Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

agricultura familiar

Cidades

Agricultores de Novo Hamburgo podem se candidatar a receber microaçudes até quarta

Por Ester Ellwanger 24/02/2022
Por Ester Ellwanger

Os agricultores familiares, pecuaristas e empreendedores familiares rurais de Novo Hamburgo interessados na escavação de microaçudes em suas localidades podem se cadastrar até a próxima quarta-feira, 02 de março, diretamente na Diretoria de Fomento ao Desenvolvimento Rural ou Emater, localizadas na Rua João Aloysio Algayer, nº 1238, em Lomba Grande.

Para se cadastrar, os agricultores devem apresentar o Talão de Produtor Rural. As candidaturas serão analisadas pelo respectivo conselho municipal. Serão construídos até 10 microaçudes.

A execução das obras será feita por meio de recursos do programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, do governo do Estado. O objetivo é apoiar a construção de estruturas de reservação de água para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores e pecuaristas almejando estabilidade nas suas produções frente aos recorrentes quadros de estiagens que ocorrem no Estado.

Está prevista a contratação de máquinas para construção de estruturas de armazenagem de água nas propriedades, por meio da contratação da prestação de serviços mecanizados, acesso a projeto técnico, regularidade ambiental e outorga de uso de água (cadastro SIOUT).

Mais informações pelos telefones 3596-1022 ou 9-9681-3828, da Diretoria de Fomento ao Desenvolvimento Rural, ou pelo número 9-9652-9335 da Emater.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
24/02/2022 0 Comentários 662 Visualizações
Cidades

Sapiranga segue em alta com investimentos no setor primário

Por Stephany Foscarini 18/09/2021
Por Stephany Foscarini

O setor primário sapiranguense atingiu um ótimo número, mostrando que a agricultura está em pleno desenvolvimento, com importantes investimentos e melhorias na agricultura familiar, fortalecendo os produtores gerando mais renda e emprego e maior retorno para o município. “Mesmo com a pandemia em 2020, aumentamos o valor adicionado do setor primário em R$ 3 milhão em relação à 2019. Isso prova que o setor primário ou o agronegócio não caiu, e é também fruto de uma boa gestão pública no setor”, destaca o secretário municipal de Agricultura, Valdes Cavalheiro de Araújo.

Em 2019, o valor adicionado somou R$ 16.466,930 e em 2020, passou para 19.487.130,69. Esse crescimento de recurso que o setor primário traz para o município é dentro do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Em 2022, o retorno previsto dentro do ICMS será em torno de R$ 606.000,00. O valor projetado é provisório e pode sofrer alteração.

Valdes salienta que a Prefeitura trabalha com um olhar direcionado ao produtor rural, buscando a cada dia beneficiar e valorizar o setor primário, como o incentivo à comercialização da produção na Feira do Agricultor. “Mesmo com a pandemia, respeitado todas as regras de distanciamento e higiene sanitária, mantivemos a feira municipal aberta.”

Outro fator que contribuiu para o aumento do valor adicionado foi o trabalho da secretaria em programas de subsídios aos produtores e a apresentação da nota fiscal de produtos. “Motivamos a movimentação de notas no talão de produtor. A Secretaria de Agricultura fez um trabalho minucioso de checagem e apresentação dos talões, tudo dentro do prazo. Ligamos e mandamos mensagens pelo WhatsApp, para que ninguém deixasse de apresentar o talão. Tivemos um número muito baixo de produtores que não apresentaram o talão de notas no prazo determinado pela receita estadual”, finaliza o secretário.

Foto: Eduardo Liotti/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/09/2021 0 Comentários 664 Visualizações
Cidades

Festival Sabores da Colônia tem início nesta sexta-feira

Por Milena Costa 03/08/2021
Por Milena Costa

Tem início nesta semana a edição 2021 do Festival Sabores da Colônia, evento que mescla programação presencial e online entre os dias 6 e 22 de agosto. A abertura oficial, com manifestação de autoridades e show da Banda Exemplo, acontece nesta sexta-feira, 6 de agosto, às 19h, com transmissão ao vivo pela página da Prefeitura de Nova Petrópolis no Facebook.

Ao longo da sexta-feira, os visitantes do Festival Sabores da Colônia já poderão aproveitar duas das principais atrações do evento: a feira, com exposição e venda de produtos coloniais na Rua Coberta, e os passeios de jardineira, com três opções de trajeto saindo da Praça das Flores.

“A feira de produtos coloniais, com um total de 23 expositores, e os passeios de jardineira, com três roteiros diferentes, são atrações fixas do Festival, que estarão à disposição do público em todos os dias de programação, das 9h às 19h”, detalha o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos.

No primeiro sábado da programação, dia 7 de agosto, a atração extra do Festival Sabores da Colônia será a oficina de Apicultura e Meliponicultura, ministrada pelos produtores Orlando Morschel e Otávio Krauspenhar. A atividade acontece às 10h, com transmissão ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook.

No domingo, 8 de agosto, os visitantes de Nova Petrópolis terão a oportunidade de conhecer a zona rural através de uma caminhada promovida pela Associação Tchon Ji. A Caminhada Roteiro Sítio Grünes Paradies, tem início às 8h junto ao Moinho Rasche, atrativo turístico que remete ao passado colonial de Nova Petrópolis. O trajeto tem 16,2 km e o custo da inscrição é de R$ 30,00. Informações pelo telefone (54) 99109-5073 ou no e-mail [email protected].

“Nosso interior está repleto de riquezas, como as cadeias produtivas da agricultura familiar, a cultura e as belezas naturais(…)”

“Nosso interior está repleto de riquezas, como as cadeias produtivas da agricultura familiar, a cultura e as belezas naturais. E as atividades do Festival Sabores da Colônia irão proporcionar ao público a possibilidade de conhecer mais do lado rural de Nova Petrópolis”, afirma o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke.

Para a realização do Festival Sabores da Colônia, serão obedecidos os protocolos sanitários estabelecidos para a região através do “Sistema 3As de Monitoramento”. Entre as medidas de prevenção estão o uso obrigatório de máscara, controle de distanciamento nos estandes e disponibilidade de álcool gel. Equipes de segurança atuarão em período integral para acompanhar e orientar o distanciamento do público. Não será permitida a degustação e/ou consumo de alimentos e bebidas na Rua Coberta.

Festival Sabores da Colônia é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, através das Secretarias Municipais de Turismo, Indústria e Comércio e de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café. O evento conta com apoio de Emater/Ascar RS, Cetanp, Sicredi Pioneira RS e Bitcom.

Foto:  Francis Jonas Limberger/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/08/2021 0 Comentários 768 Visualizações
Business

Governo libera R$ 251,2 bilhões em crédito rural

Por Milena Costa 23/06/2021
Por Milena Costa

Em cerimônia no Palácio do Planalto nesta terça-feira (22), o governo lançou oficialmente o Plano Safra 2021/2022, que garantirá R$ 251,2 bilhões em crédito para apoiar a produção agropecuária nacional. Os juros do programa variam de 3% a 4,5% para os agricultores familiares, com outras taxas para os demais segmentos. Na prática, os financiamentos começarão a ser liberados no próximo dia 1º de julho, com operacionalização do Banco do Brasil, da Caixa Econômica, entre outras instituições financeiras.

Agricultores que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) terão taxas de juros entre 3% e 4,5% ao ano. Já para o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), a taxa ficou em 6,5%. Para os demais produtores, a taxa de juros fica em 7,5%. Do total de recursos, R$ 177,78 bilhões serão destinados ao custeio e comercialização, enquanto R$ 73,45 bilhões serão para investimentos. O aporte do Tesouro Nacional para equalização de juros foi de R$ 13 bilhões.

“Com esse ciclo, vamos manter o agronegócio como o setor mais dinâmico da economia. Priorizamos o apoio a quem mais precisa: a agricultura familiar e os investimentos em baixo carbono”.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, destacou que o Brasil colhe os frutos de uma agricultura moderna, sustentável e considerada a ‘melhor do mundo’. “Com esse ciclo, vamos manter o agronegócio como o setor mais dinâmico da economia. Priorizamos o apoio a quem mais precisa: a agricultura familiar e os investimentos em baixo carbono”, explicou a ministra.

Na sequência, o presidente da República, Jair Bolsonaro, elogiou o desempenho do agronegócio na economia e comentou a capacidade de preservação ambiental do produtor brasileiro: “O Brasil é um país fantástico, querido por todos, não apenas pelo nosso futebol, mas pela nossa gente. Alimentamos 1 bilhão de pessoas e somos o país que mais preserva. Vamos nos orgulhar de sermos parte de um países que menos decresceu, apesar da pandemia”.

“Precisamos valorizar o papel dos pequenos negócios e de suas famílias, que trabalharam incessantemente para garantir a continuidade da produção no campo e o abastecimento de alimentos no país, mesmo durante a pandemia”.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, parabeniza a iniciativa do governo de privilegiar o produtor rural, com destaque para a liderança da ministra Tereza Cristina. “Precisamos valorizar o papel dos pequenos negócios e de suas famílias, que trabalharam incessantemente para garantir a continuidade da produção no campo e o abastecimento de alimentos no país, mesmo durante a pandemia. Esses recursos se somam aos demais programas do governo, que fomentam a retomada das micro e pequenas empresas. O Plano Safra representa recursos garantidos para o produtor rural”, completa Melles.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

23/06/2021 0 Comentários 674 Visualizações
Variedades

SindiTabaco fala sobre a importância do combate ao trabalho infantil

Por Milena Costa 09/06/2021
Por Milena Costa

O 12 de junho é, desde 2002, a data escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para relembrar a importância do combate ao trabalho infantil em todo o mundo. Mas no setor do tabaco, o tema já tomava contornos práticos em 1998, com as primeiras ações do Programa O Futuro é Agora!, lançado pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco).

Considerado um case de sucesso na agricultura familiar, o setor de tabaco é pioneiro no combate ao trabalho infantil no meio rural, sendo o único a exigir o comprovante de matrícula dos filhos dos agricultores em idade escolar e o atestado de frequência para a renovação do contrato comercial existente entre empresas e produtores, dentro do Sistema Integrado de Produção de Tabaco.

Segundo o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, as primeiras ações visavam a conscientização sobre a importância da frequência escolar. “Naquela época, as empresas se organizavam em contato com os municípios para de forma ativa resolver questões pontuais de evasão escolar, causadas principalmente pela falta de escolas e de transporte para os filhos dos produtores”, relata.

Com o passar dos anos, as ações foram evoluindo e culminaram na fundação do Instituto Crescer Legal, que já beneficiou mais de 500 jovens do meio rural. O Instituto é pioneiro ao oferecer aprendizagem profissional sem sair do campo e da escola, formando adolescentes em um curso de gestão rural e empreendedorismo no contra turno escolar.

“Para a grande maioria, além de ser uma oportunidade de qualificação oferecida sem a necessidade de sair de suas comunidades, é também o primeiro emprego formal”

“Para a grande maioria, além de ser uma oportunidade de qualificação oferecida sem a necessidade de sair de suas comunidades, é também o primeiro emprego formal, uma vez que o programa segue a Lei de Aprendizagem e os jovens participantes recebem salário proporcional a 20 horas semanais. Com isso, os adolescentes ocupam seu dia no curso e na escola, longe de tarefas impróprias para a idade”, destaca Schünke que também é diretor presidente do Instituto Crescer Legal.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

09/06/2021 0 Comentários 664 Visualizações
Cidades

Campo Bom estuda aderir ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Por Milena Costa 02/06/2021
Por Milena Costa

Campo Bom estuda aderir a mais uma iniciativa para fomentar a agricultura familiar e, junto a isso, aumentar o acesso das pessoas mais vulneráveis a alimentos de qualidade nutricional. Através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), instituído pelo art. 19 da Lei nº 10.696, municípios recebem verbas federais para a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, com destino às pessoas em situação de insegurança alimentar atendidas pela rede de assistência social.

O programa já é realidade em Estância Velha, conforme foi observado na manhã desta terça-feira (1) pelo secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Gabriel Colissi, o coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Airton Schäfer, e o coordenador da Emater Campo Bom, Claudinei Baldissera. À convite do secretário de Desenvolvimento Social de Estância Velha, José Dresch, eles puderam ver de perto como funciona o programa naquele município, acompanhando a entrega dos alimentos pelos agricultores e a distribuição para a comunidade. Ao fim da visita, a Prefeitura ainda recebeu uma cesta com a apresentação dos produtos disponibilizados em Estância Velha, todos plantados dentro da cidade.

“Depois de conhecerem o programa na prática, nossas secretarias de Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Econômico, junto à Emater, já têm uma visão do que pode ser feito em Campo Bom para beneficiar nossa agricultura familiar e prestar assistência às pessoas que mais precisam”, afirma o prefeito Luciano Orsi.

Já estamos dando os primeiros passos para adesão ao programa, e essa visita nos deixou com ainda mais vontade de torná-lo realidade em Campo Bom, lembrando que a Administração Municipal já direciona cerca de 35% dos recursos recebidos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a compra de alimentos provenientes da agricultura familiar.

Foto: Divulgação/Gabriel Silveira | Fonte: Assessoria

 

02/06/2021 0 Comentários 573 Visualizações
Business

Instituto Crescer Legal: seis anos criando oportunidades para os jovens do campo

Por Caren Souza 20/04/2021
Por Caren Souza

Sim, nós podemos! O chamado para um despertar empreendedor já ecoa na vida de centenas de adolescentes do meio rural. História que teve início em 23 de abril de 2015, com a fundação do Instituto Crescer Legal, e que vem se desdobrando com ações inovadoras de valorização do campo, do olhar empreendedor e do respeito ao gênero. A iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) contou com o apoio e adesão de pessoas envolvidas com a educação e com o combate ao trabalho infantil, em especial em áreas produtoras de tabaco, na Região Sul do País.

Passados os primeiros seis anos, muitos foram os desafios e vitórias. O Programa de Aprendizagem Profissional Rural, responsável por tornar real a presença de jovens aprendizes nas zonas rurais, pode ser considerado uma das ações mais inovadoras no combate ao trabalho infantil e na qualificação dos jovens da agricultura familiar.

“Os adolescentes são contratados como jovens aprendizes, mas não realizam atividades laborais como ocorre com os aprendizes nas cidades. Eles são contratados pelas empresas de tabaco para frequentarem o curso de empreendedorismo e gestão rural. A formação é feita por educadores do Instituto em instituições de ensino parceiras, localizadas em comunidades rurais. Assim, os jovens continuam vivendo com suas famílias, frequentando o ensino regular e, no contraturno, participam de atividades próprias a sua idade e voltadas à realidade do campo”, explica a gerente do Instituto, Nádia Fengler Solf.

Em seis anos, o Programa de Aprendizagem já beneficiou 474 jovens de 11 municípios gaúchos. Mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia, o Instituto Crescer Legal, com o apoio imprescindível de suas associadas, manteve os contratos de 141 jovens em 2020. Em 2021, 135 adolescentes participam do Programa, oriundos de sete municípios gaúchos: Boqueirão do Leão, Canguçu, Cerro Branco, Herveiras, Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul e Sinimbu.

“O combate ao trabalho infantil pauta o setor do tabaco há pelo menos duas décadas e o Instituto foi uma das soluções que encontramos para oportunizar aos filhos de produtores uma oportunidade de qualificação integrada à vida escolar. Ao enfrentarmos o problema, conseguimos vislumbrar soluções possíveis e que trazem ainda mais valor ao agronegócio, por meio do espírito empreendedor”, avalia o presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke.

Recentemente, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural foi homenageado na 17ª edição do Prêmio Innovare. Das 189 práticas de todo país inscritas na categoria Justiça e Cidadania, o programa do Instituto ficou entre as duas finalistas. “É o reconhecimento de um trabalho que conta com o apoio de muitas pessoas e que temos certeza que trará ainda bons frutos para o meio rural”, comemora Schünke.

Henrique Teichmann, egresso do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, avalia que a experiência foi transformadora. “Passei a ver o mundo de forma diferente, um mundo de oportunidades. Aprendi a ser mais responsável e a colocar em prática projetos de vida que imaginava não serem possíveis realizar”, enfatiza.

Além do programa voltado aos jovens aprendizes, o Instituto também promove desde 2017 o programa “Nós por Elas – A voz feminina do campo”, com a participação de egressas do Programa de Aprendizagem. A ação visa capacitar jovens rurais em comunicação através da produção de programas de rádio, com promoção da reflexão sobre a questão de gênero e temas sensíveis à realidade feminina no campo. E, desde 2020, a entidade atua junto a professores das escolas do campo do município de Canguçu, abordando as Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação.

Para Camila dos Santos, egressa do Programa de Aprendizagem Profissional Rural e participante do Programa Nós por Elas, o grande diferencial do Instituto está nas oportunidades. “O Instituto abriu portas para diversas oportunidades que me trouxeram grandes aprendizados, como valorizar e empreender no lugar em que vivo, o meio rural. Também me mostrou que o mais importante é dar o primeiro passo e que precisamos ser protagonistas dos nossos sonhos”, avalia.

Crédito: Junio Nunes | Fonte: Assessoria
20/04/2021 0 Comentários 673 Visualizações
Business

APL de Agroindústria e Agricultura familiar faz balanço de atividades

Por Caren Souza 23/03/2021
Por Caren Souza

O Arranjo Produtivo Local de Agroindústria e Alimentos da Agricultura Familiar (APL VRP) de Santa Cruz do Sul realizou uma reunião de governança para apresentar um balanço de atividades do período 2018-2021 e a apresentação da plataforma de comercialização Daqui Alimentos, que recebeu adequações. Ainda houve o comunicado que o atual convênio que mantém o APL irá finalizar em maio, e por enquanto não possui nenhuma perspectiva de acesso a projetos que promovam as atividades do programa de Arranjos Produtivos Locais (APLs), deixando a partir desse período sem equipe técnica.

Que a nossa região, entenda e mantenha o legado desses oito anos de APL.

O encontro ocorreu no dia 16 de março e reuniu de forma virtual as entidades que compõem a governança do APL. Houve a apresentação do balanço das atividades realizadas, com destaque as ações do projeto Rede de Comercialização da Agricultura Familiar, que conta com recursos da Consulta Popular 2016/2017, o que possibilitou a realização de atividades formativas para os agricultores familiares, como visitas técnicas e a disponibilização de um sistema de gerenciamento de estoque e fluxo de mercadorias integrado à plataforma Daqui Alimentos para as cooperativas da agricultura familiar da região.

Neste período também teve o apoio e realização de feiras de alimentos, além de realização de atividades formativas no Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo, atendendo mais 1,3 mil agricultores familiares, de 43 municípios diferentes e contando com mais de 30 instituições parceiras.

Em 2020 também contou com a parceria entre Unisc, Emater e APL VRP para construção de rótulos e tabelas nutricionais para as agroindústrias familiares da região, atendendo 14 unidades dos municípios de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Sinimbu e Passo do Sobrado.

Em seguida, teve a apresentação e a entrega da plataforma de comercialização Daqui Alimentos, que recebeu diversas atualizações na sua plataforma online, possibilitando aos agricultores e cooperativas regionais a oferta de produtos da agricultura familiar diretamente aos consumidores, além de permitir o gerenciamento das Unidades Produtivas, caderno de campo e estoque. Ela está disponível através do site www.daquialimentos.com.br para agricultores familiares, cooperativas e consumidores dos 23 municípios de abrangência do Corede Vale do Rio Pardo.

Muitas mãos

O coordenador da governança do APL VRP, João Paulo Reis Costa destaca que o APL é um trabalho a muitas mãos. “Na coletividade de fato e que demonstra o quanto a pauta em comum de fortalecimento da Agricultura Familiar Camponesa pode unificar uma região, e trazer ganhos em todos os setores da mesma”. Sobre o encerramento do APL, João Paulo observa que o que vale ao final de uma lida e uma luta, é a sensação de missão cumprida. “Que a nossa região, entenda e mantenha o legado desses oito anos de APL”.

Para o gestor executivo do APL, Wandoir Sehn, foram mais de R$ 16 milhões investidos ao longo desse período no Vale do Rio Pardo, que promoveram a agricultura familiar, as agroindústrias familiares, a produção de alimentos, possibilitando a geração de renda a partir dessas atividades, a diversificação das propriedades e abastecendo a região com alimentos de qualidade.

Fonte: Assessoria
23/03/2021 0 Comentários 684 Visualizações
Cidades

Pão produzido pela agricultura familiar passa a fazer parte do cardápio das refeições entregues nas escolas municipais de Campo Bom

Por Gabrielle Pacheco 15/08/2020
Por Gabrielle Pacheco

Os kits de alimentos distribuídos para alunos da rede municipal de ensino de Campo Bom contarão com um sabor caseiro a mais. A partir do dia 24 de agosto, uma vez por semana as marmitas serão entregues acompanhadas de duas fatias de pão. O prefeito Luciano Orsi explica o motivo do novo item no cardápio. “O pão integral faz parte de uma distribuição saudável de nutrientes no cardápio dos alunos, necessários para o desenvolvimento e a energia das crianças”, afirma. Como incentivo à movimentação comercial no município, os pães serão adquiridos de produtores locais.

A fabricação do primeiro lote de pães fica por conta da produtora campo-bonense, Jaciara Kappler, 30 anos, e sua família, que tendo todos os cuidados com a higienização do ambiente de preparo e entrega, vão repassar quatro mil fatias de pão para os estudantes. Jaciara explica que os pães serão produzidos no dia anterior à entrega para que cheguem fresquinhos às mesas. Além disso, as duplas de fatias serão entregues às escolas em saquinhos separados, evitando que precisem ser manejadas novamente.

A produtora, que há cinco anos fornece para o Município, ainda comenta que, com a pandemia, teve uma queda de cerca de 75% nos seus lucros e a Prefeitura voltar a adquirir os pães, foi um alívio. “Poder voltar a fazer essa entrega, é tudo para nós, nossa principal venda é para as escolas e ficamos felizes em saber que esse alimento vai chegar para as crianças e famílias que precisam”, disse Jaciara.

Foto: Jordana Fioravanti/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/08/2020 0 Comentários 640 Visualizações
Business

Expoagro é cancelada em razão de Coronavírus

Por Gabrielle Pacheco 13/03/2020
Por Gabrielle Pacheco

A Expoagro, feira de agricultura familiar que ocorreria entre os dias 18 e 21 de março, em Rio Pardo (RS), teve seu cancelamento anunciado pela organização hoje (13). Segundo a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o evento foi cancelado em razão de diretrizes do Ministério da Saúde, direcionadas à diminuição do contágio do COVID-19 no país. “A Afubra toma essa posição com tristeza, mas na certeza de estar fazendo o melhor pelos produtores rurais e pela comunidade em geral, que habitualmente prestigiam a Expoagro Afubra”, afirma a organização em nota oficial.

Confira a nota oficial na íntegra:

“A Associação dos Fumicultores do Brasil, organizadora da Expoagro Afubra, sensível à situação atual que envolve a questão do coronavírus no País e no mundo, e atendendo às orientações do Ministério da Saúde, que ‘estabelece medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19), bem como da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI)’, decidiu pelo cancelamento da Expoagro Afubra, feira voltada à agricultura familiar, que aconteceria entre 18 e 21 de março de 2020, em Rincão Del Rey, município de Rio Pardo/RS.

A entidade lamenta profundamente o fato, mas, neste momento, é vital unir esforços para conter a escalada da doença e proteger a população, evitando aglomerações de pessoas, já que era esperado um público de aproximadamente 150 mil pessoas nos quatro dias do evento.

A decisão da Afubra também está seguindo, rigorosamente, um dos lemas que norteia suas atividades de ‘um por todos e todos por um’. É o momento de tomar uma decisão, pensando no bem-estar coletivo.

Assim, agindo com a responsabilidade social que lhe cabe e que sempre pautou sua trajetória em seus 65 anos de existência, que seriam comemorados justamente durante o transcorrer da feira, em 21 de março, a Afubra toma essa posição com tristeza, mas na certeza de estar fazendo o melhor pelos produtores rurais e pela comunidade em geral, que habitualmente prestigiam a Expoagro Afubra.”

Foto: Divulgação
13/03/2020 0 Comentários 455 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO