Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

utilidade publica

Saúde

UBS Canudos e UBS Santo Afonso abertas aos fins de semana contra dengue

Por Jonathan da Silva 14/03/2024
Por Jonathan da Silva

As Unidades Básicas de Saúde dos bairros Canudos e Santo Afonso, em Novo Hamburgo, estarão abertas aos fins de semana para reforçar o combate à dengue. A UBS de Canudos adota a medida a partir do próximo sábado (16), enquanto a do Santo Afonso já abre desde o final de semana passado.

A partir deste final de semana, a UBS Canudos irá abrir aos sábados e domingos, das 8 às 17 horas, exclusivamente para atender casos de suspeita de dengue, conforme o plano de contingência de enfrentamento à dengue. A UBS fica na Rua Sílvio Gilberto Christmann, 1451.

Desde o final de samana passada, a UBS Santo Afonso (Rua Assunción, 85) também está abrindo aos sábados e domingos das 8 às 17 horas para atendimento exclusivo de casos suspeitos de dengue. A Secretaria Municipal de Saúde enfatiza que o atendimento pediátrico aos finais de semana, mesmo que suspeito de dengue, segue sendo realizado nas UPAs Centro e Canucos, como sempre ocorre.

Novo Hamburgo é a única cidade da região a disponibilizar testes rápidos às equipes médicas em unidades de saúde, o que agiliza o diagnóstico. O secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel, afirma que o número de casos de dengue notificado e confirmado em Novo Hamburgo também é consequência do trabalho realizado pelo próprio município. “Temos uma das mais preparadas redes primárias de atendimento, e nosso índice de acerto entre notificações de casos e de confirmações é de quase 100%. Acompanhamos os casos desde o início, o que tem possibilitado um baixo índice de hospitalização. Além disso, as notificações são feitas em tempo real, o que nos permite mapear de forma precisa onde estão os casos na cidade”, aponta Reidel.

O mapa de casos de dengue mostra que a grande maioria dos casos de Novo Hamburgo estão concentrados nos limites de cidades vizinhas de quatro bairros: Vila Diehl e São José, ao norte; Canudos, no leste; Boa Saúde, no oeste; e Santo Afonso, no sul. “Infelizmente, há cidades com fragilidade na rede de acolhimento de pessoas com sintomas e na identificação e diagnóstico dos casos. E o resultado disso é a subnotificação”, ponderou Marcelo.

Em razão do rápido diagnóstico e medicação, os pacientes raramente evoluem para casos mais graves. Atualmente, o Hospital Municipal de Novo Hamburgo conta com oito pacientes internados por dengue, nenhum em UTI, e que se recuperam bem.

Ao mesmo tempo, a cidade segue aplicando dedetização diária nas ruas e pontos estratégicos (floriculturas, borracharias, ferro-velhos etc) nos bairros que concentram o maior número de casos, onde também estão sendo realizados recolhimento diário de entulhos. Semanalmente, são recolhidos cerca de 25 caçambas de entulhos. Há ainda visitas diárias de agentes de dengue que buscam conscientizar a população para a importância de eliminar os focos do mosquito.

Auxílio da população

O combate ao mosquito da dengue tem que ser uma luta de todos, pois as larvas e pupas estão depositadas em maior parte nos pequenos recipientes nas casas. A população deve realizar semanalmente uma vistoria em sua residência e executar ações que auxiliem na eliminação dos focos do mosquito, tais como:

– Tampar os tonéis e caixa d’água;

– Deixar ralos limpos e com aplicação de tela. Colocar água sanitária nos ralos e em locais onde não seja possível alcançar para esvaziar;

– Manter as calhas sempre limpas;

– Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

– Manter lixeiras bem tampadas;

– Eliminar ou preencher pratos de vasos de plantas com areia;

– Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais;

– Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;

– Semanalmente renovar a água das bromélias com jato da mangueira.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
14/03/2024 0 Comentários 577 Visualizações
Cultura

Festival Internacional Literário de Gramado é adiado para junho

Por Jonathan da Silva 13/03/2024
Por Jonathan da Silva

A comissão organizadora do Festival Internacional Literário de Gramado – FiliGram informou que o evento foi adiado e não será mais realizado em abril de 2024, como previsto. A organização inclusive já anunciou a nova data, que será do dia 3 ao dia 9 de junho deste ano.

A decisão parte da análise dos recursos captados até aqui e do andamento dos projetos incentivados. “Analisamos os cenários e entendemos que precisamos de muita responsabilidade e transparência em relação à realização do FiliGram 2024. A decisão é complexa. O mês de abril foi pensado de maneira estratégica para receber o FiliGram marcando o início do calendário da literatura no Brasil. Sabemos que muitos convidados já estavam preparados para estarem conosco. E é justamente pensando na melhor estrutura possível para eles que tomamos a decisão de mudar. É preciso que o evento tenha a altura que os autores convidados e grande público merecem. Lamentamos o adiamento garantindo que não mediremos esforços para fazer um lindo evento”, comenta Ricardo Bertolucci Reginato, Secretário da Cultura de Gramado.

Realizado pela primeira vez em 2022, o Festival reuniu no município da serra gaúcha autores internacionais, nacionais, músicos, artistas cênicos e amantes da literatura para debates acerca do tema.

O FiliGram é uma realização da Prefeitura de Gramado através da Secretaria Municipal da Cultura, e conta com projeto cultural desenvolvido pela Miraceti. Mais informações sobre o Festival estão disponíveis no instagram (@filigram.oficial).

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/03/2024 0 Comentários 600 Visualizações
Saúde

UBS Santo Afonso reforça atendimento contra a dengue no fim de semana

Por Jonathan da Silva 07/03/2024
Por Jonathan da Silva

A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo está ampliando a estrutura de atendimento a pessoas com sintomas de dengue durante os finais de semana. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Afonso passará a atender já a partir de domingo, das 8h às 17h. A proposta é reforçar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Centro e Canudos aos finais de semana. Lembrando que excepcionalmente neste sábado, 9 de março, todas as 25 Unidades de Saúde de Novo Hamburgo estarão abertas das 8h às 17h, com foco na saúde da mulher, dando ênfase na prevenção do câncer do colo do útero, doença causada pela infecção por subtipos do Papiloma Vírus Humano (HPV).

A dengue está provocando um aumento de cerca de 18% na demanda diária de atendimento médico nas unidades de saúde de Novo Hamburgo. O aumento está concentrado nos bairros com maior número de casos: Boa Saúde, Canudos, Santo Afonso, Vila Diehl e São José. São pacientes com sintomas que procuram atendimento médico, mas apenas 5 pontos percentuais desdes 18% acabam confirmados via teste rápido realizado na própria unidade de atendimento.

Apesar do aumento, em razão de ajustes e capacitações realizadas junto às equipes, o sistema de saúde pública hamburguense está suportando a demanda. Em razão do rápido diagnóstico e medicação, os pacientes raramente evoluem para casos mais graves. Atualmente, o Hospital Municipal de Novo Hamburgo tem apenas quatro pacientes internados por dengue, nenhum em UTI e que se recuperam normalmente.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
07/03/2024 0 Comentários 662 Visualizações
Business

Gramadotur abre processo seletivo para contratação temporária

Por Jonathan da Silva 07/03/2024
Por Jonathan da Silva

A Autarquia Municipal Gramadotur publicou nesta semana o edital de processo seletivo simplificado para contratação temporária e cadastro reserva para cargos de assistente administrativo e assistente de eventos. Para participar, é necessário ser maior de idade e ter ensino médio completo. A carga horária é de 40 horas semanais, mas a função poderá exigir a prestação de serviços em horário diverso da jornada de trabalho estabelecida, inclusive à noite, aos sábados, domingos e feriados. A remuneração é de R$ 3.805,84.

As inscrições são gratuitas e serão recebidas exclusivamente no Departamento Administrativo e Financeiro da Autarquia, na Av. Borges de Medeiros, 4111, Centro de Gramado. O período para se inscrever será de 11 a 22 de março, das 8h às 11h45min e das 13h30min às 17h45min. O Processo Seletivo Simplificado terá como critério de seleção a avaliação curricular.

O edital pode ser acessado no link https://gramadotur.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/Edital-Processo-Seletivo-Simplificado-Contrata%C3%A7%C3%A3o-Tempor%C3%A1ria-1.pdf.

Foto: Ascom/PMG/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/03/2024 0 Comentários 657 Visualizações
Saúde

Novo Hamburgo decreta situação de emergência pela dengue

Por Jonathan da Silva 05/03/2024
Por Jonathan da Silva

A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt (MDB), decretou nesta segunda-feira (4) situação de emergência no município por causa do risco de epidemia de dengue e outras arboviroses (doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela). Na tarde da segunda, Novo Hamburgo contabilizava 1.903 casos confirmados de dengue, o maior número dentre as cidades do Rio Grande do Sul. Na sexta-feira foi confirmado o primeiro óbito por dengue na cidade em 2024.

A medida foi publicada no Diário Oficial do município. “Esta medida faz parte do plano de enfrentamento à dengue”, destacou a prefeita Fátima Daudt. O documento foi emitido inicialmente como decreto de calamidade, mas portaria do Ministério da Saúde recomenda situação de emergência.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Novo Hamburgo, Marcelo Reidel, o município possui uma das mais preparadas redes primárias de atendimento e o índice de acerto entre notificações de casos e de confirmações é de quase 100%. “Acompanhamos os casos desde o início, o que tem possibilitado um baixo índice de hospitalização. Além disso, as notificações são feitas em tempo real, o que nos permite mapear de forma precisa onde estão os casos na cidade”, avaliou Reidel.

A partir do decreto de situação de emergência, Novo Hamburgo pode ter acesso a incentivos disponíveis pelo governo federal na luta contra a dengue e também consegue simplificação da burocracia na aquisição de materiais e insumos. Além disso, também autoriza o acesso de agentes municipais a residências para promoção de ações de combate ao foco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Mapa de casos da dengue em Novo Hamburgo

O mapa de casos de dengue mostra que a grande maioria dos casos de Novo Hamburgo estão concentrados nos limites de cidades vizinhas, em quatro bairros: Vila Diehl, ao norte; Canudos, no leste; Boa Saúde, no oeste; e Santo Afonso, no sul. “Nos demais bairros, os números são bem menores. O vírus não reconhece limites de cidades, por isso estamos chamando a atenção. Este é um mapa que estamos compartilhando com todos”, explicou Reidel.

Durante o fim de semana, a Vigilância Sanitária realizou a aplicação de inseticida em todas as 25 unidades de saúde da cidade. Esta dedetização se soma a outras realizadas diariamente nos bairros com maior número de casos e também às visitas diárias de agentes de endemia, nas quais são mostradas aos moradores os principais criadouros de larvas. Somente em 2024 já foram mais de 6 mil casas visitadas. As ações incluem ainda mutirões de limpeza de entulhos e uso de testes rápidos contra a dengue na rede básica.

Durante todo o mês de março, haverá aplicação de inseticida para bloqueios vetoriais nos bairros Santo Afonso, Canudos e São José. Nesta terça-feira, a ação ocorre no Santo Afonso; na quarta-feira, em Canudos; em na quinta, no São José, sempre às 6 horas. Na quarta e sexta-feira pela manhã também haverá aplicação de inseticida nos chamados pontos estratégicos, como oficinas, borracharias e floriculturas.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/03/2024 0 Comentários 678 Visualizações
Política

Picada Café recebe Cartório Eleitoral itinerante em março

Por Jonathan da Silva 26/02/2024
Por Jonathan da Silva

A comunidade de Picada Café será beneficiada pelo Programa Justiça Eleitoral Presente (JEP) nos dias 1º, 6, 15, 20 e 26 de março. O programa promove atendimento itinerante fora das sedes da Justiça Eleitoral.

O secretário municipal de Administração e Fazenda, Claus Altevogt, explica que o atendimento ocorrerá na Prefeitura Municipal. “Jovens que ainda não são obrigados a votar poderão fazer o Título e eleitores que residem em Picada Café e ainda não votam no município deverão regularizar a situação”, salienta.

Claus lembra que a instalação de um Posto de Atendimento do Cartório Eleitoral em Picada Café foi solicitada pelo prefeito Luciano Klein (UNIÃO) em novembro, durante audiência intermediada pelo deputado estadual Elton Weber (PSB) com a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/02/2024 0 Comentários 403 Visualizações
Cidades

Novo Hamburgo cadastra idosos com 70 anos ou mais para novos ônibus

Por Jonathan da Silva 22/02/2024
Por Jonathan da Silva

O cadastramento de usuários para o novo transporte coletivo de Novo Hamburgo avança para mais um grupo de idosos: pessoas com 70 anos ou mais poderão ir na Casa das Artes a partir da próxima segunda-feira, 26 de fevereiro, portando documento com foto e comprovante de endereço de Novo Hamburgo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O atendimento de pessoas com deficiência (PcD) de qualquer idade também continua.

A Casa das Artes (antiga Semec II), fica em frente à plataforma 1 do Paradão, na Avenida Primeiro de Março, 59, Centro. Entre os dias 11 e 28 de março, o cadastramento de idosos será realizado para quem tem 65 anos ou mais. Este cadastramento inicial é para quem tem direito ao transporte público gratuito.

Até o final da manhã desta quinta-feira (22), mais de 3 mil pessoas já foram cadastradas e receberam seus cartões para serem utilizados. No entanto, este cartão só será válido a partir de abril, nos novos ônibus de cor amarela, que pertencem à Empresa Viação Santa Clara, vencedora da licitação e que vai substituir as atuais empresas do transporte coletivo hamburguense.

A documentação necessária para pessoas com deficiência é diferente. Além de documento com foto e comprovante de endereço em Novo Hamburgo, os PcDs também precisam apresentar comprovante de rendimentos, laudo médico da deficiência e requerimento preenchido (este requerimento pode ser acessado no site mixmob.novohamburgo.rs.gov.br).

As empresas grandes compradoras de vale-transporte também já foram contatadas sobre as mudanças no sistema, chamando a atenção para a validade do vale-transporte até abril. Nesta semana, elas receberam um tutorial de como cadastrar seus colaboradores usuários de vale-transporte no novo sistema.

O novo transporte

O novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo, chamado MixMob – Sistema Integrado de Mobilidade, entra em operação em abril. Em janeiro, a prefeita Fátima Daudt (MDB) lançou a plataforma digital mixmob.novohamburgo.rs.gov.br, que esclarece as principais dúvidas sobre como irá funcionar o novo sistema.

O MixMob nasce a partir do processo licitatório do sistema de transporte público, através da Concorrência Pública nº 04/2022, homologada em novembro do ano passado e vencida pela empresa Viação Santa Clara Ltda. Foram cerca de trinta anos de espera para este novo sistema que, segundo técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE), servem de referência a todo país. A principal delas é a separação entre venda de passagens e o serviço do transporte, ou seja, diferentemente do que normalmente acontece, a empresa que fará o transporte não irá vender passagens.

A nova frota de ônibus terá cor amarela e será composta por 76 veículos, com dimensões variadas. Entre as novidades, todos os ônibus com acessibilidade, película de proteção solar e botão de pânico. Parte da frota ainda terá ar-condicionado. Além do cartão MixMob, as passagens poderão ser compradas por aplicativo e em estabelecimentos comerciais. E também poderão ser pagas em dinheiro dentro dos ônibus.

Foto: Lu Freitas/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/02/2024 0 Comentários 724 Visualizações
Variedades

Defesa Civil e Sala de Situação do RS monitoram formação de ciclone em alto mar

Por Jonathan da Silva 19/02/2024
Por Jonathan da Silva

Um ciclone subtropical se formará em alto mar e deve favorecer o aumento da nebulosidade na metade leste do Rio Grande do Sul ao longo dos próximos dias. Os ventos variarão entre 35 e 55 km/h na faixa litorânea do estado. A Defesa Civil e a Sala de Situação do RS estão monitorando a formação do ciclone.

Os maiores impactos do ciclone subtropical devem ser sentidos em alto mar, com ondas entre 3 e 5 metros e ventos intensos passando dos 80 km/h.

As equipes da Casa Militar – Defesa Civil e da Sala de Situação (Sema) do Rio Grande do Sul seguem monitorando a evolução do fenômeno. Os gestores das Defesas Civis municipais foram orientados e as equipes da Defesa Civil estadual seguem prontas para acionamento, caso necessário.

Caso seja identificado algum risco no território gaúcho, alertas preventivos serão produzidos para a orientação das população riograndense.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/02/2024 0 Comentários 658 Visualizações
Cidades

Perimetral de Gramado está liberada para passagem de veículos

Por Jonathan da Silva 16/02/2024
Por Jonathan da Silva

Após acompanhamento da gestão municipal e reorganização da via, a Perimetral de Gramado está liberada para a passagem de veículos. Como parte da rua ainda está bloqueada por conta do talude instalado junto ao muro de contenção em novembro, um trecho da Perimetral agora tem pista simples ao invés de pista dupla.

A Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana trabalhou na nova pintura e sinalização da via para garantir o fácil entendimento dos condutores. Com as mudanças, os motoristas devem ficar atentos ao passar pelo local.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/02/2024 0 Comentários 725 Visualizações
Cidades

Nova Petrópolis declara área da CNEC Frederico Michaelsen de utilidade pública

Por Gabrielle Pacheco 01/09/2020
Por Gabrielle Pacheco

A Administração Municipal de Nova Petrópolis publicou o Decreto nº 167/2020 no último dia 27, no qual declara a área da CNEC Frederico Michaelsen (prédio da instituição de ensino, pavilhão de utilidades múltiplas e pista atlética) de utilidade pública. O documento garante que o local permaneça com sua finalidade social, sendo utilizado como educandário.

“Declarar a utilidade pública daquele espaço é a forma de proteger a coletividade e garantir que o espaço do Colégio Cenecista Frederico Michaelsen não destoe da sua função social”, declarou o prefeito Municipal, Regis Luiz Hahn, ao lembrar que a área foi doada pelo Município à CNEC (Campanha Nacional das Escolas da Comunidade), houve recurso público investido na construção do educandário, bem como dinheiro arrecadado em campanhas junto à comunidade.

De acordo com o prefeito Municipal, “recentemente, houve registro da venda de patrimônio da CNEC nas cidades de Taquara, São Jerônimo e Torres”. Desta forma, o Poder Público Municipal de Nova Petrópolis publicou o Decreto Municipal nº 167/2020, declarando a área da CNEC Frederico Michaelsen de utilidade pública, com a finalidade e necessidade de criação de novas vagas na rede municipal de ensino público.

Ainda em 2018, Hahn esteve em Brasília na tentativa amigável de averbar a área de 90% do pavilhão de utilidades múltiplas em favor do Município, por força do disposto na Lei Municipal nº 628/1979, cuja transferência nunca foi realizada pela CNEC; além de demonstrar interesse em adquirir os 10% pertencentes à CNEC. Não havendo acordo, o Município ingressou com ação judicial contra a CNEC.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
01/09/2020 0 Comentários 813 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO