Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Festa Concreto Rosa encerra Semana do Centro Histórico em Porto...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

brasília

Cidades

Cidades metropolitanas serão representadas em Brasília

Por Gabrielle Pacheco 29/11/2019
Por Gabrielle Pacheco

Capaz de potencializar reivindicações da Região Metropolitana em interface direta com a União e captar melhores oportunidades e recursos, a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) prevê contratar um interlocutor para atuar na Capital federal. Essa foi uma das principais pautas que uniram os prefeitos da Associação nesta terça-feira (26), em Santo Antônio da Patrulha.

Para o presidente e líder do Executivo de Cachoeirinha, Miki Breier (PSB), a inovação necessária busca auxiliar os municípios e a região, especialmente na captação de recursos disponibilizados pelos ministérios, verbas extra orçamentárias e no alerta de linhas de crédito ofertadas via Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv). Também favorável à medida, Daiçon Maciel da Silva (MDB) crê que a iniciativa será uma abertura de novos caminhos. “Essa representação precisa ser proporcional à grandeza do nosso peso político e de responsabilidade coletiva”, defendeu o prefeito patrulhense.

“Essa representação precisa ser proporcional à grandeza do nosso peso político e de responsabilidade coletiva.”

O prefeito de Viamão, André Pacheco (PSDB), e a gestora municipal de Nova Santa Rita, Margarete Ferreti (PT), endossaram a força da decisão. “Há muito tempo percebo essa necessidade. É em Brasília que a distribuição acontece e precisamos estar mais perto para conseguirmos reforçar entregas nas nossas cidades”, afirmou Margarete.

Novos passos

O diretor executivo da Granpal, José Luis Barbosa, colocou sobre a mesa a proposta da possível realização de um concurso público de forma consorciada. Para Barbosa, a implementação precisa ser amadurecida pelo coletivo de prefeitos, mas cumpre o objetivo de preencher lacunas importantes e estratégicas nas mais diversas áreas de gestão. “Seria como um banco de talentos, um suporte para qualificar os quadros técnicos das nossas prefeituras, puxando para cima a régua do mérito”, enfatizou.

Nesta edição do projeto “Hora da Visita”, foram apresentadas aos gestores públicos propostas sobre geoprocessamento e uma plataforma de gestão de recursos e sistema de inteligência em saúde pública. “É importante conhecermos alternativas criativas qualificadas que possam melhorar nossas soluções diretas ao cidadão”, disse Pacheco, prefeito de Viamão.

Foto: Fernando Planela/Divulgação | Fonte: Assessoria
29/11/2019 0 Comentários 572 Visualizações
Cultura

32° Sonho de Natal é divulgado em Brasília

Por Gabrielle Pacheco 31/10/2019
Por Gabrielle Pacheco

O 32° Sonho de Natal de Canela foi divulgado em Brasília pela Secretaria de Turismo e Cultura durante toda a última semana. O secretário Ângelo Sanches participou de audiências em gabinetes convidando deputados, senadores e ministros para participar do espetáculo “Chegada do Papai Noel”, que tem sua primeira apresentação em 16 de novembro.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, foi um dos que ficou entusiasmado com a programação natalina de Canela e existe grande possibilidade de que ele acompanhe a descida do Papai Noel pela torre da Igreja Matriz.

O ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, confirmou presença no evento. “Fomos recebidos de portas abertas em todos os gabinetes. Todos estão empolgados e prometeram visitar Canela durante o Sonho de Natal”, afirma o secretário de Turismo, Ângelo Sanches.

“Fomos recebidos de portas abertas em todos os gabinetes. Todos estão empolgados e prometeram visitar Canela durante o Sonho de Natal.”

Conforme Sanches, o deputado Bibo Nunes, da Comissão Parlamentar do Turismo, vai liderar a comitiva na visita ao Sonho de Natal. Oito deputados federais devem prestigiar a programação. “Convidamos prefeitos de cidades gaúchas e catarinenses, que confirmaram presença. Será o evento que mais vai receber autoridades no Brasil. Um Natal popular e totalmente gratuito para o público”, frisa o secretário.

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação | Fonte: Assessoria
31/10/2019 0 Comentários 526 Visualizações
Cultura

Pesquisador da Feevale debate sobre Jornalismo Cultural em Brasília

Por Gabrielle Pacheco 07/12/2018
Por Gabrielle Pacheco

Neste fim de semana, o professor de Jornalismo e pesquisador da Universidade Feevale, Marcos Emilio Santuario, estará na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB), onde participará do Seminário Internacional Comunicação, Democracia e Accountability. No evento, além de debater, ele apresentará o andamento das pesquisas que vem desenvolvendo na Feevale, em parceria com os professores Alisson Coelho e Paula Casari Cundari.

Além disso, concomitante ao seminário, haverá o primeiro encontro brasileiro para tratar sobre a Rede Lusófona pela Qualidade da Informação (RLQI), criada durante a realização do V Congresso Internacional de Comunicação – Ética e Deontologia no Espaço Lusófono, ocorrido na Universidade de Coimbra, em novembro. A rede, que é uma iniciativa que pretende reunir a sociedade civil, os media, os jornalistas e as universidades em um mesmo espaço de discussão, contribuindo para soluções para a melhoria da qualidade e credibilidade da informação jornalística.

O seminário contará com a presença de pesquisadores do exterior, como Silvio Waisbord, da George Washington University (Estados Unidos); Susanne Fengler, da Technische Universität Dortmund (Alemanha); e Mariella Bastian, da University of Amsterdam (Holanda). Mais informações sobre o evento, como a programação, por exemplo, podem ser obtidas no link https://bit.ly/2AL06UL

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
07/12/2018 0 Comentários 503 Visualizações
Cidades

Canela foi case de sucesso durante palestra na XXI Marcha dos Prefeitos em Brasília

Por Gabrielle Pacheco 25/05/2018
Por Gabrielle Pacheco

A Prefeitura de Canela esteve representada na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que iniciou na segunda-feira (21) e seguiu até quinta-feira (24), na Capital Federal, reunindo lideranças políticas de todo o país. A cerimônia de abertura do evento ocorreu na manhã de terça-feira (22), contando com a presença do presidente Michel Temer, do presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, além de ministros e demais autoridades.

À tarde, o prefeito Constantino Orsolin e o secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches, ministraram uma palestra com o tema Estratégias para o desenvolvimento do Município de Canela.

Em pouco tempo a cidade de Canela passou de coadjuvante para protagonista como destino turístico na Serra Gaúcha. E o convite para esta palestra demonstra que estamos no caminho certo”, avaliou o secretário Ângelo Sanches.

A Marcha dos Prefeitos também contou com arenas de debates que abordaram temas relacionados a Saúde, Cidadania, Mobilidade Urbana, Educação, Turismo, Cultura e Segurança. “Junto com os demais prefeitos, debatemos e avaliamos projetos com técnicos dos Ministérios. Foi um evento extremamente importante para buscar informações sobre novos projetos e leis, além de diversas ações que serão promovidas pelo Governo Federal”, revelou o prefeito Constantino Orsolin.

A comitiva da Prefeitura de Canela em Brasília também contou com a presença do secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, do secretário Adjunto de Governança, Planejamento e Gestão, Germano Junges e do diretor do Departamento de Cultura da Secretaria de Turismo, Tiago Melo. Durante os quatro dias de trabalhos na Capital Federal os representantes da Prefeitura percorreram Ministérios e Gabinetes de Senadores e Deputados, com o objetivo de captar recursos e projetos para o município de Canela. Na pauta estavam assuntos relacionados ao Projeto Avançar e outras demandas do município.

Foto: divulgação | Fonte: Assessoria
25/05/2018 0 Comentários 540 Visualizações
Cidades

Luciano Orsi participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília

Por Gabrielle Pacheco 22/05/2018
Por Gabrielle Pacheco

Nesta semana, o prefeito de Campo Bom Luciano Orsi está participando da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, na capital federal. Além disso, o prefeito está realizando prospecção e acompanhamento de recursos de emendas parlamentares e visita aos gabinetes de deputados, senadores e Ministérios.

Para Orsi, a Marcha representa a força dos municípios na federação brasileira e é por meio deste tipo de mobilização que se pode reduzir a desigualdade entre União, Estados e Municípios. “Através da Marcha se pode angariar mais recursos aos cofres municipais e, principalmente, levar o clamor das comunidades locais ao presidente da república, congressistas e ministros. Todo mundo sabe de quanto é o peso das demandas que caem nas costas dos municípios. Por isso, estamos aqui em Brasília em busca de igualdade. De firmar um pacto federativo que beneficie os municípios gaúchos e brasileiros. Então temos a oportunidade de debater e também pedir maior respeito aos municípios” explica Orsi.

Participam também da comitiva o chefe de Gabinete Tiago de Vargas, o secretário de Administração Paulo Gomes e o secretário de Obras Patrick Ruppenthal. Até o retorno de Orsi, dia 25, o vice-prefeito e secretário de Esporte e Lazer Beto Santos assume interinamente como prefeito.

Fonte: Assessoria | Foto: divulgação
22/05/2018 0 Comentários 834 Visualizações
Business

Setor produtivo de tabaco é tema de audiência pública

Por Gabrielle Pacheco 17/05/2018
Por Gabrielle Pacheco

Na próxima terça-feira (22), ás 14 horas, acontecerá a audiência pública da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, em Brasília. A audiência foi requerida pelo deputado federal Alceu Moreira e terá como convidados membros da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CONICQ) e do setor produtivo do tabaco.

O deputado deve cobrar mais transparência por parte da CONICQ para com a sociedade brasileira, e deve solicitar durante a audiência, junto com seus pares, o envio da posição que será enviada ao secretariado da 8ª Conferência das Partes (COP 8) sobre os temas que serão debatidos na conferência.

A COP 8 será realizada entre 1º e 6 de outubro, em Genebra, mas a posição oficial dos países deve ser enviada até 1º de agosto para o secretariado da COP. A própria pauta da COP8 não está muito clara e a preocupação é que sejam debatidas questões que possam impactar a produção e os hábitos de consumo.

“Temos no Brasil a mesma relevância econômica de outros setores, como o algodão, por exemplo. Ainda assim, temos sido amplamente atacados e, não apenas no produto final, que no final do dia é legal e sofre com a concorrência desleal de produtos contrabandeados, mas também no campo, a despeito da importância econômica e social que a produção e exportação de tabaco representa. É razoável que o setor produtivo queira saber o que exatamente o Brasil vai defender durante a Conferência, considerando que as decisões poderão impactam a vida de muitas famílias e municípios produtores do Sul do País”, argumenta o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke.

A composição da delegação que representará o Brasil na COP também pode entrar na pauta da audiência. “Na última COP, realizada em 2016, na índia, observamos muitos representantes do Ministério da Saúde, alguns inclusive ligados à ONGs, e poucos integrantes de relevantes pastas para os temas que vem sendo tratados nesse fórum. Na atual composição, são poucos os que conhecem a realidade da cadeia produtiva e tememos que possíveis impactos econômicos e sociais não estejam sendo provisionados”, alertou o executivo. 

Foto: divulgação | Fonte: Assessoria
17/05/2018 0 Comentários 487 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO