Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Categoria

Business

Business

Rincon del Sarandy anuncia liquidação de plantel em megaleilão de 30 anos

Por Marina Klein Telles 03/03/2026
Por Marina Klein Telles

No ano em que comemora 30 anos, a Rincon del Sarandy, uma das mais tradicionais cabanhas do Rio Grande do Sul, anuncia a liquidação de 100% de seu rebanho Angus, Brangus, Ultrablack e manada Crioula. Em um evento inédito que levará ao mercado uma genética de exceção, a propriedade, localizada em Uruguaiana (RS), ofertará 2,5 mil animais em um megaleilão que promete movimentar a pecuária brasileira no mês de junho. A oferta será dividida por categorias e negociada em uma verdadeira maratona de 12 dias de remates, entre 30 de maio e 10 de junho, em formato virtual. “A Liquidação Rincon leva ao mercado a oferta rara e integral de uma genética multipremiada. É a venda de um legado construído por gerações que, além de resultado, carrega identidade”, frisou o leiloeiro Fábio Crespo, que conduzirá as vendas ao lado dos times da Parceria Leilões e Programa Leilões.

A Rincon del Sarandy foi fundada por Claudia Indarte Silva ao lado dos filhos Ignacio e Martin em 1996. O projeto foi construído em terras herdadas do marido, o também pecuarista Neco Tellechea, falecido em acidente de carro em 1989. Munida de coragem e muito amor por suas raízes, Claudia transformou as terras daquele “cantinho” no distrito do Sarandi em referência na raça Angus. Com o passar dos anos, Ignacio e Martin assumiram o projeto e expandiram o negócio. Em três décadas, a Rincon del Sarandy acumulou mais de 500 prêmios nas pistas de julgamento e mais de 50 grandes campeonatos. “Meus filhos aprenderam no campo que as grandes conquistas são fruto de paciência e muita dedicação. Essa sempre foi a essência da Rincon”, salientou Claudia.

A decisão de liquidar o plantel, conta Martin Tellechea, veio do desejo de dedicar-se integralmente a seus próprios projetos. Sócio do Grupo Manda Brasa, dos restaurantes 20Barra9, com unidades em Porto Alegre (RS) e no Litoral, e do 1835 Carne e Brasa, em Canela (RS), o empresário conta que seguirá na “pecuária”, mas, desta vez, focado apenas na entrega da melhor experiência de carne à mesa do consumidor. “Foram três décadas de muitos sonhos e conquistas que me tornaram quem eu sou. Foi na Rincon que aprendi o valor do trabalho e carregarei isso comigo onde eu for”, frisou.

Convencido a honrar o legado da família e sua própria vocação, Ignacio Tellechea dará início a um projeto solo na pecuária, usando a consagrada marca Rincon del Sarandy. Para garantir o lastro genético de seu novo criatório, ele resguardou um estoque de 500 embriões das melhores doadoras do plantel, que serão a base da Rincon 2.0. Vice-presidente da Associação Brasileira de Angus e encarregado de organizar o Secretariado Mundial de Angus no Brasil, em 2027, o pecuarista planeja atuar pela valorização da genética nacional. “Só o Brasil tem condições de produzir a proteína animal que o mundo demandará nos próximos anos. Adaptados e funcionais, os reprodutores e matrizes selecionados no Brasil são o futuro da produção de proteína de alta qualidade nos diferentes biomas”, ponderou.

O megaleilão Rincon 30 anos ocorre em um momento de retomada de preços da pecuária e com previsão de bons negócios. “É um ano em que a procura por fêmeas está muito aquecida, e a genética de animais funcionais e adaptados, valorizada. O rebanho Rincon oferece exatamente isso. É um ato de muito desprendimento, que dá ao mercado uma oportunidade única”, completou o consultor e pecuarista Felipe Cassol.

A agenda das comemorações dos 30 anos da Rincon del Sarandy começa em 18 de maio com o Rincon Day, dia de campo que abre a Expoutono de Uruguaiana com apresentação do gado na sede da fazenda. Neste dia, a Rincon dará um spoiler de seu megaleilão, leiloando um animal de cada categoria exposta a escolha dos presentes. A data também promete muita confraternização e um Sunset no final de tarde com direito à carne premium e vista privilegiada dos campos do Sarandi.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
03/03/2026 0 Comentários 155 Visualizações
Business

Sicredi Pioneira oferece condições especiais para o setor coureiro-calçadista na Fimec

Por Marina Klein Telles 03/03/2026
Por Marina Klein Telles

A Sicredi Pioneira marca presença na 49ª Fimec – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, que ocorre de 3 a 5 de março, na Fenac, em Novo Hamburgo. Pelo sexto ano consecutivo, a cooperativa é patrocinadora do evento, reforçando sua estratégia de proximidade com o setor coureiro-calçadista.

Com um estande de 30m² localizado no pavimento superior, no corredor G, a instituição participa de forma integrada ao ecossistema, com um espaço projetado para conectar empresas, promover diálogos e acelerar parcerias que impulsionam toda a cadeia produtiva. De acordo com o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Luiz Cesar Wazlawick, a feira possibilita gerar conexão com entidades setoriais, organizações empresariais, poder público e demais instituições da área. “A Fimec é altamente estratégica, pois gera conexões, desenvolvimento, impacto econômico e social. Para nós, estar na feira é uma forma concreta de reforçar nossa parceria com o desenvolvimento do setor, impulsionando oportunidades, fortalecendo relações e contribuindo para a geração de novos negócios”, afirma.

Durante o evento, a cooperativa coloca à disposição dos visitantes e expositores as soluções para pessoa jurídica, estruturadas para atender às demandas da indústria coureiro-calçadista. Entre as opções estão linhas de crédito para capital de giro, investimento empresarial e operações de câmbio. Em razão da feira, a instituição oferece condições especiais para este público ao longo do mês de março. “Queremos que o empresário encontre na Sicredi Pioneira um parceiro com quem contar de verdade. Levamos para a Fimec um portfólio completo, preparado para atender diferentes necessidades, desde soluções simples para gestão de fluxo de caixa e movimentações financeiras até investimentos estruturados de longo prazo, sempre com proximidade e entendimento da realidade de cada negócio”, destaca Wazlawick.

Para capital de giro, os prazos chegam a até 60 meses, com possibilidade de até 12 meses de carência e taxas pré-fixadas em condições diferenciadas. No caso de investimento empresarial, o prazo pode alcançar até 120 meses, com até 12 meses de carência e taxas variáveis. Outro destaque é a linha BNDES Finame Materiais, com prazo de até 84 meses, destinada à aquisição de insumos e bens industrializados, sem incidência de IOF, conforme regras de enquadramento do BNDES.

As operações de câmbio contam com condições personalizadas, considerando o perfil e a estratégia de cada empresa. Os associados podem contar com linhas de crédito de câmbio, Hedge de câmbio com proteção contra variação cambial e acesso ao Portal Comex, sistema online gratuito do Sicredi para gerenciar operações internacionais.

Além das soluções financeiras, a cooperativa reforça o compromisso com atendimento humano e consultoria especializada, apoiando empresários na tomada de decisão. Segundo Wazlawick, a proposta é acompanhar o ritmo do setor e oferecer suporte consistente ao longo de todo o ciclo produtivo. “Nosso objetivo é potencializar a participação como patrocinador e parceiro das entidades, nos aproximando ainda mais dos associados que expõem ou visitam a feira. Esperamos impulsionar negócios e contribuir para que a Fimec gere ainda mais desenvolvimento local, emprego e renda”, conclui.

Para saber mais sobre as soluções da Sicredi Pioneira para o setor coureiro-calçadista, acesse: sicredipioneira.com.br/servicos/para-empresas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
03/03/2026 0 Comentários 162 Visualizações
Business

Retirada de lucros e transferências para o CPF: o que muda com a nova tributação?

Por Marina Klein Telles 03/03/2026
Por Marina Klein Telles

A Exatus Contabilidade realiza, no dia 5 de março, às 19h, mais uma edição do ciclo de palestras Em Foco, trazendo para o centro do debate um tema estratégico e atual: o planejamento tributário e os impactos das possíveis mudanças na tributação. O evento acontece no auditório do Müller Centro Empresarial (Rua Caseiro de Abreu, 170 – Estância Velha).

O encontro será conduzido por Gilberto Müller, diretor da Exatus, e pelo advogado Nestor Breier. Os palestrantes abordarão as regras atuais de isenção para sócios, a possível tributação de dividendos e os impactos diretos dessas mudanças para empresas e empresários. A proposta é oferecer uma análise prática e esclarecedora, contribuindo para decisões mais seguras e estratégicas.

A palestra também trará um panorama do cenário tributário previsto para 2026, com foco no planejamento estratégico, nas regras vigentes de isenção e na proposta de tributação de 10% na fonte sobre dividendos mensais superiores a R$ 50 mil.

“O objetivo é mostrar o que muda, como funcionam hoje as regras para dividendos no Brasil e o que pode acontecer com a distribuição de lucros. A discussão deixa de ser apenas quanto cada um paga e passa a considerar quem arca com o custo do alívio concedido à base da pirâmide, além dos reflexos sobre investimento, emprego e competitividade”, destacam os palestrantes.

Exclusivo para clientes da Exatus, o evento será realizado de forma presencial, com transmissão ao vivo pelo YouTube, ampliando o acesso ao conteúdo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo WhatsApp (51) 99878-0143. As vagas presenciais são limitadas. Após a confirmação da inscrição, o participante receberá o link para acompanhar a transmissão ao vivo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
03/03/2026 0 Comentários 148 Visualizações
Business

Inadimplência de aluguel no Rio Grande do Sul registra menor taxa dos últimos 12 meses, aponta Índice Superlógica

Por Marina Klein Telles 03/03/2026
Por Marina Klein Telles

A inadimplência de aluguel no Rio Grande do Sul registrou a menor taxa dos últimos 12 meses em janeiro, saindo de 3,26% em dezembro, para 2,96% no período – variação de 0,30 ponto percentual. Já no comparativo com o mesmo mês de 2025 (2,86%), houve um aumento de 0,10 ponto percentual. O índice no estado também ficou abaixo da média nacional, que foi de 3,29% no período. Os dados são do Índice de Inadimplência Locatícia da Superlógica, principal plataforma de soluções tecnológicas e financeiras para os mercados condominial e imobiliário no país.

Segundo Manoel Gonçalves, Diretor de Negócios para Imobiliárias da Superlógica, “a queda na inadimplência do Rio Grande do Sul mostra um cenário de estabilidade positivo e abaixo da média nacional. Mas, ainda assim, é importante se manter atento a fatores como inflação e juros, que continuam pressionando os gastos fixos e podem impactar a capacidade de pagamento dos locatários nos próximos meses”.

Em janeiro, a região Norte voltou ao topo do ranking de inadimplência, com uma taxa de 4,03%, enquanto o Nordeste, no topo desde junho de 2025, inicia 2026 em segundo lugar, com 3,96% – uma diminuição de 1,27 ponto percentual, ante 5,23% de dezembro. A região Centro-Oeste marca o terceiro lugar com 3,28%, um recuo de 0,25 ponto percentual, após 3,53% do mês anterior. O Sudeste aparece em seguida, com taxa de 3,16% – leve aumento de 0,01 ponto percentual em relação a dezembro (3,15%) –, e o Sul com 2,46%, mantendo a menor taxa do país, também com queda de 0,22 ponto percentual em relação ao mês anterior (2,68%).

Na região Sul, os imóveis comerciais lideram a inadimplência de aluguel, com 3,08% em janeiro, mesmo com uma queda de 0,63 ponto percentual em relação a dezembro (3,71%). Em seguida, aparecem as casas, com 2,93% – diminuição de 0,64 ponto percentual frente aos 3,29% do mês anterior – e a inadimplência de apartamentos manteve estabilidade de dezembro para janeiro, com 1,96% e 1,95%, respectivamente.

No cenário nacional, a inadimplência em imóveis residenciais de alta renda (na faixa de aluguel acima de R$ 13.000), que esteve no topo das taxas mais altas durante 2025, teve queda expressiva de 1,27 ponto percentual, em janeiro, com média de 4,77% contra 6,04%, em dezembro. Com este recuo, os imóveis na faixa de até R$ 1.000 registraram a maior taxa no período no segmento residencial, apesar de uma redução de 0,13 ponto percentual, saindo de 5,89% para 5,76%, em janeiro. A inadimplência de imóveis de R$ 3.000 a R$ 5.000 e R$ 2.000 a R$ 3.000 foram as mais baixas, com taxas de 1,76% e 1,82%, respectivamente.

“Apesar da queda na inadimplência na faixa de até R$ 1.000, essa categoria teve a maior taxa em janeiro, o que pode indicar um aperto maior neste início de ano para as famílias de menor renda. Ainda é cedo para cravar uma tendência: será preciso acompanhar os próximos meses para entender se é um movimento pontual, especialmente porque, ao longo de 2025, a faixa acima de R$ 13.000 concentrou os maiores níveis de inadimplência”, analisa Gonçalves.

Já em relação aos imóveis comerciais, a faixa até R$ 1.000 continua com a maior taxa, de 7,22%, mas teve redução expressiva de 0,84 ponto percentual na comparação com o mês anterior (8,06%). A segunda maior taxa foi em imóveis acima de R$ 13.000, com 5,48%. Já a menor foi na faixa de R$ 2.000 a R$ 3.000, de 3,78%.
Em relação ao tipo de imóvel, a taxa de inadimplência de apartamentos caiu pela terceira vez seguida, para 2,15%, após alcançar 2,23% em dezembro; a de casas teve queda de 3,74% para 3,54%. Os imóveis comerciais também apresentaram recuo, de 4,65% de inadimplência, em dezembro, para 4,46%, no último mês.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
03/03/2026 0 Comentários 151 Visualizações
Business

Mercofrio 2026 projeta o futuro da climatização e refrigeração

Por Marina Klein Telles 02/03/2026
Por Marina Klein Telles

O setor de Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração (AVAC-R) atravessa um ciclo de mudanças profundas, impulsionado por inovação tecnológica, exigências ambientais mais rigorosas e novas demandas da sociedade. Nesse cenário, a ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação anuncia a realização do Mercofrio 2026, reafirmando o congresso como o principal encontro técnico do Sul do Brasil dedicado à sustentabilidade, à inteligência artificial e à competitividade do segmento.

Em sua 15ª edição, o Mercofrio 2026 será realizado de 15 a 17 de setembro, no BarraShoppingSul, em Porto Alegre (RS). Com o tema “AVAC-R Inteligente: IA, Eficiência e Qualidade do Ar para um Planeta Sustentável”, o evento fortalece a conexão entre academia, indústria e mercado, estimulando a troca de conhecimento e a construção de soluções alinhadas aos desafios climáticos e regulatórios.

Segundo o coordenador do Mercofrio 2026, Ricardo Albert, os eixos estruturantes desta edição incluem descarbonização e sustentabilidade, qualidade do ar interno (QAI), segurança alimentar e cadeia do frio, normas técnicas e legislação, além da aplicação prática da inteligência artificial aos sistemas AVAC-R. “O Mercofrio deixou de ser apenas um congresso técnico e passou a ocupar um papel estratégico para o setor de HVAC ao conectar quatro forças que definem o presente e o futuro da climatização: aquecimento global, inovação tecnológica, Inteligência Artificial e qualidade do ar. Em um contexto de elevação das temperaturas médias e maior pressão regulatória, o encontro se consolida como espaço qualificado para debater eficiência energética, redução de emissões, uso de refrigerantes de baixo GWP e tecnologias inteligentes capazes de aprimorar o desempenho operacional e ambiental das empresas.”

A programação reunirá palestras técnicas e acadêmicas ao longo do dia e treinamentos práticos no período noturno, por meio da “Resenha do Frio”, iniciativa voltada à capacitação de instaladores e profissionais de campo, ampliando o alcance do conhecimento aplicado.

Para o presidente da ASBRAV, Mário Henrique Canale, o congresso também representa um movimento estratégico de fortalecimento institucional e de preparação do mercado para uma nova realidade climática e digital. “Ao integrar sustentabilidade, eficiência e saúde, o Mercofrio estabelece um novo parâmetro para o setor. A incorporação da Inteligência Artificial ao monitoramento preditivo, à otimização automática do consumo energético e à análise de dados, aliada a soluções avançadas de Qualidade do Ar Interior, coloca o segmento como protagonista na criação de ambientes mais seguros, produtivos e sustentáveis. O evento se consolida como plataforma de transformação para um mundo mais quente, mais regulado e cada vez mais atento à saúde das pessoas”, destaca.

O público-alvo inclui engenheiros, projetistas, gestores, técnicos especialistas, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de representantes do setor público e formuladores de políticas. A proposta é oferecer um ambiente propício ao networking qualificado, à divulgação de trabalhos acadêmicos e à geração de oportunidades estratégicas para a indústria.

Reconhecido pelo elevado padrão técnico e pelo compromisso com as pautas ambientais, o congresso reuniu mais de 650 participantes na edição anterior, com 26 palestras, 40 palestrantes e cinco painéis temáticos, consolidando sua relevância no calendário do setor.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento https://mercofrio.com.br/

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
02/03/2026 0 Comentários 196 Visualizações
Business

Com 124 alunos na operação, Senai-RS produzirá mil pares de calçados na 49ª Fimec

Por Marina Klein Telles 02/03/2026
Por Marina Klein Telles

O Sistema FIERGS participará da 49ª Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec), que ocorre de terça (3) a quinta-feira (5), na Fenac, em Novo Hamburgo. Proporcionando formação prática a futuros profissionais do setor, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) mobiliza uma equipe de 124 alunos das unidades de Novo Hamburgo e Igrejinha, além de instrutores, para produzir mil pares de calçados na Fábrica Conceito – local que mostra aos visitantes todo o processo de produção de uma fábrica do setor calçadista em tempo real.

Do total produzido, 600 pares, de modelo unissex, serão destinados à prefeitura de Novo Hamburgo, que distribuirá aos alunos da rede pública do município. Os outros 400 pares correspondem a botas femininas, idealizadas pelos instrutores do Senai, sendo 200 em couro preto e 200 em couro marrom. A iniciativa conta com o apoio da unidade Senai de Estância Velha, responsável por viabilizar o couro que será utilizado na confecção. Após a feira, as botas serão entregues à coordenação da Fimec, que fará a distribuição.

Antes da feira, os alunos participaram do desenvolvimento da embalagem das botas. O projeto envolveu 34 turmas das unidades de Estância Velha e Novo Hamburgo, reunindo cerca de 900 estudantes, cada um responsável pela criação de uma proposta de embalagem. As ideias foram desenvolvidas em sala de aula, com a elaboração dos desenhos e posterior prototipagem. Os modelos passaram por um processo de seleção que contou com a participação de empresários da região, representantes da Fimec, da Fenac e do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC).

Entre as propostas avaliadas, a embalagem feita por Sophia Dietrich, 16 anos, aluna da aprendizagem industrial básica no curso de Confeccionador de Calçados, foi a escolhida para estar na feira. “No início da criação, queria que cada elemento mostrasse o quanto o Senai é importante para mim. Quando soube que minha embalagem tinha sido escolhida, fui correndo contar para minha mãe. Esse projeto é um passo importante, porque explorou muito a minha criatividade e pode abrir um novo caminho para a minha carreira”, relatou. Segundo Sophia, “o maior desafio foi o tempo e o bloqueio criativo, além do nervosismo de fazer algo que ilustrasse de forma legítima tudo que o Senai representa”. Já em produção, o modelo escolhido será utilizado para embalar as botas feitas na feira. A fabricação ficará a cargo da BoxPrint, parceira do projeto e responsável pelas caixas da Fábrica Conceito.

Para o gerente de operações do Senai Novo Hamburgo, Alexandre Costa, o projeto da embalagem mostra que diferentes competências podem ser exploradas de diversas formas, permitindo que os alunos participem ativamente da preparação para a Fimec. “Na Fábrica Conceito, ano após ano, tanto alunos quanto instrutores são desafiados a encontrar novos métodos e processos construtivos. Além disso, os alunos ampliam suas vivências, saindo dos ambientes simulados em sala de aula para uma experiência próxima da realidade do setor produtivo”, destaca.

Crédito e financiamento

O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) do Sistema FIERGS também estará presente na Fimec, oferecendo informações técnicas e apoio direto às empresas que buscam linhas de crédito e financiamento para investimentos, inovação, capital de giro e projetos estruturantes.

Durante os três dias de feira, os atendimentos ocorrerão das 13h às 18h, no estande da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq). Realizado de forma consultiva e personalizada, o acompanhamento ocorre sem necessidade de agendamento, respeitando a dinâmica do evento e a realidade de cada negócio.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

02/03/2026 0 Comentários 266 Visualizações
Business

Produção da indústria gaúcha cai pelo terceiro mês consecutivo, aponta pesquisa do Sistema Fiergs

Por Marina Klein Telles 02/03/2026
Por Marina Klein Telles

O índice produção da indústria gaúcha registrou queda pelo terceiro mês consecutivo em janeiro, ao atingir 46,7 pontos. É o que mostra a pesquisa Sondagem Industrial do RS, divulgada na quinta-feira (26) pelo Sistema Fiergs. O emprego industrial também recuou, acumulando a oitava retração seguida, com o índice em 47,3 pontos.

Segundo o presidente do Sistema Fiergs, Claudio Bier, o desempenho reflete um ambiente de juros elevados e incertezas nos cenários interno e externo. “Os resultados mostram que começamos 2026 sem uma melhora efetiva para as indústrias. Precisamos dar condições mais favoráveis para geração de renda, emprego e para que haja mais investimentos no setor”, afirmou.

Ainda de acordo com a pesquisa, a utilização da capacidade instalada (UCI) ficou em 65% em janeiro, abaixo dos níveis observados desde janeiro de 2025, embora levemente superior ao registrado em dezembro (64%). Já o índice de UCI em relação ao usual para janeiro avançou 2,5 pontos, alcançando 40,8. Apesar da alta mensal, o índice segue abaixo de 50 pontos, indicando que a UCI permanece inferior ao nível habitual para o período.

O índice de evolução dos estoques de produtos finais permaneceu estável em janeiro de 2026, repetindo os 50,1 pontos de dezembro. Já o índice de estoques em relação ao planejado recuou de 54,2 para 52,9 pontos, indicando que os estoques continuam acima do previsto.

Em fevereiro, as expectativas para demanda, emprego e compras de matérias-primas, indicadores da pesquisa, seguiram em campo otimista, com os três índices acima dos 50 pontos. Em sentido contrário, as expectativas de exportações permanecem em território pessimista desde agosto de 2025, quando passaram a vigorar tarifas impostas pelos Estados Unidos.

Na comparação com janeiro, houve avanço no indicador de demanda, que passou de 52,2 para 52,6 pontos, e no de emprego, que subiu de 50 para 50,9 pontos. Já os índices de compras e exportações registraram leve recuo de 0,1 ponto: o primeiro passou de 53,2 para 53,1 pontos, enquanto o segundo caiu de 47,2 para 47,1 pontos.

Intenção de investir

O índice de intenção de investir iniciou fevereiro de 2026 com redução de 0,6 ponto, alcançando 53 pontos. Apesar da queda, o resultado permanece acima da média da série histórica de 52,1 pontos.

No mês, 54,6% dos empresários industriais afirmaram que pretendem realizar investimentos nos próximos seis meses.

A pesquisa foi realizada entre 2 e 12 de fevereiro de 2026, período em que ainda estavam em vigor as tarifas impostas pelos Estados Unidos. A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, em 20 de fevereiro de 2026, de derrubar parte dessas medidas pode influenciar as expectativas e as intenções de investimento dos industriais para os próximos seis meses.

Confira a pesquisa completa através deste link: https://observatoriodaindustriars.org.br/inteligencia-estrategica/producao-da-industria-gaucha-cai-pelo-terceiro-mes-consecutivo/

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
02/03/2026 0 Comentários 166 Visualizações
Business

Unidade do Tudo Fácil é inaugurada no Canoas Shopping e amplia acesso a serviços públicos na região

Por Marina Klein Telles 02/03/2026
Por Marina Klein Telles

Foi inaugurada na sexta-feira, 27 de fevereiro de 2025, a nova unidade do Tudo Fácil no Canoas Shopping, posicionando o empreendimento como um ponto de acesso a serviços essenciais para a população de Canoas e da Região Metropolitana. O espaço está localizado no segundo piso do shopping e reúne, em aproximadamente 365 m², atendimentos públicos estaduais em um único local, com expectativa de receber mais de 300 atendimentos diários. Os atendimentos começam na segunda-feira, 2/2, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e sábados, das 10h às 14h.

“É importante que o governo esteja a serviço da população. Somos nós que trabalhamos para sociedade. Colocamos o cidadão no centro e ajustamos o governo para atendê-lo. Temos um plano de expansão para outras 5 unidades do Tudo Fácil nos próximos anos e, no longo prazo, 30 unidades no estado”, citou o Governador do Estado, Eduardo Leite.

A unidade oferece mais de 50 serviços presenciais e cerca de 750 serviços digitais, entre eles emissão de carteira de identidade, atendimentos do Detran, IPE Saúde e IPE Previdência, passe livre intermunicipal para pessoas com deficiência de baixa renda, serviços do portal rs.gov.br e a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). O atendimento presencial é realizado por profissionais treinados e o espaço conta ainda com estações de autoatendimento com computadores para acesso aos serviços digitais.

A instalação do Tudo Fácil no Canoas Shopping integra a estratégia de ampliar a rede de atendimento público em locais de fácil acesso e com infraestrutura adequada, oferecendo mais praticidade e comodidade aos cidadãos. A localização dentro do shopping facilita o deslocamento e permite que a população resolva demandas do dia a dia em um ambiente com serviços, comércio e opções de alimentação.

Para o Canoas Shopping, a chegada da unidade reforça o posicionamento do empreendimento como um espaço que vai além do varejo. “Acreditamos no shopping como um local onde as pessoas possam resolver questões do cotidiano com praticidade, além de acessar lazer e serviços. A implantação do Tudo Fácil contribui para tornar o Canoas Shopping ainda mais completo e conectado às necessidades da comunidade”, destaca Rodrigo Miranda, gerente geral do Canoas Shopping.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
02/03/2026 0 Comentários 315 Visualizações
Business

Empresas aniversariantes em fevereiro recebem homenagem da ACI

Por Marina Klein Telles 26/02/2026
Por Marina Klein Telles

Nove empresas associadas que aniversariam em fevereiro tiveram um momento especial durante o Prato Principal que a ACI realizou nesta quinta-feira, 26 de fevereiro, no Centro de eventos do Hotel Swan Novo Hamburgo.

Os seus representantes na cerimônia receberam o troféu alusivo e, ao final, posaram para foto coletiva com a presidente em exercício, Cristine Schneider da Rocha, que comandou a cerimônia. A homenagem durante o Prato Principal é um evento já tradicional da entidade e obedece ao critério de fundação a cada cinco anos.

10 anos
BF Logistics |Bruno Volkart e Cintia Maahs
Maria | Fabiane e Tatiane Hoff

15 anos
Multi Armazéns | Ana Carolina Scocco e Giliane da Rosa Ciecelski
Sicredi Campo Bom | Álvaro Link, Brayan Durante e Francisco Ferreira

20 anos
Elétrica Moro | Wagner Moro
Unidasul Distribuidora Alimentícia |Augusto De Cesaro

25 anos
Stoffel Divisórias | José Rossano Stoffel e Sônia Regina Pressi Stoffel

30 anos
Queiroz Organizações Contábeis |Álvaro Francisco Costa de Queiroz

50 anos
EDS Contabilidade Empresarial | Edson Brodbeck e Edson Figueiredo Brodbeck

Foto: Fábio Winter/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/02/2026 0 Comentários 148 Visualizações
Business

Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança (EIV) é pauta da primeira reunião do Sinduscon-RS

Por Marina Klein Telles 26/02/2026
Por Marina Klein Telles

As discussões acerca do Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança (EIV) foram pauta da primeira reunião-almoço do ano do Escritório Regional Vale do Rio Pardo do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS). O encontro, com a presença de associados e convidados, ocorreu na quarta-feira, 25 de fevereiro, no restaurante Chef Davi, em Santa Cruz do Sul. Na ocasião, a entidade também apresentou as ações realizadas ao longo de 2025.

A vice-presidente do Sinduscon-RS e coordenadora do Escritório VRP, a CEO da GT Participações, Giulia Tolotti, destacou os avanços relacionados ao EIV. Giulia mencionou que a entidade conseguiu avanços importantes nas tratativas junto ao Legislativo, como estipular um teto nas contrapartidas, o que garante segurança jurídica tanto para o empreendedor quanto para o município. Além disso, todo pedido originado pelas secretarias deverá ser embasado em norma ou critério legal, impedindo qualquer tipo de impessoalidade. “Outro ponto é que deve existir sempre uma justificativa para a solicitação de audiência pública ou qualquer tipo de contrapartida”, frisou.       A empresária explicou ainda que a Câmara de Vereadores ouviu às reivindicações da entidade, construídas em conjunto com a Secretaria Municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana. Com a criação de um grupo de trabalho, os anseios de todos os envolvidos foram assegurados, o que garante o avanço do empreendedorismo e a segurança da cidade. “Se é bom para a cidade, é bom para o Sinduscon”, salientou Giulia.

Representantes do Poder Público municipal também trataram o assunto durante o encontro. “O EIV foi muito importante para os poderes e entidades construírem alternativas. Já concordamos com alguns ajustes, e questões mais complexas vamos discutir e avançar, sempre cumprindo as legislações”, disse o secretário municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo. O gestor municipal afirmou ainda que, este ano, pretendem aprovar o EIV e ajustes maduros do Plano Diretor, bem como avaliar modificações do Código de Obras (cuja grande revisão está prevista para 2029).

O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, Serginho Moraes, falou sobre a parceria para acelerar processos. “O EIV e Plano Diretor geram discussões, pois temos que ouvir todos os lados. Somos parceiros para o que setor produtivo não fique parado e seja mais referência”, mencionou. O vereador Édson Azeredo também prestigiou o encontro e parabenizou o Sinduscon-RS pelo envolvimento. “O Legislativo cumpriu o seu papel e fez a sua parte, abrindo a discussão e buscando as melhores alternativas”, frisou.

Ações

Além das tratativas sobre o EIV, o Escritório VRP do Sinduscon-RS apresentou as ações realizadas em 2025, que uniram os associados, geraram conhecimento e consolidaram a entidade como um agente de mudança. Ganharam destaque o ciclo de palestras, Jantar imobiliário, visita à 26ª Construsul, as Confrarias e o evento de encerramento do ano. Paralelamente, ocorreram a formação dos grupos de trabalho, a estreia do Sinduscast e a integração de novos membros.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/02/2026 0 Comentários 143 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO