Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

visita

Cidades

Nova Petrópolis recebe visitas do Consulado da República Tcheca

Por Stephany Foscarini 13/05/2022
Por Stephany Foscarini

Nos dias 12 e 13 de maio, Nova Petrópolis recebe a visita do cônsul da República Tcheca em São Paulo, Viktor Dolista, e do cônsul honorário da República Tcheca em Porto Alegre, Fernando Lorenz. Durante os dois dias, os hóspedes oficiais participam de atividades relacionada à imigração boêmia e o seu legado cultural no Município.

Na manhã da quinta-feira, 12 de maio, Viktor e Fernando foram recebidos no gabinete do prefeito Jorge Darlei Wolf. A visita foi acompanhada pelo vice-presidente da Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia em Nova Petrópolis, Nestor José Grings; além de Ary Antônio Hillebrand, Luciane Schommer e Álvaro Benevenuto Jr, que também integram a entidade.

Durante a tarde, os cônsules e o prefeito fizeram uma visita ao Museu de Família Hillebrand, mantido por Adelia e Ovidio Hillebrand, em Linha Imperial.

Na sequência, o grupo participou da inauguração do Monumento em Homenagem aos Imigrantes da Boêmia, instalado junto ao Moinho e Serraria Hillebrand, em Linha Imperial. A homenagem é uma iniciativa da Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia em Nova Petrópolis, presidida por Cláudio Hillebrand.

“Temos em Nova Petrópolis uma rica participação histórica e cultural das mais de 200 famílias que vieram da Boêmia. Não menos importante é o trabalho da Associação de Descendentes, que trabalha incansavelmente para preservar todo este legado. Portanto, o dia de hoje, em que os cônsules nos honram com suas visitas, ficará marcado na história do município”.

“Temos em Nova Petrópolis uma rica participação histórica e cultural das mais de 200 famílias que vieram da Boêmia. Não menos importante é o trabalho da Associação de Descendentes, que trabalha incansavelmente para preservar todo este legado. Portanto, o dia de hoje, em que os cônsules nos honram com suas visitas, ficará marcado na história do município”, declarou o prefeito Jorge Darlei Wolf.

Conhecidos historicamente como “alemães do sul”, os boêmios constituíram o terceiro movimento de migração da formação do atual Município de Nova Petrópolis, estabelecendo-se nas localidades de Linha Imperial, Linha Brasil, Linha Araripe e Nove Colônias a partir de 1870. Em razão desta característica histórica, essa região do interior do Município é identificada como Distrito dos Boêmios. Atualmente, a antiga região do Reino da Boêmia faz parte da República Tcheca.

Foto: Francis Jonas Limberger/PMNP | Fonte: Assessoria
13/05/2022 0 Comentários 710 Visualizações
Cidades

Comitiva de Montenegro conhece dinâmica do Natal dos Anjos de Dois Irmãos

Por Stephany Foscarini 11/05/2022
Por Stephany Foscarini

Na manhã desta terça-feira (10), uma comitiva esteve em Dois Irmãos para buscar referências do Natal dos Anjos, que é um dos maiores eventos natalinos do Rio Grande do Sul.

A comitiva foi recebida pelo prefeito Jerri Meneghetti, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Edson Luis Maicá Severo, e a chefe do Departamento de Turismo, Larissa Mentz, e representando o SESC, Cássio Schonarth. De Montenegro veio o diretor de turismo de Montenegro, Jaime Buttenbender, diretora de cultura, Mara Ribeiro, presidente da ACI Montenegro/Pareci novo, João Batista Dias, vereador, Gustavo Oliveira, e o representante do Sindilojas Montenegro, Bruno Ricardo Rotert.

Ficamos felizes em receber pessoas que se inspiram no nosso Natal dos Anjos, um evento realizado há mais de 26 anos. O evento movimenta a economia local e da região, atraindo centenas de milhares de visitantes e turistas todos os anos”.

“Ficamos felizes em receber pessoas que se inspiram no nosso Natal dos Anjos, um evento realizado há mais de 26 anos. O evento movimenta a economia local e da região, atraindo centenas de milhares de visitantes e turistas todos os anos”, disse o prefeito Jerri.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/05/2022 0 Comentários 949 Visualizações
Cidades

Prefeita de Santa Cruz recebe visita de representantes da Xalingo

Por Stephany Foscarini 10/05/2022
Por Stephany Foscarini

O diretor administrativo financeiro da Xalingo S/A Indústria e Comércio, maior indústria de brinquedos do Rio Grande do Sul e uma das cinco maiores do país, Ednei Aquino, e o advogado Marcelo Nascimento, foram recebidos pela prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, na tarde desta segunda-feira (9), em seu gabinete.

No ano em que a empresa completa 75 anos de operações no município, eles foram anunciar os investimentos que serão feitos este ano na unidade matriz e também levar o convite para que a chefe do Executivo visite a fábrica, que passou por reestruturação nos últimos dois anos e iniciou o processo de sucessão da terceira geração.

De acordo com Ednei, estão previstos R$ 5 milhões de investimentos, parte na reestruturação do prédio, e R$ 2,1 somente na aquisição de máquinas. Eles aproveitaram a oportunidade do encontro para pedir o auxílio da prefeitura na implantação de um pequeno trecho de asfalto defronte à fábrica, onde param ônibus e veículos das transportadoras. A prefeita acenou positivamente e lembrou que em 2021 promoveu alterações na lei de incentivo às empresas, visando beneficiar não somente àquelas que viessem a se instalar, mas também às que já estão instaladas e precisam de auxílio para expandir ainda mais suas operações.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Farias, também presente na reunião, convidou a empresa para após a implantação do Berçário Tecnológico, que deverá ocupar um espaço no Distrito Industrial, montar no local um hub de tecnologia e inovação. Além dele, também acompanhara a visita, a chefe de gabinete, Berenice Bohnen, e o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Jaques Eisenberger.

Além da matriz em Santa Cruz do Sul, que conta com 35 mil metros quadrados de área construída, a Xalingo possui mais duas unidades, uma em Barra Velha/ Santa Catarina, com mil metros quadrados de área construída, e outra em Itupeva/São Paulo, com cinco mil metros quadrados. Atualmente a empresa conta com aproximadamente 500 colaboradores, possui representantes em quase todo o país, quase 90 por cento de produção nacional e está presente com exportações na América do Sul, Central, México e África.

Foto: Luiz Fernando Bertuol/Divulgação | Fonte: Assessoria
10/05/2022 0 Comentários 699 Visualizações
Cidades

Prefeito e vice de Picada Café receberam diretores da Tricofest

Por Stephany Foscarini 06/05/2022
Por Stephany Foscarini

O prefeito Luciano Klein e o vice-prefeito Max Mallmann, de Picada Café, receberam, nesta quinta-feira (5), a visita do presidente da Associação das Malharias de Nova Petrópolis e Picada Café (AMNPPC) e coordenador geral da Tricofest, Márcio Kny e do conselheiro fiscal e diretor da pasta de Marketing da Tricofest, Jonas Knorst.

Na oportunidade, o chefe do Executivo de Picada Café recebeu o convite para a Abertura Oficial da I Tricofest, agendada para as 10h do próximo dia 14, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, à avenida Padre Affonso Theobald, 1700.

A Tricofest em Nova Petrópolis será de 13 de maio a 19 de junho e em Picada Café de 16 a 31 de julho, com entrada e estacionamento gratuitos. O evento é promoção da AMNPPC com apoio das prefeituras dos dois municípios.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/05/2022 0 Comentários 790 Visualizações
Cidades

Câmara de Santa Cruz recebe visita da presidente da Jucis-RS e coordenador do Descomplica RS

Por Stephany Foscarini 13/04/2022
Por Stephany Foscarini

O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, Rodrigo Rabuske, recebeu na tarde desta terça-feira (12), a presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS (Jucis-RS), Lauren de Vargas Momback, e do coordenador do programa Descomplica RS, Tomas Holmer. Eles vieram ao município para tratar da instalação de uma unidade do Tudo Fácil Empresas RS, bem como realizar uma ação de aproximação com os agentes locais.

O presidente Rodrigo Rabuske destacou que a desburocratização e empreendedorismo são temas recorrentes em seu mandato, tanto que integra o Conselho Estadual de Desburocratização. “Já temos uma boa caminhada no tocante à desburocratização e empreendedorismo e receber a visita do Tomás e da Lauren só vem enaltecer o trabalho realizado ao longo do ano passado”, citou.

Tomás destacou que a Santa Cruz é um município muito importante para a economia gaúcha. “Estamos fazendo um trabalho junto aos municípios para a melhoria do ambiente de negócios, e é importante esta parceria para que possamos levar os projetos de desenvolvimento econômico e redução da burocracia”.

A presidente da Jucis-RS, Lauren de Vargas Momback, salientou que a implantação de uma unidade do Tudo Fácil Empresas RS, em Santa Cruz do Sul será importante para simplificar a abertura de empresas de baixo risco em toda a região. “Será uma ferramenta muito importante para o fomento de novos negócios”, salientou.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/04/2022 0 Comentários 1,1K Visualizações
Ensino

Alunos de escola de Novo Hamburgo conhecem o Museu Nacional do Calçado

Por Stephany Foscarini 05/04/2022
Por Stephany Foscarini

O Museu Nacional do Calçado (MNC) começou a receber nesta sexta-feira (1º), visitas de alunos e professores da rede municipal de ensino. Eles participam do projeto Descobrindo Minha Cidade: #partiunovohamburgo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo (Smed) com o objetivo de transformar a cidade em uma grande sala de aula.

Os estudantes pesquisam sobre os locais antes das visitas aos diferentes espaços de Novo Hamburgo e, após, falam sobre os passeios em sala de aula. A ideia, segundo a Smed, é educar pela experiência. Nessa perspectiva, os passeios de estudo são instrumentos para a apropriação de saberes que jamais seriam possíveis sem o contato direto com esses ambientes. Ou seja, o conhecimento, que antes das visitas é abstrato, passa a tomar forma, lugar e cores nas mentes dos alunos.

Na manhã de sexta-feira, 46 estudantes da escola Jacob Kroeff Neto visitaram o MNC. Eles foram recepcionados pela coordenadora Ida Helena Thön, e pela assistente Gabriela de Lima Ermel, que mostraram o Museu e falaram sobre a sua história. Na próxima semana, o espaço receberá 130 estudantes das escolas São Jacó, Presidente Getúlio Vargas e Imperatriz Leopoldina, respectivamente nos dias 6, 7 e 8.

Saiba mais

O Museu Nacional do Calçado, localizado no Câmpus I da Universidade Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Bairro Hamburgo Velho, Novo Hamburgo), está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 14h às 18h. Nos sábados ou em outros horários as visitas podem ser feitas mediante agendamento pelo telefone (51) 3584-7101. A entrada é gratuita.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/04/2022 0 Comentários 1,2K Visualizações
Variedades

Rotarianas de Novo Hamburgo visitam Revista Expansão

Por Stephany Foscarini 31/03/2022
Por Stephany Foscarini

Na manhã desta quarta-feira (30), a Revista Expansão recebeu quatro rotarianas, das 20, que formam o Rotary Club de Novo Hamburgo Acontece. A presidente, Cristiane Dias; a governadora assistente do Distrito, Eloni Baptista, a secretária, Fabiana Savanim e a administrativa, Dagmar Spessatto, vieram contar os novos projetos e o trabalho que vem sendo desenvolvido. A equipe foi recebida pelo diretor-comercial, Sérgio Jost.

Segundo a presidente, formar um grupo apenas por mulheres foi para buscar autonomia e liberdade. “Deixamos de ser somente esposas e nos tornamos rotarianas. Foi uma vitória para nós”, explica.

Outro fator importante é que a participação das mulheres foi permitida há 30 anos. O Rotary mundial existe há 117 anos. Vale lembrar que em Novo Hamburgo há o único clube somente de mulheres na região. Apesar de ser 100% feminino, atende toda a comunidade, incluindo homens.

Boas ações

Nosso foco é trabalhar empoderamento feminino e mostrar que elas têm direito de sonhar e se colocar na vida”.

As rotarianas querem ofertar oficinas nos bairros. Atualmente há um projeto no bairro Boa Saúde. Sendo assim, disponibilizam tempo e conhecimento. Por exemplo, as integrantes do grupo que são dentistas realizaram atividade sobre saúde bucal. Além disso, há um trabalho forte, a pedido do presidente, com as meninas. “Nosso foco é trabalhar empoderamento feminino e mostrar que elas têm direito de sonhar e se colocar na vida”, disse Cristiane.

O sonho é criar uma cooperativa de reciclagem, devido à demanda da comunidade. Para este desejo ser real, as rotarianas estão buscando recursos e parcerias. O primeiro passo é encontrar um terreno e estão neste processo há quase um ano. “Nosso projeto tem começo, mas não tem fim. Não sabemos até quando vamos ficar no bairro. Queremos atender as solicitações das meninas e já temos ideias de novas oficinas como embelezamento de pés e mãos”, relata.

O objetivo é oportunizar as moradoras do bairro a crescerem em todas as áreas da vida. Para isso é necessário incentivá-las. Pensando nisso, foi feita uma ação com 10 meninas. Elas passaram o dia em Tramandaí, fizeram atividades para que pudessem despertar seus sonhos e conheceram o mar. “Foi um momento lindo e de muita emoção. Temos um combinado: se elas forem participativas durante o ano, faremos um passeio ao litoral no próximo verão. Tem que se dedicar para merecer”, finaliza.

Foto: Ana Pacheco
31/03/2022 0 Comentários 777 Visualizações
Cidades

CDL Sapiranga realiza visita no Hospital Sapiranga

Por Stephany Foscarini 28/03/2022
Por Stephany Foscarini

A qualidade nos processos e os planos de expansão do Hospital Sapiranga chamaram a atenção da diretoria da CDL Sapiranga que realizou uma visita na instituição na manhã desta sexta-feira (25). A comitiva foi formada pela presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapiranga, Clarice Strassburger; pelos vice-presidentes, André Blume e Ademir Deitos, pela diretora Fernanda Pagel e pela diretora executiva Carla Herrmann.

Os representantes da entidade representativa do comércio em Sapiranga, foram recebidos pelo presidente do Hospital Sapiranga, João Edmar Wolff e pela diretora do Hospital Sapiranga, Elita Herrmann. O objetivo do encontro foi detalhar os planos de expansão e crescimento do Hospital Sapiranga que já é uma referência no atendimento médico de Sapiranga e da região. Após a recepção, o grupo conheceu às instalações atuais e as obras de ampliação que incluem a Ala Esmeraldas que vai operar com 60 leitos e tem previsão de inauguração para abril de 2022.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
28/03/2022 0 Comentários 1,2K Visualizações
Cidades

Prefeita de Santa Cruz recebe representantes do MTG

Por Stephany Foscarini 18/03/2022
Por Stephany Foscarini

Representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) estiveram no Palacinho da Praça da Bandeira, na manhã de quinta-feira (17). Eles foram recebidos pela prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany.

Conforme o presidente do MTG/RS, Manoelito Savaris, a entidade mantém várias parcerias com o município. “Nosso objetivo é alinhar essas atividades com a prefeitura e o MTG local, buscando trazer os eventos de volta à normalidade”, declarou. Na pauta, estiveram em discussão o Enart 2022 e a Festa Campeira do RS 2022/2023.

Santa Cruz é uma incentivadora das nossas tradições e eventos dessa natureza fortalecem a cultura gaúcha e o nosso turismo”.

A prefeita Helena Hermany ratificou o apoio da administração municipal às atividades tradicionalistas. “Santa Cruz é uma incentivadora das nossas tradições e eventos dessa natureza fortalecem a cultura gaúcha e o nosso turismo”, declarou.

Presente ao encontro, o patrono do CTG Gira Mundo, Daniel Jappe, aproveitou a oportunidade para promover o Rodeio Gira Mundo do Bem, que será realizado de 31 de março a 10 de abril, no Parque de Eventos de Santa Cruz do Sul. A atração contará, em sua programação, com o primeiro rodeio para crianças do Brasil, o Rodeio do Bem, nos dias 4, 5 e 6 de abril. Ele destacou que a atividade para o público infantil é uma maneira de preservar a tradição gaúcha. “É uma forma de resgaste e incentivo, para garantir a continuidade do tradicionalismo”, concluiu.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
18/03/2022 0 Comentários 681 Visualizações
Cidades

Presidente da Câmara de Novo Hamburgo recebe visita do reitor da Universidade Feevale

Por Stephany Foscarini 18/03/2022
Por Stephany Foscarini

O presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Cristiano Coller (PTB), reuniu-se em seu gabinete na tarde desta quinta-feira (17), com o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov. O encontro, proposto pelo educador, buscou reforçar as relações entre a instituição de ensino e o Poder Legislativo. Ao longo dos últimos anos, a universidade tem sido parceira da Câmara em diversas atividades, inclusive como uma das organizadoras do Seminário de Desenvolvimento Econômico. O evento anual, promovido pelo Parlamento, congrega profissionais de diferentes segmentos para diagnosticar e discutir soluções para o setor produtivo da cidade.

Estamos sempre oferecendo o apoio da Universidade Feevale. Temos nosso endereço aqui e queremos que a cidade se desenvolva. Nunca viraremos as costas para Novo Hamburgo”.

Durante a reunião, Prodanov falou sobre o impacto da pandemia para o município e para a própria universidade, que observou uma queda no número de matrículas. Segundo o reitor, a instituição está sempre à disposição dos órgãos públicos para auxiliar no que for preciso a partir do conhecimento de seus profissionais. “Estamos sempre oferecendo o apoio da Universidade Feevale. Temos nosso endereço aqui e queremos que a cidade se desenvolva. Nunca viraremos as costas para Novo Hamburgo”, frisou o educador.

Apesar da gênese em Novo Hamburgo, a Feevale também tem se expandido para além dos limites da cidade. No ano passado, a universidade inaugurou em Campo Bom seu hospital veterinário. O espaço, com área construída total de 4,1 mil metros quadrados, abriga as atividades práticas do curso de medicina veterinária, com a realização de exames laboratoriais e atendimento a animais de pequeno, médio e grande porte. Cada vez mais ligado à causa, Cristiano Coller elogiou a iniciativa. O presidente deve organizar uma comitiva de vereadores nas próximas semanas para conhecer melhor o espaço.

Tecnologia 5G

Além do reitor, acompanharam a reunião a diretora de Relações Internacionais e Institucionais da Feevale, Paula Cundari, o professor e presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos), Gabriel Grabowski, e o vereador Gustavo Finck (PP). O parlamentar aproveitou o encontro para solicitar o apoio da universidade na realização de um seminário sobre a implantação da tecnologia 5G no município. A ideia do vereador, presidente da Comissão Especial da Desburocratização e do Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, é que a discussão anteceda a votação do Projeto de Lei Complementar nº 11/2021, de sua autoria, que revisa normas para a instalação de antenas de radiocomunicação na cidade.

Foto:  Luís Francisco Caselani/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/03/2022 0 Comentários 906 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO