Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

brasil

Business

Exportações brasileiras de carne suína crescem em fevereiro

Por Jonathan da Silva 09/03/2026
Por Jonathan da Silva

As exportações brasileiras de carne suína totalizaram 122,1 mil toneladas em fevereiro de 2026, um volume 6,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados na sexta-feira (6) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O crescimento foi impulsionado principalmente pela demanda de mercados asiáticos, com destaque para as Filipinas, que ampliaram as importações do produto brasileiro no mês.

De acordo com a ABPA, em fevereiro de 2025 haviam sido embarcadas 114,4 mil toneladas de carne suína. Já neste ano, o volume chegou a 122,1 mil toneladas.

Crescimento também financeiro

Em receita, as vendas internacionais do setor somaram US$ 284,1 milhões no mês, valor 4,1% superior ao obtido no mesmo período do ano passado, quando as exportações alcançaram US$ 272,9 milhões.

No acumulado do primeiro bimestre de 2026, o Brasil exportou 238,4 mil toneladas de carne suína, crescimento de 8,1% em relação ao mesmo período de 2025, quando o volume foi de 220,5 mil toneladas.

A receita gerada pelas exportações também apresentou aumento no período. Nos dois primeiros meses de 2026, o setor somou US$ 554,4 milhões, frente aos US$ 510,9 milhões registrados no primeiro bimestre do ano anterior, o que representa crescimento de 8,5%.

Principais destinos

Entre os mercados importadores, as Filipinas ampliaram a liderança como principal destino da carne suína brasileira. Em fevereiro, o país importou 40,9 mil toneladas, volume 77,4% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado.

Na sequência aparecem Japão, com 12,1 mil toneladas, aumento de 34,8%, e China, com 11,1 mil toneladas, queda de 43%. Também figuram entre os principais destinos Chile, com 8,8 mil toneladas, alta de 6%, e Hong Kong, com 8 mil toneladas, retração de 40%.

Outros mercados relevantes foram Singapura, com 5,4 mil toneladas (-16,6%), Argentina, com 4,3 mil toneladas (-10,5%), Uruguai, com 4 mil toneladas (+8,7%), México, com 3,2 mil toneladas (+8%) e Geórgia, com 3,1 mil toneladas (+122%).

Exportações por estado

Entre os estados exportadores, Santa Catarina manteve a liderança em fevereiro, com 57 mil toneladas embarcadas. O volume, porém, representa queda de 7,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Na sequência aparecem o Rio Grande do Sul, com 29,7 mil toneladas exportadas e crescimento de 24,1%, o Paraná, com 20,6 mil toneladas (+15,3%), Mato Grosso, com 3,9 mil toneladas (+39,2%) e Minas Gerais, com 3,1 mil toneladas (+34,3%).

Avaliação do setor

O presidente da ABPA, Ricardo Santin, avaliou que a expansão em diferentes mercados tem contribuído para o desempenho das exportações. “O avanço expressivo em mercados como Filipinas e Japão demonstra a confiança dos importadores no status sanitário, na regularidade de fornecimento e na competitividade da proteína produzida no Brasil. Ao mesmo tempo, a diversificação de destinos tem ampliado a segurança da pauta exportadora, reduzindo a dependência de mercados específicos e abrindo novas oportunidades comerciais. Neste cenário, fatores como a credibilidade sanitária, a capacidade produtiva e a eficiência logística do setor brasileiro deixam de ser apenas condicionantes e passam a se consolidar como diferenciais estratégicos para sustentar o crescimento das exportações ao longo do ano”, comentou Santin.

Foto: Bearfotos/Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
09/03/2026 0 Comentários 200 Visualizações
Variedades

Startups podem se inscrever para apresentar soluções no Fórum Sul de Biogás e Biometano

Por Jonathan da Silva 04/03/2026
Por Jonathan da Silva

Startups com soluções voltadas à cadeia do biogás têm até esta sexta-feira, dia 6 de março, para se inscrever no Momento Startups do 8º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB), que será realizado de 14 a 16 de abril, em Foz do Iguaçu. As iniciativas têm a possibilidade de apresentar pitches durante a programação e integrar o Espaço de Negócios do evento.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário disponível no site do Fórum. A iniciativa é destinada a empresas de diferentes níveis de maturidade que desenvolvam produtos, processos ou serviços relacionados à cadeia do biogás.

Momento Startups

O Momento Startups integra a programação do 8º FSBBB e é promovido em parceria com o Pollen – Parque Científico e Tecnológico de Chapecó, vinculado à Unochapecó, e com a Agência de Inovação da Universidade de Caxias do Sul.

As startups selecionadas poderão apresentar soluções ligadas a áreas como logística e pré-tratamento de substratos, digestão anaeróbia, processamento e uso do biogás, manejo e tratamento do digestato, entre outras atividades da cadeia produtiva.

Processo de seleção

As propostas inscritas serão avaliadas por uma comissão técnica, que considerará critérios como impacto na cadeia do biogás, modelo de negócio e qualidade da apresentação. A lista das startups selecionadas será divulgada no site do evento até o dia 20 de março. O regulamento completo também está disponível na página oficial.

Programação do Fórum

A 8ª edição do Fórum será realizada no Bourbon Thermas Eco Resort Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, e contará com painéis, Espaço de Negócios, visitas técnicas, premiação Melhores do Biogás e o Momento Startups.

O 8º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis – CIBiogás, pela Embrapa Suínos e Aves e pela Universidade de Caxias do Sul, com organização da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial. As inscrições para participar do Fórum estão disponíveis no site biogasebiometano.com.br.

Foto: César Silvestro/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/03/2026 0 Comentários 164 Visualizações
Política

Progressistas retoma grupo eleitoral após retirada de pré-candidatura

Por Jonathan da Silva 03/03/2026
Por Jonathan da Silva

O Progressistas anunciou a retirada da pré-candidatura do deputado estadual Ernani Polo ao Governo do Estado em reunião realizada nesta terça-feira (3), na sede do partido. A legenda também anunciou a retomada do grupo de trabalho eleitoral, com foco na consolidação da estratégia para as eleições de 2026, em movimento que reúne lideranças estaduais e federais da sigla para reforçar a unidade partidária.

Participaram do encontro o presidente estadual do Progressistas e deputado federal Covatti Filho, os deputados federais Afonso Hamm e Pedro Westphalen, além dos deputados estaduais Guilherme Pasin e Ernani Polo.

Retirada da pré-candidatura

Durante a reunião, o deputado estadual Ernani Polo comunicou oficialmente a retirada de sua pré-candidatura ao Governo do Estado. Em manifestação pública, afirmou que a política se constrói “em ciclos, com responsabilidade e com aquilo que une as pessoas”, e declarou seu compromisso com o partido e com a atuação pelo Rio Grande do Sul.

O gesto do Ernani demonstra grandeza, desprendimento e compromisso com a unidade partidária. Vamos seguir fortalecendo e preparando o partido para as eleições de 2026, em um projeto de direita, com responsabilidade e conexão com a nossa base”, destacou o presidente estadual do Progressistas e deputado federal Covatti Filho.

O deputado federal Afonso Hamm também comentou o movimento. “A unidade é o que nos fortalece. O Progressistas tem história, base consolidada e lideranças preparadas. Quando atuamos com maturidade e alinhamento, ampliamos nossa capacidade de vitória e de protagonismo no Rio Grande do Sul”, ressaltou Hamm.

Estratégia para 2026

A reunião definiu a retomada do grupo de trabalho eleitoral do partido, que passa a concentrar esforços na consolidação da estratégia para a eleição majoritária e na organização de nominatas para deputado estadual e deputado federal.

Segundo o partido, a iniciativa busca estruturar um projeto político para 2026, com diálogo interno e alinhamento entre as lideranças.

Foto: Filipe Lederhos/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/03/2026 0 Comentários 203 Visualizações
Variedades

Acordo Brasil-União Europeia destaca reputação do agro em debate na ABMRA

Por Jonathan da Silva 02/03/2026
Por Jonathan da Silva

O acordo entre Brasil e União Europeia foi tema central de encontro realizado pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) nesta sexta-feira (27), no ABMRA Ideia Café, que reuniu representantes do setor para discutir como a comunicação pode ampliar oportunidades comerciais e fortalecer a reputação do agronegócio brasileiro no mercado europeu. O debate abordou as exigências regulatórias do bloco, a necessidade de transformar dados em estratégia de imagem e o potencial de recuperação de 40 milhões de hectares de pastagens degradadas como ativo na inserção internacional do país.

Convidado do evento, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Luis Rua, destacou que a União Europeia reúne cerca de 450 milhões de consumidores, tem Produto Interno Bruto estimado em aproximadamente US$ 20 trilhões e responde por cerca de 14% das importações globais de produtos agropecuários. Segundo ele, para o Brasil, que exporta para mais de 190 países, trata-se de um mercado estratégico pelo volume e pela influência nas regras do comércio internacional. “A União Europeia é um mercado extremamente relevante, não só pelo tamanho, mas pelo poder aquisitivo e pelo grau de exigência regulatória”, afirmou Rua. De acordo com o secretário, o acordo amplia previsibilidade, reduz tarifas de forma gradual e fortalece a inserção do Brasil em ambiente comercial mais estável.

Estratégia de reputação

O secretário ressaltou que o tratado não altera os critérios sanitários já adotados pelo país. “O acordo não muda absolutamente nada em termos de exigência sanitária. Nós já exportamos para a União Europeia há mais de 40 anos cumprindo todos os padrões exigidos”, destacou Rua, que defendeu que a estratégia de reputação deve ser sustentada por dados. “A gente não vai construir uma mensagem a partir de um PowerPoint bonito. Vamos construir mostrando, ao longo do tempo, desconstruindo primeiro uma imagem errônea sobre o Brasil e qualificando esse discurso com dados concretos”, afirmou Rua.

Entre os dados mencionados está o potencial de recuperação de cerca de 40 milhões de hectares de pastagens degradadas, área superior aos 36 milhões de hectares do território da Alemanha, segundo citado no encontro. A ampliação da produção sem abertura de novas áreas agrícolas foi apresentada como argumento para demonstrar possibilidade de crescimento com base em eficiência e sustentabilidade.

Responsabilidade do setor

O presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro, Ricardo Nicodemos, avaliou que o acordo amplia a exposição internacional do agronegócio e reforça a responsabilidade do setor na construção de imagem. “O Brasil precisa assumir a liderança na construção da sua reputação no exterior. Temos escala, tecnologia e resultados concretos. Transformar isso em narrativa estratégica é essencial para ampliar mercados”, afirmou Nicodemos.

Durante o encontro, foi destacado que o processo de ratificação do acordo ainda depende de trâmites políticos nos países europeus, o que, segundo os participantes, reforça a necessidade de manutenção de diálogo técnico e institucional com o bloco.

O que é a ABMRA

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro é entidade voltada ao marketing e à comunicação do agronegócio. Atua há quase 50 anos na disseminação de práticas de comunicação no setor e reúne indústrias, agências e veículos de mídia ligados à cadeia produtiva do agro.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
02/03/2026 0 Comentários 178 Visualizações
Variedades

Publicitário de Novo Hamburgo assume vice-presidência da Fenapro

Por Jonathan da Silva 27/02/2026
Por Jonathan da Silva

O publicitário hamburguense Juliano Brenner Hennemann foi empossado vice-presidente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) para o biênio 2026-2027, em cerimônia realizada nesta quarta-feira (25), em São Paulo, com a presença de cerca de 70 representantes do mercado publicitário nacional. A nova gestão é liderada pela presidente Ana Celina Bueno.

A diretoria da Fenapro para o período 2026-2027 é composta pela presidente Ana Celina Bueno e pelo vice-presidente Juliano Brenner Hennemann, que também preside o Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS). Integram ainda a gestão Daniel Queiroz, que deixa a presidência da entidade e assume como diretor de relações institucionais; Alexandre Pedroni, diretor-tesoureiro; e os diretores conselheiros Roberto Tourinho, Adriany Bueno e João Daniel.

Em seu pronunciamento, a presidente da Fenapro, Ana Celina Bueno, afirmou que a composição da diretoria reflete a diversidade regional do país. “Essa composição da diretoria traz muito da regionalização do Brasil. É importante termos essa diversidade e um olhar mais plural para o setor e as agências dos diferentes portes distribuídas em todo o país, que movimentam a roda da publicidade brasileira. Essa representatividade de diversas regiões nos tornará mais fortes”, destacou a dirigente.

Pautas da gestão

Segundo a presidente, a nova gestão pretende atuar em temas como rentabilidade das agências, capacitação empresarial, universalização do uso da inteligência artificial, regulamentação das plataformas digitais e transição da reforma tributária. “Nossa pauta de trabalho tratará de questões como a rentabilidade das agências, a capacitação empresarial, a universalização do uso da inteligência artificial, de forma linear e transversal em todas as áreas das agências, bem como a regulamentação das plataformas digitais e a transição da reforma tributária”, afirmou Ana Celina.

A dirigente destacou ainda que o Sistema Nacional das Agências de Propaganda representa quase 850 agências associadas e 1,5 mil sindicalizadas, que somam mais de 50 mil colaboradores. “É um mercado importante, que precisa ser cuidado e olhado”, observou. “É preciso defender o modelo de negócio das agências e, ao mesmo tempo, estarmos abertos às transformações do mercado, fortalecendo a publicidade brasileira como um grande produto nacional e de exportação”, concluiu Ana Celina.

Representante hamburguense

Em entrevista concedida durante o evento, o vice-presidente da Fenapro, Juliano Brenner Hennemann, comentou sobre a atuação da entidade. “A Fenapro traz as boas práticas de cada estado e elas são replicadas, atuando realmente em ecossistema, ou melhor, como nos ressignificamos: Sistema Nacional das Agências de Propaganda. Ser vice-presidente desse Sistema é um orgulho e uma satisfação imensa, até porque é uma continuidade de uma gestão muito bem-feita liderada pelo Daniel Queiroz com sua diretoria. Tenho certeza de que esses dois anos serão muito potentes e poderosos”, afirmou Hennemann.

Sócio-fundador da SPR, agência criada em 1997 no Rio Grande do Sul, o publicitário também atua como professor de pós-graduação e MBA da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e é cofundador da Nexo Governança Corporativa.

Participação de lideranças

O evento contou com a presença de representantes de entidades do setor, como o presidente do Cenp, Luiz Lara; a presidente da Abap, Marcia Esteves; a presidente-executiva da ABA, Sandra Martinelli; e a vice-presidente executiva do Conar, Juliana Albuquerque, além de presidentes de 16 Sinapros e executivos de agências de diversos estados. Participaram dirigentes dos Sinapros da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Foto: Fenapro/Divulgação | Fonte: Assessoria
27/02/2026 0 Comentários 177 Visualizações
Política

ACI se manifesta sobre mudanças nas taxações do governo Trump

Por Jonathan da Silva 23/02/2026
Por Jonathan da Silva

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Dois Irmãos e Ivoti (ACI-NH/CB/EV/DI/IV) publicou na sexta-feira (20) um manifesto sobre a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que, por 6 votos a 3, invalidou tarifas impostas via International Emergency Economic Powers Act (IEEPA) às importações norte-americanas de produtos de diversos países, entre eles o Brasil. O posicionamento da entidade aborda os impactos da medida para empresas exportadoras da região do Vale do Sinos e Paranhana e orienta associados sobre o cenário comercial.

No documento, a entidade afirma que a decisão, sob a liderança do chefe de Justiça John Roberts, representa o fim das sobretaxas adicionais de 10% e 40% aplicadas ao Brasil sob justificativa de “emergência econômica”. Segundo o manifesto, setores como o calçadista, o moveleiro e o movimento The South Base são diretamente beneficiados.

A ACI destaca que a Suprema Corte entendeu que o poder de tributar pertence ao Congresso norte-americano, e não ao executivo, estabelecendo limite constitucional para a imposição das tarifas.

Cenário de incerteza

Apesar da revogação, a entidade aponta que o governo dos Estados Unidos já sinalizou a possibilidade de editar novo decreto criando uma tarifa global de 15%. O manifesto afirma que não há clareza se a eventual nova taxa será somada às existentes ou se substituirá as que foram invalidadas.

O texto também ressalta que permanecem vigentes tarifas relacionadas às Seções 232 e 301, que tratam de aço, alumínio e investigações sobre práticas desleais de comércio. A ACI orienta cautela na assinatura de contratos de longo prazo sem cláusulas de ajuste tarifário, em razão do que classifica como “limbo” jurídico nas próximas semanas.

Possibilidade de reembolsos

A entidade informa que a declaração de ilegalidade das tarifas pode abrir caminho para ações de reembolso por parte de importadores em instâncias inferiores da Justiça norte-americana. No entanto, o manifesto ressalta que o processo tende a ser lento e burocrático e que os valores não devem ser considerados como fluxo de caixa imediato.

O manifesto é assinado pelo presidente da ACI-NH/CB/EV/DI/IV, Robinson Oscar Klein; pela vice-presidente de Internacionalização, Sheila Bonne; e pelo diretor, Fauston Gustavo Saraiva.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
23/02/2026 0 Comentários 183 Visualizações
Variedades

Petry Sabores passa a vender produtos no Mercado Livre

Por Jonathan da Silva 19/02/2026
Por Jonathan da Silva

A Petry Sabores ampliou seus canais de comercialização com o ingresso em janeiro no marketplace do Mercado Livre. A novidade faz parte da sua estratégia de expansão da marca gaúcha no varejo brasileiro e no ambiente digital.

Com mais de 300 itens no portfólio, entre doces, geleias, conservas e soluções para food service, a empresa já distribui seus produtos em mais de 5 mil pontos de venda no Brasil. A entrada em marketplaces integra o plano de crescimento da companhia e amplia a capilaridade das vendas.

Estratégia digital

De acordo com o gerente administrativo da Petry Sabores, Luciano Ricardo Fick, a decisão está alinhada ao comportamento de consumo no ambiente online. “O varejo online tem hoje grande representatividade e eficiência, reunindo fatores como agilidade, comodidade e facilidade de acesso, características cada vez mais valorizadas pelo consumidor”, afirma Fick.

Produtos disponíveis

No Mercado Livre, os consumidores podem adquirir geleias tradicionais e zero açúcar, molhos gourmet e conservas. Entre os itens com maior procura está a geleia de bergamota, apontada pela empresa como um dos produtos mais comercializados da marca.

A Petry Sabores produz seus itens em Presidente Lucena e mantém distribuição para diferentes regiões do país.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/02/2026 0 Comentários 203 Visualizações
Projetos especiais

Academia Braskem oferece capacitação gratuita para pequenos negócios no RS

Por Jonathan da Silva 05/02/2026
Por Jonathan da Silva

A Academia Braskem, programa de capacitação criado pela petroquímica Braskem em parceria com o Sebrae-ABC (SP), está disponível de forma gratuita no Rio Grande do Sul e em todo o país, com uma trilha digital de 78 horas voltada a pequenos negócios. A iniciativa oferece conteúdos online nas áreas de finanças, marketing, vendas, atendimento ao cliente, gestão de pessoas e compliance, por meio de um hotsite exclusivo, com o objetivo de fortalecer empreendimentos locais.

O programa inclui diagnóstico de maturidade empresarial, aulas online, e-books complementares e certificação emitida pelo Sebrae para participantes que concluírem 100% das atividades. Entre os módulos disponíveis estão Formalização, Planejamento e Estratégias, Gestão Comercial, Gestão de Pessoas, Finanças e Compliance.

Segundo o gerente do Escritório Regional do Sebrae no Grande ABC, Vinicius Agostinho da Nóbrega, o conteúdo foi estruturado a partir de análises realizadas com empresas da região. “O conteúdo do Academia Braskem foi construído por meio de uma parceria entre do Sebrae do Grande ABC com a Braskem. Este material foi considerado e desenhado a partir do diagnóstico de algumas empresas da região, em que chegamos na grade bastante robusta e abrangente. Pensamos também no formato online com acessos independentes, que possibilita aos empresários que já têm muitos afazeres no seu dia a dia, acessar em qualquer lugar e no seu tempo, o conteúdo para aplicação na empresa”, destaca da Nóbrega.

Objetivos da iniciativa

De acordo com a diretora de Relações Institucionais da Braskem, Renata Bley, a proposta do programa vai além da capacitação técnica. “Mais do que um programa de capacitação, a Academia Braskem é uma ferramenta de transformação. Nosso objetivo é apoiar empreendedores a desenvolverem negócios sustentáveis, competitivos e inovadores, capazes de gerar renda e movimentar a economia em diferentes regiões do país”, afirma Renata.

A parceria com o Sebrae também é apontada como forma de garantir a aplicação prática dos conteúdos. Conforme dados da instituição, empresas atendidas em programas de fomento à produtividade registraram aumento médio de 28,4% na eficiência em 2023 e apresentaram 63% menos risco de fechamento de CNPJ em comparação com negócios não atendidos.

Expansão nacional

Ainda segundo a diretora de Relações Institucionais da Braskem, a ampliação do programa para todo o Brasil integra a estratégia da companhia voltada ao empreendedorismo. “A expansão da Academia Braskem em nível nacional reforça nosso compromisso com o desenvolvimento das comunidades onde atuamos e com o futuro do empreendedorismo no Brasil. Queremos democratizar o acesso ao conhecimento e apoiar cada vez mais pessoas a transformarem suas ideias em negócios sólidos e sustentáveis”, complementa Renata.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/02/2026 0 Comentários 200 Visualizações
Variedades

Senai completa 84 anos de atuação

Por Jonathan da Silva 21/01/2026
Por Jonathan da Silva

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) completa 84 anos nesta quinta-feira, 22 de janeiro, com mais de oito décadas de atuação na formação profissional para a indústria brasileira. Criada em 1942 para atender à demanda por trabalhadores qualificados durante o avanço da industrialização do país, a instituição, que integra o Sistema Fiergs, celebra a data com destaque para sua trajetória nacional e para o papel do Rio Grande do Sul, onde foi inaugurada a primeira escola do Senai, em Porto Alegre.

O Senai foi criado em 1942 e, em maio do mesmo ano, inaugurou o Centro de Formação Profissional Senai Visconde de Mauá, em Porto Alegre, a primeira unidade da instituição no Brasil. Desde então, a rede expandiu suas atividades para todo o território nacional, acompanhando as transformações da indústria e ampliando sua oferta de cursos e serviços.

O presidente do Sistema Fiergs, Claudio Bier, destacou o papel da instituição ao longo de sua história. “Ao longo de 84 anos, o Senai tem sido um agente de transformação para a indústria e para a sociedade brasileira. Evoluímos continuamente para antecipar as demandas do futuro do trabalho, investir em inovação e ampliar o impacto social da educação profissional, sempre com o propósito de gerar oportunidades, competitividade e desenvolvimento sustentável para o país”, afirmou Bier.

Formação profissional

Desde a fundação, mais de 92 milhões de trabalhadores passaram por formações oferecidas pelo Senai em todo o Brasil. Ao longo das décadas, a instituição adaptou seus cursos às mudanças no perfil industrial, acompanhando a evolução tecnológica e as novas exigências do mercado de trabalho.

Se nas primeiras décadas a formação estava concentrada em ocupações como torneiro mecânico, ajustador e eletricista industrial, atualmente o foco inclui áreas ligadas à automação, à digitalização e à tecnologia da informação, em sintonia com as demandas da indústria 4.0.

Mudanças no perfil

A incorporação de novas tecnologias ao ambiente industrial também alterou o perfil do profissional formado pelo Senai. A formação passou a integrar competências técnicas e socioemocionais, com maior exigência de raciocínio lógico, autonomia e capacidade de atuar em ambientes automatizados e orientados por dados. Aspectos como aprendizado contínuo, trabalho em equipe, resolução de problemas, qualidade e segurança ganharam centralidade nos processos de ensino.

Trajetórias de alunos e instrutores

Entre os profissionais formados pela instituição está o profissional de telecomunicações e atual instrutor do Senai Visconde de Mauá, Vagner Menegotto, 43 anos, que concluiu sua formação em 2013. “O Senai me deu a base para crescer profissionalmente. Não queria aprender só sobre teorias de fibra óptica, queria colocar a mão na fibra, fazer uma fusão, entender o processo, ver funcionando e corrigir problemas. Foi isso que me direcionou para o Senai”, comentou Menegotto.

Atuando hoje como instrutor, Menegotto avalia mudanças no modelo educacional. “Não sinto que tenho todo o conhecimento. Instrutor e alunos aprendem juntos, estudando as tecnologias com o auxílio das ferramentas digitais. O cenário da educação mudou bastante”, afirmou o profissional.

Nos cursos atuais, a estudante Vitória Bonczynski, 24 anos, aluna da Aprendizagem Industrial em Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, representa uma geração que ingressa na indústria em um ambiente tecnológico. “O Senai me motiva a ser melhor, tanto na vida pessoal quanto profissional”, relatou Vitória.

84 anos em números

Em âmbito nacional, o Senai registra mais de 3,1 milhões de matrículas anuais, com 1.024 unidades escolares, 514 centros de formação profissional, 512 unidades móveis, 37 faculdades de tecnologia, 27 institutos de inovação e 60 institutos de tecnologia, além de escolas de formação em países da África, Ásia e América Latina.

No Rio Grande do Sul, o Senai conta com 53 centros de formação profissional, uma faculdade de tecnologia, 25 unidades móveis, 43 postos de atendimento, dois institutos de inovação e seis institutos de tecnologia. Em 2025, a instituição atendeu mais de 5 mil empresas, mais de 70 mil alunos e realizou mais de 10,7 mil atendimentos em metrologia e consultoria.

Foto: Laise Jergensen/Divulgação | Fonte: Assessoria
21/01/2026 0 Comentários 235 Visualizações
Cidades

Turismo internacional cresce 73,8% no Rio Grande do Sul em 2025

Por Jonathan da Silva 07/01/2026
Por Jonathan da Silva

O Rio Grande do Sul registrou a entrada de 1.535.806 turistas estrangeiros em 2025, um crescimento de 73,8% em relação a 2024, quando foram contabilizadas 883.662 chegadas internacionais. O desempenho, divulgado nesta terça-feira (6) pela Embratur, pelo Ministério do Turismo e pela Polícia Federal, representa quase o dobro do avanço da média nacional, que foi de 37,1% no mesmo período.

Somente no mês de dezembro, o estado recebeu 104.011 turistas internacionais. Em nível nacional, o Brasil encerrou 2025 com 9.287.196 turistas estrangeiros, um recorde. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comentou o crescimento gaúcho. “O Rio Grande do Sul tem identidade, diversidade cultural, gastronomia reconhecida e paisagens únicas. Esse crescimento acima da média nacional mostra que o estado está definitivamente no radar do turismo global. É resultado de um trabalho integrado gerando impacto direto na economia, no emprego e na renda”, destacou Freixo.

Principais países de origem dos turistas

A Argentina se manteve como o principal mercado emissor de turistas para o Rio Grande do Sul em 2025, com 1.173.009 visitantes. Na sequência aparecem o Uruguai, com 305.751 visitantes, seguido por Paraguai (12.194), Chile (10.297) e Estados Unidos (5.128). Para o Brasil como um todo, a Argentina também liderou, com 3.386.823 turistas, seguida pelo Chile (801.921) e pelos Estados Unidos (759.637). Visitantes de países europeus como França, Portugal, Alemanha, Itália, Reino Unido e Espanha totalizaram 1.274.567 turistas no país ao longo do ano.

Foto: Embratur/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/01/2026 0 Comentários 256 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO