Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Autor

Caren Souza

Caren Souza

Cultura

Feevale realiza aula aberta sobre violência doméstica

Por Caren Souza 13/04/2021
Por Caren Souza

O projeto social Centro de Difusão e de Defesa dos Direitos Humanos, desenvolvido pela Universidade Feevale, promove nesta quarta-feira (14), às 18 horas, a aula aberta Mulheres em debate! A atividade, realizada no formato virtual, abordará temas relacionados à violência doméstica, ao funcionamento e à aplicação da Lei Maria da Penha. A aula é gratuita e será transmitida pelo link feev.as/aulaabertacddh.

Para tratar a temática, foram convidadas Bibiana Beck Menezes, capitã da Brigada Militar, e Michele Scherer Becker, juíza da Vara de Violência Doméstica. O bate-papo será mediado pela professora Lisiana Carraro, líder do projeto social. Também participarão os estudantes Felipe Padilha de Souza, Chaiane Luchetta Hanich, Vitória Costa Hofmann e Janaína Silva Silveira, integrantes do projeto.

Fonte: Assessoria
13/04/2021 0 Comentários 691 Visualizações
Saúde

Novo Hamburgo amplia locais para agendamento de vacina contra covid

Por Caren Souza 13/04/2021
Por Caren Souza

A Prefeitura de Novo Hamburgo ampliou a possibilidade de agendamentos de vacina contra a covid-19 para mais quatro unidades da rede básica de saúde. Agora, eles também podem ser feitos nas Unidades de Saúde da Família (USF) Guarani, Kraemer, Kroeff e Rondônia. Com isso, o município já conta com 16 locais para agendamentos.

O público para agendamento é liberado logo após a realização do respectivo drive-thru (estratégia utilizada para imunizar um grande número de pessoas em um único dia sem aglomerações).  A Secretaria Municipal de Saúde também já abriu a possibilidade de pessoas acima de 63 anos fazerem o agendamento da primeira dose (antes era para pessoas acima de 64 anos).

Os documentos necessários são os mesmos dos drives: documento com foto, cartão SUS ou comprovante de residência em nome de quem será vacinado ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser imunizada reside no local.  Pacientes deste grupo ou das faixas liberadas no município que sejam oncológicos, transplantados e demais imunossuprimidos podem receber a vacina com prescrição médica.

Pacientes com doenças reumáticas devem ser vacinados estando com a doença controlada ou em remissão. Já quem testou positivo para a covid-19 só pode ser vacinado após 30 dias do diagnóstico e quem estiver com sintomas gripais também deve esperar para receber o imunizante.

Profissionais da saúde que podem receber a imunização contra o coronavírus são médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos e psicólogos.

Outras profissões como biólogos, assistentes sociais, educadores físicos, médicos veterinários, auxiliares em saúde bucal, técnicos em saúde bucal, auxiliares em prótese dentária, técnicos em prótese dentária e técnicos em nutrição e dietética também podem ser imunizados.

Também têm permissão os quiropraxistas, técnicos em Farmácia e Radiologia, auxiliares e coletadores de laboratório clínico, trabalhadores de apoio de serviços de saúde (estabelecimentos de assistência à saúde, vigilância em saúde, regulação e gestão à saúde, como hospitais, clínicas, consultórios, unidades básicas de saúde, ambulatórios, laboratórios, farmácias, drogarias), recursos humanos, telefonia, almoxarifado, farmácia, informática, finanças, compras, vendas, gestão, patrimônio, secretarias, comunicação, segurança, higienização, transporte, qualidade, assessoria administrativa e áreas afins.

Também é possível fazer agendamento para acamados com deficiências mentais ou físicas com idade acima de 18 anos, além dos acamados com mais de 60, conforme já divulgado. Nestes casos, especificamente de acamados, o agendamento pode ser feito em qualquer unidade de saúde. Para os demais grupos, tanto a primeira quanto a segunda dose, podem ser agendadas.

Locais de agendamento

UBS Canudos

Endereço: Rua Sílvio Gilberto Christmann, 1451 – Bairro Canudos
Telefone: (51) 3524-2279
Horário: segunda a sábado, das 7h às 20h

UBS Santo Afonso

Endereço: Rua Assunción, 85 – Bairro Santo Afonso
Telefone: (51) 3587-3566
Horário: segunda a sexta-feira das 7h às 22h

UBS Primavera

Endereço: Rua Boa Saúde, 618 – Bairro Primavera
Telefone: (51) 3556-3136
Horário: segunda a sexta-feira das 7h às 17h

USF Lomba Grande

Unidade de Saúde da Família Lomba Grande
Endereço: Rua Victor Thiesen, 125 – Esquina com Odete Correia Schuck – Bairro Lomba Grande
Telefone: (51) 3596-1543
Horário: segunda, terça, quinta e sexta-feira das 8h às 17h

Unidade de Saúde da Família Getúlio Vargas

Endereço: Rua Bruno Werner Storck, 147 – Bairro Canudos
Telefone: (51) 3525-0680
Horário: Segunda, terça, quarta e sexta-feira das 8h às 17h. Quinta-feira somente das 8h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Kephas

Endereço: Rua Bernardo Ludwig, 196 – Bairro São José / Kephas
Telefone: (51) 3583-1401
Horário: Segunda, quarta, quinta e sexta-feira das 8h às 17h. Terça-feira somente das 8h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Morada dos Eucaliptos

Endereço: Rua Octavio Oscar Bender, 1000 – Bairro Canudos
Localidade de referência: Lot. Morada dos Eucaliptos
Telefone: (51) 3524-7341
Horário: Segunda a sexta-feira das 7h às 17h.

Unidade de Saúde da Família Boa Saúde

Endereço: Avenida Floresta nº 666, esquina com Rua 22 de Outubro – Bairro Boa Saúde
Telefone: (51) 3556-1649
Horário: Segunda, quarta, quinta e sexta-feira das 8h às 17h. Terça-feira somente das 8h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Roselândia

Endereço: Rua Benjamin Altmayer, 455 – Bairro Roselândia
Telefone: (51) 3527-8011
Horário: Segunda, terça, quarta e sexta-feira das 8h às 17h. Quinta-feira somente das 8h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Mundo Novo

Endereço: Rua João Nunes da Silva, 33 – Bairro Canudos
Telefone: (51) 2500-2672
Horário: Segunda, quarta, quinta e sexta-feira das 7h às 17h. Terça-feira somente das 7h às 12h.

Unidade de Saúde da Família Palmeira

Endereço: Rua Nazaré, 215 – Bairro Santo Afonso
Telefone: (51) 3524-3211 ou (51) 9720-9591
Horário: Segunda a sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 17h. Quartas-feiras somente das 7h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Guarani

Endereço: Rua Demétrio Ribeiro, 1089 – Bairro Guarani
Telefone: (51) 3527-3174
Horário: Segunda, terça, quinta e sexta-feira das 8h às 17h. Quarta-feira somente das 8h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Kraemer

Endereço: Rua Américo Vespúcio, 640 – Bairro São Jorge / Vila Kraemer
Telefone: (51) 3524-3874
Horário: Segunda, terça, quarta e sexta-feira da 8h às 17h
. Quinta-feira somente das 8h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Kroeff

Endereço: Rua Arlindo Silveira Martins, 55 – Bairro Santo Afonso
Telefone: (51) 3582-8131
Horário: Segunda, terça, quinta e sexta-feira das 8h às 17h
. Quarta-feira somente das 8h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Rondônia

Endereço: Rua Bahia, 450 – Bairro Rondônia
Telefone: (51) 3582-9916
Horário: Segunda, quarta, quinta e sexta-Feira: 8h às 17h.
Terça-feira somente das 07h às 12h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Casa de Vacinas

Endereço: Av. Coronel Frederico Linck, 900 – Bairro Rio Branco
Telefone: (51) 3595-1919
Horário: segunda a sexta-feira das 08h às 17h

Fonte: Assessoria
13/04/2021 0 Comentários 745 Visualizações
Cidades

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno da Unisc

Por Caren Souza 13/04/2021
Por Caren Souza

A Unisc está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2021, com vagas para cursos nos campi de Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de junho, pelo site vestibular.unisc.br. A prova ocorre no dia 19 de junho, a partir das 14h30, em todos os campi, e haverá opção de outras datas para agendamento, a partir do dia 29 de junho, sendo que o candidato pode escolher a data do Processo Seletivo de acordo com o cronograma disponível no site da Instituição (exceto para Medicina).

A forma de seleção também inclui a possibilidade de utilização da nota da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), assim como a nota da redação do Vestibular da Unisc. A taxa de inscrição é de R$ 30, estando isento o candidato que utilizar a nota da Redação do Enem ou do Vestibular da Unisc. Para Medicina a taxa de inscrição é de R$ 150 e a prova será realizada somente no Campus de Santa Cruz do Sul. A lista dos classificados será disponibilizada, no site e para os meios de comunicação, em até dois dias úteis após a realização do processo seletivo.

Cursos oferecidos

Santa Cruz do Sul

Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito – Noite, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, História, Jornalismo, Letras Português, Letras Português/Inglês, Matemática, Medicina, Nutrição, Pedagogia, Produção em Mídia Audiovisual, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química – Bacharelado, Relações Internacionais, Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética, Superior de Tecnologia em Gastronomia, Capão da Canoa, Direito.

Montenegro

Administração, Ciências Contábeis, Direito, Psicologia, Sobradinho, Direito, Venâncio Aires, Administração, Ciências Contábeis, Direito.

Financiamentos, bolsas e descontos

A Unisc disponibiliza as seguintes modalidades de financiamentos, bolsas de estudo e descontos:
Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies); Crédito Universitário Banrisul; Crédito Universitário Sicredi; Crédito Universitário Pravaler; Crédito Educativo CrediUnisc (Financiamento próprio da Unisc); ProUni; Convênios com Instituições para concessão de bolsa ou desconto a seus colaboradores; Bolsas com órgãos externos e Programas de Bolsas de Ensino, de Pesquisa e de Extensão; Descontos para diplomados na Unisc, através do Programa Voltare (exceto para os cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia); Descontos para estudantes diplomados em outras Instituições de Ensino Superior; Descontos para família com mais de um componente matriculado; Descontos para estudantes matriculados em dois cursos de graduação, simultaneamente; Descontos para estudantes com 50 anos ou mais de idade; Programa Fidelização, que concede descontos para egressos da Escola de Educação Básica Educar-se e do Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru); e Desconto Pagamento à Vista, no montante de 6% para pagamento à vista da semestralidade.

Mais informações sobre cada modalidade estão disponíveis no link https://www.unisc.br/pt/processo-seletivo/bolsas-e-financiamentos

Fonte: Assessoria
13/04/2021 0 Comentários 679 Visualizações
Cidades

Presidente Ilário Keller avalia 100 dias do governo Helena Hermany

Por Caren Souza 13/04/2021
Por Caren Souza

O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, Ilário Keller, fez uso da tribuna na sessão desta segunda-feira (12), para destacar os 100 dias do governo Helena Hermany. Salientou que enquanto outros prefeitos ocuparam o cargo em meio à pandemia tentando estudar o que fazer, Santa Cruz do Sul se destaca, pois traçou 33 metas a serem alcançadas neste período, das quais 29 foram cumpridas até sexta-feira, duas foram alcançadas nesta segunda-feira e as demais devem ser contempladas nas próximas horas.

“Quero parabenizar a prefeita, o vice-prefeito e toda a sua equipe. No meio disso tivemos uma enxurrada, onde todas as secretarias pegaram junto. Assim, precisamos reconhecer o trabalho de todos os funcionários”, observa.

Ele destacou ainda que muitas realizações ainda estão por vir. “Precisamos encarar agora o mosquito da dengue, que é uma ameaça em meio à pandemia, em vários bairros em Santa Cruz do Sul. O alerta está na comunidade, que precisa fazer a sua parte, assim como com o Covid”, cita.

Keller lembrou ainda a conclusão da ponte do Viver Bem, obra importante para os novos bairros e que há muito tempo estava sendo aguardada pela comunidade. “Santa Cruz está no caminho certo. E a prefeita está satisfeita com a Câmara de Vereadores, pois está encontrando respaldo para os projetos e situações que necessitam do apoio dos 17 vereadores”, apontou.

O presidente da Câmara também enalteceu o trabalho realizado pelos subprefeitos no interior. “Visitei algumas localidades na região de Monte Alverne, fiscalizando e acompanhando o trabalho. Também estive em Boa Vista, e na região de Arroio do Couto quero elogiar os subprefeitos, que mesmo com pouco maquinário, estão conseguindo dar conta da manutenção das estradas”.

Fundo de Pavimentação Municipal

Ilário lembrou que a prefeita Helena Hermany e o vice-prefeito, Elstor Desbessell, que está na secretaria de Planejamento, estão formatando o Fundo Municipal de Pavimentações. “Eles estão vendo a forma legal para implantar o fundo. A ideia é implantar esse projeto sem prejudicar as pavimentações que já estão andando. Temos algumas obras em parceria que estão sendo realizadas e o intuito é dar uma velocidade maior na pavimentação das ruas que ainda carecem dessa melhora na cidade e no interior”.

Fonte: Assessoria
13/04/2021 0 Comentários 694 Visualizações
Business

Inscrições abertas para o Supera 21, programa de consultoria a micro e pequenas empresas

Por Caren Souza 13/04/2021
Por Caren Souza

O programa Supera 21 está oficialmente com inscrições abertas. Podem participar microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs) que estejam estabelecidos em Campo Bom há, no mínimo, 90 dias. Para se inscrever, o empresário deve preencher formulário on-line (disponível no link https://forms.gle/oc5vxjo1JLRWmmUe9) até 30 de abril.

O programa contempla quase que a totalidade do empresariado campo-bonense.

A iniciativa está sendo promovida devido à grande adesão que o Supera teve no último ano. O programa oferece, de forma totalmente gratuita, uma assessoria para que micro e pequenas empresas possam identificar suas dificuldades e os aspectos que podem ser aprimorados e preservados no empreendimento e, se for o caso, remodelem seus negócios. Tudo isso é feito através de uma consultoria que avalia o desempenho das empresas locais, processo conduzido pelo Sebrae com apoio da Prefeitura.

O lançamento do programa ocorreu na noite desta segunda-feira (12), em evento on-line com transmissão pelo Facebook da Prefeitura, e contou com a presença do prefeito Luciano Orsi, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz; e o gerente do Sebrae RS nos Vales do Sinos, Caí e Paranhana, Marco Aurélio Copetti.

“O objetivo deste programa é trazer um alento, uma contribuição importante com intuito de colaborar com os pequenos empresários de Campo Bom e, para isso, contamos com a parceria de extremo sucesso com o Sebrae. Apesar da atenção e dos investimentos pesados que a pandemia nos força a fazer na saúde, temos trabalhado muito buscando apoiar nossos empreendedores, temos trabalhado muito buscando apoiar nossos empreendedores”, disse o prefeito Luciano Orsi.

O chefe do Executivo lembrou que recentemente a Sala do Empreendedor, pela sua resolutividade, avançou diretamente do padrão Bronze para o padrão Ouro, a mais alta certificação concedida pelo Sebrae. Relatou, também, que sua gestão vem alinhando com alguns parceiros a possibilidade de oferecer crédito, com juros mais baixos, para o empresariado mais afetado pela pandemia. “Estamos sempre abertos para novas parcerias que tragam soluções para nossos empreendedores”, reforçou o prefeito ao dar por lançado o Supera 21.

Henrique Scholz saudou o prefeito pela sua visão avançada e apoio ao empresariado local, destacando que, no período de março de 2020 a fevereiro deste ano, Campo Bom registrou um aumento de 683 postos de trabalho, o que representa crescimento de 300% acima da média nacional no período. “De janeiro a março deste ano, o município criou 852 novos empregos, um crescimento de 4,1%. E somente no mês de março emitimos 140 novos alvarás. Tudo isso, graças a iniciativas como o Supera, que trazem um novo alento aos nossos empreendedores. Isso nos enche de alegria e nos dá a certeza de que logo ali adiante teremos vencido a pandemia e voltaremos ao desenvolvimento pleno”, destacou o secretário.

“O Supera foi um programa muito exitoso no ano passado e esta nova edição vem para estender o fomento nesta cidade que nos últimos anos tem se caracterizado como grande empreendedora. Pelo compromisso público que o Sebrae tem com Campo Bom, estamos novamente apostando no Supera, agora com metodologias mais adequadas ao momento que estamos vivendo”, disse Marco Aurélio Copetti, ressaltando que quase 95% da força produtiva de Campo Bom é composta por micro e pequenos empreendedores. “Logo, o programa contempla quase que a totalidade do empresariado campo-bonense”, concluiu.

São 150 vagas disponíveis para participar do programa, sendo que os inscritos passarão por análise da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Sebrae, e os selecionados nessa fase passarão por uma das três consultorias: Marketing e vendas – marketing digital na prática; Finanças – identificação e acesso a novos mercados; ou Mercado: gestão do fluxo de caixa.

Fonte: Assessoria
13/04/2021 0 Comentários 696 Visualizações
Variedades

Receita Federal adia o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda

Por Caren Souza 12/04/2021
Por Caren Souza

A Receita Federal publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (12), a Instrução Normativa RFB nº 2.020, de 9 de abril de 2021 que alterou o prazo final de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda das Pessoas Física referente ao exercício 2021, ano calendário 2020, do dia 30 de abril para o dia 31 de maio de 2021.

Importante destacar que, apesar da prorrogação do prazo, o cronograma de pagamento das restituições permanece o mesmo. Portanto, quanto antes for enviada a declaração, mais cedo o cidadão receberá a sua restituição de imposto de renda.

Em razão do adiamento, o cidadão que deseje pagar o imposto via débito automático desde a 1ª cota deverá solicitá-lo até o dia 10 de maio. Quem enviar a declaração após esta data deverá pagar a 1ª cota por meio de DARF, gerado pelo próprio programa, sem prejuízo do débito automático das demais cotas.

Para aqueles que não optarem pelo débito automático, os DARFs de todas as cotas poderão ser emitidos pelo programa ou pelo Extrato da Declaração, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), acessado através do site da Receita Federal em www.gov.br/receitafederal.

Também foram prorrogados para 31 de maio de 2021 os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, assim como, o vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações.

As prorrogações foram promovidas como forma de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia do Coronavírus (Covid-19). A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional. Assim, a Receita Federal contribui com os esforços do Governo Federal na manutenção do distanciamento social e diminuição da propagação da doença.

Para facilitar ainda mais o acesso do cidadão às informações, a Receita Federal disponibiliza diversos serviços que podem ser obtidos sem sair de casa. Acessando o e-CAC com uma conta gov.br, o cidadão tem acesso, por exemplo, aos seus comprovantes de rendimentos informados em DIRF pelas fontes pagadoras, à cópia da última Declaração de Imposto de Renda entregue e à Declaração Pré-Preenchida.

A Declaração Pré-Preenchida está disponível de forma online para todos os cidadãos que possuam uma conta gov.br de nível prata ou ouro e verificação de duas etapas habilitada. Utilizando este serviço, a declaração já vem preenchida com os dados que a Receita Federal possui. São utilizadas informações das fontes pagadoras (DIRF), médicos e planos de saúde (DMED) e atividades imobiliárias (DIMOB), além das informações já prestadas na Declaração de Imposto de Renda do ano anterior. Assim, basta revisar os dados, adicionar informações novas ou que estiverem faltando e enviar.

Passo-a-passo para fazer a declaração pré-preenchida

Acesse o e-CAC com uma conta gov.br (clique para saber como). Busque a opção Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > Preencher Declaração Online; clique no símbolo “+” no cartão de 2021 e em seguida em Iniciar com a declaração pré-preenchida. Para acessar a declaração pré-preenchida o usuário deve estar com o app Meu Gov.Br instalado no seu celular ou tablet e com a configuração de verificação de duas etapas habilitada.

Para saber mais sobre a Declaração de Imposto de Renda acesse: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda

Fonte: Assessoria
12/04/2021 0 Comentários 836 Visualizações
Business

Escola de Gastronomia Chef Gourmet inaugura primeira franquia na região metropolitana

Por Caren Souza 12/04/2021
Por Caren Souza

A primeira franquia da Escola de Gastronomia Chef Gourmet (CG) na região metropolitana do Rio Grande do Sul já tem data para inaugurar: no dia 24 abril, em Novo Hamburgo. À frente do negócio estão os sócios fundadores Carlos Felipe Eninger e Artur Klaus Müller. Ambos são graduados em direito pela Universidade Feevale e compartilham o interesse por gastronomia, o que os levou a empreender na área.

“Também somos apaixonados pelo ensino e educação e entendemos que, através disso, a nossa missão é transformar a vida das pessoas”, destaca Eninger. Além disso, os sócios ressaltam a localização estratégica escolhida, já que Novo Hamburgo fica entre duas regiões importantes do estado: a capital e a Serra Gaúcha.

“Assim é possível capacitar de forma prática todas as pessoas interessadas nessa região extensa de atuação da escola”, destaca Müller. A unidade de Novo Hamburgo será a segunda franquia do estado, após a escola inaugurada em Passo Fundo neste ano.

Com o objetivo de formar chefs de cozinha, desenvolvendo e transformando profissionais qualificados e reconhecidos, a escola atua nas áreas de gastronomia, gestão e turismo, através de um método de ensino prático e inovador. “Nossa estrutura proporciona aulas dinâmicas e focadas para a formação dos alunos, que vivenciam o dia a dia da profissão já em sala de aula”, explicam os sócios.

A escola oferece uma estrutura completa: são mais de 500 metros quadrados divididos em três andares para atender a demanda de mais de dez cursos, destinados a profissionais e a pessoas que têm a gastronomia como hobby. “O valor investido na implantação da escola é de mais de R$350 mil”, explica Müller.

Além disso, o empreendimento criará 11 vagas de emprego, além do corpo docente da escola, que está sendo selecionado minuciosamente. “Essas vagas devem aumentar à medida que a escola se torne mais reconhecida”, avalia. A expectativa dos sócios é matricular pelo menos 22 alunos mensais, sendo que as matrículas abrirão no dia 26 de abril.

Qualificação profissional para reinserção no mercado

Para os sócios, a inauguração da Escola de Gastronomia atende as demandas de um setor crucial na economia brasileira. “A gastronomia cresceu 80% nos últimos anos no Brasil, sendo que o setor é responsável por aproximadamente 6 milhões de empregos diretos e isso pode representar, hoje, quase 3% do PIB nacional, ou seja, R$ 420 milhões movimentados por dia no setor gastronômico brasileiro”, contextualiza Müller.

Mesmo diante de um cenário desfavorável que surgiu em função da pandemia, os sócios apostam na qualificação profissional para criar oportunidades de reinserção no mercado de trabalho. Por outro lado, eles avaliam que o cenário atual também aproximou as pessoas da culinária.

“O momento despertou um sentimento de aproximação maior dessas pessoas com a alta gastronomia. Aliado a isso, a crescente demanda por reality shows que abordam a glamourização da vida dos chefs e a busca por experiências gastronômicas diferenciadas levou as pessoas a procurarem mais conhecimento e formação na área gastronômica, seja de forma profissional ou como hobby”, avalia Eninger.

Sobre a Escola de Gastronomia Chef Gourmet

Com um modelo de franquia lançado no último ano, a escola está em expansão pelo Brasil e traz como diferenciais a estrutura ampla, metodologia própria baseada em aulas práticas e professores que aliam formação acadêmica, experiências internacionais e conhecimento prático na área de gastronomia.

Em apenas oito meses de funcionamento, a rede já faturou R$ 1 milhão. A Chef Gourmet Novo Hamburgo está situada na Rua José do Patrocínio, 619, bairro Rio Branco. A inauguração da unidade ocorrerá no dia 24 de abril, com as matrículas abertas a partir do dia 26 do mesmo mês. Mais informações pelo site: www.escolachefgourmet.com.br, Instagram: www.instagram.com/chefgourmet.novohamburgo ou pelos telefones (51) 99140-1380 (WhatsApp) e 3600-1583.

Fonte: Assessoria
12/04/2021 0 Comentários 1,1K Visualizações
Cidades

Instituto Ivoti promove Congresso Internacional de Educação em plataforma on-line

Por Caren Souza 12/04/2021
Por Caren Souza

Educação de uma vez por todos é o tema do 8º Congresso Nacional e 5º Congresso Internacional de Educação do Instituto Ivoti, que será realizado entre os dias 21 e 25 de junho de forma virtual e gratuita. Com palestrantes nacionais e internacionais, o Instituto Ivoti mostra mais uma vez que está atento às necessidades contemporâneas, colocando em pauta a educação a partir de diferentes olhares.

“Este evento mobilizará professores, pais, estudantes, gestores, mas também extrapola para outros setores da sociedade que são igualmente fundamentais na formação humana, na construção da cidadania, do conhecimento e do engajamento social”, destacou a coordenadora do evento, Delci Klein.

Conferências e painéis com renomados profissionais do Brasil e do exterior fazem do Congresso do Instituto Ivoti uma referência na área da educação. Dentre as atrações, a participação de Cláudia Costin (FGV) na conferência de abertura Educação de uma vez por todos.

E a programação segue com Márcia Carvalho (CEEd/RS), Naíme Pigatto (Sinepe/RS) no painel BNCC e corresponsabilização: articulação eficiente entre todas as etapas de ensino. Isabel Parolim (PR) e Luís Beck Neto (RS) estarão no painel Escola e Família de mãos dadas: elos do mesmo propósito. Susana Kakuta (Tecnosinos), Pedro Thompson (Revista Exame) e representante da Sicredi Pioneira no esatrão no painel Educação e desenvolvimento regional.

Para encerrar a programação, a convidada internacional, diretora de centro de formação de professores (Zewil – Zentrale Einrichtung für Wissenschaftliche Lehrerbildung) da Uni-Göttingen | Alemanha, Susanne Schneider fará a conferência Pluridocência: uma experiência internacional.

Além disso, o evento tem espaço para comunicações de pesquisas e apresentações culturais. As inscrições podem ser realizadas no site do Instituto Ivoti: www.institutoivoti.com.br/congresso

Fonte: Assessoria
12/04/2021 0 Comentários 683 Visualizações
Saúde

Medidas efetivas resultam em queda de 41% na demanda por leitos no Hospital Lauro Reus

Por Caren Souza 12/04/2021
Por Caren Souza

Medidas efetivas vêm refletindo na desaceleração na demanda por leitos para pacientes positivados para Covid-19 em Campo Bom. Dados do Hospital Lauro Reus (HLR) apontam uma queda de 41% na ocupação, em relação à metade de março (16/3) e primeira semana de abril (7/4).

Sabendo que estamos no caminho certo, seguiremos firmes.

O prefeito Luciano Orsi aponta que a redução também se deu nos números de casos confirmados. Em 8 de março, o boletim epidemiológico do Município tinha 29 casos confirmados; nesse mesmo dia, em março, o boletim apresentava 111 positivados.

“Isso significa que nossos esforços são válidos e resolutivos. Desde as ações de conscientização incentivando os cuidados básicos, até as articulações do Município para com o Governo do Estado, fiscalizando e informando sobre os decretos para os comerciantes. Sabendo que estamos no caminho certo, seguiremos firmes fazendo todo possível pela proteção e qualidade de atendimento para a comunidade, que tem assimilado as orientações e sido compreensiva”, afirma.

“Ainda é prematuro dizer que o pior já passou, nossa UTI segue operando com 120% de ocupação, não podemos relaxar os cuidados de forma alguma, apenas reforçá-los para os números seguirem baixando”, acrescenta Orsi.

Confira os números do comparativo

Em 16/03

UTI: 120%

Retaguarda Covid: 100%

Observação Covid: 100%

Unidade II clínico e Semi-UTI Covid: 93%

Emergência geral (se necessário, retaguarda Covid): 120%

Em 7/04

UTI: 120%

Retaguarda Covid: 66%

Observação Covid: 0%

Unidade II clínico e Semi-UTI Covid: 48%

Emergência geral (se necessário, retaguarda Covid): 0%

Movimentações do prefeito garantiram, junto ao Governo do Estado, mais cinco respiradores para o HLR, que estão somados aos equipamentos de 61 leitos exclusivos para pacientes Covid, entre Unidade de Terapia Intensiva e Semi-intensiva. Além disso, junto a Amvars, conseguiu o adiantamento do recebimento de doses da vacina contra a Covid-19, o que permitiu, por duas vezes, avançar mais rapidamente nas faixas etárias de vacinação. E, conforme o secretário de Saúde, João Paulo Berkembrock, com 10.756 doses já aplicadas, Campo Bom vai retomou amanhã a vacinação, avançando para a faixa dos 63 anos ou mais.

O empresário Carlos Roberto Schnorr, de 65 anos, foi uma das pessoas que precisou do atendimento da ala Covid, do HLR, e conta que foi a primeira vez que precisou ser hospitalizado, mas que o atendimento o surpreendeu. “É de se emocionar a atenção que eles dão para a gente. Eu tenho certeza que isso me ajudou muito, esse amor e carinho tanto dos enfermeiros como dos médicos”, relatou, enfatizando que todos esses funcionários, junto a Deus, lhe deram uma nova oportunidade.

Foto: PMCB | Fonte: Assessoria
12/04/2021 0 Comentários 809 Visualizações
Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe iniciou hoje em Campo Bom

Por Caren Souza 12/04/2021
Por Caren Souza

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza iniciou hoje (12) em todo o país, e em Campo Bom não foi diferente. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A campanha tem o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos da população-alvo e, em 2021, será realizada entre 12 de abril e 9 de julho.

Agora, mais do que nunca, precisamos evitar hospitalizações.

O prefeito Luciano Orsi aponta que este ano a meta é atingir 90% dos grupos prioritários. “Agora, mais do que nunca, precisamos evitar hospitalizações nesse cenário de saturação dos serviços de saúde, em razão do aumento no número de casos de coronavírus”, diz o prefeito, afirmando que as equipes de vacinação estão preparadas para conduzir as campanhas contra a Influenza e a Covid paralelamente.

De acordo com o secretário da Saúde, João Paulo Berkembrock, a imunização dos grupos prioritários é essencial para a prevenção e o controle da doença. “A vacina da gripe, como conhecemos popularmente, é uma das medidas mais importantes para proteger contra a doença e reduzir a circulação do vírus, consequentemente, reduzindo as complicações e óbitos causados por ela”, explica.

Berkembrock frisa que todas as medidas de prevenção à Covid-19 serão tomadas durante a campanha contra Influenza. Apesar da importância da imunização contra a gripe, o secretário recomenda que seja priorizada a vacina contra o coronavírus, se for o caso. “Se a faixa etária de vacinação contra à Covid da pessoa estiver se aproximando, recomendamos que ela faça primeiro a da Covid, que é a prioridade no momento”, informa.

A exemplo do ano passado, a vacinação seguirá o modelo de etapas. Em virtude da vacinação contra a Covid-19, os idosos com 60 anos ou mais serão vacinados na segunda etapa, e não na primeira.

Confira o calendário de vacinação

Primeira etapa: de 12/04 a 10/05

– Crianças a partir de 6 meses até os 5 anos,11 meses e 29 dias;

– Gestantes e puérperas;

– Povos Indígenas;

– Trabalhadores da saúde.

Segunda etapa: de 11/05 a 08/06

– Pessoas com 60 anos ou mais;

– Professores.

Terceira etapa: de 9/06 a 9/07

– Pessoas com comorbidades;

– Pessoas com deficiência permanente;

– Caminhoneiros;

– Trabalhadores de transporte coletivo;

– Trabalhadores portuários;

– Forças de Segurança e Salvamento;

– Forças Armadas;

– Funcionários do sistema prisional;

– População privada de liberdade.

A vacina poderá ser feita em qualquer unidade de saúde de Campo Bom (exceto a UBS Celeste) e no Centro Materno Infantil (CMI), nos seguintes horários:

– Centro Materno Infantil: 7h30 às 18h

– Unidade Básica de Saúde Paulista: 8h às 17h30

– Estratégias de Saúde da Família: 8h às 12h e 13h às 16h30

Critérios para vacinação

– Obedecer ao intervalo mínimo de 14 dias entre a vacina contra Covid-19 e demais vacinas;

– Pessoas com comorbidades devem comprovar a doença (receita, laudo médico com CID, exames diagnósticos, etc.);

– Doadores de sangue devem esperar 48 horas após a vacina para doação;

– Pessoas com quadros febris ou com sintomas gripais devem aguardar melhora para vacinação.

Vacinação Solidária ocorre também na campanha da Influenza

A campanha da Vacinação Solidária, que está fazendo sucesso durante a vacinação contra a Covid, será promovida também durante a campanha da Influenza. Com o propósito amparar os campo-bonenses em situação de vulnerabilidade, a Prefeitura vai arrecadar alimentos não perecíveis nas unidades de vacinação.

Os alimentos serão encaminhados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH) e servirão para reforçar as cestas básicas que já são entregues para a população cadastrada no Cras e também para a montagem de novas cestas. Essa ação é totalmente voluntária, ou seja, ninguém é obrigado a doar para se vacinar, doa quem puder.

Podem ser doados alimentos como arroz,feijão,leite, biscoito, achocolatado em pó, café, macarrão, azeite e sal.

Foto: Maurício Chaves | Fonte: Assessoria
12/04/2021 0 Comentários 503 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO