Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

cidades

Business

Workshop de atendimento ao cliente qualifica servidores de São Leopoldo

Por Ester Ellwanger 08/06/2022
Por Ester Ellwanger

O Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS realiza em São Leopoldo, nos dias 8 e 9 de junho, das 14h às 17h, o workshop de “Atendimento ao Cliente: Conexão e Experiência”. O curso, que integra as atividades do eixo Desburocratização da iniciativa, vai reunir na prefeitura cerca de 30 servidores municipais com o objetivo de qualificar os serviços públicos no atendimento aos leopoldenses.

“Acreditamos que a iniciativa vai contribuir para a melhoria das relações com os contribuintes e para conscientizar sobre o papel do servidor no desenvolvimento econômico e tecnológico do município”, afirma Maurício Prass, coordenador da Sala do Empreendedor de São Leopoldo.

De acordo com ele, é fundamental que os servidores estejam preparados para atender com empatia e agilidade as demandas dos contribuintes.  “Além de reduzir a burocracia, diminuir o tempo na emissão de documentos e simplificar processos, é muito importante que as pessoas se sintam acolhidas quando procuram um serviço público”, reforça. Por isso, Prass diz que o Programa Cidade Empreendedora tem sido extremamente importante para a Sala do Empreendedor.

“Foi a partir da mobilização trazida pelo Programa que implementamos diversas mudanças de procedimentos e de equipe, que já têm trazido resultados no curto prazo. Esse workshop contribui para aprimorar ainda mais o relacionamento com as pessoas que dependem do nosso trabalho para viabilizar seus negócios no município”, destaca.

Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Mário Rosito, o workshop de atendimento ao cliente ajuda a fortalecer nos servidores a consciência sobre o valor de suas atribuições. “O bom e eficiente atendimento aos empreendedores e munícipes em geral é fundamental e estratégico para o investimento produtivo”, comenta.

Ele lembra que o município aderiu ao Programa Cidade Empreendedora em 2021 para aperfeiçoar a gestão pública e o ambiente local para o empreendedorismo. “Todas as ações que envolvam capacitação para o atendimento ao público são de grande relevância. Uma gestão pública que atenda e responda de forma eficiente às demandas, facilita os processos pertinentes à formalização das atividades econômicas, que é, igualmente, um grande objetivo de qualquer ente público”, explica.

 

 Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/06/2022 0 Comentários 694 Visualizações
Cidades

São Leopoldo anuncia Geison Freitas como novo diretor-geral do Semae

Por Ester Ellwanger 07/06/2022
Por Ester Ellwanger

Na primeira reunião do secretariado realizada após o falecimento do vice-prefeito Ary Moura, na manhã desta terça-feira, 7 de junho, o prefeito Ary Vanazzi rendeu uma extensa homenagem ao legado e todo trabalho desenvolvido pelo seu vice. Ao final do encontro, oficializou o advogado Geison Freitas, atual procurador-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo (Semae), como novo diretor-geral da autarquia.

“Estamos todos muito tristes pela partida do nosso companheiro Ary Moura, e teremos que trabalhar o dobro para honrar a sua memória e seus sonhos. Tomei uma decisão e estou anunciando aqui a nomeação do Geison como o novo diretor-geral do Semae, por toda a confiança, pela continuidade dos projetos e ações que já estão em andamento, até porque ele já participava ao lado do Ary das nossas tomadas de decisões e tem o compromisso de tocar os nossos projetos estratégicos liderados pelo Semae. Nossa parceria com o PDT precisa ser mantida e reafirmada, pois é um compromisso meu com o Ary de cuidar sempre do povo que mais precisa.”, afirmou Vanazzi.

Geison Dionisio de Freitas, filho de Emilson Flores de Freitas e Susi Beatriz de Freitas, é militante trabalhista há mais de 20 anos, sempre ao lado de Ary Moura, e atualmente ocupa o cargo de vice-presidente do PDT de São Leopoldo. Advogado e pós-graduado em Direito Constitucional, foi assessor jurídico da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, entre 2016 e 2020, e atuou como procurador-geral do Semae, de janeiro de 2021 até a presente data.

“A melhor forma de homenagear e dar seguimento ao legado do Ary Moura é trabalhando muito. O Ary sempre trabalhou muito a vida toda e o meu foco é representar ele com muito trabalho, contribuindo para a continuidade dos projetos estratégicos do Semae e do governo de maneira geral”, destacou o novo diretor.

 

Foto: Valentin Thomaz /Divulgação | Fonte: Assessoria

 

07/06/2022 0 Comentários 1,2K Visualizações
Saúde

Parceria entre prefeitura de Santa Cruz e Hospital Ana Nery leva pré-câncer a mais dois bairros

Por Ester Ellwanger 07/06/2022
Por Ester Ellwanger

Parceria entre a prefeitura de Santa Cruz do Sul e o Hospital Ana Nery garantirá a oferta de exames de prevenção para o rastreamento do câncer de colo de útero em duas localidades do município durante o mês de junho.

Para isso, o consultório móvel do hospital estará em frente a EMEF Santuário, na próxima terça-feira, 14 de junho, área de cobertura da ESF Alcemiro dos Santos, e no dia 30, em frente ao salão Assmann, região pertencente à UBS Belvedere, para a realização das coletas do exame citopatológico (papanicolau). Em cada uma das oportunidades, serão ofertados 40 exames, que devem ser agendados previamente por telefone ou presencialmente nas unidades de saúde.

Em ambos os dias, a Secretaria de Saúde deslocará para as atividades o ônibus da Atenção Móvel em Saúde. No veículo, serão disponibilizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites e ofertadas as vacinas Influenza e Covid adulto para a comunidade local. O horário para as coletas e testes rápidos será das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30; a vacinação transcorrerá das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30.

 

Atendimentos

14/06 – ESF Alcemiro Manoel dos Santos

Endereço: Rua Pedreira, 1469, Santa Cruz do Sul

 

30/06 – UBS Belvedere

Endereço: Rua Lindolfo Grawunder, 204, Santa Cruz do Sul

 

 Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

07/06/2022 0 Comentários 843 Visualizações
Moda e beleza

Tricofest se prepara para os dois últimos finais de semana de evento

Por Ester Ellwanger 07/06/2022
Por Ester Ellwanger

Máquinas de tear a todo vapor! Estoques sendo reforçados para que o visitante da Tricofest tenha uma grande gama de opções para renovar seu guarda-roupa. As 24 malharias que ocupam o espaço malha tricot anseiam pelos últimos finais de semana. Se até agora o volume de comercialização tem agradado os malheiros, a expectativa é de que os números avancem ainda mais com a proximidade dos últimos dias do evento. As previsões de tempo anunciam clima seco e frio para a serra gaúcha nos próximos dias.

O Dia dos Namorados é outro fator a municiar o otimismo dos expositores. A Tricofest segue na sexta-feira, 10 e segue até domingo, dia 12. No último final de semana as portas do Centro de Eventos já abrem na quinta-feira, dia 16, e segue até domingo, dia 19, sempre das 10h às 19h, com ingresso e estacionamento gratuitos.

Além da malha tricot a Tricofest possui o espaço mix com diversos produtos relacionados ao inverno e duas áreas gastronômicas para bem servir o visitante. Num espaço especial uma área kids ampla para a diversão das crianças. Cada visitante, ao chegar, recebe um cupom para preencher e concorrer a um ano de malha tricot (12 peças).

Atrações

As atrações culturais fazem parte do pacote de gratuidades da Tricofest. Todos os shows podem ser assistidos sem custo adicional. No próximo sábado e domingo, 11 e 12, estão confirmados os acústicos de André Menegazzo e de Tommy e Clebão, a presença das bandas típicas Saxônia e Tannenwald e dos Dj´s convidados da DJ Digi Sonorizações. Os shows iniciam às 12h e se estendem até às 18h nos diversos espaços da Tricofest.

Público

O público que vem à Tricofest é prioritariamente de um raio de 100 quilômetros a partir de Nova Petrópolis. Isso inclui regiões como o Vale dos Sinos, Grande Porto Alegre e ainda a região metropolitana de Caxias do Sul. Mas há quem venha de mais longe como Fabiano Ignácio. Ele veio de Santana do Livramento acompanhado de esposa, sogra e tia. “Incluímos a Tricofest em nosso roteiro na região porque sabemos da qualidade dos produtos”, explicou, segurando em suas mãos diversas sacolas.

Excursões

No final de semana que passou a Tricofest bateu recorde em presença de excursões. Foram 28. São grupos que vêm de diversas cidades do Rio Grande do Sul, mas também de estados vizinhos. Grupo como da guia Elgin Tank Dencker. Ela trouxe 26 pessoas de Joinvile, Santa Catarina. Estavam no Centro de Eventos no sábado, 04. Além da Tricofest em Nova Petrópolis o grupo visitou cidades vizinhas em seu tour pela serra gaúcha. “É uma região encantadora. A vinda à Tricofest foi muito proveitosa. Uma feira linda e de excelentes produtos”, elogiou Elgin. Os grupos que desejam agendar sua visita devem fazê-lo pelo telefone (54) 99606-0160.

Outros eventos

A Tricofest, apesar de estar na sua edição primeira, tem chamado a atenção de outros eventos que, por conseguinte, vem a Nova Petrópolis para divulgar as suas atrações. Nesse final de semana que passou estiveram no Centro as soberanas do 31º Festival Nacional de Peixes e Frutos do Mar de Tramandaí, que acontece entre os dias 29 de junho e 17 de julho e da 10ª Früchtefest de Harmonia, que ocorre nos dia 15, 16, 17, 22, 23, 24 e 25 de julho. Alegraram ainda o domingo com sua presença a rainha Mariana Caroline Marcon e a 1ª princesa Taianara Iasmin Blauth do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. A Tricofest marcou a estreia de seus trajes de soberana. Acompanhadas estavam do prefeito Jorge Darlei Wolf. Márcio Kny, coordenador-geral do evento,recepcionou as comitivas.

Serviço

I Tricofest Nova Petrópolis
Quando: até 19 de junho; de sextas a domingos + 16/06 (feriado Corpus Christi)
10h às 19h;
Onde: Centro de Eventos – Avenida Padre Affonso Theobald, 1700, Nova Petrópolis
Ingressos: Ingresso e estacionamento gratuitos

Foto: Marco Dieder/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/06/2022 0 Comentários 1,K Visualizações
Cidades

Novo Hamburgo assina termo de início para a revisão do Plano Diretor Municipal

Por Ester Ellwanger 07/06/2022
Por Ester Ellwanger

Pensando no futuro da cidade, adequando-a às novas realidades locais e regionais, traçando e integrando estratégias de desenvolvimento econômico, social, urbano e ambiental, a Prefeitura de Novo Hamburgo assinou na noite desta segunda-feira, 6, o termo de início para a revisão do Plano Diretor Urbanístico e Ambiental, o PDUA. O ato de assinatura foi realizado no auditório do 10º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, durante a  reunião do Conselho da Cidade, o Concidade.

Assinaram o documento a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Roberta Gomes de Oliveira, a diretora de Desenvolvimento Urbano da Seduh, Lais Corteletti, e representantes da empresa Urbtec Engenharia, Planejamento e Consultoria, de Curitiba (PR), vencedora da licitação.

“Após a licitação realizada, demos hoje um grande passo para efetivar a revisão do nosso Plano Diretor, algo que não é realizado há mais de dez anos no município”, enfatiza Roberta. “A iniciativa atende também ao Estatuto da Cidade”, concluiu.

O PDUA deve promover o diálogo entre os diversos segmentos que compõem a sociedade e tem como objetivo distribuir os riscos e benefícios da urbanização, induzindo um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável. Os integrantes do Conselho da Cidade (Concidade), formado por representantes da sociedade civil e da administração pública, são os porta-vozes das necessidades e demandas do município.

 

Etapas

A empresa terá dez meses, a partir de agora, para realizar o serviço de revisão do Plano Diretor. O trabalho está dividido em quatro etapas: a primeira, nos primeiros dois meses, abrange a preparação e metodologia do trabalho a ser realizado. A segunda etapa, no mês três, quatro e cinco, passará do conhecimento da realidade local ao diagnóstico, compreendendo o levantamento e estruturação de todos os dados necessários à perfeita compreensão da realidade municipal. A terceira etapa, no mês seis, sete e oito, compreende a elaboração de propostas, discussão e pactuação, visando à correção dos problemas e o desenvolvimento dos potenciais do município. A quarta e última etapa corresponde a formatação e aprovação do  Projeto de Lei, relativo ao Plano, junto ao Legislativo.  A verba para a execução desta revisão virá do Concidade através do Fundo de Desenvolvimento da Cidade (Funcidade).

 

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

07/06/2022 0 Comentários 916 Visualizações
Cultura

Biblioteca de Nova Petrópolis promove 15º “Doe um livro, adote uma planta”

Por Ester Ellwanger 07/06/2022
Por Ester Ellwanger

A Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva, de Nova Petrópolis, promove a 15ª edição da iniciativa “Doe um livro, adote uma planta”. A troca de livros por plantas integra a programação do Mês do Meio Ambiente e acontece de 6 a 10 de junho. A proposta faz parte do projeto de sustentabilidade “Eu Cuido Nova Petrópolis”, que conta com diversas ações que visam o cuidado com o meio ambiente e a participação em causas sociais.

Para contribuir com o acervo da Biblioteca Municipal, o projeto “Doe um livro, adote uma planta” visa impulsionar as doações de livros. Através da campanha, as pessoas que doarem livros dentro do período especificado receberão em troca uma muda do Horto Municipal. Para realizar a doação, os interessados podem ir até a biblioteca durante qualquer momento do horário de funcionamento.

Horários de funcionamento

Segunda-feira: 12h às 18h30
Terça-feira: 7h30 às 11h30 e das 13h às 18h30
Quarta-feira: 12h às 18h30
Quinta-feira: 7h30 às 11h30 e das 13h às 18h30
Sexta-feira: 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Foto: Júlia Junkes/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/06/2022 0 Comentários 795 Visualizações
Esporte

Começou a 36ª Olimpíada Estudantil de Campo Bom

Por Ester Ellwanger 07/06/2022
Por Ester Ellwanger

Foi dada a largada para os jogos da 36ª Olimpíada Estudantil de Campo Bom. A cerimônia de abertura oficial ocorreu na última quinta-feira, 2 de junho, no Ginásio do CEI, momento em que Aline Bieger e Márcia Tornin carregaram a tocha dos jogos e acenderam a pira olímpica municipal. Elas foram homenageadas por levar o nome de Campo Bom para o mundo através do esporte: Aline, 28 anos, representou o Brasil na 24ª Surdolimpíadas de Verão em maio; Márcia, 59, é ex-jogadora da seleção brasileira de handebol.

O juramento dos jovens atletas foi conduzido por Sofia Godoy, 13, estudante da Emef CEI e skatista da seleção brasileira júnior na modalidade. Ao todo, 26 escolas do município estavam representadas por suas bandeiras e alunos.

Para o prefeito Luciano Orsi, a volta da olimpíada é um momento importante. “Por dois anos os jogos não puderam ser realizados, mas agora os alunos voltam às quadras para competir, participar acima de tudo, e ter vivências que são fundamentais para a formação cidadã”, destaca.

 

 

“A olimpíada estudantil é momento de integração, de celebração do esporte, portanto é com grande alegria que vivemos este período mais uma vez”, afirma a secretária de Educação e Cultura Simone Schneider. Além do prefeito e da secretária, a presidente da Câmara de Vereadores Gênifer Engers esteve presente na cerimônia de abertura e falou aos alunos.

A Banda Municipal e o grupo de dança urbana do Programa Acolher deram o tom artístico da festa. As competições foram iniciadas na sexta-feira, dia 3, com jogos de handebol. A disputa vai até novembro.

Foto: Emerson Santos/ Divulgação | Fonte: Assessoria

 

07/06/2022 0 Comentários 786 Visualizações
Cidades

Campo Bom segue entre as 20 cidades do RS com melhor desempenho na geração de empregos em 2022

Por Ester Ellwanger 06/06/2022
Por Ester Ellwanger

O índice de geração de empregos em Campo Bom continua entre os melhores do Rio Grande do Sul. Após a divulgação do último relatório do Caged, o município figura em 20º dentre os 497 do Estado, com saldo de 593 novos empregos em 2022 até abril. Em janeiro, fevereiro e março, os resultados foram positivos: 184, 318 e 180, respectivamente, de acordo com o levantamento. Em abril, entretanto, houve o primeiro revés do ano neste quesito: apesar das 1.239 admissões, o saldo foi negativo, – 89.

Para o prefeito Luciano Orsi, os números de abril não preocupam, tratando-se de uma ocorrência natural. “Nos últimos 22 meses, Campo Bom teve mais admissões em 18 deles; no ano, eram três meses de intensa criação de empregos, então já era esperado que em algum momento o resultado mensal apresentasse retração”, observa.

“As empresas seguem contratando, ofertando novas vagas, portanto nada indica que o município deixará de seguir o caminho da geração de empregos e a tendência é que o resultado de maio volte a ser positivo”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Henrique Scholz.

Em 28 de maio, a prefeitura, em parceria com empresas locais, realizou a terceira edição do mutirão de empregos do programa Campo Bom é Oportunidade. Mais de 400 vagas estiveram disponíveis aos campo-bonenses e em torno de 600 atendimentos foram realizados. Na última atualização do Sine, sexta-feira, 3 de junho, 407 oportunidades estavam cadastradas no sistema do município.

 

Foto: Lucas Unser/ Divulgação | Fonte: Assessoria

 

06/06/2022 0 Comentários 730 Visualizações
Cidades

Novo Hamburgo gera mais de 370 empregos formais em abril

Por Ester Ellwanger 06/06/2022
Por Ester Ellwanger

A economia de Novo Hamburgo continua destaque em todo o Estado. Segundo balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do governo federal divulgado nesta segunda-feira (6), o município criou 376 novos postos de trabalho com carteira assinada no mês de abril. É a líder na região dos Vales do Sinos, Caí e Paranhana. Na região metropolitana, Novo Hamburgo fica atrás apenas de Porto Alegre e, em todo o Estado, é a quarta cidade que mais gerou empregos formais no mês.

“Este resultado demonstra nosso compromisso como Administração Municipal pelo desenvolvimento da cidade, facilitando o ato de empreender, pois todos ganham quando a cidade gera mais emprego, fato ainda importante neste momento de retomada econômica pós-pandemia”, destaca o prefeito em exercício de Novo Hamburgo, Márcio Lüders.

O Município apresenta saldo positivo em todos os meses de 2022 e já acumula 2047 vagas criadas. Nos últimos 12 meses, de maio de 2021 a abril de 2022, Novo Hamburgo criou um total de 6925 novos postos de trabalho, mantendo o terceiro melhor desempenho em todo o Estado, atrás somente de Porto Alegre e Caxias do Sul.

 

Elas são destaques

O diretor de Trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Nelson Dietrich Júnior, o Nelsinho, conta que as mulheres foram as que mais conquistavam vagas no mês de abril. Elas ficaram com 232 das 376 vagas criadas no mês. Além disso, em relação à escolaridade, candidatos com o ensino médio completo responderam por mais da metade das vagas preenchidas, com 207 postos preenchidos.

A indústria segue com muito fôlego em Novo Hamburgo e novamente lidera a geração de postos de trabalho na cidade. Segundo o Caged, o setor foi responsável pela geração de 171 novas vagas; seguida pelo setor de serviços, com 103 vagas preenchidas; e comércio, com 68. A construção civil voltou a contratar no Município, contabilizando 34 vagas criadas em abril.

“Um dado interessante é que, apesar da grande maioria dos candidatos contratatos ser jovem, entre 17 e 24 anos idade, quase 50 trabalhadores com mais de 40 anos voltaram a encontrar emprego no mês de abril”, enfatiza Nelsinho.

 

 

Saldo do emprego

Em Abril/22  I Posição no Vale do Sinos I Posição no RS

  • +376 vagas criadas I  1ª colocada  I 4ª colocada

 

Em 2022  I Posição no Vale do Sinos I Posição no RS

  • +2047 vagas criadas I  1ª colocada  I 6ª colocada

 

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

06/06/2022 0 Comentários 517 Visualizações
Cidades

Estudantes de Picada Café participam da Olimpíada Brasileira de Informática

Por Ester Ellwanger 06/06/2022
Por Ester Ellwanger

Alunos das turmas do 5º e 6º anos da Escola Municipal Santa Joana Francisca, de Picada Café, realizaram as provas da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

O monitor educacional de Informática, Geovane Rinker, explica que a OBI é uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia.

 “O objetivo é despertar nos alunos o interesse no conteúdo das ciências da computação ainda na formação básica, através de atividades que envolvem desafios, raciocínios e muita lógica”, salienta.

Esta foi a primeira vez que uma escola de Picada Café participa da olimpíada. As turmas foram selecionadas a partir das atividades realizadas no Ateliê de Lógica Digital, no turno inverso, onde são trabalhadas as habilidades do raciocínio lógico, utilizando softwares e sites de programação voltadas à sua faixa etária.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/06/2022 0 Comentários 686 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO