Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Autor

Caren Souza

Caren Souza

Variedades

Entidades sem fins lucrativos recebem doação de mobiliários da Aspeur/Feevale

Por Caren Souza 20/05/2021
Por Caren Souza

Nesta quinta-feira, 20, a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Universidade Feevale, doará mais de 250 itens ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Araricá, ao Círculo de Pais e Mestres da Escola Estadual de Ensino Fundamental Otávio Rosa, de Novo Hamburgo, e à Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio, de Portão.

Ao todo, foram repassados 295 materiais às instituições, entre cadeiras fixas, cadeiras giratórias, cadeiras com balancim, mesas, armários, longarinas, classes e arquivos de aço. A Instituição, cumprindo com seu caráter comunitário e buscando maior engajamento com a comunidade, disponibiliza, ainda, outros mobiliários para doação às entidades de caráter assistencial e sem fins lucrativos.

São itens como cadeiras com prancheta, cadeiras com balancim, cadeiras fixas, cadeiras giratórias, mesas e classes. Para solicitar a doação, o pedido deve ser enviado para o e-mail [email protected], com os documentos digitalizados.

É necessário enviar Ofício solicitando os itens e a quantidade de materiais desejados, junto com uma pequena justificativa, documentos legais (estatuto social e ata de eleição com carimbo de registro em cartório, número do CNPJ e dados do presidente para assinatura do documento de doação: nome completo, CPF, data de nascimento, profissão, estado civil e endereço.

Fonte: Assessoria
20/05/2021 0 Comentários 564 Visualizações
Saúde

Professores das escolas infantis são vacinados em Estância Velha

Por Caren Souza 20/05/2021
Por Caren Souza

O momento tão aguardado chegou: professores e profissionais da Educação começaram a ser vacinados contra a Covid-19, na manhã desta quarta-feira (19), em Estância Velha. Somente neste primeiro dia, a Vigilância em Saúde e a Secretaria de Educação e Cultura (Semec) esperam imunizar 470 profissionais de escolas públicas e privadas que atuam em escolas infantis do município. Os profissionais do ensino fundamental e médio serão vacinados em um segundo momento.

A nossa intenção, externada publicamente, inclusive, sempre foi vacinar os professores e profissionais de Educação o quanto antes para que pudessem retornar à sala de aula traquilos.

A primeira professora vacinada em Estância Velha foi Graciele Aparecida Kronbauer, de 39 anos. Professora concursada há cerca de um ano, Graciele trabalha na EMEI Estância das Crianças, no Residencial Nova Estância. Ela não escondeu a emoção ao saber que seria a primeira da classe a ser vacinada. “Estou muito, mas muito feliz por esse momento. E, se puder, quero incentivar as pessoas que façam o mesmo”.

A vacinação em etapa, conforme explica a coordenadora da Vigilância em Saúde, Eliane Fleck, foi pensada para que Estância Velha pudesse beneficiar não apenas os professores, mas também demais profissionais que atuam na Educação no município, como secretários de escola, estagiários, agentes de serviço e merendeiras. “Assim, conseguimos ‘fechar ciclos’ de prevenção”, coloca Eliane.

O prefeito Diego Francisco lembra que sempre defendeu a ideia de que os professores fossem vacinados com prioridade. “A nossa intenção, externada publicamente, inclusive, sempre foi vacinar os professores e profissionais de Educação o quanto antes para que pudessem retornar à sala de aula traquilos”, coloca. “Hoje iniciamos mais uma importante etapa do plano municipal, e é satisfatório ver a eficiência da nossa equipe”, pontuou.

Fonte: Assessoria
20/05/2021 0 Comentários 490 Visualizações
Business

Programa Milho, Feijão e Pastagens após a Colheita do Tabaco gera bons rendimentos

Por Caren Souza 20/05/2021
Por Caren Souza

Os produtores que aderiram à safrinha, dentro do Programa Milho, Feijão e Pastagens após a colheita do tabaco, foram beneficiados pela alta valorização dos grãos este ano. É o que demonstra o levantamento feito pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), entidade que promove o programa de diversificação na região Sul do Brasil.

Diversificar é sempre uma boa opção para o produtor, pois lhe permite ter seus ganhos distribuídos em mais atividades.

A área plantada com milho, feijão e soja cresceu 22% na região Sul, comparativamente com o ano passado, atingindo 144.222 hectares. Em contrapartida, a área com pastagens reduziu 27%, atingindo 25.572 hectares. Devido ao clima, as produtividades decresceram em média 34%, o que fez com que o total da produção de grãos chegasse a 580.442 toneladas.

O rendimento extra estimado é de R$ 933 milhões, uma variação de 47% em relação ao resultado de 2020, quando os produtores alcançaram R$ 634,2 milhões com o cultivo de grãos e pastagem. Entre os estados, a renda extra alcançou R$ 368 milhões para os produtores gaúchos em 2021 (R$ 297,4 milhões em 2020). Em Santa Catarina, o rendimento subiu de R$ 205,2 milhões em 2021, para R$ 374 milhões em 2021. E no Paraná, o aumento foi de R$ 131,5 milhões para R$ 191 milhões.

Na avaliação do presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, os números do programa mostram a importância do cultivo de uma segunda safra. “Diversificar é sempre uma boa opção para o produtor, pois lhe permite ter seus ganhos distribuídos em mais atividades. Em 2021, observamos uma preferência dos produtores pelo cultivo de grãos em detrimento ao de pastagens, o que resultou em um ganho superior dado o bom momento do agronegócio com essas commodities”, comenta o executivo.

Sobre o programa

A ação é conduzida pelo SindiTabaco com apoio de entidades representativas dos produtores e dos governos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Uma das vantagens é a redução dos custos de produção dos grãos, pois ocorre o aproveitamento residual dos fertilizantes e pode, também, haver redução de custo na produção de proteína com o uso do milho no trato animal. Outros benefícios são a proteção do solo e a interrupção do ciclo de proliferação de pragas e ervas daninhas.

Fonte: Assessoria
20/05/2021 0 Comentários 616 Visualizações
Variedades

Pâmela Amaro abre série de lives do projeto Anos 10

Por Caren Souza 20/05/2021
Por Caren Souza

A atriz, cantora, musicista, arte-educadora e compositora porto-alegrense Pâmela Amaro abre nesta quinta-feira, dia 20, a partir das 21 horas, a série de bate-papos virtuais do projeto “Anos 10 – produção e diversidade na cena musical gaúcha”. Consagrada como uma das principais vozes do samba no Rio Grande do Sul, Pâmela participa da transmissão ao lado do seu diretor artístico e executivo Tiago Souza.

O projeto “Anos 10” reúne cinco artistas gaúchos independentes com destaque na última década. Além de Pâmela, participam Glau Barros, Nino, Filipe Catto e 50 Tons de Pretas. Ao lado de seu produtor ou diretor musical, cada artista participará de um bate-papo on-line sobre seu trabalho, suas influências e objetivos de carreira.

Os curadores Enio Martins e Juarez Fonseca comandam as entrevistas. Todas as transmissões contam com áudio-descrição e tradução em libras. Os bate-papos musicais são transmitidos pelo canal no Youtube da Clube TV. Mais informações sobre o projeto pelo Instagram oficial @anos10rs ou pelo Facebook da Fundação Cultural de Canela.

Coordenado e produzido por dois profissionais de Canela, Enio Martins e Fernando Gomes, o projeto foi aprovado no Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, que é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.

Sobre Pâmela Amaro

Pâmela Amaro tem se destacado como uma das vozes do samba no Estado, principalmente, a partir das composições que abordam temas variados, sempre positivando narrativas acerca das mulheres negras. Ativista cultural, toca cavaquinho, percussão e tem longo caminho na cena teatral elencando grupos como Usina do Trabalho do Ator (RS), Grupo Caixa Preta (RS), Turma do Pé Quente (RS), com atuação no cinema e em musicais.

Integrou grupos musicais formados por mulheres musicistas, destes o mais atual é o grupo Três Marias. Em 2020, lançou seu primeiro EP solo, Veneno do Café, apresentando sua veia no samba de partido alto. No mesmo ano, a artista foi contemplada pela Natura Musical para realizar a produção do seu primeiro álbum, Samba às Avessas.

Sobre Tiago Souza

Publicitário, Pesquisador Cultural com formação em Gestão de Empreendimentos Criativos(Sebrae/MinC); Gestão em Carreira Musical (Perestroika/Red Bull); Music & Business pelo Instituto Gênesis da PUC-Rio e graduando em Administração de Empresas pela FADERGS. Criador de projetos de alto impacto na cultura riograndense: Os Filhos do Cumpadi Washington, o bloco de carnaval de rua mais ordinário do Brasil, e os eventos formativos Por Trás da Dança e Por Trás da Música.

Atuou como Diretor de Produção do espetáculo “Retirantes: Somos Todos Severinos”, indicado ao Prêmio Açorianos de Dança 2016 como “Melhor Produção”, da Reticências Cia. De Dança, grupo indicado em quatro categorias.Nos últimos dez anos, desenvolveu trabalhos de pesquisa e estudos no campo da economia criativa com ênfase para autogestão de carreiras artísticas.

Por meio da Tudo é Gestão – TG Produções Artísticas, realiza planejamento de comunicação, consultoria, mentorias e palestras com foco em gestão de carreiras para novos artistas. Atualmente, desenvolve projetos de Marketing e Estratégia com a Áudio Porto Gravadora/Editora e Guts Produções. Está na Direção Artística do projeto “Samba às Avessas”, de Pâmela Amaro, e como Mentor Artístico na Lanceiros Negro Aceleradora Cultural, ambos premiados no edital Natura Musical 2020/21.

Crédito: Luis Ferreirah | Fonte: Assessoria
20/05/2021 0 Comentários 667 Visualizações
Ensino

Equipe campo-bonense se prepara para torneio nacional de robótica

Por Caren Souza 20/05/2021
Por Caren Souza

Cresce o desafio, a expectativa e a torcida pela Big Family, equipe campo-bonense campeã do Torneio Estadual de Robótica First Lego League, do Sesi. O grupo se prepara para a competição nacional. A tarefa é promover modificações sugeridas pelos avaliadores da etapa estadual, no projeto “Corpo em Movimento”. O resultado será divulgado em 26 de junho.

É contagiante a dedicação, determinação e a inteligência dos integrantes da equipe.

A Big Family conta com o apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. “Muito nos alegra, e mostra que a educação e o esporte em Campo Bom estão no caminho certo, quando vemos jovens, como esses da Big Family, envolvidos em competições tão salutares e que trazem benefícios não somente para eles, mas para toda a comunidade. Desejamos toda a sorte para a equipe na etapa nacional da competição, e posso assegurar que vocês já são mais do que vencedores, são exemplos a serem seguidos por muitos outros jovens”, afirma o prefeito Luciano Orsi.

A equipe de robótica, composta por cinco integrantes e dois técnicos, está no seu primeiro ano de atividades e já conseguiu classificação na competição nacional do Sesi. No site corpoemmovimentocb.com.br a população tem acesso a todas as informações sobre os trabalhos desenvolvidos.

Integram a equipe, Ellen Gonçalves, 15 anos, na robótica desde 2017; Emily Mulligan, 16 anos, praticante há seis anos; Gustavo de Ávila, 12 anos, desde os oito anos na robótica; Marya Gabriella de Moraes, 12 anos, na atividade há três anos; e Nicolas Guerra Horstmann, 15 anos, há cinco anos na robótica. A técnica da equipe é Nidiane Martins, 30 anos, formada em Pedagogia e Automação, com atuação na área da robótica desde 2016.

Conforme o secretário João Carlos e Silva, a Smel, auxiliou na criação do site e na implantação de placas em academias ao ar livre orientando como usar corretamente os aparelhos de ginástica. Nas placas, além das informações, há um QR Code que possibilita que as pessoas, utilizando o celular, possam acessar o site para ampliar as noções sobre a utilização dos equipamentos disponíveis.

“É contagiante a dedicação, determinação e a inteligência dos integrantes da equipe. Eles estão de parabéns pela recente conquista estadual, merecem nosso reconhecimento, independente da classificação que venham a alcançar nacionalmente, já são vitoriosos”, diz o secretário João Carlos.

O Torneio de Robótica Firts Lego League desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os robôs são construídos com base na tecnologia Lego Mindstorm. Os times têm de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos.

Fotos: Fernando Santos | Fonte: Assessoria
20/05/2021 0 Comentários 638 Visualizações
SaúdeVariedades

Novo Hamburgo cobra mais doses de Coronavac

Por Caren Souza 19/05/2021
Por Caren Souza

A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo enfatiza que a quantidade de doses de vacina Coronavac enviadas pelo governo do Estado nesta quarta-feira, dia 19, não será suficiente para zerar a fila pela segunda dose do imunizante na cidade.

“Este não é um problema só de Novo Hamburgo, mas é um drama enfrentado por muitas cidades no Estado”, destaca Naasom Luciano, secretário municipal de Saúde de Novo Hamburgo e vice-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS).

Além do envio de menos doses por frasco, há ainda problema no público-alvo ter sido sempre superior ao estimado pelo Ministério da Saúde.  “O Ministério da Saúde e o governo do Estado precisam garantir doses suficientes para completar o esquema vacinal nos municípios”, enfatiza o secretário.

Desde sexta-feira, Novo Hamburgo recebeu um total de 8.350 doses de Coronavac para um público estimado em 15 mil pessoas aguardando a segunda aplicação. “Só teremos o quantitativo exato de falta à medida que avançarmos nos públicos que aguardam a segunda dose”, explica Naasom, destacando variáveis como, por exemplo, moradores de Novo Hamburgo que têm casa na praia e, com comprovante de residência, podem receber a segunda dose no litoral.

O secretário lembra que a diferença nos números é resultado da quebra de até 20% nas doses enviadas pelo Instituto Butantan e principalmente em razão do público-alvo vacinado ter sido sempre superior ao estimado pelo Ministério da Saúde.

“Estamos notificando a Secretaria Estadual de Saúde sobre esta diferença entre o público estimado e o público realmente vacinado. Entre os profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos, por exemplo, há uma diferença de 7,3 mil pessoas a mais em relação ao número estimado pelo Ministério da Saúde”, explica o secretário.

Quebra

Em relação à quebra no número de doses por frasco, Naasom lembra que Novo Hamburgo foi o primeiro município a notificar o Ministério da Saúde. Ou seja, frascos com dez doses estavam rendendo apenas oito ou nove a partir do momento em que a Anvisa autorizou o Butantan a reduzir a quantidade de imunizante por frasco, em março.

“Na oportunidade, a alegação era evitar desperdício, mas isso resultou em quebra generalizada”, completa Naasom. Para o secretário, esta é uma situação que o Ministério da Saúde e o governo do Estado precisam resolver.

“Os municípios são os aplicadores de vacina. Ministério da Saúde e governo do Estado são quem definem as estratégias. Novo Hamburgo segue as orientações do Ministério da Saúde e do governo do Estado, inclusive quando determinaram que as doses de Coronavac não fossem guardadas, mas aplicadas, pois estavam garantindo a segunda dose. Agora estamos nesta angústia, com nossa população aguardando o imunizante”, enfatiza.

Fonte: Assessoria
19/05/2021 0 Comentários 538 Visualizações
Variedades

Corretoras de Seguros divulgam os perigos da proteção veicular

Por Caren Souza 19/05/2021
Por Caren Souza

De iniciativa de associações e sem qualquer regulamentação, a proteção veicular tem falsamente caracterizada como um seguro e vem causando perdas para quem contrata, devido ao desconhecimento do risco desta iniciativa.

E para divulgar estes prejuízos, o Núcleo de Corretoras de Seguros da ACIST-SL está apoiando a campanha de conscientização sobe os riscos da contratação deste produto, lançada por entidades ligadas ao setor se seguros, entre elas Sincor e Fenacor.

“Precisamos dar visibilidade aos perigos deste produto, pois não tem garantias, não reconhece os direitos do consumidor, não oferece transparência, não recolhe tributos e não possui qualquer fiscalização”, pontua Sérgio Backes, coordenador do Núcleo, durante a reunião do grupo realizada semana passada.

Proteção Veicular

A Proteção Veicular é um serviço oferecido por associações que comercializam produtos falsamente caracterizados como se fossem seguros. Essas empresas não são fiscalizadas e não têm garantia de estrutura financeira para honrar com seus compromissos, e os associados não têm a quem recorrer quando algo dá errado.

Se os associados não quiserem ou não puderem realizar essas novas contribuições, o resultado é invariavelmente a ruína e o fechamento da entidade, sem a responsabilização de quem quer que seja. Podem, assim, ostentar a cobertura de qualquer veículo, de qualquer pessoa ou prometer cobertura plena.

Quando ocorre a insolvência, basta fechar a entidade e partir para “outros desafios”, sem que nada aconteça, pois todos seriam “sócios” do mesmo empreendimento.

Seguro Auto

Já o Seguro Auto é ofertado por empresas seguradoras, e é uma opção segura e confiável para proteger seu automóvel. As seguradoras são fiscalizadas pela Susep, e os consumidores também têm seus direitos protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor.

O nível de regulação e fiscalização que envolve o Seguro Auto faz com que ele seja um serviço plenamente confiável. Os consumidores recebem suas indenizações com segurança, certeza e facilidade, enquanto, na Proteção Veicular, os associados não têm garantias. O conteúdo completo da cartilha pode ser acessado no portal https://www.seguroautosim.com.br/

Fonte: Assessoria
19/05/2021 0 Comentários 502 Visualizações
Business

Sicredi Vale do Rio Pardo apresenta números e atividades de 2020

Por Caren Souza 19/05/2021
Por Caren Souza

A transparência na divulgação dos resultados para os associados sempre esteve em evidência na Sicredi Vale do Rio Pardo. Na manhã da última quinta-feira, os números e as ações realizadas durante o ano de 2020 foram apresentados durante Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária, transmitida ao vivo pela internet, com a participação dos delegados dos 51 Núcleos, que são representantes dos 54,6 mil cooperados.

O destaque da assembleia digital ficou a cargo da aprovação, por unanimidade, do rateio de R$ 6 milhões entre os associados, devido ao resultado positivo do ano passado, na ordem de R$ 32,2 milhões.

Conforme o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, apesar do ano de desafios, em decorrência da estiagem e da pandemia, que impactaram muito a economia, a Cooperativa ainda conseguiu atingir um resultado econômico importante, que superou em 14,9% o ano anterior. “Faz parte da essência do cooperativismo agregar renda para os associados ou para as comunidades onde eles estão inseridos, que repercute em favor de todas as pessoas que vivem na nossa região”, destacou.

Desta forma, em 2020, este retorno ocorreu através do pagamento de R$ 1,5 milhão de juros ao capital social, de R$ 6 milhões de resultado para distribuição, de R$17,6 milhões de economia em taxas geradas e mais de R$ 532,3 mil de destinação ao Fundo Social, que vai contemplar projetos sociais da região em 2021. Além disso, do resultado que se obteve no ano passado, antes das destinações estatutárias, está o valor do Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (Fates) de R$ 1,3 milhão, que vai subsidiar bolsas de estudos, formações técnicas e capacitações dos associados.

Sobre a distribuição de R$ 6 milhões entre os associados, aprovada na assembleia, o retorno será proporcional a movimentação de cada um, conforme a utilização dos produtos e serviços da Cooperativa. “Quanto maior sua participação nos produtos e serviços, maior sua parcela de recebimento nos resultados”, salientou Petry. O associado pode verificar na sua agência qual o valor que ele receberá na sua cota capital ou no aplicativo Sicredi, a partir do dia 6 de maio.

Além da prestação de contas com o resultado e da votação das destinações, na pauta ainda estavam a reforma e consolidação do Estatuto Social para alteração do endereço da sede administrativa e atualização da Política de Conformidade e da Norma de Auditoria Interna. Outros assuntos abordados na assembleia foram sobre as atividades de 2020 e a divulgação de novidades para 2021, como a entrega da nova sede administrativa em junho, o início da operação da usina própria de energia solar, a parceria com a Caciva de apoio à plataforma de cursos on-line, e a criação do Comitê Jovem e da Sala do Empreendedor, um espaço coworking nas agências de Venâncio Aires em parceria com o Sebrae.

Atividades

As atividades da Cooperativa em 2020 estão no Relatório Anual, disponível em https://www.sicredi.com.br/coop/valedoriopardors/. No âmbito da educação, elas tiveram relação com os Programas A União Faz a Vida, Cooperativas Escolares, Plante o Futuro, Crescer, Pertencer, Cooperação na Ponta do Lápis e com demais ações de educação financeira. “A educação inclusiva e de diversidade nós esta mos colocando agora em nosso planejamento, para talvez serem implementados o Comitê Mulher e o Comitê Jovem, dois públicos dedicados que precisamos dar um pouco mais de atenção a cada dia”, ressaltou o coordenador de Programas Sociais, Marco Antonio da Rocha.

A destinação dos recursos de R$ 480 mil do Fundo Social auxiliou os hospitais regionais no enfrentamento à pandemia com mais R$ 344,4 mil, que foram divididos entre três instituições de saúde. “Um gesto da nossa cooperativa, não um ato de mídia, marketing ou publicidade, mas aquilo que é da nossa essência enquanto cooperativismo, ajudar as instituições e a sociedade, participar naquilo que possa repercutir positivamente na vida das pessoas”, destacou Petry. Além disso, o Fundo Social contemplou com mais de R$ 135,8 mil um total de 65 projetos na região.

Petry ainda apresentou um resumo das linhas voltadas à sustentabilidade: Energia Fotovoltaica, Mobilidade Sustentável e Mais Água, Mais Desenvolvimento. Além disso, ele discorreu sobre a importância do movimento Eu Coopero com a Economia Local, que tinha o objetivo de apoiar o comércio local, seja de produtos ou serviços, o que também fortaleceu a economia da região. Outra informação divulgada foi a respeito da liberação de crédito, em que a Cooperativa disponibilizou R$ 405,6 milhões em 2020, o que atendeu quase 20 mil associados.

Fonte: Assessoria
19/05/2021 0 Comentários 716 Visualizações
Cidades

Ação alerta sobre abuso e exploração sexual infantil

Por Caren Souza 19/05/2021
Por Caren Souza

Nesta terça-feira (18) a Praça 1º de Maio, em Estância Velha, foi palco de uma ação que conscientizou a população sobre o abuso e exploração sexual infantil. Agentes da Secretaria de Desenvolvimento Social, do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente falaram sobre os sinais que crianças abusadas sexualmente podem mostrar (casos que se intensificaram na pandemia), como denunciar e para quem ligar.

A dona de casa Érica Machado, 56 anos, valorizou a ação. Ela caminhava pela área central com o neto e recebeu o folder da campanha. Além da distribuição de folders orientativos, os agentes promoveram uma live sobre o tema pela manhã. O encontro, que foi transmitido na página da Prefeitura no Facebook, contou com a participação das advogadas Vanessa Flores Attoloni e Valesca Cardoso. O secretário José Dresch destaca que as ações de hoje fazem parte do “Maio Laranja”, período destacado no calendário para chamar a atenção para o tema.

“Esse assunto deve ser lembrado sempre pelas pessoas. É muito importante que todos prestem atenção nos sinais que as crianças dão, já que o abuso sexual infantil acontece de maneira extremamente camuflada. Por isso, a nossa conscientização hoje”, declarou Carla Torres, coordenadora do Conselho Tutelar de Estância Velha.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado para relembrar o caso da menina Araceli Crespo, de Vitória (Espírito Santo), que, em 1973, foi violentada e assassinada brutalmente por homens. “É muito importante lembrar do caso da Araceli. Usamos esse dia justamente para homenagear ela, e para não esquecermos deste caso brutal” explicou Edemea Silva da Rosa, integrante do Conselho da Criança e do Adolescente.

Para Edemea, o que é importante ressaltar, neste momento, é que em caso de qualquer suspeita ou sinal que a criança demonstrar, o número para discar é 100, dos Direitos Humanos. Outro canal de socorro para crianças e adolescentes vítimas de qualquer tipo de violência é o 153, da Guarda Municipal, ou 99849-6148, número do plantão do Conselho Tutelar.

Fonte: Assessoria
19/05/2021 0 Comentários 667 Visualizações
Cidades

Nova Petrópolis encaminha novas emendas parlamentares

Por Caren Souza 19/05/2021
Por Caren Souza

O prefeito Jorge Darlei Wolf, o vice-prefeito Martim Wissmann e o secretário municipal de Administração, Bruno Seger, estiveram em Porto Alegre na tarde da segunda-feira, 17 de maio, em busca de novas emendas parlamentares. Foram visitados os gabinetes estaduais dos deputados federais Giovani Feltes e Carlos Gomes.

Somos muito gratos aos deputados e suas equipes pela receptividade e toda a atenção que nos foi oferecida.

Em ambas visitas foram relatadas as principais demandas do Município e possibilidades de investimentos. Para tanto, o prefeito Jorge Darlei Wolf apresentou as listas, segundo as quais, o Município de Nova Petrópolis possui 17 projetos cadastrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e cinco projetos de redes de água cadastrados na Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

No gabinete do deputado federal Giovani Feltes, a comitiva foi recebida pela equipe de assessores. Uma nova reunião, em Nova Petrópolis, foi agendada para esta sexta-feira, 21 de maio.

Na sequência, Darlei, Martim e Bruno estiveram com o deputado federal Carlos Gomes. A reunião teve a participação do vice-presidente do Republicanos de Nova Petrópolis, Ruy Neri Robalos da Rosa.

“Somos muito gratos aos deputados e suas equipes pela receptividade e toda a atenção que nos foi oferecida. Voltamos de Porto Alegre com excelentes expectativas de novos recursos para o Município em breve”, declarou o prefeito Jorge Darlei Wolf.

Fonte: Assessoria
19/05/2021 0 Comentários 548 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO