Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Autor

Caren Souza

Caren Souza

Variedades

Socioeducando do Case NH é contemplado como agente cultural com seu artesanato

Por Caren Souza 07/05/2021
Por Caren Souza

Um jovem de 19 anos que cumpre medida no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Novo Hamburgo foi contemplado no Edital Ações Culturais das Comunidades, uma realização da Cufa Rio Grande do Sul em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), Programa RS Seguro e Governo do Estado.

Ele sempre foi muito dedicado ao projeto e responsável com as encomendas que recebíamos.

Na manhã desta quarta-feira (5), ele recebeu o prêmio de R$ 2 mil repassado pelo edital por sua dedicação e participação no projeto Mãos que Sonham, onde adolescentes produzem peças em crochê e amigurumis. Participaram da entrega a equipe do Case que coordena a iniciativa, o diretor da unidade, Elói Spohr, o coordenador da Cufa, Roberto Junior Torres, e o diretor da Unidade de Gestão de Projetos de Prevenção à Violência da Prefeitura de Novo Hamburgo, Roberto Daniel Bota.

Atualmente, o jovem cumpre medida de Internação com Possibilidade de Atividade Externa (ICPAE) e está em visita familiar estendida. Porém, quando foi inscrito ainda cumpria medida de Internação Sem Possibilidade de Atividade Externa (ISPAE) e ensinava aos outros adolescentes a técnica aprendida. “Fiquei muito feliz quando recebi a notícia, no início até não acreditei. Comecei a fazer o crochê para passar o tempo, nunca tinha feito nada de artesanato e agora ensino até minha família. Mostra que todo esforço vale a pena”, declarou.

Para a pedagoga do Case NH, Liana Gonçalves, a participação e seleção no edital demonstram o empenho do socioeducando e também da equipe envolvida no projeto, servindo como incentivo para todos. “Ele sempre foi muito dedicado ao projeto e responsável com as encomendas que recebíamos. Quisemos valorizá-lo quando o escolhemos para ser o candidato a concorrer ao edital. Além de ser dedicado na confecção dos amigurumis, sempre se mostrava disposto a ensinar outros jovens, salientando que era importante transmitir o conhecimento que adquiriu’, destaca.

“Acredito que esse prêmio valoriza o trabalho dele e das agentes socioeducadoras que se envolvem com a atividade. Além disso, o prêmio permitirá que outras pessoas conheçam o projeto “Mãos que Sonham” e a parceria que temos como a Defensoria Pública, por intermédio da Dra. Deisi Sartori. Isso pode incentivar outras instituições e outros órgãos a apoiarem atividades pedagógicas que são realizadas em nossa unidade e em outros Cases do Estado”, pontua Liana.

Diretor do Case NH, Elói Spohr, disse que a premiação é um importante passo e que orgulha a todos os envolvidos. “Que este jovem possa sempre progredir, pensar adiante, pois realmente demonstra o seu potencial, e que continue sempre se esforçando. A casa toda se sente congratulada”.

Sobre o edital

O edital contou com 7.824 inscrições e foram contempladas 4.587. Destas, 3.582 na categoria Premiação Agente Cultural – 73% cotistas. Na categoria Subsídio, foram contemplados 393 coletivos formais (com CNPJ ativo) e 612 coletivos informais (sem CNPJ ativo). O objetivo do edital foi selecionar agentes culturais e iniciativas coletivas culturais de base comunitária nos bairros pertencentes aos 23 municípios participantes do Programa RS Seguro.

Mãos que Sonham

O projeto teve início em 2006 e hoje é coordenado pelas agentes socioeducadoras Adriana Barth, Mirian Paganotto e Yasmin Vitória Vieira, com supervisão das pedagogas Andréa Herder e Liana Gonçalves. Além da Defensoria Pública, tem como parceiro a Prefeitura de Novo Hamburgo, que através da Diretoria de Programas de Prevenção à Violência, ligada à Secretaria de Segurança Municipal, incentivou a participação no edital. A prefeitura e o Case mantêm um acordo de cooperação, por meio da Unidade de Gestão de Projetos de Prevenção à Violência, desde 2019.

Fonte: Assessoria
07/05/2021 0 Comentários 636 Visualizações
Cidades

Aplicação da segunda dose da CoronaVac está suspensa em Canoas até a chegada de nova remessa

Por Caren Souza 07/05/2021
Por Caren Souza

A Prefeitura de Canoas aguarda a chegada de novo lote de CoronaVac para dar continuidade à aplicação das segundas doses. Nesta quinta-feira (6), o estoque acabou em menos de duas horas após o início da vacinação em algumas unidades. Devido ao quantitativo insuficiente recebido pelo município, a vacinação abrangeu apenas o grupo que recebeu a primeira dose até o dia 29 de março. Caso da idosa Ana Maria Olliari, 69 anos. “Me sinto mais aliviada. Agora é aguardar alguns dias para ter o resultado. Espero que tenha vacina para todos”, destacou.

As demais pessoas serão contempladas assim que chegarem novos lotes do imunizante produzido pelo Instituto Butantan. Apesar da formação de filas desde o início da manhã nos quatro pontos de imunização, não houve registro de incidentes. O processo de vacinação ocorreu de forma tranquila, com equipes da Saúde orientando a população e fazendo uma triagem das pessoas que estavam aptas a receber a segunda dose.

Canoas recebeu nesta semana um lote com 910 vacinas, insuficiente para garantir a dose de reforço a todos os canoenses que já completaram os 28 dias de intervalo recomendado. A orientação do Ministério da Saúde é para que a população realize a segunda dose da vacina contra a Covid-19 mesmo fora do prazo recomendado pelo laboratório.

Fonte: Assessoria
07/05/2021 0 Comentários 557 Visualizações
Cidades

Prefeita de Santa Cruz do Sul dá as boas-vindas aos diretores da Sacyr

Por Caren Souza 07/05/2021
Por Caren Souza

Com cuca, chapéu típico alemão da Oktoberfest e um livro de fotografias de Santa Cruz do Sul. É dessa forma que a prefeita Helena Hermany e o vice-prefeito Elstor Desbessell recepcionaram os diretores da Sacyr, empresa espanhola que assumirá a gestão da RSC-287 e que instalará sua sede administrativa no município.

A duplicação da RSC-287 é uma obra muito aguardada por todos da região.

“Ficamos muito contentes pela escolha de Santa Cruz. A duplicação da RSC-287 é uma obra muito aguardada por todos da região. Seremos parceiros no desenvolvimento do município e do Vale do Rio Pardo”, disse Helena no Salão Nobre do Palacinho.

 

Segundo o diretor-geral da Sacyr Concessões, Aquilino Espejo Martinez, a empresa iniciou o processo de instalação da sua sede administrativa nos últimos dias em Santa Cruz, com a contratação de gerentes e engenheiros. “Santa Cruz do Sul é uma cidade estratégica, pela sua localização e infraestrutura. Agradeço pela excelente recepção que estamos tendo por parte da prefeitura, com um relacionamento e comunicação muito bons. Nos sentimos em casa”.

 

Conforme o edital de concessão, durante os próximos 30 anos, o consórcio Via Central, formado por duas empresas do grupo Sacyr, deverá investir R$ 2,7 bilhões, sendo R$ 1 bilhão já nos primeiros dez anos, e cumprir o cronograma de obras, incluindo a duplicação dos 204,5 quilômetros de extensão nos dois sentidos de fluxo da rodovia, beneficiando diretamente 12 municípios gaúchos. A expectativa é que sejam gerados pelo menos 200 empregos em Santa Cruz do Sul.

 

Ainda de acordo com Martinez, a empresa tem a intenção de antecipar algumas das principais intervenções previstas na obra de duplicação, para que a região tenha o quanto antes uma estrutura rodoviária de qualidade. O gerente de Desenvolvimento de Negócios da Sacyr Concessões, Leandro Conterato, acompanhou o diretor-geral no encontro desta manhã.

Ligação entre a 287 e nova via de acesso da cidade em pauta

O vice-prefeito Elstor Desbessel e o líder do governo na Câmara de Vereadores, Henrique Hermany, aproveitaram a reunião para solicitar que a Sacyr analise a possibilidade de contemplar um novo acesso na duplicação da RSC-287, no trecho de ligação com a Travessa Dona Leopoldina, que não estava previsto no edital de concessão.

A estrada está sendo asfaltada e se tornará uma terceira via de ingresso ao perímetro urbano de Santa Cruz do Sul. Os diretores da empresa afirmaram que irão estudar o assunto.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Martins, e o secretário de Segurança, Transporte e Mobilidade Urbana, Everton Oltramari, também estiveram presentes na reunião.

Fonte: Assessoria
07/05/2021 0 Comentários 767 Visualizações
Business

Gramado Summit gera centenas de empregos indiretos

Por Caren Souza 06/05/2021
Por Caren Souza

Promovendo a retomada do mercado de eventos, a Gramado Summit acontece de 5 a 7 de maio, em Gramado (RS). Além de mobilizar o ecossistema de inovação, o evento também representa um fôlego para a economia da região em que acontece o evento. Ao todo, a organização estima que estão sendo contratadas mais de 300 pessoas para trabalhar de forma indireta na realização da feira.

 

É uma Gramado Summit com ainda mais impacto, contribuindo para um movimento de retomada econômica, oferecendo conteúdos qualificados, conexões e muita geração de negócios.

 

“É um momento importante para o comércio local. Com a realização da Gramado Summit, consequentemente a economia da região também é impulsionada com a presença dos participantes frequentando os restaurantes, utilizando transporte, se hospedando e consumindo de diversas formas”, explica Marcus Rossi, CEO da Gramado Summit.

Rossi destaca a grande cadeia de pessoas envolvidas no setor de eventos. “Além das pessoas que trabalham diretamente nas empresas de eventos durante o ano todo, também existem centenas de trabalhadores indiretos que dependem das feiras e conferências para poderem trabalhar”, comenta.

Sobre o evento – A Gramado Summit trabalha com a reunião de empresas de diversos portes e segmentos na feira de negócios, incluindo marcas consolidadas no mercado e startups em estágio inicial. Fora isso, a Gramado Summit também realiza concursos com investimentos e aceleração para startups, visando fomentar as expositoras da feira. Dezenas de investidores também circulam pelos três dias de evento em busca de soluções para o mercado.

“É uma Gramado Summit com ainda mais impacto, contribuindo para um movimento de retomada econômica, oferecendo conteúdos qualificados, conexões e muita geração de negócios”, aponta o CEO. A Gramado Summit acontece no Serra Park, em Gramado (RS). São mais de 100 empresas expositoras, mais de 100 palestrantes e três palcos de conteúdo simultâneos. A área construída para o evento é de mais de 20 mil metros quadrados.

Fonte: Assessoria
06/05/2021 0 Comentários 548 Visualizações
Business

Vale do Rio Pardo envia projetos da agricultura eleitos na Consulta Popular 2018

Por Caren Souza 06/05/2021
Por Caren Souza

A partir do acordo estabelecido entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o Fórum dos Coredes RS, para pagamento dos projetos em passivo (gestões anteriores) da Consulta Popular, os municípios do Vale do Rio Pardo puderam encaminhar seus projetos eleitos na área da agricultura – relativos à Consulta Popular de 2018 e 2019.

A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), recebeu os 16 projetos do Vale do Rio Pardo, que beneficiam o apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar, na modalidade convênio. Os demais municípios, que optaram pela modalidade Feaper, terão o pagamento em 2022.

O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, destaca o pagamento desta demanda de 2018 é importante porque foi uma escolha democrática na Consulta Popular. “Precisamos lembrar o belo trabalho dos Comudes que estiveram envolvidos para o encaminhamento dos projetos. Os prazos muitas vezes são apertados, mas todos conseguiram protocolar a documentação a tempo”, observa.

O prazo para o envio da documentação através do site da Consulta Popular encerrou no dia 3 de maio, feito de forma totalmente digital. No Vale do Rio Pardo, o projeto “Apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar”, beneficiou os municípios de Arroio do Tigre, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, General Câmara, Herveiras, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Mato Leitão, Passa Sete, Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul, Segredo, Sobradinho, Tunas, Vale do Sol e Venâncio Aires.

A maioria dos municípios que optou pela modalidade convênio, fará investimentos em equipamentos e somente um município optou por insumos (correção de solo), todos eles em beneficio a agricultura familiar. Cada município receberá em torno de R$ 25 mil, sendo que a soma do montante dos projetos contabiliza R$ 399.917,84 que serão investidos na área da agricultura, respeitando a necessidade e as particularidades existentes em cada município e suas culturas.

Após essa etapa inicial de cadastro dos projetos, respeitando os trâmites burocráticos e o fluxo de caixa, serão pagos. No Estado, a SPGG recebeu 241 projetos, resultando em um investimento de R$ 12.568.286,24.

Fonte: Assessoria
06/05/2021 0 Comentários 589 Visualizações
Variedades

Galeria do Espaço Cultural Dr. Liberato recebe exposição depois de meses fechada

Por Caren Souza 06/05/2021
Por Caren Souza

A galeria de arte do Espaço Cultural Dr. Liberato, em Campo Bom, receberá sua primeira exposição depois de meses fechada, por conta da pandemia. Respeitando todos os protocolos sanitários exigidos, o espaço estará aberto para receber a comunidade a partir da próxima segunda-feira (10). O artista que vai marcar a reabertura é o hamburguense Anderson Neves, parceiro de longa data do espaço. Ele mostrará uma exposição de obras inéditas, pintadas ao longo dos últimos doze meses, durante seu refúgio em praias catarinenses.

É muito bom voltar a expor em uma galeria e interagir com o público.

A exposição intitulada “Arte na Praia” já havia sido exposta de forma virtual, mas essa é a primeira exposição física. “Como artista, posso dizer que estava com saudades desses momentos. É muito bom voltar a expor em uma galeria e interagir com o público. Mesmo com a pandemia, a arte nunca parou, e a exposição que trago para Campo Bom é a prova disso”, destacou o artista plástico. Além das obras em tela, o artista terá à disposição uma coleção de cartões postais com a mesma temática.

A galeria de arte do Espaço Cultural Dr. Liberato está aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, sem fechar ao meio-dia. Visitas podem ser agendadas também aos sábados pela manhã. Para visitas em grupo e interação com o artista, é necessário agendamento pelo telefone (51) 3597-4547 ou e-mail [email protected]. A exposição estará disponível para visitação até o dia 29 de maio.

O prefeito Luciano Orsi destaca que, aos poucos e com todos os cuidados necessários em função da pandemia que ainda não terminou, “vamos retomando atividades que fazem parte do dia a dia da comunidade”.

Fonte: Assessoria
06/05/2021 0 Comentários 590 Visualizações
Business

Compras para as mães em Santa Cruz do Sul podem render prêmios aos consumidores

Por Caren Souza 06/05/2021
Por Caren Souza

Considerada pelos lojistas como a segunda melhor data em vendas do ano, o Dia das Mães se aproxima. E as lojas aguardam por intenso movimento até o final de semana para que os consumidores possam garantir os presentes para as mães. O presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz, salienta que o comércio de Santa Cruz do Sul se prepara de forma muito animadora para o Dia das Mães.

Faz pouco mais de um mês da reabertura das lojas e aos poucos a atividade comercial está voltando a uma rotina, sem a incerteza do abre e fecha.

“Faz pouco mais de um mês da reabertura das lojas e aos poucos a atividade comercial está voltando a uma rotina, sem a incerteza do abre e fecha. Por ser a segunda melhor data em termos de movimento – perde apenas para o Natal – o Dia das Mães promete movimentar alguns segmentos de forma muito significativa, em especial o setor do vestuário e calçados, que foi muito atingido na parada em março”, destaca Bartz.

Ele salienta que a Campanha CDL Presente Com Você está em andamento, com o sorteio alusivo ao Dia das Mães, que vem ser um atrativo a mais para os consumidores, com boa premiação. “Para esta data serão 13 prêmios no sorteio, em vales compras entre R$ 100 e R$ 5.000,00”, cita. A campanha tem apoio da Vencal Calçados, Pitt, Iria Calçados e Acordare. O sorteio está previsto para o dia 14 de maio, às 17h, na Casa da CDL, na Praça Getúlio Vargas – veja a lista de prêmios abaixo.

A campanha CDL Presente com Você é uma realização da CDL Santa Cruz, teve início no dia 10 de março e encerramento no dia 28 de dezembro, com patrocínio é da Agro-comercial Afubra, Sicredi e Valecross. O sorteio do Dia das Mães será dia 14 de maio, às 17 horas na Casa da CDL.

Fonte: Assessoria
06/05/2021 0 Comentários 524 Visualizações
Saúde

Campo Bom segue vacinando pessoas com comorbidades nesta sexta e sábado

Por Caren Souza 06/05/2021
Por Caren Souza

Campo Bom segue com a vacinação contra o coronavírus nesta sexta-feira,dia 7, quando serão disponibilizadas cerca de mil doses da Astrazeneca/Fiocruz, no drive-thru no Complexo do CEI e no Ginásio do CEI (para quem estiver a pé). O público alvo são pessoas com comorbidades de idade entre 54 e 50 anos completos.

O atendimento será das 9 às 13 horas, ou enquanto houver doses. No sábado (8), no mesmo local e horário, serão atendidas (também com cerca de mil doses) pessoas com comorbidades de idade entre 49 e 45 anos completos. Para que a quantidade de pessoas não ultrapasse o número de doses disponíveis, haverá distribuição de fichas no dia e local da vacinação.

O secretário de Saúde, João Paulo Berkembrock, reforça que as pessoas acima dos 60 anos e as pessoas com comorbidades de idade acima das que estão sendo atendidas agora, que não tenham conseguido tomar a primeira dose podem ser vacinadas nesses dias de imunização. “Também seguimos atendendo gestantes acima dos 18 anos, puérperas (até 45 dias após o parto) acima dos 18 anos e pessoas com síndrome de Down, também acima dos 18. Ou seja, quem deixou passar a data prevista para tomar a primeira dose pode comparecer nos locais de vacinação que serão atendidos”, explica o secretário.

As comorbidades incluídas nos grupos prioritários presentes no plano estadual de vacinação contra a Covid-19 são as diabetes mellitus (DM), pneumopatia crônica grave, HAS resistente, HAS estágio 3, HAS com lesão em órgão alvo, HAS associada a comorbidade, insuficiência cardíaca (IC), cor pulmonale e hipertensão pulmonar (HAP), doença arterial coronariana (DAC), valvulopatias cardíacas, prótese valvar, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças de grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatia congênita no adulto, doença cerebrovascular, doença renal crônica (DRC), imunossupressão, câncer, hemoglobinopatias graves, obesidade grau 3, cirrose hepática, Síndrome de Down, gestação ou puerpério com ou sem comorbidades.

Documentos necessários

Para se vacinar a pessoa deverá apresentar documento com foto, CPF ou cartão SUS, carteira de vacinação, carteirinha pré-natal para gestantes, certidão de nascimento e carteirinha de vacinação do RN para as puérperas e comprovante de residência em Campo Bom. Caso o comprovante de residência esteja no nome de outra pessoa, esta deverá declarar por escrito que o outro mora no endereço informado. Todas as comorbidades deverão ser devidamente comprovadas com original e cópia do laudo médico, da receita ou do relatório médico, conforme o Plano Nacional de Imunização.

Recomendações antes da vacina

-Não ter tomado qualquer vacina até 15 dias antes
-Não estar fazendo tratamento imunossupressor (se for o caso, precisará de liberação médica por escrito)
-Não ter tido resultado positivo de Covid há menos de 30 dias
-Não estar com sintomas gripais

Cadastro para a segunda dose da Coronavac

A Prefeitura de Campo Bom está se preparando para, assim que chegarem vacinas, realizar as segundas doses da CoronaVac/Butantan que estão em atraso. A imunização ocorrerá por agendamento, sendo priorizadas as pessoas com mais dias de atraso na vacina. Lembrando que a segunda dose da CoronaVac somente é considerada em atraso após passados 28 dias da realização da primeira dose. Quem se enquadra nesta situação deve acessar o formulário disponível no site da Prefeitura para se cadastrar, ou enviar mensagem para o WhatsApp (51) 9 9675 5968.

Após o cadastro, a Secretaria da Saúde entrará em contato com os pacientes para agendar uma data para a segunda dose, que será feita na UBS Paulista. Não há um prazo mínimo ou máximo para que a Saúde entre em contato, isto ocorrerá conforme a disponibilidade de doses.

“Estamos tomando essa iniciativa pela pouca quantidade de vacinas que vem chegando. Dessa forma poderemos atender primeiro aqueles com a dose mais atrasada e realizar a vacina de forma mais cômoda para estas pessoas”, observa o prefeito Luciano Orsi, pedindo que só se cadastre quem realmente estiver com a vacina em atraso. No caso da CoronaVac/Butantan, só é considerado atraso depois de 28 dias da aplicação da primeira dose.

Vacinação solidária

Também segue a campanha da Vacinação Solidária, que está fazendo sucesso durante a imunização contra a Covid e contra a Influenza. Com o propósito amparar os campo-bonenses em situação de vulnerabilidade, a Prefeitura está arrecadando alimentos não perecíveis nos locais de vacinação.

Fotos: Jordana Fioravanti | Fonte: Assessoria
06/05/2021 0 Comentários 652 Visualizações
Saúde

Nova Petrópolis: começa a vacinação de pessoas com comorbidades, entre 55 e 59 anos

Por Caren Souza 06/05/2021
Por Caren Souza

Pessoas que fazem parte do grupo de comorbidade e que têm idade entre 55 e 59 anos são o público alvo da campanha de vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira, 6 de maio. Nesta faixa etária, as pessoas com comorbidades de todos os bairros e localidades de Nova Petrópolis devem ir de carro ao Centro de Eventos, no horário das 8 às 10 horas, para receber a primeira dose da imunização.

Para quem não tiver condições de ir de carro ao Centro de Eventos na manhã de quinta-feira, os sete postos e saúde do Município também estarão aplicando a vacina nas pessoas do grupo de comorbidades (de 55 a 59 anos). O horário da vacinação nos postos de saúde é das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas.

As pessoas do grupo de comorbidades (55 a 59 anos) serão imunizadas com a vacina da marca Covishield (Oxford/AstraZeneca/Fiocruz). Na tarde desta quarta-feira (5), Nova Petrópolis recebeu 885 doses desta vacina, além de 70 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan).

Grupo de comorbidades

Conforme a resolução Nº 089/21, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS), as comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra a Covid-19 são diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente – estágios 1, 2 e 3, doenças cardiovasculares,
doença cerebrovascular (AVC), doença renal crônica, imunossuprimidos (transplantados, HIV e pacientes oncológicos), anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de Down, cirrose hepática.

Síndrome de Down, gestantes e puérperas

Para pessoas com síndrome de Down, gestantes e puérperas com comorbidades, a vacinação nesta quinta-feira, 6 de maio, será oferecida para qualquer pessoa acima de 18 anos. Para receber a vacina contra a Covid-19, é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação (quem tiver).

Diabéticos e hipertensos precisam apresentar uma receita médica atualizada (menos de um ano) dos medicamentos em uso. As demais pessoas do grupo de comorbidades devem apresentar laudo médico recente.

Síndrome gripal e vacina da gripe

Pessoas que fizeram a vacina contra a Influenza H1N1 (gripe) há menos de 14 dias não podem receber a vacina contra a Covid-19 neste momento. Da mesma forma, a vacina desta quinta-feira não pode ser recebida por pessoas com sintomas gripais ou suspeita de Covid-19.

Segunda dose

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social segue com defasagem de vacinas da marca Coronavac (Sinovac/Butantan) para o reforço em idosos que receberam a primeira dose em março e abril. Na tarde desta quarta-feira (5), o Município recebeu 70 doses da Coronavac. Como a quantidade ainda é insuficiente para atender toda a demanda de segunda dose, a partir de hoje, as 70 vacinas disponíveis serão aplicadas naqueles idosos que estão aguardando a mais tempo pela segunda dose.

Fonte: Assessoria
06/05/2021 0 Comentários 581 Visualizações
Business

Prefeitura de Sapiranga lança Alvará Eletrônico

Por Caren Souza 06/05/2021
Por Caren Souza

A Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Tecnologia, lançou o primeiro alvará eletrônico da cidade. O secretário José Della dos Santos, recebeu o empresário Fabiano Sidegum, na tarde de segunda-feira (3). Na ocasião, foi expedido o documento digital de funcionamento da empresa F Sidegum Ltda.

Tudo será feito de forma on-line, toda documentação será atribuída ao sistema.

O projeto de licenciamento on-line (desenvolvido junto ao Departamento de TI da Prefeitura) visa facilitar o sistema de abertura de empresas e agilizar a análise dos processos, a fim de incentivar o empreendedorismo no município.

“O objetivo é agilizar os processos e acelerar a concessão do alvará eletrônico. A solicitação ocorre de forma padronizada, e assim vamos ganhar tempo”, destaca Santos. De acordo com a secretaria, o alvará eletrônico reforça a importância de empreendedores e contabilistas não precisarem ir à Prefeitura para fazer a solicitação. “Tudo será feito de forma on-line, toda documentação será atribuída ao sistema. Então, vamos ganhar tempo e a agilidade facilitará a abertura de empresas no município”, completa o secretário.

A plataforma faz parte do PSI (Programa Sapiranga Integrada), que visa disponibilizar serviços públicos de forma simples e conectada através de plataformas e aplicativos. No momento, estão sendo concedidos somente alvarás de empresas que estão se instalando agora no município. Futuramente, mais funções serão implementadas à plataforma, como abertura de MEI e alteração de alvará. Em suas próximas etapas, o PSI integrará as áreas de licenciamento ambiental, sanitário e de planejamento urbano.

O alvará eletrônico é feito através da aba de acesso rápido, no site da prefeitura (www.sapiranga.rs.gov.br). É necessário fazer um cadastro para o primeiro acesso e depois solicitar o alvará no sistema.

Fonte: Assessoria
06/05/2021 0 Comentários 1,2K Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO