Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Autor

Caren Souza

Caren Souza

Business

Prêmio Primus Inter Pares reconhece empresas em evento online

Por Caren Souza 14/05/2021
Por Caren Souza

O Prêmio Primus Inter Pares, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), chega à 21ª edição em formato inovador. Pela primeira vez, a tradicional premiação do setor coureiro-calçadista será virtual, no dia 1º de junho, às 17 horas.

Avaliamos que, neste ano, as empresas terão mais projeção de imagem, pela questão do digital

Após duas décadas reconhecendo negócios de sucesso — durante a Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec) — , o evento manterá a apresentação de cases que trazem soluções criativas, com resultados positivos para o mercado e a sociedade.

A transformação digital é o tema desta edição. Para a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, a digitalização não é algo paliativo ou passageiro. “A indústria terá de se adaptar. Vamos oferecer mais um canal de vendas e de aproximação com o cliente. Avaliamos que, neste ano, as empresas terão mais projeção de imagem, pela questão do digital”, destaca.

Silvana também observa que o Prêmio Primus sempre criou oportunidades de networking e projetou as iniciativas que se diferenciam no mercado. Por isso, a Assintecal decidiu manter o evento online, para celebrar as empresas que promoveram novas formas de fazer negócio e foram resilientes em plena pandemia.

Mais de 50 cases inscritos concorrem em seis categorias. A primeira é Design – na qual será avaliado o impacto na competitividade da empresa e seu grau de inovação, assim como a proposta de melhorar uma solução já existente no mercado. A segunda categoria é Exportação, para médias e grandes empresas de componentes para couro, calçados e artefatos.

A terceira categoria é Imprensa. Será premiada a reportagem que melhor abordou a evolução do setor brasileiro de componentes para couro, calçados e artefatos. Já a quarta categoria é Inovação Tecnológica-Covestro, que avaliará a produtividade e competitividade da empresa, levando em conta a articulação com universidades e institutos de pesquisa e a capacidade de melhorar uma ideia já existente no mercado. O impacto, com resultados qualitativos e quantitativos obtidos através da inovação proposta, também será observado.

A quinta categoria é mais uma novidade desta edição: Mulheres Empreendedoras-Braskem. Patrocinada pela petroquímica, a premiação vai reconhecer lideranças femininas de projetos, ações ou iniciativas voltadas para o setor coureiro-calçadista, servindo de estímulo para outras mulheres. A sexta e última categoria é Sustentabilidade. Entre os critérios de avaliação, está o alinhamento com os indicadores contidos no programa “Origem Sustentável”. Serão premiadas as empresas que se destacarem nos pilares Econômico, Ambiental, Social e Cultural. Haverá um destaque para micro e pequenas empresas e outro para médias e grandes organizações.

As inscrições já foram encerradas. Nesta quarta-feira (12), foram abertas as pré-inscrições aos interessados em assistir o Prêmio Primus. Para participar, clique aqui. O Prêmio Primus Inter Pares Assintecal 2021 é realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal). Tem patrocínio master da Braskem e Covestro, patrocínio da Biason Assessoria Jurídica, Loft Digital, M&C Helmer Valencia, Fenac Experiências Conectam | FIMEC 2022, Rech Sistemas de Gestão, Imagine In Company e apoio da Abrameq – Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas para Couros e Calçados.

Fonte: Assessoria
14/05/2021 0 Comentários 645 Visualizações
Saúde

Atendimento a pessoas com HIV será ampliado na rede pública de Canoas

Por Caren Souza 14/05/2021
Por Caren Souza

Canoas foi escolhida pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) para participar de iniciativa que visa ampliar e qualificar o atendimento na rede pública de saúde. A escolha do município se deu em função da política de atendimento inclusiva desenvolvida pela prefeitura.

Queremos colaborar com a UNAIDS para eliminar a transmissão de mãe para filho do HIV.

Para o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, trata-se de um projeto nacional de grande relevância. A ideia é ampliar o acesso e qualificar o atendimento, tanto na rede de atenção básica quanto nos serviços especializados.

“Participaremos de uma agenda que ajudará a construir todo um processo de atendimento no SUS para qualificar o acesso dos pacientes vivendo com HIV/AIDS. Assumimos o compromisso de investir maciçamente na testagem e ampliar o tratamento”, explica.

Uma das metas é eliminar a transmissão vertical do vírus, de mãe para filho, um desafio de saúde pública em todo o mundo. Na transmissão vertical do HIV, o bebê pode se infectar durante a gestação, parto ou amamentação.

“Queremos colaborar com a UNAIDS para eliminar a transmissão de mãe para filho do HIV. A participação no projeto vai ajudar muito nossa comunidade. Iremos investir em testagem e atendimento materno às mulheres soropositivas, além de garantir que não abandonem o tratamento”, afirma o prefeito Jairo Jorge.

Fonte: Assessoria
14/05/2021 0 Comentários 738 Visualizações
Ensino

Maristela Guasselli é eleita presidente da Undime RS

Por Caren Souza 14/05/2021
Por Caren Souza

A secretária municipal de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli, é a nova presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime/RS). A escolha aconteceu na manhã desta quinta-feira (13), durante o 31º fórum da entidade, quando houve eleições para a Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Conselho Nacional de Representantes e Delegados.

É um desafio muito grande estar à frente deste grupo de profissionais que atua incansavelmente pela educação pública de qualidade.

“É um desafio muito grande estar à frente deste grupo de profissionais que atua incansavelmente pela educação pública de qualidade”, destacou Maristela, que terá como vice-presidente a secretária municipal de Santiago, Mara Elizete de Lourenço. A gestão será de 2021 a 2023.

Desde 2017, quando assumiu pela segunda vez a Secretaria de Educação (SMED) hamburguense, Maristela atuou ativamente junto à Undime/RS. Foi eleita duas vezes consecutivas coordenadora da entidade na regional da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS), cargo que ocupou nas gestões de 2017-2019 e 2019-2021.

No mesmo período, também integrou o Conselho Nacional de Representantes (CRM), pelo qual participou de importantes eventos e discussões sobre políticas públicas para a educação no país.

Undime

A União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986, e que tem por missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.

Fonte: Assessoria
14/05/2021 0 Comentários 649 Visualizações
Business

Prefeito de Nova Petrópolis conhece futura agência do Sicoob MaxiCrédito

Por Caren Souza 13/05/2021
Por Caren Souza

O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, conheceu na sexta-feira (8) os detalhes da futura agência da cooperativa de crédito Sicoob MaxiCrédito em Nova Petrópolis. O edifício da agência está sendo construído na esquina das ruas Sete de Setembro e Rui Barbosa, no Centro, e a previsão de inauguração é o dia 15 de dezembro de 2021.

Os detalhes do empreendimento foram apresentados ao prefeito pelo superintendente comercial Thiago Camargo e pelo gerente da agência do Sicoob em Gramado, Daniel Severo de Morais.

“Recebemos estas informações com muita alegria, visto que é mais um empreendimento em nossa cidade, com geração de empregos, renda e novos negócios. Também merece destaque o projeto arquitetônico do edifício, que com certeza irá chamar a atenção de todos pela beleza”, destacou o prefeito.

O prédio da futura agência do Sicoob está sendo construído pela empresa MDM Empreendimentos e Participações, para posterior locação à cooperativa de crédito. A intermediação do negócio é do corretor Eduardo Zühl e o projeto é do arquiteto Neander Port.

Fonte: Assessoria

13/05/2021 0 Comentários 994 Visualizações
Business

Varejo gaúcho teve saldo positivo nas vendas do Dia das Mães

Por Caren Souza 13/05/2021
Por Caren Souza

O desempenho do varejo gaúcho em relação ao Dia das Mães deste ano foi bastante positivo. A FCDL-RS observou um incremento do volume de vendas até 20% superior ao registrado em 2020. “Em 2021, o Dia das Mães aconteceu em um momento de reabertura da economia, permitindo que os consumidores pudessem comprar os presentes das mães, ao contrário do que ocorreu em 2020, quando o comércio não pôde abrir as portas neste período, fruto das equivocadas medidas restritivas tomadas na época”, avalia o presidente da FCDL-RS, Vitor Augisto Koch.

O dirigente lembra que o tombo das vendas em 2020 na data chegou a quase 35%, o maior recuo da série histórica. Koch ressalta que com as flexibilizações que o comércio gaúcho teve nas últimas semanas, as vendas referentes ao Dia das Mães podem ter chegado a um volume entre R$ 900 milhões e R$ 1 bilhão, reforçando a ideia de que a data comemorativa é a mais importante do varejo no primeiro semestre do ano.

O movimento maior de consumidores em busca de presentes foi registrado, na maior parte do estado, nos dias 7 e 8 de maio, antevéspera e véspera do Dia das Mães. Os presentes mais ofertados às mamães foram roupas, calçados e acessórios, vindo a seguir móveis e eletrodomésticos e produtos de perfumaria e cosméticos.

“Se, na comparação com 2020, o resultado é bastante expressivo, para chegar aos patamares de 2019, ainda são necessários ajustes importantes. O principal, além da possibilidade do comércio poder trabalhar normalmente, respeitando os protocolos de saúde, é a retomada do poder de consumo da população, através do reaquecimento do mercado de trabalho e a disponibilização de condições de crédito mais favoráveis”, finaliza Vitor Augusto Koch.

Fonte: Assessoria
13/05/2021 0 Comentários 531 Visualizações
Cidades

Capão da Canoa cria projeto para instituir a carteira do autista

Por Caren Souza 13/05/2021
Por Caren Souza

Uma reunião, realizada na tarde de quarta-feira (12), marcou um importante passo para a concretização de mais políticas públicas na área social. O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, enviou à Câmara Municipal um projeto de lei para criar a carteira do autista no município. A vice-prefeita, Juliana Martin, também participou do ato.

Fico muito feliz e grato em ver esse tipo de projeto virar realidade.

Atendendo à Lei Federal 13.977, de 8 de janeiro de 2020, que dá direito ao atendimento prioritário para pessoas com o espectro, Capão da Canoa avança ainda mais no que se refere à inclusão social. A elaboração e emissão do novo documento é resultado de um trabalho realizado em conjunto com mães, como grupo AMA/Projeto Autismo Viver, presentes no encontro.

O Secretário de Saúde, Josiel Matos, a Secretária de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária, Almei Cecconello, e o coordenador das políticas públicas para pessoas com deficiência, Davi Mendonça (Davi Confeiteiro), também estiveram presentes.

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, relata que é um passo extremamente importante para muitas famílias do município. “Fico muito feliz e grato em ver esse tipo de projeto virar realidade, principalmente em ações como essa, que certamente colaborarão para melhorar a vida das pessoas”, relata.

Fonte: Assessoria
13/05/2021 0 Comentários 824 Visualizações
Cidades

Equipe campo-bonense de robótica conquista título estadual

Por Caren Souza 13/05/2021
Por Caren Souza

O projeto Corpo em Movimento da equipe campo-bonense Big Family conquistou, no último fim de semana, o Torneio de Robótica First Lego League, do Sesi. As finais aconteceram na sexta-feira (7) e no sábado (8) de forma on-line. A equipe campeã, coordenada pela professora Nidiane Martins, é formada por Ellen Gonçalves, Emily Mulligan, Gustavo de Ávila, Nicolas Guerra e Marya de Moraes. A competição estadual reuniu 21 equipes de escolas, sendo a campo-bonense a única “de garagem”, ou seja, que não está ligada a uma instituição de ensino.

Seus integrantes participaram de projeto do Sesi e seguiram participando dos campeonatos com apoio de familiares e amigos. Além da premiação geral, a Big Family conquistou também o prêmio de melhor desempenho de robô.

Desenvolvido com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o projeto Corpo em Movimento visa ampliar as informações disponíveis para os frequentadores das academias ao ar livre por meio de uma placa colocada no espaço ao lado da Estação Saúde (projeto piloto). Além das informações, a placa contém um QR Code que possibilita que as pessoas, utilizando o celular, possam acessar um site desenvolvido para ampliar as noções sobre a utilização dos equipamentos disponíveis.

Com o tema “De que forma podemos tornar as pessoas mais ativas?”, a equipe montou o projeto que culminou com o robô demonstrando os exercícios na arena de competição. “Percebemos a dedicação e inteligência dos integrantes da equipe logo que fomos procurados e imediatamente demos total apoio ao projeto. É ótimo que a Administração Municipal receba ideias como essa. Parabenizamos a equipe pela organização e pela conquista”, diz o secretário de Esporte e Lazer, João Carlos e Silva.

Os integrantes da Big Family agradecem a Administração Municipal que, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, tem apoiado seu trabalho e acreditado em seu potencial, e prometem aprimorar o projeto rumo à etapa nacional da competição. A equipe aguarda o parecer dos juízes, com as modificações sugeridas para a etapa nacional, que acontecerá em 26 de junho.

“Estão de parabéns todos os integrantes da equipe pela conquista estadual e fica aqui nossa torcida pelo sucesso na competição nacional, mas independente do resultado em termos de classificação, vocês já são vencedores, pelo desprendimento e determinação, desenvolvendo algo que vem a ser muito útil a pessoas da comunidade que praticam atividades físicas”, reconhece o prefeito Luciano Orsi.

Fonte: Assessoria

13/05/2021 0 Comentários 645 Visualizações
Variedades

Novo Hamburgo: Teatro municipal reabre com eventos virtuais na próxima terça-feira

Por Caren Souza 13/05/2021
Por Caren Souza

Novo Hamburgo vai receber novamente um dos principais Teatros do Estado. O Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno está pronto para receber o público tão logo o protocolo estadual de combate à pandemia permita. O espaço cultural, que estava em obras desde 2016 para adequação ao Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI), foi liberado pelo Corpo de Bombeiros.

Além do PPCI, diversas reformas foram feitas, como a troca completa do carpete, troca do revestimento das cadeiras, substituição de parte dos equipamentos de sonorização e iluminação, pintura interna da plateia e palco, reforma dos camarins, troca de lâmpadas da plateia por iluminação de LED e também melhorias nas instalações elétricas, visando uma maior eficiência para a redução no consumo de energia e segurança.

Em clima de celebração, o Teatro será entregue para sociedade em evento virtual. De 18 a 23 de maio recebe um dos eventos mais carismáticos da cultura hamburguense: o Encontros de Gentileza! Com lives diárias, a partir das 20 horas, a Secretaria Municipal da Cultura espera a comunidade em um festejo on-line. Com transmissão ao vivo pelo Facebook da Secult (@secultnh) e da Prefeitura Municipal (@prefeituranh), artistas locais levarão até os lares hamburguenses afeto, alegria e muita cultura.

A pandemia da covid -19 acarretou na impossibilidade de abertura do espaço para o público em geral. De acordo com as normas de controle estabelecidas pelo Governo do Estado, os teatros ainda não podem ser reabertos para plateia.

O Secretário da Cultura Ralfe Cardoso comemora o momento. “Estamos felizes em retomar as atividades no palco do nosso Teatro, mesmo que ainda somente para gravações ou apresentações on line. Temos muito para comemorar!”, destaca Ralfe.

O teatro

Fundado em 5 de abril de 1982, recebeu grandes nomes da cultura nacional, como Ester Góes, Nestor Monastério, Adriana Calcanhoto, Wolf Maia, Eva Todor, Eri Johnson, Nei Lisboa, Lúcio Mauro, Baden Powell, Vitor Ramil, Eva Wilma, Hique Gomes, Nico Nicolaievsky, Belchior, Ary Toledo, Jorge Dória, Reginaldo Faria, Ana Botafogo, entre tantos outros, recebendo festivais de canto coral, música, dança e teatro, de alcance regional, estadual, nacional e, mesmo, internacional.

Referência para produtores, artistas e comunidade na região sul do País, o Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno comporta um público de cerca de 400 pessoas sentadas e uma estrutura acessível: possui elevador, rampa de acesso, corrimão nas escadas e rampas, vaga de estacionamento exclusiva para idosos e deficientes e banheiros adaptados.

Na entrada, o foyer funciona como área comum e pode ser usado em eventos paralelos como exposições, vernissages e sessões de autógrafos. Destaque para sua caixa cênica, que possui um palco italiano com mais de 80 m², além de três camarins, e cabine técnica.

Presente na memória afetiva de grande parte dos hamburguenses, o Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, retoma suas atividades com muita vida e arte!

Crédito: Lu Freitas | Fonte: Assessoria
13/05/2021 0 Comentários 552 Visualizações
Variedades

Canoas: atividades marcam Semana da Enfermagem no Hospital Nossa Senhora das Graças

Por Caren Souza 13/05/2021
Por Caren Souza

Para marcar o Dia da Enfermagem, celebrado em 12 de maio, uma série de atividades serão desenvolvidas pelo Hospital Nossa Senhora das Graças até a próxima semana. A ideia é homenagear os profissionais e possibilitar, ao mesmo tempo, momentos de descontração, em um ano marcado pelo agravamento da pandemia de Covid-19.

É apenas um ato simbólico de agradecimento, gostaríamos de nos abraçar e saber que a pandemia terminou.

Nesta quarta-feira, houve café da manhã, almoço e jantar especiais para as equipes, além de um food truck no estacionamento interno da instituição. Para o dia 20, está prevista também a entrega de presentes aos profissionais.

“É apenas um ato simbólico de agradecimento, gostaríamos de nos abraçar e saber que a pandemia terminou. Tivemos um retorno muito positivo sobre a homenagem. O Hospital Nossa Senhora das Graças sempre foi acolhedor e neste momento não poderia ser diferente. Durante a pandemia, a Enfermagem foi testada ao seu limite e conseguimos. E sempre conseguiremos”, afirma a enfermeira Juliana de Araújo Borges, da Agência Transfusional e Ambulatório do HNSG.

Fonte: Assessoria
13/05/2021 0 Comentários 624 Visualizações
Variedades

Novo Hamburgo anuncia vacinação contra Covid-19 de professores das três redes de ensino

Por Caren Souza 13/05/2021
Por Caren Souza

Em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, decidiu antecipar a vacinação contra a covid-19 para os professores das três redes de ensino (municipal, estadual e privada). “Após análise profunda das implicações desta antecipação, estamos seguros que é o melhor para Novo Hamburgo”, destacou a prefeita.

Inicialmente, serão vacinados os professores de educação infantil, crianças de 0 a 5 anos, justamente por ser o grupo de crianças com mais dificuldades em seguir protocolos de prevenção à covid-19. Para isso, será realizado um drive-thru na Fenac na próxima segunda-feira, dia 17.  A data foi definida levando em conta a necessidade de tempo para os professores providenciarem a documentação necessária.

Serão atendidos professores que trabalhem em estabelecimentos de ensino regularizados em Novo Hamburgo. Os documentos necessários serão documento com foto, carteira de trabalho ou contracheque (olerite) e declaração padrão do diretor da escola atestando que o profissional é professor de educação infantil.

O modelo de declaração para as escolas das três redes de ensino está disponível no site da Prefeitura de Novo Hamburgo (www.novohamburgo.rs.gov.br).  A data de vacinação para os demais professores (ensino fundamental e médio) serão anunciadas nos próximos dias.

Fonte: Assessoria
13/05/2021 0 Comentários 572 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO