo Hamburgo é a terceira cidade que mais cria novas empresas

Por Ester Ellwanger 08/06/2022
Por Ester Ellwanger

Destaque na geração de empregos formais em todo o Estado, a economia de Novo Hamburgo também aparece entre as cidades gaúchas com a maior criação de empresas. Segundo balanço de maio da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul, os empreendedores de Novo Hamburgo criaram 535 novas empresas no mês, ficando na terceira posição na região metropolitana. Em todo o Estado, ficou em quinto lugar, logo atrás de Pelotas, que teve apenas mais três novas empresas constituídas.

Para a prefeita Fátima Daudt, o balanço mostra o trabalho da Administração Municipal para consolidar cada vez mais este ambiente altamente positivo para empreender que vem sendo implantado na cidade desde 2017. Fátima lembra que Novo Hamburgo foi a primeira cidade depois de Porto Alegre a contar com o Tudo Fácil Empresas, no início de maio, justamente por ter sido a primeira cidade a concluir as etapas necessárias para integrar o sistema.

Com o Tudo Fácil Empresas, abrir um negócio de baixo risco e empreender no município ficou ainda mais rápido e simples: o que antes demorava dez dias de idas e vindas na Prefeitura e na Junta Comercial, agora pode ser feito de casa, no portal da Junta Comercial e em apenas dez minutos. A plataforma deve estar disponível a partir desta terça-feira no link.

Ainda segundo balanço da Junta Comercial, desde o início do ano Novo Hamburgo já possibilitou a constituição de 2809 novas empresas, incluindo microempresas individuais (MEI). Na região metropolitana, a cidade foi superada apenas por Porto Alegre e Canoas.

Novas empresas, mais empregos

Este ambiente empreendedor criado em Novo Hamburgo está refletindo também na geração de empregos com carteira assinada. Em abril deste ano, segundo o último balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do governo federal, o município criou 376 novos postos de trabalho. Foi a líder na região dos Vales do Sinos, Caí e Paranhana. Na região metropolitana, Novo Hamburgo ficou atrás apenas de Porto Alegre e, em todo o Estado, é a quarta cidade que mais gerou empregos formais no mês.

O município teve saldo positivo na geração de emprego em todos os meses de 2022 e já acumula 2047 vagas criadas. Nos últimos 12 meses, de maio de 2021 a abril de 2022, Novo Hamburgo criou um total de 6925 novos postos de trabalho, mantendo o terceiro melhor desempenho em todo o Estado, atrás somente de Porto Alegre e Caxias do Sul.

Empresas criadas em Novo Hamburgo/2022

  • Janeiro 545
  • Fevereiro 524
  • Março 604
  • Abril 601
  • Maio 535
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/06/2022 0 Comentários 776 Visualizações
Cidades

Novo Hamburgo ultrapassa 1 mil novas luminárias de LED instaladas em 2022

Por Ester Ellwanger 08/06/2022
Por Ester Ellwanger

A prefeitura de Novo Hamburgo já instalou mais de 1 mil novas luminárias em ruas, avenidas e praças da cidade somente neste ano. Mais econômicas e duráveis, as luminárias de LED estão substituindo as antigas lâmpadas de vapor de sódio.

“Quando falamos em tecnologia LED, estamos falando em mais economia, mais iluminação e também mais segurança”, enfatiza a prefeita Fátima Daudt. Ao todo, desde janeiro deste ano, foram 1044 novas luminárias (e 1731 somente em 2021).

Só na segunda quinzena de maio, foram instaladas 146 novas luminárias, beneficiando os bairros Santo Afonso, Ouro Branco, Pátria Nova, São José e Diehl. Na Rua México, bairro Santo Afonso, por exemplo, foram colocadas 31 novas luminárias de 60 watts. Já na Rua Carumbé, entre os bairros Outro Branco e Pátria Nova, foram 16 novas luminárias de 60 watts.

No bairro Hamburgo Velho e Canudos, os moradores da Rua Vidal Brasil já percebem a nova iluminação. No local, foram instaladas 49 luminárias em LED. Mesma situação está sendo percebida pelos moradores dos bairros São José e Dielh, com a instalação de 50 luminárias de 40 watts na Rua Arthur Momberger. Em abril, toda a iluminação das Ruas Bartolomeu de Gusmão e Bento Gonçalves foram trocadas, totalizando 218 novas luminárias em LED.

 

Vantagens

Existem várias vantagens na substituição das luminárias de vapor de sódio por LED (o projeto envolve a troca de todo o sistema nos postes, não apenas as lâmpadas). A tecnologia LED tem maior durabilidade, com baixo custo de manutenção, as lâmpadas não emitem calor e convertem mais de 80% da energia em luz. Além disso, não atraem insetos e o acendimento da lâmpada é imediato.

As quase 1.000 novas luminárias de 30, 40, 60, 100 e 150 watts instaladas desde o início do ano já beneficiaram bairros como Lomba Grande, Liberdade, Ideal, Rondônia, Boa Saúde, Ouro Branco, Pátria Nova, Centro, Rincão e Hamburgo Velho.

“Estamos focados, e de forma periódica, realizando a substituição da nossa iluminação pública”, enfatiza a secretária de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Greyce da Luz.

Outras principais vias de Novo Hamburgo, como a Sete de Setembro, Victor Hugo Kunz, Pedro Adams Filho, Nicolau Becker, Doutor Maurício Cardoso, José do Patrocínio e as rodovias BR-116 e a RS-239 (do viaduto com a BR-116 até a Universidade Feevale) também já receberam as novas luminárias. São trocados todo o conjunto de luminária, incluindo as conexões e a fiação. Além das vias, praças e outros lugares como o ginásio Agostinho Cavasotto também receberam as luminárias de LED.

 

 Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

08/06/2022 0 Comentários 652 Visualizações
Gastronomia

Morro Reuter terá Café da Colônia em julho

Por Ester Ellwanger 08/06/2022
Por Ester Ellwanger

Quem resiste a um café servido na mesa com delícias saídas direto da cozinha e perfumando o ambiente? Esse é o café da colônia, uma tradição de Morro Reuter que ganhou evento comemorativo no calendário oficial do município. Originalmente chamado de Café com Mistura, remete à memória do acolhimento em casa para uma refeição de afeto à mesa.

Nos dias 9 e 10 de julho ele está de volta a Morro Reuter na quarta edição do Café da Colônia que será servido no Salão Paroquial Imaculada Conceição das 10h às 18h. Em paralelo, na Praça Municipal ocorre o Arte na Praça.

Kit

O kit café colonial contém pão, cuca, bolachas, bolo de manteiga, torta, rosca, rissole, pastel, ovo de codorna, pepino, queijo, linguiça, mel, schmier e nata. Para acompanhar, serão servidos na mesa leite, café e chá à vontade. O cartão tem o valor de R$ 32,00.

 

 

 

 

Para se sentir na colônia

Neste ano, o evento vai permitir que o turista se sinta integrado à colônia em cenários montados por cada localidade de Morro Reuter reproduzindo a vida no campo, a rotina do plantio, do cuidado dos animais, da produção rural. Também será possível levar para casa artigos comprados direto do produtor. O evento terá participação da Herta Klein.

 

Onde tudo começou

Foi em Morro Reuter, às margens da BR-116, que nasceu o chamado “café com mistura”, origem do café colonial. Ainda nos anos 1950, restaurantes junto à rodoviária existente na época junto à rodovia, começaram a servir café reforçado por muitos produtos típicos da colônia alemã, o mesmo servido nas casas de moradores desta época.

Junto com o café passado na hora, serviam o que produziam em casa, como pães, roscas de polvilho, cucas, queijo, linguiça, nata, requeijão, mel, salsicha bock, rocambole, rabanete e pepino. Era a origem do café colonial conhecido nos dias de hoje e que atrai milhares de turistas a Morro Reuter a cada fim de semana.

A realização é da Prefeitura de Morro Reuter e Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. Apoio: Comunidade Católica Imaculada Conceição, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Dois Irmãos e Morro Reuter e Emater. Patrocínio master TaQi, patrocínio Sicredi e Nutrifrango. Planejamento Cultural e Produção Lei de Incentivo à Cultura e Um Cultural.

 

Programação

9 de julho, sábado

  • 9h30 – Abertura oficial com apresentação de grupos folclóricos de escolas municipais de Morro Reuter e Grupo Folclórico Teewald
  • 9h30 às 12h30 – Apresentação musical bandinha típica Baila-Baila. Abertura da Feira de Produtos Coloniais e Arte na Praça
  • 10h – Início do café
  • 11h – Oficina de gastronomia
  • 14h – Jogos Germânicos
  • 14h às 18h – Apresentação musical da Banda La Montanara

 

10 de julho, domingo

  • 9h – Rústica Café da Colônia de Morro Reuter
  • 10h – Início do café e abertura da Feira de Produtos Coloniais e Arte na Praça
  • 11h – Oficina de gastronomia
  • 11h às 13h – Apresentação musical de Mauro Harff. Abertura da Feira de Produtos Coloniais e Arte na Praça
  • 13h30 – Jogos Germânicos e Grupo Folclórico Baumscheneis
  • 14h – Desfile temático rural
  • 15h às 18h – Apresentação Musical Elton e Juliana

 

Atividades paralelas:

  • Palco com cenários temáticos para fotos
  • Venda de produtos coloniais (pão caseiro, cucas, bolos, rosca, waffel, linguiça, schmier, nata, mel, queijo e muito mais)
  • Artesanato e arte em mosaico, madeiras, cerâmica, pintura, biscuits, mandalas, entre outros
  • Brinquedos infláveis
  • Jogos germânicos
  • Desfile temático rural

 

 Foto: Daniela Moraes /Divulgação | Fonte: Assessoria

 

08/06/2022 0 Comentários 972 Visualizações
Ensino

Novo plano de carreira dos professores de Campo Bom é aprovado

Por Ester Ellwanger 08/06/2022
Por Ester Ellwanger

O plano de carreira dos profissionais do Magistério Público de Campo Bom, município que é referência no que diz respeito à educação, foi reestruturado a fim de valorizar a trajetória dos professores. O novo plano prevê, entre outras medidas, um sistema de 15 classes, A até O, em que, dependendo do tempo de exercício da função, os salários aumentam em quase 50% entre o início e o final da carreira — antes, a variação era de aproximadamente 40%. Outra novidade é que os profissionais com ensino médio na modalidade magistério agora recebem o piso nacional da categoria, R$ 1.922,82 (20h; A) e R$ 3.845,63 (40h; A).

Para o prefeito Luciano Orsi, a reestruturação do plano de carreira dos professores é uma conquista de todos os campo-bonenses. “O projeto foi construído após conversas com representantes do Magistério Público, do sindicato, com muita transparência, a fim de que os limites orçamentários fossem respeitados, mas sempre com a certeza de que era algo indispensável para que a educação em Campo Bom seguisse no rumo certo”, observa. De acordo com o prefeito, o Legislativo, representado pela presidente Gênifer Engers, que também é professora, foi muito importante para a construção do novo plano.

“Os professores da rede municipal nos ajudaram a colocar a cidade como referência no que diz respeito à educação pública de qualidade, portanto a atualização do plano é um justo reconhecimento”, afirma a secretária de Educação e Cultura Simone Schneider. Ao todo, foram nove meses de trabalho para a escrita do novo plano, movimento que contou com a participação de um representante de cada escola da rede municipal, escolhido pelo grupo de professores da escola.

O ingresso no Magistério Público, a partir de agora, se dá pelo nível superior. Com o propósito de valorizar a formação profissional, a variação da remuneração em relação ao nível superior, respeitando-se a classe em que o profissional está inserido (A até O), é de 10% para pós-graduados, 20% para quem tem mestrado e 30% aos que já concluíram o doutorado.

 Foto: Guilherme Schlindwein/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/06/2022 0 Comentários 761 Visualizações
Cultura

Anna Claudia Ramos é a patrona da Feira do Livro de Sapiranga

Por Ester Ellwanger 08/06/2022
Por Ester Ellwanger

A Feira do Livro de Sapiranga já tem uma patrona. A escritora Anna Claudia Ramos é a homenageada do evento que ocorrerá nos dias 22 a 27 de agosto, no Parque Municipal do Imigrante. Emocionada, ela agradeceu o convite feito pela Secretaria Municipal de Educação.

 “Que emoção, que alegria! É um baita presente e um reconhecimento incrível. É com uma alegria imensa que digo a vocês que temos um encontro marcado em Sapiranga”, comentou.

Carioca, escritora, graduada em Letras pela PUC-Rio e mestre em Ciência da Literatura pela UFRJ, Anna Claudia viaja o mundo ministrando palestras e oficinas sobre sua experiência com leitura como educadora e escritora especialista em literatura infanto-juvenil.

Autora dos livros Em Algum Lugar do Mundo, Enfim, Atleta, As Meninas Maluquinhas, entre outros, ela já é grande conhecida entre os estudantes da rede municipal de Educação, já que grande parte de suas obras compõem as bibliotecas escolares.

Alunos do 9º ano da Escola Érico Veríssimo (bairro Oeste) recentemente participaram de um trabalho baseado no livro de Anna Claudia, O Escuro que Mora Dentro do Escuro, que narra a história de Paulo e Pedro, que se tornam amigos por terem algo em comum: medo daquilo que não podem ver com os olhos, medo do que pode haver no escuro. Na atividade, eles realizaram um desenho às cegas e também um exercício de basquete. O resultado dos trabalhos está exposto na escola.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

08/06/2022 0 Comentários 1,2K Visualizações
Cidades

FSNH abre processo seletivo para contratação exclusiva de médicos

Por Ester Ellwanger 08/06/2022
Por Ester Ellwanger

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) oferece oportunidades para médicos de diferentes áreas de atuação em seu novo Processo Seletivo Simplificado (PSS).

No sexto PSS deste ano, a instituição visa à contratação de profissionais para vagas em Atenção Básica, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH).

As inscrições estão abertas até 19 de junho, um domingo, e podem ser feitas pelo formulário on-line, exclusivamente pela Internet, portanto, disponível no site www.fsnh.net.br.

O requerimento de inscrição e o edital de abertura, com todas as informações necessárias, já se encontram na pasta Concursos – Processos Seletivos Simplificados – PSS 06/2022 no site da FSNH. Acesso direto pelo link.

 

As oportunidades

  • Médico Clínico Geral (Generalista)
  • Médico Emergencista
  • Médico Ginecologista Obstetra (Atuação na Atenção Básica)
  • Médico Ginecologista Obstetra (Atuação Hospitalar)
  • Médico Infectologista Pediátrico
  • Médico Pediatra Clínico (Atuação Atenção Básica)
  • Médico Pediatra Clínico (Atuação em UPA)
  • Médico Preceptor em Rotina Clínica
  • Médico Psiquiatra (Atuação em CAPS)
  • Médico de Saúde Coletiva

 

 Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

08/06/2022 0 Comentários 723 Visualizações
Esporte

Programa Acolher conquista 14 medalhas no Troféu IENH de Atletismo

Por Ester Ellwanger 08/06/2022
Por Ester Ellwanger

O Atletismo do Programa Acolher, lançado em setembro de 2021, já rende bons resultados. No último sábado, dia 4, o projeto esportivo da Prefeitura de Campo Bom conquistou o melhor desempenho em uma competição na modalidade até agora: foram 14 medalhas no Troféu IENH de Atletismo. Entre as conquistas, está a 3ª melhor marca do lançamento de dardo na categoria Sub-16 do Brasil no ano: Iasmim Soares, estudante de 14 anos da Emef Morada do Sol, que lançou para 23,9m e trouxe para Campo Bom a medalha de ouro.

Para o prefeito Luciano Orsi, os bons resultados só se tornaram possíveis porque o primeiro objetivo do projeto foi alcançado. “O propósito do Acolher é envolver alunos em atividades no contraturno escolar a fim de formar cidadãos íntegros e participativos, sendo que a dedicação e o comprometimento destes meninos e meninas mostram que estamos no caminho certo”, observa.

“Nosso trabalho consiste em oferecer cada vez mais melhores condições para que os estudantes sigam desenvolvendo a cidadania e, junto a isso, realizando sonhos”, afirma a secretária de Educação e Cultura Simone Schneider. O professor do Atletismo do Programa Acolher é Lucas Zabot.

Os medalhistas

Iasmim Soares (Emef Morada do Sol)

  • 1º lugar no lançamento de dardo
  • 1º lugar no lançamento de disco
  • 3º lugar no arremesso de peso

Kamille Pereira (Colégio Sinodal Tiradentes)

  • 1º lugar nos 1.000m
  • 3º lugar nos 75m

Raí de Lima (Emef Morada do Sol)

  • 1º lugar no lançamento de dardo
  • 2º lugar nos 800m

Bianca Linhares (Emef Morada do Sol)

  • 3º lugar nos 1000m

Brayan Tauã de Oliveira (Emef Morada do Sol)

  • 3º lugar no lançamento de disco

Bryan Braga Alves (Emef Morada do Sol)

  • 3º lugar nos 1000m

Bryan da Rocha (Emef Morada do Sol)

  • 2º lugar nos 250m

Heloíse Scherner (Emef Morada do Sol)

  • 2º lugar nos 800m

Lúcy Dias (Emef Santos Dumont)

  • 3º lugar nos 800m

Raquelly Leite (Emef Morada do Sol)

  • 3º lugar no arremesso de peso

 

 Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/06/2022 0 Comentários 886 Visualizações
Cultura

Decoração e iluminação do 37º Natal Luz prometem encantar moradores e visitantes

Por Ester Ellwanger 08/06/2022
Por Ester Ellwanger

A decoração e a iluminação da cidade é um dos grandes atrativos do Natal Luz de Gramado, evento que tem reconhecimento nacional e internacional por encantar os visitantes durante toda a sua realização. Para a 37º edição do Natal Luz, a decoração de rua terá uma cenografia festiva, alegre, lúdica e sofisticada.

Para que isso aconteça, o projeto, assinado por Cláudia Casagrande, prevê a decoração e a iluminação de ruas, praças, rótulas e avenidas com renas, pinheirinhos, papais noéis, entre outros símbolos que representam o Natal. “Este ano o conceito de cenografia de rua, mais do que nunca traz o lúdico do Natal para as ruas em uma decoração colorida, quente e principalmente alegre”, revela Casagrande. “O Natal é uma época cheia de imagens, sabores únicos e símbolos natalinos que reforçam ainda mais as tradições da data”, reforça.

“O nosso querido Natal Luz está sendo projetado nos pequenos detalhes. Nosso objetivo é encantar os moradores e visitantes durante os 94 dias de programação e tudo foi pensado para surpreender durante o dia e a noite”, disse Rosa Helena Pereira Volk, presidente da Gramadotur.

O 37º Natal Luz de Gramado, que acontece de 27 de outubro de 2022 a 29 de janeiro de 2023.

 Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

08/06/2022 0 Comentários 924 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 3

    Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural gratuita

  • 4

    Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus exclusivos e experiências românticas

  • 5

    Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO