Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

vacinação

Saúde

Vacinação contra a dengue é retomada em todas as unidades de saúde de Campo Bom

Por Jonathan da Silva 09/05/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Campo Bom retomou nesta sexta-feira (9) a vacinação contra a dengue em todas as unidades de saúde do município, após receber 695 novas doses do imunizante. Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a aplicação está restrita, neste momento, a crianças de 10 a 14 anos, faixa etária considerada de maior risco para hospitalizações em decorrência da doença.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação é feita em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas para garantir a imunização completa.

Cenário da doença em Campo Bom

Em 2025, Campo Bom já contabiliza 80 casos confirmados de dengue. No mesmo período do ano anterior, o município do Vale do Sinos já havia registrado mais de 4 mil casos. Apesar da queda nos dados, a Prefeitura campo-bonense tem reforçado a importância da vacinação como medida de prevenção à doença.

Foto: PMCB/Divulgação | Fonte: Assessoria
09/05/2025 0 Comentários 362 Visualizações
Cidades

Encontro do programa Morro em Movimento ocorre neste sábado em Morro Reuter

Por Jonathan da Silva 10/04/2025
Por Jonathan da Silva

O Ginásio Municipal de Esportes de Morro Reuter receberá neste sábado, 12 de abril, o encontro do programa municipal Morro em Movimento, reunindo integrantes de todos os grupos e seus familiares. O evento ocorre das 8h às 10h30min e faz parte da iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Departamento Municipal de Desporto, com Carlos Adiel Deuschle e Girardi Altenhofen à frente da organização. O programa oferece atividades físicas gratuitas e busca promover a socialização entre os participantes.

Durante o evento, será realizado um mutirão de vacinação contra a influenza, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. A imunização será destinada a crianças de seis meses a cinco anos, pessoas acima de 60 anos, gestantes, puérperas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores e demais funcionários de escolas públicas e privadas, além de membros de forças de segurança, salvamento e forças armadas. Também serão atendidos trabalhadores dos Correios, caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo rodoviário urbano e portuário.

Critérios e documentos necessários

Pessoas com comorbidades fazem parte do grupo prioritário para receber a vacina. Entre as condições incluídas estão doenças cardíacas crônicas, respiratórias, renais, hepáticas, diabetes, trissomias, além de transplantados, pacientes com imunossupressão e obesidade grave (IMC acima de 40).

Para a vacinação, é necessário apresentar carteira de vacinação, RG ou Cartão SUS. Pessoas com comorbidades devem levar receita ou atestado médico, enquanto os profissionais elencados devem apresentar um documento que comprove a categoria.

Foto: PMMR/Divulgação | Fonte: Assessoria
10/04/2025 0 Comentários 317 Visualizações
Saúde

Dia da Mulher terá ponto de vacinação para todas as idades em São Leopoldo

Por Jonathan da Silva 07/03/2025
Por Jonathan da Silva

A Secretaria Municipal da Saúde de São Leopoldo (Semsad) vai disponibilizar um ponto de vacinação durante o evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. A ação ocorrerá das 18h às 22h, na Avenida Integração, 1085, no Bairro Feitoria, como parte da programação da Semana da Mulher promovida pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (Sepom). Serão oferecidas vacinas para crianças, adolescentes, adultos e grupos prioritários, com objetivo de facilitar a atualização da caderneta vacinal da população.

Vacinas infantis

  • Poliomielite inativada
  • Pentavalente
  • Pneumocócica 10
  • Meningocócica C
  • Rotavírus
  • Hepatite A
  • DTP
  • Tríplice viral
  • Tetraviral
  • COVID infantil

Vacinas para adolescentes

  • HPV
  • Meningocócica ACWY
  • Tríplice viral
  • Antitetânica

Imunização de adultos

  • Antitetânica
  • dTpa (exclusiva para gestantes)
  • Hepatite B

Grupos prioritários

Também haverá aplicação da vacina contra a Covid para grupos prioritários, que incluem:

  • Gestantes
  • Idosos
  • Pessoas com comorbidades
  • Pessoas imunossuprimidas
  • Crianças de 6 meses a menores de 5 anos

Vacina contra Dengue não será oferecida

A Semsad informou que a vacina contra a Dengue não estará disponível durante o evento.

Documentação necessária

Para receber as vacinas, adultos e adolescentes devem apresentar documento de identidade. No caso das crianças, é necessário apresentar documento de identidade e carteira de vacinação.

Foto: Jéssica Dias/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/03/2025 0 Comentários 419 Visualizações
Saúde

Aumento de casos de coqueluche alerta para baixa cobertura vacinal em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 07/03/2025
Por Jonathan da Silva

Novo Hamburgo registrou dois casos confirmados de coqueluche em 2025, em meio a um aumento da circulação da doença no Rio Grande do Sul. Até a primeira semana de março, 75 pessoas foram contaminadas no estado, incluindo um adolescente de 15 anos de Horizontina, que morreu em decorrência da infecção. Essa foi a primeira morte por coqueluche no estado desde 2017.

O aumento da circulação da coqueluche foi registrado ao longo de 2024, quando o Rio Grande do Sul teve 430 exames positivos para a doença, o maior número desde 2013, quando foram confirmados 517 casos.

Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Novo Hamburgo tem reforçado a importância da vacinação, considerada a principal forma de prevenção. A cobertura vacinal na cidade do Vale do Sinos está abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde, percentual necessário para interromper a circulação da bactéria causadora da coqueluche.

Cobertura vacinal abaixo da meta

Em 2024, a cobertura vacinal da vacina pentavalente em Novo Hamburgo foi de 86,55%. O primeiro reforço com a tríplice bacteriana atingiu 78,27%, enquanto a cobertura da tríplice bacteriana acelular tipo adulto (dTpa) ficou em 88,59%. Todas essas vacinas oferecem proteção contra a coqueluche.

A gerente da Vigilância em Saúde, Evelin Maria Brand, destaca que as vacinas estão disponíveis gratuitamente na rede municipal. “Todas essas vacinas – pentavalente, tríplice bacteriana e tríplice bacteriana acelular tipo adulto – estão disponíveis nas salas de vacina das UBSs e USFs e na Casa de Vacinas”, afirmou Evelin. A gerente ressalta que as unidades de saúde da Vila Palmeira e da Vila Getúlio Vargas, afetadas pela enchente, estão com as salas de vacinação temporariamente desativadas.

Transmissão e sintomas

A coqueluche é uma doença infecciosa que atinge o sistema respiratório e é transmitida principalmente pelo contato direto com gotículas eliminadas durante a fala, tosse ou espirro de pessoas infectadas.

Esquema vacinal

O calendário vacinal de rotina para crianças prevê três doses da vacina pentavalente, aplicadas aos dois, quatro e seis meses de idade, além de dois reforços com a tríplice bacteriana, administrados aos 15 meses e aos quatro anos. Essa última dose pode ser aplicada até 6 anos, 11 meses e 29 dias.

Gestantes também devem receber a vacina tríplice bacteriana acelular tipo adulto (dTpa) em cada gestação, a partir da 20ª semana, preferencialmente até 20 dias antes da data provável do parto.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) também recomenda a aplicação da dTpa para profissionais de saúde, conforme a área de atuação.

Detalhes

Mais informações sobre a vacinação contra a coqueluche podem ser obtidas na Casa de Vacinas pelo telefone (51) 3595-1919.

Foto: Vigilância em Saúde/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/03/2025 0 Comentários 347 Visualizações
Saúde

Praça da Biblioteca de São Leopoldo recebe ação de vacinação nesta sexta-feira

Por Jonathan da Silva 27/02/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de São Leopoldo realizará uma ação de vacinação na Praça da Biblioteca, no Centro da cidade, nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, das 9h às 11h30min e das 13h às 16h30min. A atividade, organizada pela Secretaria da Saúde, contará com a unidade móvel de vacinação e disponibilizará todas as vacinas do calendário, com o objetivo de facilitar o acesso da população aos imunizantes antes do feriado de Carnaval.

De acordo com a Secretaria da Saúde, estarão disponíveis vacinas para diferentes faixas etárias, incluindo imunizantes contra Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite inativada e oral, Pneumocócica 10, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP, Hepatite A, Varicela, Difteria e Tétano adulto (dT), Meningocócica ACWY, HPV, além de vacinas contra a Covid-19 para crianças e adultos.

Objetivo é ampliar o acesso

A secretária da Saúde, Kelbe Gonçalves, afirmou que a iniciativa busca ampliar o acesso da população às vacinas, especialmente em um período próximo ao feriado prolongado. “A ideia é sempre facilitar o acesso da população aos imunizantes. Por isso, essa oportunidade de se proteger antes do feriado de Carnaval”, comentou Kelbe.

Local e horários

A vacinação ocorrerá na rua Osvaldo Aranha, no Centro de São Leopoldo, onde a unidade móvel ficará estacionada para atendimento ao público durante os dois turnos.

Foto: Romeu Finato/Divulgação | Fonte: Assessoria
27/02/2025 0 Comentários 425 Visualizações
Saúde

Novo Hamburgo mantém vacinação contra a dengue sem ampliação de público

Por Jonathan da Silva 18/02/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Novo Hamburgo anunciou que não ampliará a faixa etária da vacinação contra a dengue, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A decisão foi tomada com base em uma nota técnica divulgada pelo órgão na sexta-feira passada (14), que autoriza temporariamente a ampliação do público-alvo apenas para o uso de doses próximas do vencimento.

De acordo com a Vigilância em Saúde do município, todas as vacinas disponíveis em Novo Hamburgo têm validade até novembro, o que significa que não há imunizantes próximos do vencimento. Com isso, a aplicação seguirá conforme o esquema vacinal definido pelo Ministério da Saúde, sendo destinada exclusivamente a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Critérios estabelecidos

A recomendação do Ministério da Saúde permite que municípios ampliem temporariamente o público-alvo apenas quando há risco de desperdício de doses. Como Novo Hamburgo não se enquadra nesse critério, a campanha de vacinação continuará sem alterações.

Foto: Gustavo Steffens/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/02/2025 0 Comentários 388 Visualizações
Saúde

Apenas 27% das crianças e adolescentes completaram esquema vacinal anti-dengue em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 11/02/2025
Por Jonathan da Silva

Menos de um terço das crianças e adolescentes de Novo Hamburgo que receberam a primeira dose da vacina contra a dengue retornaram às unidades de saúde do município para completar o esquema vacinal, segundo a Secretaria da Saúde (SMS) hamburguense. Das 2.463 pessoas entre 10 e 14 anos que tomaram a primeira dose, apenas 723 receberam a segunda aplicação, o que representa 27% do total.

A gerente de Vigilância em Saúde, Débora Spessatto Bassani, afirma que essa faixa etária tem um alto número de hospitalizações por dengue, ficando atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Pedimos o auxílio dos pais que vacinaram seus filhos com a primeira dose e que já estão no período de realizar a segunda dose, que procurem as unidades de saúde para completar o esquema vacinal”, salienta Débora.

Em 2024, Novo Hamburgo registrou 15.755 casos confirmados da doença e 20 mortes. Entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 1.114 pessoas testaram positivo para dengue.

Vacinação gratuita

A vacina contra a dengue está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde da rede municipal de Novo Hamburgo, além da Casa de Vacinas. De acordo com a Anvisa e o fabricante, a segunda dose deve ser aplicada com um intervalo de pelo menos três meses após a primeira aplicação.

A imunização protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. A doença é uma infecção febril aguda que pode evoluir para formas graves, levando a internações e óbitos.

Para mais detalhes sobre a vacinação, a Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo disponibiliza o telefone e WhatsApp (51) 99501-7717 para esclarecimentos.

Foto: Gustavo Steffens/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/02/2025 0 Comentários 444 Visualizações
Saúde

Campo Bom é premiada com R$ 75 mil por índices de vacinação infantil e adolescente

Por Jonathan da Silva 09/12/2024
Por Jonathan da Silva

Campo Bom foi agraciada pelo Governo do Estado com um prêmio de R$ 75 mil devido aos altos índices de vacinação de crianças e adolescentes. A entrega do reconhecimento ocorreu nesta quinta-feira (5), em cerimônia com a participação do governador Eduardo Leite (PSDB) e da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann.

O município do Vale do Sinos alcançou a segunda colocação na categoria de cidades com 1,5 mil a 10 mil crianças e adolescentes no projeto “Te Vacina RS – Imuniza Escola”. Os índices de vacinação da cidade contra o HPV atingiram 97,67% entre meninas e 92,88% entre meninos de 9 a 14 anos.

Além do prêmio financeiro, Campo Bom recebeu o Selo Prata Município Amigo da Vacina, devido à cobertura de 99,6% na vacinação contra o HPV e 110,67% na aplicação da tríplice viral em crianças de 1 ano durante 2023.

O prefeito Luciano Orsi (PDT) informou que o recurso será destinado a iniciativas que fortaleçam a imunização infantil. “Essa é uma conquista de todos nós, especialmente dos pais de Campo Bom, pois as vacinas são a melhor forma de proteger as crianças contra doenças, e eles escolheram vaciná-las”, declarou o chefe do executivo campo-bonense.

Orsi também destacou a contribuição da vereadora eleita Michele Closs (PDT), autora de um projeto de lei municipal em 2023 que tornou obrigatória a apresentação da carteira de vacinação atualizada para a matrícula escolar.

Foto: PMCB/Divulgação | Fonte: Assessoria
09/12/2024 0 Comentários 347 Visualizações
Saúde

Gramado recebe Selo de Município Amigo da Vacina em reconhecimento à cobertura vacinal

Por Jonathan da Silva 06/12/2024
Por Jonathan da Silva

O município de Gramado foi agraciado com o Selo de Município Amigo da Vacina na categoria Bronze, em solenidade realizada nesta quinta-feira (5), em Porto Alegre. A certificação reconhece os municípios gaúchos que alcançaram altos índices no calendário básico de imunização, com destaque para as vacinas Pentavalente, Tríplice Viral e HPV.

O evento também marcou a premiação do projeto Te Vacina RS – Imuniza Escola, que valoriza os municípios com maiores índices de vacinação contra o HPV na faixa etária de 9 a 14 anos, considerando os dados de janeiro a outubro de 2024.

O secretário da Saúde de Gramado, Jeferson Moschen, atribuiu o reconhecimento ao trabalho conjunto entre equipes de saúde e a gestão municipal. “O evento de hoje significa o resultado de um trabalho de equipe que busca quebrar resistências às vacinas e preparar nossos profissionais. A competição saudável incentivada pelo estado nos motiva a melhorar. No próximo ano, vamos trabalhar para conquistar o Selo Ouro”, destacou Moschen.

O titular da pasta também destacou o papel da população no alcance da meta. “Vacinar é um ato de amor e o maior prêmio são as nossas crianças saudáveis”, afirmou o secretário.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/12/2024 0 Comentários 427 Visualizações
Saúde

Sociedade de Pediatria faz alerta após aumento de casos de coqueluche no RS

Por Jonathan da Silva 11/11/2024
Por Jonathan da Silva

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) emitiu recentemente um alerta devido ao aumento nos casos de coqueluche no estado, especialmente em Porto Alegre, onde foram registradas 79 notificações suspeitas e 48 confirmações até a 37ª semana de 2024. Segundo dados da SPRS, dois surtos já foram identificados, e outros sete estão em investigação, envolvendo 28 pessoas.

A doença, que pode ser prevenida pela vacinação, está em alta no Brasil, acompanhando uma tendência global, com aumento de casos em regiões como Estados Unidos, Europa e China. O infecto pediatra da SPRS, Dr. Marcelo Scotta, atribui o crescimento ao declínio na cobertura vacinal. “Observamos um aumento expressivo nas doenças evitáveis, com um crescimento superior a 900% em várias regiões do mundo e, agora, também no Brasil. A principal razão para esse cenário é a baixa cobertura vacinal, especialmente entre crianças e gestantes”, afirma o médico, lembrando que as gestantes têm direito à vacina contra tétano, difteria e coqueluche, disponível gratuitamente no SUS como parte do Programa Nacional de Imunizações. “A vacinação continua sendo a medida mais eficaz para controlar esse risco”, acrescenta Scotta.

A SPRS orienta médicos a notificarem imediatamente todos os casos suspeitos de coqueluche, uma doença de notificação obrigatória no país. O diretor da SPRS, Dr. Benjamin Roitman, enfatiza a importância desse procedimento. “É crucial que, durante o atendimento, o profissional de saúde realize a notificação imediata à Vigilância em Saúde pelos telefones 3289-2471 ou 3289-2472. Além disso, o tratamento deve ser estendido a todos os contactantes do paciente, como forma de prevenção”, orienta Roitman.

Para o diagnóstico, o exame padrão é o PCR para Bordetella, realizado por swab de orofaringe. No entanto, este exame não é amplamente acessível e está disponível apenas em algumas unidades do SUS, sem cobertura pela maioria dos convênios. Na presença de tosse prolongada por mais de 10 dias, a SPRS recomenda que os médicos considerem a possibilidade de coqueluche e iniciem o tratamento adequado o quanto antes.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/11/2024 0 Comentários 496 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO