Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Autor

Caren Souza

Caren Souza

Cidades

Granpal defende protocolos únicos para Grande Porto Alegre

Por Caren Souza 06/05/2021
Por Caren Souza

O prefeito de Porto Alegre e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), Sebastião Melo, coordenou na manhã desta quarta-feira (5) reunião virtual da entidade. Foram debatidos temas como volta às aulas presenciais, vacinação e a mudança do sistema de bandeiras proposta pelo Governo do Estado. Os prefeitos defenderam que haja um regramento único no novo modelo para a Região Metropolitana.

Entre a carta de intenções e o decreto estadual existe uma distância muito grande.

Melo afirma que os prefeitos estão dispostos a contribuir com a construção desse novo modelo. Os gestores irão enviar uma carta ao governador Eduardo Leite pedindo mais informações sobre o regramento mínimo que será implementado no Estado.  “Entre a carta de intenções e o decreto estadual existe uma distância muito grande. O governador fala em protocolos mínimos e nós, prefeitos da Granpal, queremos discutir quais e como serão esses protocolos”, afirma Melo.

A preocupação dos gestores municipais é como as medidas sanitárias serão implementadas na prática. “As regras serão apenas para o uso de máscara e distanciamento social ou irão interferir também nas atividades econômicas, como no horário e capacidade de lotação do comércio, serviço, transporte e eventos?”, questiona Melo.

Segundo o presidente da Granpal, cada município tem sua realidade e características próprias. “Defendemos que o Governo Estadual tenha os alertas sanitários, mas que todos os regramentos fiquem sob a gestão dos prefeitos”, completa o prefeito.

Crédito: Alex Rocha | Fonte: Assessoria
06/05/2021 0 Comentários 600 Visualizações
Saúde

Canoas: taxa de ocupação das UTIs Covid é a menor desde fevereiro

Por Caren Souza 06/05/2021
Por Caren Souza

A taxa de ocupação das UTIs Covid-19 ficou em 68,38% em Canoas nesta quarta-feira (5), segundo dados do boletim epidemiológico. É o menor índice desde a primeira quinzena de fevereiro e um dos mais baixos registrados em 2021.

Oitenta pacientes estavam internados em UTIs Covid, que têm capacidade para 117 leitos. Na Enfermaria destinada a casos de coronavírus, a taxa de ocupação era de 30,36%, a menor desde janeiro deste ano. São 51 pacientes para 168 leitos.

O secretário municipal adjunto da Saúde, Luiz Octávio Martins, explica que a queda nos indicadores está relacionada a fatores como a redução de novas internações e a alta de pacientes. Nas últimas semanas, Canoas vive diminuição da pressão no sistema de saúde.

Fonte: Assessoria

06/05/2021 0 Comentários 568 Visualizações
Variedades

RS reúne especialistas para debater sobre Plano de Cidades Inteligentes de Porto Alegre

Por Caren Souza 06/05/2021
Por Caren Souza

Na próxima terça, dia 11, às 9 horas, o Connected Smart Cities & Mobility, iniciativa da Necta, realiza o Encontro Regional Porto Alegre para debater sobre as iniciativas de smart cities no contexto da capital gaúcha. A edição faz parte da agenda de eventos regionais da plataforma, em 2021, em todas as capitais do País, contemplando 27 ações, entre fevereiro e agosto.

Os encontros e outras atividades permitem que o debate e as boas práticas para a cidades.

O Encontro Regional Porto Alegre é o 1º da Região Sul é o 12º da agenda da plataforma e faz parte das iniciativas da sétima edição do evento nacional Connected Smart Cities & Mobility, que acontece, em São Paulo, entre os dias 1º e 3 de setembro de 2021, e conta com programação pré-evento. O primeiro encontro foi realizado em Salvador, seguido por Vitória, Belém, Campo Grande, Curitiba, Maceió, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Rio Branco e Fortaleza. Inscrições gratuitas em: http://bit.ly/3gPXN9E

A iniciativa reunirá especialistas em smart cities e acontece ao vivo, em formato virtual, com destaque para a programação, com a apresentação do Plano de Desenvolvimento de Cidades Inteligentes para Porto Alegre e dos indicadores de desenvolvimento, no contexto do Ranking Connected Smart Cities 2020. Conforme o estudo, a cidade está entre as dez mais inteligentes e conectadas do Brasil (nona posição), além do 3º lugar na Região Sul, 4º em Empreendedorismo, e 6º nos recortes com mais de 500 mil habitantes e Tecnologia e Inovação, além do 13º lugar em Economia e 15º em Saúde.

“Somos a principal plataforma do ecossistema de cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil e fomentar esse tema da forma mais abrangente possível faz todo o sentido para o nosso trabalho. Os encontros e outras atividades permitem que o debate e as boas práticas para a cidades e a mobilidade urbana alcancem mais municípios. E, assim como nas demais regiões, teremos uma agenda importante na capital gaúcha. Para tanto, contamos com o envolvimento dos vários atores com atuação no desenvolvimento mais sustentável das cidades”, disse Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

Porto Alegre no Ranking Connected Smart Cities

A programação do Encontro Regional Porto Alegre conta com a apresentação dos destaques da cidade no Ranking Connected Smart Cities, que compreende 70 indicadores segmentados em 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, educação, saúde, segurança, energia, empreendedorismo, tecnologia e inovação, governança e economia e adapta os principais estudos internacionais e a ISO 37.122, referente à indicadores para cidades inteligentes.

Além dos resultados gerais, o Ranking CSC traz análises segmentadas pelos eixos temáticos, permitindo uma visão Regional do Brasil, considerando o porte de municípios. Porto Alegre está inserida no recorte das cidades com mais de 500 mil habitantes.

Subindo 11 posições no Ranking Connected Smart Cities, a cidade de Porto Alegre tem em seus destaques os eixos de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação, Economia e Saúde. Em relação aos ambientes de inovação, de acordo com dados da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a capital gaúcha possui 2 polos tecnológicos e 15 incubadoras, gerando um crescimento de 1,3% nas empresas de tecnologia e inovação (em 2019, a alta foi de 0,2%). A alta das Micro Empresas Individuais (MEI) foi de 23,6% no período analisado.

Ainda em relação a tecnologia da cidade, 52% das conexões de internet possuem velocidade acima de 34 megabytes, contra 39,8% no ano anterior. A capital também teve um salto no número de ligações à internet, passando de 32 para 97 para cada 100 habitantes e, ainda, contabilizou 42,6 patentes para cada 100 mil habitantes, um grande crescimento em relação ao Ranking anterior, onde foram depositadas 10,5 patentes por cem mil habitantes.

Sobre os indicadores econômicos, a cidade de Porto Alegre conta com 74,8% dos empregos no setor privado, incremento de 0,4%, na comparação com 2019, e 62,5% da receita não oriunda de transferências/repasses. Já o percentual de empregos em setores smart é de 4,9% dos empregos formais em educação, pesquisa e desenvolvimento e 3,7% em tecnologia, inovação e comunicação.

Willian Rigon, diretor e sócio da Urban Systems e Connected Smart Cities, que também coordena o estudo, cita que, em 2020, foi regulamentado o Fundo Municipal de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre, que tem entre seus objetivos incentivar a modernização da máquina pública, estimular e se aproximar de startups e buscar soluções inovadoras para desafios e problemas da cidade em áreas como educação, saúde e segurança.

“Ressalto, ainda, que Porto Alegre é um dos poucos municípios brasileiros que apresenta renda média entre os trabalhadores formais acima de R$ 4 mil reais. A boa diversificação econômica lhe gera independência econômica do setor público, onde 74,8% dos empregos formais estão no setor privado e 62,5% das receitas não são oriundas de transferências públicas”, pontuou.

Rigon também menciona o eixo Saúde, onde a cidade ocupa a 15ª no Ranking Connected Smart Cities 2020. “Durante a pandemia, a cidade inovou na área da saúde e aprovou edital junto ao Inova RS contra a Covid-19. A ação promove atendimentos com psiquiatras e psicólogos, por meio do programa TelePsi do Ministério da Saúde e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre”, disse.

“Também observamos, entre seus indicadores, o elevado número de leitos por habitantes: 5,58 leitos para cada mil habitantes, índice bem acima das demais capitais do País, com média em torno de 3, bem como um aumento no valor investido em saúde e que contabiliza quase mil reais por habitante em despesas”, conclui Rigon.

Palestrantes do Encontro Regional Porto Alegre

Estão confirmados Paulo Zawislak, coordenador do Núcleo de Estudos em Inovação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NITEC-UFRGS); José Fernando de Mattos, secretário do Gabinete da Inovação (Inovapoa) da Prefeitura de Porto Alegre; Fabiano Hessel, pesquisador na área de Internet das Coisas (IoT) e Cidades Inteligentes da PUCRS.

Também estão confirmados Carlos Eduardo Cardoso, responsável por Soluções e-city da Enel X; Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility; Willian Rigon, diretor e sócio da Urban Systems e Connected Smart Cities. A programação completa está disponível em http://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais/

Connected Smart Cities

O Connected Smart Cities funciona como uma plataforma completa de conteúdo com múltiplos canais e formatos que permitem aos profissionais do ecossistema de cidades inteligentes acesso aos conteúdos: crível, analítico e relevante, por meio do: Ranking, evento, Prêmio, Learn e o portal, além do Connected Smart Mobility, que conta com site e conteúdo dedicado às discussões relacionadas a mobilidade urbana no Brasil.

O Connected Smart Cities & Mobility conta com um alcance de mais de 15 mil pessoas mensalmente, 19 mil participantes, 1.200 reuniões nas Rodadas de Negócios, 550 marcas participantes, 300 painéis de discussão, 1.100 palestrantes, além de mais de 250 apoiadores. O evento se destaca, ainda, pela ampla participação de prefeituras que, apenas em 2019 (formato presencial), contou com a presença de aproximadamente 300 municípios. Inscrições gratuitas em http://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais/

Fonte: Assessoria
06/05/2021 0 Comentários 518 Visualizações
Business

Inscrições para o programa Supera 21 prorrogadas até 10 de maio

Por Caren Souza 05/05/2021
Por Caren Souza

Pensando em criar mais oportunidades para os empreendedores locais alavancarem seus negócios, a prefeitura de Campo Bom prorrogou as inscrições para o programa Supera 21 até a próxima segunda-feira, 10 de maio. O programa oferece, de forma totalmente gratuita, uma assessoria para que micro e pequenas empresas possam identificar suas dificuldades e os aspectos que podem ser aprimorados e preservados no empreendimento e, se for o caso, remodelar seus negócios. Tudo isso é feito através de uma consultoria que avalia o desempenho das empresas, processo conduzido pelo Sebrae com apoio da Prefeitura.

Queremos dar mais uma chance para quem ainda não conseguiu se inscrever poder participar do programa.

Podem participar microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs) que estejam estabelecidos em Campo Bom há, no mínimo, 90 dias. Para se inscrever, o empresário deve preencher formulário on-line (disponível no link https://forms.gle/oc5vxjo1JLRWmmUe9) até o dia 10. “Queremos dar mais uma chance para quem ainda não conseguiu se inscrever poder participar do programa e, através da consultoria do Sebrae, adaptar seus negócios às novas realidades de mercado e aos gargalos deixados pela pandemia”, diz o prefeito Luciano Orsi.

O Supera e outros programas de fomento aos negócios locais que a Prefeitura promove têm cumprido seu objetivo, conforme explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz. “Campo Bom fechou o primeiro trimestre de 2021 com saldo positivo de 1.071 novos empregos. Com isso, o município conquistou o melhor desempenho em um primeiro trimestre dos últimos 19 anos. São iniciativas como o Supera e ainda outras, como o Campo Bom Para Negócios, que nos trazem esses resultados”, aponta.

São 150 vagas disponíveis para participar do programa, sendo que os inscritos passarão por análise da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Sebrae, e os selecionados nessa fase passarão por uma das três consultorias: Marketing e vendas – marketing digital na prática; Finanças – identificação e acesso a novos mercados; ou Mercado: gestão do fluxo de caixa.

Fonte: Assessoria
05/05/2021 0 Comentários 606 Visualizações
Business

Parceria com Sicoob amplia benefícios de associados da CDL Sapiranga

Por Caren Souza 05/05/2021
Por Caren Souza

Um convênio assinado entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapiranga e o SICOOB irá aumentar a gama de benefícios para ambas as partes. Tarifas e condições diferenciadas serão oferecidas aos associados da CDL Sapiranga.

Entre os serviços inclusos estão linha de crédito para capital de giro, antecipação de recebíveis, soluções financeiras como investimentos, seguros, consórcios, cartões e canais digitais. A maquininha do SICOOB (SIPAG) também tem vantagens, bem como na emissão de boleto. Os detalhes foram definidos em encontro realizado na quinta-feira (29) na sede da CDL Sapiranga.

Fonte: Assessoria

05/05/2021 0 Comentários 1,K Visualizações
Business

Gramado Summit começa hoje e será o primeiro evento corporativo do país

Por Caren Souza 05/05/2021
Por Caren Souza

Realizada de 5 a 7 de maio, a Gramado Summit será a primeira conferência realizada no Brasil em 2021. Focado em inúmeros protocolos preventivos e de distanciamento social, o evento aposta em medidas de segurança e de base tecnológica para garantir um ambiente seguro e, ao mesmo tempo, para certificar que os participantes gerem negócios e façam um networking de qualidade.

Nós nos preocupamos com dois grandes e importantes pilares: o econômico e o educacional.

O evento acontece no Serra Park, em Gramado (RS). Serão mais de 100 empresas expositoras, mais de 100 palestrantes e três palcos de conteúdo simultâneos. A área construída para o evento é de mais de 20 mil metros quadrados. Entre os nomes confirmados estão Karen Novaes (Google), Paula Hurtado (Nubank), Maurício Benvenutti (Startse), Cláudio Azevedo (Ambev) e Caio Carneiro.

“Nós nos preocupamos com dois grandes e importantes pilares: o econômico e o educacional. Fazer um evento presencial garante interações únicas. São as feiras presenciais que permitem fortalecer o networking, conquistar novos clientes e fechar grandes contratos. Por outro lado, também são os eventos presenciais que estimulam o aprendizado qualificado e a transmissão de conhecimento”, aponta o CEO da conferência, Marcus Rossi.

Protocolo de segurança

Para garantir que esses pilares aconteçam preservando a segurança e a saúde dos envolvidos, o evento seguirá uma série de diretrizes. A primeira medida tomada pela organização é a exclusão da secretaria física para credenciamento dos participantes. A credencial será enviada por e-mail aos participantes, que deverão ter em mãos – ou no aplicativo – na chegada do evento.

Ao chegar no local, todos os participantes deverão realizar seus credenciamentos por meio da plataforma safe check-in, da Marcopolo Next, sem a necessidade de contato físico. “A plataforma é inteligente, possui leitor de temperatura, verificação de uso de máscara, validador de acesso e álcool gel para evitar contaminações por covid-19”, explica o CEO do evento, Marcus Rossi.

No palco principal e nas demais áreas de conteúdo, as cadeiras respeitarão o distanciamento de dois metros umas das outras. Os corredores da feira obedecerão uma largura mínima de três metros e haverá totens com álcool em gel para higienização. Todas as áreas do pavilhão serão sanitizadas pela Imunizadora Hoffmann. Fora isso, todos os estandes da feira são arquitetados com estruturas abertas para permitir a ventilação. Além disso, os espaços obedecerão a um número limitado de pessoas.

Os protocolos já foram testados e colocados em prática pela organização, durante evento exclusivo para 100 pessoas, realizado com o Lobo de Wall Street, em setembro de 2020, e também por eventos de maiores proporções realizados no final do ano passado. Confira todas as medidas do protocolo do evento no site.

Fonte: Assessoria
05/05/2021 0 Comentários 697 Visualizações
Cidades

Santo Antônio da Patrulha instala ecoponto para coleta de lâmpadas fluorescentes

Por Caren Souza 05/05/2021
Por Caren Souza

O primeiro Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para recolhimento de lâmpadas fluorescentes de Santo Antônio da Patrulha foi instalado recentemente no município. O ecoponto fica na loja de materiais de construção Redemac (Rua João Pedroso da Luz, 1577). A logística reversa é um tema que envolve as áreas Técnica e de Educação Ambiental do Pró-Sinos desde 2019, quando teve início o diagnóstico para a implantação de pontos de entrega voluntária nos municípios da bacia.

 

Fabricantes, importadores e comerciantes de produtos que possam causar danos ao meio ambiente devem criar um sistema de destinação independente da limpeza urbana.

De acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa contempla uma série de ações com o objetivo de viabilizar a coleta e a devolução de resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou outra destinação ambientalmente correta. Em 2014, a União assinou acordo setorial que estabelece a logística reversa das lâmpadas fluorescentes. A implantação iniciou-se em 2017 e deve se estender até o final deste ano. No ano passado, foram abertos cinco novos PEV nos municípios consorciados ao Pró-Sinos: um, em Parobé; dois, em Sapiranga; outro, em Rolante; e um no município de Taquara. Ao todo, são 28 PEVs para entrega de lâmpadas fluorescentes entre os municípios da bacia do Rio dos Sinos.

“Fabricantes, importadores e comerciantes de produtos que possam causar danos ao meio ambiente devem criar um sistema de destinação independente da limpeza urbana”, explica o diretor-técnico do Pró-Sinos, Hener de Souza Nunes Júnior. Segundo ele, ao poder público cabe regular, licenciar e fiscalizar as atividades que envolvem o descarte desses resíduos. O consumidor deve descartar corretamente o resíduo no PEV. A Reciclus é a entidade gestora do setor das lâmpadas que operacionaliza a logística reversa.

Em Santo Antônio da Patrulha, não dispor de uma forma adequada para descarte de lâmpadas era motivo de preocupação, pois são compostas de metais pesados, tóxicos e prejudiciais ao ambiente e à saúde humana. “Termos ao menos um ponto de coleta de lâmpadas no município já é um grande avanço. Se mais alguma empresa desejar abrigar um ecoponto, o departamento está à disposição para fazer a intermediação e fornecer as orientações necessárias”, destaca a responsável pela educação ambiental no Departamento do Meio Ambiente, Marcia dos Santos.

O avanço da logística reversa nos municípios está na pauta da próxima reunião do Pró-Sinos com os interlocutores municipais. Conforme a coordenadora da Educação Ambiental do Pró-Sinos, Daniela Tomaz, há outros produtos que fazem parte do sistema de logística reversa, como pilhas, baterias, eletroeletrônicos, embalagens de óleo lubrificante, pneus inservíveis e medicamentos vencidos. “Estamos produzindo conteúdos informativos, orientando sobre como dar destinação correta a esses resíduos. Vamos disponibilizar aos municípios e divulgar nas redes sociais do Consórcio Pró-Sinos”, finaliza Daniela.

Fonte: Assessoria
05/05/2021 0 Comentários 1,1K Visualizações
Variedades

Acadêmicos da Ftec disputam Competição de Pontes de Espaguete neste sábado

Por Caren Souza 05/05/2021
Por Caren Souza

Treze equipes formadas por acadêmicos das disciplinas de Introdução à Engenharia dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Produção das unidades de Porto Alegre e Novo Hamburgo da Ftec Faculdades estão na disputa da 4ª Competição de Pontes de Espaguete, que será realizada no próximo sábado, dia 8, na Capital.

Quando bem projetada, pode suportar mais de 200 quilos com menos de um quilo de macarrão.

Tradicional no Brasil e em diversos países, a prova consiste na construção e no teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando apenas massa do tipo espaguete e cola epóxi, capaz de suportar o maior peso possível até a sua ruptura. Conforme regulamento, a estrutura precisa ter vão livre de 1 metro e pesar até 900 gramas. A banca de avaliadores é formada por dois professores, três alunos do curso de Engenharia, que também participam da organização do evento, e um membro de cada equipe.

“Quando bem projetada, pode suportar mais de 200 quilos com menos de um quilo de macarrão. Existem outras competições como as pontes de papel ou pontes de palito de picolé. O mais importante não é o material, mas o projeto estrutural, além de outros fatores positivos, como trabalho em equipe, planejamento, criatividade e competitividade”, afirma o coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica (NH e Poa), Engenharia Elétrica (Poa) e Engenharia Mecatrônica (Poa), Uilian Boff, coordenador do evento ao lado da professora Bárbara Jordani.

Em 2018, uma equipe da Ftec Novo Hamburgo foi campeã estadual da competição promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na ocasião, a estrutura suportou 187 quilos e bateu os projetos dos demais grupos do Estado.

Em competições similares, as pontes são coladas de dois a três dias antes da avaliação, para que sequem em tempo de serem submetidas ao teste de carga. “O que se busca é que o aluno possa viver a experiência de um projeto em engenharia. Mesmo se tratando de uma ponte de espaguete, os conceitos de estrutura são os mesmos para as pontes de aço e concreto”, explica Boff. No segundo semestre, a competição será na unidade da Ftec em Novo Hamburgo.

Fonte: Assessoria
05/05/2021 0 Comentários 568 Visualizações
Variedades

Maio Laranja alerta para o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes

Por Caren Souza 05/05/2021
Por Caren Souza

A cada hora, três crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% têm entre um a cinco anos de idade. Com o objetivo de alertar para esta situação grave e subnotificada, a campanha Maio Laranja foi instituída para ampliar informações que ajudem a prevenir e identificar o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. Atenta aos números alarmantes – e o agravamento da situação provocado pelo isolamento social – a deputada federal Liziane Bayer (PSB/RS) reuniu convidadas em uma live para propagar a causa.

Talvez não falar sobre isso tenha contribuído para chegarmos a tal situação, com tantos casos em nosso país.

Todos os anos, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil. Dados sugerem que somente 7,5% dos casos são denunciados às autoridades. Lançada em abril de 2020 pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), a campanha busca sensibilizar a sociedade e combater a violência sexual. “Governos, organizações sociais e todos nós devemos estar atentos a essa chaga que destrói famílias e tira a esperança de um futuro melhor. Trata-se de um crime previsto no Código Penal e no Estatuto da Criança, mas as estatísticas não retratam a realidade”, ressaltou a parlamentar na transmissão realizada na segunda-feira (3).

Liziane lembrou que o assunto não pode ser um tabu. “Talvez não falar sobre isso tenha contribuído para chegarmos a tal situação, com tantos casos em nosso país. É preciso conhecer o tema para ajudar as vítimas. Vale ressaltar que não denunciar também é crime”, pontuou, ao alertar que o comportamento de menores na internet também precisa ser monitorado com muita atenção pelos pais.

Em 2000, por meio da Lei 9.970, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data reforça a sensibilização e a mobilização na luta pelo fim dessa situação. “Defender a vida é a principal pauta do nosso mandato. Precisamos prestar atenção nas crianças, mesmo que seja em uma simples fala ou em um desenho. Todos vivem em sociedade e podemos estar alertas aos sinais demonstrados pelas vítimas”, disse a deputada estadual Franciane Bayer (PSB/RS), que participou da transmissão.

Ajuda da literatura

A live foi marcada pelo lançamento do livro Bailarinas também choram. Escrito por Thanise Stein e Jessica Minho, a obra reúne dados sobre o abuso sexual infantil, destaca os sintomas apresentados pelas vítimas e informa os canais de denúncia – em uma linguagem lúdica e de fácil compreensão para as crianças. Para Jessica, pensar na próxima geração é um dever de todos. “Não falar sobre o tema não significa acabar com o problema. Dados do Relatório Disque 100, de 2019, mostram que 72% dos casos de violência ocorrem na casa da vítima ou do agressor”, alertou.

As deputadas Liziane e Franciane Bayer viabilizam a distribuição gratuita de 3 mil exemplares do livro em Porto Alegre e buscam apoio para criar uma rede que permita que a obra seja disponibilizada em outros estados. “A dor do abuso e da escuta motivaram o livro. Espero ouvir cada vez menos relatos de crianças que passam por isso”, disse a psicopedagoga Thanise, ao agradecer o apoio à causa, prestado por meio dos mandatos das parlamentares.

Em caso de qualquer suspeita de uma situação de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, denuncie pelo Disque 100. Apenas em 2020, o canal teve 95,2 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Os registros corresponderam a 368.333 violações e incluem agressão física, psicológica, abuso sexual, estupro e exploração. O serviço também está disponível pelo site da Ouvidoria, App Direitos Humanos Brasil, Telegram ou WhatsApp (61) 99656-5008. Mais informações sobre o livro você encontra nas redes sociais do @diversaoemletras.

Fonte: Assessoria
05/05/2021 0 Comentários 1,1K Visualizações
Cidades

Livro aborda urbanização, cidades médias e dinâmicas urbanas e regionais

Por Caren Souza 05/05/2021
Por Caren Souza

Por meio de um trabalho desenvolvido pelos integrantes do Grupo de Pesquisa Estudos Urbanos e Regionais (GEPEUR), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc – Mestrado e Doutorado (PPGDR), foi lançado o livro Urbanização, cidades médias e dinâmicas urbanas e regionais.

A publicação reúne contribuições teóricas e metodológicas sobre os processos de configuração e funcionamento de áreas urbanas funcionais ou ‘functional urban areas (FUAs)’ e de rede redes urbanas regionais, desde a escala regional, na qual as cidades médias desempenham destacado papel, centralizando e intermediando nos territórios regionais fluxos de diferentes conteúdos e abrangências espaciais.

E, por conta da importância das cidades médias nos contextos regionais e nos processos de desenvolvimento regional, um primeiro conjunto de textos evidencia a sua importância para se pensar as políticas públicas de planejamento e de desenvolvimento regional que buscam promover a coesão territorial.

O livro também aborda a urbanização das cidades médias no contexto regional, analisando, desde diferentes abordagens temáticas e metodológicas e recortes empíricos, as particularidades e semelhanças presentes nos processos de urbanização, de expansão urbana, de segregação espacial e também de dinâmicas socioespaciais decorrentes do fenômeno do suicídio, das migrações, experimentadas por algumas cidades médias, notadamente localizadas no Rio Grande do Sul.

Por fim, a obra apresenta os resultados de pesquisas realizadas recentemente pelos integrantes do GEPEUR. Cadastrado no Diretório Geral de Grupos de Pesquisa do CNPq, o Grupo, ao longo dos seus 20 anos de existência ininterrupta, tem se dedicado a refletir, debater e investigar os processos de urbanização e as dinâmicas de desenvolvimento territorial, notadamente na escala regional.

O livro, que foi viabilizado com o auxílio do CNPq, está disponível para download em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/urbanizacao-cidades-medias-e-dinamicas-urbanas-e-regionais/

Fonte: Assessoria
05/05/2021 0 Comentários 583 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO