Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Assembleia Legislativa

Política

Assembleia do Paraná cria câmara técnica para regulamentar classificação do tabaco

Por Jonathan da Silva 17/04/2025
Por Jonathan da Silva

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta terça-feira (15), a criação de uma câmara técnica para acompanhar a implementação da regulamentação da classificação do tabaco nas propriedades rurais do estado. A proposta foi apresentada durante audiência pública pela Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), representada pelo presidente da entidade e prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker (PSB).

Durante a audiência, realizada em Curitiba, Becker sugeriu que a regulamentação no Paraná siga um modelo técnico, com base na experiência do Rio Grande do Sul, onde está em vigor a Lei 15.958/2023, que trata da classificação do tabaco nas propriedades rurais. “É muito importante que se tenha este debate, pois no Rio Grande do Sul houve a aprovação da lei de classificação na propriedade, contudo ainda estamos em um período inicial, pois este é o primeiro ano que a lei está em vigor e neste momento, estamos com menos de 20% da safra comercializada até o momento”, afirmou o presidente da Amprotabaco.

Segundo o líder da entidade, a experiência gaúcha pode servir de base, mas ainda demanda ajustes. “Creio que no próprio Rio Grande do Sul teremos que fazer alguns ajustes nesta regulamentação. É essencial que tenhamos momentos como este, porque acima de tudo precisamos avaliar todos os aspectos da lei, especialmente aqueles que podem influenciar em um possível aumento de custo no processo de aquisição do tabaco, da logística e de como isso deverá funcionar na prática”, afirmou Becker.

Câmara técnica será composta por representantes do setor

Ao final da audiência, os deputados estaduais paranaenses decidiram acatar a sugestão da Amprotabaco e criar uma câmara técnica com a participação de produtores rurais, parlamentares e entidades do setor. A Amprotabaco se colocou à disposição do Legislativo para integrar o grupo. “Nós produtores sabemos que existe uma diferença grande da teoria e da prática, por isso queremos estar todos envolvidos neste debate, para que se tenha a melhor decisão e que ela não traga prejuízo aos produtores. Um aumento de custo sempre pode refletir em uma nova restrição e uma diminuição de lucratividade ao produtor que está lá na ponta da cadeia produtiva e acaba prejudicado”, declarou Becker, aplaudido pelos produtores presentes.

Participaram da audiência, além de Becker, a vice-presidente da Amprotabaco no Paraná e prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha (PSD), e o secretário da entidade, prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinki (PSD).

União entre municípios produtores

Durante a audiência, Becker defendeu a unidade entre os municípios produtores de tabaco do sul do Brasil como forma de fortalecer a cadeia produtiva. “Estamos falando de uma cadeia produtiva centenária, da qual 90% da produção é exportada, gerando receitas e divisas não apenas aos produtores, mas de uma forma geral para toda a sociedade. Acima de qualquer debate precisa estar a defesa desta produção que é tão importante para todos nós”, afirmou o presidente da entidade.

O gaúcho também mencionou a realização da 11ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP 11), que ocorrerá de 17 a 22 de novembro em Genebra, na Suíça. O evento, que discute medidas para restringir a produção e o consumo de tabaco, é uma das preocupações da entidade. “Por isso faz tanto sentido que os municípios produtores de tabaco estejam unidos e a cadeia produtiva, que é exemplo para tantas outras culturas, de forma integrada, para que possamos estar sempre batalhando contra às restrições impostas a esta atividade”, concluiu Becker.

Foto: Orlando Kissner/Assembleia Legislativa PR/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/04/2025 0 Comentários 347 Visualizações
Business

Setor calçadista gaúcho debate expansão nos EUA em reunião na Assembleia

Por Jonathan da Silva 16/04/2025
Por Jonathan da Silva

Uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (16) no gabinete do deputado estadual Joel Wilhelm (PP), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), debateu estratégias para ampliar a presença do setor calçadista gaúcho no mercado dos Estados Unidos. A iniciativa é liderada pelo movimento The South Base, que reúne representantes da cadeia produtiva de calçados, incluindo indústrias, sindicatos, distribuidores e consumidores.

Durante o encontro, o deputado Joel Wilhelm, que preside a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista, destacou a relevância econômica do setor no estado. “Basta dizer que o Rio Grande do Sul é o maior exportador de calçados do Brasil. Só no primeiro trimestre deste ano embarcamos 8,5 milhões de pares fabricados no nosso estado, com receita de 125,9 milhões de dólares. Vou sempre apoiar e colaborar com iniciativas que fortalezam o setor”, afirmou o parlamentar.

Parceria com associação americana

De acordo com o gerente regional do Sebrae RS, Marco Copetti, o foco atual do movimento é acessar o mercado norte-americano por meio da FDRA (Footwear Distributors and Retailers of America), entidade que representa 93% das empresas varejistas de calçados nos Estados Unidos. “Entendemos que com o apoio da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista haverá mais engajamento e interesse ao movimento”, comentou Copetti.

Eixos estratégicos da iniciativa

Durante a reunião, os integrantes do The South Base apresentaram os eixos estratégicos da ação: governança, comunicação, processos, produtos, marketing e internacionalização. A proposta visa promover e fortalecer o cluster calçadista do Rio Grande do Sul no cenário internacional.

Participantes da reunião

Também participaram da reunião o representante do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Industriais e de Ferramentas para Couro e Calçados (Sinmaqsinos) da região de Novo Hamburgo, Marlos Schimidt; o CEO da CT Shoe Solutions, Christian Thomas; o secretário executivo do Governo do Estado, Diogo Leuck; a gestora de Projetos Sênior do Sebrae RS, Carolina Rostirolla; e o diretor-executivo da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI), Fauston Saraiva.

A iniciativa, que começou em 2019 com o nome “Líder”, passou por reformulações e foi renomeada como “Pacto Calçadista”, sendo batizada de “The South Base” em fevereiro deste ano.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/04/2025 0 Comentários 305 Visualizações
Variedades

Agnelo Seger recebe Medalha do Mérito Farroupilha na Assembleia Legislativa

Por Jonathan da Silva 15/04/2025
Por Jonathan da Silva

O diretor-presidente do Grupo Herval, José Agnelo Seger, foi agraciado com a Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), nesta segunda-feira (14). A entrega foi realizada pelo deputado estadual Issur Koch (PP), que destacou a trajetória empresarial de Seger e a importância da Herval para o desenvolvimento econômico da região.

Durante a cerimônia, o parlamentar relembrou o início do Grupo Herval na cidade de Dois Irmãos, quando o pai do homenageado, Felippe Seger Sobrinho, fundou uma serraria. “Na época, podia parecer apenas mais um negócio familiar, mas ali havia algo especial: um propósito. Um propósito que Agnelo carregaria consigo por toda a vida”, afirmou Issur Koch.

O deputado estadual também ressaltou os valores seguidos por Seger ao longo da carreira. “Essa medalha é o reconhecimento máximo do Parlamento Gaúcho. E ao entregá-la ao Agnelo, não homenageamos apenas o empresário, mas o homem que acreditou quando poucos acreditavam, que persistiu quando tudo parecia desabar, e que venceu — sem jamais perder sua essência”, enfatizou Koch.

Homenagem dedicada aos colaboradores da empresa

Em seu discurso, Agnelo Seger afirmou que a medalha representa um reconhecimento coletivo. “Ela é coletiva, o mérito dela não é meu, é do grande time que forma o Grupo Herval. O mérito é de todos”, salientou o empresário.

Seger também destacou a atuação comunitária da empresa. “Ao longo desses anos, temos um relacionamento muito próximo com as comunidades onde atuamos, juntamente com nossos funcionários, colaboradores e clientes. Nosso maior patrimônio, na verdade, são nossos colaboradores e clientes”, afirmou o homenageado.

Seger ao lado de seus entes queridos e do deputado Issur Koch durante a solenidade

O que faz o Grupo Herval

O Grupo Herval atua em escala nacional e internacional, com presença em mais de 20 países. A empresa possui 27 marcas, mais de 6 mil colaboradores diretos, dois parques industriais e mais de 200 lojas no Brasil. Fundada inicialmente como uma madeireira, a organização expandiu suas atividades para os setores de móveis e colchões, tecnologia, calçados, varejo e serviços financeiros.

Fotos: Anderson Kblo/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/04/2025 0 Comentários 492 Visualizações
Variedades

Assembleia Legislativa homenageia os 20 anos da Be8 no setor de biocombustíveis

Por Jonathan da Silva 11/04/2025
Por Jonathan da Silva

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) homenageou, nesta quarta-feira (9), os 20 anos da Be8, empresa do setor de biocombustíveis com sede em Passo Fundo. A cerimônia foi realizada no plenário 20 de Setembro e reuniu autoridades, representantes dos poderes, líderes de entidades e integrantes da imprensa.

O evento contou com a presença do presidente da Assembleia, Pepe Vargas (PT), do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, que representou o Governo do Estado, do desembargador Marcelo Bertoluci, representante do Judiciário, da ex-governadora Yeda Crusius, do presidente do Conselho de Administração da Be8 e deputado emérito, Francisco Turra, do vice-prefeito de Passo Fundo, Volnei Ceolin, e do presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Gio Krug (PSD).

Reconhecimento ao papel econômico da Be8

Durante a sessão, Pepe Vargas destacou a relevância da Be8 para a economia e a transição energética. “A Be8 é uma grande empresa com papel fundamental na geração de emprego e renda, e que agrega muito valor à produção da agricultura gaúcha. Além disso, contribui decisivamente para a transição energética”, afirmou o presidente da Assembleia.

O deputado Vilmar Zanchin (MDB), autor da proposição do Grande Expediente, ressaltou a importância da empresa para a geração de empregos na região norte do estado e mencionou a liderança de Erasmo Battistella, fundador e presidente da Be8. “A Be8, com seu compromisso com a sustentabilidade, a inovação e o desenvolvimento local, é um exemplo do que podemos alcançar quando trabalhamos juntos por um futuro melhor”, salientou o parlamentar.

Projetos para o futuro

Durante o evento, Erasmo Battistella agradeceu a homenagem e mencionou os próximos planos da Be8. “O sentimento hoje é de agradecimento, em nome de toda a família Be8. Estamos completando 20 anos, e sermos reconhecidos por esta Casa, pelo Parlamento gaúcho, além de nos honrar muito, aumenta a responsabilidade para seguirmos trabalhando pelo desenvolvimento econômico e sustentável do RS”, comentou Battistella.

O empresário destacou o projeto de construção de uma nova usina de etanol às margens da BR-285. Com investimento superior a R$ 1 bilhão, o empreendimento é considerado o maior da região norte do estado nas últimas décadas. A previsão é que a usina entre em operação em 2026, promovendo diversificação na produção agrícola e ampliando oportunidades para pequenos e médios produtores.

O que é a Be8

Fundada em 2005, a Be8 atua no setor de energias renováveis e possui sede em Passo Fundo, além de escritórios em São Paulo (SP), Cuiabá (MT), Genebra (Suíça) e Dubai (Emirados Árabes Unidos). A empresa tem unidades produtivas em Passo Fundo, Marialva (PR), Nova Marilândia (MT), Floriano (PI), Santo Antônio do Tauá (PA), La Paloma (Paraguai) e Domdidier (Suíça).

A Be8 produz biodiesel a partir de oleaginosas, gorduras animais e óleo de cozinha usado. No setor do agronegócio, também industrializa farelo de soja e co-produtos. A capacidade de produção é de 1,47 bilhão de litros de biodiesel por ano, e a empresa emprega diretamente 1,1 mil colaboradores.

Foto: Lauro Alves/ALRS/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/04/2025 0 Comentários 412 Visualizações
Cultura

Gramado firma parceria para o Prêmio AL de Cinema 2025

Por Jonathan da Silva 10/04/2025
Por Jonathan da Silva

O termo de cooperação para a realização do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra de Curtas Gaúchos 2025 foi assinado em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), em Porto Alegre.. O documento foi firmado pelo presidente da Assembleia, deputado Pepe Vargas (PT), pelo prefeito de Gramado, Nestor Tissot (PP), e pela presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.

A Mostra de Curtas Gaúchos integrará a programação do 53º Festival de Cinema de Gramado e tem inscrições abertas até o próximo dia 6 de maio. O evento de confirmação da parceria também contou com a presença da superintendente de Comunicação e Cultura da Assembleia Legislativa, Vânia Lain, da diretora do Departamento de Cultura da ALRS, Michele Limeira, das vereadoras de Gramado, professora Denise (PP), Vivi Cardoso (PP) e Fernanda Pereira Dias (PP), além do curador do Festival de Cinema de Gramado, Marcos Santuario.

Reconhecimento

Durante a cerimônia, o prefeito Tissot, destacou a importância da parceria e do apoio da Assembleia Legislativa ao Festival de Cinema. “O Festival é muito importante, principalmente neste ano, em que estamos retomando, através da cultura e do turismo, a movimentação turística da cidade”, afirmou o chefe do executivo gramadense.

A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, ressaltou a relevância do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema e sua contribuição para o setor audiovisual gaúcho. “É uma Mostra que vem se intensificando, ganhando força e sendo a porta de entrada de realizadores de cinema através dos curtas, como é o caso do cineasta Jorge Furtado, que começou conosco no Festival de Cinema de Gramado e hoje é um nome reconhecido internacionalmente”, comentou Rosa Helena.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/04/2025 0 Comentários 374 Visualizações
Política

Empresário José Agnelo Seger receberá Medalha do Mérito Farroupilha

Por Jonathan da Silva 08/04/2025
Por Jonathan da Silva

O diretor-presidente do Grupo Herval, José Agnelo Seger, será homenageado com a Medalha do Mérito Farroupilha na próxima segunda-feira, 14 de abril, às 15h, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). A honraria foi proposta pelo deputado estadual Issur Koch (PP) em reconhecimento à contribuição de Seger para o desenvolvimento econômico do estado.

A Medalha do Mérito Farroupilha é a mais alta distinção concedida pelo Parlamento gaúcho a personalidades que tiveram papel relevante para o crescimento do Rio Grande do Sul e do Brasil. Seger possui 45 anos de atuação no Grupo Herval e é apontado como um dos principais responsáveis pela expansão da empresa. “Neste percurso de crescimento e transformação, o papel do Agnelo foi fundamental. Com liderança equilibrada e inovadora, ele conduziu o Grupo para novos caminhos, sem perder de vista os valores plantados por seu pai, Felippe, no início da trajetória. Soube enfrentar desafios, adaptar-se às mudanças do mercado e garantir que o conglomerado se mantivesse competitivo, forte e com olhar para o futuro”, afirmou o deputado Issur Koch.

Quem é o Grupo Herval

Fundado em Dois Irmãos, o Grupo Herval possui atuação nacional e internacional em diversos setores da economia. A empresa conta com 27 marcas, mais de 6 mil colaboradores diretos, dois parques industriais, mais de 200 lojas pelo Brasil e presença em mais de 20 países. “O que começou como uma simples madeireira tornou-se um dos mais importantes grupos empresariais do País, com forte presença na indústria de móveis e colchões, tecnologia, varejo e serviços financeiros”, destacou o parlamentar.

Serviço

  • O quê: Entrega da Medalha do Mérito Farroupilha a José Agnelo Seger
  • Quando: Segunda-feira, 14 de abril, às 15h
  • Onde: Salão Júlio de Castilhos, 1º andar da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Porto Alegre
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/04/2025 0 Comentários 731 Visualizações
Política

Fecomércio-RS apresenta Agenda Legislativa 2025 a deputados gaúchos

Por Jonathan da Silva 02/04/2025
Por Jonathan da Silva

A Fecomércio-RS apresentou, na manhã desta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), a Agenda Legislativa 2025, documento que define as prioridades do setor de comércio de bens, serviços e turismo para o próximo ano. O evento reuniu empresários, sindicatos representantes do setor terciário e parlamentares no Salão Júlio de Castilhos, em Porto Alegre.

Durante o encontro, o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, destacou que a Agenda reforça a necessidade de um Estado eficiente, além de medidas para prevenir e mitigar tragédias como as enchentes de 2024. “Sabemos como esta casa é comprometida com a eficiência da gestão pública. Nesse sentido, agradecemos o trabalho dos deputados para que não houvesse aumento de ICMS no Rio Grande do Sul. Essa sempre será uma pauta importante para a Federação. Que em 2025 possamos, além de reconstruir o Estado, avançar na agenda de desenvolvimento, tornando a nossa região mais próspera e melhor para produzir e viver”, afirmou Bohn.

O presidente da Assembleia Legislativa, Pepe Vargas (PT), ressaltou a importância do diálogo com as entidades empresariais. “É um prazer recebê-los aqui, representantes de um setor que cumpre uma importante função no desenvolvimento econômico e social do nosso Rio Grande”, comentou o deputado estadual.

Gestão pública e carga tributária

A Federação defende no documento a importância de uma gestão pública eficiente, que maximize o uso de recursos de forma transparente e promova serviços de qualidade. Entre as principais pautas está a busca pela redução e simplificação da carga tributária, medida que, segundo a entidade, é essencial para a competitividade das empresas e para o crescimento econômico.

A criação de um ambiente de negócios favorável à produtividade também é um dos pontos defendidos, por meio da redução da burocracia e de incentivos à eficiência e à inovação no setor empresarial.

Relações trabalhistas e educação

Na área trabalhista, a Agenda pontua a necessidade de promover a liberdade econômica e relações de trabalho flexíveis, visando um mercado dinâmico e a geração de emprego. A Federação também destaca a importância da formalização das empresas para garantir concorrência justa e combater o comércio ilegal.

O documento ainda aponta a educação e o bem-estar social como fatores fundamentais para o desenvolvimento sustentável, ao ampliar a mão de obra qualificada e melhorar a qualidade de vida da população.

Compromisso com o setor terciário

Luiz Carlos Bohn reforçou que a Fecomércio-RS tem o compromisso de defender pautas essenciais ao desenvolvimento econômico e social do Estado. “A Fecomércio-RS apoia fortemente a promoção de um ambiente democrático, assegurando as liberdades política e de expressão, fundamentais para o desenvolvimento harmonioso da sociedade. Este conjunto de bandeiras permeia toda a atuação das nossas lideranças com o objetivo de contribuir para a construção de um Rio Grande do Sul e um Brasil mais próspero, justo e equilibrado para todos”, afirmou o presidente da entidade.

Após a apresentação do documento, parlamentares manifestaram suas posições sobre os temas abordados.

Foto: João Alves/Divulgação | Fonte: Assessoria
02/04/2025 0 Comentários 457 Visualizações
Cidades

Audiência na Assembleia Legislativa debate pavimentação da ERS-373

Por Jonathan da Silva 01/04/2025
Por Jonathan da Silva

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) debateu, nesta segunda-feira (31), a pavimentação da ERS-373, que liga Santa Maria do Herval a Gramado. A reunião foi conduzida pelo deputado estadual Joel Wilhelm (PP), presidente da Comissão de Assuntos Municipais, e teve a participação de representantes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), prefeitos e secretários municipais.

O Daer é responsável por 17 quilômetros da rodovia, sendo 10 quilômetros de asfalto novo e 7 de recapeamento. Atualmente, alguns trechos seguem em obras. Durante a audiência, Wilhelm cobrou agilidade na conclusão do projeto. “A rodovia precisa ficar pronta o quanto antes. O desenvolvimento econômico da região depende dessa estrada. Temos ali produtores de batata e de outros produtos que precisam escoar a produção. Além disso, é uma rota para o turismo, já que encurta o trajeto entre Porto Alegre e Gramado em cerca de 20 quilômetros”, afirmou o parlamentar.

O engenheiro do Daer, Rodrigo Rodrigues, explicou o andamento dos trabalhos e os prazos previstos para a conclusão. “A obra está andando. A sinalização, os bueiros e a rótula ficarão prontos até o final de maio, assim como o trecho de recapeamento na Serra Grande, em Gramado. O trecho de Santa Maria do Herval é um pouco mais complexo, pois é uma região com rochas que necessita de perfuração, inclusive mexendo na rede fluvial. Em junho, a empresa licitada já estará trabalhando. A ideia é terminar até o final do ano”, comentou Rodrigues.

Impacto na região

O prefeito de Santa Maria do Herval, Gilnei Capeletti (MDB), ressaltou a importância da obra para a cidade. “A cidade depende da ERS-373 para se desenvolver. O município terá que investir na rede de abastecimento, que será deslocada, mas para isso temos que saber os detalhes do projeto”, pontuou Capeletti.

Já o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, destacou a necessidade da estrada para os moradores e produtores locais. “A comunidade da Serra Grande precisa escoar a produção por ali e necessita de segurança na estrada. A expectativa de terminar o trecho em maio é animadora. Vamos ficar no aguardo”, declarou Barbacovi.

Demais autoridades presentes

A audiência também contou com a participação do vice-prefeito de Santa Maria do Herval, Felix Alexandro Alles; do secretário de Esportes e Lazer de Gramado, Lucas Roldo; e do secretário de Obras de Gramado, Willian Rodrigo Camillo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
01/04/2025 0 Comentários 383 Visualizações
Política

Deputado Marcus Vinícius detalha o Acordo Gaúcho em Reunião-Almoço da Federasul

Por Jonathan da Silva 31/03/2025
Por Jonathan da Silva

O deputado Marcus Vinícius de Almeida (PP), líder da bancada do Progressistas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, participará da Reunião-Almoço da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), o “Tá na Mesa”, na próxima quarta-feira, 2 de abril, em Porto Alegre. O evento reunirá empresários e representantes de entidades para discutir temas em pauta no parlamento estadual.

Durante o evento, Marcus Vinícius abordará o Acordo Gaúcho, projeto de sua autoria aprovado em 2024 pela Assembleia Legislativa, com apenas dois votos contrários, ambos da bancada do PSOL. Sancionada pelo governador Eduardo Leite (PSDB), a medida permite a regularização de débitos inscritos na dívida ativa, oferecendo condições diferenciadas para empresas e pessoas físicas, conforme a capacidade financeira de cada contribuinte.

O programa prevê descontos de até 70% sobre multas e juros, além de prazos de pagamento de até 145 meses para micro e pequenas empresas. Também permite a compensação de dívidas com precatórios e créditos de ICMS, reduzindo o impacto financeiro sobre o setor produtivo. Empresas em recuperação judicial e afetadas por calamidades climáticas também podem aderir ao programa.

Infraestrutura e saneamento

Além de liderar a bancada do PP, composta por sete deputados, Marcus Vinícius preside a Frente Parlamentar da Infraestrutura, que acompanha e fiscaliza obras de saneamento nos municípios gaúchos. Segundo o parlamentar, a transição para o Novo Marco Legal do Saneamento tem gerado questionamentos entre empresários e a sociedade devido ao volume de obras em andamento. “A Frente Parlamentar está realizando levantamentos, visitas às regiões e fiscalizações para garantir que o processo ocorra de forma eficiente. Nosso compromisso é encaminhar as demandas e cobrar soluções para os desafios enfrentados nesse período de transição”, afirmou o deputado estadual.

A Reunião-Almoço da Federasul ocorrerá no Salão Nobre do Palácio do Comércio e será transmitida ao vivo pelo canal da entidade no YouTube.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
31/03/2025 0 Comentários 480 Visualizações
Política

Assembleia Legislativa debaterá pedágios na BR-116 e cota da tainha

Por Jonathan da Silva 26/03/2025
Por Jonathan da Silva

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizará audiências públicas para discutir a revisão das cotas de pesca da tainha e o novo modelo de pedágios no Polo Pelotas, com o fim do contrato de concessão da Ecosul. A decisão foi aprovada por unanimidade nesta quarta-feira (26) pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo, a partir de requerimentos apresentados pelo deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida (PP).

A pesca da tainha movimenta a economia da região Sul, empregando aproximadamente 3,2 mil pescadores licenciados no Rio Grande do Sul. O governo federal estabeleceu uma cota de captura de 2,3 mil toneladas para 2025, o que, segundo Marcus Vinícius, compromete a subsistência das famílias que dependem dessa atividade. “Além dos pescadores, frigoríficos, transportadores, comerciantes e restaurantes também serão afetados. A pesca de arrasto de praia, uma prática artesanal transmitida de geração em geração, corre o risco de desaparecer diante da nova regulamentação”, afirmou o deputado.

Marcus Vinícius criticou a falta de justificativa técnica clara para a restrição imposta pelo governo federal, que, segundo ele, impacta apenas os pescadores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, enquanto embarcações industriais continuam atuando sem restrições semelhantes em outras regiões. O parlamentar gaúcho defende a ampliação do debate e a criação de políticas compensatórias para os trabalhadores do setor. As audiências serão realizadas em Rio Grande, São José do Norte, Pelotas e São Lourenço do Sul, reunindo pescadores, sindicatos, associações e especialistas.

Novo modelo de pedágios na BR-116

A comissão também aprovou a realização de audiências públicas para debater o futuro dos pedágios no Polo Sul da BR-116 e BR-392. O debate ocorre em meio à proximidade do término do contrato de concessão da Ecosul e a definição do novo modelo de gestão das rodovias.

Precisamos debater com transparência para evitar impactos negativos na economia local e no custo do transporte”, afirmou Marcus Vinícius. Ele acrescentou que a atuação da Ecosul trouxe prejuízos à região. “A Ecosul já destruiu com o povo e com a economia da Metade Sul. Primeiro, que ela não pode ter o contrato renovado e, segundo, que essa nova concessão apresenta aspectos estranhos até aqui. Fiscalizar e cobrar é o caminho, sempre ao lado da nossa comunidade, do nosso povo”, declarou Marcus Vinícius.

As audiências sobre os pedágios serão realizadas em Camaquã, Jaguarão, Canguçu e Guaíba, com datas a serem definidas pela Comissão em conjunto com o gabinete do parlamentar e os convidados para os debates.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/03/2025 0 Comentários 590 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO